Umectação Capilar: o que é, como fazer e os benefícios para o cabelo

  • Home
  • Nutrição
  • Umectação Capilar: o que é, como fazer e os benefícios para o cabelo

A maioria das cacheadas, crespas e em transição já conhecem a umectação capilar. Se você está chegando agora ao mundo dos cachos bem tratados, conheça essa técnica que, na minha humilde opinião, é milagrosa.

O que é umectação capilar?

Umectar é o mesmo que umedecer o cabelo. Tá, mas umedecer com o que? Óleos! Por isso, a umectação entra na etapa da Nutrição do Cronograma Capilar.

Mas não é só isso. A Umectação, segundo reza a lenda, é uma técnica de massagem capilar indiana que, há milênios, é passada de mãe para filha. As indianas creditam o rápido crescimento de seus cabelos a isso!

A Umectação Capilar Indiana

Depois que eu descobri que as indianas já praticam a umectação capilar há muito tempo, fiquei curiosa de como elas fazem essa massagem e encontrei um vídeo muito legal. Me sinto relaxada só de olhar e ouvir o sotaque dessa moça!

Confesso que eu não faço a umectação assim e sempre tive ótimos resultados. Como eu explico mais a frente, não gosto de passar o óleo no couro cabeludo, pois sinto que ele não sai completamente do cabelo depois, deixando algumas parte com aquele aspecto molhado ou até oleoso. Além disso, sinto que meu cabelo perde volume, o que eu não gosto. Meu jeito de massagear o cabelo também é diferente: eu enluvo as mechas do cabelos, assim como faço em hidratações.

Depois de ver esse vídeo decidi tornar o momento da umectação mais relaxante. Pretendo fazer essa massagem no couro cabeludo e colocar uma música bem tranquila. Veremos!

Por que umectar o cabelo?

Como a Ana explicou no post Coisas que você não sabia sobre seu cabelo, o cabelo cacheado é naturalmente ressecado, pois o óleo produzido pelo couro cabeludo encontra desafios para nutrir todo o cabelo. Portanto, precisamos dar uma forcinha. Além disso, a massagem auxilia no crescimento do cabelo ;)

Quais os benefícios da umectação para o cabelo?

Umectar os fios com óleos vegetais ajuda o cabelo a repor nutrientes, combatendo o ressecamento, o frizz e a aspereza. Além de dar um brilho lindo ao cabelo, ele fica mais macio e definido.

A umectação sela o fio do cabelo, mantendo-o hidratado por mais tempo!

Como escolher o óleo mais adequado para o seu cabelo?

Na hora de escolher o óleo usado na umectação, é fundamental que ele seja vegetal, ou seja, o óleo que é extraído das plantas, geralmente das sementes, e é rico em triglicerídios (a gordura extraída da planta), segundo o Wikipedia.

Alguns dos óleos que você pode usar:

    • Azeite de Oliva Extra Virgem: é o queridinho de 9 entre 10 cacheadas e eu me incluo nessa! É fácil de achar, acessível e tem um efeito maravilhoso, propiciando brilho e vitalidade ao cabelo. Além disso, o azeite possui antioxidantes que são  capazes de combater os radicais livres responsáveis pelo envelhecimento das células.
    • Óleo de Amêndoas Doce: é rico em vitaminas A e B, tem alto poder penetrante, hidrata e nutri o cabelo. Sem contar que é barato e fácil de achar. Eu adoro!
    • Óleo de Rícino (mamona): muito conhecido por seu efeito laxante, o óleo de rícino é super barato, fácil de encontrar (farmácias) e de fácil aplicação. Ele é outro queridinho entre as cacheadas, propiciando maciez, limpeza dos fios e crescimento do cabelo. Confesso que não percebi diferenças na limpeza e no crescimento do cabelo, mas só o usei uma vez.  Ah, o cheiro é bem desagradável e é mais “consistente” do que outros óleos. Dica da leitora Camila: misturar o óleo de rícino com essência de uva, ou outra de sua preferência, para disfarçar o cheiro do óleo.
    • Óleo de Coco: Nunca usei, mas é o primeiro óleo da minha lista de desejos. Só vejo elogios, do cheiro aos benefícios para o cabelo. Quando testar conto para vocês! Update: Comprei e já usei algumas vezes e é realmente muuuito bom! Paguei cerca de 30 reais no Óleo da marca Ducoco e dura bastante. Então o custo/benefício é interessante. Porém, o azeite de oliva ainda continua sendo meu queridinho para umectação.
    • Óleo de Abacate: O óleo obtido do fruto, não o da semente, é rico em lecitina (ajuda contra queda de cabelo), ômega 9 (ácido oleico), vitaminas A, D e E. Nunca usei o óleo, apenas bati o fruto com creme de hidratação e o resultado é maravilhoso!

 

#FiqueAtenta: óleos vegetais são insolúveis em água e geram impactos negativos ao meio ambiente. Portanto, não jogue óleos na pia. O descarte deve ser feito da mesma forma que os de óleo de cozinha.

Obs: Não me refiro ao óleo usado no cabelo, pois a quantidade de óleo usada é pequena e nem teria como ficar “descartando-a” antes de lavar o cabelo (e mesmo assim não sairia todo o óleo). Me refiro ao óleo que você irá descartar por algum motivo sem tê-lo usado e agradeço à leitora Semyramis que levantou a dúvida, me permitindo melhorar o post. <3

Como fazer a umectação?

Basicamente, já vi meninas testando a umectação de dois modos:

1-    Dormir com o óleo no cabelo: aplicar o óleo no cabelo sujo, dormir com uma touca e enxaguar na manhã seguinte: Minha opinião: Essa maneira me incomoda muito. Acabo acordando várias vezes durante a noite e o resultado é uma bela dor de cabeça. Por outro lado, por ficar mais tempo, sinto que o óleo age mais no cabelo.

2-    Passar no cabelo antes da lavagem (pré-poo): Aplicar o óleo no cabelo, deixar agir pelo tempo que for possível e enxaguar. Minha opinião: É bem mais prático do que a primeira opção e melhora muito o aspecto do cabelo. Gosto de colocar o cabelo na touca enquanto espero. É o método que mais uso (:

Por que fazer a umectação com o cabelo sujo?

No grupo Cabelo Cacheado (Curly Hair), surgiu a dúvida se o cabelo deveria estar limpo ou não na hora de fazer a umectação. Sempre fiz com o cabelo sujo, pois foi assim que aprendi. Dia desses estava com o cabelo com muitos resíduos e quis lavar antes. Além disso, me pareceu lógico que se na hidratação precisamos lavar o cabelo para abrir a cutícula do fio e assim fazer com que o cabelo absorva melhor a hidratação, o mesmo se aplicaria para a umectação. O cabelo ficou lindo, mas diante da afirmação de algumas meninas que o cabelo tem que estar limpo, me surgiu a dúvida. Será que tenho feito a umectação errado? Os resultados que sempre tive me mostravam que não. Comecei a pesquisar e descobri que:

Os óleos (com exceções) não penetram os fios, portanto a cutícula não precisa estar aberta para receber a umectação, como na hidratação. Os óleos selam os fios e mantem a hidratação. Sendo assim, o cabelo pode, sim, estar sujo!

Teste!  De qualquer forma, faça um teste e lave primeiro. Quem sabe se dessa maneira não funciona melhor para o seu cabelo? Aproveite e faça uma hidratação antes! Quando fiz dessa forma, só tomei o cuidado de passar pouco óleo, principalmente na raiz, e lavá-la novamente. Deu certo, porém continuo fazendo o 1 e 2 quando o cabelo não está com excesso de produtos.

Recomendações gerais para aplicação do óleo no cabelo:

      • Como a raiz do meu cabelo é (muito) mais oleosa do que o comprimento, sempre evito passar óleo nela. Mesmo lavando o cabelo depois, sinto que o cabelo fica pesado e sem volume, o que eu d-e-t-e-s-t-o. Além disso, evita a caspa e descamação do couro cabeludo. Porém, a técnica indiana frisa que o óleo deve ser aplicado no cabelo fazendo muita massagem nos fios. Não se trata apenas de banhar os fios no óleo, mas sim relaxar e curtir a massagem!
      • Lavar muito bem o cabelo, principalmente a raiz. SEMPRE. Quando passamos óleo no cabelo, mesmo que misturado a cremes de hidratação, é essencial que enxaguemos o cabelo para evitar a oleosidade. Obs: Meu cabelo é tipo 3A. Já percebi que meninas tipo 4 a para cima não têm a raiz tão oleosa e podem se jogar nos óleos sem tanto medo. É aquilo, cada cabelo uma sentença.
      • Passe o óleo nos fios, enluve mecha por mecha, fazendo movimento de cima para baixo, repetidamente. Já vi gente que faz esse movimento 70 vezes por mecha. Eu, sinceramente, não tenho tanta paciência, mas sempre capricho e paro quando percebo que o atrito com cabelo deixou minha mão quente, pois o calor gerado potencializa o resultado.

#FicaDica: você pode potencializar mais ainda sua umectação esquentando o óleo antes da aplicação, pois o calor faz com que os nutrientes selem muito mais o fio. Mas, atenção, esquente em banho maria ou no micro-ondas o suficiente apenas para amornar o óleo.

Resultado:

Na foto, estava no meu 2º day after após umectação com azeite de oliva e hidratação com duas colheres de Skala e mel.

Resultado da Umectação com azeite: cachos bem definidos e cabelo com aspecto saudável!

Resultado da Umectação com azeite: cachos bem definidos e cabelo com aspecto saudável!

E aí, o que acharam? E vocês, como e com qual óleo costumam fazer a umectação?

Mariana

Mariana Boaretto, 28 anos, paulistana. Mãe-coruja do Lorenzo e da Giovana, formada em Comunicação e cursando MBA em Marketing. Descobriu sua paixão pelos cachos há 7 anos e adora compartilhar dicas de cuidados, aceitação e empoderamento feminino.

Blog Comments

Adorei o post!
Depois da umectação eu seeempre tenho que lavar muito bem com shampoo sem sulfato, senão meu cabelo fica seboso!
Mas o resultado é incrível.

O engraçado é que quando eu faço nutrição, eu só lavo depois com água.

Amei. Bjos

Valeu.. Gostei muito.. Comecei agora a minha transição e estou pesquisando como cuidar de meu cabelo…
Você escreveu acima, que podemos fazer a umectação depois de uma hidratação, esta certo? Posso hidratar o cabelo depois fazer a umectação, ou seria ao contrário?
Tenho essa dúvida!!!! meu cabelo é 4a. Bjos!!

Oi.. rs.. Outra coisa….. Onde vocês costumam comprar os óleos? Tenho uma certa dificuldade de encontrar onde moro?
Farmácias? Lojas de produtos naturais? Perfumarias? Onde?

Oie!

Então, azeite no supermercado mesmo. Óleo de coco só achei em um hortifruti perto de casa (mas tem na internet também). Amendoas e rícino você encontra em farmácias e perfumarias :)

Qual a marca que vc usa, do azeite? É que me disseram que aquele do Galo não era bom, apesar de estar escrito “extra virgem” no rótulo

Alessandra, uso qualquer um! Exceto aqueles que vem em lata.
Inclusive, o Galo. Já vi sobre isso também, mas no meu cabelo dá super certo!

Você encontra em casas de produtos naturais. NAS LOJAS DO MUNDO VERDE TEM ..
TEM QUE SER EXTRAVIRGEM, 100% NATUARAL E PRENSADO A FRIO.. BJS

Compro em casas de produtos naturais.

Oi, Nedir!

Eba, mais uma cacheada de volta! Seja bem-vinda :)

Sim, mas o que eu quis dizer é fazer a hidratação em uma lavagem e nutir (umectação) na próxima. Pois o cabelo retém a água na hidratação e a umectação sela o fio.

Te aconselho a ler esse post: http://cacheia.com/2013/11/cronograma-capilar-sos-cabelo/

Beijos!

Estou amando as dicas do blog.
Uma dúvida sobre umectação. Eu geralmente faço com o cabelo sujo e depois lavo com shampoo e uso máscara de nutrição. Está certo?
Faço a técnica loo poo.
Obrigada

Oi Jamylle, pode retirar o óleo com um cowash quando quiser. Você também pode separar a umectação (óleo vegetal) da nutrição (máscara), fazendo cada uma em um dia. Seja como for, desde que não deixe resíduos no couro cabeludo é válido.

[…] bem menores que o tipo 3, ou nenhum. É um cabelo seco por natureza, por isso recomenda-se muitas umectações e hidratações. A definição também é um problema, já que só o a e b que define os cachinhos […]

[…] é propaganda do próprio produto deles, mas nunca tinha visto algo do tipo em shampoo. Dica de umectação (Obs: não sei dizer se o Óleo de Argan deles é puro, mas acredito que sim, já que eles dizem […]

[…] Nosso cabelo tem tendência a ser ressecado. O óleo produzido pelo couro cabeludo encontra desafios para nutrir todo o cabelo, diferente dos cabelos lisos. É importante que cuidemos bem deles com os produtos certos; produtos para cabelos lisos ou oleosos podem trazer efeitos indesejados. Como resolver: Umectação Capilar. […]

Oi! Eu fiz umectação uma vez no meu cabelo, mas sinceramente não vi muito resultado. Ele ainda está bem curtinho por causa do BC então talvez o efeito nao seja muito notório. Estava usando o óleo de rícino nas umectações, mas tem um cheiro incômodo e uma textura muito grossa, por isso deixei pra misturar com o creme de hidratação. Tô umectando só com Azeite ou o de Amêndoas que é ótimo e barato. Ótimo post! Beijos

Oi, Letícia!

Já vi algumas meninas que falaram sentir o efeito da umectação só depois da segunda, terceira vez de aplicação. Pra mim, é um dos melhores tratamentos! Te aconselho a tentar de novo. Também misturo com creme de vez em quando, como ontem que misturei 2 colheres de skala com meia tampinha de óleo de batana. Amei o resultado! E foi bem mais fácil de tirar do que a umectação. rs

Fico feliz que tenha gostado do post!
Beijos!

[…] #2: Faça umectação! Além de deixar os cachos lindos e definidos, você pode fazer antes de dormir e enxaguar no dia […]

[…] dentro do fio. Nos cabelos cacheados esse sebo tem dificuldades de alcançar as pontas dos fios. Umectações capilares ajudarão a manter o óleo necessário que seu cabelo […]

Mariana, qual é esse creme da Skala que você usa? Ele tá liberado para quem tá fugindo dos sulfatos?

Oi, Patrícia!
Uso o Skala Manteiga de Karité e gosto bastante. Acho que não é liberado, mas não achei a composição na internet nem encontrei ele em nenhuma lista. Vou confirmar em casa e te aviso.

Aqui http://cacheia.com/2014/02/lista-de-produtos-para-loow-poo-no-poo/ você encontra dicas de produtos liberados para loow pow e no pow!

Beijos!

Amei…e que cabelos lindos vc tem..!!

Oi, Neid!
Fico muito feliz que tenha gostado e adorei o elogio também :)
Obrigada!

Um beijo,
Mari

Amei!!

olá! como devo usar ? eu molho e aplico o óleo ? ou passo no cabelo seco? obrigado desde já

Oi, Alef!
Separe o cabelo em mechas e enluve cada uma com óleo e massageie para que o fio absorva melhor o óleo. vai “selando” mecha por mecha com o óleo. No post tem um vídeo de como os indianos fazem, é uma delícia e estimula o crescimento, além de manter o fio mega nutrido.

Obrigada pelo cpomentário!
Bjs, Mari

[…] – Óleo vegetal (aquele utilizadona etapa nutrição do cronograma ou na umectação) […]

Olá !!! Estou na dúvida quanto ao Azeite de Oliva Extra Virgem que vc menciona no post … é aquele que utilizamos na cozinha, encontrado nos supermercados ??? Me perdoe por ser leiga no assunto rsrs. Abraço

Esse mesmo Patricia! Mas confere na embalagem se ta escrito “extra virgem”, tem outras variedades de azeite. Beijos!

Posso fazer umectação com óleo de argan?

Pode sim querida! Beijos!

[…] seja considerada apenas uma maquiagem no fio, por só selá-lo. Faço uma vez por semana, ou com umectação ou com máscara de nutrição no banho […]

Gostaria de saber qual o óleo mais indicado para cabelos loiros danificados por mechas?

Como faço pra enxaguar o cabelo depois? Posso passar xampú? Com sulfato ou sem sulfato?

Sem shampoo!! Só enxague bem o cabelo e passe o condicionador.

Depois eu lavo o cabelo sem shampoo? Mas ja vou fazer a umectação sem lavar. o cabelo não fica com aspecto pesado e sujo depois?

Oi, Bianca!
Não, você me entendeu mal. Devemos SIM lavar o cabelo com shampoo depois que fizermos a umectação.

Se puder, me mande o trecho que você entendeu diferente para que eu possa arrumá-lo, ok?

Qualquer dúvida estou por aqui,

Um beijo, Mari!

Eu estou há três meses sem relaxar (passei mais de 20 anos só fazendo isso)e agora resolvi deixar o meu cabelo cacheado só que eu estou tendo muitas dificuldades com a linguem usada nos blogs sobre os tratamentos. Por exemplo, agora estou em dificuldade de entender como aplicar e depois tirar umectação. Entendi que posso fazer com o cabelo sujo, mas não entendi a umectação é feito só com óleo ou com óleo e creme?; e depois, eu lavo normalmente com shampoo e condicionador? Obrigada e desculpe por minha total ignorância no assunto.

Oi, Eliane! Tudo bem?
Não se preocupe! É perfeitamente normal ficar perdida com as coisas que as cacheadas falam quando estamos só começando e você pode nos perguntar sempre que tiver dúvidas. Vamos lá:

A umectação é feita só com óleo. Você escolhe um óleo vegetal puro (sugiro que comece com o azeite de oliva , pois é o mais fácil de encontrarmos, né?), aplica ele no cabelo sujo e fica o tempo que puder com ele no cabelo. Depois é só lavar o cabelo normalmente, com shampoo e condicionador :)

Para se ambientar mais com os termos usados, sugiro que você veja esse vídeo da Ster: http://cacheia.com/2014/07/quero-voltar-a-cachear-e-agora/ e leia esse post da Ana http://cacheia.com/2013/12/decidi-cachear-e-agora/

Você pode acompanhar nossas dicas no Facebook também! https://www.facebook.com/blogcacheia/

Um beijo, Mari

Eu passo o oleo direto no cabelo sem mistura-lo com a hidratação certo?
E eu posso depois lava-lo com shampo, condicionador e hidratar? Ou a hidratação tira o efeito do oleo?

Obrigado!

Oi, Luanne!
Isso mesmo. Na umectação, passamos o óleo vegetal puro no cabelo sujo, ficamos com ele durante um tempo na cabeça (pode ser a noite toda, numa umectação noturna ou só algumas horas (e até minutos) antes de lavar os fios. Vai de acordo com a disponibilidade e também com testes para ver o que se dá melhor com o seu cabelo.

Você até pode misturar o óleo com uma máscara de hidratação, mas aí já não é mais umectação e você deve lavar o cabelo antes.

Por fim, sim, você não só pode como deve lavar e condicionar o cabelo após a umectação. Também pode hidratar, mas não tem necessidade nenhuma e pode acabar deixando o cabelo pesado se você não retirar bem o óleo do cabelo. O ideal é você fazer uma hidratação na lavagem que precede a etapa da nutrição, pois o óleo sela o fio, então retém a água que você ganhou na hidratação. Entendeu? Por isso que no cronograma capilar a hidratação vem antes da nutrição. Seria assim: hoje você hidrata e na próxima vez que você for lavar, nutri.

Beijos!

Entendi. Eu vi que era pra não usar shampoo pela resposta da Ana um pouco acima, nessa pergunta:

Deyse
21 de junho de 2014 at 20:42
Como faço pra enxaguar o cabelo depois? Posso passar xampú? Com sulfato ou sem sulfato?
Ana
22 de junho de 2014 at 09:07
Sem shampoo!! Só enxague bem o cabelo e passe o condicionador.

Obrigada(:
Beijos

Corrigindo:
Eu vi que era pra NÃO usar shampoo.

Responder

Elessandra Ferreira Dias

Olá Mariana! Que maravilha seu site, tenho muito a agradecer…Gostaria que me indicasse o que usar num cabelo crespo e muito ressecado por ação das mechas. Muito obrigada!!!Leleu.

Olá, Elessandra! Tudo bem?
Muito obrigada pelo elogio, mas o blog não é só meu. Somos em 5 admins e mais uma colaboradora trabalhando para ajudar mulheres (e homens também) a aceitarem seus cabelos crespos e aprenderem como cuidar melhor dele :) Inclusive, você pode ficar de olho nas nossas dicas diárias no Facebook > https://www.facebook.com/blogcacheia

Sobre a sua pergunta, cabelo muito ressecado precisa de reconstrução, MAS reconstrução é uma etapa que pode agredir os fios então eles precisam estar preparados. Além disso, podemos fazer NO MÁXIMO duas vezes por mês para não ter efeito contrário.

Minha dica é: comece a seguir o cronograma capilar com hidratação e nutrição e, no final do mês, faça a reconstrução.

Você pode ler e entender melhor sobre esses assuntos nos seguintes links: http://cacheia.com/2013/11/cronograma-capilar-sos-cabelo/ e
http://cacheia.com/2014/06/cronograma-capilar-qual-etapa-meu-cabelo-esta-precisando/

Qualquer dúvida estou à disposição!
Bjs

[…] Em ambos os casos, aplico fora do banho e, de preferência, com touca. Quando quero uma nutrição mais forte ainda, faço  umectação. […]

Muiito Obrigado!

Só mais uma duvida: a Umectação Noturna, no cronograma capilar entra na nutrição? A umectação é nutrição? É isso?

Já vi que a Umectação entra na nutrição.rs..Obrigado.

Site maravilhoso! u.u

Oba, que bom que encontrou a informação, Luanne!

Qualquer dúvida estamos por aqui!

Beijos e obrigda pelo elogio!

Ola, adorei o seu post, gostaria de saber se posso passar nos cabelos sujos, ou limpos. Obrigada.

Olá, Patricia!

Obrigada pelo elogio :)
É melhor fazer a umectação antes da lavagem, ou seja, com os fios sujos.

Um beijo!

Tem alguma marca de óleo que vc indicaria?

Você pode fazer óleos caseiros como óleo de abacate ou óleo de cenoura. Eu encontrei no mercado o Óleo de Amendoas Delfino, foi por volta de 4 reais, super vale a pena!

Nunca fiz um estação.. Tô pensando em fazer pela primeira vez essa semana, mas não entendi uma coisa:se eu dormir a noite toda com o óleo, e no dia seguinte lavar o cabelo com shampoo , o efeito não sai?

Oi, Vivianne! Não sai, não, fica tranquila. O que não dá é para sair com o óleo na cabeça porque imagina a quantidade de óleo que ele estará, né? rs

Depois me conta o que achou do resultado, ok?

Beijos!

Mariana, o site é ótimo, o post tb :D
Tenho uma dúvida, estou tentando seguir o cronograma, fiz o primeiro dia de H e hoje é dia de nutrir. A umectação sozinha já é considerada como nutrição? Ou eu faço a umectação e em seguida lavo e hidrato (minha máscara é própia pra nutrição).
Outra coisa, vejo muitas receitas caseiras de misturar máscara com óleos na etapa da nutrição, mas comprei uma máscara específica pra cada etapa, no dia de fazer a nutrição, mesmo que minha máscara já seja pra isso, eu posso misturar com esses óleos? ex: azeite extra virgem, óleo de coco, ricínio e etc. Ou se a máscara for específica já é o suficiente?
Ainda sou um pouco leiga no assunto.
Esse blog é tudo de bom *-*
Todo dia aqui \o/

Muito obrigada desde já e beijos <3 <3 <3

Oi, Elizama! Tudo bem?
A Umectação não só faz parte da nutrição como age e nutri muito mais do que os cremes, pois é o óleo puro agindo diretamente no seu cabelo. Portanto, nada de fazer outra nutrição depois. Seu cabelo já absorveu o que tinha que absorver. Só lave e condicione normalmente.

Você pode usar tanto as máscaras “puras” como pode complementá-las com algum óleo, vai do tempo que você tem disponível e do quanto seu cabelo tá precisando. Te aconselho a fazer das duas formas e ir intercalando conforme a necessidade do seu cabelo. Geralmente, máscaras batizadas com óleo dão um resultado melhor, porém eu sempre gosto de testar como a máscara age sozinha no cabelo, durante o banho mesmo. É um belo teste para ver se você gosta do produto ou não.

Depois me conta o resultado da sua umectação, tá? Você curte a nossa página no FB? Pode nos mandar a foto do resultado lá :)

Bjs!

Oi! Posso misturar óleo de coco com extra virgin ? Obg .xxx

Oi, Maria!
Necessidade de misturar os dois não tem, mas não tem nenhum problema também.
Só não sei se terá algum impacto no resultado final.

Se testar, me conta como ficou, ok?

Beijos!

Gente… Adorei passar por aqui. Aprendi muita coisa! Agora não vou mais sair daqui… Bjo galera

Eba! Ficamos muito felizes, Lorena!
Você pode acompanhar nossas dicas no Facebook também: https://www.facebook.com/blogcacheia

Beijos, Mari

Não sei pq vc resistiu em assumir os cachos, seu cabelo é muito lindo. Adorei seus cabelos e suas dicas e vou fazer no meu. Obrigada.

Olá Mariana..
Vi seu post sobre a umectação ontem e resolvi tentar. Na última lavagem, deixei uma máscara sobre os cabelos algum tempo, porém no momento do enxágue percebi que o resultado não seria bem o que estava esperando; meu cabelo ficou pesado, grosso, opaco, oleoso e as pontas ainda estavam ‘espigadas’. Tenho cabelos cacheados e faço escova e chapinha em todas as lavagens. Então, resolvi tentar a umectação; misturei óleo de amêndoas, azeite de oliva e um pouco de protetor térmico. Sobre o azeite eu já havia escutado rumores, mas nunca sobre o óleo de amêndoas. Apliquei sobre os cabelos sujos e deixei agir por aproximadamente 30 ou 40 minutos. Meus cabelos ficaram SUPER brilhantes e macios depois que lavei e sequei com o secador como de costume. Adorei a dica. Muito Obrigada! Beijos.

Oi, Débora!
Que bom que você gostou da umectação, ela realmente faz milagres no cabelo. Pra mim, é uma das etapas que mais dá resultados :)
Quanto ao que você falou da máscara, às vezes elas não dão o resultado que esperamos porque o cabelo está muito danificado. O secador e a chapinha acabam muito com cabelo, por exemplo. O ideal é criar uma rotina de cuidados com o cabelo. Aqui temos um post sobre cronograma capilar: http://cacheia.com/2013/11/cronograma-capilar-sos-cabelo/

Aqui no Cacheia defendemos o cabelo natural, crespo e cacheado. Então, no dia que você cansar da chapinha pode nos procurar que te ajudaremos com o maior prazer do mundo a assumir seus cachos. Temos vários posts sobre isso também e uma página no Facebook, na qual postamos dicas diárias. Dá uma olhada: https://www.facebook.com/blogcacheia

Beijos e obrigada pelo comentário!
Mari

Olá, to lendo todos os dias esse site, achei ele maravilhosíssimo!(um superlativo pra demonstrar o tamanho do meu contentamento) haha
Mas queria alguma ajuda, pois eu fiz progressiva uma ou duas vezes, sem grandes efeitos alisadores (ou qualquer outro), a única coisa que eu vi mudar foi que meu cabelo perdeu muito da pouca definição que ainda tinha, acho que parte disso ocorreu também quando eu passei a cortar o cabelo, já que agora ele fica espigado e sem definição (porém hidratado). Queria saber se a umectação seria uma boa ajuda pra deixar meus cachos com mais definição ou se teria algum outro processo mais útil nesse caso. P.S: Ainda não comecei o cronograma capilar, nem hidratação nem nada. Por onde eu começo?

São muitas dúvidas, mas gostaria muito da ajuda de vocês.
Obrigada desde já, um beijo

Oi, Caroline! Tudo bem?
Ficamos muito felizes que você tenha gostado esse tantão todo do blog :D

Então, em primeiro lugar é importante você saber que qualquer química, por mais fraca que seja, mexe na estrutura do seu cabelo e para voltar a cachear, independente do seu tipo de cacho ( http://cacheia.com/2014/02/tipos-de-cacho-como-identificar-o-seu-dicas/ ), é necessário ir cortando o cabelo.

A umectação ajuda na definição dos fios que já estejam cacheados e no brilho também. Como você ainda tem quimica no cabelo, também pode fazer texturizações, mas isso depende de quanto já está definido e o quanto você quer que ele fique mais. Dá uma olhadinha nesses posts: http://cacheia.com/?s=texturiza%C3%A7ao

Em relação ao cronograma capilar, é sempre bom começar pela hidratação, depois nutrição e, por fim, a reconstrução só deve ser feita se o cabelo estiver muito danificado e com, no mínimo, 2 semanas de espaçamento. No começo é legal seguir a ordem certinho para vc ir aprendendo como o seu cabelo reage com cada etapa, quais os benefícios de cada uma e depois você pode ir diminuindo e cumprindo as etapas quando sentir necessidade. Algumas dicas: http://cacheia.com/2014/06/cronograma-capilar-qual-etapa-meu-cabelo-esta-precisando/ Acho legal vc ler sobre a maneira correta de fazer a hidratação, pois ela é a etapa mais básica: http://cacheia.com/2014/06/como-hidratar-o-cabelo-corretamente/

Sempre que tiver dúvidas, é só perguntar! Estamos aqui para isso mesmo :)
Você pode acompanahar as nossas dicas no Facebook tb: https://www.facebook.com/blogcacheia

Beijos, Mari

Oi, mais uma dúvida, eu posso usar dois tipos diferentes de óleo cada vez que fizer a umectação? usar mais de um potencializa ou nem dá diferença?

Oi, Carol!
Poder pode, mas te aconselho a primeiro usar um de cada vez para saber qual está agindo melhor, pois as vezes seu cabelo se dá bem com um óleo, mas não com o outro. E acredito que não haja diferença no resultado final, não, mas depois de testar cada um separadamente, não vejo problema em fazer misturas malucas. Aí que tá a graça :)

Bjs!

Como vc faz o descarte do óleo?

Oi, Semyramis! Tudo bem?
O óleo que eu utilizo no cabelo eu tiro com á água mesmo, no banho. Até porque não tem óleo suficiente para jogar numa latinha para depois descartar, né? FIco mais preocupada com o óleo que sobra, mas te confesso que até hoje nunca sobrou e eu nunca precisei descartá-lo. Deixei o alerta só para lembrarmos de não jogá-lo na pia, pois óleo vegetal é insolúvel em água.

Você já teve que fazer o descarte alguma vez ou estava preocupada com óleo na hora de enxaguar o cabelo?
Acredito que essa quantidade do cabelo não tenha problema não.

Um beijo e obrigada pelo comentário!

eu nunca fiz umectação e descobri ontem q existia. Mas a dúvida foi quanto ao óleo q fica no cabelo mesmo.

Entendi, Semyramis!
Realmente o óleo que fica no cabelo não é uma quantidade que a gente consiga extrair para depois descartar. E o óleo impregna no cabelo, por isso que precisamos lavar com o shampoo para tira o excesso.

Estou pesquisando para descobrir se a quantidade de óleo usada na umectação, que não é descartada separadamente, impacta na natureza. Assim que eu tiver respostas, atualizo aqui e te aviso.

Um beijo!

Olá,tirei toda química do meu cabelo,agora esta curtinho,bastante cacheado mas um pouco ressecado.começo com hidrataçao ou umectacao?depois da lavagem com shampu e condicionado eu passo creme d pentear?gostei muito das dicas desse blog,parabéns

Oi, Cyntia!
A hidratação é a etapa mais básica do cronograma capilar e a primeira a ser feita. É ela que repõe a água que o fio perde. Então comece pela hidratação e antes de realizar a próxima lavagem, faça a umectação. Você pode ficar com o óleo vegetal no cabelo por algumas horas ou dormir com ele. Depois disso é só lavar normalmente, com shampoo e condicionador e finalizar com creme de pentear. Se seu cacho se desmanchar facilmente, você pode passar um pouco de gel sem álcool também. Só não aconselho a passar óleo reparador de pontas, pois o fio já recebeu óleo suficiente.

Alguns links que podem te ajudar:
– Cronograma Capilar: http://cacheia.com/2013/11/cronograma-capilar-sos-cabelo/
– Qual etapa do cronograma capilar meu cabelo está precisando? http://cacheia.com/2014/06/cronograma-capilar-qual-etapa-meu-cabelo-esta-precisando/
– Qual a forma correta de hidratar o cabelo corretamente? http://cacheia.com/2014/06/como-hidratar-o-cabelo-corretamente/

Ficamos muito felizes que tenha gostado do blog. Se tiver alguma dúvida, é só falar nos comentários ou entrar em contato na nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/blogcacheia (sempre postamos dicas por lá!)

Um beijo, Mari

Mariana,mais uma pergunta,quanto tempo depois da hidrataçao faço a umectaçao?boa tarde

Oi, Cynthia!
Na próxima lavagem, seguindo o cronograma capilar. Ex:

Hoje você lava, hidrata e condiciona (nessa ordem)
Amanhã você não lava.
Depois de amanhã você faz a umectação, depois lava e, por fim, condiciona.

Entendeu?
Qualquer coisa me avisa.
Bjs

Entendi Mariana.adorei as dicas e muito obrigado pela ajuda.que vc tenha uma boa tarde.

De nada, Cyntia!
Qualquer coisa, estou por aqui :)

Um beijo!

[…] a aumentar o volume. Por isso, invista em umectações frequentes, que são nada mais do que banho de óleos vegetais no cabelo. Eu prefiro banhar o cabelo da raiz até as pontas com o óleo e lavar no dia seguinte com o […]

ADOREI O POST! EU ESTOU COMEÇANDO MINHA TRANSIÇÃO AGORA (ALISO O CABELO DESDE OS 12 ANINHOS E JÁ TENHO 29). ESTÁ DIFICIL, MAS É MUITO BOM ENCONTRAR ESSAS EXPERIENCIAS! SINTO SEMPRE MAIS FORTE PARA CONTINUAR!!
DÁ-LHE OLÉO NO CABELO! :)

Oi, Naira!
Parabéns pela atitude de mudar, é difícil, mas você não está sozinha!
A umectação faz parte da etapa de nutrição do cronograma capilar. Aqui tem mais sobre o cc: http://cacheia.com/2014/06/cronograma-capilar-qual-etapa-meu-cabelo-esta-precisando/
Mas é importante lembrar que o cronograma capilar não tira o alisamento do cabelo. Você precisa deixá-lo crescer e ir cortando aos poucos ou fazer o bog chop, o tal do bc. Aliás, segue um dicionário cacheado se você estiver um pouco perdida: http://cacheia.com/2014/07/dicionario-cacheado-termos-e-expressoes-que-voce-precisa-saber/
Segue alguns links sobre isso também: http://cacheia.com/2013/12/quem-tem-medo-do-bc/

Se tiver alguma dúvida, é só falar :)
Beijos, Mari

como devo passar oleo de ricinio?eu passo só ele puro? e quantas vezes devo fazer para q meu cabelo cresça

Olá, Lorena! Tudo bem?
Sim, apenas ele puro por todo o comprimento do cabelo, massageando. Se o seu objetivo é estimular o crescimento do cabelo, sugiro que veja o vídeo da umectação indiana.

Qualquer dúvida me avise!
Beijos, Mari

[…] tratar dos cachos: Nos dias que vou lavar o cabelo, costumo fazer algum tratamento, começo fazendo umectação […]

Gente vou da uma humilde sugestão:
No óleo de recino, usei essencia de cosmético fragrancia de uva . Ta me ajudando bastante!
Quanto o óleo de coco achei bastante enjuativo, não sei qual é pior em fragrancia recino ou óleo de coco kkkk
Bjs CACHEIA!

Oi, Camila!
Obrigada pela sugestão! Vou adicionar ao post ;)
Não chego a achar o de coco enjoativo, mas o de ricino é realmente o OH para mim. Mais pela consistência do que pelo cheiro. Não me dei bem, não. rs

Beijos!

Ai Marii , mudei de opnião hahaha, estou usando o óleo de coco e definitivamente estou amando! Até o cheiro estou começando a gostar. òleo de coco é muito bom. Receita milenar maravilhosa.
Bjs Cacheia!

E tem coisa melhor do que mudar de opinião? :)
Eu ainda prefiro o azeite, mas to sempre aberta aos outros rs

Beijos!

[…] investir em cuidados específicos para repor essa oleosidade nos fios. Como por exemplo; a umectação e nutrição […]

Quem tem cabelo oleoso, pode fazer a umectação ?

Pode sim, Juliana. O meu cacho é tipo 3C e minha raiz é bem oleosa, por isso, sempre evito passar nela, embora digam que não tem problema nenhum. É só enxaguar bem.

Se testar, me conta o resultado, ok?

Beijos, Mari

Oi gostaria de saber se eu posso mistura o óleo de oliva e o bepantol líquido para fazer umectacao? Bjs!

Oi, Jessica!
Poder você pode, mas não é necessário. O bepantol tem poder hidratante e a umectação faz parte da etapa da nutrição. O uso de um vai acabar sobrepondo o outro e você não vai saber qual o efeito de cada um no seu cabelo. Mas poder, pode sim :)

Bjs, Mari

gente encontrei esse blog agora!!
e queria que me explicasse oq é isso de 3b/3c,quero sabe qual é o meu tipo!!

Oi, Débora!
3b é o tipo do seu cabelo. A classificação vai de 1a (cabelo muito liso) até 4c (cabelo crespo), ou seja, quanto mais cacheado for seu cabelo, maior o número e letra correspondente a ele na tabela. Aqui explica direitinho: http://cacheia.com/2014/02/tipos-de-cacho-como-identificar-o-seu-dicas/

Qualquer dúvida é só dizer ;)
Beijos, Mari

aah, outra coisinha,tenho que pegar o óleo com uma luva,igual as mascaras e hidratantes e se com luva é o mesmo efeito da colher descartável!(vi que deve ter cuidado na hora de pegar)ou se com uma colher normal de alumínio tem algum problema!
Obrigadinho
e bjs

Oi, Débora!
Eu não uso luvas para nada dessas coisas e, muito menos, colher descartável. Digo muito menos porque evito qualquer coisa que for descartável para tentar prejudicar menos o meio ambiente.
Quando faço com azeite, o que representa a maioria das vezes, coloco o azeite em um pote e aplico com as mãos. Quando vou retirar de um pote, como no caso do óleo de coco, pego com colher normal e depois lavo.
No caso de máscaras, eu tento sempre usar uma espátula ou colher de sopa para retirar e colocar em outro potinho e aplicar. Isso porque dizem que o creme azeda se ficarmos colocando e tirando a mão, mas confesso que as vezes esqueço e vou com a mão mesmo. rs

Espero ter ajudado :)
Beijos!

Bom, desculpa a ignorância, mas é que eu sou nova nessa de cuidar do cabelo cacheado, nunca fiz umectação, sei que quando a gente lava o cabelo, passa o shampoo só na raiz, nas pontas, a gente passa só água. Ouvir dizer em algum lugar, que se vc passar só com água não se tira o óleo do cabelo, ele fica oleoso, e aí então, se eu for fazer a umectação em todo o cabelo, eu vou passar shampoo nas pontas?

Magina, flor! Não precisa pedir desculpas! Ninguém é obrigada a saber tudo e os cuidados com o nosso cabelo tem muitos detalhes mesmo :)
Então, o shampoo resseca o cabelo, por isso a recomendação de lavar a raiz, mas você pode sim deixar a espuma correr no cabelo e lavar ele por completo, só não precisa ficar esfregando tanto.
Quando fazemos umectação, os fios ficam mais oleosos, você vai sentir o cabelo mais selado. Minha dica é: sinta seu cabelo, lave, deixe a espuma escorrer, só não utiliza as unhas e enxague. Pra mim é sempre o suficiente para tirar o óleo do cabelo.

Qualquer dúvida, estou por aqui :)

Beijos, Mari

Confesso que fiz a umectação antes de vc me responder, e acabei fazendo essa coisa muito errada de passar shampoo nas pontas porque fiquei com muito medo do óleo não sair direito, lavei e logo em seguida fiz uma hidratação e desde este dia eu simplesmente estou amando meu cabelo, tá com um brilho e uma definição incríveis!

Oi, Larissa! A umectação dá muito brilho mesmo!E ajuda com frizz também, viu?
Faz do jeito que eu te falei. Dá para fazer 1 vez por semana tranquilo ou quando você achar que seu cabelo precisa.

bjs!

Mas ando me incomodando mesmo é com o frizz.

Posso fazer a umectação em cabelos bem curtos. Acabei de cortar , e ainda resta pouca química, mas nunca fiz umectação, posso fazer.

O meu cabelo na frente é seco e no meio é um pouco oleoso.

Oi, Edna! Pode sim, não tem nada a ver uma coisa com a outa :)
E mesmo quem tem cabelo liso ou oleoso pode fazer umectação.

epois me conte o que achou, ok?
beijos, Mari

Bom dia, Mari!
Bom, eu tenho o cabelo liso, porém com muita muita muita química. Ele estava preto 1.0, depois de uns 8 meses com ele preto usei o dekap color e joguei o vermelho 6.66 e depois de uns 4 meses usei mais dekap e joguei um cobre 8.4, como é de se esperar, o cobre não pegou direito nas pontas e o dekap não faz mais efeito, praticamente. Comecei a fazer o cronograma capilar usando cremes da novex na hidratação e nutrição, um de cada tipo e o sleek and shine da keune na reconstrução. Porém, planejo passar o effaçol da l’oreal do meio para o fim para descolorir mais e a cor 8.4 pegar de vez no cabelo todo, igualmente. O cabelo está meio detonado, será que a umectação vai ajudar a não ficar elástico com todas essa químicas?
Muito obrigada :D

Oi, Paula! Tudo bem?
Bom, a nutrição ajuda bastante a dar brilho ao cabelo, porém, para recuperar os fios o ideal é você investir em reconstrução mesmo ( a cada 15 dias ou a cada 1 mês, dependendo da necessidade). Além disso, como o cabelo tá bem danificado, é ideal seguir o cronograma ao pé da letra e não ignorar a hidratação, já que é ela que devolve a água dos fios, a nutrição funciona para selar o cabelo e a reconstrução não consegue recompor a queratina do fio. Aqui explico melhor sobre o que cada etapa faz: http://cacheia.com/2014/06/cronograma-capilar-qual-etapa-meu-cabelo-esta-precisando/

Duas receitas caseiras de reconstrução: http://cacheia.com/2014/10/reconstrucao-acida-com-vinagre-de-maca-sos-cabelo/
http://cacheia.com/2014/06/reconstrucao-com-gelatina/

Espero que te ajude :) Qualquer coisa, estou por aqui!
Beijos!

Meu cabelo e liso natural. Mas ultimamente ele tem aparentado seco demais cm aquele aspecto de palha seca. Eu gostaria d saber se posso fazer a umectacao. Aqui em casa eu tenho oleo d oliva e o de amendoas. Quais deles eu poderia usar? Abrcos…

Oi, Georgia! Tudo bem?
Pode fazer a umectação, sim. Todas as indianas fazem e elas tem cabelo liso :)

Você pode fazer com qualquer um dos dois, desde que sejam puros. Aqui no post tem uma listinha de óleos que podem ser usados. Dá uma olhadinha também no vídeo das indianas e aproveite esse momento para relaxar :)

Um beijo, Mari

Oi, estava decidida a cortar meu cabelo até te encontrar, muito obrigada pelas dicas, amei todas. Faço progressiva e meu cabelo tá muito espigado e seco, só de prender ele fica todo estragado, vc acha que pra mim o oleo de amendoas resolve? em qual quantidade, e posso passar na hora do almoço e ficar o resto da tarde até tomar banho, para fazer o efeito bom? bjux e te adorei!

Oi, Sheila!
Que bom, fico feliz. Mas é importante eu te dizer que a nutrição não recupera a estrutura do fio, principalmente, fios fortemente danificados por quimica. Por isso, te aconselho a cortar sempre que possível as pontas para ir tirando essa parte “ruim”.
Sim, o óleo de amendoas serve, mas é questão de testar. No meu cabelo, prefiro o efeito do azeite de oliva e do óleo de coco, mas te aconselho a ir experimentando e ver com o que o seu cabelo se dá melhor.

Qualquer dúvida, estou por aqui :)
Um beijo!

Mas qual dica vc me dá pra recuperar meus fios além de cortar também?

Olá, Sheila!
Seguir o cronograma capilar ajuda muito na aparência dos fios, dá uma olhadinha aqui http://cacheia.com/2013/11/cronograma-capilar-sos-cabelo/ e aqui http://cacheia.com/2014/06/cronograma-capilar-qual-etapa-meu-cabelo-esta-precisando/

Também te aconselho a ter uma boa alimentação: http://cacheia.com/2014/05/cronograma-capilar-aprenda-a-nutrir-os-seus-cabelos-de-dentro-para-fora/ e seguir algumas dicas para não danificar o fio: http://cacheia.com/2014/05/10-coisas-que-toda-cacheada-precisa-saber/

Qualquer dúvida, estou por aqui!
Bjs, Mari

Olá, minha filha tem cabelos cacheados e ela faz muita fitagem ( voce conhece?). O cabelo dela sempre foi seco. Mas em setembro ela começou a tomar o Roacutam e o ressecamento piorou. E ela pinta o cabelo. Ele ficou pior. Está muito quebradiço, sem vida e muito feio. Nem segura mais a fitagem como antes. Pesquisando encontrei esse site e gostei muito das dicas. Vou entrar no face par ter mais informações.
O que gostaria de saber é quantas vezes por semana posso fazer a umectação, uma vez que o cabelo está megaseco?

Desde já agradeço e parabenizo pelo site. Ajuda muito quem gostar de manter os fios cacheados.
Abraços

Oi, Isabel!
Desculpe a demora. Então, faça um teste uma vez por semana e veja como o cabelo dela reage.
Sugiro que ela siga o cronograma inteiro.

Alguns posts sobre cronograma que podem te ajudar:
http://cacheia.com/2013/11/cronograma-capilar-sos-cabelo/
http://cacheia.com/2014/06/cronograma-capilar-qual-etapa-meu-cabelo-esta-precisando/
http://cacheia.com/2014/06/como-hidratar-o-cabelo-corretamente/

Uma etapa que vai ajudá-la bastante é a reconstrução. Porém, só podemos fazê-la duas vezes por mês e o cabelo precisa estar hidratado para não prejudicar os fios. Algumas receitas caseiras:

http://cacheia.com/2014/06/reconstrucao-com-gelatina/
http://cacheia.com/2014/10/reconstrucao-acida-com-vinagre-de-maca-sos-cabelo/
http://cacheia.com/2014/12/reconstrucao-queratina/

Por fim, existem algumas receitas que podem ajudá-la na hora da finalização/fitagem.

http://cacheia.com/2014/10/ativador-de-cachos-natural-gel-de-linhaca/
http://cacheia.com/2014/02/definicao-capilar-receitas-caseiras/
http://cacheia.com/2014/08/receita-caseira-finalizacao-com-gelatina/

Qualquer dúvida, estou por aqui!
Beijos!

Nooossa amei esse sit, queria add no face mais não consigo..
depois de te visto o sit resolvi fazer a umectação, estou fazendo com óleo de argan pois é o único que tenho aqui.
me add lá no face, se poderem por favor, para que eu possa seguir vcs !
Bjos Parabéns meninas, o meu face se encontra assim .. Fabi’anne Santtos.
Depois lhes digo o resultado .

Que bom, Fabiane! Ficamos muito felizes!
Para nos acompanhar no Face, é só curtir esse página: https://www.facebook.com/blogcacheia

beijos, Mari

Boa Noite meninas, amo fazer umectação, e faço 1 vez por semana, mas estou percebendo que meu cabelo esta alisando isso acontece com vcs????
A minha umectação preferida é com o óleo de coco,mas ultimamente esta sendo muito difícil encontra-lo e estou aderindo ao óleo de amêndoas que é ótimo!!!! Meu cabelo fica perfeito e pouco volumoso.

Oi, Rafaela!

Meu cabelo fica com bem menos volume quando eu faço umectação, porém bem mais definido.

Tenta diminuir a frequência e veja o que acontece!

um beijo!

Olá, minha filha tem cabelos cacheados e ela faz muita fitagem ( voce conhece?). O cabelo dela sempre foi seco. Mas em setembro ela começou a tomar o Roacutam e o ressecamento piorou. E ela pinta o cabelo. Ele ficou pior. Está muito quebradiço, sem vida e muito feio. Nem segura mais a fitagem como antes. Pesquisando encontrei esse site e gostei muito das dicas. Vou entrar no face par ter mais informações.
O que gostaria de saber é quantas vezes por semana posso fazer a umectação, uma vez que o cabelo está megaseco?

Desde já agradeço e parabenizo pelo site. Ajuda muito quem gostar de manter os fios cacheados.
Abraço

Oi, Isabel! Tudo bem?
Conheço fitagem, sim, temos um post aqui no Cacheia sobre isso :)

Bom, sobre a umectação, eu aconselho a fazer uma vez por semana, mas vai dependender um pouco do cabelo dela, qual tipo de cacho é, se tá muito ressecado, enfim.

Te aconselho a ler esses posts aqui:

http://cacheia.com/2014/05/10-coisas-que-toda-cacheada-precisa-saber/
http://cacheia.com/2013/11/cronograma-capilar-sos-cabelo/
http://cacheia.com/2014/06/cronograma-capilar-qual-etapa-meu-cabelo-esta-precisando/

Se precisar de ajuda, estou por aqui.

Beijos, Mari

Nossa, amei essa matéria, eu estou começando a minha transição, fiz progressiva por 2 anos e essa semana decidi parar de vez e retornar ao meu cabelo natural, já descobri por aqui que meu cabelo é tipo 3C, nossa se eu soubesse de todas essas coisas,eu jamais teria alisado meu cabelo, eu só não sabia cuidar dos meus cachos e sempre que eu ia num salão pedir um conselho, perguntar como se fazia para ter cachos definidos como das moças das propagandas de cabelo cacheado, uns me diziam que era baby liss(o que pesquisando descobri que é possível sim ter cachos lindos e definidos sem baby liss, esse blog é prova disso!) outros diziam que era só eu fazer relaxamento para abrir os cachos e controlar o volume(ha agora que eu quero volume mesmo, pq bem tratado fica lindo!), eu fazia relaxamento e chegou ao ponto do meu cabelo ficar horrível, com partes esticadas e partes cacheadas,além de super ressecado( foi nessa época que acabei me jogando na progressiva), nessa época fui procurar tratamento, mas sempre me ofereciam progressiva, dizima que ia tratar o cabelo( conversa fiada e um abuso com o cliente!), nunca me disseram: ” vamos fazer um corte par tirar as partes alisadas, um corte em camadas vai ressaltar seus cachos, e hidratar e nutrir…” se eu soubesse disso, não teria feito alisamento, pena que só fui descobrir um bom tempo depois pela internet(obrigada internet! rsrsrsr), agora fazer o quê? é ter paciência, foco e determinação e passar pela transição.

Ah! Tenho uma dúvida: agora que eu nunca mais voltarei a fazer progressiva, eu posso começar a fazer essa umectação, ou tenho que esperar minha raiz crescer mais? pq como fiz a ultima progressiva tem 1 mês e 5 dias, minha raiz ainda está lisa, ela já cresceu acho que quase 1cm, pois já tem partes que estão ondulando, mais ainda não está com formação de cachos, mas logo começará a aparecer as primeiras curvinhas, é só ela crescer mais 1cm. Meu cabelo ainda bem até que tem bom crescimento (o que me fazia ir no salão a cada 3 meses retocar a progressiva, e não era bom :/, cansei dessa vida!), assim não dá, tinha vezes que eu pra poder dar pelo menos uns 4 meses de intervalo, ia escovando a raiz e fazia uma pranchinha. Bom, tem outro porém, essa umectação agrava oleosidade?, por que infelizmente de uns meses pra cá, a progressiva começou a deixar meu cabelo mega oleoso, a raiz oleosa e as pontas ressecadas, no começo ficava lindo, mesmo eu gastando com cremes caros pós progressiva, comecei a ter esse problema, e o engraçado é que ontem encontrei uma linha pós-progressiva especifica para esses casos, mas pensei já é tarde, não farei mais isso, eu fazia progressiva de carbocisteina (que esses dias descobri que o substância que alisa, não é a cisteina ou aminoácido e sim uma substância da família do formol, também um aldeído, o glutaral, que tb pode provocar problemas no trato respiratório, câncer, falta de memória…PROGRESSIVA NUNCA MAIS E NEM QUERO VOLTAR AO RELAXAMENTO TAMBÉM! Tenho uma dúvida: agora que eu nunca mais voltarei a fazer progressiva, eu posso começar a fazer essa umectação, ou tenho que esperar minha raiz crescer mais? pq como fiz a ultima progressiva tem 1 mês e 5 dias, minha raiz ainda está lisa, ela já cresceu acho que quase 1cm, pois já tem partes que estão ondulando, mais ainda não está com formação de cachos, mas logo começará a aparecer as primeiras curvinhas, é só ela crescer mais 1cm. Meu cabelo ainda bem até que tem bom crescimento (o que me fazia ir no salão a cada 3 meses retocar a progressiva, e não era bom :/, cansei dessa vida!), assim não dá, tinha vezes que eu pra poder dar pelo menos uns 4 meses de intervalo, ia escovando a raiz e fazia uma pranchinha. Bom, tem outro porém, essa umectação agrava oleosidade?, por que infelizmente de uns meses pra cá, a progressiva começou a deixar meu cabelo mega oleoso, a raiz oleosa e as pontas ressecadas, no começo ficava lindo, mesmo eu gastando com cremes caros pós progressiva, comecei a ter esse problema, e o engraçado é que ontem encontrei uma linha pós-progressiva especifica para esses casos, mas pensei já é tarde, não farei mais isso, eu fazia progressiva de carbocisteina (que esses dias descobri que o substância que alisa, não é a cisteina ou aminoácido e sim uma substância da família do formol, também um aldeído, o glutaral, que tb pode provocar problemas no trato respiratório, câncer, falta de memória…PROGRESSIVA NUNCA MAIS! E NEM RELAXAMENTO NÃO QUERO VOLTAR! Bom, agora que vou passar pela transição, é ideal que eu comece a seguir o cronograma capilar? fazer umectação? até pq eu sei que quando meu cabelo começar a perder o efeito da progressiva, ele começará a “pedir a química” o que resultará em queda, ressecamento… e eu não poderei ceder, terei de aguentar firme e forte!
Obrigada!!!

Oi, Jessica!
Não tem como não se identificar com o seu comentário. Todas nós passamos por isso, infelizmente. Mas gosto de dizer que se não fossem as progressivas e a transição, jamais daríamos o valor devido ao nosso cabelo natural. É uma transformação muito grande, não só do cabelo, mas das nossas ideias e pensamentos.
Seja bem-vinda e se precisar, estamos por aqui e no Facebook: https://www.facebook.com/blogcacheia

Bom, vamos à sua dúvida: você pode sim fazer a umectação durante a transição (mesmo agora no início), pois a umectação também é para cabelos lisos. Tanto que começou na Índia (dá uma olhadinha no vídeo do post, é muito legal!)

Também tenho a raiz do meu cabelo oleosa e morro de medo de não enxaguar direito o cabelo e ficar oleoso. Mas o segredo é esse mesmo. Enxaguar direitinho! O que você pode fazer é não passar muito óleo na raiz também. Obs: Dizem que o óleo de rícino ajuda na oleosidade do couro cabeludo ;)

Quanto ao cronograma capilar, sim, será ótimo você segui-lo, mas saiba que ele não faz milagre e que a transição é difícil mesmo. Tem que ir cortando o cabelo e, mesmo assim, hora ou outra as duas texturas vão se encontrar e isso irrita. rs Mas não desista!

Aqui temos alguns posts sobre como encarar a transição e sobre o BC (o grande corte para tirar a quimica)

http://cacheia.com/2014/05/10-coisas-que-toda-cacheada-precisa-saber/
http://cacheia.com/2014/09/como-sobreviver-a-transicao-capilar/
http://cacheia.com/2014/04/5-coisas-que-nao-te-contaram-sobre-a-transicao-capilar/
http://cacheia.com/2013/11/cronograma-capilar-sos-cabelo/
http://cacheia.com/2014/06/cronograma-capilar-qual-etapa-meu-cabelo-esta-precisando/

Além disso, te aconselho a começar a ler sobre o rotina low poo que consiste em utilizar produtos que não danificam os fios. No começo é um pouco complicado, pois temos muitas substâncias proibidas, mas com o tempo você pega prática: http://cacheia.com/2014/04/descomplicando-o-low-poo/

Ufa, terminei!
Se precisar de ajuda, estou por aqui :)
Beijos, Mari

Olá! Gostaria de saber se esta técnica DEVE ser usada apenas com o pós sendo produtos do poo? Pois eu não uso destes produtos, embora tenha dois shampoos sendo um autorizado. Mas os cremes e hidratantes não são.
Aguardo resposta. Beijos

Oi, Débora!
A umectação deve ser feita com óleos vegetais puros para ter um melhor resultado.
No post coloquei alguns dos que podem ser usados.

Qualquer dúvida, me avise!
Bjs, Mari

Fiz o BC faz uns 5 dias só que meus cachos ainda não definem. Hoje fiz a umectação e amei o resultado, o frizz diminuiu e os cachos definiram um pouco, só que meu cabelo clareou depois da umectação :( Será foi devido a acidez do azeite que usei?

Oi, Lais!
Nunca ouvi falar sobre isso, menina! Clareou muito? Será que não é impressão?
Qual acidez do azeite? Vou procurar a respeito!

beijos, Mari

Na embalagem diz 0,4%. Meu cabelo é um pouco mais claro que o seu, depois da umectação a parte de cima ficou bem mais clara aparecendo a diferença entre as cores. A cor dele é natural.

Nossa, Lais… realmente nunca ouvi falar sobre isso.
Será que não foi coincidência? Continua sentindo a diferença no tom?

Olá, faz mais de uma ano que dou permanente afro no cabelo e logo no começo meu cabelo ficou bem cheio e cacheado, mas com o tempo ele começou a ficar ressecado, sem cachos,frágeis e só crescia até um certo ponto. Acho que é por que a cabeleireira trabalha com 30% do alisante para enrolar o cabelo no bigudinho.
Na última vez que dei o permanente não gostei e ela teve que refazer o processo colocando novamente o alisante no meu cabelo com poucos dias e depois disso meu cabelo quebrou em varias partes e ficou pior do que ja estava as hidratações que uso não faz efeito e meu cabelo está sem vida, sem brilho, ressecado e acabado. Gostaria agora de trata-lo e gostaria que vcs me dissessem o que poderia fazer para torna-los saudáveis e com que frequência deve lavar, deixar o umidificador no cabelo e gel de linhaça. Gostaria também que vocês me explicassem no meu caso como poderia fazer o cronograma capilar. E me dessem alguns dicas de quais produtos e receitas caseiras são melhores para o meu cabelo. Deixe já muito obrigada ^-^

Olá, Aline!
Bom, vamos por partes:

1- Permanente afro é química e danifica a estrutura do fio tanto quanto alisamento, relaxamento ou progressiva. Portanto, os fios tendem a ficar ressecados mesmo e, principalmente, frágeis, quebrando facilmente e ficando sem brilho/vida.
2- Você pode sim tratá-lo, seguir o cronograma capilar e etc, MAS saiba que você NÃO irá conseguir recuperar a estrutura dos fios com química. Então, você terá que esperar os fios crescerem e ir cortando o cabelo. Esses novos fios, sim, ficarão mais bonitos com oc cuidados.
Algumas dicas de posts que irão te ajudar:

http://cacheia.com/2013/12/quem-tem-medo-do-bc/
http://cacheia.com/2013/11/cronograma-capilar-sos-cabelo/
http://cacheia.com/2014/09/como-sobreviver-a-transicao-capilar/
http://cacheia.com/2014/10/ativador-de-cachos-natural-gel-de-linhaca/
http://cacheia.com/2013/12/umectacao-capilar-o-que-e-como-fazer-e-os-beneficios-para-o-cabelo/

Qualquer dúvida, estou por aqui!

Beijos, Mari

Olá, Mari!
Gostaria de saber nessa situação em que o meu cabelo se encontra, qual seria os produtos e recitas caseiras que você aconselharia para melhora-lo ?
Com essas características, em que fase do cronograma capilar meu cabelo se encontra, quais são os melhores leave in para usar no meu cabelo e com que frequência é aconselhado lavar o cabelo?
Desde já muito obrigada.

Oi, Aline!

Como te disse, o principal é que você terá que cortar o cabelo. O cronograma capilar não vai recuperá-lo, pois você mudou a estrutura do fio, só vai ajudá-la a ficar menos ressecado, poroso.

O cronograma capilar tem 3 fases e todas devem ser feitas sempre (a não ser a reconstrução que é só para quem está com cabelo muito danificado, como é seu caso, mas é preciso tomar muito cuidado). Ou seja, você precisa seguir as 3 etapas do cronograma, começando sempre pela hidratação, depois nutrição, depois reconstrução. Sendo a reconstrução apenas 2 vezes por mês, pois o excesso prejudica os fios. Lê o post que eu te mandei sobre cronograma para entender melhor.

Sobre as receitas caseiras, existem várias, para todas as etapas do cronograma. Você precisa testar e ver qual gosta mais. Algumas ideias:http://cacheia.com/category/blog/cabelos/receitas-caseiras/

Sobre produtos, a mesma coisa. Cada cabelo se adapta melhor com um tipo. Como você está com cabelo muito ressecado, sugiro produtos que tenham propriedades nutritivas (óleos). Se você não seguir low poo, tem os produtos da Natu Hair.

Sobre a lavagem, como nosso cabelo é naturalmente mais seco, não é aconselhado lavar todo dia. O ideal é dar um intervalo de, no minimo, um dia, mas você pode ficar mais dias se conseguir.

beijos!

[…] só os dois já conseguem deixar o cabelo bem nutrido, mas você pode potencializar isso fazer uma umectação antes da lavagem ou alguma receita caseira para […]

Oi moça sempre andei com a a cabeça raspada , e um momento resolvi muda um pouco deixando o cabelo creser , meu cabelo e crespo faz uns 6 meses q ele ta crescendo mas fica com uns cachos muito fechado sera com oleo ele fica mais solto queria deixa mais ou menos igual do ator Caio Castro com cabelo cacheado !!!!! é possível ?? Obrigado pela atenção

Depende do seu tipo de cacho, Gefersom! Manda foto pra gente!

vc tem algum numero de celular pra eu mandar por ele ou qual e o facbook de voceis nao to conseguindo manda pelo poster

Oi, Geferson!
Manda por mensagem privada no Facebook e explica a sua pergunta lá de novo que a primeira que ler, te responde:
https://www.facebook.com/blogcacheia

bjs!

Olá! Duas dúvidas: 1. posso misturar dois óleos na umectação (por exemplo, azeite de oliva e óleo de amêndoas)? 2. Posso acrescentar açúcar ao óleo para ficar mais nutritivo?
Parabéns pelo site! Está maravilhoso!

Oi, Carol!
1. Pode misturar sim!
2. O ideal é que a umectação seja feita apenas com óleos puros. Não precisa colocar mais nada.
Você pode usar essa combinação de açúcar + óleo para fazer esfoliação do couro cabeludo. Receita aqui: http://cacheia.com/2014/08/10-receitas-para-cabelos-de-dois-ingredientes/

Ou pode fazer uma hidratação para afinar os fios: http://cacheia.com/2014/06/como-afinar-ou-engrossar-os-fios/

Beijos!

Para quem esta comecando agora com a transicao capilar qual e o shampoo e o condicionador adequado pra uzar?

O que você quiser e melhor se adaptar melhor ao seu cabelo, Dani. Procure por produtos próprios para cabelos cacheados e com ingredientes que hidratem ou nutram os fios. Temos algumas resenhas aqui no blog. Dá uma conferida ;)

[…] #FiqueAtenta: óleos vegetais são insolúveis em água e geram impactos negativos ao meio ambiente. Portanto, não jogue óleos na pia. O descarte deve ser feito da mesma forma que os de óleo de cozinha.(Fonte) […]

Olá Mari, puxa estou encantada……ja estou lendo as materias ha mais de 4 horas…. esqueci da vida!!! rsrsrs
Cheguei aos 50 e tenho muuuito o que aprender.
Fiquei na duvida tambem pois, embora eu tenha assistido o video que está em ingles e eu não entendi nada do que ela falou, te pergunto:
Ex: Estou com cabelo sujo, aí passo o oleo com cabelo seco mesmo? Ou lavo antes com shampoo, condicono e passo o oleo e depois lavo outra vez? Ou lavo passo oléo e depois só enxaguo? Desculpa mas tão leiga que sou no assunto, fiquei confusa. Ah, depois posso passar o gel de linhaça?
Obrigada seu blog é lindo. Seus cachinhos tambem!!!! rsrsr bj

Oi, Cleia!
Que honra! Ficamos muito felizes por você ter gostado do blog :)
Quanto a umectação, vamos lá:

Você escolhe um óleo vegetal puro (qualquer um desses que eu citei no post) e aplica no cabelo sujo e seco. Passou o óleo, deixo agir no cabelo pelo tempo que quiser, pode entrar no banho de novo, tirar o excesso e lavar o cabelo normalmente. Depois, é só finalizar o cabelo da maneira que você preferir, inclusive com o gel de linhaça, se você quiser!

Precisando, estamos por aqui SEMPRE :)

um beijo!

Oii! Posso passar secador no cabelo depois da umectação?

Pode sim, Eduarda!

Oi Mariana adorei suas dicas. Em relação a umectação testei com o cabelo sujo e o cabelo limpo e o melhor resuldado no meu caso é com o cabelo limpo; lavo, faço a umectação noturna e no dia seguinte retiro todo o exesso, hidrato e depois finaliso. O interessante é cada um testar, pois cada cabelo reage e forma diferente ao mesmo tratamento. Bjs!

Oi, Marilen!
É verdade, cada cabelo uma sentença. Porém, nesse caso, gostaria de fazer uma ressalva: não sei se você sabe, mas não é bom lavar o cabelo todos os dias, pois tiramos a oleosidade natural dos fios, ressecando mais facilmente. Por isso, te aconselho a fazer uma terceira tentativa: molhar o cabelo com um borrifador de água, fazer a umectação noturna e lavar no dia seguinte. Quem sabe não dá certo também, né?

Outra coisa, não é necessário fazer hidratação após a umectação. O certo seria fazer o contrário porque assim, o fio aberto retém a água da hidratação e, depois, você faz a umectação (nutrição) para selar o fio e ajudá-lo a reter a hidratação por mais tempo. Entendeu? E você pode fazer isso em lavagens diferentes :)

Se testar, depois me conta o que você achou, tá?
E obrigada pelo elogio!

Bjs

Oi Mari,

Primeiro eu gostaria de dizer o tanto que fiquei feliz em conhecer o Cacheia! Bom, eu tenho cabelo cacheado, a medade de baixo é ondulada bem aberta e a parte de cima é com cachos mais crespos (uma loucura de cabelo, to com receio de que não fique bacana qndo crescer), minha mãe tinah cabelo liso e nunca soube e nem me ensinou a cuidar bem dos meus cachos, sem contar que não tinha essa infinidade de produtos. Eu relaxo desde os 12 e passei a infancia e a adolescencia relaxando e prendendo o cabelo, aos 18 comecei a usar progressiva e definitiva até os 26 (ano passado), qndo um problema hormonal aumentou a oleosidade e comecei a ter queda… Aí minha dermato proibiu quimica e tinturas até a situação normalizar, foi aí que começei a transição capilar. Faz um mes que descobri os grupos de cacheadas e todas as informações que eu jamais pensei que existiam, é tipo um mundo novo pra mim, se eu soubesse de tudo isso jamais alisaria.
Tentei fazer o low poo, e comprei produtos sem parafina, parabenos e petrolatos, comecei o Loc e o cronograma. Hoje pelo site de vocês que eu consegui entender a umectação e me apareceram duas dúvidas:

Por eu ter um aumento absurdo de oleosidade por conta do desequilíbrio hormonal, minha médica pediu que eu voltasse a usar os shampoos dematologicos para queda e que alternasse com um shampo para raíz oleosa e pontas secas… Eu não queria voltar a usar produtos com todos esses itens que já retirei pois senti melhora no cabelo, vocês acham que mesmo usando shampoo com sulfato eu consigo obter um pouquinho que seja de benefício mantendo os cuidados sem petrolatos e etc???

A outra dúvida é, adianta fazer umectação é lavar depois com shampoo com sulfato? Eu consigo aproveitar um pouco dos benefícios ou tudo se perde nesse caso?

Me desculpe o texto gigante… E obrigada a você e as outras maravilhosas por fazerem um site tãooooo bacana!

Bjoooooo

Oi, Fernanda! Tudo bem?

Ficamos muito felizes que você goste do blog :)

Bom, vamos por partes:

Você não precisa ficar com receio que o seu cabelo não fique legal conforme for crescendo. O que acontece é que, hoje, você está com duas texturas de cabelo. A parte debaixo, com química e cachos mais abertos e a parte de cima natural. Conforme seu cabelo for crescendo a raiz vai virando comprimento e todo seu cabelo ficará natural. Te aconselho a ir cortando as pontas para diminuir a diferença entre os tipos de cacho.

Olha, sobre a questão dermatológica, eu realmente não sei dizer. Mas te aconselho a conversar com a sua médica, explicar que você segue uma técnica que não usa sulfato e derivados do petróleo e que você sentiu grande diferença no seu cabelo depois que começou. Talvez uma solução seja ela te passar o que precisa ter na composição do shampoo e você mandar manipular um com os componentes que ela precisa, mas sem sulfato e demais componentes proibidos em low poo.

Se não der certo e você tiver que voltar aos produtos com sulfato, volte e veja como seu cabelo se adapta melhor.

Sobre a umectação, não tem problema NENHUM lavar o cabelo com shampoo com sulfato depois.

Espero que eu tenha te ajudado, mas qualquer coisa, estou por aqui.

Beijos!

Mariiii, td bom?

Obrigado por me responder! Nossa tô lendo mta coisa bacana aqui no cacheia!

Fico feliz em saber que posso fazer a umectação e lavar depois com shampoo com sulfato e ainda ter benefícios!

A melhora que eu senti no Low poo foi na textura do cabelo (senti ele melhor tratado sabe), mas a oleosidade e a queda triplicou durante o low, justamente pq o excesso de oleosidade vem carregado de hormônio e faz meu cabelo cair. Tentei de tudo, a técnica do bicarbonato, usei oleo essencial de tea tree, testei todas as receitas que vi nos grupos e quando explique pra minha dermato ela realmente disse que nesse caso eu deveria parar com o low (usar o shampoo com sulfato) até a gente reverter o quadro hormonal, mas que eu podia continuar escolhendo os produtos de tratamento sem os componentes proibidos. Foi aí que pintou a dúvida se eu conseguiria cuidar bem dos cachos com sulfato mas sem a maquiagem desses componentes.

Ah, eu já cortei toda a parte alisada, é que os cachos naturais são loucos como te falei, tenho dois extremos de texturas no cabelo, kkkkk, da nuca até a as temporas é ondulado aberto e a parte superior tem uns dois tipos de cacho fechado, tipo genetica zuera.

Tô amando o blog!

Bjoo e sucesso pra vcs!

Magina, flor! Precisando estou por aqui :)
Fico muito feliz que esteja gostando do blog, fazemos com muito amor <3

Bom, se a questão é de saúde, eu seguiria os conselhos da médica para depois voltar ao low poo.
Sobre os diferentes tipos de cacho na cabeleira, é normal termos mais de um, mas nunca ouvi falar de tããão diferentes assim.

Você já curte a gente no Face? Sempre publicamos dicas lá: https://www.facebook.com/blogcacheia

Beijos!

A página já está curtidíssima!

Essas texturas extremas me amedrontam de como vai ficar o resultado, mas vou tentar mesmo assim e esperar o cabelo crescer, quem sabe dando um bom corte eu consiga amenizar.
Deve ser alguma graça genética tipo dessas pessoas de um olho castanho e outro verde, kkkkkk! Metade ondas praianas e metade cachos fechados!

Em breve eu volto e te conto se com o corte e os cuidados meu cabelo ficou legal.

Bjo

Então manda um inbox lá para página com a foto do seu cabelo para eu dar uma olhada? Fala que é mensagem para Mari porque se não abrir, quem abrir me avisa :)

Olá, sou cacheada e gostaria de fazer luzes, o que me preocupa é o ressecamento que fica depois, você acha que umectar um dia antes com óleo de rícino ou azeite, evitaria um pouco do ressecamento?

Amei suas dicas.

Bjs

Oi, Luciana!

Não posso garantir que uma umectação antes vai segurar o ressecamento do cabelo, mas com certeza ajuda bastante. Sugiro que você siga o cronograma capilar antes e depois das luzes. Pelo menos uma hidratação e uma umectação antes das luzes e depois das luzes, na próxima lavagem, uma hidratação e uma nutrição. Se achar necessidade, pode continuar e se estiver muito quebradiço, pode fazer a reconstrução.

Aqui explicamos melhor como seguir o cronograma: http://cacheia.com/2013/11/cronograma-capilar-sos-cabelo/

Qualquer dúvida, me avise!
Bjs

Oi pessoas!!
Como o meu cabelo é tipo 4 (ainda não sei exatamente se é a,b ou c), quanto mais óleo, melhor! Quando faço umectação, consigo perceber uma diferença enorme. Normalmente mu cabelo é bem definido, mas depois da umectação ele fica muuuito sedoso e mais definido ainda! E não fica tão seboso quanto o das meninas do tipo 3 fica. E posso falar com certeza, porque o cabelo da minha mãe é tipo 3b e fica muito ensebado! Enfim…amo o blog, amo as dicas!! Bjos!

Oi, Raissa!

O meu é tipo 3A e a umectação me dá uma definição incrível! E não fica seboso não. Será que sua mãe está enxaguando direitinho? Ela lava depois, né?

Beijos

Oi, estou começando o tratamento para cuidar dos cabelos cacheados..minha nuca e grossa..alta..e o comprimento fino..acha que fazendo umectacao baixaria esse volume em cima? E quantas vezes na semana devo fazer? Bjo

Oi, Carla!

O seu cabelo está natural ou com alguma química? A umectação ajuda no volume, sim. Você pode fazer em toda lavagem, se achar necessário, uma vez por semana, a cada 15 dias, uma vez por mês… Enfim, não tem regra, tem que ver como o cabelo vai reagir. Cada cabelo uma sentença ;)

Precisando de ajuda, estou por aqui :)
Beijo!

Gente como nunca fiz isso antes? Muito amor ♥♥

http://meumundinhodesofia.wordpress.com

[…] sincera opinião um bom azeite é sucesso total. Você pode aplicá-lo puro no cabelo, fazendo uma umectação ou pode misturá-lo à máscara hidratante para fazer uma nutrição no banho ou com touca, se […]

[…] uma cebola inteira e bater com azeite no liquidificador). Aplicar no cabelo como se fosse uma umectação […]

ola mariana estou seguindo esse blog a 2 meses mais ou menos nunca imaginava q tinha um blog tao importante descobri sozinha depois q tava pesquisando sobre nutriçao pois meu cabelo e cacheado e longo ja tinha alisado um vez nao gostei passei 4 anos sofrendo pois nao corto muito meu cabelo mais consegui me livrar da quimica mais nao sabia cuidar dele ele ficava sem definiçao armado rrss eu pesquisava nos saloes aqui mais ninguem me falava so em alisar mais nao queria ate q de graças a Deus descobri esse blog e to seguindo to fazendo o cronograma capilar , fiz o gel de linhaça amooo nao fico sem .fiz a hidrataço de maizena de chocolate nutriçao de leite de coco todas sao maravilhosas as minhas amigas ficam perguntando o q eu to fazendo no meu cabelo pq ele ta maravilhoso estou amando ele. quero agradecer a todas vcs . AGORA QUERO FAZER AUMECTAÇAO COM OLEO DE OLIVA EXTRA VIRGEM. NA ETAPA DE NUTRIÇAO COM MEU CABELO AINDA SUJO PASSO OLEO NELE TODO MENOS RAIZ DEIXO O TEMPO Q PUDER DEPOIS LAVO COM XAMPU E CONDICIONADOR E FINALIZO COMO EU QUERO.CERTO? .TEM UMA MARCA DO OLEO DE OLIVA EXTRA VIRGEM Q VC MAIS GOSTA?ABRAÇOS A TODAS VCS

Oi, Hosana!
Fico feliz. Uso qualquer marca desde que seja azeite de oliva virgem com menos de 0,5 de acidez.
Sim, o procedimento é esse mesmo e você pode passar na raiz a massageá-la, se quiser.

Você vai adorar!
Um beijo!

mariana eu achei o azeite com 0,5 de acidez sera q acho com menos de 0,5? se nao achar posso fazer com esse mesmo?obrigada

Pode sim, Hosana!
Eu faço com esse também :)

ola mariana eu fiz a umectaçao com o oleo de oliva e amei deixei mais ou menos umas 6 horas e lavei bem com o shampoo achei q nem ia sair todo aquele oleo mais saiu e como meu cabelo nescesita de oleo nem ficou oleoso ficou maravilhoso.amei obrigada pela atençao. tenha uma otima semanas para vcs.

Que bom, Hosana! Fico muito feliz :)

Um beijo!

Olá!
Tenho em casa, para uso corporal, o <a href="http://www.araujo.com.br/oleo-de-amendoas-ideal/p&quot; title="óleo de amêndoa doce da Ideal". Gostaria de saber se posso usa-lo para umectação.
Vlw!!

Oi, Adriana!
O link não abriu, mas você pode fazer umectação com óleo de amêndoas, sim!

Bjs

Oioi, estou na transição e lutando por definição dos cachos, graças a Deus já tem muito tempo que não aliso e já tenho cachinhos de volta :) O meu problema é que estou sem tempo pra fazer a umectação por conta do meu emprego ( e também tenho receio do incômodo de fazer durante a noite). Gostaria de saber se dá um bom efeito uma umectação de apenas 2 horas. Bjs. Parabéns pelo blog, passo aqui sempre para aprender e há uma semana estou trabalhando com cosméticos… estou ensinando essas dicas para muitas mulheres e contando minha experiência ao assumir minha condição natural. :D Elas amam e também refletem sobre o assunto \o/ Cacheadas unidas!! rsrsrrrsrsrs

Oi, Mara!
Que legal! Fico muito feliz que você esteja passando seu conhecimento para frente. União é tudo <3

Então, 2 horas é um tempo ótimo! Para falar a verdade, eu fico pouquissimo tempo, tipo entre 10 minutos e 30. Dá resultado também!

E também não me sinto confortável fazendo a noite :)

Um beijo!

Ok, obrigada! Fiz hj e deixei agir por 1:30 hr… finalizei com o gel de linhaça, chá de camomila e um pouco de creme, ameeeeei! Retirou muito do ressecamento. :D

Mariana eu posso usar o Super Óleo 8 da Garnier Fructis para fazer umectação? Menina esses óleos vegetais são muito difíceis de achar. Comprei um de coco da Niely Good mais depois soube que não era adequado.
Parabéns pelo blog é mara!!

Oi, Bia!
Não, tem que ser óleo 100% vegetal e nem todos são difíceis de encontrar. Vamos a eles:

– Azeite de oliva extravirgem – qualquer mercado
– Óleo de amêndoas e rícino – farmácias convencionais
– Óleo de coco – hortifrutis

O mais difícil aí é o de coco, de resto você encontra super fácil ;)
Bjs!

Oiiii, meu cabelo está caindo demais, além de fino e ralo, ainda tenho 3 dedos de cabelo com progressiva, vou cortar o cabelo e começar do zero., por gentileza queria muito saber quantas vezes por semana posso fazer a umectação e se posso misturar o azeite com o ricino, ou oleo de amendoas da (natura) com o ricino. me ajudaaaaaaaaaa. beijao

Oi, Nice!
Você pode fazer antes de toda lavagem, se quiser, mas não é necessário. Sugiro que você faça testes para saber quando o seu cabelo está precisando.
Pode misturar óleos, sim, só se certifique de que são óleos vegetais puros!

Um beijo!

Olá! Bem, estou nessa fase de transição também e meu cabelo é cacheado. Não tinha muitos cuidados até que uma amiga me “abriu os olhos” e comecei a me preocupar. O que ocorre: Ele, quando lavo, fica lindo, principalmente se for a noite, mas durante o dia é frizado e uso muito preso por conta da armação da “juba” e do calor. Quero definí-lo melhor para poder usar mais solto durante o dia e como estou pretendendo cortar, quero que fique mais bonito. O blog de vocês foi o melhor até hoje que encontrei sobre dicas de cabelos. Mas ai vai minha pergunta: De quanto em quanto tempo devo fazer uma umectação? Uma vez por semana? E outra: o Bepantol realmente faz efeito no cabelo? Posso usá-lo na umectação ou vocês acham melhor na hora da lavagem ou hidratação? Ah e de quanto em quanto tempo se deve hidratar com um creme e fazer a umectação? Posso alternar? Obrigada.

Oi, Lays! Tudo bem?
Vamos por partes. Para você saber o que esperar do seu cabelo, você precisa entender como ele é do que precisa. Sugiro que você leia o post sobre tipos de cacho: http://cacheia.com/2014/02/tipos-de-cacho-como-identificar-o-seu-dicas/

Tendo em mente isso, é bom você saber algumas coisinhas comuns a todos os cabelos cacheados: http://cacheia.com/2014/05/10-coisas-que-toda-cacheada-precisa-saber/

É normal acharmos que nosso cabelo fica mais bonito quando lavamos, mas existem algumas dicas para cuidarmos dele e lavarmos menos o cabelo (consequentemente, ressecando menos o cabelo): http://cacheia.com/2014/01/day-after-dicas-para-manter-os-cachos-lindos-no-dia-seguinte/

Além disso, antes de sair aplicando diversos produtos no seu cabelo, é bom você entender do que se trata o cronograma capilar, o que pode ser usado em cada etapa e do que o seu cabelo precisa. Sugiro que vc leia: http://cacheia.com/2013/11/cronograma-capilar-sos-cabelo/ e http://cacheia.com/2014/06/cronograma-capilar-qual-etapa-meu-cabelo-esta-precisando/ O bepantol que você citou, por exemplo, é usado na hidratação e não na nutrição.

Não tem muitas regras de quantas vezes você precisa fazer a umectação, você precisa testar e ver o que dá certo para você. No post sobre cronograma capilar, a Ster explica melhor.

Qualquer dúvida, me avise, ok?

Bjs!

Olá! Posso usar a somente umectação como nutrição no meu cronograma?

Pode sim, Maria Luiza!
É o que se dá melhor com o meu cabelo ;)

Depois me conta o que achou.

Beijos!

Olá! Eu gostaria de saber por quanto tempo eu posso deixar o óleo no cabelo antes do shampoo? Posso fazer essa técnica na transição?

Oi, Isabelle!
O tempo que você tiver disponível. Tem gente que faz durante a noite, tem gente que fica umas 4 horas. Eu fico 30 minutos! E, sim, pode e deve fazer durante a transição!

Beijos!

Obrigada :)

Ah, e antes da umectação eu posso fazer hidratação? Ou é melhor depois?

Oi, Isabelle!
É melhor antes porque a nutrição vai selar o fio com a água que a hidratação repôs :)
Pode ser uma lavagem antes. Na mesma, não tem necessidade!

Bjs

Oie! Tenho algumas dúvidas sobre como fazer a umectação.
Estou passando pela transição, apesar dos meus cachos estarem voltando com o tempo!
Eu devo passar o óleo com mascara mecha a mecha no cabelo seco e sujo sem pentear? E depois durmo com ele no cabelo e lavo na manhã seguinte normalmente com shampoo e condicionador e então passo e creme de pentear normalmente depois do processo?
Me perdoe as dúvidas, é que sou leiga no assunto.
Ah, estou amando sua página, e suas dicas também!
Beijos!

Oi, Gessiany!
Primeiramente, mil desculpas pela demora em te responder. Vamos lá:
A umectação consiste em passar o óleo puro no cabelo sujo. Ou seja, você escolhe um óleo vegetal de sua preferência (tem uma listinhas nesse post) e vai aplicando mecha a mecha do seu cabelo. Aí você passa um tempo com o óleo no cabelo. Você pode escolher se faz durante a noite (particularmente, não gosto porque me incomoda para dormir) ou se faz durante o dia e fica o tempo que conseguir. Antes eu ficava umas duas hora, hoje fico no máximo 30 minutos e fica maravilhoso.
Aí depois você lava o cabelo e passa condicionador.

Também existe a opção de misturar o óleo a uma máscara de sua preferência, mas aí não é mais umectação, mas continua sendo nutrição. Nesse caso, você lava o cabelo, passa a mistura, deixar agir por 30 minutos, enxagua e passa o condicionador para selar os fios.

Entendeu?

Bjs!

[…] Não sabe como fazer Umectação ? Clique aqui e saiba oque é Umectação […]

[…] TOP 1 – Umectação Capilar: o que é, como fazer e os benefícios para o cabelo […]

[…] quem não sabe, a umectação é quando você dá um banho de óleo vegetal no cabelo, e deixa por algumas horas. Mas, no pré […]

Então , quis voltar ao meu cacheado , não aguentava mais a química , mais enfim eu queria saber se pra fazer a umectação tem que mistura o oleo com algum creme de hidratação ou passa puro , não sei se vou ver logo o resultado , pq to com meu cabelo bem curtinho , e uma coisa que não tenho é paciencia , não estou aguentando espera meu cabelo crescer , mais a minha duvida é se tem que mistura o oleo com algo ou é puro mesmo , e ver logo o resultado com o cabelo limpo ou sujo ?

Oi, Vitória!
Paciência é a chave do sucesso ;)
Na umectação, você passa o óleo puro no cabelo. Com ele sujo.
Se você quiser, pode até misturar o óleo com uma máscara. Mas aí você lava os fios, aplica a mistura no cabelo, deixar agir, enxagua e passa um pouco de condicionador para selar a cuticula do fio.

Beijos!

Nunca vi um blog tão completo, é o mais claro sobre cachos que ja vi até hoje, vc explica muito bem Parabéns virei fã bjs ♡

Obrigada, Lu <3

Oi Mari! Não li os comentários pq são muitos ,então se você já respondeu isso, desculpa!
Mas você poderia explicar direito como vc faz hidratação com umectação?
Porque que eu saiba a ordem é, shampoo – mascara – condicionador, ou oleo – shampoo – mascara – condicionador, seria isso?

Oi, Joana! Tudo bem?
Não sei se entendi direito sua pergunta quando você diz “hidratação com umectação”.
Mas vamos lá. Quando eu faço umectação, que é aplicação do óleo puro no cabelo, eu faço da seguinte forma:

Aplico o óleo no cabelo sujo, deixo agir durante um tempo (eu costumo deixar uns 20/30 minutos, mas você pode fazer durante a noite também). Aí tiro o excesso do óleo com á água, lavo com shampoo e condiciono. Depois finalizo com creme de pentear.

Quando eu faço nutrição (uma máscara + óleo), eu lavo o cabelo, passo a mistura, deixo agir, enxago e passo um pouco de creme para selar a cuticula e finalizo.

Respondi seu pergunta?
Bjs!

Parabéns pelo post e pelo site. Adorei!
Mariana, posso fazer uma hidratação depois de ter dormido com a umectação?

Oi, Anelise! Poder pode, mas além de não ser necessário, vai meio contra o que o cronograma diz.
O ideal seria você fazer a hidratação em um dia e na próxima lavagem a umectação, já que a hidratação repõe a água do fio e a nutrrição sela o fio, fechando-o. Teoricamente, depois que você fechar o fio a água da hidratação não vai entrar mais, entendeu? Mas confesso que já fiz isso umectação primeiro e hidratação depois e o cabelo ficou lindo. rs

Beijos!

Olá Mariana, peço desculpas se essa pergunta já foi feita, mas com que tipo de shampoo devo lavar o cabelo após a umectação? Deve ser um shampoo específico? E é interessante utilizar condicionador também? Agradeço desde já a atenção e parabéns pelo site.

Mayra

Oi, Mayra! Tudo bem?
Primeiro, não tem que pedir desculpas por NADA. Estamos aqui para ajudar mesmo :)
Pode ser qualquer shampoo sim. E no caso do condicionador, é bom porque sela as cuticulas do fio, segurando melhor a nutrição. Mas vou confessar que as vezes meus fios ficam tão soltinhos que eu nem passo condicionador depois e vou direto para o creme de pentear.

Bjs!

Olá meninas, eu de novo! Estou aqui com touca na cabeça fazendo a hidratação do cronograma capilar com mel e maizena. Aí fui ler sbre a umectação. Então a umectação, no cronograma capilar é a etapa da nutrição? por exemplo, hj estou fazendo hidratação, aí na parte da nutrição eu posso fazer a umectação ou misturo o oleo com mascara?

Obrigada pelas dicas!
Bjos

Oi, Marthina!

Sim, a umectação faz parte da etapa de nutrição do cronograma capilar. Tudo que tiver óleos será nutrição. Então, você pode tanto aplicar o óleo diretamente no cabelo (umectação) quanto misturar um pouco de óleo a uma máscara de sua preferência, ou comprar uma máscara própria para nutrição (geralmete vem escrito que é uma máscara para nutrição, mas você consegue perceber pelos componentes. Procure aqueles com: óleos vegetais, como óleo de argan, rícino, manteiga de karité, cupuaçu, cacau, outros tipos de manteigas e ceras vegetais)

Sugiro que leia os seguintes posts:

http://cacheia.com/2013/11/cronograma-capilar-sos-cabelo/
http://cacheia.com/2014/06/cronograma-capilar-qual-etapa-meu-cabelo-esta-precisando/
http://cacheia.com/2015/02/como-seguir-o-cronograma-capilar-com-apenas-3-produtos/

Bjs!

Nossa amei o post e to adorando o site, tem muitas coisas legais e interessante pras cacheadas. Eu tenho uma dúvida, meu cabelo é muito fino e os cachos são pequenos apesar dele não ser muito oleoso eu sinto q tenho que estar sempre lavando para ter um bom aspecto, queria saber se isso é muito errado e se eu posso fazer a umectação?

Oi, Keshy!
Que bom que gostou do psot, fico feliz!
Eu imagino que você deve sentir essa necessidade de lavar os cabelos novamente porque os cachos devem desmanchar de um dia para o outro, cabelo sem forma e não porque esteja sujo ou oleoso, correto? Se for isso, minha dica é: leia sobre day after e seja feliz! Tem post aqui: http://cacheia.com/2014/01/day-after-dicas-para-manter-os-cachos-lindos-no-dia-seguinte/

Pela sua descrição sobre os seus cachos, também imagino que você não saiba que existem tipos de cacho e qual seja o seu, certo? Também temos post sobre isso aqui: http://cacheia.com/2014/02/tipos-de-cacho-como-identificar-o-seu-dicas/

Por fim, sim, você pode fazer a umectação! Ela dexia o cabelo super definido e brilhoso! Depois me conte o que achou, tá?

Bjs

Primeiro, voc~e

Descobri o blog em meio a uma pesquisa para cabelos volumosos e foi um grande “achado”!! estou em transição também … que difícil!!! Estou simplesmente amando as dicas, explicações e tudo o mais… e talvez com a ajuda de vocês eu consiga realmente. Parabéns !!!!

Oi Sueli! Conta com a gente na sua transição! Qualquer dúvida manda pra gente ok? Obrigada pelo seu feedback, beijos <3

[…] Obs: Existe também o cronograma capilar que consiste em hidratação, nutrição e reconstrução dos fios. Como são crianças, não é necessário reconstruir o fio, já que geralmente o cabelo de criança é virgem (por favor!), não possui química nem sofreu muito com fatores externos (shampoo, água quente, chapinha e química), mas a nutrição pode ser uma boa saída para cabelos que estejam meio opacos, sem brilho. Aí você pode fazer uma umectação que consiste na aplicação de um óleo vegetal puro no cabelo ao invés de uma máscara. Eu sei que parece complexo, mas é bem simples. Entenda como fazer no post: Umectação Capilar: o que é, como fazer e quais os benefícios para o cabelo […]

[…] isso, vale a pena fazer hidratações regulares. Usar óleos naturais para finalização ou para umectação também é um ótimo jeito de reforçar o cuidado com os […]

Responder

Aline Gouveia Gomes Santos

Olá meninas, estou iniciando a fase de transição para tentar ter meus cachinhos de volta. Estou amando as dicas e me inspirando em vocês!!

Oi, Aline!
Que bom! Se tiver qualquer dúvida, pode contar com o Cacheia ;)

Esse post aqui vai te ajudar: http://cacheia.com/2015/01/passo-a-passo-para-quem-quer-assumir-o-cabelo-crespo/

Beijos!

Olá! Descobri a pouco tempo este blog e as dicas são incríveis, já passei pela transição e o que me buscou mais informação é a tintura já que estou puxando mexas loiras no meu cabelo isso dá uma detonada nele. Adoro meu cabelo e faço de tudo por ele e gostei muito das dicas principalmente do dia seguinte.

Um abraço e parabéns pelas dicas.

Oi, Ariadne!
QUe bom, seja bem-vinda!
É super importante cuidar bem o cabelo quando se quer fazer luzes, tina, reflexo. A umectação ajuda muito e as outras etapas do cronograma capilar também. Você conhece? Se não, pode ler mais sobre isso nesse post da Ster: http://cacheia.com/2013/11/cronograma-capilar-sos-cabelo/

Fico feliz que esteja gostando :))

Beijos!

OPS…corrigindo…eu faço mechas…rsrsrsrs…e não luzes!

Oi!

Eu fiz a umectação e adorei e todos notaram a diferença no fios. Eu usei o óleo de rícino(aqueci no microondas) com o óleo de semente de uva(uso também no corpo). Passei a noite e dormi com ele…rsrsrsrs…consegui dormir. No outro dia com toda a coragem lavei o cabelo normalmente no tanque..rsrsrsrs…e finalizei…senti a diferença na lavagem, usei a quantidade de sempre e o condicionar sobrou neste dia e foi ótimo e meu cabelo não ficou embasado e ensebado não, ficou definido, realçou os cachos com as mechas loiras. Pra mim valeu muito a pena.

Um abraço

Oi Ariadne! Que legal, fico muito feliz :)
A umectação é a etapa que se dá melhor com o meu cabelo, sempre gosto do resultado :)

Um beijo!

Pode ser o Gallo tipo unico não achei o extra virgem

Pode :)

mas dá o mesmo efeito do extra..explica adiferença

Oi, Eliane!
O Extra virgem é o azeite puro, ou seja, um óleo vegetal puro.
Até a onde eu saiba o azeite Gallo é extra virgem. Então é perfeito!

Adorei sua orientação para umectar o cabelo, confesso que não sou adepta, pois tenho cabelo liso e volumoso, caso não faça corretamente e retire TUDO ele fica com cara de passado a ferro – Monalisa – e detesto – fora que fica com ar de chumbado… pesado. Mas tu explica super bem – irei passar para minhas filhas q tem cabelos cacheados… óleo de argan seria uma boa? Junto com algumas gotas de óleo essencial ficaria ótimo!

Oi, Maristela! Tudo bem?
Fico feliz que tenha gostado do post e da minha explicação :)

Eu conheço algumas pessoas com cabelo liso que fazem também, mas além de ter que enxaguar super bem, você ´pode evitar o couro cabeludo ou lavá-lo duas vezes para tirar bem o óleo.

Além disso, se as suas filhas forem pequenas, fiz um post especial para ajudar a cuidar dos cachos dos pequenos: http://cacheia.com/2015/06/8-dicas-para-voce-aprender-a-cuidar-do-cabelo-cacheado-do-sua-filhao/

Um beijo!

Olá!!
Estou aposentando escovas e progressivas, embora muitos recomendem o Botox Capilar (pra ficar natural) ou uma definição de cachos… só não posso abrir mão da tintura, pois os cabelos brancos insistem em gritar que já não sou nenhuma garotinha…. rssss….
E por não ser uma garotinha e ter lido sobre a umectação, lembrei de uma receitinha que minha avó fazia quando éramos crianças: óleo de coco 100% natural.
Vejamos: 1 coco seco (que você compra na feira); quebre o coco e retire a parte marrom do entrecasco; triture o coco e, se precisar, adicione POUCA água, esprema em um pano fino e despreze o bagaço; ponha o sumo em uma panela rasa e leve ao fogo baixo até evaporar toda a água e restar apenas o óleo.
Pronto, você já pode usar.
Beijos pra quem é de beijos.

Oi, Nana! Que legal :)
Vou tentar fazer em casa!

Obrigada por compartilhar a receitinha da sua avó com a gente!
Beijos

[…] que muitxs já pensaram na umectação. A umectação é, sim, uma massagem do couro cabeludo e ajudará nos pontos citados anteriormente, […]

[…] ao a Yaya DaCosta porque o cabelo delas é beeem mais definido do que o meu. Mas vou fazer uma boa umectação noturna de sexta para sábado (para ganhar definição) e vou secar com secador para ganhar volume […]

[…] Umectação com Óleos Vegetais […]

Oi meninas…
Moro em Belém do Pará, aqui temos muitos produtos naturais extraídos da floresta amazônica, enfim, tenho aqui em casa, óleo de andiroba, totalmente natural sem nenhum tipo de química. Fico imaginando uma umectação com ele, deve ficar ótimo… Mas não me arrisco não, o bichinho fede muuuito kkkkkkkk
Acho que vou ficar só na vontade mesmo

Oi, Daniele!
Que delícia, deu até vontade de ir pra Belém descobrir óleos novos :))

Olha, você pode acrescentar outros óleos ou essências para deixar o óleo de andiroba mais cheirosinho ;)

Se testar, me conta como ficou.

Beijos!

[…] Essa é uma das formas mais utilizadas, e uma das mais eficientes. A umectação é basicamente um “banho de óleo”, onde você aplica o óleo puro em todo cabelo e deixar agir por um bom tempo (pode até deixar a noite toda). A mari já explicou tudinho no post Umectação capilar: o que é, como fazer e benefícios para o cabelo. […]

Que legal, Jhule!
Se precisar de ajuda, estamos por aqui ;)

Um beijo!

Oi. Acabei de descobrir seu blog e é maravilhoso. Olha tenho uma dúvida. Meu cabelo é cacheado e liso ao mesmo tempo, sabe um cabelo confuso? Pois é, é o meu. Além de ser ressecado e só ter a raiz oleosa, mas minha raiz só fica oleosa quando uso creme de cabelo ou quando demoro de lavar. A umectação não é só pra fazer em cabelo totalmente cacheado não né? Você acha que ajuda a melhorar o crescimento e diminuir a queda? Eu estava procurando formas de diminuir a queda e aumentar o crescimento porque meu cabelo cai muito e quebra também é demora séculos para crescer. Sem contar que a caspa resolveu atacar meu couro cabeludo. E ainda tem o frizz, que eu odeio. Eu só tenho costume de lavar com shampoo mesmo e às vezes uso creme de cabelo. Você acha que a falta de hidratação e essas coisas assim piora as condições do meu cabelo?

Beijos.

Oi, Isabela! Ficamos muito felizes que você tenha gostado do Cacheia :))

A primeira coisa que você saber é que existem vários tipos diferentes de cachos, os ondulados, os cacheados, os crespos. Nesse post aqui você vai conseguir descobrir exatamente qual é o seu: http://cacheia.com/2014/02/tipos-de-cacho-como-identificar-o-seu-dicas/ e esse é um ótimo começo para você entender as necessidades do seu cabelo e como cuidar dele :)
E é SUPER normal ter raiz oleosa e comprimento ressecado, fique tranquila!

Respondendo sua primeira pergunta, não, a umectação pode ser feita em qualquer tipo de cabelo, inclusive os oleosos. Segundo a lenda indiana, fazer a umectação, massageando o couro cabeludo estimula, sim, o crescimento dos fios e também tira o excesso de oleosidade (óleos como o de rícino são mais apropriados nesse caso)
Sobre o cabelo cair muito, isso depende. No geral, perdemos mais de 100 fios por dia, mas temos mais de 100.000 na cabeça. ENtão você tem que avaliar se não só impressão sua. Se tiver caindo mais do que isso, procure um médico para avaliar, ok?
Sobre a quebra, você passou alguma quimica recentemente? Porque isso sim não pode ocorrer “do nada”. Quanto à caspa, é bem comum nessa época do ano, banhos muitos quentes podem ter a ver com isso, por exemplo. Outros fatores: http://cacheia.com/2014/06/5-maneiras-de-evitar-a-caspa/
Frizz é normal, mas da para controlar se você passar um leave-in ou óleo de cabelo, por exemplo.
Sim, a falta de hidratação com certeza piora a situação do seu cabelo. Cabelo cacheado/crespo/ondulado respira hidratação. É fundamental! Isso porque a oleosidade natural do couro cabeludo tem dificuldades em chegar às pontas (já que temos molas e não linhas retas). Fatores como água quente, vento, chapinha, secador, químicas danificam mais ainda os fios. Por isso é importante não só hidratar (repor água), como nutrir (repor oleosidade) e reconstruir (repor lípidios), chamamos isso de cronograma capilar e com certeza irá ajudar no aspecto dos seus fios. Temos um texto sobre isso aqui: http://cacheia.com/2013/11/cronograma-capilar-sos-cabelo/

Dá uma lida nesses posts que eu te mandei, tenho certeza que você vai descobrir um mundo novo e começar a entender o seu cabelo meio liso meio cacheado :)

Se precisar de ajuda, estou por aqui!

Bjs

[…] Se você não save o que é umectação capilar, dá uma olhadinha nesse post lá do blog Cacheia:  Umectação Capilar: o que é, como fazer e os benefícios para o cabelo […]

[…] Os de cabelo são dois, no momento: Karité com Coco e Cacau Com Oliva. Ambos são ótimos para umectação, mas também podem ser misturados a hidratação que escolher fazer (caseira ou não)…já […]

[…] sincera opinião um bom azeite é sucesso total. Você pode aplicá-lo puro no cabelo, fazendo uma umectação ou pode misturá-lo à máscara hidratante para fazer uma nutrição no banho ou com touca, se […]

[…] o banho, enquanto passa shampoo e condicionadores, ou então pode fazer durante a umectação. No post de umectação da Mari, ela colocou um vídeo com uma massagem super […]

Olá meninas! Fiz BC a poucos dias e estou amando as informações que encontro por aqui. Ontem comprei alguns produtos para iniciar o low poo. Mas quero fazer umectação antes. Posso? Meu cabelo está lavado com shampoo com sulfato. Daí to com essa dúvida, de como fazer a primeira lavagem do low, e se antes posso fazer umectação…ou seja, perdida!

Oi, Tais!
Desculpe a demora! Pode fazer uma umectação antes, sim. Só utiliza um óleo vegetal 100% natural que todos são liberados para low ;)

Bjs!

EU COSTUMO USAR UM OLINHO DE UVA NO MEU \CABELO QUE É ONDULADO/CACHEADO, E É HORRIVEL MAIS NAS PONTAS, VOU TESTAR UMECTAÇÃO COM OLEO DE COCO. *_*

Genteeee, que saudade do meu cabelo quando vi o antes da Ster! O meu era assim mesmo, se eu já soubesse o modo certo de cuidar e pentear… Desde o começo da transição (agosto) estava só fazendo hidratação uma vez por semana e comecei a usar o tõnico da Capicilin, não esquecendo de massagear o couro cabeludo pra ajudar . Hoje encontrei a Super Umectação da Novex.

Oi, Aline! Que legal!
Experimente também fazer uma umectação com óleo vegetal 100% natural, como sugiro nesse post. O resultado é incrível e vai te ajudar bastante na fase de transição.

Bjs!

Olá Gostaria de saber apos lavar posso passar o creme para pentear e fazer a fitagem?

Pode sim, Rosangela!

Eiiiii, ameiiiiiiii
Mas na Índia eles usam muito o Ghee, pra tudo, além de ser medicinal e muito saudável, não seria isso possível tb na técnica? Obrigada Mariana!

Oi, Ligia!
Nunca tinha pensado nisso. Vou tentar, acho que deve ser possível siim :)
Você já experimentou? O que achou?

Beijos!

Olá! Tenho visitado seu blog pela 1ª vez estou adorando suas dicas, tenho uma cacheadinha de 4 anos, suas dicas estão sendo importantes para cuidar dos lindos cachinhos dela. Agora só tenho uma dúvida, fui numa cabeleireira uma vez ela me disse para evitar passar óleo no cabelo pois ao expor no sol pode fritar o mesmo, isso me deixou na dúvida, gostaria de saber opinião de vocês.

Oi, Lidiane!
Isso é mito! Cabelo não frita porque está com óleo vegetal rsrs Acho que o povo inventa essas coisas para vender mais produtos industrializados e não deixar a gente usar os naturais. Sugiro apenas que não passe o óleo de cozinha. Pode ser azeite (extra virgem), óleo de amêndoas, coco… aí fica ao seu critério ;)

Acho que você vai gostar desse post: http://cacheia.com/2015/06/8-dicas-para-voce-aprender-a-cuidar-do-cabelo-cacheado-do-sua-filhao/

Beijos!

Ola comprei manteiga de karite, de cupuaçu e um óleo de ojon me empolguei mais não to sabendo como usar vcs podem me dar mais dicas, tem como fazer umectação com manteiga meu cabelo ta muito quebradiço? obrigada

Oi, Luciene! Tudo bem?
Você pode fazer umectação com as manteigas sim e o processo é o mesmo. Aplica no cabelo seco e sujo, fica um tempo e depois lava normalmente.

Beijos

[…] Fonte: Umectação Capilar […]

Boa tarde! Menina q lindo seu site! Tô amando!
Tenho uma pergunta: depois que faço a umectação (tô com o azeite no cabelo agora mesmo rsrs) quando eu lavar, preciso fazer hidratação tbm? Preciso passar uma máscara? Ou só o shampoo e o condicionador já bastam?

Oi, Patrícia! Que bom que está gostando!
Não precisa, não. Tira o excesso do óleo, lava normalmente, emnxagua e passa apenas um condicionador para selar a nutrição nos fios.

beijos!

oie
Amei o blog. <3 <3
Estou em transição, e gostaria de saber se a umectação noturna por umas 7 ou 9 horas pode alisar o cabelo, pois estava pesquisando e vi em algum lugar escrito "como alisar os cabelos com azeite de óliva" ou alguma coisa assim
(PS: Já fiz essa mesma pergunta nesse site mas acho que não deu certo)

Oi, Lais! Tudo bem?
Não alisa o cabelo não, pode fazer tranquila!
Bjs

Oi,gente.Boa noite!Preciso de um help. Tenho o cabelo comprido e estou com ele quase todo natural,falta pouquinho pra acabar a transição. Estou fazendo o cronograma há um tempo e noto que ele está mais macio e com brilho. Principalmente depois que troquei uma máscara na fase da nutrição pela umectação com óleo de côco.Meu cabelo simplesmente dá gritinhos de alegria!Amo demais da conta a umectação com esse óleo. Mas mesmo com todos esses cuidados tem umas partes do meu cabelo que não quer tomar jeito. Principalmente a parte lateral,perto da orelha. Por que será que esses fios estão me dando esse trabalho?O que mais posso fazer?Já tentei usar o bepantol,babosa e nada mesmo.Se puderem me ajudar agradeceria imensamente.Beijinhos!

Olá! Eu vou iniciar o cronograma capilar e aqui no blog mesmo diz para no dia de nutrição fazer também umectação. Eu devo fazer a umectação antes ou depois da nutrição??

Oi, Laene! Tudo bem?
A umectação é uma nutrição, ou seja, quando você for fazer a etapa da nutrição, pode fazer uma umectação.
Entendeu?

Bjs

Boa noite, Mariana!
Nunca soube desse método chamado “umectação”!!!?
Já não aguento mais gastar dinheiro com cremesde hidratação, cremes para pentear, sprays que prometem hidratar os cabelos, mas que só ficam mesmo nas “promessas”!
O meu cabelo é ondulado, volumoso e ressecado por demais! Hoje, conversando com uma colega de trabalho, ela me mostrou a tua dica. Confesso que estou desacreditado nessa coisa de por azeite nas madeixas (!?), Por outro lado, anseio por algo que me ajude a manter a aparência saudável dos cabelos, sem precisar empastá_los de creme! E que a bem dá verdade, no final do dia, o meu cabelo parece que sugou todo o produto, e volto a ser o “Visconde de Sabugosa”.
Gostei das coisas que li aqui, e farei um teste, assim que chegar em casa.
Ah, … Comprei uma máscara de hidratação a base de côco, mas não gostei. O meu cabelo ficou ainda mais armado e sem vida.
Me chamo Cleyton, tenho 42 anos, sou casado e curso Comunicação social/Publicidade.

Oi, Cleyton! Tudo bem?
Que legal seu comentário!
Cuidar de cabelo realmente não é fácil e o grande segredo está em aprender como é o seu cabelo e do que eles precisa, sem ficar dependendo de produto ;)
A umectação faz parte da etapa de nutrição do cronograma capilar e ajuda a devolver a oleosidade natural do fio, É uma técnica que se dá muito bem com cabelos ressecados.
Espero que dê certo para você, depois me conte!
E se precisar de ajuda, estamos por aqui!

Bjs

[…] Já a umectação, é o processo de nutrir os fios com óleos e pode ser feito desde a raiz ou apenas no comprimento e pontas. Tem um post muuuito legal sobre isso no excelente site das meninas do cacheia.com . […]

Oi, meninas! Tô curtindo várias dicas que ando lendo por aqui! Sobre a umectação me bateu uma dúvida… Posso fazer no mesmo dia que passei xampoo tonalizante no cabelo? Será que altera, desbota, perde a cor?? Ou será que, por estar como cabelo pintado, o óleo não fazer resultado no cabelo??… Bjs e obrigada, Simone ;)

Oi, Simone!
Não pinto o cabelo, mas acredito que não interfira em nada. Pode fazer depois sim, para ajudar a recuperar os fios :)

Beijos

Oi minha linda, adorei o post sobre umectação, não tenho mais os cabelos cacheados mas descolori e por isso estou buscando todos os meios possíveis de deixa-lo mais saudável! A umectação com certeza é uma delas. Obrigada pelas dicas. Bjs

boa tarde… amiga.. fiz a umectacao mas achei q ele hidratou mto…

Eu quero escrever no canal

Como faço para receber dicas de charadas,faço química no meu cabelo a 20 anos porém meu cabelo não cresce e a gora eu quero deixa-lo cacheado

Oi, Josiane!
É só seguir nosso blog aqui, no facebook.com/blogcacheia ou no instagram.com/blogcacheia

Um beijo!

Boa tarde!
Amei seu blog
Meu cabelo é bem curtinho e crespo tipo C, infelizmente meu cabelo não tem crescimento, faço botox e uso aplique de nó italiano no cabelo cacheado tem algum problema fazer a umectação?

Oi, Drica! A umectação não tem nenhuma contra-indicação, pois é totalmente natural. A não ser que você não goste da técnica, tá tudo certo.

Um beijo!

Responder

Wanda Abrantes Franqueira

Fiz a umectação com óleo de coco, não sei se o óleo não era de boa qualidade ou se eu não soube fazer, mas meu cabelo não ficou bom. Ficou esvoaçante, arredio, àspero, não sei o que deu errado. Vou testar o azeite.

Oi, Wanda!
As vezes é o tipo do óleo mesmo. Eu me dou muito bem com azeite, mais do que o óleo de coco. Teste e veja qual vc prefere :)

Eu queria saber se posso fazer umectação com o cabelo com creme de pentear?

Oi, Sarah!
Não pode. Umectação é feita com óleos vegetais. Caso não queira aplicar óleo direto no cabelo, você pode fazer uma nutrição dos fios (a umectação faz parte da etapa de nutrição do cronograma capilar), mas precisa ser com uma máscara, não um creme de pentear, ok?

Bjs

Então eu devo lavar o cabelo para tirar o creme de pentear e esperar secar para aplicar o óleo da umectação? ou posso passar nele ainda úmido?

Oi, Sarah!
O processo de umectação é diferente, o cabelo deve estar sujo e seco.
Ou seja, aplique o óleo vegetal no cabelo, fique com ele por pelo menos 30m e só depois entre no banho. Aí é só lavar bem, enxaguar, condicionar e depois finalizá-lo como de costume.

Bjs

[…] Caso deseje saber mais detalhes sobre umectação, acesse aqui […]

Ola! Meu cabelo tem um leve ondulado qs liso (raiz bem lisa com ondulações no comprimento), porém eu uso química no cabelo (pinto de ruivo com volume 30) e antes de fazer umectação e hidratação continua meu cabelo ficava com uma textura e um aspecto áspero, sem brilho. Depois de fazer umectação (normalmente faço um blend de óleos, misturando de 2 a 4 tipos) com óleo puro meu cabelo meu cabelo mudou qs que completamente. Além disso eu faço hidratação com aminoácidos, também , e uso maionese capilar como condicionador. Por incrível que pareça meu cabelo não fica oleoso. costumo usar produtos da Lola, porém tenho variado.

Oi, Fabi! Que legal!
Obrigada por compartilhar sua experiência.

Um beijo!

Muito bem explicado. Gosto muito do azeite porém, afina muito o cabelo.
Aproveitando a oportunidade, tenho uma lista de transmissão, via whatsaap com conteúdo semanais, gratuitos, para mulheres. Temas: autoconhecimento, empoderamento feminino
Quer participar? Envie seu nome via whatsaap para (38)988539363
Grande abraço

[…] umectação é um procedimento de hidratação capilar. Mas, diferente dos métodos tradicionais, essa técnica […]

Posso misturar vários óleos para fazer a umectação? Tipo: de azeite, rícino, coco…

Leave a Comment