Depois de passar pela transição capilar, descobri que cada tipo de cabelo tem características e cuidados bem específicos. Hoje gostaria de compartilhar com vocês algumas informações que fui aprendendo ao longo do tempo sobre o meu tipo de cabelo, o 4A.

Características dos cachos 4A

O cabelo 4A faz parte da família dos crespos e é caracterizado pela presença de cachinhos pequenos, um pouco menores que os cachos do tipo 3C. O cabelo do tipo 4A é bem macio e super versátil! Quando está curto, dá pra fazer um black power poderoso usando pente garfo, quando está longo, pode ser valorizado utilizando um bom corte em camadas.

 

 

O cabelo tipo 4A define/forma cachos? 

O cachos do cabelo 4A também podem ficar mais volumosos ou bem definidinhos. Para quem curte definição, basta usar um creme de pentear mais consistente e pentear o cabelo por partes com as mãos, num processo que chamamos de fitagem. No meu caso específico, quando uso um creme mais fino como o Yamasterol por exemplo, meus cachos acabam se desmanchando com mais facilidade, por isso é mais interessante usar um creme consistente para finalizar.

 

como cuidar de cabelo crespo tipo 4AO cabelo 4A e o encolhimento 

Os cabelos do tipo 4, costumam encolher bastante. O tipo 4A também “sofre” com o fator encolhimento. A boa notícia é que quem se incomoda com esse probleminha tem algumas alternativas. De acordo com minha experiência, pude notar que quando seco o cabelo com difusor de cima para baixo, os cachos encolhem menos. Outra coisa que ajuda, é prender o cabelo (não muito apertado) com uma xuxinha de cabelo no topo da cabeça por alguns segundos quando o cabelo estiver seco. Isso ajuda os fios esticarem um pouquinho.

O modo de finalizar o cabelo interfere bastante no fator encolhimento. No meu caso, isso significa que quanto mais definidos ficarem os cachos, mais o fator encolhimento age. Nessa brincadeira, meu cabelo acaba parecendo ter quase metade do comprimento real, e essa é mais uma das características dos cabelos do tipo 4.

O cabelo 4A cresce? 

 

Sim, o cabelo 4A cresce bastante! Muita gente acha que os cabelos crespos não crescem mas isso não passa de mito! Às vezes o fator encolhimento oculta o real crescimento do fio, mas ele está lá!

Com o crescimento, os fios “pesam” e pudem mudar de aspecto. No meu caso, os fios já não são tão fechadinhos e aos poucos o cabelo perdeu o formato “black” redondo. Outra coisa que pode influenciar na aparência do cabelo é o nível de hidratação dos fios ou o produto/ingrediente usado nesses tratamentos. A hidratação de maizena por exemplo, deixa os cachos um pouco mais soltos do que de costume.

 

Alguns cuidados básicos

1. Ressecamento

Os cabelos cacheados/crespos podem sofrer com pontas ressecadas. Isso acontece porque os fios são bem enroladinhos e a hidratação e a oleosidade natural dos fios não chega tão facilmente às pontas. Por isso, vale a pena fazer hidratações regulares. Usar óleos naturais para finalização ou para umectação também é um ótimo jeito de reforçar o cuidado com os fios.

2. Fios embaraçados e nós

Em função do tamanho dos cachos, o cabelo do tipo 4A costuma embaraçar bastante e dar alguns nós. Um meio para amenizar o problema é usar uma capa de travesseiro de cetim ou touca de cetim pra dormir.

3. Coloração

Pode não parecer, mas meu cabelo é bem fininho em sua maior parte. Isso requer alguma atenção, principalmente quando o assunto é descoloração/coloração. Apesar de ter tomado alguns cuidados, notei a quebra de alguns fios. Nesses casos, dependendo da situação dos fios, é bom recorrer a produtos com a função de reposição de massa ou de reconstrução. Ambos vão ajudar na reposição de proteínas e aminoácidos, e auxiliar na recuperação dos fios fragilizados.

Aproveite!

Como eu disse no início desse texto, o cabelo 4A é bem versátil. Dá pra fazer penteados laterais, usar tranças, usar com ou sem volume, brincar com a cor, texturizar de um jeito diferente e usar vários acessórios. Conheça sua textura capilar e explore todas as possibilidades do seu 4A!

Veja mais dicas em:

Coloração em cabelos crespos

Guia contra o ressecamento de cabelos cacheados e crespos

You may also like