Dicas

Como secar cabelo cacheado/crespo

6 de junho de 2015
como secar cabelo cacheado e crespo

Nos dias mais frios bate aquela preguiça de molhar o cabelo porque a gente sabe o quanto demora para a cabeleira secar por completo. Quando realmente não dá pra deixar o cabelo secar naturalmente, é possível recorrer a alguns truques. Esses truques já são velhos conhecidos entre as cacheadas e crespas. Mas como tem muita gente nova chegando (muitas e muitas meninas em transição), achei que valia a pena falar de algumas coisinhas simples que podem ajudar. Confira nossas dicas de como secar cabelo crespo.

usar difusor para secar cabelo cacheado crespo1. Não utilize secador de cabelo com o bico comum.

Ele pode causar  frizz e perda  temporária de parte da definição natural dos fios ou da texturização/fitagem que você fez com tanto carinho. Para secar o cabelo cacheado/crespo é mais interessante usar um difusor. Ele garante que o ar se distribua melhor e não faça essa bagunça toda.

Se o seu secador não veio com um bico difusor, dá pra comprar online ou em lojas especializadas. Os valores giram em torno de R$ 30,00 e R$60,00. É importante prestar atenção na compatibilidade e buscar por um modelo que se adapte perfeitamente à entrada do seu secador. Não se esqueça também de utilizar o secador numa velocidade e temperatura adequadas.

É interessante usar o difusor com o cabelo semi-úmido. Tente deixar o cabelo secar um pouquinho naturalmente antes de usar o difusor. Se possível, utilize algum produto com proteção térmica antes de secar o cabelo.

Dica: se quiser ganhar volume nos cabelos, tente secar os fios com a cabeça inclinada para baixo. Não é preciso ficar balançando o difusor, ele irá distribuir bem o ar por você :) Aproxime o difusor da área desejada, aguarde um pouquinho e vá trocando até que o cabelo esteja praticamente seco. Depois deixe que mãe natureza ajude a secar tudo completamente!

2 – Se não tiver bico difusor, tente use uma peneirinha de cozinha.

Nesse caso, é interessante segurar a peneira mais próxima do cabelo e o secador mais distante, mantendo a temperatura do secador relativamente alta e a velocidade mais baixa.  Usar essa técnica exige uma certa habilidade para coordenar os movimentos e muito cuidado.

3- Abandone a toalha de banho comum e prefira secar o cabelo usando uma camisa de algodão ou  papel toalha.

toalhaDiminuindo o atrito causado pelo uso da toalha de banho comum, os fios ficam com menos frizz.Algumas meninas que acompanho adoram uma técnica chamada “plopping”, que consiste em usar uma toalha de microfibra para secar o cabelo.  Ainda não testei essa técnica, mas em breve faço uma postagem sobre essa experiência pra vocês :)

4- Espere para dar volume no cabelo depois de secar. Se depois de seco, o cabelo parecer um pouco “duro”, experimente amassar levemente com as mãos.

Se quiser, solte um pouquinho a raiz usando um pente garfo.

Durante o meu processo de secagem, costumo balançar um pouco o cabelo. Quando ele já está seco, separo os cachos que ficaram um pouco mais grossos em função da fitagem pra dar mais volume. As fotos abaixo mostram um pouco desse processo de secagem. Na última foto meu cabelo está quase seco, depois da utilização do difusor.

Obs: Sempre que possível, deixe seu cabelo secar naturalmente e evite o excesso de calor.

Recomendados para você

34 Comentários

  • Reply Tathy 9 de junho de 2015 at 14:12

    Olá. Vim dividir minha historia quem sabe vc possa me dar uma opinião. Eu fazia relaxamento no meu cabelo de 4 em 4 meses, porem nunca fiz progressiva. Exatamente no dia 20/06/14 eu fiz meu ultimo relaxamento, só que meu cabelo começou a cair muito, muito mesmo, fui em dois dermatologistas, tomei pantogar e pill food mas ele ainda cai. Então não pude mais relaxar, continuei fazendo só chapinha mesmo. Então descobri que estou mesmo que involuntariamente em uma transição capilar a quase 1 ano. Só que de um mes pra ca abandonei até a chapinha, e ando pesquisando tudo sobre transição e cabelos cacheados. Mas não tenho coragem de fazer o big chop, sempre destestei cabelo curto, e o meu ainda vai demorar muito pra sair toda a quimica. Eu tbm não gosto de cabelo volumoso, me incomoda muito, queria um cacheado comportadinho. Vi um video de fitagem e fiz alguns dias no meu cabelo, ficou até mais ou menos, aqui no serviço elogiaram, só que tipo demora muito tempo pra fazer, eu tenho que acordar pelo menos meia hora antes do que acordo normalmente só pra arrumar o cabelo e eu já acordo super cedo então as vezes acabo desistindo, sem falar que todo dia tem que refazer e isso me desanima um pouco :(. Estou quase desistindo e fazendo uma progressiva mas tenho medo de ficar careca. Admiro a coragem das meninas que conseguem resistir. Parabens!!!!

    • Reply Maressa De Sousa 12 de junho de 2015 at 11:22

      Oi Tathy, tudo bem?

      Olha só, não desiste não <3 Você já experimentou usar algum creme com mais fixação pra fazer a fitagem? Isso pode ajudar seu cabelo a ficar mais tempo definidinho sem precisar repetir o processo todo de novo. Tente usar cremes mais consistentes pra fazer a fitagem junto com um ativador de cachos em gel. Outra dica legal é usar uma fronha de cetim no seu travesseiro. Isso vai evitar que seus cachinhos se desmanchem com o atrito do travesseiro e fiquem mais tempo definidos e sem frizz.

      Sobre o big chop, fique tranquila. Tente ir cuidando do seu cabelo com carinho e faça o bc quando estiver preparada. Esse é um momento muito legal e muito importante, mas tem que acontecer no seu tempo.

      Abraços! :)

      • Reply Tathy 12 de junho de 2015 at 14:38

        olá maressa, obg pelas dicas, vc é muito atenciosa. Então, o big chop pra mim ta fora de questão, mas vou deixar crescer e ir cortando aos poucos a quimica até sair por completo. Deus me dê forcas rs. O blog é muito bom, já lo varios posts e já peguei varias dicas de como cuidar dos cabelinhos!!! Parabéns pela dedicação de vcs e muito sucesso. Bjs

        • Reply Tatiane Machado 21 de setembro de 2015 at 17:19

          Oii Tathy, eu passei pelo mesmo problema… quase fiquei caraca por erro profissional na minha progressiva! eu passei pela transição! antes meu cabelo era na cintura, não aguenta mais ver meu cabelo caindo cada vez mais… mudei de cabeleireiro… deixei crescer uns 4 dedos do meu cabelo mesmo… tomei coragem e 86.10-1-02 – Atividades de atendimento em pronto-socorro e unidades hospitalares para atendimento a urgências cortei toda química!! meu cabelo e minha auto estima ficaram lindos!! hj sou outra pessoa!! me libertei da chapinha, escovas e blabla!! é tao mais facil!!! minha vida mudou… liberte-se tbm… e depois cresce rapidinho!

  • Reply Andreza Priscila 10 de junho de 2015 at 02:36

    Olá Maressa!!!
    Adorei esse post!
    Bom, eu não uso difusor, mas realmente abandonei a toalha e uso minha antiga ganga de praia!
    Rsrs isso mesmo!! Tava largada no fundo da gaveta e é algodão puro então resolvi usar, e não é que deu certo?!

    • Reply Maressa De Sousa 10 de junho de 2015 at 17:26

      Que legal Andreza! Tecidos de algodão são ótimos <3 e pra dormir meu melhor amigo é o cetim *-*

      Obrigada pelo comentário!

      Abraços

  • Reply patrick oliveira 11 de junho de 2015 at 10:26

    bom, como eu ja havia dito em um comentário aqui no cacheia, resolvi assumir meus cachos, ainda não iniciei o tratamento com produtos nem nada, mas estou deixando meu cabelo crescer, daqui um tempo postarei uma foto com o resultado, este é meu facebook, https://m.facebook.com/PatrickOlivy , e meu instagram, gostaria que acompanhassem a minha mudança, ja deixei crescer uma vez e gostei muito do resultado, porém havia me desleixado e deixei de cuidar por isso cortava meu cabelo constantemente de 3 em 3 semanas, mas dessa vez vai. haha

    • Reply patrick oliveira 11 de junho de 2015 at 10:26

      meu instagram @patrilouco .

    • Reply Maressa De Sousa 12 de junho de 2015 at 11:46

      Que bom Patrick! :D
      Depois mostra pra gente como está ficando!

      Boa sorte nessa mudança.

      Abraços!

  • Reply Carol 11 de junho de 2015 at 23:56

    Tenho feito bastante uso do meu difusor (e da chapinha também, não tenho a menor paranoia sobre pranchar o cabelo), mas o que reparo, e sofro muito é que de vez em quando, especialmente nos dias que uso produtos a base de óleo na lavagem, mesmo com o difusor o cabelo não define nadaaaaaa!

    • Reply Maressa De Sousa 12 de junho de 2015 at 11:34

      Ihhh Carol! Que pena heim :/ Qual é o seu tipo de cacho?

      Meu cabelo é um 4A. Como ele é mais seco, se dá super bem com óleos. Porém, outro dia eu tinha usado um creme que tinha vários óleos na composição e noite que meu cabelo ficou um pouco pesado, um tantinho difícil de definir (estranho!). Aí o jeito foi fazer uma lavagem caprichada com um shampoo transparente. Será que não seria o caso de você testar um shampoo neutro na lavagem?

      Existem vários tipos de shampoo: perolados, transparentes, leitosos, antiresíduos… e cada um têm uma função específica. Os shampoos leitosos hidratam bastante mas se seu cabelo já for oleoso ou muito fino, não é tão legal ficar usando com frequência. Os shampoos transparentes são neutros e ótimos pra qualquer cabelo <3 Os shampoos perolados são meio que uma junção dos outros dois.

      Se você estiver usando shampoo no processo de lavagem, tenta trocar por outro. Vou ficar torcendo pra que dê certo :D

      • Reply Mariana 6 de setembro de 2015 at 09:30

        Oooi, me indica algum shampoo transparente liberadooo? Obggg

        • Reply Maressa De Sousa 10 de setembro de 2015 at 16:47

          Oi Mariana, tudo bem?

          Eu uso o Phytoervas de Coco e Algodão mas pelo que eu lembro ele é semi-transparente e meio perolado. Acho que na marca Surya você vai encontrar bons shampoos pra low poo transparentes. Eu já usei o shampoo da Johnson’s amarelinho, mas como ele é beeeem suave mesmo. Tem o Kanechom Kids que também é transparente.

          Abraços!

  • Reply lara 12 de junho de 2015 at 14:30

    deixa eu te perguntar… vc já usou o shampoo e condicionador oro argan monoi da bioderm?? Queria saber se eles são liberados para low poo…

  • Reply Wellen Lima 12 de junho de 2015 at 21:54

    Olá Maressa,

    Parabéns pelo post! Vim primeiramente pra dizer que achei você linda! *-*!
    Segundamente (risos) as vezes fico pensando em investir em um secador com difusor, mas não vejo realmente problema
    em deixar o cabelo secar ao natural. Mas gostaria de fazer uma pergunta a respeito da sua experiência e seu cabelo, ela já foi mais curto? Se sim,
    quando secava, você sentia que ele tinha balanço, ou ele ficava mais durinho no lugar mesmo? Pois o meu, não sei se é porque tem só 5meses de bc
    e por ser um tipo 3c 4a, fica mais durinho mesmo. Não que isso seja determinante, até porque tenho amado e me amado com esse cabelo. Só gostaria de saber isso mesmo!

    sucesso para você e todas do site!

    abs

    • Reply Maressa De Sousa 13 de junho de 2015 at 08:14

      Oi Wellen, tudo bem?

      Então … meu cabelo já foi curtíssimo! Tipo, muito curto mesmo. Nessa postagem aqui mostrei esse processo, se tiver curiosidade dá uma olhadinha: http://cacheia.com/2015/04/se-meu-cabelo-falasse/

      Meu cabelo é 4A. Quando ele estava mais curto ele não tinha muito balanço, demorou um tiquinho pra “pesar”. Pra resolver isso, eu amassava um tiquinho o cabelo depois que estava seco com auxílio de um pouquinho de óleo, depois usava pente garfo só na raiz. Apesar disso adorei essa fase! Eu conseguia subir um black power lindo e redondinho *—*

      Obrigada pelo carinho!

      Abraços!

  • Reply michelly 13 de junho de 2015 at 01:47

    Ja tenho 1 ano e 6 meses em transição , fiz varios cortes para retirar a parte que tinha quimica do meu cabelo , ate que no inicio desse més cortei super curto retirando 98% das partes lisas do meu cabelo . Confesso que estou com vergonha pelo meu cabelo esta bem curto. Tenho problemas e em secar meu cabelo, ele nunca teve dayafter e eu necessito de umidecer-lo Para ter uma definição. Meu cabelo demora quase 2 horas Para ficar seco. Ja tentei secar com secador+peneira mas acho que meu cabelo fica com muito frizz não sei mais o que fazer . So ando com o cabelo preso por conta disto.

    • Reply Maressa De Sousa 13 de junho de 2015 at 07:57

      Oi Michelly, tudo bem?

      Se com a peneirinha não deu certo, talvez seja uma boa tentar usar um difusor :) Sobre o day after: será que o problema pode ser o produto que você está usando pra finalizar? Vou te sugerir a mesma coisa que falei anteriormente pra Thaty: experimente usar um creme mais consistente + gel ativador de cachos. Geralmente essa combinação garante que a definição dure mais tempo. Se não de certo, procura a gente lá na página do blog no facebook e envia umas fotos do seu cabelo. Sabendo se seu cabelo é denso e qual o comprimento dos fios, posso dar sugestões mais específicas.

      Tente não ficar muito ansiosa em relação ao comprimento do seu cabelo. Aproveite essa fase de cabelo curto pra testar vários penteados e acessórios diferentes e cuide bastante dos seus cachinhos. Logo logo ele cresce!

      Abraços! :)

  • Reply Sarahhh 15 de junho de 2015 at 13:09

    OiII, meu nome é sarah meu cabelo natural e cahiado, mais faz dois anos q faso alisamento …mais qro q volte a ser como era, só não sei oq fazer, me ajuda??

  • Reply Dirlene de Souza Teixeira 16 de junho de 2015 at 19:39

    Olá! Meu nome é Dirlene.
    Sempre tive o cabelo bem cacheado, mas por muito tempo eu não sabia como cuidar dele; era muito seco e por isso vivia preso por que armava muito. comecei a fazer relaxamento mas deixava ele muito quebradiço por falta de hidratação.
    Um dia me estressei! Cortei super curto, comecei a hidratar, e me apaixonei pelos meus cachos ♡♡♡.
    Hoje meu cabelo ja cresceu bastante, e não vejo a hipótese de colocar quimica nele.

    • Reply Maressa De Sousa 17 de junho de 2015 at 09:36

      Que bom Dirlene! :D Quando eu usava esses produtos relaxantes, alisantes e progressiva também sofri muito com a quebra e a queda. Na época eu não cuidava muito, não hidratava, não nutria, aí acabei ficando com o cabelo bem detonado e com crescimento reduzido. Felizmente aprendi a cuidar dos meus cachinhos e hoje estou feliz da vida rs

      Obrigada pelo comentário!

      Abraços :)

  • Reply 8 dicas para você aprender a cuidar do cabelo cacheado do sua filha(o) | Cacheia! 17 de junho de 2015 at 13:32

    […] Como seguir o cronograma capilar com apenas 3 produtos? Hidratação com babosa (Aloe Vera)! Como secar cabelo cacheado/crespo Como cuidar do cabelo crespo e cacheado em dias frios Aprenda a amar o Yamasterol com 4 dicas […]

  • Reply Fabiane Nascente 18 de junho de 2015 at 15:05

    Minha filha (12 anos) tem cabelo black curto, mesmo usando cremes recomendados os cachos não ficam definidos/ modelados … o que me indicas ? Bjinhos …

    • Reply Maressa De Sousa 18 de junho de 2015 at 19:35

      Oi Fabiane, tudo bem? Um dos melhores modos para conseguir mais definição é fazendo fitagem. Nesse post aqui a Ana ensina como fazer: http://cacheia.com/2014/06/fitagem/

      É importante considerar também, que nem todos os tipos de cabelo ficam com cachos definidos. O cabelo 4C por exemplo, é poderoso, volumoso mas não tem definição, por isso exige outras formas de finalizar e cuidar. Saiba mais sobre os tipos de cabelo aqui: http://cacheia.com/2014/02/tipos-de-cacho-como-identificar-o-seu-dicas/

      Abraços!

  • Reply Nathalia 24 de junho de 2015 at 10:51

    Meninas, tenho uma duvida. Muitas, aliás! ehhehehe! :)
    Seguinte: há muitos anos, venho fazendo químicas para manter liso o meu cabelo, originalmente ondulado.
    Mas decidi que vou deixá-lo natural e entrei na transição. Já comprei tudo o que precisarei e estou animada.
    Nunca gostei de cabelo com aspecto molhado. Odeio sair de casa com ele úmido e sempre sequei/escovei antes de sair.
    Como usava apenas shampoo (nem condicionador eu usava), não me preocupava com a sequencia dos produtos.
    Como devo fazer? Lavo, seco e só depois passo leave-in para modelar? nesse caso, terei o molhado que não curto.
    Ou lavo, passo os produtos e depois seco? Nesse caso, os produtos teriam que ser do tipo termoativado?
    Como conseguir modelar e terminar com o aspecto de totalmente seco e não úmido?

    Beijos!

    • Reply Maressa De Sousa 25 de junho de 2015 at 17:26

      Oi Nathalia, tudo bem?

      Você pode fazer assim:
      Passo 1: shampoo, máscara hidratante, condicionador.
      Passo 2: Aplicar o leave-in no cabelo úmido. Espere o cabelo secar um pouquinho naturalmente depois use o difusor.

      Tenho duas perguntinhas:

      1- Você usa que tipo de shampoo? Com ou sem sulfato?

      É legal usar condicionador pra devolver um pouco da oleosidade natural que você perde quando utiliza shampoo. Além disso o condicionador deixa o cabelo com brilho e mais maleável para a próxima etapa: a finalização.

      2- Você seca seu cabelo artificialmente (com auxílio do secador ou difusor) com muita frequência?
      Se sim, é legal buscar um produto que tenha proteção térmica. A exposição contínua ao calor pode deixar seus fios fragilizados, ressecados, quebradiços e com pontas duplas (socorro! hahaha) Outra dica importante se você secar artificialmente com frequência é reforçar as hidratações. Aí vão algumas receitas:

      1- http://cacheia.com/2015/05/receita-caseira-hidratacao-de-maizena-e-mel/
      2- http://cacheia.com/2015/04/receita-caseira-hidratacao-de-acucar/
      3- http://cacheia.com/2014/09/hidratacao-caseira-de-leite-deleite-de-satanas/

      Abraços!

  • Reply Floyd 19 de agosto de 2015 at 11:58

    Olá Maressa,

    muito bom o texto!

    Sou homem e não entendo nada de cabelo mas nunca deixei ele crescer, ele é cacheado mas beeeem seco. Resolvi então deixá-lo crescer e quem sabe fazer um black power.

    Tenho várias dúvidas básicas em relação a como cuidar do cabelo haha.

    Pesquisando muito, cheguei na tecnica no pow, que faz muito sentido pra mim. Pois bem, comprei um condicionador johnson amarelinho e oleo ricina pra ajudar a limpar, aqui vai a primeira duvida, como devo usá-lo? Gostaria de usar junto com o condicionador na hora da lavagem, pois assim seria muito prático, li que o certo é deixá-lo na cabeça durante a noite mas não gostaria de fazer isso.

    Após lavar o cabelo com o condicionador eu devo usar outro condicionador pra hidratar?

    E quando eu saio do banho, devo utilizar um creme de pentear?

    Em relação ao tópico, eu faço academia pela manhã e tomo banho lá mesmo, então eu não seco o cabelo mas pra sair de casa gostaria de tentar secar ele com a esperança de dar mais volume, vou comprar um secador em breve e usarei suas dicas!

    Obrigado desde já,

    • Reply Maressa De Sousa 19 de agosto de 2015 at 16:45

      Oi! Tudo bem?

      O óleo de rícino é ótimo para nutrição. Algumas pessoas usam mesmo ele durante a noite toda e retiram no dia seguinte para garantir que o óleo penetre nos fios. Você já deve ter notado que o óleo de rícino é mais denso. De toda forma, vou te sugerir mais uma opção: aqueça o óleo por 15 segundos no microondas. Com o cabelo seco, espalhe o óleo no couro cabeludo e faça movimentos circulares. Passe depois no resto do cabelo, use uma touca térmica e deixe de 1 a 2 horas. Depois lave normalmente.

      Eu nunca experimentei esse óleo no condicionador, mas acredito que desde que você não coloque uma quantidade excessiva, não terá problemas. Outro ponto é o cheiro: você gosta do cheiro desse óleo? Tem gente que não é muito fã rs testa separado num outro recipiente um pouco do seu condicionador com uma gota do óleo e veja se vai ficar agradável. Se gostar, aí você coloca umas gotas no seu condicionador.

      Você pode usar um outro condicionador depois de fazer o co-wash com o seu condicionador Jonhson’s se quiser. Para isso, vai precisar retirar bem o o excesso do primeiro condicionador, aplicar o segundo em seguida e depois enxaguar. Não tem segredo! rs

      Depois de sair do banho é bom passar algum produto pra finalizar sim. Se você não quiser usar creme de pentear, pode tentar um leave-in, que é uma opção de produto mais leve. Isso ajuda os fios a ficarem mais macios e com brilho. Se você quiser mais volume, além do difusor sugiro também comprar um pente garfo e usar quando seu cabelo já estiver seco :)

      Boa sorte com o black power!
      Abraços!

  • Reply Plopping: Técnica para secar e definir cabelos crespos e cacheados | Cacheia! 3 de setembro de 2015 at 17:27

    […] Um tecido/toalha/camisa de microfibra ou algodão (não pode ser toalha de banho, a Maressa já explicou o porque no post Como secar cabelos crespos e cacheados) […]

  • Reply Anna 13 de setembro de 2015 at 22:25

    olá, estou em transicão e tenho tido muitos nózinhos embaraçados na parte cacheada na nuca. Alguma dica? obrigada!

    • Reply Maressa De Sousa 15 de setembro de 2015 at 20:12

      Oi Anna, tudo bem?

      Quem tem cabelo cacheado acaba sofrendo com esse probleminha, é normal. Depois que comecei a usar a fronha de cetim para dormir notei que o número de nós amenizou um pouco. De qualquer modo, se embaraçar o jeito é desembaraçar os fios úmidos com auxílio de algum produto.

      Abraços!

  • Reply “S” de Secar-plopping – tricurliesblog 6 de maio de 2016 at 12:10

    […] Um tecido/toalha/camisa de microfibra ou algodão, NADA DE TOALHAS […]

  • Deixe um comentário!

    error: Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não deve ser copiado ou reproduzido sem permissão prévia e sem atribuição dos créditos. Blog Cacheia 2013-2016.