Como fazer box braids camuflada

como fazer box braids camuflada: imagem ilustrativa mostra menina negra com longos cabelos trançados

As box braids são um penteado lindo e durável, mas detalhes simples na confecção da trança podem fazer toda diferença na beleza e fixação desse estilo. Nesse post ensinaremos a técnica de camuflagem para quem é uma trancista iniciante ou para quem pretende fazer as box braids por conta própria.

É possível fazer box braids em casa? Como fazer box braids sozinha?

Para quem pretende fazer as box braids sozinha, é importante ter em mente que esta será uma tarefa bem longa e cansativa: é que este modelo pode exigir de 6 a 12 horas de dedicação.

A primeira dica é preparar os cabelos, que devem estar limpos, secos e desembaraçados. Será necessário um pente de cabo fino para facilitar a divisão. O mais comum é dividir as mechas em pequenos quadrados começando da região da nuca ou da parte frontal.

Quanto material preciso?

Entre os apliques mais utilizados estão a linha princesa e o jumbo. Para fazer uma cabeça toda geralmente são necessários 2 pacotes do tipo jumbão 399g. Já no caso da linha princesa essa quantidade equivale em média a 4 a 6 rolos.

No caso do jumbo, é preciso separar pequenas mechas para aplicar. Se for trança chanel, corte o jumbo ao meio. Se for longa e quiser ponta fina, puxe alguns fios para criar o efeito de afinamento. Se optar por um acabamento elastec é possível simplesmente trançar direto.

Ao optar por pontas finas, não se esqueça de “selar” com água quente. Depois que as tranças estiverem prontas e trançadas bem fininhas basta mergulhar as pontas na água quente por 5 minutos. Esse processo deve ser feito por adultos, com muito cuidado para evitar acidentes.

A linha princesa geralmente recebe acabamento com ponta amarrada por elastec. Para garantir um resultado uniforme, conte o número de fios usado em cada trança e repita a quantidade.

Como fazer box braids camuflada?

imagem comparativa de box braids sem camuflagem e box braids camuflada seguida de tutorial em vídeo que ensina como fazer box braids sozinha com essa técnica
Trança sem camuflagem x trança box braids camuflada

Agora eis o pulo do gato! Um dos erros comuns ao fazer box braids em casa é fazer uma trança sem camuflagem. Quando o cabelo natural fica expost, as box braids se soltam com mais facilidade. O resultado é o frizz e muitas pontinhas espetadas.

Para evitar o problema é preciso fazer uma trança base com o cabelo natural e só depois cobrí-la com o aplique escolhido. Confira a seguir o tutorial em vídeo passo a passo:

Maressa De Sousa

Maressa, 26 anos, baiana. Cientista Social, mestra em Antropologia. Terapeuta capilar, cabeleireira e trancista. Ama filmes e livros de ficção. Para ela, a transição capilar marcou o início de muitas outras transformações.

Leave a Comment