Como cuidar dos cachos na academia: manual completo

  • Home
  • Dicas
  • Como cuidar dos cachos na academia: manual completo

Olá meninas, tudo bem com vocês? Bom, essas dicas que seguem eu estou devendo faz tempo! Então, sem mais delongas, vamos ao que interessa: como cuidar dos cachos na academia?

Como cuidar dos cachos na academia

 

Lavar ou não lavar o cabelo todos os dias?

Bom, essa é realmente uma questão complicada. O cabelo crespo e cacheado não pode ser lavado todos os dias por questão de hidratação. A oleosidade dos fios pode ir se perdendo aos poucos. Mas, entrando em conflito com a higiene, temos algumas dicas para você que transpira muito:

  • Prender os fios na hora do banho e lavar apenas a raiz. Utilize pouco shampoo, se necessário misture um pouco de água;
  • Faça co-wash! (Lavagem apenas com o condicionador) Sim, ele limpa tanto quanto o shampoo e ainda mantém intacta a oleosidade dos fios;
  • Evite rabos de cavalo, invista em coques-abacaxi (o cabelo todo amarrado para cima num coque), evitando com que você transpire na nuca.

Cachos na academia: vou trabalhar/estudar depois! O que fazer?

É amiga, tem santo que ajuda não. Eu mesma passo por isso e digo que é complicado. Alguns exercícios amassam os fios e a transpiração gera bastante frizz! Mas temos algumas dicas (não muito milagrosas :( ) para vocês:

  • Ao prender o cabelo, prefira prendedores e grampos ao invés de gominhas, fitas e “xuquinhas” (não sei como me referir a elas, toda região do país fala de uma forma diferente!) e evite prender muito forte;
  • Invista em turbantes e tiaras para segurar o volume e o frizz;
  • ANTES de começar os exercícios, use algum finalizador (como gel e reparador de pontas) anti-frizz;
  • NUNCA passe água (somente água) nos cabelos após os exercícios. Isso misturado com o suor só piora o frizz dos cachos. Leve sempre um borrifador com uma misturinha caseira para ajudar a definir os cachos.

Demais dicas:

  • Não vá para academia com cabelo molhado. Além de deixar o cabelo com um aspecto de sujo depois, o cheiro do suor pode piorar;
  • Se for lavar o cabelo logo depois, certifique-se de lavá-lo com shampoo (ou condicionador, caso você siga a técnica co-wash), mas NUNCA passe somente água. Isso também piora o frizz e o cheiro do suor;
  • Faça um cronograma. Se você faz academia todos os dias, certifique-se de seguir exercícios mais leves no dia em que não pretende lavar os fios.

Tem mais alguma dica pra gente? Manda aí nos comentários! :)

Ana Catarina

Ana Catarina, 22, reside em Belo Horizonte, MG. Profissional de marketing, estudante de comunicação, feminista, escritora no tempo livre e apaixonada por cabelos.







comments

Blog Comments

Que tudo este post!
Eu malho a 7 anos, de segunda a sexta. Além de fazer gafieira duas vezes por semana. E além dos ensaios de escola de samba no fim de semana. Mesmo antes de fazer o big chop (que é recente) já lavava os cabelos um dia sim o outro não, e quando eu não lavava e achava que tava muito com cara sujo, fazia co-wash. Agora com o cabelo 100% natural, continuo fazendo o mesmo! Até por que, prefiro meu cabelo no day after, por incrível que pareça rs. E sobre prender, eu não tenho mais cabelo pra prender. Uso mal mal, uma tiara folgada.

Beijooooos…
Amo o blog!

Olá meninas !!!
Acabei de passar pela transição e já estou com os meus cachos aparecendo e crescendo … faço academia de segunda a sexta e também estava sentido dificuldade quanto a essa questão de suor+lavar com shampoo+ressecamento de cabelo … então resolvi fazer o seguinte: lavo com shampoo o cabelo apenas uma vez na semana (geralmente aos sábados e faço em seguida uma hidratação ou nutrição ou reconstrução), e durante a semana a cada dois dias faço o co-wash … lavo com condicionador (LORYS BABY) que é liberado para Now e Low POO e incrivelmente limpa o cabelo e o melhor sem agredir, dessa forma tenho conseguido manter meu cabelo limpo e hidratado sem ter que abandonar a academia :). Espero que tenha ajudado um pouquinho. Bjs

Eu ultimamente passo antes de ir para a academia um condicionador no cabelo seco mesmo, funciona bem pra mim, quando chego em casa e lavo, ele ja “derrete”. Depois de seco se ainda estiver muito oleoso, eu taco um shampoo seco :)

Adorei as dicas semore vejo as post e me ajuda muito!!
Parabéns!

Obrigada Iza! Conta com a gente <3

[…] para todos os cabelos, indicada especialmente para dias quentes de verão, ou para lavar os fios após a academia ou exercícios […]

Oi meninas !
Esse post era o meu super hiper mega esperado do ano !! Muito obrigada e parabéns .. Não sei o que seria dos meus cachinhos sem o Cacheia !

De nada, Lais <3

Olá, adorei o post! Me ensinaram a usar azeite de oliva extra virgem para proteger o cabelo na academia. O que acham? Funciona?

Oi Priscila! Não acho que seja bacana do ponto de vista do higiene.. Afinal de contas, você vai suar! Se for fazer uma umectação pós academia, aí sim :D

Olá
tenho uma dúvida, alguns dias da semana eu treino jiu-jitsu tarde da noite das 20:00 hr as 21:00 hr e não sei oque devo fazer após chegar em casa, pois já acho que esta tarde para lavar!
me Ajudem por favor
;**

Oi Mayra! Realmente, é horrível dormir com o cabelo molhado… Você sua muito? Se sim, é melhor lavar e secar e deixar pra arrumar no dia seguinte. Se não, espera o dia seguinte pra lavar mesmo :D

Boa noite. Preciso de uma ajudinha…
Meu cabelo é fininho, cacheado e na altura do pescoço com luzes… Faço academia todos os dias e transpiro o muito na cabeça (molhando todo o cabelo) e preciso lavar todos os dias. Ainda no trabalho preciso usar touca cirúrgica, e aí não há cachos ou hidratações que resistam.
Faço as hidratações no salão regularmente porém ele ainda fica com aspecto de ressecado… Tem alguma outra alternativa que posso fazer…


Leave a Comment