
Alô Cacheia!
Bom, esse guia vai ser em duas formas: em post e em pdf (breve). Achei justo montar um pdf reunindo as nossas principais dicas pra vocês.
Depois de receber váaarias (muitas mesmo!) dúvidas sobre Transição Capilar – coisas que nós julgamos simples – resolvemos fazer de uma maneira diferente e mais educativa. Espero que vocês consigam compreender e recomendar pra quem também precisa!
O que é transição capilar?
A transição capilar nada mais é do que o processo que seu cabelo passa com química até chegar ao natural. Também é o processo de aceitação do cabelo natural.
– Se você fazia relaxamento e resolveu parar, você está em transição capilar;
– Se você fazia Beleza Natural e resolveu parar, você está em transição capilar;
– Se você fazia progressiva (guadinina, formol, marroquina, escova de chocolate etc) e resolveu parar, você está em transição capilar;
– Se você fazia permanente e resolveu parar, você está em transição capilar;
– Se você não conseguia deixar o seu cabelo solto sem lotar de creme, não conseguia deixar ele volumoso e está num processo de aceitação do seu cabelo natural, você está em transição capilar;
– Se você fazia chapinha/babyliss todos os dias (ou com grande frequência), você está em transição capilar.
Como “faço” a transição?
Como falei no tópico anterior, a transição não é “feita”. Ela acontece. Transição NÃO É o processo de “cachear” o cabelo. O nome disso é química e somos contra.
Para “entrar em transição” basta parar de fazer química ou qualquer coisa dos tópicos anteriores e simplesmente deixar o seu cabelo crescer até estar totalmente natural.
Quanto tempo dura a transição?
Não existe um tempo.
Depende do quanto seu cabelo cresce, da química que você utilizava (se ela era forte ou fraca, pode influenciar na recuperação do seu cabelo depois). Mas para uma questão de debate mesmo: contamos a transição a partir do momento que você decidiu aceitar o seu cabelo e termina quando ele está 100% natural.
Estou em transição e meu cabelo não “cacheia”
Meninas, é uma das coisas que mais tenho recebido. O Cacheia, (apesar do nome), não quer ninguém com o cabelo cacheado. A nossa proposta aqui é mostrar que todo cabelo natural é bonito. E não existem só cabelos cacheados. Existem também cabelos crespos, cabelos ondulados, cabelos lisos. Por uma questão de organização, chamamos os cabelos crespos de tipo 4 (e subdivisões), os cabelos cacheados de tipo 3 (e subdivisões), cabelos ondulados de tipo 2 (e subdivisões) e cabelos lisos de tipo 1. Todos são lindos.
Não é uma hierarquia e nenhum cabelo é obrigado a se encaixar em nenhum tipo (eu mesma tenho 2 tipos). Não se sinta incomodada se não conseguir definir o tipo certo do seu cabelo. É só uma forma de organização para nos referirmos e ficar mais fácil de transmitir informações e dicas ok?
Se seu cabelo não cacheia, talvez ele seja ondulado ou crespo. O que é ótimo, porque cada um tem seus cuidados especiais e todos são lindos! Portanto, nada de decepção e voltar pras químicas! Vamos nos amar como nós somos.
Veja também: Tipos de cacho – como identificar o seu + dicas
O que é BC/big chop?
A Raysa falou sobre essas e outras expressões que utilizamos no post Dicionário Cacheado.
BC ou Big Chop, expressão usada pela gringa, significa “grande corte”. É o último corte que fazemos para retirar toda a parte quimicada do cabelo.
Leia também: BC – o que é e porque fazer
É “obrigatório” fazer o big chop?
Isso é algo que preocupa muito as meninas. Não, nada é obrigatório. Não, nós não estamos obrigando ninguém a fazer nada. O que o Cacheia faz é dar dicas.
Se você fez algum tipo de química (permanente, relaxamento, progressiva, definitiva, beleza natural, etc etc), a parte do seu cabelo em que você fez isso só vai sair, infelizmente, cortando.
Há procedimentos QUÍMICOS que fazem essa parte química modelar, mas continua sendo química. Fazer esses procedimentos não é passar pela transição. É simplesmente trocar uma química pela outra.
Não quero cortar. O que eu faço?
Há várias opções: – você pode fazer chapinha enquanto espera o cabelo crescer (redobrando os cuidados, passando protetor térmico, dobrando as hidratações); Veja dicas sobre chapinha na transição capilar aqui.
– você pode fazer texturizações;
– você pode fazer babyliss (também redobrando os cuidados);
– pode apostar em penteados;
– pode ir cortando aos pouquinhos;
– você pode fazer tranças!
As demais dicas estão nesse post: Como sobreviver à transição capilar
Meu cabelo ta muito estranho. Raiz crespa e resto liso. Isso é normal?
Sim! Isso é a transição! É feio, é estranho, mas precisamos lidar. Basicamente você precisa fazer o que citei nesse post: Como sobreviver à transição capilar. A Raysa também deu umas dicas de como disfarçar a raiz do cabelo sem usar químicas e eu falei sobre essas duas texturas, mesmo depois da transição.
Quais produtos devo usar durante a transição?
Não temos produtos específicos e nem recomendamos marcas específicas. Aqui no Cacheia acreditamos bastante no ditado “cada cabelo, uma sentença”. Podemos fazer várias resenhas aqui e ainda existirão meninas que não se dão bem com os produtos. E tudo bem, não há nada de errado nisso! Por isso preferimos indicar a vocês componentes de produtos e, principalmente, receitas caseiras.
A Maressa fez uma reunião de produtos bons e baratos para a transição dela nesse post aqui: Produtos para transição capilar
O que é Cronograma Capilar?
Cronograma capilar é uma forma de cuidarmos do cabelo (em transição principalmente, mas não exclusivamente), seguindo as três principais coisas que ele precisa: nutrição, reconstrução e hidratação.
Nutrição é para repor óleos aos fios, reconstrução para repor queratina (principalmente) a estrutura do fio e hidratação para repor água.
Nesse post tem tuuuudo explicadinho, leia com atenção: Cronograma capilar – o que é
Mais posts relacionados: Como seguir o cronograma capilar com receitas caseiras
Como seguir o cronograma capilar com apenas 3 produtos
TOP 6 máscaras para seguir o cronograma capilar
Cronograma capilar – qual etapa meu cabelo está precisando?
Autoaceitação na transição
Entendemos que muitas meninas voltam ao cabelo natural por milhões de motivos diferentes. Mas aqui no blog fazemos questão de reforçar a importância da autoaceitação nesse ato.
Quando você era pequena, você se lembra de alguma propaganda, comercial, revista, produto que tinha mulheres (ou até mesmo homens) com cabelo cacheado ou crespo natural? Você já percebeu o tanto de babyliss e chapinha usado na publicidade?
Isso é sim uma questão a se discutir. Cabelo cacheado/crespo, mesmo agora que é visto como “na moda”, ainda é um tabu. O que a mídia considera bonito é o cabelo “domado” “controlado” “definido” (como eu odeio essas expressões!). Aqui no blog esse é o nosso foco. Portanto, além das nosssas dicas, não deixe de acompanhar nossas discussões:
O Imediatismo do natural
A mudança de cabelos em filmes e novelas e a banalização do preconceito
Transição capilar e família
Encrespa Geral BH: não é só por cabelo
Produtos capilares: sobre mercado e consumo
Não deixe que diminuam sua dor – Transição Capilar e Feminismo
Então meninas, acho que consegui reunir as principais dúvidas de vocês aqui. Se tiverem mais alguma que achem pertinente, mandem nos comentários pra gente.
E ah, não esqueçam de conferir nosso outro post sobre transição: Transição capilar – o que é?
Blog Comments
Adélia Daniela
27 de outubro de 2015 at 17:24
eu estou há quase 1 ano e 6 meses em transição!
fazia amaciamento no cabelo, há anos, e resolvi parar…. ele era enorme, fazer o BC não tive coragem corte duas vezes… e estou adorando, não vejo a hora dele estar natural!!
beijinhos
http://adeliadanielablog.blogspot.com.br/
Adriana Santos
28 de outubro de 2015 at 23:35
Tbm estou passando pela transição e.. Cara é MUITO difícil!! Principalmente pelo fato de trabalhar como recepcionista de pousada.
Já estou com 6 meses sem química, e o que me ajuda bastante são as receitas caseiras que eu amoooo. To criando coragem para cortar pois gosto muito de cabelo longo. Mas enfim, a luta é grande mas a vitória é certa. Bjus, adoro suas dicas.
Michelle
29 de outubro de 2015 at 11:38
Obrigada meninas do cacheia, adoro o blog e me ajudou muitooooooooo na minha transição e no meu processo de aceitação.Completei três meses do meu bc e estou mega feliz com o meu lindo cabelo.
Gostaria de fazer uma sugestão de post sobre os produtos da yamasterol shampoo less poo e condicionador coawash que comprei aqui em minha cidade e pesquisando vi que é um produto novo da linha yamasterol.
Bjinhos
Michelle
Lorrane
1 de novembro de 2015 at 12:31
Meu cabelo e cacheado, mas eu sempre fazia aqueles relaxamentos em beleza natural pelo fato da minha raiz ficar muita alta e com um tempo isso foi destruindo meu cabelo e agora quero parar de fazer, queria saber oque vcs indicam pra me baixar a raiz sem química.. To amando demais aq bjs
Ana Catarina
22 de novembro de 2015 at 18:20
Oi Lorrane, confere esse post daqui: http://cacheia.com/2014/02/como-abaixar-e-disfarcar-a-raiz-do-cabelo-sem-usar-quimicas/
Beijos!
Produtos para transição capilar | Cacheia!
1 de novembro de 2015 at 17:26
[…] Transição capilar: guia definitivo […]
Taty
3 de novembro de 2015 at 21:57
Oi, estou em transição capilar, e comecei fazer as texturizações. Faço os coquinhos, minha dúvida no momento é como arrumar ou prender o cabelo durante os treinos na academia. Tenho o receio de bagunçar o cabelo!
Ana Catarina
15 de novembro de 2015 at 17:04
Oi Taty! Falamos sobre isso aqui: http://cacheia.com/2014/10/como-cuidar-dos-cachos-na-academia/
Juliana Matias
6 de novembro de 2015 at 06:47
Bom dia..cacheia!
Já relaxo,meu cabelo há mais de oito anos…e depois da gestação ele cresceu relativamente bem,coisa que não acontecia desde que me entendo por gente rsrs,acho que como a maioria das negras como eu,tem.muita dificuldade com crescimento do cabelo,tenho.muito medo de cortar mesmo que um pouquinho e não voltar a crescer e ele não crescendo como vou ver essa transição? Pq ele precisa crecer pra eu ver os cachos entrando e o alisamento saindo não e isso? Me ajuda cachei..amei o blog…estou mais decidida do que nunca a fazer a transição. Amém
Ana Catarina
15 de novembro de 2015 at 17:02
Oi Juliana! Não existe isso, cabelo cresce sim. A diferença é que como os cachinhos crespos são menores, eles encolhem mais, dai parece que não cresce. Mas cresce sim viu? :)
kia
6 de novembro de 2015 at 11:24
Meu nome é kika tenho 13 anos e acho que sou a mais nova no blog rsrs..
Eu tou tao feliz por ter encontrado este blog pois ja fiz o bc e tou tentado resistir a nao fazer afro pois minha mae diz que acelera o crescimento capilar.
Meu cabelo tem 10 11cm e espero que com este blog eu consiga atingir o meu objectivo sem quimica nenhuma.bjs
Erika Silva
11 de novembro de 2015 at 06:30
Guia da salvação!! Ótimo post!! Estou chegando agora e estava meio perdida em achar os posts aqui, obrigada!!
Estou no meio da transição e principalmente da aceitação do meu cabelo natural, é muito difícil pra mim aceitar o volume e ainda ele sendo ondulado, que fica meio liso (com volume) ou liso na frente e ondulado em baixo, tem dia que é bem frustrante, mas não vou desistir. beijos e obrigada de novo.
Fernanda Maria
26 de novembro de 2015 at 09:48
Estou começando agora praticamente a transição capilar. Tenho 18 anos, e fazia progressivas faz anos, comecei muito nova. Mas resolvi abandonar o liso e redescobrir meu cabelo natural. Quando era mais nova, ele era mais cacheado, mas bastante volumoso. Ainda tenho receio de como ele poderá ficar, se vai formar cachos ou não, se ficará muito volumoso. Espero que continue forte nesse processo.
Marina
15 de novembro de 2015 at 16:58
Ana, você preferiu o corte do salão alecrim ou do ct beauty?
Marin
16 de novembro de 2015 at 10:41
Ana , você preferiu o corte do salão alecrim ou do ct beauty?
Ana Catarina
22 de novembro de 2015 at 18:12
Oi Marin! Eu gostei bastante dos dois <3
Luciana Nascimento
17 de novembro de 2015 at 13:32
Ola! Li algumas matérias e adorei, mas ainda tenho algumas dúvidas. Uso henê desde que me entendo por gente. Há três meses decidi deixá-los naturais, porém percebi que eles estão quebrando muito, e eu não gostaria de mantê-los sempre molhados pois parecem quebrar mais ainda. O que posso fazer?
Ana Catarina
22 de novembro de 2015 at 18:12
Oi Luciana! Você já leu sobre o cronograma capilar? Você precisa focar bastante em reconstrução se seu cabelo tem quebrado muito. Beijos! <3
Rê
23 de novembro de 2015 at 14:01
Depois de 5 anos, parei com a progressiva e com a descoloração em março de 2014 pq não aguentava mais o cabelo lambido e o cheiro de formol de 3 em 3 meses. Meu cabelo – descobri recentemente – é ondulado. A primeira coisa que fiz foi cortar o cabelo, que estava no meio das costas, e fiz um chanel de bico. Depois de 2 meses cortei um chanelzinho na altura do queixo. Eu cortava a cada 3 meses. Mês passado cortei todo o resto de quimica e estou encantada! Estou com o corte atual da Demi Lovato e confesso, faço escova pra modelar, mas a sensação de estar sem quimica é maravilhosa. O corte fica otimo, pq não fica com as pontas espigadas. A saúde do cabelo é outra. E além disso tudo, não fico refém do secador, pois, quando não tô a fim de fazer escova, eu deixo natural, e ele fica lindo tb, ondulado. Só preciso aprender a lidar com ele (ir aposentando a escova com o tempo), mas isso é com o tempo. Só sei que progressiva nunca mais. Obrigada, meninas, pelo apoio de vocês. Continuem com esse trabalho lindo.
Beijos
Ana Catarina
11 de dezembro de 2015 at 12:01
Oi Rê, como é bom receber depoimentos como esse seu <3 esperamos fotos suas no nosso facebook viu? Beijão!
dolores
28 de novembro de 2015 at 17:55
gente incrivel como deixar de alisar o cabelo é mais do que só estetico, é um ato politico mesmo, pq putz existe aí uma opressao a um tipo especifco de madeixas que pertencem a certas pessoas.
esse vídeo me ajudou muito no meu processo
https://www.youtube.com/watch?v=hfyh_uTwjv8
Suh
6 de dezembro de 2015 at 17:36
Olá, tenho 48 anos. Sei q a maioria das meninas que aqui postam São bem mais novas. Mas estou tbm na fila de reconstrução de meu cabelo que é loiro, fino. Já passei por mtas progressivas, e tbm faço tintura na raiz a cada 15 dias em atenção aos cabelos brancos. Meu cabelo original era ondulado. Estou na fase da libertação dos processos de alisamento e quero meu cabelo natural de volta. Será q tenho chance de isso acontecer devido a minha idade? Ou tudo tem salvação, não importa o tempo? Kkkk. Bjs. Muito obrigada. Fiquem com Deus.
Ana Catarina
7 de dezembro de 2015 at 18:24
Oi Suh! Claro que tem salvação, não importa a idade! O que você pode sentir mais é a queda em excesso do cabelo no início,, mas consulte uma dermatologista pra ela te ajudar com isso :D
Clivya Nobre
12 de dezembro de 2015 at 18:02
Desde criança eu aprendi que “meu cabelo molhado é lindo, mas seco é uma vergonha”. Por isso minha mãe mandava eu amarrar depois que secasse. Mas quando eu não fazia isso as pessoas me criticavam, dizendo que eu tinha cabelo feio, fazendo piadinhas, etc. Então eu comecei a andar com ele amarrado o tempo todo, e ganhei um belo problema de caspa! Com treze anos minha mãe me levou pra alisar. Quando eu voltei as aulas e vi todas as meninas da sala com cabelo alisado também, me senti tão igual a qualquer uma que quis deixar cachear de novo. Minha mãe (que também tem cabelo alisado) disse que cabelo cacheado bonito é coisa de rico, que é dificil conseguir namorado, conseguir emprego com o cabelo natural, que dá impressão de que você é desleixada. De uns tempos pra cá comecei a ver umas meninas de cabelo cacheado com namorado, com emprego, e nem são ricas! Decidi mês passado voltar aos cachos, tenho dezessete anos, não vou fazer BC, mas vou tomar todos os cuidados capilares aqui do blog. Tomara que meu cabelo volte ao normal!
Mariana
8 de janeiro de 2016 at 10:29
Oi, Clivya!
Primeiro, sinta-se abraçada e saiba que você não está sozinha :)
Realmente, dá para ter um cabelo cacheado/crespo maaaaaaaaaaaaravilhoso sem ser rica e nem gastando muito. Vem com a gente que vai dar certo ;)
Se tiver dúvidas, é só perguntar!
Beijos!
Miriam Nogueira
28 de janeiro de 2016 at 16:53
Boa tarde meninas!
Estou em transição a alguns meses e o blog de vocês é tudo de bom!!Já testei várias receitinhas e é como vcs sempre dizem: algumas dão super certo, outras nem tanto..o negócio é conhecer o que melhor se adéqua ao nosso tipo de cabelo.Meu principal desafio no momento é que apesar de querer muito o meu cabelo não cacheia msm!! Ele é 4a, já tentei vários produtos, mas por enquanto não rola..a questão é aceitá-lo e aprender a deixá-lo lindo mesmo sem os sonhados cachos. Conto com a ajuda de vcs e das demais colegas de luta e aceitação! Bjus
Luciana Silva
13 de fevereiro de 2016 at 21:34
Ola meu nome é Luciana Silva, estou com 7 meses de transição e meu cabelo já está 80%recuperado graças a,linha,completa da,salon line SOS
Mayra
12 de junho de 2016 at 23:53
Comecei a Transição faz quase 4 meses,estou hidratando bastante,quero muito um cabelo cacheado. O que posso fzr pro meu cabelo crescer + rápido???? Meu cabelo é bem volumoso vai ser difícil essa fase de transição,por enquanto eu ainda consigo usar ele solto ( com mt Creme ) mas quando fizer 6 ,7 meses fik mt difícil , ñ é a primeira vez que passo por isso,da outra acabei desistindo,já tava com 60% ficou mt alto,ficava super mal com aquele cabelo alto e muito volumoso. Ñ quero q aconteça o msm . O Que posso fzr pra q ele cresça + Rápido???Receitas caseiras? Dicas? Please! Help
Mayra
13 de junho de 2016 at 10:05
Já tem quase 4 meses q meu cabelo tá em transicão,por enquanto ainda consigo usar ele solto (com muiiiiito creme) tô hidratanto ele,mas eu sei q quando chegar nos 7,8meses vai ficar bem difícil,pois é mt cabelo,mt volume… Ñ é a primeira vez q passo por isso,da outra desisti,tava já 60%,meu cabelo ficou bem alto,tava super complicado pra desembaraçar,deixa-lo solto e tals. Me deixou bastante pra baixo. Gostaria de saber o q posso fzr pra ele crescer + rápido??????dicas??receitas caseiras???? Tô cortando aos pouquinhos,de 3 em 3 meses. Please! Help =|
Andrea rodrigues
11 de setembro de 2016 at 18:40
Boa noite!
Depois de 10 anos relaxando e usando química, resolvi voltar para os cachos.
Sei que não vai ser fácil, mas vou conseguir.
Adorei as dicas
Beijos
Andréa
thalia mirelle
21 de outubro de 2016 at 09:21
Olá, sou a Thalia. Sempre achei lindo o cabelo das minhas amigas, aquele volumoso, cachos, curtinho.. Mas não em mim, mas agora resolvi mudar. Assumir meu cabelo como ele é, faz duas semanas que estou em transição capilar e já estou adorando o que vejo.Quero poder daqui uns meses mostrar o resultado. Adorei todas as dicas Cacheia!
Beatriz Rocha
22 de novembro de 2016 at 20:08
Olá, meu nome é Beatriz e meu cabelo era liso natural e cumprido. Em janeiro do ano passado eu cortei acima do ombro e ele começou a crescer ondulado, hoje ele já cresceu muito e parece que volta o liso e parece que só piora. Se eu deixar crescer mais ainda ele pode voltar ao liso que era antes? Beijos!!
Ana Catarina
27 de novembro de 2016 at 16:47
Oi Beatriz! Então seu cabelo é ondulado. Deve ser um tipo 2… Quanto mais você deixar seu cabelo crescer, mais ele vai pesar e menos vai formar cachos… A diferença disso ai é no corte que você fizer!
Andreia
18 de dezembro de 2016 at 12:13
Ha 7 meses parei de usar química, cortei tirando toda química. Molhado ele fica lindo, cheio de cachinhos. Mas qdo seca fica muito crespo e os cachos somem, sem brilho e sem vida. O q tenho que fazer?
Gabrielle Kalane
4 de janeiro de 2017 at 14:52
Olá, amei seu post. Estou na transição capilar a um ano. Estou muito feliz com os resultados. Já tentei entrar na transição pela 3° vez. Mais pela 4° resolvi, estou firme e forte, meu cabelo classifico ele como 2b a 2c. Tenho 23 anos e desde dos 15 fazia progressiva com formol, porque eu queria ele bem lisinho, então fazia a cada 3 em 3 meses. No ano de 2016, na primeira semana no mês de fevereiro, fiz a última progressiva. Eu não aguentava mais, ele não crescia é só quebrava, eu vi que era por causa das químicas, eram sempre progressivas diferente, pois sempre ia em salões diferente, e nunca perguntava o nome do produto.
Natanes oliveira santos muniz
9 de janeiro de 2017 at 18:38
Olá eu preciso de ajuda não sei exatamente Que tipo de cabelo eu tenho Tô querendo comprar um produto certo específico mas eu não sei
que eu devo comprar poderia me ajudar porfavor
Mariana
23 de março de 2017 at 00:45
Oi, Natanes! Tudo bem?
Aqui explicamos sobre tipo de cacho http://cacheia.com/2014/02/tipos-de-cacho-como-identificar-o-seu-dicas/
Isso é o principal para você entender do que o seu cabelo precisa.
Basicamente, sobre produtos, precisamos de: shampoo e condicionador próprios para cabelos ondulados, cacheados ou crespos, um bom leave-in e uma máscara de hidratação. Óleo e gel também são super bem-vindos :)
Beijos!
maria
11 de janeiro de 2017 at 21:37
Oi, eu to começando a fazer a transição, e queria saber se eu poderia fazer normalmente hidratação no cabelo em salão? porque normalmente eles passam chapinha e secador no final, to em duvida
Ana Catarina
20 de fevereiro de 2017 at 14:55
Pode sim, Maria. Só observe duas coisas: 1. se a escova que eles passarem no seu cabelo está totalmente LIMPA (se tiver sido usada em outro cabelo antes, pode conter formol e alisar);
2. Se a composição do produto que está sendo passado no seu cabelo é realmente de hidratação e não contém alisantes.
Agnes
16 de fevereiro de 2017 at 14:19
Oi, Boa tarde. costumo dizer que estou em transição ainda. Há dois anos decidi parar com a química com um ano em transição resolvi cortar. Mas acontece que somente a parte de traz do cabelo cacheou! Da parte da orelha pra frente não enrola de jeito nenhum!! Aparecem alguns cachos por dentro mas nem menção de crescer. Já estou sem saber o que fazer e queria um help, pq nem texturização tá adiantando :(
Ps: Graças a Deus meu cabelo cresce até rápido, o problema é que cresce liso mesmo com já dois anos sem química nenhuma! Me ajudemm
Izabel Marangoni
23 de fevereiro de 2017 at 15:40
Tive uma queda de cabelo muito acentuada pós-parto que culminou com uma depressão. Meu cabelo era longo e hoje estou com menos de cinquenta por cento do cabelo longo na cabeça. O que caiu está crescendo. Já fiz dois cortes, mas não tenho coragem de fazer o BC. Tem dias que choro ao me olhar no espelho, só estou usando o cabelo preso. Ninguém imagina como ele está. O cabelo que caiu já está com cerca de oito centímetros. Estou seguindo várias dicas de hidratação, nutrição e restauração. Me ajudou muito ler os posts e saber que não sou a unica a ter o medo do corte estou cortando aos poucos e me preparando para fazer o BC. Sempre tento pensar que o pior já passou. Que meu cabelo voltou a nascer e mais alguns meses tudo que passei será esquecido. Vocês são uns amores!!!
Mariana
20 de janeiro de 2018 at 01:47
Izabel, em primeiro lugar meu abraço forte em você!
Sou mãe de dois e sei bem o quanto é difícil essa fase pós parto, queda de cabelo, puerpério. A gente é virada do avesso e só quem passa por isso entende a loucura que é.
Espero que você esteja se dando melhor com o seu cabelo, conseguindo cortar. Cabelo curto é lindo também! Uso e adoro!
Força pra você!
Deixa Enrolar
5 de março de 2017 at 10:34
[…] “Transição capilar “apesar de muitas meninas acharem, não é um bicho de sete cabeças.Talvez seja de duas. Brincadeiras à parte,muitas mulheres estão tomando coragem de voltar o cabelo ao natural depois de ter usado químicas como progressivas, relaxamentos e ter vivido em função das famosas chapinhas . […]
Ingrid dos Santos Ferreira
29 de março de 2017 at 00:40
<3
Lara Oliveira
14 de maio de 2017 at 11:13
Bom dia,
Meu cabelo possuía tanto a raiz como o resto do cabelo ondulado. Depois de um relaxamento mal feito na adolescência onde ele quebrou até a raiz, ele começou a crescer cada vez mais cacheado. A raiz continuou ondulada, no entanto. Isso faz uns 10 anos. Atualmente, procuro mantê-lo curto e até o início desse ano fazia selagem.
O que posso fazer para ajudá-lo a voltar ao estado anterior de ondulado? Ele ainda está em transição? Devo deixá-lo crescer para ver se o fio ondula? Que produtos devo usar?
Att,
Lara Oliveira.
Camila Xavier
18 de maio de 2017 at 22:26
Oii, estou amando esse blog <3
Bom, faz pouco tempo, eu decidi assumir de vez os meus cachos aeeee! Desde criança, eu odiava meu cabelo cacheado, pois era muito volumoso, coisa que eu odiava. E era aquela coisa, sempre quis ter o cabelo liso. Se eu fosse usar ele solto, passava 1 kg de creme, e passava a escova pra ficar com aquele aspecto de "boi lambeu", além de usar ele sempre preso. Aí eu decidi optar por procedimentos químicos, fiz defrisagem gradativa e relaxamento somente uma vez, pois danificou muito o meu hair e me fez odiar ainda mais o meu cabelo (isso em 2013/2014, tinha 13 anos). Daí eu virei escrava, não de química, mas de secador e chapinha. Danifiquei pra c***** o meu cabelo. Mas recentemente resolvi aceitar o meu cabelo do jeito que é e me parece que estou gostando dele assim: natural, cheio dos cachos. Eu sempre me perguntava e a minha mãe também o porquê de eu ter nascido com o cabelo "ruim", mal sabia eu que meu cabelo não era ruim, era eu que me sucumbia ao padrão de que cabelo bonito, tem que ser liso, coisa que hoje eu discordo TOTALMENTE. Além de me aceitar cacheada, estou aprendendo a cuidar mais do meu cabelo, o que eu acho ótimo rsrs <3
Elyza Viegas
29 de julho de 2017 at 08:40
Gente usava relaxamento desde de pequena por causa da minha mãe ela estragou completamente meu cabelo com minha tia que era cabeleireira e então cortarão e alisaram ele resolvi deixar ele voltar ao normal estou desde novembro do ano passado, sem usar nem uma química, a minha mãe me disse que meu cabelo era cacheado daqueles cachinhos bem fininhos, mas eu não lembro de como era meu cabelo, só lembro que ele era bem volumoso e muito grande, queria pedir a ajuda de vocês, pois estou a nove meses na transição e meu cabelo estar muito ressecado, eu não cortei ele todo estou cortando aos pouquinhos, e a raiz dele já da pra ver um pouco os cachinhos.
o que eu faço pra ele melhorar e sair logo desse ressecamento? Quero muito saber que tipo é o meu cabelo estou ansiosa.
Yasmin Bessa
30 de julho de 2017 at 08:26
Olá. Eu tenho 16 anos, e tenho 6 anos ou mais, alisando meu cabelo com escova progressiva. Não quero mais o desgaste de ter que ficar toda semana pranchando, de nn me sentir bem, enfim ele agr ta na altura do final das costas e eu quero fzr bc. Eu tinha cachos lindos antes e algumas pessoas dizem que mesmo se eu fizer o bc, eles não vão voltar. É verdade???
Espero mt que me responda, abraços.
Lilian Jesus
21 de agosto de 2017 at 16:54
Estou em transição pela segunda vez, por dois motivos, depois da primeira transição comecei a relaxar os cabelos para soltar os cachos, e depois de 3 anos, fui num salão fazer uma hidratação e a pessoa alisou os cachos que eu tinha. Agora pela segunda vez em transição eu me decidi a passar por ela sem nenhuma química, será diferente e sei que vou me surpreender, pois saberei como meu cabelo é realmente. Estou a 4 meses sem relaxar e 1 mês sem botox/progressiva. O Cacheia tem me ajudado muito… Obrigada!!!
Priscila
15 de setembro de 2017 at 15:49
nunca alisei o cabelo só fazia chapinha de vez em quando preciso passar pela transição meu cabelo não cacheia todo se eu passar pela transição ele cacheia ???
Mariana
11 de janeiro de 2018 at 09:23
Depende de qual é o tipo do seu cacho, a chapinha danifica os fios, mas não alisa permanentemente.
Se os seus fios forem cacheados, vocês poderá recuperá-los.
Dá uma olhada nesse post: http://cacheia.com/2014/02/tipos-de-cacho-como-identificar-o-seu-dicas/
Bjs
Elysa
20 de outubro de 2017 at 14:32
Olá fiz último alisamento 21 de junho de 2017
E parei ..
Quero cabelo cacheado
Eu já estou em transição?
Mariana
18 de janeiro de 2018 at 09:45
Sim :)
Se parou de alisar, já!
Jennifer
10 de dezembro de 2017 at 22:14
Eu faco plástica a anos no meu cabelo, mas queria deixa-lo natural novamente, já tentei fazer a transição uma vez, mas não resisti, eu queria saber se tem como eu cachea-lo de uma forma que fique ao menos parecida com a forma que ele ficaria natural. Tenho medo de começar a transição e não conseguir de novo. Me ajudem por favor!
Mariana
18 de janeiro de 2018 at 12:45
Oi, Jennifer! Tudo bem?
Olha só, você precisa realmente passar pela transição capilar. O que você pode fazer, além de ir cortando o cabelo aos poucos, é texturizar o cabelo. Veja como aqui: http://cacheia.com/2013/12/texturizacao-s-o-s-transicao/
Beijos!
Marcia Vianna
4 de abril de 2018 at 13:15
Oi meninas! Decide para de passar hene e fazer progresssiva, cortei o cabelo bem curto para tirar tudo isso q usei durante anos quero cachear meu cabelo me ajudem com dicas. Acho q meu cabelo é ondulado, o q faço para iniciar essa transiçao
Aparecida Viana de Lima
26 de dezembro de 2018 at 14:33
Ainda ñ usei, vou usar na minha mãe cabelos hiper lisos.
Karol Campos
28 de agosto de 2019 at 22:40
Olá,amei o blog mas tenho uma dúvida.. meu cabelo era 2c/3a,Só que eu queria ele branco e fiz inúmeras descolorações,botox e progressiva umas 2 vezes,com isso ele alisou total,se eu só fizer cronograma ele volta os cachos ou preciso cortar ? Obg
Maressa De Sousa
29 de agosto de 2019 at 15:43
Oi Karol, se houve um alisamento o cronograma capilar vai te auxiliar na maleabilidade, na resistência e no brilho dos cabelos, mas para eliminar definitivamente partes onde houve mudança estrutural e ter apenas o cabelo natural só por meio do corte mesmo. Pensa com calma e faça o corte quando se sentir bem e preparada, algumas pessoas optam por fazer isso gradualmente, então o processo fica bem mais leve :)