Finalizando o cabelo depois do big chop

FAQ: Como finalizar o cabelo após o Big Chop

Acabei de fazer o Big Chop e meu cabelo não define, o que eu faço?

Essa é uma das perguntas mais frequentes aqui no Cacheia. A verdade é que fazer o Big Chop não significa automaticamente ter os cabelos definidos. Antes de dar algumas dicas relacionadas à pergunta gostaria de reforçar a importância das discussões que temos feito aqui no blog sobre a busca maluca por definição. Ponto número um: nem todos os tipos de cabelo “definem”, no sentido de criar cachos em espiral definidos e espaçados. Existem vários tipos de fios e cada um deles possui características bem específicas e merece cuidado especial.

Se você tem o cabelo 4C, vai perceber que seus fios são um pouco mais finos, que eles podem apresentar mais volume e que formam cachinhos bem pequenos ou ondulações em formato de “Z”. Deixa eu te dizer uma coisa moça: teu 4C é lindo! A definição que cada tipo de estrutura de cacho consegue é diferente e seu cabelo vai ficar maravilhoso com ou sem cachos. Não deixe que a busca excessiva por definição te impeça de descobrir seu própria beleza.

Depois de fazer o big chop, o mais interessante é tentar conhecer um pouco mais sobre o seu tipo de fio: como ele é e quais produtos funcionam melhor. Paciência e cuidado são essenciais! Para saber um pouco mais sobre transição capilar e hierarquização de texturas, confira o post da Ster: O cabelo tipo 4 e a hierarquização capilar.

finalizando o cabelo depois do big chop

Se seus cabelos formam cachos mas ainda sim você está enfrentando dificuldade para defini-los, existem algumas técnicas que podem te ajudar. A mais famosa de todas é a fitagem. Na postagem da Ana tem tudo explicadinho, corre lá: Fitagem: como e porque fazer. Se você não possui paciência ou tempo para fazer a fitagem tal como é recomendada (dividindo o cabelo por partes e penteando mecha por mecha), uma maneira simples de definir os cachos é desembaraçar os cachos no banho com ajuda do condicionador, enxaguar e finalizar o cabelo usando apenas as mãos. Nesse caso você pode aplicar um creme de pentear/leave-in pelo cabelo e pentear os fios com os dedos rapidamente. Abandonar o pente comum e usar as mãos para arrumar os fios diminui a quebra e ajuda na definição. 

Uma outra opção é o “dedoliss”, que nada mais é do que fazer cachinhos com os dedos. Para garantir um resultado mais natural você pode abrir alguns desses cachinhos quando eles estiverem secos e soltar a raiz usando as mãos ou um pente garfo. Quando eu estava com com o cabelo beeem curtinho, tinha a maior paciência e fazia cachinhos com os dedos nas partes onde meu cabelo ainda não estava definido. Depois de fazer o BC ainda restaram várias partes com resíduo de química ainda alisadas, então o dedoliss ajudou muito, assim como a fitagem e as texturizações. Meu cabelo ficava assim quando fazia o dedoliss:

finalizando o cabelo depois do big chop

Os ativadores de cacho também podem ser valiosos para definir os cachos depois do big chop. Um ótimo ativador de cachos 100% natural é o gel de linhaça. Saiba como fazer no post da Giovanna: Ativador natural de cachos: gel de linhaça.  Gosto muito do gel de linhaça porque a linhaça tem um valor bem acessível (comprei meu pacotinho por R$ 2,60) e rende muito. Gel de linhaça + creme de pentear faz maravilhas. No mercado é possível encontrar alguns produtos industrializados como o Definidor de cachos Capicilin, meu atual favorito para essa função. Para as onduladas, sugiro a leitura do post da Ray: Como deixar o cabelo ondulado mais definido.

Por último e não menos importante: depois do grande corte os fios podem parecer ressecados, porosos, sem muita definição e um pouco mais frizados. Costumamos chamar esse “fenômeno” de scab hair. Mas óh: sem pânico! Essa fase é passageira! Com alguns cuidados básicos os fios crescem saudáveis e lindos. Vai lá no nosso post sobre cronograma capilar e saiba mais sobre o assunto.

Qual é o melhor produto para finalizar cabelo cacheado/crespo?

Ai meninas, eu bem que queria ter uma resposta pra isso, mas não tenho. Recomendar produtos é muito complicado porque cada cabelo possui necessidades diferentes e reage de modo diferente aos produtos utilizados. Vou listar pra vocês alguns produtos e combinações que eu gosto de usar para finalizar o cabelo e alguns produtos que as leitoras indicaram como favoritos lá no facebook. Se nenhum deles funcionar pra você, continue tentando! Você não vai descobrir logo de cara um produto que funcione 100% nos seus fios. Procure aproveitar ao máximo as características e potencialidades de cada produto e acima de tudo: conheça o seu próprio cabelo.

produtos finalizar o cabelo depois do big chop - finalizando o cabelo depois do big chop

cremes de pentear para cabelos cacheados e crespos para finalizar o cabelo depois do big chop

produtos para finalizar o cabelo depois do big chop - finalizando o cabelo depois do big chop

Fiz o BC e meu cabelo está sem volume, socorro!

O modo como você finaliza faz toda diferença no volume. Evite usar creme de pentear/leave-in muito próximo do couro cabeludo. Deixe sua raiz respirar livre leve e solta! Se seu cabelo pesa com facilidade, dê preferência ao uso de produtos mais leves. Preste bastante atenção na quantidade de produto aplicada: o excesso de creme pode diminuir bastante o seu volume além de ser prejudicial para os fios.

Com os cabelos já finalizados e secos, use as mãos para apertar e amassar levemente os fios. Isso criará um efeito bem natural e vai deixar os fios mais soltos. Em seguida utilize um pente garfo para levantar a raiz e dar mais volume aos fios. Para finalizar você pode usar uma pomada ou um pouquinho de óleo reparador de pontas. Alguns meses depois do BC meu cabelo cresceu um pouquinho e já formava um black power lindo! Esse é o resultado dele garfado:

finalizando o cabelo depois do big chop

Existem alguns produtos específicos para aumentar o volume. Postamos recentemente a resenha da Gelatina Vai ter Volume Sim! da linha TodeCacho, não deixe de conferir. As dicas da Mari também podem ajudar:

5 dicas pra dar volume à raiz

Fiz meu BC e meu cabelo está muito volumoso. O que eu faço?

Eu amo volume, mas sei que algumas meninas não gostam. A boa notícia é que existem vários produtos indicados para reduzir o volume. O mais famoso é o gel redutor de volume Capicilin, o laranjinha e a novidade recente é o gel redutor de volume Salon Line, ambos muito bons e com preços acessíveis. A resenha comparativa já saiu: Gel redutor de volume Salon Line x Gel redutor de volume Capicilin

Outra novidade que acabou de chegar é uma gelatina da Capicilin bem consistente: a G Gelatina – redutor natural de cachos. A gelatina realmente ajuda a diminuir o volume e definir os cachos mas infelizmente é proibida para No/Low Poo.

A Raysa ensinou uma receitinha caseira de borrifador que ajuda na redução de volume, confira:

O que tem no borrifador: receitas e dicas para cabelos cacheados

No seu dia-a-dia, invista nos produtos em gel. Eles ajudam a definir e fixar os cachos. Não se esqueça de dar uma amassadinha leve no cabelo depois que o produto secar para “quebrar” o gel e deixar os fios soltos e bonitos heim? :)

Existe alguma maneira de diminuir o frizz depois do BC?

Se você é cacheada/crespa, precisa ter em mente uma coisa muito importante: ter frizz é totalmente normal. Tente conviver com ele da melhor maneira possível :) Para evitar o excesso de frizz você pode tomar alguns cuidados básicos começando do banho: não esfregue a toalha no cabelo. Esse movimento de fricção cria atrito e gera muito frizz. Na hora de secar o cabelo use uma camisa de algodão ou uma toalha de microfibra. Tente enxaguar os fios usando água fria sempre que puder. Dispense pentes e escovas de plástico no momento de desembaraçar os fios e prefira usar as mãos ou um pente de madeira.

Outro ponto importante: depois de finalizar o cabelo com seu creme de pentear/mousse/leave-in/gel, espere os fios secarem completamente para tocar e dar volume. Tocar com muita frequência durante o processo de secagem incentiva o aparecimento de fios arrepiados. Depois que os fios estiverem secos, se você sentir necessidade, pode usar um pouquinho de óleo para diminuir o frizz e dar mais brilho para os cachinhos. Na postagem 13 produtos para cabelos cacheados e crespos eu recomendei dois óleos que me ajudam bastante. Meu favorito atualmente é o Óleo Cachos Poderosos Fructis. A aplicação é simples: coloque uma pequena quantidade de óleo na palma das mãos, espalhe e aplique nos fios apertando levemente.

Saiba outras dicas valiosas para diminuir o frizz nos posts:

6 dicas para detonar o frizz

Como acabar com o frizz: guia definitivo

Não estou conseguindo ter um bom day after, o que eu faço?

Eu sei exatamente o que vocês estão sentindo: uma das primeiras dificuldades que tive depois de fazer o big chop foi ter um bom day after. A primeira coisa que me ajudou muito foi usar uma fronha de cetim. O cetim é um tecido bem leve ( e com um toque delicioso!) que cria menos atrito em contato com os cabelos. Quando comprei na minha cidade dois anos atrás dois metros me custaram R$ 5,00. Com esse tecido consegui confeccionar uma capa para travesseiro e uma touquinha. Senti que com a touca de cetim meus cachos foram conservados mas o volume diminuiu. Já com a fronha de cetim meus cachos permaneceram lá e o volume no dia seguinte é maravilhoso!

Outra dica valiosa: meu cabelo é crespo e bem fino, por essa razão ele se desfaz com mais facilidade. Para ter um bom day after, eu costumo finalizar os fios com um creme mais consistente. Um produto mais consistente ajuda na fixação dos cachos. Faz toda diferença!

Se você costuma despertar com os fios amassados e com muito frizz, pode usar o borrifador para reavivar os cachos. 300 ml de água misturadas com um pouco de leave-in (mais ou menos 3 colheres rasas) foram uma boa misturinha para borrifar nos fios. Uma coisa é certa: o borrifador é nosso melhor amigo. Na postagem da Ray tem várias receitas ótimas para testar:

O que tem no borrifador? Receitas e dicas para cabelos cacheados

Testei recentemente um produto específico para day after: o gel Como se fosse a primeira vez da linha To de Cacho. A resenha dele já está aqui no blog. Minha opinião: é uma ótima opção para garantir um bom day after! O modo de uso é bem simples: deposite uma pequena quantidade na ponta dos dedos ou num recipiente separado. Aplique nos fios que estão mais amassados ou com muito frizz. Pronto!

Veja no post da Mari mais algumas dicas para day after:

Day after: dicas para manter os cachos lindos no dia seguinte

Fiz o big chop e ainda tenho duas texturas

Se você fez o big chop e ainda está com duas texturas, provavelmente ainda restam resquícios da sua última química nos fios. Não se preocupe, logo logo você se livra dela. Enquanto isso, capriche nas dicas para ganhar mais definição que coloquei nesse post. Você pode também experimentar uma texturização.

Algumas vezes a presença de duas ou mais texturas pode ser uma característica natural do seu cabelo. Confira no post Duas texturas depois da transição capilar mais informações sobre o assunto.

Outra possível explicação para duas texturas que não está relacionada aos resíduos de química é o fator hormonal: já vi vários relatos de mulheres que ficaram grávidas e notaram uma mudança significativa no formato dos cachos, por exemplo. Se esse é o caso, nós não podemos ajudar muito. É muito importante buscar orientação médica. Saúde em primeiro lugar!

Mudanças na alimentação também interferem bastante no modo como seus cachinhos estão crescendo. Saiba mais em: Cronograma alimentar: aprenda a nutrir seus cabelos de dentro pra fora. 

Maressa De Sousa

Maressa, 22 anos, baiana. Graduada em Ciências Sociais. Ama filmes e livros de ficção e aventura. Para ela, a transição capilar marcou o início de muitas outras transformações.







comments

Comentários

Adoreei as dicas. Fiz o bc há 4 meses, e meu cabelo cresceu bastante, mas, tem algumas partes em que ele é 3c, outras que é 3a e outras que é 4a. Você tem alguma dica pra deixar ele todo por igual?

Oi Stef,tudo bem? Olha, se você já tiver retirado todos os resíduos de alisamento/relaxamento/progressiva ou outro processo químico e seu cabelo apresentar cachos de tamanhos diferentes, provavelmente eles são assim mesmo! rs Nós não temos só um tipo de fio na cabeça. Eu por exemplo tenho cachos 4A na maior parte, mas no topo da cabeça os fios são 4B-4C :)

Adorei a matéria, ficou bem completa e realmente pode ajudar muitas meninas que estão saindo da transição. Parabéns!! Uma boa dica para baixar o volume dos cabelos, seria também hidratação e umectação. Quem está saindo da transição, costuma ter o cabelo ainda bem ressecado e isso pode aumentar o volume. :) Um super beijo :**

Hidratações e umectações são muito amor <3 Tem uma que eu considero bem específica para quem quer hidratar e reduzir ligeiramente o volume: hidratação de maizena :)

Post perfeito!
Quando fiz o BC os cachos não pegaram forma logo. Tive (ainda tenho) scab hair no topo da cabeça e ficava parecendo uma palha seca. Preciso caprichar na finalização nessa área.
Mas o que ajudou mesmo a começar a definir os cachos foi a salvadora umectação. Amo! ♥

Algum dos produtos indicados é proibido para Low poo?

Sim Sarah! Na lista tem alguns produtos proibidos, como Tressemmé e o Seda Cachos por exemplo.

Amei as dicas comecei a pouco tempo os meus não definem mais ainda não tenho muitos produtos pra testar ai eu penso acho que eles não vão se definir ai eu entro no blog e saiu animada com as dicas vcs estão me ajudando muito bjs

Que bom que a postagem te ajudou Rosângela! :D

Abraços!

Mulher, que post ótimo. Gostaria de tê-lo visto logo quando fiz o BC, no início de Novembro do ano passado.
Mas confesso que uns 3 meses depois ainda tô testando os métodos e não tenho um jeito fixo. UHASHUUA
Minha primeiro dilema é descobri que tipo é meu cacho. Vivo num looping achando que ele é 3C e 4A. Amo achar pessoas que tenham cabelos parecidos. KKK O seu depois da “garfada” parece com ele depois de vários dias de day after. Mas ele na 1º foto parece bem mais definido que o meu. hihi
E outra coisa, o meu molhado nunca parece ele seco. Isso me deixa ainda mais duvidosa.
Ele molhado> https://pbs.twimg.com/media/CXztLj2W8AAuJJM.jpg:large
Ele seco > https://pbs.twimg.com/media/CXjpbroW8AAl2AJ.jpg:large
No momento meu maior desafio tá seco tentar descobrir como evitar uma camada meio estranha que parece que fica em cima dos cachos. Principalmente depois que durmo e tento desamassar. Deve ser o frizz né? >.< As vzs fica esquisito, como do lado nessa foto, ele fica meio farofado: https://pbs.twimg.com/media/CajSCfXXIAAP2t3.jpg:large
Na última lavagem tentei o borrifador com água + creme, porém achei que deixou o cabelo horrivelmente oleoso. :S Tô gostando muito do Como se fosse a 1º vez da Salon Line, porém, ainda tô pegando a manha dos usos para não deixar ele farofado e com umas pontas espetadas. rs
Eu descobri que faço dedoliss sem saber. AUHSUAHS Desde que cortei peguei um vício louco de enrolar os cachinhos. Tanto que tem vezes que fiquei com dor no pescoço de tanto ficar com a cabeça virada enrolando. KKK Pior: Fazia em uma aprte do cabelo e em outras não. HAHAHA Estou tentando controlar.
Uffa. HAUHAUA Ahco que fiz um desabafo aqui. Sorry, pela empolgação.

Oi Paula, tudo bem? Também fiquei na dúvida porque nas fotos não aparecem os cachos isolados porque ele está bem curtinho. Até então me parece que é uma mistura de 3C e 4A. A região da parte de trás parece ter cachos fechadinhos e na parte da frente um pouco maiores. Você chegou a fazer dedoliss nessas fotos? Espera ele crescer mais um pouco pra ter certeza e não se preocupa com isso :) Sobre essa “camada estranha”: é frizz mesmo rs É só ajeitar direitinho, de repente passar um creme mais leve ou usar uma receitinha de borrifador pra reativar os cachos. Se você sente que aplicar água + creme pesa os cachos e deixa oleoso, o ideal é optar pelo gel mesmo. Também uso ele e está sendo um sucesso!

Abraços!

Olá! Estou com muita dúvida sobre qual shampoo usar durante a transição comecei há 2 meses vi no blog a indicação do phytoervas Coco e algodão mas é muito difícil de encontrar!!!

Oi Mara, você segue Low Poo? Se sim, veja esse post aqui: http://cacheia.com/2015/12/manual-low-poo/ Tem várias sugestões de shampoo :)

Abraços!

Eu só tenho a agradecer vocês, muito obrigado por tudo, com certeza, sem o cacheia eu não conseguiria me libertar daquela prisão que era a química. Hoje estou com meus cachos curtos, mas já me sinto muito melhor e aprendi que a única opinião que importa, é a minha, aprendi a amar meus cachos e não troco eles por nenhum cabelo liso. Que Deus continue abençoando a vida de vocês para ajudar mais e mais pessoas, vocês são lindas <3

Que lindaaa <3 obrigada pelo carinho Marcela!

Eu só tenho a agradecer a vocês, sem o cacheia eu não teria aprendido tanto a cuidar dos meus cabelos e certamente não teria entrado na transição. Hoje eu estou com meus cachos curtos, mas já me sinto muito mais feliz e liberta daquela prisão que era a qímica, escova e chapinha, aprendi que a única opinião que importa é a minha e aprendi a ser mais confiante, muito obrigado e que Deus abençoe a vida de vocês para vocês continuarem ajudando as pessoas a se libertarem e a se aceitarem.

GENTE! fiz meu BC, me sinto tão livre e me achei tão linda! Li muito o site de vcs para tomar essa decisão. Meu muito obrigada pelas dicas, melhor coisa que eu fiz! Bjos

Me ajudem , To com 1 mês sem nada no cabelo quero meus cachos de volta , qual creme shampoo e condicionador devo usar durante esse processo ? Me ajudem

Oi Caroline, tudo bem? Não existe um produto certo para quem está em transição, cada cabelo possui necessidades diferentes. Então para escolher seu shampoo e condicionador é preciso considerar se você tem cabelos cacheados ou crespos, se sua última química foi muito recente, se seu cabelo está muito danificado, etc. É difícil indicar algo pra você sem saber mais informações. Entre em contato com a gente lá no inbox do Facebook pra gente conversar melhor.

Abraços!

Oi.. tudo bem?
Vejo e estou ultimamente lendo muito sobre transição capilar, eu aliso, bem alisa mais de 25 anos, sendo que agora decidir me assumir. Tenho cabelo crespo cacheado( acho que é assim que fala ), já estou ha 3 meses sem usar a tal famosa guanidina. O que devo fazer primeiro?? Vejo vcs comentarem poo ou no poo… pra ser sincera estou muito perdida, faço hidratação semanal, pois quando a gente fica sem a guanidina no cabelo ele já começa a quebrar ( sentido falta do produto- bem eu acho). Já entrei e procurei as variadas formas possíveis de passar por esta transição capilar da melhor forma. Não é fácil…. quando se quer muito alguma coisa, não podemos ter medo. E lá vou eu…. Mais em fim.. como eu sei a espessura do meu cabelo? Este Poo…o que é isso?? Eu confesso que li… mais não entendi!!!! Me ajudem por favor

Oi Jorgeane, tudo bem?

Low poo e No Poo são técnicas que reduzem o uso de shampoos com sulfatos fortes (componentes que contribuem para o ressecamento) ou eliminam o uso de shampoo. Se quiser saber um pouco mais sobre low poo veja esse guia: http://bit.ly/guialowpoo

E sobre No Poo veja este: http://bit.ly/guianopoo

Sobre a transição capilar temos esse guia aqui bem completinho pra te ajudar nesse momento inicial: http://bit.ly/guiatransição

Abraços!

ola,fiz meu bc,ele ficou bem curto,mas com tamanho que dar para ter cachinhos,porem ele nao cacheia fica ressecado e duro,to muito triste com vergonha de sair,uso kera hidrate creme para pentear,vai fazer um mes q cortei,e relaxei no salao,ta bem difícil me olhar no espelho :(

Oi Patty, tudo bem? Seu cabelo é crespo ou cacheado?

Se você relaxou então dificilmente ele vai “definir” mesmo porque esse tipo de química altera a estrutura dos fios :(
Depois do big chop, se você realmente quiser usar o cabelo natural, o ideal é não fazer esse tipo de processo e cuidar dos fios.
Veja dicas para diminuir o ressecamento aqui: http://bit.ly/xoressecamento

Dicas para transição capilar: http://bit.ly/guiatransição

Se mantenha firme, cabelo cresce! Se você cuidar dos fios em pouco tempo terá o cabelo natural e mais saudável. Veja nesse post algumas dicas para passar por esse momento: http://bit.ly/29tHYil

Abraços!


Deixe um comentário

error: Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não deve ser copiado ou reproduzido sem permissão prévia e sem atribuição dos créditos. Blog Cacheia 2013-2016.