Transição Capilar

O Scab Hair existe? O que é e como tratar o cabelo pós bc

9 de janeiro de 2015

Você fez o big chop (bc) e notou que o seu cabelo estava áspero, com frizz, e dificuldade enooorme de definição? Então vem comigo, gente! O post de hoje vai explicar esse estranho fenômeno: o scab hair!

O que é o scab hair?

O scab hair é nome dado pelas gringas àquele cabelinho que vem logo após as químicas, ou seja, os fios que aparecem na sua cabeça quando você resolve largar os alisamentos. Esse estranho fenômeno é notado durante a transição (na nossa raiz), mas é especialmente após o big chop que as pessoas enfrentam problemas de porosidade, ressecamento, e sumiço de cachinhos; Mas atenção meninas: o scab hair pode ser causado também por tensionamentos de tranças sintéticas, apliques e megahair, então cuidado.

Se vocês estão se perguntando: “Cadê a definição? Cadê os meus cachinhos? O que está acontecendo com meu cabelo?” talvez scab hair seja o nome do seu problema. Mas não se desesperem, amorecos: o scab hair é passageiro e pode ser tratado!

linha-de-demarcação-entre-scab-hair-e-cabelo-novo

 

*(Consultar final do post)

 

O Scab hair é justamente essa linha divisória entre o cabelo novo e o cabelo  que foi alisado anteriormente.


Como eu sei se o meu problema é scab hair?

Muitas vezes nós estamos apenas passando por um bad hair day, ou então não lembramos como os nossos cabelos eram. Eu sou a rainha do drama capilar, e eu acho que tenho scab hair dia-sim-dia-não. Mas scab hair eterno não existe, tá moçada? No final, descobri que o problema não era o scab hair, e sim as estruturas do meu fio mesmo, fora algumas colorações e descolorações que eu tinha feito. Responda as perguntas abaixo e descubra se você sofre com o scab hair! :D

1. Você passou por algum procedimento após os alisamentos, como descolorações, decapagens, ou tinturas?

2. Você passou por algum período de transição hormonal após o início das químicas, como a adolescência, gravidez ou menopausa?

3. Você está livre de químicas (tempo após big chop), a mais de um ano?

4. O seu cabelo está com pelo menos dois desses aspectos?  a) dificuldade de definir os cachinhos b) alta porosidade c) cabelo áspero d) quebra e e) frizz?

Se você respondeu não para as três primeiras perguntas acima, e sim para a quarta, você está lidando com o scab hair! 

Fiz uma imagem demonstrando pra vocês a diferença entre o scab hair durante a transição, no big chop, e por fim, em um dia de bad hair e um dia “normal”:

diferença-entre-scab-hair-e-bad-hair-day


Muitos sites afirmam que o scab hair não existe, já que a química não afeta o fio novo que nasce. É verdade?

Não! Não é verdade! O Scab hair existe sim e pode acontecer porque:

1. O secador, chapinha e os produtos químicos utilizados durante as progressivas causaram quebras próximas à raiz, então esses fios  já crescem com as pontinhas bem quebradas, ressecadas, porosas e já problemáticas; Essas pontinhas vão gerar aquele frizz eterno no topo da cabeça. É um fio que exige maior cuidado e carinho.

2. As químicas de relaxamento, que são os alisamentos que agem na transformação do fio, podem ter queimado ou causado danos a algumas regiões do couro cabeludo, afetando como os fios vão crescer. Essas queimaduras podem causar até alopecia! (a pessoa fica careca, é isso mesmo!). Dependendo do dano, ele pode ser permanente ou temporário. Apenas x dermatologista ou especialista em tricologia pode ser capaz de te informar a gravidade. O scab hair também pode ser causado pelo uso de tranças, apliques, e etc.

 


Como tratar o “problema”?

Óleos no couro cabeludo podem auxiliar a regeneração do folículo capilar e “fortificar” os fios que foram quebrados durante os processos de química. No entanto, para quem enfrenta problemas como caspa e espinhas no couro, essa solução não é recomendada.

Além disso, uma das melhores formas de cuidar do cabelo que nasce é através da dieta; Já ensinei aqui alguns truques para tratar o seu hair de dentro pra fora.

Por último, recomendo a maior solução de todas para o scab hair: paciência e carinho. É uma fase passageira!

 


 

Espero que tenham gostado do post. Qualquer dúvida, ficarei feliz em respondê-lxs!

 

Beijocas encaracoladas,

 

* Créditos da imagem: http://www.seriouslynatural.org/2014/02/natural-hair-terms-scab-hair-and-line.html

Créditos de informações de tratamento do problema: http://www.naturallycurly.com/curlreading/chemicals-ingredients/finally-the-truth-about-scab-hair/

 

Recomendados para você

70 Comentários

  • Reply Ana 9 de janeiro de 2015 at 09:17

    Óleo no couro cabeludo no caso é a umectação? Fiz o bc há 1 semana e estou no scab hair </3

    • Reply Raysa França 12 de janeiro de 2015 at 15:05

      Sim sim, é a umectação!
      No caso, quando você umecta os fios, pode escolher passar no couro cabeludo ou não.
      Eu recomendo que para tratamento do scab hair, passe no couro cabeludo sim!

      Beijocas

  • Reply Camila 9 de janeiro de 2015 at 15:44

    Ai ameii a postagem mocinha rsrs ^^
    Estou a 6 meses de transição ( optei por não cortar e ir investindo em vários penteados ). E nossa estou fazendo o cronograma capilar, que ajudou bastante o desenvolvimento do cabelo. Ele estar mais forte e saudável, quase nem cai mais cabelo a não ser quando lavo, mais bem no limite do normal mesmo… Por dentro meu cabelo ta uma belezura, ( acredito que meu fio é um 2b a 2C), mais gente estou com um cabelo logo na franja , no cocuruto que parece espiga de milho kkkk, e tenho certeza que é o scab hair, é um cabelo seco sabe, ele não tem forma nenhuma, é aspero e só melhora mesmo com a tec loc kkk. Mais tudo isso devido a quase 15 anos de química, cortes químicos, e feridas. Por isso que o fabricante pede que de um espaço na hora da aplicação da química, de 1 centímetro do cabelo, e mesmo assim acho impossível não topar na raiz… Mais andei pesquisando sobre o óleo de ROSA MOSQUETA puro, vegetal mesmo e ja encomendei. Pois ele na pele tem a função de regenerar, renovar , como usamos glicerina que é pra pele tb vou arriscar esse danado e conto pra vcs
    Bjs Cacheia!

    • Reply Raysa França 12 de janeiro de 2015 at 15:16

      Que bom que vc gostou, Cacá! <3 <3 Hahahahahahah (Olha eu, cheia das intimidades cazamiga ja! aha)
      Eu não faço cronograma capilar, mas as vezes confesso que ajudaria muito no meu cabelo!
      Então, eu acho que eu encontrei pouquíssimos profissionais que respeitassem a regra do 1cm, viu? É quase impossível!
      Me conta o que vc achar do óleo, quero encomendar também!

      Beijocas

      • Reply Patyta 14 de agosto de 2015 at 08:28

        Bom dia, povo. Faço relaxamento há muuuuuuuitos anos. Há uns 12 passei por uma queda sinistra, o que ocorreu novamente há dois meses :( Em todo esse tempo nenhuma profissional aplicou a química com essa regra do 1 cm, que eu também só descobrir existir agora… Quanto ao Sab Hair, eu não tinha conhecimento nenhum sobre ele. Nem sequer já havia ouvido o termo. Tô começando a entender o pq de tanta gente estar passando a cuidar dos próprios cabelos. É muito complicado o profissional ser ético e optar pelo bem-estar dos clientes, pq talvez isso signifique perda de grana… Enfim… Acabei desabafando. Rs. Agradeço pelas informações.

        • Reply Raysa França 10 de setembro de 2015 at 14:10

          Bom dia, Patyta!

          Tudo bem contigo?
          Pois é, queda por queima de química no couro cabeludo é muito mais comum e frequente do que parece :(
          Uma tristeza /:
          Disponha! Estaremos sempre aqui!

          Beijocas

  • Reply Alice 9 de janeiro de 2015 at 23:03

    Essa sua ruivice tá me lembrando a Cyndi Lauper. <3
    Menina, você acertou em cheio com essas perguntas. Eu tô com um baita scab hair kkkkkkkkkkkkkk
    Algumas partes já estão nascendo definidinhas, mas nos cabelos da frente eu tô com esse troço ai mesmo. Fiquei pensando que meu cabelo ia ficar assim, desigual forever, mas que alívio ter lido essa postagem sua, Raysa. Então quer dizer que esses fiozinhos não lisos e não enrolados, se eu cuidar, vão cachear em algum momento? Ou eu terei que me livrar deles também, assim como me livrarei dos alisados?

    • Reply Raysa França 12 de janeiro de 2015 at 15:17

      Alice, que lindoooooca!! Hahahahah Que legal lembrar a Cyndi <3 Hahahaha
      Pois é, normalmente os cabelos da frente tem essa tendência mesmo!
      Não precisa se livrar deles, vai cuidando com amor e carinho e deixe que cresçam! Hahah Sem estresse.

      Beijocas

      • Reply Alice 12 de janeiro de 2015 at 21:58

        Adorei! Vou tentar cuidar deles sim. De certa forma, mesmo que sejam “desagradáveis” ou “sem forma” eles são um alívio porque mostram onde já vai o nosso progresso rumo aos cachos. Eu estou sem química há 6 anos mas como passei esse tempo todo hard na chapinha, nenhum cacho teve chance de se relevar. Estou com 2 meses de transição e por ser toda agoniada com a parte lisa, cortei um pouquinho no lado direito e meu 3c tá todo desabrochado! Pena que o lado esquerdo ainda tá meio liso e a parte de trás com muito scab hair, então terei que esperar mais pelo bc.
        Aqui no blog todas vocês já postaram suas histórias transitórias kkk? Se sim, eu gostaria de ler pra dar uma motiva a mais, hahha.
        Beijo, Raysa!

  • Reply Juliana Ellen 10 de janeiro de 2015 at 03:58

    Há dois anos e pouco deixei de lado o relaxamento (devido um corte químico em um lugar específico na cabeça)e já terminei a transição a quase 10 meses e há uma parte da minha cabeça em que os fios crescem bem enrolados como no resto da cabeça, mas a única diferença que sempre me incomoda é que essa parte(a que sofreu corte químico) cresce diferente, grosseiro, algumas parte grossas e outras finas no fio do cabelo, e já faz mais de 2 anos que larguei a química, será que é p sempre isso?

    • Reply Raysa França 12 de janeiro de 2015 at 15:18

      Oi Juliana, só vai ser para sempre se esta for a estrutura do seu cabelo, ou seja, o jeito que ele efetivamente nasce.
      Tenta tratar essa parte com mais carinho, e fazer alguns cortes, e vê como seu cabelo reage.

      Beijocas e boa sorte : *

  • Reply Sarah Regina 10 de janeiro de 2015 at 19:17

    Meu Deus !! Me Deu um alívio tão grande, eu sei como meu cabelo era antes dos alisamentos e vi que não estava sendo o mesmo depois do bc- estava a ponto de raspar a cabeça!! Salvou minha VIDA !
    Beijos Linda! <3

    • Reply Raysa França 12 de janeiro de 2015 at 14:01

      Sarah, hahahaha pois é!
      Eu tambem fiquei muito aliviada quando o scab hair finalmente “passou”. na época da primeira foto eu só queria chorar e chorar! hahahhaha mas passa logo!
      Beijocas,

  • Reply Michelle 12 de janeiro de 2015 at 08:54

    Esse post sobre scab hair eh mt bom pra manter a galera informada, eu nao sabia oq era e acabei relaxando após 4 meses de transição, pura ignorancia minha, enfim maior arrependimento!!!!

    • Reply Raysa França 12 de janeiro de 2015 at 14:00

      Michelle, não se arrependa, querida! Pelo menos agora que vc sabe não vai alisar mais, né?

      Boa sorte na transição!
      Beijocas,

  • Reply Mariana 26 de janeiro de 2015 at 10:34

    Oi!
    Adoro o blog de vocês, ele tem me ajudado muito na minha transição capilar, estou sem fazer relaxamento há um ano. Juro que estou até pensando em voltar a blogar graças a vocês, são uma inspiração para mim :)
    Sofro com esse scab hair principalmente na frente do meu cabelo (mas é bem pouco, apesar de incomodo) e é preciso muita paciência. Não fiz o bc, apenas cortei na altura dos ombros.
    O lado bom é ver os cachinhos formados, lindos!

    Beijo!

    • Reply Raysa França 26 de janeiro de 2015 at 13:17

      Oooi Mari! Hahahah Poxa, que felizzzzz!!! <3 Hahahha
      O lado bom é que o scab hair é temporário, né? Haha

      Beijocas

  • Reply Camila Pinheiro 28 de janeiro de 2015 at 02:35

    Oi! Lendo esse post, me identifiquei com o momento crítico do meu cabelo mas não sei se é caso de scab hair. Desde 2011 não uso nenhuma química, mas vivo cortando o cabelo. No fim de 2013, fiz um sidecut do lado esquerdo da cabeça e mantive até julho do ano passado, mas agora deixei crescer de novo. O que acontece é que esse cabelo que está crescendo é muito diferente do cabelo do lado direito: ele é mais grosso, denso, volumoso e parece que levei um choque! O scab hair também acontece quando raspamos a cabeça?

    • Reply Raysa França 3 de fevereiro de 2015 at 13:38

      Oi Camila, para carqueja são duas colheres de sopa das folhas picadas para meio litro de água fervente, e para folhas de hortelã são duas colheres de sobremesa para meio litro. Mas acredito que a carqueja vai ter muuuuuuito mais benefícios se você beber ao invés de passar nos fios!

      Beijocas

  • Reply Ana Paula Lima 30 de janeiro de 2015 at 03:26

    Geeeeente eu nem sabia que isso tinha nome e explicação kkkkkkk … vivendo e aprendendo. Eu tenho scab hair porque mudei de produto pra relaxar, aí aquela parte com antigo relaxamento fica assim .. ai precisando de um pouco de coragem e parar de química.
    Bjs

    http://meumundinhodesofia.wordpress.com

  • Reply Késia 3 de fevereiro de 2015 at 03:05

    Oii Rayza. ^^
    Seguinte: tive algumas dúvidas quanto ao resultado com base nas perguntas. Eu usei tintura no cabelo faz uns 3 meses (estou em transição há 8 meses aproximadamente); não fiz BC, estou cortando aos poucos e não faz nem um ano que parei de usar química. Sinto meu cabelo áspero, ele tem quebrado muito e não tem definição NENHUMA, mas esse problema ocorre no topo da minha cabeça, bem na raiz. Do meio pra baixo, ao passar os dedos pela raiz, sinto uma leve ondulação e essa parte sem definição, parecendo uma bucha, é sentida um pouquinho abaixo da raiz. Estou passando pelo scab hair?

    • Reply Raysa França 3 de fevereiro de 2015 at 14:11

      Olha Késia, não vou te dizer que é o scab hair por conta das colorações. Pode não ser, mas podeser também. Muito provavelmente é! O jeito é ter paciência e muito carinho com o cabelo, e esperar essa fase passar.. Beijocas

      • Reply Késia 3 de fevereiro de 2015 at 23:02

        A coloração pode ser a causa desse “problema”?

        • Reply Raysa França 5 de fevereiro de 2015 at 08:04

          Késia, pode sim, com certeza!!! Aconteceu comigo… :( Muita coloração… Bjo

  • Reply Larícia Silva 5 de fevereiro de 2015 at 21:03

    Oi, Raísa será que poderá tirar meu receio de cortar o cabelo ?
    Estive olhando umas fotos minhas de quando tinha 1 até 5 aninhos, meu cabelo tinha uns cachinhos e seguravam até o formato. Dos meus 7 até os 12,ano que começei a fazer química, meu cabelo só tinha volume e sem formato. Não sei o que aconteceu sinceramente. Estou pensando em fazer o big chop, já estou sem química a 6 meses e estou tentando seguir o cronograma capilar, mas tenho receio de como ficará meu cabelo após o corte. Ele está me dando muito trabalho para pentear. Seu aspecto incomoda: seco, áspero, sem movimento e muito embaraçado. Não sei se vou aquentar esse meu cabelo rebelde. O que faço? Por favor me ajudem. Tenho medo de cortar o cabelo e me decepcionar, sem saber como ficará logo depois do corte, será que vai tomar forma. Meu desejo era ter o cabelo de quando tinha 1 aninho.

    • Reply Raysa França 7 de fevereiro de 2015 at 18:32

      Ooi Larícia, o receio de cortar o cabelo vai vir com nossa ajuda, claro! Mas você mesma vai superar e ver que apego ao comprimento é bobagem, sabe? E essa é uma das coisas lindas da transição, nos ensina a não ter medo de tesoura!
      Tem um post lindésimo da Mari falando sobre isso, ó: http://bit.ly/pq-fazer-bc

      Boa sorte e beijocas

  • Reply Deise 7 de fevereiro de 2015 at 13:54

    Oi. Estou há 9 meses em transição capilar e fiz BC há 1 mês e meio. Nossa que desespero! Se eu pudesse sumia… mas não há como. Tenho buscado muitas leituras e vcs têm me ajudado muito. Sei que tudo isso vai passar… mas como é difícil. Valeu a matéria do scab hair!

    • Reply Raysa França 7 de fevereiro de 2015 at 18:09

      Ooi Deise, é muuuuito difícil mesmo! Mas eu juro juradinho que vai passar, sério!! :)))))) <3
      Leia sim, pq saber que não estamos sozinhas ajuda demais! hahaha

      Beijocas e boa sorte

  • Reply Victória 9 de fevereiro de 2015 at 12:17

    Olá, eu tenho muuito scab hair, não sei mais o que fazer, meu cabelo é virgem, não tem nenhuma química, mesmo assim tenho scab hair demais. Quando acordo, Nossa Senhora pareço uma bruxa, morro de vergonha. Como tive CA em 2008, ele demorou muito a crescer e hj e ele é bem longo, não vou mentir tenho vontade de mudar o visual, cortar, mas ao mesmo tempo tenho receio de como ele é fininho e afofa fácil ele ficar terrível, mais do que já está. Estou aderindo ao low poo, e algumas tecnicas já ensinadas aqui para ver se melhora. Mas gostaria de saber como eliminar esses scab hair?

    Grata,

    • Reply Raysa França 11 de fevereiro de 2015 at 07:09

      Oi Victória, tudo bem? Se o seu cabelo é virgem, você não tem scab hair! Pode ser outro problema, como transição hormonal… Quantos anos você tem, está passando por gravidez, menopausa, primeira menstruação ou algo que tenha alterado os seus cabelos? Você faz alguma reposição de hormônio, como os produzidos pela glândula tireoide?
      Você pode tentar o cronograma capilar: http://bit.ly/cronograma-capilar-cacheia e a fitagem: http://bit.ly/fitagem-como-fazer, mas eu preciso saber exatamente o que está acontecendo para indicar o melhor tratamento!

      Beijocas

      • Reply Victória 11 de fevereiro de 2015 at 08:41

        Olá, tenho 32 anos, é pode ser algo relacionado a hormônio, mas como faço para saber se é? Gravidez, não, primeira menstruação quem dera..rsrsrs.. Na verdade faz 6 anos que não menstruo, pois tenho um DIU. Só se for isso?! Menopausa ainda longe… E não faço reposição hormonal, não posso.
        Mas o que tenho é como se fosse o scab hair, e isso me incomoda demais, meus cabelos são bem indisciplinados.
        Vamos ver se ele com o tempo melhor, pois aderi ao Low poo e estou usando ois produto adequados. Sempre que possível atualizem os produtos que podemos usar, é bom sempre ter essas informações.

        Grata,

        • Reply Raysa França 14 de fevereiro de 2015 at 08:06

          Victória, então desde já, eu excluiria qualquer alteração hormonal. O que você pode fazer é um cronograma capilar intensivo e ver se o teu cabelo melhora. Vai alterando as técnicas de finalização também. Daí você me conta e a gente pensa em outras soluções! Hahaha

          Beijocas

  • Reply 3 penteados fáceis que toda cacheada pode fazer | Cacheia! 10 de fevereiro de 2015 at 23:39

    […] Receitas e dicas para cabelos cacheados Passo-a-passo para quem quer assumir o cabelo crespo O Scab Hair existe? O que é e como tratar o cabelo pós bc Como sobreviver à transição capilar 3 documentários que toda crespa/cacheada precisa ver […]

  • Reply Taila 19 de fevereiro de 2015 at 01:33

    Oiii eu sou taila
    To na transicao vai faser 4 mesees to esperando mais un pouquinhoo para corta de vez
    mais tenhoo medo e fica feiio
    de min arependeer
    o que vc faria em meu lugar??

  • Reply Jennifer 3 de março de 2015 at 15:06

    Tenho uma dúvida, a última vez que fui ao cabeleireiro e fiz a loucura de fazer progressiva, a cabeleireira me disse que mesmo depois de mais de 5 anos em que meu cabelo já estava ultra cacheado naturalmente, ela me disse que havia ainda guanidina do outro processo químico que fiz a anos anteriores. Bom embora eu ache improvável isso, seria verdade o que ela me disse?

    • Reply Raysa França 19 de março de 2015 at 09:32

      Então, eu acho que PODE ser verdade ainda ter algum resquício de química, porém se você cortou tudo, é altamente improvável. Tô há quase três anos natural e não tenho nada de química mais.
      Bjocas

  • Reply Larícia Silva 5 de março de 2015 at 17:27

    Hoje fez um mês que fiz meu BC. Notei que do lado esquerdo do cabelo ele defini melhor, já o lado direito não defini tão bem. Estou pensando em cortar o cabelo mais curtinho para ver se melhora a textura do lado direito.

    • Reply Raysa França 7 de março de 2015 at 08:02

      Larícia, vc pode tentar isso, mas se vc for uma pessoa muito apegada ao comprimento, eu não recomendaria. Já tentou o cronograma capilar? Bjocas

      • Reply Larícia Silva 8 de março de 2015 at 16:16

        Já não sou tão apegada ao comprimento mais, o que quero realmente é saber se cortando o cabelo mais uma vez em um período curto se esse problema de textura mudaria? Aderi a técnica loo poo, mas toda vez que lavo o cabelo com shampoo ele fica ressecado. As vezes faço umectação na noite que antecede a lavagem e coloco o tônico de alho. Faço o cronograma capilar três vez por semana.

        • Reply Raysa França 19 de março de 2015 at 09:42

          Ah, então vai na fé, que corte com certeza ajuda a definir melhor a textura do teu cabelo!
          Você já tá no caminho certo!
          Boa sorte, beijocas

  • Reply Ana 13 de março de 2015 at 10:06

    Oii, Tudo bem?
    Me cabelo está parecendo uma mistura de 3C, 4A e 4B. Descolori meu cabelo e pintei ano passado, então essa parte não cacheia naturalmente e fica bem ruinzinha.
    Mas, alguns fios conseguiram cachear. Não sei se é scab hair ou os produtos que utilizei.
    O acha que eu deveria fazer? Porque estou quase cortando essa parte com tinta e descolorante.
    Não tenho dinheiro para produtos caros que recuperam. Por sorte, tenho babosa plantada em casa.
    Minha cabeleireira não admite que isso exista. Preciso muito de ajuda para ver meu cachos de infância de novo(e meu cabelo decidindo sua forma real).
    Obrigada pela atenção!

    • Reply Raysa França 19 de março de 2015 at 09:49

      Oioi Ana, eu tô ótima e ti? Então, o descolorante REALMENTE deixa o cabelo mais poroso, com maior dificuldade de definição. Você pode tentar fazer um cronograma capilar mais intensivo nessas áreas, e se não melhorar, é só tesoura mesmo :((
      Não precisa de produtos caros, testa receitinhas caseiras, aqui tem várias: http://bit.ly/receitas-caseiras-cacheados
      E o cronograma capilar: http://bit.ly/cronograma-capilar-cacheia
      Bjcas

      • Reply Wanessa Oliveira 4 de abril de 2015 at 17:08

        Oi Raysa, tudo bem ? Então meu cabelo é virgem, mas uma época eu fiz uma série de penteados e sempre fazendo cachos na chapinha, usando bastante laquê, fiz uns quatro penteados seguidos, e depois disso meu cabelo ficou com as pontas completamente lisas, fui em vários salões, todos acharam estranhos porque falam que essas coisas não danificam cabelo cacheado [tipo, lavou ele volta], e um cabeleleiro me disse uma vez, que eles podemter usado chapinha no meu cabelo que estava com resquisicios de progressiva e acabou pegando [nem sei também, cada cabeleleiro diz algo] mas fui cortando e cortando, e as pontas lisas só subindo, 6 meses depois comecei a hidratar toda semana, e a acortar as pontas todos os meses. Hoje o lado esquerdo ta bem definido, e o direito bem liso ainda, tomara que do lado direito saiam porque nossa, fica horrivel demais essa diferença :/, e com certeza acho que seja scab hair, porque essas pontas parecem ficar ‘blindadas’ a qualquer tipo de hidratação, e existem ficos completamente lisos. Agora to viciada em cortar cabelo, todo mês fico querendo cortar, mas acho que vou é ir so hidratando mesmo.

        • Reply Raysa França 14 de maio de 2015 at 11:13

          Olá Wanessa, eu estou ótima e você?
          Bom, primeiramente, mil desculpas pela demora para responder…

          Bom, chapinha em excesso pode danificar o cabelo sim e ele perder definição (ficar mais esticado), mas isso não significa que é permanente, fraga?
          Então, deve ser scab hair mesmo, mas pode ser também transição hormonal.
          Você respondeu às perguntinhas do post?

          Independente da resposta, você tá fazendo certo… Hidratar é o mais indicado mesmo!

          Beijocas e boa sorte

  • Reply Resenha: Manteiga de Argan & Arginina – SOFTHAIR | Cacheia! 24 de março de 2015 at 18:29

    […] meu cabelo está na fase de scab hair: é o periodo de adaptação do cabelo após o big chop e ele ainda está muito indefinido, […]

  • Reply Samara 8 de abril de 2015 at 16:38

    Olá!

    Fiz o BC dia 01/04/15 e estou com scab hair. Seu post ajudou muito a solucionar minhas dúvidas quanto ao assunto.
    A parte da frente do meu cabelo está horrível. O cabelo fica áspero quando está molhado e quando seca fica todo espetado.
    Haja paciência né?! :)

    • Reply Raysa França 1 de maio de 2015 at 08:25

      Olá Samara!
      Primeiramente, seja bem vinda a esse universo lindo do cabelo natural! <3
      Em segundo lugar, a palavra de ordem é essa mesma: paciência! Beijocas e boa sorte

  • Reply Nicole Oliveira 1 de maio de 2015 at 17:00

    OI ^^, quais óleos são melhores para tratar de scab hair?
    Adorei o post!

    • Reply Raysa França 7 de maio de 2015 at 20:54

      Óleo de rícino, azeite, coco!
      Bjocas <3

    • Reply Keyth 16 de julho de 2015 at 14:02

      Meu cabelo e cacheado mas em algumas partes tipo atrás ele é poroso nem fica cacheado nem liso fica poroso faço relaxamento por favor me ajude

      • Reply Mariana 17 de julho de 2015 at 12:37

        Oi, Keyth! Tudo bem?
        Seu cabelo é poroso por conta do relaxamento, que danifica os fios.
        Você precisa parar de relaxar e ir cuidando dos fios.
        Esse post aqui: http://cacheia.com/2015/01/passo-a-passo-para-quem-quer-assumir-o-cabelo-crespo/
        Vai te ajudar a entender como funciona o processo de transição e tudo que você que fazer para recuperar os seus fios.

        Qualquer dúvida que tiver, é só deixar nos comentários!

        Bjs

  • Reply Lílian 24 de junho de 2015 at 18:27

    Olá !! Estou no inicio da transição capilar, na verdade fui forçada, devido ao uso de um produto que nem eu mesmo sei qual foi, a mais o menos três meses atrás.
    Com isso meu cabelo partiu em vários lugares, e pra ser sincera eu não sei como é o meu cabelo, não sei mesmo como ele é natural, e resolvi passar pela transição capilar, ele cresceu na raiz, grosso e muito feio, as pontas lisas, o pé do meu cabelo bem lisinho nem parece que é o meu. tem varias partes lisinhas, depois que ele crescer mais um pouco vou fazer esse famoso BC, antes acho que não tenho coragem. É muito difícil pois eu nunca passei um final de semana sem escovar da chapinhas, sempre escovas disso, daquilo, e agora me vejo com o cabelo feio, as pessoas perguntando nossa não arruma mais não , você se cuidava mais. Só queria ajuda de como eu tratar essa fase, e não voltar a química novamente. Tenho apoio de uma amiga que vem me ajudando e pegando no meu pé. Obrigada pelas as dicas, o seu cabelo é muito lindo. Um beijo !!

    • Reply Raysa França 25 de junho de 2015 at 20:10

      Olá Lílian, bem vinda à transição capilar! <3
      É difícil sim, mas com apoio e carinho essa fase chata vai passar rapidinho e depois vai ser só alegria!

      Esse post aqui da Mari vai te ajudar bastante! http://bit.ly/manual-cabelocrespo

      Beijocas e boa sorte

  • Reply Passo-a-passo para quem quer assumir o cabelo crespo | Cacheia! 21 de julho de 2015 at 16:51

    […] O que é e por que fazer?  , Por que tanto medo do BC, afinal? BC: Aceitação x Aprovação , O Scab Hair existe? O que é e como tratar o cabelo pós BC, Cortei o cabelo e não gostei, e agora? , Cabelo curto também é bonito , 6 motivos para não […]

  • Reply Produtos para transição capilar | Cacheia! 29 de agosto de 2015 at 23:51

    […] estamos em transição, é comum que o scab hair provoque mais de frizz do que normal. Para quem deseja amenizar o problema, uma das alternativas é […]

  • Reply gabriela 12 de outubro de 2015 at 18:51

    oi oi gente!! então to em dúvida, porque tipo eu não passei por nenhuma transição9 nem nada e eu fiz as perguntas acima e deu não nas primeiras perguntas e sim para q última e tipo meu fio vem meio que “escamando”… eu não sei se eu tenho o scab hair ou é cabelo poroso!!!! me ajudem por favor estou muito confusa!!! bjus acompanho vocês direto!!!!

    • Reply Raysa França 14 de outubro de 2015 at 06:51

      Oi Gabi!
      Você provavelmente tem o cabelo poroso, invista em nutrições com mel de abelha e reconstruções em seguida.
      O último enxague com vinagre também ajuda bastante: http://bit.ly/vinagre-no-cabelo

      Beijocas

  • Reply leticia 2 de dezembro de 2015 at 21:36

    Ray , qual é o tom e a cor que vc usa no seu cabelo? e qual foi a base? to doidinha pra ficar ruiva e são tantos tons pra escolher *-* e os cachos danificam muito depois da tintura? )eu aqui cheia das perguntas mds)

    • Reply Raysa França 25 de abril de 2016 at 19:38

      Oi letícia.. eu uso henna em cima de tinta loira. Vou fazer um post explicativo em breve. E danifica um pouco sim, mas nada demais. hahah pode perguntar a vontade! =) beijin

  • Reply JullyA. 26 de janeiro de 2016 at 23:04

    Só para dizer que foi amor a primeiro matéria/post. Bem, fiz meu bc a nenos de um mês e estou sofrendo muiiito com a parte da frente do meu cabelo e vim pesquisar oque era e, então, encontrei o site ♡ que, me ajudou muiiito. Estava querendo voltar pra química mas, já descubri meu “problema” e irei seguir as dicas. Obrigada de verdade e com toda certeza virei aqui ler mais posts e ver inspirações. Parabéns!!

    • Reply Raysa França 20 de maio de 2016 at 22:00

      hahaha Obrigada Jully, ficamos muito felizes <3

  • Reply Danni Souza 5 de abril de 2016 at 23:50

    Olá! Eu fiz química em fevereiro de 2015 se não me falha a memória, mas não era progressiva, por que três meses depois meu cabelo começou a ficar ondulado por completo, e não é como nas transições que vejo que as meninas tem as pontas lisas. Bom parei total com a química depois disso é a chapinha parei em setembro. Meu cabelo ele não voltou a textura natural, ele cacheia, mas em algumas partes (nuca e parte da frente) ele continua liso, e noto diferença de textura do lado esquerdo pro direito, quando um define melhor o outro ondula e fica cheio de frizz. Estou passando por transição? Não fiz BC, mas já cortei várias vezes (as luzes que eu tinha na época da química estão só três dedos nas pontas) eu estou passando por scab hair? Por isso sinto que ele não é o mesmo de antes da chapinha? Eu sinto ele mais fino e não tem tanto peso de quanto tinha 15 anos, isso é sinal de scab hair?

    • Reply Raysa França 19 de agosto de 2016 at 22:50

      Ei Danni, tudo bem?
      Bom, sobre isso: 1. pode ser scab hair sim! ou 2. ainda tem partes lisas no cabelo, até depois de m ano que eu cortei eu encontrava muuita parte lisa! e 3. seu cabelo pode ter mudado mesmo, isso é normal!
      beijocas

  • Reply Vamos falar sobre Transição Capilar? - Nanza Brito 7 de junho de 2016 at 16:51

    […] Explicação retirada do site Cacheia […]

  • Reply cintia souza 5 de setembro de 2016 at 08:23

    Ola Cacheia,fiz meu bc a 4 dias e notei q meus cachinhos definem porém estão bem fininhos e no topo da minha cabeça e na parte de tras tem um cabelo bem aspero…
    Oque será que é?como solucionar meu problema,posso passar oleo de umectação apenas na raiz e fica o dia todo com ele?
    Obrigado desde já!!!
    Bjs

    • Reply Raysa França 5 de setembro de 2016 at 09:37

      ei Cintia, pode fazer umectação noturna também, caso queira.

      Beijo

  • Reply Nataly Gandolfi 26 de outubro de 2016 at 16:46

    Raspei a cabeça, e mesmo assim estou com Scab Hair. A aspereza do meu cabelo está de duê, vou ver se faço uma hidratação profunda semana que vem, tentar selar os fios. De acordo com os artigos que li, o Scab Hair deixa as cutículas abertas, elas não retêm nutrientes, por isso a sensação áspera. Olha, voltar para os cachos está sendo mais difícil do que imaginei.

    • Reply Raysa França 5 de dezembro de 2016 at 19:31

      ei Nataly, é difícil mesmo, mas com paciência tudo resolve. Logo logo passa, cê vai ver. Eu aceitei o scab hair e um dia ele foi embora. haha beijinho

    Deixe um comentário!

    error: Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não deve ser copiado ou reproduzido sem permissão prévia e sem atribuição dos créditos. Blog Cacheia 2013-2016.