Como lidar com as duas texturas do cabelo durante a transição capilar

Como lidar com as duas texturas do cabelo

A transição capilar é um processo que vai desde o abandono das químicas de alisamento, até o big chop, o corte final que traz de volta para os cabelinhos naturais. Se você gostaria de largar as químicas, mas não sabe muito bem como, pode ler o Passo-a-passo para quem quer assumir o crespo e o Guia definitivo da transição capilar. Esse post nasceu da conversa que tive com a Juliana, que é caloura no curso de Ciências Sociais, e que está passando pela transição capilar agorinha. Na conversa que tive com ela, relembrei das minhas angústias e inseguranças. Por isso, escrevo esse post com dicas sobre como lidar com as duas texturas do cabelo durante a transição capilar. (Obrigada pela dica, Xuliana!)

 

Invista em penteados

Como lidar com as duas texturas do cabelo com penteados

No início da minha transição, quando eu ainda tinha cabelos longos, eu fazia muitos penteados, tranças e coques. Como minha mãe diria, eu inventava muita moda. Eu nem sei se acharia esses penteados muy locos bonitos ou não, e não teria coragem de ensiná-los para vocês, mas o fato é que eu me sentia muito mais segura quando fazia. Lembro que no carnaval de 2015 eu estava com oito meses de raiz natural e fiz uma trança maravilhosa que foi muito elogiada. :-)

A Maressa já ensinou alguns penteados lindos e rápidos que ficam prontos em menos de cinco minutos.


Enrole a parte lisa com texturizações

Resultado da texturização com coquinhos durante a minha transição capilar: uma baita mão na roda!

As texturizações são técnicas que fazem cachinhos no cabelo sem aquecimento de secador, chapinha ou babyliss.

Você não precisa de muitas coisas para texturizar os cabelos. Você pode fazer através da técnica de coquinhos, que vai usar apenas gominhas ou grampos de cabelos. Também pode apostar nos bigudinhos, que podem ser comprados em lojas de cosméticos, e são bem baratos. Ainda, pode fazer bobs ou twists. A Ster já explicou como faz texturizações.

É a forma mais saudável de passar a transição, pois não resseca e nem causa quebras no cabelo. É também a técnica com maior durabilidade. Se você for numa festa, por exemplo, e suar, os cachinhos não se desfazem, como ocorreria com escova ou chapinha perto da raiz.

 


Babyliss

O babyliss pode ser uma opção legal para datas especiais. No entanto, devemos lembrar que o babyliss é o campeão em ressecamento dos fios. Eu usei babyliss uma vez durante minha transição todinha, no Natal de 2013, e eu queimei minha pele do pescoço tão feiamente que tenho uma marquinha da queimadura até hoje! Doeu muito, deu um machucado feio e eu tive que consultar dermatologistas. Agora imagine o que isso não deve fazer com o cabelo?

Eu sou o desastre em pessoa, e provavelmente esse tipo de queimadura não acontece com muita gente, mas usem babyliss com sabedoria.


Escova ou chapinha

É uma alternativa também interessante, porém menos recomendada, pois além de ressecar os seus fios, ainda dificulta o processo psicológico de aceitação dos caracóis. Além disso, é uma forma pouquíssimo duradoura em dias úmidos, e muito ruim para quem pratica atividades físicas ou gosta de dançar em festas, pois o suor estraga a chapinha justamente na parte que não está lisa, que é a raiz.

Se você optar pela escova e chapinha, mantenha os seus fios hidratados e não se esqueça de aplicar anti térmico antes de escovar o cabelão!


Hidratação com maizena

Hidratação com maizena - Receita caseira para cabelo
A hidratação de maizena é uma hidratação conhecida pelo potente poder de redução de volume. Ela é uma ótima aliada nos primeiros meses de transição, pois suaviza o contraste entre a parte nova e a parte alisada do cabelo. Já expliquei sobre como fazê-la.

 


Aposte nas amarrações de cabelo com panos e lenços

transição-capilar-lenços-amarraçõesSe eu passasse pela transição capilar novamente, eu com certeza teria usado lenços! Lenços e amarrações são maneiras maravilhosas de disfarçar a diferença entre texturas e divar por aí. Eu aprendi a usá-los apenas depois da transição, mas eu adoro. É incrível também para bad hair day.

Observação: lenço não é turbante! Se você for branca, considere o significado cultural de resistência do uso de turbantes para mulheres negras.

 


Como lidar com as duas texturas do cabelo após a transição?

Muitas pessoas têm dúvidas sobre o que fazer se o cabelo permanece com duas texturas até mesmo após a transição. A Maressa já fez um post lindo explicando sobre isso, com soluções para todos os tipos de problemas.

 

Raysa França

Raysa, 21 anos, vegana, belo-horizontina e mineira de coração. Estudante de ciências sociais, apaixonada com pessoas, animais, viagens, desenhos animados, culinária e cabelos.







comments

Comentários

Olá? ♥

Gostaria da ajudinha de vocês. Estou há oito meses pós BC, e não estou mais tão satisfeita com meu corte :/, meu cabelo é do tipo 3ab e atualmente ele está muito redondinho (meio que uma cuia), gostaria de dicas de cortes no qual me inspirar e dar mais vida a ele. Obrigadinha.

AMO esse blog ♥

Ei Tay, cê tá boa?

hahahah O efeito cuia acontece mesmo depois do bc!
Dá uma olhadinha nesse post: http://cacheia.com/2015/09/corte-em-cabelos-cacheados-e-crespos/

Beijo

Boa noite, adorei as dicas e algumas já uso, mas tenho uma duvida, relaxo meu cabelo a mais ou menos 17 anos (comecei entre 5-7 anos de idade), e usava escova e chapinha semanalmente por 8 anos, agora estou em transição tenho dois meses sem relaxamento e um mês sem escovar e passar chapinha, a parte do meio já esta cacheada por dentro, porém na frente e atrás, tipo o contorno msm da cabeça, cresceu mais de dois dedos só que não forma cachos, fica sem definição, áspero, ressecado, pode ser scab hair? ou ele pode ser assim msm na frente e atrás sem cachear com o resto do cabelo cacheado? Lembro que antes de relaxar ele era um cacho 3c – 4a. Ps. ainda não fiz o bc.
Beijos, obrigada ;)

ei Carol, tudo bem?
O cabelo só define mesmo depois que a gente corta!

Faz o bc e espera um pouquinho que ele vai voltar a textura normal!
Beijo

estou em transição adorei as dicas,olha meu cabelo estava quase tudo cacheado mas fui fazer relaxamento para abaixar o volume e acabei estragando tirou todo o cachos e danificou os meu cabelo,agora ele esta super elastico,acredito que so cortando para recuperar.oque faço?

ei Simone, tudo bem?
Exatamente, para sair agora é só cortando, viu?
Dá uma olhadinha nesse post, talvez te ajude: http://bit.ly/manual-cabelocrespo

Beijo

Olá Cacheia! Já tenho 2 anos e meio de big chop e meu cabelo foi mudando muito neste tempo. Numa linha de orelha à orelha para baixo meu cabelo está bem áspero, tô na dúvida se é um 3c ou 4a. Desta linha pra cima, acho que fico num 3c e mais para o topo um 3b. Verdade seja dita, (eu saí de balaiagem e agora uso tintura pois tenho brancos), não tratava o cabelo não. De vez em quando o uso de alguma máscara. No dia de lavagem e finalização com fitagem, fica aceitável pois os cachinhos se formam. Mas tá longe de ser macio. Esta parte abaixo da linha então, tá bem ruim pois tá muito áspera. Quando a gente passa o fio pelo polegar e indicador numa deslizada é perceptível essa aspereza, bem diferente dos fios acima da linha. Comecei a levar a sério, pois tá me dando uma tristeza esse cabelo. Fiz a hidratação de leite de coco com bepantol e dias depois fiz umectação com óleo de abacate e durmi com ele. Pouquíssima diferença para o quesito maciez. Sei que preciso ter uma rotina de tratamento e por isso nem vou cobrar resultado por agora. Quando eu mesma entro com os dedos no cabelo, da nuca para o topo e aperto e sinto aquela dureza toda dá vontade de chorar. Nem sonhar deixar outra pessoa fazer isso. Ahhh, ô luta pra ser crespa e macia viu?

ei Ju, tudo bem?
Não precisa ficar se culpando pela “falta de cuidado” não, porque cuidar de cabelo não é obrigação, sabe?
As vezes gasta muito tempo e muito dinheiro. Então não se preocupe.
Faça o que vc achar melhor sem se preocupar demais. Beijo

Uma pergunta,depois que acaba a transição capilar o cabelo fica definido? Pois meu cabelo natural é totalmente crespo,ou seja,não faz nenhum cacho.

Yatila, cabelo crespo fica crespo! É importante se aceitar como ele é, ele não tem que ser cacheado <3

Oi, estou na fase de transição, tem 6 meses que nao faço nenhuma quimica no meu cabelo, estou querendo cortar estilo Joãozinho, mas tem hora que fico com medo.

ei Thais, tudo bem?
Dá uma olhadinha nesse post sobre o grande corte: http://bit.ly/medo-bc
Beijo

“Se você for branca, considere o significado cultural de resistência do uso de turbantes para mulheres negras.”
Obrigada por isso <3

As meninas do canal do youtube Better Cacheadas falam divertidamente sobre transição e dificuldades, adoro elas!

Oi! Estou em transição há 5 meses e durante todo esse tempo venho percebendo que um lado do meu cabelo tem uma quantidade menor de fios do que o outro lado, e essa diferença é maior na parte da frente, na raiz. Esta parte que tem menos fios é a que mais vem me dando trabalho, pq ele não cacheia nada, enquanto o outro lado já está cacheando uma boa parte. Isso vem me desmotivando um pouco, mas mesmo assim não penso em voltar a passar relaxamento. Tem alguma dica? :/

Ei Samara, cê tá boa?
Tenho algumas dicas sim!

Tenta começar o cronograma capilar.. Aqui:: http://bit.ly/cronograma-capilar-cacheia
Também faça massagens com óleo de rícino nessa parte da cabeça, você encontra em farmácias e drogarias.
Por fim, já cogitou o Scab hair? Dá uma olhadinha nesse post, pode te ajudar: http://bit.ly/scab-hair

Beijo

Oi boa noite tenho 10 anos e quero fazer BC no meu cabelo será que posso?

ei Carol, tudo bem? Se você não está em transição e tem o cabelinho natural, não precisa. Beijos


Deixe um comentário

error: Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não deve ser copiado ou reproduzido sem permissão prévia e sem atribuição dos créditos. Blog Cacheia 2013-2016.