4 receitas caseiras aprovadas pelas leitoras

Essa semana pedimos para  as meninas que nos acompanham no Facebook e no Instagram indicações de receitas caseiras e recebemos muitas ideias maravilhosas! Selecionamos as melhores dicas e vamos transformar em vários posts como esse aqui no blog <3 Essa é a primeira parte :)

Óleo de coco, azeite, açúcar e máscara

receitas caseiras de hidratação com óleo de coco, azeite de oliva, açúcar e máscara

Essa receita é a favorita da Danni Felisberto. Quem acompanha o Cacheia no Insta viu que inclusive já postamos o vídeo de preparo por lá! A misturinha ajuda a deixar os fios mais hidratados, macios e auxilia na diminuição do frizz.

Ingredientes:

  • 1 colher de açúcar (mascavo ou cristalizado)
  • 1 colher de óleo de coco
  • 1 colher de azeite de oliva
  • Máscara de hidratação (Calcule a quantidade de colheres de acordo com o tamanho do seu cabelo)

Obs: A máscara pode ser aquela que você tiver em casa. Na imagem sugerimos a máscara base Transição Capilar da Fina Flor porque tem um preço acessível e um resulto ótimo :)

Modo de preparo e aplicação:

Misture todos os ingredientes num recipiente até obter consistência homogênea. Com os cabelos já lavados, aplique e massageie o comprimento e as pontas dos cabelos. Deixe agir por cerca de 15 minutos e enxague.

Maizena, máscara, óleo vegetal

receita caseira de hidratação com maizena, máscara e óleo vegetal

Essa receita é sugestão da Julianna Debora. Sabe aquele tratamento pra derreter os fios? Pois então! Essa misturinha aqui é interessante para quem deseja reduzir o volume e deixar o cabelo ainda mais macios.

Ingredientes: 

  • 2 colheres de Maizena (amido de milho)
  • Água
  • Máscara de tratamento
  • Óleo vegetal (pode ser o que você quiser: óleo de coco, azeite de oliva, óleo de jojoba, etc)

Modo de preparo e aplicação:

Misture num copo com água as duas colheres de Maizena com cuidado para não empelotar. Leve a mistura ao fogo até engrossar.  Coloque num recipiente separado e espere até que fique morno. Acrescente a máscara de sua preferência e coloque um pouco de óleo vegetal. Misture tudo e passe no comprimento e nas pontas dos fios. Deixe agir por 30 minutos e enxague.

Abacate, açúcar mascavo e máscara de hidratação

receitas caseiras de hidratação com abacate, açúcar mascavo e máscara

Essa dica é da Thaís Fernandes e é uma hidratação caseira boa para o cabelo e para o bolso! Indicada para devolver o brilho e a maciez para cabelos opacos.

Ingredientes:

  • Meio abacate
  • 1 colher de açúcar mascavo
  • 2 colheres de máscara de hidratação

Obs: Estamos sugerindo a máscara de hidratação da Monange porque é boa e barata mas você pode usar a que tiver em casa.

Modo de preparo e aplicação:

Amasse o abacate com auxílio de uma colher ou bata numa batedeira ou liquidificador. Num recipiente separado, misture ao “creme de abacate” obtido a máscara e o açúcar. Mexa bem. Aplique sobre os cabelos e massageie bem. Deixe agir de 10 a 15 minutos e enxague.

Dica: essa receita também fica ótima se você substituir o açúcar por mel :)

Pré-poo com óleo de coco e maionese 

receitas caseiras de pré poo com maionese e óleo de coco

A Samara Azevedo faz uma misturinha muito interessante antes de lavar os cabelos. Para quem não conhece, o pré-poo é um mini tratamento feito antes da lavagem. Ele é indicado para quem está com os cabelos muito ressecados e deseja cuidar dos fios e minimizar o ressecamento causado pelo shampoo. Sabe quando você ficou vários dias  com o cabelo preso e sem arrumar e sente que os fios estão precisando de um socorro? Essa é uma boa hora para fazer o pré-poo.

Ingredientes:

  • 2 colheres cheias de Maionese. Sugerimos aqui o uso da Maionese Light da Salon Line ou alguma outra específica para cabelos.
  • 1 colher de óleo de coco

Modo de preparo e aplicação:

Num recipiente separado, misture a maionese e o óleo de coco. Aplique a mistura sobre os cabelos úmidos e deixe agir. Se possível, utilize touca térmica. Geralmente os tratamentos do pré-poo são mais curtinhos e duram de 10 a 15 minutos. Depois de deixar a mistura agir você já pode lavar o cabelo normalmente :)


E ai, curtiram as dicas? Conta pra gente qual é sua receita caseira favorita!

Maressa De Sousa

Maressa, 26 anos, baiana. Cientista Social, mestra em Antropologia. Terapeuta capilar, cabeleireira e trancista. Ama filmes e livros de ficção. Para ela, a transição capilar marcou o início de muitas outras transformações.

Blog Comments

Meninas….ótimo post. Acompanho o trabalho de vcs e a ajuda que me deram até aqui para meus cachos foi extraordinária. Obrigada mesmo.
No caso das receitas citadas, todas entrariam no cronograma somente na nutrição?

Bjs :)

Oi Roseli, tudo bem?

Todas as receitas possuem um pouco de hidratação e nutrição embora pela quantidade de óleos, a maioria seja legal para nutrição mesmo. A receita de abacate, açúcar e máscara especificamente pode ser usada na fase de hidratação.

Abraços!

Olá! Fiz a reconstrução com a gelatina e amei o resultado! Cabelo brilhoso, macio, mais definido… mês que vem farei de novo. Obrigada!

Fiz a hidratação de açúcar, e simplesmente AMEEEEEI <3 estou com muito mais definição, esta super aprovado!!

Estou a 5 meses sem progressiva, mas meu cabelo pede socorro, tá caindo, frágil e ainda tenho que tonalizar de 15 em 15 dias,pois tenho muitos fios brancos ele é bem grosso e os cachos não são bem definidos. Ja cortei um palmo mais ou menos, mas não gosto dele curto.todos os dias leio alguma coisa no cacheia em busca de algo que me ajude a não fazer progressiva novamente .

Oi, Noélia!
Essa fase da transição é bem difícil mesmo. O cabelo não define, fica muito danificado, difícil de lidar.
Nossa sugestão é para você ir cortando aos poucos e manter uma rotina de cuidados.

Bjs

essa fase da transição não é fácil , porém não desista faça texturização e mantenha os cuidados

adorei as dicas espero ser identificada nos outros posts pois quero cuidar do meu cabelo

otimo todas as receitas amei

Amei a dica valeh

Responder

HELOISA HELENA DA SILVA TEIXEIRA

BOA TARDE AMEI TODAS ESSAS DICAS!!!!

Não faço hidratação no meu cabelo, eu gostaria de começar a cuidar dele pois ele está sem vida.
TÁ se partindo os cachos não se tem direito e nem são definidos.
Meu cabelo ta muito olioso e crespo.
Me ajudem a passar nesse processo por favor meninas

gostaria de receber receitas para cabelos apos ter feito luzes

Oi Nelcivania, tudo bem? Cabelos com luzes devem ser tratados com produtos específicos para o pós-química. Eu costumo associar esses cuidados com receitas caseiras de nutrição porque os fios costumam ficar bem ressecados após a descoloração. Confira nesse post alguns exemplos de receitas caseiras de nutrição: http://bit.ly/1HltzxX

Abraços!

Fala manas, eu faço hidratação toda semana no meu cabelo e é sempre a mesma coisa, no primeiro dia ele fica maravilhoso, depois ele resseca muito, até a próxima lavagem ele fica totalmente seco. Não quero cortar ele de novo, 4 vez nesse ano e quero deixar ele grande. Oque eu posso fazer ?

Oi, Giovana! Tudo bem?
Você só faz hidratação ou segue o cronograma todo? Se você só fizer hidratação tá na hora de seguir o cronograma completo para ver com qual etapa seu cabelo se dá melhor. Nesse post a Maressa explica sobre o cronograma capilar: http://cacheia.com/2013/11/cronograma-capilar-sos-cabelo/

Bjs

Estou em momento de transição do liso e quero cachear

olá! dá uma olhada nessa categoria do nosso blog: https://cacheia.com/category/blog/cabelos/transicao-capilar-cabelos/ beijinho

Leave a Comment