Dicas

Como usar vinagre no cabelo: receita para fios brilhosos

Hoje eu vou compartilhar uma dica que vão revolucionar os seus cabelinhos: último enxague com vinagre de maçã nos fios! Pode parecer estranho usar vinagre nos cachos, porém esse ingrediente deixa os fios macios, brilhosos e ainda equilibra o pH! É bem recomendado para quem tem cabelos cacheados e crespos, ou então, para aqueles que querem fazer uma reconstrução potente nas molinhas, como a Ster já explicou! Bora aprender então como usar vinagre no cabelo?

Eu uso no meu cabelo a cada quinze dias religiosamente, e posso garantir pra vocês que o resultado é bem satisfatório. Vou explicar neste post o porquê de ele ser tão bom, e principalmente, vou ensinar como usar vinagre no cabelo.

A importância do pH para os cosméticos

importancia do ph para cosmeticos e cabelos - como usar vinagre no cabelo

O pH é uma escala que mede a acidez ou basicidade de alguma substância, e vai de zero a catorze. As soluções são consideradas ácidas quando tem pH abaixo de sete, e básicas (alcalinas), quando o pH é maior do que 7, indo até 14. A água destilada tem pH neutro, ou seja, 7.

O pH das regiões do corpo variam consideravelmente; O pH do sangue, por exemplo, é de 7,4. Já o pH do cabelo pode variar entre 4,5 e 5,5. Quando os químicos vão desenvolver cosméticos, eles têm isto em mente, pois a acidez e a basicidade dos cosméticos altera o resultado destes. 

Produtos com pH básico, como shampoos, abrem as escamas do cabelo, promovendo a limpeza. Já pHs baixos, como máscaras, e o vinagre, são capazes de manter as cutículas seladas, “guardando” a hidratação e a nutrição dentro do fio. Ao aprender como usar vinagre no cabelo, vocês vão  ver a diferença no brilho e na hidratação!


Por que utilizar, então, o vinagre de maçã, e não outros?

vinagre de maçã para fios brilhosos - como usar vinagre no cabelo

O vinagre  de maçã é o menos ácido entre os vinagres, tem mais antioxidantes que os outros, e também sais de potássio. É o que mais se aproxima do pH natural do cabelo, e ainda tem outra vantagem importante: protege os fios contra micro-organismos, como fungos.

Finalmente, bora aprender a como usar vinagre no cabelo!

Como usar vinagre no cabelo?

O ideal é utilizá-lo após a lavagem normal com shampoo, ou co-wash. O modo como você usa vinagre no cabelo depende muito de você! Eu acho legal utilizá-lo a cada quinze dias, porém você pode usar 1x por semana também se você acha que assim encontra bons resultados!

Misture uma colher de sopa de vinagre de maçã em 500 ml de água filtrada.
Depois que fizer a lavagem normalmente, e usar o condicionador, desligue o chuveiro, jogue essa mistura nos fios! Você pode finalizar o teu hair depois normalmente, com creme de pentear e leave in de sua preferência.

Algumas pessoas também passam o vinagre puro nas pontinhas do cabelo, mas eu nunca testei desse jeito, por isso  não posso recomendar a vocês.

Mas não fica cheiro ruim?

A questão do cheiro é bem subjetiva! Eu sempre uso e NUNCA notei nenhum cheiro, nem sequer qualquer pessoa comentou ou disse algo. O interessante é que frequentemente as pessoas falam o quanto meu cheiro é bom.

 


Espero que tenham gostado do post! Qualquer dúvida, não hesitem em perguntar!

 

Beijocas

(Agradecimentos ao Rotina de Boneca, e ao GranEnelefanteBlanco por informações relativas ao pH)

You may also like