Como usar vinagre no cabelo: receita para fios brilhosos

  • Home
  • Dicas
  • Como usar vinagre no cabelo: receita para fios brilhosos

Hoje eu vou compartilhar uma dica que vão revolucionar os seus cabelinhos: último enxague com vinagre de maçã nos fios! Pode parecer estranho usar vinagre nos cachos, porém esse ingrediente deixa os fios macios, brilhosos e ainda equilibra o pH! É bem recomendado para quem tem cabelos cacheados e crespos, ou então, para aqueles que querem fazer uma reconstrução potente nas molinhas, como a Ster já explicou! Bora aprender então como usar vinagre no cabelo?

Eu uso no meu cabelo a cada quinze dias religiosamente, e posso garantir pra vocês que o resultado é bem satisfatório. Vou explicar neste post o porquê de ele ser tão bom, e principalmente, vou ensinar como usar vinagre no cabelo.

A importância do pH para os cosméticos

importancia do ph para cosmeticos e cabelos - como usar vinagre no cabelo

O pH é uma escala que mede a acidez ou basicidade de alguma substância, e vai de zero a catorze. As soluções são consideradas ácidas quando tem pH abaixo de sete, e básicas (alcalinas), quando o pH é maior do que 7, indo até 14. A água destilada tem pH neutro, ou seja, 7.

O pH das regiões do corpo variam consideravelmente; O pH do sangue, por exemplo, é de 7,4. Já o pH do cabelo pode variar entre 4,5 e 5,5. Quando os químicos vão desenvolver cosméticos, eles têm isto em mente, pois a acidez e a basicidade dos cosméticos altera o resultado destes. 

Produtos com pH básico, como shampoos, abrem as escamas do cabelo, promovendo a limpeza. Já pHs baixos, como máscaras, e o vinagre, são capazes de manter as cutículas seladas, “guardando” a hidratação e a nutrição dentro do fio. Ao aprender como usar vinagre no cabelo, vocês vão  ver a diferença no brilho e na hidratação!


Por que utilizar, então, o vinagre de maçã, e não outros?

vinagre de maçã para fios brilhosos - como usar vinagre no cabelo

O vinagre  de maçã é o menos ácido entre os vinagres, tem mais antioxidantes que os outros, e também sais de potássio. É o que mais se aproxima do pH natural do cabelo, e ainda tem outra vantagem importante: protege os fios contra micro-organismos, como fungos.

Finalmente, bora aprender a como usar vinagre no cabelo!

Como usar vinagre no cabelo?

O ideal é utilizá-lo após a lavagem normal com shampoo, ou co-wash. O modo como você usa vinagre no cabelo depende muito de você! Eu acho legal utilizá-lo a cada quinze dias, porém você pode usar 1x por semana também se você acha que assim encontra bons resultados!

Misture uma colher de sopa de vinagre de maçã em 500 ml de água filtrada.
Depois que fizer a lavagem normalmente, e usar o condicionador, desligue o chuveiro, jogue essa mistura nos fios! Você pode finalizar o teu hair depois normalmente, com creme de pentear e leave in de sua preferência.

Algumas pessoas também passam o vinagre puro nas pontinhas do cabelo, mas eu nunca testei desse jeito, por isso  não posso recomendar a vocês.

Mas não fica cheiro ruim?

A questão do cheiro é bem subjetiva! Eu sempre uso e NUNCA notei nenhum cheiro, nem sequer qualquer pessoa comentou ou disse algo. O interessante é que frequentemente as pessoas falam o quanto meu cheiro é bom.

 


Espero que tenham gostado do post! Qualquer dúvida, não hesitem em perguntar!

 

Beijocas

(Agradecimentos ao Rotina de Boneca, e ao GranEnelefanteBlanco por informações relativas ao pH)

Raysa França

Raysa, 27 anos, vegana, belo-horizontina e mineira de coração. Cientista Social, mestranda, apaixonada com pessoas, animais, viagens, desenhos animados, culinária e cabelos.

Blog Comments

OI,Raysa! Adorei o post e estou amando o site de vocês! Comecei a técnica do low poo há pouco tempo e encontrei dicas lindas aqui.
Então, fiquei com uma dúvida, eu posso fazer a hidratação e substituir o condicionador pelo vinagre de maça?
Obrigada!
Beijos =)

Olá Laíne!! Muito obrigada, fico muito feliz!! <3
Então, algumas pessoas dizem que o condicionador pode ser substituído pelo vinagre, porém eu não tenho certeza, porque o condicionador tem outros ingredientes que trazem emoliência e hidratação aos fios!
Beijocas

Oi Raysa, tudo bem? Já ouvi algumas dicas sobre o vinagre, mas sempre fico em dúvida, é o vinagre de salada mesmo? Desculpa se a pergunta for idiota, mas essa dúvida cruel me persegue, rs
http://dibobis.blogspot.com.br/

Carol, que isso, essa dúvida rola mesmo. Existem vinagres específicos para o cabelo, mas eu uso o de salada mesmo. O de maçã é o mais recomendado!
Beijocas

Oi… estou querendo começar a fazer low poo… só que muitos prudutos tinha na composição petrolatum ou oil mineral… e sei que eles não são legais para os fios… o que passo no cabelo para remover essas substãncias???

Oi Iara, pra fazer low poo você não pode usar essas substâncias, tá?
E pra começar e retirar todos os sulfatos, faça uma limpeza com anti resíduos, ou bicarbonato de sódio!
beijocas

oie gente!!!!!!!!:D *amo vocês* gente eu tenho dúvida em relação ao quanto jogar no cabelo. tipo você vai jogar no cabelo e esperar 5 min ou jogar e já tirar?

Oi Gabi!
Na verdade, você joga no cabelo e não tira nunca! :0 ahahahahahah
É sério. Depois que vc já lavou, já pos condicionador bonitinho, você joga a mistura (é uma morte horrível de gelado) e deixa, passa creme de pentear e finaliza normal.
Juro que não fica cheiro!

Beijocas

obrigada Rayssa!! :D

Disponha!! :DD

Olá! É contra indicado para quem não tem cabelo cacheado?

De jeito nenhum Pamela! Todas podem usar! Beijocas, raysa

essa receita só pode ser feita com vinagre de maçã apenas???

Oi Luana, é sim! O vinagre de maçã é o mais recomendado!
Beijocas

Tem algum problema se eu usar vinagre do comum por exemplo de limao ou de alcool

Oi Beatriz, não é recomendado! Beijocas

Vou testar o mais rápido possível! Curiosíssima pra ver o resultado.

Cristina, e aí?? Testou?? Como foi? ahhaha :DDD

Oi, Raysa!! Já mandei minha mãe comprar o vinagre de maçã, só esperar agora kkkk
Outra coisa, costumo usar o kanechkm de argan como creme de pentear.. Gosto muito do resultado, mas deixa o cabelo com cheiro de óleo: ( VC conhece algum creme de pentear parecido,ou que você ache bom, que tenha um cheiro gostosinho? Obgg bjs

Hahaha Lu, tudo bem?
Então, uma dica legal que deixa o cabelo bem cheiroso e nutrido é usar o creme yamasterol + gotinhas de óleo de rícino. O óleo de rícino que eu uso tem cheirinho de menta bem gostoso!

Beijocas

Raysa, adorei o post. Inclusive, adoro tudo que postam no site. Parabéns a todas as envolvidas nesse projeto tão positivo e de qualidade.
Testei a sua receita e AMEI! Após a lavagem dos fios apliquei por camadas a mistura de vinagre com água e segui normalmente com a finalização.
Deixei secar naturalmente e no fim do dia meu cabelo estava super definido (cachinhos perfeitos! :D), com brilho e volume na medida certa.
No After Day o meu cabelo amanheceu ainda bem definido, mas com pouco frizz (o que é normal devido o contato com o travesseiro).
Como amei pretende continuar seguindo a dica. Você me aconselha fazer com que frequência?

Ei Letícia!

Obrigaaaaaada, gata, fico muito feliz com esses elogios!
Então, sobre a frequência, algumas pessoas usam 1x por semana, porém eu acho muito.
Uma vez quinzenalmente já dá muito certo para o meu hair, mas isso você vai descobrindo!

Beijocas

Cachos com luzes, pode também? Usava para borrifar o cabelo antes de fazer as luzes e era maravilhoso o resultado.

Oi Aline, tudo bem?
Olha, eu não sei te informar. Como eu sei que luzes não pode com cloro ou mar, eu não vou recomendar com segurança para você, ok?
Eu já usei com tintura e com henna, sempre foi tranquilo!

Beijocas

[…] a usar óleos vegetais no cabelo 7 Dicas rápidas para não ressecar os fios durante a lavagem Como usar vinagre no cabelo: receita para fios brilhosos Como incentivar sua mãe a usar o cabelo natural Eles também podem – Guilherme Barros 8 […]

Minha nossa, eu estava Pesquisando sobre O assunto no e low poo e perfeito estou adorando oS seus posts… Nossa me ajudou demais. Muito obrigada irei comprar alguns produtinho e irei começar o low poo.. estou super empolgada pois fiz o BC e ainda não consegui a definição dos cachos esperado eu era dependente da progressiva. Mas tenho certeza q agora vAi. Beijos

Ooi July, fico muito feliz que pude te ajudar!! <3
Demora um pouquinho sim, mas cê vai ver que logo logo seu cabelo vai estar definidinho.

Conta se a dica deu certo pra ti!
Beijocas

[…] nosso caso, o limão age como o vinagre, acidificando o cabelo, estabilizando o pH e selando as cutículas dos fios. Isso serve para acabar […]

Olá florzinha!
Primeiramente Parabéns pelo blog, adoro as dicas e receitas que leio aqui ❤.
Bom, tenho várias dúvidas quanto ao vinagre de maçã, pois em alguns artigos ele é misturado com creme, deixando 30 minutos agindo antes de enxaguar. Aqui você nos diz para deixa-lo mo cabelo sem enxague.
Queria utiliza-lo após a reconstrução com queratina líquida ou talvez após a nutrição, mas não sei se é adequado.
Sabe me informar?!?!
Agradeço desde já,
Beijos no coração.

Oie Evelyn, tudo bem?
Eu não conheço o uso de vinagre misturado ao creme. Preciso pesquisar melhor e fazer testes no meu cabelo.
O vinagre sem enxaguar pode ser usado após a reconstrução e nutrição sim, ajuda a selar as cutículas.

beijocas

Olá Raysa! Tudo bom? Surgiu uma dúvida aqui. Estive ontem no mercado e só encontrei uma marca de vinagre de maçã. PH 4,15 , a mesma marca tinha vinagre de arroz com PH mais baixo, em torno de 3. Como funciona? Quanto mais baixos PH melhor ou quanto mais próximo ao PH do cabelo, melhor? Vi que tem gente que usa o de arroz. Fiquei na dúvida. Obrigada, linda!

Oi Gabi, tudo bem?
A opção pelo vinagre de maçã é pelos nutrientes que ele tem e anti-oxidantes. E além disso, ele é realmente mais próximo do ph. Nunca usei o vinagre do arroz, então não posso recomendar pra vc. Mas posso pesquisar depois. beijocas

Oi Ray,

Boa noite eu estou na técnica do low poo, e gostaria de saber se posso usar o vinagre de maçã?

Ei Thais, cê tá boa?
Pode usar sim!

Beijo

Raysa, adorei seu post. Realmente o vinagre de maçã eh ótimo pra dar brilho e maciez pro cabelo. Eu sempre uso.
Mas queria te perguntar como vc faz pra manter seu ruivo lindo!
Uso henna mas não to podendo mais retocar a raiz pq adquiri alergia à tinta
Como vc faz pra retocar sua raiz?
Beijoo:)

Ei Evellin, atualmente fico meses e meses sem retocar por preguiça mesmo. kaka Dá pra ver nessa foto: https://www.instagram.com/p/BNUivcag1vi/
haha
beijo

ola eu faço no poo posso usar o vinagre de maçã ou nao pode?

Pode sim!

melhor post sobre o assunto ate agora

Leave a Comment