Receitas caseiras Vegan

Hidratação com maizena: o guia completo para cachos

Essa receitinha caseira de hidratação com maizena é do tempo da vovó! É conhecida também como “touca de gesso”, e lá pros anos 1940-1960, era usada pelas meninas que queriam fios mais lisos. Fiquei surpreendida com os resultados quando utilizei esse ingrediente, e desde então, a maisena tornou-se meu ingrediente preferido para hidratações caseiras! É gatinhas, eu sou fã da sabedoria popular. Vou ensinar pra vocês como fazer hidratação de maizena que não alisa os fios.

Quando utilizado corretamente, o amido de milho tem o poder de reduzir o volume, hidratar, e trazer uma maciez incrível pro cabelo. Se você é crespa ou cacheada, podem ficar tranquilas que ninguém vai perder os cachinhos. O efeito é sempre temporário. Além disso, se fizer no tempo certinho, você não corre nenhum risco. Após muita pesquisa, muitos testes e muitas cagadas, eu descobri a maneira correta de usar a maisena.

Selinho que comprova a receita caseira como vegana Selinho de Receita caseira nutritiva ou hidratante Liberado para low poo e no poo Receita caseira acessível e barata

Ingredientes

Componentes da hidratação com maizena - alguns são opcionais
Alguns desses ingredientes são opcionais :)
  • 3 colheres (sopa) de máscara de hidratação – pode usar aquele pote de creme que tá encostado no armário!
  • 1/2 xícara de água filtrada;
  • 2 colheres (sopa) bem cheias de maizena;
  • 1 colher (sobremesa) de açúcar (cuidado com o uso desse ingrediente, porque ele afina os fios; opcional).;
  • 1 colher (sobremesa) de glicerina líquida vegetal (opcional);
  • 1 colher (sobremesa) de óleo vegetal (opcional);

Como fazer hidratação com maizena: modo de preparo

Recentemente, fiz um vídeo para explicar como fazer a hidratação. Se você prefere ler ao invés de assistir vídeos, não tem problema! O post original com todas as explicações escritas continua atualizado e super explicado abaixo do vídeo :)


 

  1. Lave bem os cabelos com o shampoo ou condicionador próprio para co-wash e escorra o excesso de água com auxílio de uma toalha seca. O ideal é que você passe a hidratação de maizena nos fios ainda úmidos.
  2. Misture bem o amido de milho na água fria.
  3. Coloque essa mistura em uma panela, e leve ao fogão em fogo baixo, mexendo sempre. Não se descuide dessa misturinha no fogão! Eu adoro assistir tv ou ouvir música enquanto tô na cozinha, mas essa hidratação exige atenção constante.
  4. Quanto mais baixo o fogo, e quanto mais você mexer, mais lisa e uniforme é a textura. Quando engrossar e atingir a consistência de um mingau, desligue.
  5. Espere 5 minutos até que o mingau esfrie um pouco, mas ainda esteja morno. Acrescente o restante dos ingredientes e misture novamente.
Hidratação com maizena: aparência final da receita
A textura final da receita é essa

Aplicação da hidratação com maizena no cabelo

  1. Divida o cabelo ainda úmido em mechas e aplique a máscara caseira desde a raiz.  Se você está em transição capilar: Penteie essas mechas com o produto já aplicado, levando o produto da raiz até as pontas. Você pode usar qualquer pente ou escova, eu recomendo pentes de madeira ou pentes finos de plástico. Já se você já estiver com os cabelos naturais, aplique a hidratação com maizena usando método de enluvamento, que expliquei no vídeo. Aplique com bastante abundância. 
  2. Ao terminar de enluvar todos os fios com a máscara, envolva os cabelos com uma toalha úmida. Eu observei que todas as hidratações são potencializadas quando eu faço isto, e moças, isso é dispensável apenas quando a umidade relativa do ar estiver superior a 70%.  Por via das dúvidas, eu sempre coloco a toalha bem molhada em volta dos fios.
  3. Você também pode usar uma touquinha de plástico borrifada com água! Eu fiz isso no vídeo e dá super certo. 
  4. Após deixar que a gororoba aja no cabelo, enxague os fios APENAS com água. Confiem em mim, o cabelo não vai ficar sujo. Isso é de extrema importância mocinhas, se vocês usarem shampoo, vocês vão jogar toda a hidratação de maizena fora! Então apenas enxaguem com muita água, e condicionem o cabelo normalmente.

Por quanto tempo devo deixar agir no cabelo?

O tempo de espera da hidratação com maizena varia entre 20 minutos a 1 hora.

Sobre essa questão do tempo de ação da  máscara: É RELATIVO! Depende do seu cabelo e dos objetivos. Se você deseja pouca redução de volume: deixe agir por 20-30 minutos. Se você deseja redução drástica de volume, ou está na transição capilar, deixe agir por 1h ou 1h00min. O ideal é que vocês conheçam o cabelo de vocês.  Se você deixar de 6 horas a 8 horas, seu cabelo pode ficar com uma aparência espichada, dependendo do tipo dele. Não vai ser um alisamento bonito, vai ficar um negócio estranho e espigado!

O “ponto” ideal para o meu cabelo é quando os fios ficam durinhos. Por isso, minha recomendação é a seguinte: testem a hidratação várias vezes, por meia hora, quarenta minutos, e até uma ou duas horas e vejam como o cabelinho de vocês lida com essa questão do tempo. Não precisa preocupar, porque o efeito não é permanente. Se ficar espichado, podem ficar tranquilas porque volta ao normal depois de algumas lavagens.


Hidratação com maizena no cronograma capilar

A hidratação com maizena pode ser encaixada em duas etapas do cronograma capilar: hidratação ou nutrição. A etapa de hidratação é responsável por repor a água dos fios, enquanto a nutrição repara os fios com óleos e lipídios. Se você fizer essa hidratação usando glicerina vegetal, açúcar e/ou vitaminas, a receita caseira deverá ser encaixada no dia de hidratação. Se você acrescentar óleos vegetais, como eu fiz no vídeo, a hidratação com maizena se torna uma nutrição;

 


 Dicas extras

  • Se você não tiver bepantol ou glicerina, não tem problema. Pode fazer sem esse ingrediente.
  • Você também pode acrescentar cacau, toddy ou chocolate em pó à sua receita;
  • Dica da leitora: você pode turbinar a sua hidratação de maisena com cenoura. Para fazer isso, depois que o mingau tiver finalizado, faça um suquinho bem concentrado de água filtrada + cenoura, batendo no liquidificador. Coe e misture ao mingau, aplicando no cabelo normalmente. Obrigada pela dica, Karol!
  • Você pode acrescentar qualquer óleo vegetal ou azeite se quiser deixar sua hidratação de maisena mais nutritiva. A quantidade recomenda para essa receita é de 1/2 colher de sobremesa.
  • Você também pode turbinar sua receita com ampolas de vitaminas e de jaborandi. (dica da leitora!)
  • Se você é de BH, a Ludmila Cioffi vende versão vegana do bepantol muito mais barata feita em laboratório.

Perguntas frequentes sobre a hidratação com maizena

  1.  Pode guardar a hidratação na geladeira? Não pode! O ideal é que você faça apenas a quantidade certa para o tamanho do seu cabelo. Se sobrar muita hidratação, você acaba desperdiçando. :-( Se o seu cabelo for curtinho, faça 1 xícara de água filtrada para 1 colher de sopa rasa de maisena. Se os seus cabelos forem muito grandões, use 2 1/2 xícaras de água filtrada para 3 colheres (sopa) de maizena. 
  2. Pode trocar o açúcar pelo mel? Pode sim. Mas lembrando que assim como o açúcar, o mel é um ingrediente que não pode ser usado em exagero nas receitas caseiras. Se você trocar o açúcar pelo mel, lembre-se de fazer a hidratação no dia de reconstrução do cronograma capilar. 
  3. Pode usar em cabelos com luzes ou outras colorações? Pode. A hidratação com maizena é compatível com todos os tipos de químicas.
  4. Pode fazer a hidratação com os cabelos sujos? Não. A receita deve ser aplicada nos fios úmidos e limpos. Você pode fazer lavagem com condicionador, caso deseje. 
  5.  A hidratação é compatível com alisamentos químicos (guanidina, hidróxidos, tioglicolato?) Sim. No entanto, é recomendável que não deixe agir por mais de quinze minutos. Caso observe reações de quebra ou incompatibilidade química, interrompa o uso imediatamente. 
  6. Pode enxaguar a hidratação com shampoo? Não! Se você enxaguar com shampoo, toda a hidratação será jogada fora!

Resultados

Os resultados são lindos! A maizena ajuda a pesar o cabelo, diminuindo o volume e aumentando o brilho dos fios. Pra quem está na transição, é uma receita ideal e natural.

Para as moças que estão grávidas, ou para as transitetes que estão com uma dificuldade enorme de “abaixar” a raiz, a maisena é a resposta natural para todos os problemas de vocês! No início da transição, eu usava todas as semanas e conseguia igualar bastante a diferença entre o comprimento e a raiz cacheada. O efeito não é definitivo (ainda bem, não queremos perder nossos cachos, não é?), mas o auxílio é gigantesco nessa fase. Pra quem não está na transição, essa hidratação é também muito poderosa: além de reduzir o volume, a hidratação aumenta o brilho dos cachos e o melhor, aumenta a definição! É só amor!

Atualização (jun/2015): foto com resultado da hidratação:

Resultado da hidratação com maizena
Resultado da hidratação: cabelos soltinhos, volume muito reduzido e aumento da definição – Resultado atualizado em junho/2015

You may also like