Como fazer detox capilar em casa

como fazer detox capilar em casa imagem ilustrativa com mulher usando chapéu e sorrindo

O detox capilar é uma ótima técnica para o tratamento de cabelos oleosos ou com acúmulo de resíduos. Dependendo dos produtos e ativos escolhidos ele também pode dar aquela ajudinha extra no desenvolvimento dos fios. Ou seja: é legal para quem usa o cabelo natural e para quem está em transição capilar também. Confira quatro dicas para fazer  detox capilar em casa:

Como fazer detox capilar em casa

Passo 1: Escolha um bom shampoo

 Shampoos com ativos como hortelã, chá verde, alecrim, jaborandi,  gengibre, arnica, carvão ativado, camomila, carqueja, hamamélis, etc; são bem-vindos. Além de realizar uma limpeza refrescante, muitos desses extratos naturais possuem propriedades anti-inflamatórios, adstringentes, cicatrizantes e calmantes. Ao longo desse post vão aparecer alguns produtos como exemplos ilustrativos, mas você pode optar pelo que estiver ao seu alcance e julgar mais adequado.

Você pode fazer a lavagem do couro cabeludo antes da argiloterapia ou fazer uma misturinha com um pouco de higienizador [uma tampinha] + água filtrada [despeje aos poucos até obter a consistência desejada]+ argila [3 a 4 colheres].

como fazer detox capilar em casa: exemplos de shampoo detox liberados para low poo. Rebelde com causa Lola; Shampoo Detox Anazoe; Shampoo Balance, Shampoo Suave Kanechom

Passo 2: Argiloterapia

Muita gente está acostumada com a ideia de passar a argila na pele para limpeza facial, mas você sabia que ela também traz pode ser usada no couro cabeludo? Nesse tipo de tratamento ela também oferece benefícios, removendo células mortas, impurezas e resíduos e ativando a circulação.   (LIMAS & DUARTE, 2011,p.09)

Qual argila usar no detox capilar?

Você pode utilizar a argila verde, a argila branca ou a argila rosa. Segundo pesquisas, a argila verde possui ação adstringente, cicatrizante e oxigenante, promove desintoxicação e regula a produção sebácea, por isso é muito bem-vinda no tratamento da oleosidade excessiva. A argila branca absorve oleosidade de modo suave e também possui propriedades cicatrizantes.  Já a argila rosa tem propriedades atissépticas, adstringentes, cicatrizantes e suavizantes. É indicada para “reduzir a oleosidade, esfoliar, renovar e fortalecer o couro cabeludo”. (LIMAS & DUARTE, 2011,p.10)

Como aplicar a argila?

A dica é usar um pincel de tintura para distribuir o produto somente no couro cabeludo. Uma coisa bem legal é aproveitar a argila pra fazer uma leve esfoliação do couro cabeludo, fazendo movimentos circulares suaves com as mãos e a ponta dos dedos. Deixe agir de 15 a 20 minutos ou conforme perceber que o produto já está sendo bem absorvido. Feito isso, enxague.

Passo 3: Hidratação

como fazer detox capilar em casa: máscaras de hidratação low poo Hidrata, Haskell; Drama Queen Lola Cosmetics; Kanechom Nutritivo

Depois de tratar o couro cabeludo é hora de cuidar do comprimento e das pontas! Após enxaguar, escolha uma máscara de hidratação leve e aplique fazendo enluvamento.  Componentes hidratantes como aloe vera/babosa, jojoba, aveia, gérmen de trigo, pantenol, etc; ajudam a deixar os fios macios e com a aparência renovada.

Passo 4: Tônico fortalecedor

como fazer detox capilar em casa: tônicos fortalecedores Anazoe Elixir e Antiqueda SOS Bomba Salon Line

Para finalizar, se julgar necessário você pode aplicar um tônico de fortalecimento sem enxague no couro cabeludo. A dica é aplicar o tônico sem exagerar na quantidade e realizar uma massagem suave e ritmada. Depois é só finalizar normalmente. Outra opção é aplicar o tônico fortalecedor uma vez por semana.

O detox capilar descrito aqui pode ser feito a cada 15 dias.

Fontes bibliográficas:

LIMAS, Jaqueline Rosa de; DUARTE, Rosimeri. A argiloterapia: uma nova alternativa para tratamentos contra seborreia, dermatite seborreica e caspa. Trabalho de Conclusão de Curso–UNIVALI, Florianópolis-SC, n. 1, 2011.

 

Maressa De Sousa

Maressa, 26 anos, baiana. Cientista Social, mestra em Antropologia. Terapeuta capilar, cabeleireira e trancista. Ama filmes e livros de ficção. Para ela, a transição capilar marcou o início de muitas outras transformações.

Blog Comments

Your Comment *quais as idrataçoes caseiras para diminuir o volume do cabelo cacheado?

Olá meninas! Tenho grande apreço por este blog pois estando em processo de transição, aprendi muito por aqui. Muito obrigada mesmo e é confiando no conhecimento de vocês que vim até aqui para pedir ajuda. Dia 17/06/19 completarei um ano de transição, até o nono mês não tive nenhum problema, porém sofri mais uma vez o mesmo problema que me fez alisar o cabelo quando mais nova, fui diagnosticada por uma dermatologista que me proibiu de usar cremes de pentear e gel para finalizar meu cabelo por conta de uma dermatite seborreica. Por isso, estou aqui de coração na mão querendo saber se vocês tem alguma dica para mim. Aguardo ansiosamente por uma resposta, beijos!

Olá meninas! Tenho grande apreço por este blog pois estando em processo de transição, aprendi muito por aqui. Muito obrigada mesmo e é confiando no conhecimento de vocês que vim até aqui para pedir ajuda. Dia 17/06/19 completarei um ano de transição, até o nono mês não tive nenhum problema, porém sofri mais uma vez o mesmo problema que me fez alisar o cabelo quando mais nova, fui diagnosticada por uma dermatologista que me proibiu de usar cremes de pentear e gel para finalizar meu cabelo por conta de uma dermatite seborreica. Por isso, estou aqui de coração na mão querendo saber se vocês tem alguma dica para mim de como manter meu cabelo o mais definido e bem cuidado possível mesmo sem creme. Aguardo ansiosamente por uma resposta, beijos!

Oi Bea, tudo bem? Pesquise por marcas voltadas para a terapia capilar e que têm produtos adequados para casos como o seu. A Grandha por exemplo, tem linhas com condicionadores líquidos, água polarizada, leave on bem levinhos, várias coisas ótimas.

Leave a Comment