Como engrossar os fios? (SOS CABELO)

A espessura dos fios costuma ser uma característica definida pela nossa genética, assim como a densidade, a textura capilar, o crescimento médio dos fios, dentre outros. Apesar disso, existem fatores externos que podem levar ao afinamento dos fios. Vamos entender um pouco mais?

O que pode afinar o cabelo? O que eu deveria evitar?

O modo como você higieniza os fios é muito importante! Seja gentil, aplique o shampoo no couro cabeludo, massageie e enxague. Evite friccionar o cabelo em excesso, nada de higienizar os fios como se estivesse lavando roupa heim? Prefira secar seu cabelo com papel toalha (aqueles de cozinha), toalha de microfibra ou tecido 100% algodão.

Evite ao máximo o uso de secador, chapinha ou babyliss. É bom lembrar que químicas de transformação como alisamentos, progressivas, relaxamento, coloração e descoloração, podem afinar os fios. Isso porque esses processos causam desnaturação proteica, contribuindo para que os fios se tornem mais fragilizados e finos ao longo do tempo.

Reconstrua o cabelo

Máscaras voltadas para a reconstrução são ótimas para auxiliar na reposição de proteínas e lipídios que os fios perderam ao longo do tempo. Procure por componentes como queratina, cistina, sericina, colágeno, etc.

Ácido hialurônico

O ácido hialurônico já é velho conhecido da estética e muito lembrado quando se fala em rejuvenescimento facial. Mas você sabia que ele também é aliado da reconstrução capilar? Isso mesmo, para cabelos finos e fragilizados por químicas, tratamentos de reconstrução com esse componente podem ser muito bem-vindos . Seu efeito de preenchimento deixa os cabelos mais vistosos, com “peso” e sedosidade.

Mas se você é crespa, cacheada ou ondulada é bom ficar de olho: o ácido hialurônico por si só não é alisamento, na verdade essa substância já está presente em nosso corpo desde que nascemos. No caso da pelo por exemplo, é comum que os tecidos percam elasticidade e juventude com o passar dos anos. Sabendo disso, o mercado tratou de providenciar reposições de forma cosmética. Contudo, no caso de produtos para os cabelos, é bom ter um pézinho atrás se você pretende manter a textura natural. É que existem linhas que prometem redução de volume e frizz por meio de ácido hialurônico mas que combinam também substâncias alisantes.

Consulte um médico 

Fatores genéticos, hormonais e nutricionais podem estar por trás de alterações significativas na espessura dos cabelos. Quando a saúde está em dia os fios agradecem.

Confira também:

D-pantenol: pró-vitamina b5 que auxilia na proteção e hidração dos cabelos. 

Postagem por Maressa de Sousa, conteúdo reelaborado em 30/08/2019 

Larissa Konze

Larissa Konze, 18, reside em São Lourenço do Sul, RS. Aspirante a Psicóloga e a escritora. Decidiu assumir os cachos pois queria dar um basta a sociedade impositora e recuperar sua identidade verdadeira.

Blog Comments

Larissa, amo todos os posts de vcs!!!
Olha, em relação a colocar mel na hidratação, qual a quantidade de mel? e Deve ser misturada apenas com a quantidade de hidratação que vou usar naquela aplicação não é?

Beijosss

Oi Elizama, tudo bem? A maioria das receitas caseiras que eu faço usam de 1 as 4 colheres de mel, veja sempre os ingredientes e adapte como preferir sempre. Você pode sim mistura o mel com a hidratação que for usar, mas se desejar pode aplicar o mel puro, eu não recomendo tanto pois é mais difícil tanto para aplicar, como para tirar…

Espero ter ajudado, beijos!

[…] fino de cabelo grosso, depois dos posts “Como afinar os fios do cabelo?” e “Como engrossar os fios dos cabelos“, algumas leitoras ficaram com dúvidas sobre como diferenciar se o seu cabelo é fino ou […]

[…] E pra quem deseja o contrário, como engrossar os fios aqui. […]

Vou testar a receita de hidratação com maizena e mel, depois eu entro em contato pra dizer se é bom.

Ou, queria deixa uma dica, o óleo de rícino ele também engrossa os fios, eu passei um mês apenas utilizando ele para umectação e nutrição, e perceber que meus fios alem de grosso estavam muito fortes, eu parei de usar, porque me assustou já que o meu cabelo sempre foi fino, mais dou garantia que ele engrossa os fios, quem não quer engrossa de mais, pode misturar ele com o de cocó ou reversar.

Oi, Renata!
Obrigada pela dica!

Um beijo!

Oi Renata, mas como faz para usar o óleo de rícino?

Desde já obrigada, beijo!

Eu costumo usar azeite extra virgem para hidratar meu cabelo e coloco uma ampola de vitaminas mais não sinto que meus fios engrossam não apesar de serem muito finos eu posso substituir por óleo de rícino?? Eu tenho cabelo cacheados e fino quebra com muita facilidade. Pode me dar uma dica para deixa lo mais forte e resistente?? Obrigada.

Oi Tatiana! Se você segue essa rotina e não obtem resultado, a quebra dos seus fios pode ter uma causa muito mais complexa. Consulte uma dermatologista para te auxiliar nisso :)

Ana, sobre misturar mel na máscara de hidratação, usa como mascara normal após a lavagem com shampoo? Ou é melhor passar antes de lavar, passar a mascara com mel e depois lavar com shampoo?
Obg ^^

É melhor passar antes, mas vai do seu gosto :)

Eu amo os post e tenho uma pergunta o mel pode ser qualquer um??

ei Milena!
Mel de abelha de boa qualidade, que não tenha sacarose adicionada!

Beijo

Muito boas dicas! A da colega acima a respeito do óleo de rícino é muito relevante, eu não acreditei muito até testar em mim. Na realidade, comecei a fazer o uso nas sobrancelhas, e como percebi que ele engrossava os fios e os deixava mais fortes, testei no cabelo. Aqueci por uns segundos pra que ele perdesse um pouco da consistência porque ele é um óleo muito denso!! Bichinho difícil de retirar, mas valeu super a pena. Pode diluir ele num creme ou máscara natural também, talvez juntar com óleos mais ralinhos, por exemplo. Meu cabelo é muito liso e fininho, além disso eu tenho uma briga com a queda de cabelo, consequência do estresse. Mudou minha vida!

ola… eu sou a Maguy e o meu cabelo e muito fino….faco de tudo para engrossa_lo mas nao tenho tido resultados esperado.

Responder

Oi meu nome é Socorro. meu cabelo é cacheado mais ele é muito fino ó q eu faça pra emgrossaar? Obrigado

Oi meu nome é Socorro. eu tenho cabelo cacheado mais ele é muito fino ó q eu faça pra emgrossaar? Obrigado

Oi. Tenho um cabelo liso porém fino. Gostaria de engrossá-lo e como li em cima, como uso o óleo de rícino? Aplica ele junto com a mascara, deixa agir por alguns instantes e enxágua? Detalha melhor essas informações, por favor.

O meu cabelo era extremamente cacheado, comecei a escovar em um salão aqui perto de casa mesmo o que percebi foi que a moça que escova meus cabelos usou escova com resto de produto de progressiva e o que aconteceu? Perdi meus lindos caichinhos que eu tanto amava e pra completar dei luzes, aí foi que piorou mesmo meu cabelo quebrou e ficou todo elástico entrei em pânico comecei a fazer mil e uma receita de reconstrução e graças a Deus está melhorando, agora estou no foco de voltar os meus cachos falta muito pois só a raiz está cacheada mais vou consegui se Deus quiser. Estou com trauma de salão estou fazendo tudo em casa, e toda receita caseira e bem vinda quem tiver pode me passar agradeço desde já.

Oi,meu cabelo é cacheado muito fino,como faço para que ele engrosse?

Leave a Comment