Receitas caseiras

Como engrossar os fios? (SOS CABELO)

(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

A espessura dos fios costuma ser uma característica definida pela nossa genética, assim como a densidade, a textura capilar, o crescimento médio dos fios, dentre outros. Apesar disso, existem fatores externos que podem levar ao afinamento dos fios. Vamos entender um pouco mais?

O que pode afinar o cabelo? O que eu deveria evitar?

O modo como você higieniza os fios é muito importante! Seja gentil, aplique o shampoo no couro cabeludo, massageie e enxague. Evite friccionar o cabelo em excesso, nada de higienizar os fios como se estivesse lavando roupa heim? Prefira secar seu cabelo com papel toalha (aqueles de cozinha), toalha de microfibra ou tecido 100% algodão.

Evite ao máximo o uso de secador, chapinha ou babyliss. É bom lembrar que químicas de transformação como alisamentos, progressivas, relaxamento, coloração e descoloração, podem afinar os fios. Isso porque esses processos causam desnaturação proteica, contribuindo para que os fios se tornem mais fragilizados e finos ao longo do tempo.

Reconstrua o cabelo

Máscaras voltadas para a reconstrução são ótimas para auxiliar na reposição de proteínas e lipídios que os fios perderam ao longo do tempo. Procure por componentes como queratina, cistina, sericina, colágeno, etc.

Ácido hialurônico

O ácido hialurônico já é velho conhecido da estética e muito lembrado quando se fala em rejuvenescimento facial. Mas você sabia que ele também é aliado da reconstrução capilar? Isso mesmo, para cabelos finos e fragilizados por químicas, tratamentos de reconstrução com esse componente podem ser muito bem-vindos . Seu efeito de preenchimento deixa os cabelos mais vistosos, com “peso” e sedosidade.

Mas se você é crespa, cacheada ou ondulada é bom ficar de olho: o ácido hialurônico por si só não é alisamento, na verdade essa substância já está presente em nosso corpo desde que nascemos. No caso da pelo por exemplo, é comum que os tecidos percam elasticidade e juventude com o passar dos anos. Sabendo disso, o mercado tratou de providenciar reposições de forma cosmética. Contudo, no caso de produtos para os cabelos, é bom ter um pézinho atrás se você pretende manter a textura natural. É que existem linhas que prometem redução de volume e frizz por meio de ácido hialurônico mas que combinam também substâncias alisantes.

Consulte um médico 

Fatores genéticos, hormonais e nutricionais podem estar por trás de alterações significativas na espessura dos cabelos. Quando a saúde está em dia os fios agradecem.

Confira também:

D-pantenol: pró-vitamina b5 que auxilia na proteção e hidração dos cabelos. 

Postagem por Maressa de Sousa, conteúdo reelaborado em 30/08/2019 

(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

Você também pode gostar: