14 Dicas para rotina de cabelo cacheado/crespo que mudarão sua vida

  • Home
  • Dicas
  • 14 Dicas para rotina de cabelo cacheado/crespo que mudarão sua vida

Olá Cacheia, como vão vocês?

O post de hoje é uma tradução/adaptação brasileira de uma publicação incrível da Cosmopolitan gringa.  Vi coisas incríveis que realmente mudaram a minha rotina de cuidados e resolvi compartilhar com todo mundo! Claro que fiz as adaptações pensando na realidade brasileira, menos consumo de lixo, de produtos etc. Então, bora lá?

01. Cubra a pia antes de desembaraçar o cabelo.

A ideia do post original é utilizar plástico-filme, mas não é algo que a gente sempre tem em casa, né? Fora que gerar lixo não é com a gente! O ideal é utilizar um protetor de ralo de pia para evitar entupimentos. :) Forrar com alguma sacola de supermercado também pode ser interessante para evitar bagunça!

02. Ao desembaraçar o cabelo, use os dedos ou um pente de dentes largos.

pente de madeira
Diferente dos pentes de plástico, o pente de madeira não eletriza os fios, não formando frizz.

Já falei sobre isso aqui no blog no Guia Definitivo Anti-Frizz. Dê preferência para pentes de madeira e com dentes largos. Assim você evita frizz, quebra dos fios e ainda preserva a definição dos seus cachos. Não utilize escovas!

03. Ao pentear o cabelo, comece pelas pontas!

Créditos: KATHLEEN KAMPHAUSEN / LAUREN AHN

Vá desembaraçando as pontas e movendo o desembaraço gradualmente para a raiz. Além de ser mais fácil desembaraçar as pontas primeiro, começar por cima pode aumentar os nós e pontas duplas nas extremidades do cabelo.

04. Não vai lavar o cabelo? Evite o frizz ao tomar banho.

Antes de entrar no chuveiro, aplique um condicionador hidratante no seu cabelo seco, use uma touca de banho e lave o corpo normalmente. Isso ajudará a evitar o frizz que normalmente o vapor do banho e umidade geram.

05. Crie seu próprio co-wash para higienizar e hidratar seu cabelo.

Olha só, a ideia é bem legal e testei por aqui: Misture uma pequena quantidade de shampoo sem sulfato com um condicionador low ou no poo (2 partes de condicionador para uma de shampoo) para fazer seu próprio condicionador de limpeza. Assim você lava suavemente seus fios enquanto os hidrata profundamente. 

Aplique a mistura no topo da cabeça e massageie bem o couro cabeludo,(uma vez que esta área geralmente é a mais oleosa). Enxague o produto em direção às pontas após alguns minutos. Isso vai limpar o cabelo sem remover todos os seus óleos naturais, o que provoca fios secos e quebradiços.

Créditos: KATHLEEN KAMPHAUSEN

06. Não desembarace seu cabelo seco!

Já falamos isso várias vezes no Cacheia mas não custa repetir: desembaraçar cabelo cacheado ou crespo seco só traz problemas como quebra, frizz e perda da definição. A indicação é que você o desembarace no banho, logo após utilizar seu condicionador.

07. Não remova toda a água + condicionador ao lavar o cabelo.

O cabelo cacheado e crespo é naturalmente mais seco e ele precisa de toda umidade possível para se manter saudável e com brilho. Portanto, ao sair do banho, não seque seu cabelo por completo e nem enxague todo o condicionador. Deixe o cabelo absorver essa umidade com a ajuda do finalizador.

08. Diminuir o frizz? Evite secar o cabelo com toalhas e utilize uma camisa velha.

Créditos: KATHLEEN KAMPHAUSEN

Ao contrário de uma camiseta, as toalhas absorvem muita água e umidade do cabelo, em vez de apenas o excesso de água, causando frizz. A suavidade de uma camiseta também ajudará a suavizar seus cachos e evitar que eles fiquem entrelaçados.

09. Coque abacaxi para dar volume, definição e diminuir frizz.

Falamos bastante sobre o coque abacaxi para dormir, mas na hora de secar os fios, ele também pode ajudar. Só tome cuidado com o acessório que utilizar para prendê-lo: dependendo do material e do tempo no cabelo, pode mofar os fios.

Créditos: KATHLEEN KAMPHAUSEN

Ao deixar o cabelo secar, tente “abacaxi” ou empilhe o cabelo em um coque solto ou rabo de cavalo no topo da cabeça. Isso impedirá que a gravidade retire seus cachos e cause o frizz.

10. Finalização Técnica Creogel: creme + óleo + gel.

Antes e depois da finalização com método Creogel

O post original dá a dica de misturarmos um creme e um gel para ajudar a definir os cachos. No Cacheia já falamos sobre isso e temos um vídeo bem legal da Raysa sobre essa finalização: Método Creogel – como finalizar cabelo cacheado.

11. Diminua o “efeito molhado” de alguns cremes e géis no cabelo.

Você já passou algum creme no cabelo e sentiu que ele deixou seu cabelo com aspecto molhado, mesmo estando seco? A melhor forma de diminuir esse efeito sem perder a definição é espalhar um óleo nas mãos e apertar os cachos, no movimento de baixo para cima, amassando os fios devagar e “quebrando” os cachos.

12. Nos dias sem lavagem de cabelo: revitalize os cachos com um borrifador.

Já falamos aqui no Cacheia sobre várias misturinhas para acrescentar ao seu borrifador. Acreditamos que essa é a melhor forma de revitalizar os cachos, dando brilho e definição, nos dias em que não lavamos o cabelo. Você também pode utilizar o borrifador durante o dia e logo ao acordar.

Dicas para cabelos cacheados: O que tem no borrifador?
Day after: dicas para manter os cachos lindos no dia seguinte!

13. Use toucas ou fronhas de cetim ao dormir.

Créditos: KATHLEEN KAMPHAUSEN

Para manter a definição dos cachos e sem frizz, use toucas ou fronhas de cetim. Veja também: Como acabar com o frizz: O Guia Definitivo

14. Se possível, não lave o cabelo em dias chuvosos.

Dias úmidos, principalmente de chuva, podem gerar mais frizz no cabelo. Se puder, evite lavá-lo o cabelo nesses dias.

E aí, o que você faz no dia a dia e dá certo pra você e pro seu cabelo? :) conta pra gente nos comentários!

Ana Catarina

Ana Catarina, 25, mineira de em Belo Horizonte, MG. Coordenadora de marketing e fundadora do Cacheia :)

Blog Comments

Geentee, muito bom! Vocês são otimas! Estou no momento de transição, tenho 3 meses que não faço nada de química no cabelo. Vou tentar voltar ao natural. Muito bons seus conselhos!

Oi
Sigo o trabalho de vcs há algum tempo e curto muito as suas ideias e posts. Uma sugestão q poderia ajudar muito seria indicaçoes de bons cabeleireiro p corte de cabelo cacheados. Pq esse mundo escovado to fora! Estou morando em Vitória e não encontrei ainda alguem para cortar meus cachos…. ajude quem puder indica! Obrigada! Cachos livres a todas!

Excelentes dicas. Parabéns!

Leave a Comment