Mudança de rotina!
Se você deseja voltar ao cabelo natural, comece interrompendo o uso de qualquer química alisante/relaxante/permanente/selagem/botox e invista em cuidados para incentivar o fortalecimento dos cabelos. Nessa fase é normal que os fios fiquem fragilizados e quebrem com mais facilidade principalmente no ponto de ligação entre a parte alisada e a parte natural que vai crescendo. Por isso mesmo, esqueça de vez hábitos ruins como pentear o cabelo embaixo do chuveiro, dormir com os cabelos molhados e usar penteados muito apertados. Evite também expor os cabelos ao calor do secador sem proteção térmica. Na hora da lavagem, prefira shampoos mais suaves e se necessário, proteja os fios da ação adstringente desse produto através do pré-shampoo.
Saiba mais em: Guia da transição capilar
Guia para escolher bem seu shampoo parte 1
Guia para escolher bem seu shampoo parte 2
Vitamina T, de tesoura!
Às vezes a gente passa meses e meses sem cortar os cabelos por falta de tempo, dinheiro ou até por medo. Eu por exemplo, uns sete anos atrás quando ainda alisava o cabelo, acreditava que meu cabelo não crescia e por isso corria da tesoura!
Cortar as pontinhas faz muito bem, principalmente se você está em transição capilar. Conforme os fios crescem, você vai notar que as pontas alisadas vão parecer mais finas e ressecadas, diferente do cabelo novo que está chegando. Uma forma de retirar as partes alisadas aos poucos e facilitar o cuidado com as “duas texturas” é realizar um corte das pontas a cada 3 ou 4 meses. Quando se sentir preparada, você pode fazer o “grande corte” (também chamado BC ou big chop), retirando todas as alisadas de uma só vez. Algumas pessoas fazem o big chop em pouco tempo, outras ficam em transição por mais de um ano até que os fios alcancem uma certa altura. Faça como achar mais adequado pra você :)
Saiba mais em:
Como lidar com as duas texturas na transição capilar
Exercite a curiosidade
Pesquise. Pesquise. Pesquise mais um pouco. Leia os rótulos, pergunte, busque opinião de profissionais qualificados, troque informações com outras mulheres de cabelo natural. Quanto mais você souber sobre o seu cabelo natural, mais fácil será cuidar dele e evitar “armadilhas”.
Eu sei que muita gente não gosta de ler, mas criar esse hábito é essencial para levar um bom produto pra casa, evitar componentes que possam causar alguma reação alérgica e saber quanto tempo deixar nos cabelos. Também é preciso ler o rótulo para saber a data de validade do produto e se organizar direitinho para não deixá-lo vencer no fundo da prateleira.
Parece bobagem dizer tudo isso, mas nos grupos que participo no Facebook todos os dias pelo menos uma mulher pergunta como usar uma máscara “x” que acabou de comprar, o que pode indicar que as pessoas não andam dando bola para as instruções presentes no próprio produto. No caso de quem pretende seguir as técnicas low poo ou no poo, ler o rótulo ajuda a identificar componentes e evitar levar pra casa um produto “proibido” para a rotina escolhida.
Exercite a desconfiança
As buscas sobre cabelo cacheado/crespo dispararam no Google e tem muita informação rolando por aí! Mas antes de se jogar de cabeça, exercite a desconfiança quando ouvir falar de algum método milagroso de crescimento, definição ou similares. Sua saúde deve vir em primeiro lugar, por isso muito cuidado ao expor seus cabelos e seu couro cabeludo a produtos e receitas que prometem resultados instantâneos. Na dúvida, sempre consulte um profissional.
Desconfie também de listas enormes de produtos “essenciais” que “toda cacheada/crespa deve ter”. Aos poucos você vai descobrir que não precisa de tanta coisa assim para deixar seus fios saudáveis e vai criar um filtro diante de tanta informação. No mais, seja feliz e arrasa!
Leia mais em:
Comprar menos e comprar melhor: sobre consumo consciente e cabelo natural
Transição capilar: não se desespere
Transição capilar não é sobre ter cabelo cacheado longo
Blog Comments
Michele
24 de agosto de 2017 at 11:07
Meninas do cacheia,
OBRIGADA!!!!!!! Obrigada por vcs existirem e dedicarem o precioso tempo de vcs com este site maravilhoso. Vcs foram fundamentais para fortalecer a minha vontade de enfrentar a transição capilar. Ainda estou no inicio. Minha última progressiva foi em fev/2017 e a jornada ainda é longa… não faço ideia do meu tipo capilar, quer dizer: de como ele ficará. A raiz está vindo ondulada e depois que comecei há 3 semanas a técnica Low Poo meu cabelo já melhorou muito. Minha raiz sempre vinha ressecada e agora está vindo macia. Estou fazendo cronograma capilar com foco na hidratação. Demorei um pouquinho pra iniciar a técnica em razão da ralação de encontrar produtos liberado aqui em Belém. Mas está dando tudo super certo. Estou descobrindo lojas que não conhecia e agora está começando a melhorar a busca por produtos.
Meninas sucesso sempre!!!!!! Vcs são fantásticas!!!!!! Muito obrigada!!!!!!
Maressa De Sousa
28 de agosto de 2017 at 00:47
Que coisa maravilhosa Michele! Muito sucesso na sua transição <3
Abraços!
Beatriz
6 de setembro de 2017 at 20:22
Alguém poderia me ajudar? Meu cabelo sempre foi bem enrolado, ai comecei a passar chapinha e fiz selagem uma vez. Já se fazem dois anos que eu estou com o cabelo natural mas ele não cacheia mais, só cacheia na parte da frente e atrás está ondulado (tipo 2C), não sei o que fazer!
Isabella
11 de novembro de 2017 at 10:34
O meu tá acontecendo a mesma coisa!Eu não sei o que está havendo também..
Gleice Kelly
23 de setembro de 2017 at 10:45
Parabéns meninas. O melhor blog que já li, sem publipost ou incentivo ao consumismo. Nos ajudando a aceitar o universo do nosso cabelo e a passar pela transição de diferentes formas. Obrigada por cada dica e pela clareza das informações.
Elione
8 de outubro de 2017 at 16:48
Olá meninas. Sempre alisei e relaxei meu cabelo, mas qdo a 3 e meio decide engravidar percebi uma boa oportunidade de assumir meu cabelo volumoso e crespos, fiquei um bom tempo sem quimica mais vivia com ele preso e passa cremes para manter os cabelos pequenos lisos pq nao gosta deles. Em abril desde ano resolvi fazer uma progressiva, mais qdo lavava tinha q usar secador para poder ativar o produtos. Até qdo em agosto ao completar 32 anos decidir assumir meu cabelos, entao aos pequisar sobre cabelos volumosos encontrei vcs e to adorando aa dicas. Comprei produtos especificos para meu tipo de cabelos e estou em transição . obg e bjus
Mirian
18 de outubro de 2017 at 16:00
Tem um ano e alguns meses que eu assumi meus cachos mas os cabelos da frente que quebraram quando eu alisava o cabelo não consigo controlar eles o que poderia me ajudar para mim conseguir controlar eles? E também meu cabelo quebrou muito atrás e acabou que a parte de trás é pequena e na frente e grande e isso me incomoda já que não tenho muita opção de penteados e também não tenho nenhum idéia de que tipo de corte fazer você tem alguma opinião do que eu poderia fazer no meu cabelo?
silvanice
6 de novembro de 2017 at 14:07
Boa tarde! Decidir passar pela transição, mas tô apavorado pois meu cabelo é muito crespo, tenho medo que ele fique muito alta,
Mariana
11 de janeiro de 2018 at 09:04
Silvanice, cabelo crespo é lindo!
Faça um bom corte e cuide bastante dele!
Um beijo!
Ester
18 de novembro de 2017 at 16:13
Bom meninas. Nunca tive o cabelo muito bom em todos os aspectos, tanto bo crescimento quanto na vida dos cabelos. Vou ser a vocês uso muita chapinha e química, mais queria ter os cabelos cacheados. Me ajudem por favor, por onde eu devo começar?
Mariana
11 de janeiro de 2018 at 09:00
Oi, Ester! Tudo bem?
Olha só, chapinha e química acabam com o cabelo. A chapinha ainda da para resolver com MUITOS cuidados, mas a química não, tem que cortar e passar pela transição capilar.
Dá uma olhada nesse post: http://cacheia.com/2015/10/transicao-capilar-guia-definitivo/
bjs
Divania Sacramento Santos
1 de maio de 2018 at 23:48
Em transição hoje pela segunda vez, cortei todo meu cabelo, estou preparada para enfrentar aquelas pessoas preconceituosas dessa vez, graças a Deus tenho tenho uma dupla forte do meu lado; minhas filhas.
Maressa De Sousa
3 de maio de 2018 at 08:18
Ai que legal Divania <3 desejo tudo de bom nessa nova fase!
Divania Sacramento Santos
1 de maio de 2018 at 23:52
Graças a Deus tenho um dupla do meu lado minhas;filhas o blog me ajudou muito.
Mariana
1 de junho de 2018 at 02:26
Que bom! <3
JDR
24 de outubro de 2018 at 15:02
Eu há um ano e meio decidi deixar de ser dependente de quimicas, secador e chapinha. E vou te afirmar, que foi dificil, muiiittoooo dificil ficar um ano e meio me sentindo ” insegura” com relaçao ao cabelo e praticamente esse tempo todo com o cabelo de um jeito indefinido e que não estava do meu agrado. Era ruim se achar pra sair ou trabalhar e ter que deixar o cabelo sempre do mesmo jeito, preso! ( Essa foi a minha opção, mas existem várias!).
Por fim, quando cansei e vi que a raiz do cabelo já estava num bom tamanho, cortei! Sim, cortei!
E foiii a melhor decisão que tomei. No primeiro momento bate o desespero, mas…..ele passa!
E depois que ele passa vem a paixão pelo novo, sensação de liberdade! É MARAVILHOSO!
Eu amei fazer o BC e estou amando descobrir meu “novo” cabelo.