Camaleoas: crespas, cacheadas e coloridas

Alô Cacheia! Esse post é o último da série “Manual de coloração e descoloração – Crespos e cacheados”. No primeiro post nós falamos sobre cores e nuances, descoloração, despigmentação de tintura, etc. No segundo post listamos cuidados pré e pós-coloração/descoloração e agora vamos contar a história de cacheadas e crespas que já se entregaram ao mundo dos cabelos coloridos, opções de coloração e suas vantagens e desvantagens. Bora lá?

Colorindo cabelos cacheados e crespos

Tonalizantes – cores fantasia

cachos coloridos 1

A Renata Champion é uma camaleoa de carteirinha. Ela tem 35 anos e colore o cabelo desde os 15. Já teve todas as cores de cabelo: do branco platinado ao arco-íris. A Renata começou a transição capilar em novembro do ano passado e fez o big chop (grande corte) sozinha. Ela também se aventura no mundo da coloração e se diverte mudando a cor dos fios com bastante frequência.

12969309_557260497779224_1709260268_n-tile

A Renata sempre usa o mesmo descolorante: o Supermeches da Alfaparf. Ela costuma utilizar também a água oxigenada de 40 volumes da mesma marca. Sua tinta favorita é a Special Effects, mas a Renata também usa Manic Panic, Directions e Candy.

tonalizantes coloridos

Vantagens e desvantagens do uso de tonalizante:

Como eu já contei pra vocês no nosso segundo post de descoloração, os tonalizantes agem na superfície dos fios reavivando a cor dos cabelos e deixando os cachinhos cheios de brilho. Os tonalizantes geralmente não possuem amônia e por isso agridem menos os cabelos. Dá pra encontrar tonalizantes de várias cores, inclusive os tons fantasia! A desvantagem fica por conta da fixação desses produtos: os tonalizantes saem após mais ou menos 24 lavagens. Dependendo do caso até antes!

Anilina para colorir os fios?

cabelo crespo colorido cachos coloridos

cabelo crespo colorido cachos coloridos

A Jéssica  já mudou bastante a cor do cabelo. A princípio ela coloriu de vermelho, passou pelo roxo, desbotou os fios e usou o cabelo azulado por algum tempo e por fim fez uma shampoozada para tirar todas as cores e matizar, deixando os fios num tom de cinza. Atualmente ela usa o cabelo esse cabelo laranja divo da primeira foto.

Para chegar a essa cor ela usou anilina de madeira (em pó) e creme de tratamento. Segundo ela, a opção por esse método “alternativo” foi a maneira encontrada para preservar os fios que já estava danificados pelas sucessivas descolorações. A Jéssica já havia feito 3 descolorações consecutivas para se livrar do tom de vermelho da primeira coloração. A Jéssica topou mostrar pra gente suas transformações mas pediu também para alertar sobre os perigos da anilina e dizer que atualmente ela não recomenda o uso. 

cabelo crespo colorido

“Não sigo padrões, sigo o que me faz feliz, ser crespa e colorida faz com que me sinta completa e eu finalmente me reconheço quando olho no espelho!”

A Thaís Angélica fez 3 anos de cabelos natural este ano. Ela sempre gostou de usar cores diferentes no cabelo e sua primeira coloração foi o vermelho: no começo só as pontinhas e depois o cabelo inteirinho. Alguns tempo depois ela deixou o vermelho ela partiu para o azul, mas ficou pouco tempo com ele. Após desbotar os fios ela alcançou o tom verde água. Depois de curtir o azul por algum tempo ela passou a utilizar a cor atual: o roxo.

12735970_957398027678681_1385269469_n-horz

Para desbotar os fios a Thaís geralmente utiliza um shampoo antiresiduos com alguma mistura de vitamina C ou bicarbonato. Quando necessário ela recorre ao Soap Cap. Para chegar nessas cores lindas ela tem usado anilina para madeira. Mas será que o uso de anilina é realmente bacana?

Vantagens e desvantagens do uso de anilina

A anilina em pó não é um produto formulado para a coloração dos cabelos: ela é utilizada para pintar móveis. Mas em função da boa pigmentação e do preço baixo, muitas meninas acabam utilizando esse produto. A Jéssica contou pra gente que quando usou anilina com água a cor desbotou na primeira lavagem. Já a mistura de anilina e creme de tratamento se fixou por mais tempo segundo ela. Então uma das desvantagens é que dependendo dos cuidados e da cor escolhida a anilina pode desbotar com rapidez, exigindo retoques quinzenais.

Mas o problema que a meu ver é mais preocupante é a possibilidade de alergia e intoxicação em função do uso da anilina em pó. É por essa razão que NÃO incentivamos o uso da anilina para colorir os fios. Claro que todos os produtos de coloração possuem alguma margem de possibilidade de despertar a alergia em alguém, mas já que estamos tratando de um produto que não é formulado especificamente para essa função e que pode vir a ser utilizado por pessoas que já descoloriram e o cabelo e que podem estar com o couro cabeludo fragilizado, precisamos tratar a questão com muita cautela. Sei que muitas meninas usam anilina e não tiveram problemas, mas é parte da minha responsabilidade alertar para os riscos. Existem relatos muito graves sobre o uso de anilina na internet.

O segundo alerta fica por conta do uso de um outro tipo de anilina: a anilina comestível. Utilizada para colorir bolos e doces, ela pode gerar muita dor de cabeça quando utilizada para colorir o cabelo: o uso desse tipo de anilina pode causar proliferação de fungos, mau cheiro e mofo nos cabelos. Então corre que é cilada bino! 

Descolorante vermelho e tinturas comuns

cachos coloridos

E chegou a minha vez de contar um pouco mais sobre as minhas peripécias capilares! de colorir o cabelo completamente eu havia feito luzes loiras e tonalizado de vermelho. Como essa cor é um amorzinho, decidi passar no cabelo inteiro. Os descolorantes comuns possuem tonalidade azulada mas o que pouca gente sabe é que existem também tonalizantes coloridos. Escolhi um tonalizante vermelho para potencializar ainda mais a cor que eu desejava. uma vez que meu cabelo era naturalmente castanho e esse tipo de produto é ideal para quem possui cabelos escuros e deseja atingir tonalidades vivas de vermelho. Para chegar na cor da primeira foto utilizei o pó descolorante Nutrahair e a máscara tonalizante Ameixa da Mutari.

nutrahair

Vantagens e desvantagens do descolorante vermelho:

A primeira vantagem do uso desse descolorante é que eu consegui chegar num tom intenso de vermelho com muita facilidade e mesmo quando o tonalizante foi saindo após algumas lavagens, o fundo vermelho permanecia lá. Por outro lado, em função das luzes anteriores algumas partes do meu meu cabelo ficaram bem mais claras que as demais. Isso quer dizer que esse descolorante pode abrir ainda mais o tom de vermelho, então é preciso tomar cuidado para não manchar.

Na segunda foto eu havia colorido o cabelo de chocolate usando uma coloração comum. Só não lembro qual foi a marca. A cor ficou linda e durou bastante.

Vantagens e desvantagens das colorações comuns:

As colorações costumam garantir mais durabilidade da cor em relação aos tonalizantes. Mas tem um probleminha: a tinta que eu usei possuía amônia na composição e por isso é mais agressiva para a saúde dos fios. Atualmente não utilizo mais esse tipo de coloração, prefiro tonalizantes ou tinturas sem amônia

cachos coloridos

Na terceira e na quarta foto utilizei tonalizante para mudar a cor. No primeiro caso, usei a cor Caramelo Dourado da Soft Color. No dia em que eu tonalizei, meu cabelo ficou super escuro. Tomei o maior susto porque havia descolorido recentemente e minha ideia era apenas quebrar um pouco o loiro. Com algumas lavagens a cor chegou exatamente como eu queria.

nutrahair

Porosidade, fixação e absorção da cor

Quanto mais poroso, mais escuro!

Na última foto (acima) utilizei o tonalizante Keraton Hard Colors Ecstasy Blue. Essa marca possui várias tons fantasia super bonitos. No entanto, minha primeira experiência com o produto não foi tão boa. Meu cabelo estava clarinho e pronto para receber a nova cor, um azul bonito e um pouco mais fechado. Mesmo aplicando com auxílio de uma outra pessoa, acabei demorando cerca de 15 minutos para finalizar o cabelo todo. Meu cabelo é super cheio! E no momento de lavar percebi que o tom fechou demais: ficou praticamente um preto azulado! E por que isso aconteceu? Porque meus cachinhos estavam porosos. Então fica a dica: quando seu cabelo já passou por muitos processos de descoloração pode ficar poroso e o resultado são cutículas abertas e absorção rápida da cor. Por outro lado, o cabelo acaba desbotando com facilidade também. Confesso que só percebi o problema depois dessa mudança de cor e desde então tenho caprichado nos cuidados pré e pós coloração. Vivendo e aprendendo!

Leia também:

Manual de coloração e descoloração cabelos crespos e cacheados parte 1

Cuidados pré e pós coloração cabelos crespos e cacheados

Maressa De Sousa

Maressa, 26 anos, baiana. Cientista Social, mestra em Antropologia. Terapeuta capilar, cabeleireira e trancista. Ama filmes e livros de ficção. Para ela, a transição capilar marcou o início de muitas outras transformações.

Blog Comments
Responder

Vitória Mangueira dos Santos

Olá Cacheia! Sou fã de vocês a muito tempo, eu queria de deixar meu cabelo azul escuro e gostaria de saber se daria certo pintar em um tom de azul mais claro? Porque meu cabelo é castanho escuro e não quero descolorir. Obs: Fiz BC e meu cabelo está no ombro. Agradeço desde já! :)

Oi Vitória, tudo bem? Para essas cores fantasia é preciso descolorir o cabelo sim para garantir o tom ideal. Se o cabelo estiver muito escuro e você jogar um azul claro pode manchar e não ficar legal. Veja mais informações aqui: http://cacheia.com/2015/11/manual-de-coloracao-e-descoloracao-cabelos-cresposcacheados-i/

Abraços!

Adorei o post e já estou pesquisando todas as marcas citadas! Uma vez usei o Pin Up Blue da linha Keraton Fix. A cor é linda, porém na primeira chuva que tomei, ele ficou com manchas cinza onde havia pegado chuva (?). Fiquei super frustrada com isso! Mas essa linha da Keraton possui cores lindíssimas, mas estou com receio de usar de novo e acontecer o mesmo problema :(

Que estranho Lihz! Você acha que a cor não fixou direito? Talvez seria o caso de mandar esse feedback pra marca pra tentar saber o que aconteceu ou até registrar uma reclamação.

Eu pinto meu cabelo em tons fantasia há algum tempo, e não recomendo a Keraton, já que teve uma fixação péssima no meu cabelo (e algumas meninas reclamam do mesmo). Como boas opções na mesma faixa de preço existem a linha da Color Express Fun, da Salon Line e a Creative Crazy Colors da Alfaparf (essa comprei mas ainda não testei).

Oi maressa, amei o tonalizante ameixa, ficou super divo mesmo. Eu tenho duas perguntas, a primeira eh que eu fiz banho de brilho na cor preto azulado e vendo esse ameixa no seu cabelo reacendeu a vontade de me enruivar kkkk, será que posso jogar esse tonalizante direto ou devo descolorir? A segunda pergunta eh atualmente qual cor vc ta usando?

Oi Aninha, tudo bem? É super difícil sair do preto azulado para uma cor tão viva quanto o vermelho. Acho que você vai precisar descolorir sim :( Mas de qualquer modo, procure uma profissional da sua confiança para avaliar seu cabelo. Atualmente eu estou apenas com algumas mechas loiras no meu cabelo, eu tinha usado uma coloração acobreada mas já saiu completamente. Estou precisando retocar! rs Abraços!

Comentei num outro post de vocês sobre coloração, meu cabelo é azul royal e eu pinto com o tonalizante da keraton que você falou, o mesmo. Eu descoloro ele uma vez por ano pra voltar ao tom royal por que com o passar do tempo o cabelo escurece, minha dica é fazer uma mega nutrição logo após enxaguar o descolorante e ter feito uma hidratação no dia anterior/dois dias antes.
Comigo funciona bem, depois eu sigo o cronograma normal (na verdade eu só faço uma hidratação por semana vou incluir o cronograma agora)

Leave a Comment