Como aumentar a definição do cabelo cacheado

  • Home
  • Dicas
  • Como aumentar a definição do cabelo cacheado

Muitas pessoas nos perguntam sobre como aumentar a definição dos cachinhos. Desde já, é importante dizer que nenhum dos métodos altera a estrutura dos fios, apenas incentivam o cabelinho a formar caracóis quando você já tem o hair naturalmente ondulado, cacheado ou crespo. Além disso, nós não incentivamos químicas aqui no blog porque nós acreditamos que químicas criam relações de dependência e afetam a saúde dos fios. A Maressa já discutiu de forma muito sensível sobre modelos de cabelos, com cachos largos e definidos, que apontam para idealizações racistas veladas. Claro que você é livre para tratar o seu hair do jeitinho que você quiser e achar melhor.  Então, bora aprender como aumentar a definição do cabelo cacheado e crespo?

Nessa foto, eu estava com ele bem definidinho porque era uma ocasião especial e eu queria variar o look, mas normalmente não sigo nenhuma dessas dicas que vou dar para vocês! “Casa de ferreiro, espeto de pau”, conhecem essa história, não é mesmo? Haha


Use um creme de pentear consistente

Alguns cremes de pentear conseguem segurar melhor os cachos. O Yamasterol, apesar de ser o meu preferido, deixa os cachinhos caírem e não fica tão definidinho. Além disso, cremes mais consistentes são capazes de diminuir bastante o frizz, o que contribui para melhor definição dos cachos.


 

Experimente diferentes técnicas de finalização

Como aumentar os cachinhos do cabelo com fitagem

Amassando as “fitas” de baixo para cima, para ajudar a formar os cachos.

A finalização consiste na etapa após a lavagem dos fios, em que colocamos creme de pentear, geis ou óleos que vão ficar no cabelo e segurar os cachinhos nos day afters. Existem diferentes maneiras de finalizar, com auxílio de dedos, pente ou escova. A fitagem é uma dessas técnicas, em que dividimos o cabelo em fitas e amassamos, estimulando a formação de cachinhos.

Existem também outros métodos interessantes:

Método LOC:

O método LOC consiste na finalização do cabelo seguindo três fases:

  • Fase líquida: você pode colocar qualquer líquido. Já sugerimos diversas receitas para a fase líquida.
  • Fase óleo: você sela as pontinhas do cabelo com qualquer óleo vegetal. Eu gosto muito o azeite de oliva e do óleo de amêndoas.
  • Fase creme: você termina de finalizar com o creme de pentear de costume.

A Ster já explicou de forma bem completa sobre o método LOC.

Método Creogel:

O método creogel é de invenção minha que funciona muito bem para os meus fios. Nele, eu aplico os cosméticos também seguindo três fases: creme, óleo e gel. O creme e o óleo impedem que o gel resseque muito os cabelos. Esse método é interessante para quem busca reduzir o volume e aumentar a definição dos cachinhos. Em breve, vou lançar um vídeo sobre o método aqui no blog. (Já estou devendo há tempos, mea culpa)


 

Como aumentar a definição do cabelo cacheadoComo aumentar a definição do cabelo cacheado com chá de canela

Eu já ensinei diversas maneiras de utilização de chás nos cabelinhos, e minha paixão por eles já é muito antiga! O que algumas pessoas não sabem é que o chá de canela, além do cheirinho delicioso, também é um ótimo estimulante de cachinhos.

Você pode fazer esse chá com a canela em pau, ou com a canela em pó. É só ferver a água com a canela, coar, e aplicar nos cabelinhos. Pode passar cremes de pentear, óleos e geis normalmente depois.

É importante notar que a canela também pode clarear o cabelo, então se você não deseja esse efeito, é melhor não utilizá-la. Além disso, ela pode causar uma leve ressecada nos fios. Por isso, é indicado que não se faça uso da canela todos os dias. O ideal é utilizar esse chá quando quiser fazer uma gracinha. Haha


 

Cronograma capilar

Quando o cabelo está mais hidratado, é mais provável que forme cachinhos. Quando os fios estão mais ressecados, eles tendem a frizzar bastante, dificultando a formação dos caracóis. A Mari já explicou sobre o cronograma capilar para cada tipo de cabelo.


 

Invista em um bom corte

O cabelo com um corte bom é um cabelo feliz!

Se o cabelo estiver muito reto, ou então com crescimento desigual, ele fica pesado e com mais dificuldade de formar cachinhos. É o conhecido efeito pirâmide, que inclusive, estou passando por falta de corte! Cortes com desfiados, assimétricos e com muitas camadas são muito bons para cabelos ondulados, cacheados e crespos.

Como aumentar a definição do cabelo cacheado

A Maressa já fez um post lindimais com dicas de cortes.


 

Dicas para um bom day after

Day after, ou dia seguinte, é o dia após a lavagem dos nossos fios. Normalmente, os cachos tendem a ficar lindos maravilhosos no dia da lavagem, e depois amassam todos né? Algumas dicas gerais para mantê-los definidos no dia seguinte são:

  • Faça uma boa finalização: Quanto melhor ele ficar na finalização, melhores serão os day afters.
  • Utilize fronha ou tecido de cetim para dormir
  • Utilize touca na hora do banho: O vapor faz com que as molinhas fiquem frizzadas.

A Mari já fez um post completíssimo explicando tudo sobre o day after.


Faça umectações

Como aumentar a definição do cabelo cacheado - Como ter mais cachinhos

As umectações são banhos de óleo que podem ser feitos durante a noite, ou por algumas horas do dia. As umectações enchem os cabelinhos de óleos naturais, tornando-os propensos a formar mais cachinhos. Elas podem ser realizadas como parte do cronograma capilar ou do pré poo. A Mari também já explicou de forma maravilhosamente detalhada sobre como fazer.


Lembrando que esse post traz apenas dicas gerais de como aumentar a definição do cabelo cacheado. Como eu disse, no meu dia-a-dia, raramente faço uso das dicas. Compartilho com vocês pois sei que funcionam como métodos naturais alternativos. Quem quiser, pode também ler um post divo da Giovanna sobre a ditadura do cacho perfeito.

Raysa França

Raysa, 21 anos, vegana, belo-horizontina e mineira de coração. Estudante de ciências sociais, apaixonada com pessoas, animais, viagens, desenhos animados, culinária e cabelos.







comments

Comentários

Meninas,logo que comecei faze umectação com óleo de coco ,senti a baita diferença,o cebelo ficava brilhoso , parecia hidratado ,com cara de saudável mesmo sabe ? desde então eu faço isso toda semana, mas de uns dias pra cá parece que perdeu todo o efeito….. quando faço umectação nem os meus days afters são bons… isso já aconteceu com vocês?? o que pode estar acontecendo ?

Oi Flávia, o seu cabelinho já deve estar bem nutrido, não precisa fazer tantas umectações assim. Faça uma vez a cada 15 dias que já está bom!
beijocas

Também aconteceu comigo Flávia… Deve ser pq o seu cabelo já está “saturado” de umectação, é como se as necessidades de umectação já tivessem sido supridas e agora ele pede por produtos que possam hidratar e nutrir seus cabelos

Oi meninas, boa noite!!!!
Adoro a dica dr vocês e esta salvando o mru cabelo, que apesar de eu nunca ter feito nenhum tipo de química (Graças a Deus) foram anos com o secador e chapinha ajudiando do meu bichinho, ele era mais cacheado mais acho que divido a tantos anos s o devido cuidado ele nao é mais mesmo, esta muito indefinido, socorrroooooo, mais vou insistir … bjos OBRIGADA MENINAS… VIVA AOS CAICHINHOS DE TODOS OS TIPOS E FORMAS..

ei Cris, tudo bem?
Insiste sim, vai ficar lindo!

Beijo

Responder

Marilisa Cassia Dos Santos

Amei as dicas!!! Vou cortar mais um pouco porque está sem corte e dificil para definir… muitos bjosss e obrigada pela iniciativa!

ei, tudo bem? muito obrigada! fico feliz que gostou. Um bom corte é essencial para a definição dos cachinhos!

beijo

Não teria como fazer um post voltado para o cabelo crespo masculino. Sabe que é difícil achar este tipo de dicas voltadas para nós homens. AcompaNão o site e aplico muito do que aprendi nele no meu cabelo, pois desisti de zerar e alisar rs. Vlw e continuem assim.

Ei eduardo, teria como sim!
vou preparar algumas dicas… beijo

esse metodo loc posso usar no liquido bepantol no oleo oleo de oliva nas pontas e por ultimo passar creme de pentear

Ei Geizy, tudo bem? É isso mesmo!
Mas vc pode variar essa mistura também:
No líquido vc pode usar algum desses borrifadores: http://bit.ly/borrifador
você pode usar óleo de oliva ou qualquer outro óleo vegetal, como de uva, abacate, amendoim, girassol, coco…
e por último o creme de pentear de sua preferência!

beijo

Olá,

Gostei demais das dicas que você passou por nesse artigo.

Para nós que temos cabelos cacheados há grandes dificuldades para definir e deixá-los bonitos.

Algo que uso com constantemente são as hidratações, principalmente a de azeite e amido de milho.

Muito obrigada!

eu também amo hidratação de amido de milho! beijo


Deixe um comentário

error: Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não deve ser copiado ou reproduzido sem permissão prévia e sem atribuição dos créditos. Blog Cacheia 2013-2016.