Guia low poo: o que é, como começar e produtos liberados

  • Home
  • low/no poo
  • Guia low poo: o que é, como começar e produtos liberados

Olá Cacheia! O post de hoje é um guia completinho sobre a “técnica low poo”, uma técnica que ficou super conhecida lá fora a partir de  Lorraine Massey, fundadora da marca Deva Curl. Lorraine sistematizou o que chamou de “método da garota cacheada” e publicou no livro Curly Girl. Para nossa alegria, o livro acaba de ser traduzido pela Editora Best Seller e chega ao Brasil sob o título “O manual da garota cacheada”.

Sobre os sulfatos

Em inglês, low pode ser traduzido como “pouco” e poo é “shampoo”. Assim, o que essas duas palavrinhas estão descrevendo é uma técnica que visa diminuir o uso de shampoo. Mas não é só isso, nessa técnica o shampoo comum é substituído pelo shampoo sem sulfato. Eis o porquê: os sulfatos são utilizados para realizar uma limpeza profunda dos fios e podem causar ressecamento e perda da oleosidade natural. Assim, a ideia do low poo é garantir uma limpeza adequada e a hidratação dos fios.  Mas aí vocês me perguntam: “Meu deus! Mas como eu vou saber se o produto tem sulfato ou não? Preciso decorar os nomes?” Não necessariamente. Vamos colocar abaixo uma tabelinha com os sulfatos que você deve evitar. Tire uma foto e consulte quando for necessário :)

sulfatos-para-evitar1

E como essa limpeza é garantida? Bom, existem outros componentes que ajudam na limpeza dos fios. Os shampoos sem sulfato geralmente criam menos espuma mas não se preocupe, espuma não é necessariamente um sinal de que o produto é bom! Você já deve ter notado que muitos shampoos possuem por exemplo, Cocamidopropyl Betaine na fórmula. Esse componente surfactante auxilia na limpeza e no condicionamento dos fios. Ele ajuda a limpar silicones solúveis e insolúveis em água e está presente na maioria dos shampos para low poo. Então pode ficar tranquila, há um mundo de possibilidades para deixar seus cabelos limpinhos e cheirosos sem usar sulfato :)

Sobre derivados de petróleo

Geralmente os shampoos sem sulfato são capazes de limpar os silicones com eficiência, mas o mesmo pode não acontecer no caso dos derivados de petróleo. Esses componentes podem formar uma capa (que as propagandas gostam de chamar de “filme protetor”) que envolve os fios. Com o tempo, isso pode ir acumulando, acumulando … e aí o cabelo pode encontrar dificuldade para absorver outras substâncias necessárias aos fios. Sendo assim, os derivados de petróleo não são usados nessa rotina. Aí vai uma tabelinha de componentes para evitar, incluindo derivados de petróleo e componentes similares. Tire foto dessa aqui também, poder bem útil para consulta na hora de fazer as compras :)

PETROLATOS-PARA-EVITAR

Sobre parabenos

Os parabenos são componentes conservantes utilizados na indústria cosmética para evitar a proliferação de microorganismos e garantir vida longa os produtos. Os mais comuns são metylparaben, propylparaben,  etylparaben e butylparaben. Existe uma enorme discussão em torno dos riscos ligados ao uso de parabenos. É que esses componentes estão presentes não só nos cremes de pentear mas em vários outros produtos do dia-a-dia: nos hidrantes, nos desodorantes, nas loções e por aí vai. No Brasil, até onde eu sei, a utilização dos parabenos é legal dentro de certos limites de concentração. O Ecycle fez uma matéria explicando um pouco melhor sobre o assunto, quem se interessar pode dar uma olhadinha. O que interessa por hora é dizer que os parabenos não são proibidos para low poo, mas muitas pessoas têm evitado ou reduzido o uso em função da preocupação com a saúde. Algumas marcas já possuem opções de produtos com conservantes naturais e essa informação já vem destacada no rótulo.

Já acabou Cacheia?! Sim gente, já acabamos! Até aqui a gente listou várias coisas proibidas para essa rotina e agora é hora de ver como funciona tudo isso na prática. Vamos falar um pouquinho sobre como começar a técnica, “rotina capilar”, produtos liberados, dúvidas frequentes, etc.

Low poo: como iniciar e rotina de cuidados

Início da rotina

Quer começar o Low Poo? Comece checando quais produtos você tem em casa liberados para a técnica. Se você ainda possui muitos produtos proibidos existem duas opções: utilizá-los até o final e só começar a rotina depois ou doar para alguém :) Certifique-se de higienizar os objetos como pentes, escovas, presilhas, etc; para retirar parafinas, petrolatos e quaisquer outros resíduos de produtos mais antigos. Você pode usar shampoo com sulfato e sem petrolatos para fazer essa lavagem.

Já tem os produtos liberados e quer iniciar a técnica? Comece lavando os cabelos com um shampoo com sulfato e sem petrolatos (pela última vez \o/). Lave bem e se necessário repita a operação. Depois disso seu cabelo estará livre de resíduos e pronto para a nova rotina. Provavelmente seu cabelo vai ficar com uma carinha de ressecado em função do uso do sulfato então você pode fazer uma hidratação (já com produtos liberados para low poo).

Esse shampoo com sulfato para a última lavagem pode ser o que você tiver em casa, não é nada especial. Ele só não pode ter esses itens: óleo mineral (mineral oil), parafina líquida (paraffinum liquidum), isoparafna (isoparafin), petrolatos (petrolatum), vaselina (vaselin), dodecano (dodeceno), isododecano (dodeceno) e alcano (alkane). Eu usei o shampoo da Hidratação Intensiva da Monange, que é baratinho e não resseca tanto. Mas você pode checar o que tem em casa dentro das recomendações anteriores.

Lavagem

Depois de começar a técnica você poderá usar shampoos sem sulfato para higienizar os fios. No final dessa postagem você encontrará alguns exemplos de shampoos “liberados para low poo”. Quem segue o low poo não precisa obrigatoriamente fazer co-wash. O co-wash é a estrela do no poo. Mas se você quiser, pode fazer co-wash às vezes. Mas óh: use o shampoo sem sulfato pelo menos uma vez por semana, não vai esquecer heim! Se você está seguindo o low poo, você não deve substituir o shampoo low poo só por lavagem com condicionador. O condicionador comum não é capaz de fazer uma limpeza eficiente nesse caso. Aliás, uma boa dica é usar um condicionador específico para co-wash. Olha aí os exemplos:

produtos para co-wash no poo low poo guia low poo cacheia

Aqui no blog tem uma postagem da Ray falando sobre co-wash, vale a pena conferir. A proposta do co-wash é lavar os cabelos usando condicionador. Mas o ideal é que não seja qualquer um, ok? A recomendação aqui é evitar derivados de petróleo e também os silicones na composição do seu condicionador para co-wash (!).  Se isso tudo for muita informação para começar, fique só no shampoo sem sulfato mesmo que não tem erro. Comece assim e vá observando seus fios e como eles se adaptam.

Agora vem cá que eu vou falar uma coisa importante: alguns produtos foram desenvolvidos especificamente para co-wash e que necessitam de enxague. Outros, como é o caso do Yamasterol amarelinho que servem como co-wash, condicionador, creme de pentear, etc; permitem que dependendo da função que você escolheu para uso, possam ficar no cabelo. Então fique de olho! Ler o rótulo e as instruções de uso é muito importante.  

Sobre hidratações, nutrições e reconstruções

Sempre que for fazer uma reconstrução é interessante lavar os fios com shampoo sem sulfato. Já as hidratações e nutrições podem ser precedidas pelo co-wash se você não quiser usar shampoo com frequência e estiver seguindo o cronograma capilar. Particularmente, prefiro de lavar o couro cabeludo com shampoo antes de qualquer uma das etapas porque sinto que meu cabelo absorve melhor os tratamentos, mas quando não quero usar shampoo e preciso fazer alguma hidratação utilizo um produto que contenha Cocamidopropyl Betaine na fórmula, como é o caso do novo co-wash da Yamá (amo!).

Pergunta da leitora:Mas Cacheia,  toda vez que for lavar o cabelo preciso usar shampoo sem sulfato + condicionador co-wash?

A resposta é: Não. Na hora de lavar você pode usar:

  • opção 1- shampoo sem sulfato + condicionador (opção mais fácil e importante de todas. Deve ser feita pelo menos 1 vez por semana para evitar o acúmulo de resíduos nos fios)
  • opção 2- shampoo sem sulfato + condicionador com função co-wash
  • opção 3- condicionador co-wash + outro condicionador para low poo

Explicando:

Você pode usar um shampoo sem sulfato e um condicionador liberado para low poo que não necessariamente é co-wash (para ser co-wash o produto não pode ter silicones, então nem todos os condicionadores liberados para low poo servem para co-wash). Essa é a rotina básica: lavar com shampoo, depois aplicar o condicionador, enxaguar e ser feliz :)

Você pode usar um shampoo sem sulfato e usar um condicionador que inclui função co-wash, como é o caso do Yamasterol amarelinho por exemplo. A grande questão é que o Yamasterol não vai ser aplicado na raiz, mas no comprimento, como um condicionador. A vantagem desses produtos multifuncionais é isso <3 

Se você quiser intercalar as lavagens com shampoo e com co-wash, existe essa possibilidade. Então se você costuma lavar o cabelo 3 vezes por semana por exemplo, pode lavar 1 dessas vezes usando o co-wash. Faça assim: passe o condicionador co-wash na raiz faça uma bela massagem e enxague, depois use um outro condicionador liberado para low poo só no comprimento, distribua bem, deixe agir e enxague.

No Low Poo o uso de silicones solúveis e insolúveis é liberado, mas se você sentir que seus fios estão ficando muito pesados reduza o uso. 

Pergunta da leitora: Como eu devo usar os produtos depois que começar o Low Poo? Qual é a ordem?

A ordem é mais ou menos aquela que vocês já conhecem. No dia de lavar, aplique o shampoo no couro cabeludo e esfregue bem (só com as pontas dos dedos, ok? nunca esfregue usando as unhas!), quando estiver prestes de enxaguar puxe o shampoo em direção às pontas. Feito isso, enxague. Se você quiser aplicar uma máscara, pode aplicar depois de lavar o cabelo com shampoo. Aplique a máscara no comprimento e nas pontas (evite a raiz), deixe agir conforme o tempo indicado na embalagem, e enxague. Passe em seguida o condicionador (que também vai ser aplicado no comprimento e pontas e não na raiz), espalhe bem, deixe agir e enxague. Depois de tudo isso, seu cabelo estará pronto para finalizar usando um creme/gel/mousse/leave-in. As recomendações principais são: no momento de secar, não esfregue o cabelo com a toalha, faça movimentos beeem suaves. Use de preferência algum tecido de algodão, como uma camiseta por exemplo, para secar o cabelo. Aplique seu produto para finalizar como de costume. Se não for aplicar nenhuma máscara, a ordem é lavar com shampoo e enxaguar, aplicar condicionador e enxaguar, depois finalizar :)

Se você quiser estabelecer uma rotina de cuidados, sugiro a leitura do post sobre cronograma capilar aqui no blog. Lá já separei alguns dos produtos por etapa: hidratação, nutrição e reconstrução e indiquei quais são liberados para Low Poo e No Poo. Se você não bem a diferença entre produtos de hidratação, nutrição e reconstrução também vale a pena dar uma lida. É importante deixar claro que nem todo mundo que segue o Low Poo segue o cronograma capilar. São coisas diferentes. Ninguém é obrigado a nada nessa vida, então não se sinta obrigado(a) a seguir um cronograma. Mas se você quiser, monte o seu a partir das necessidades do seu cabelo ou siga nosso cronograma para cabelos saudáveis. Se você não quiser, siga seus cuidados normais, só não esqueça da hidratação: muito importante pra quem tem cabelo cacheado/crespo.

Cacheia, e se eu quiser pintar/tonalizar o cabelo?

Mesmo esqueminha. Cheque se a composição do produto é liberado usando a tabela de petrolatos que indiquei anteriormente. Se você não encontrar nenhum dos componentes evitados nessa rotina pode usar :) Agora, se você encontrar algum componente “proibido” e você gostar muito do produto ou se não tiver opções, use. Depois de realizar o processo, lave mais uma vez seu cabelo com shampoo com sulfato seguindo os mesmos passinhos de “como começar” e depois volte para sua rotina Low Poo normal.

Saiba mais sobre o assunto em: cuidados pré e pós coloração para cabelos cacheados e crespos

Atualização 11/09/2016: tem post novo sobre o assunto! Confira nossas dicas de tonalizantes, tinturas e máscaras matizantes liberadas aqui

Low poo: que produtos usar?

Nos últimos meses chegaram várias novidades para Low poo e No Poo. Tantas que fica até difícil acompanhar! Para os fins dessa postagem vou listar apenas as novidades que chegaram recentemente e alguns velhos conhecidos.

É importante destacar que a fórmula de determinados produtos cosméticos muda com frequência, por isso é preciso prestar bastante atenção para saber se de fato o produto continua liberado. SEMPRE CHEQUE O RÓTULO antes de levar um produto pra casa. Existem várias listinhas de liberados disponíveis na internet, elas ajudam muito, mas podem ficar desatualizadas. Preciso destacar também que esses são apenas exemplos  de produtos liberados, o que não quer dizer que todos vão funcionar bem para todos os tipos de cabelo.  Então, antes de comprar vale a pena pesquisar um pouco, ler resenhas sobre o produto que chamar a atenção, etc.

Outro ponto importante: essa é uma postagem que tem o objetivo de ser o mais simples e didática possível, por isso não fui a fundo na explicação sobre essa técnica. A leitura dessa postagem não substitui um estudo detalhado sobre Low Poo. E por último: tem vários produtinhos liberados que não apareceram por aqui. É que existem váaaaaarios e eu não dou conta de listar tudo. Mas vocês podem enviar dicas de liberados pelos comentários que vai ser sucesso! Vamos trocar informações <3 Notou que algum produto mudou a fórmula e já não é mais liberado? Avisa que a gente troca e procura outra opção interessante pra substituir :) Combinado? Então bora lá.

Shampoos liberados para Low Poo:

Condicionadores liberados para Low Poo

Cremes de pentear liberados para Low Poo

Máscaras liberadas para Low Poo

 

Ainda possui algumas dúvidas? Consulte nossa FAQ sobre Low poo e No poo.

Saiba como organizar uma rotina para o seu cabelo através do cronograma capilar. Separamos vários produtos liberados por lá também, de acordo com as etapas: hidratação, nutrição e reconstrução.

 Low poo e receitas caseiras

Se você ama receitas caseiras e vai começar o Low Poo não precisa deixá-las de lado. A Ray fez uma postagem com 10 receitas com apenas dois ingredientes e todas são liberadas para low poo.

Low Poo e cabelos ondulados e lisos

“Low Poo pode ser feito em cabelos lisos e ondulados?” Essa pergunta está cada vez mais frequente por aqui, então decidi atualizar o texto incluindo o tópico. Olha só gente, os cabelos crespos e cacheados são os que mais sofrem com o ressecamento, por isso as técnicas Low poo e No Poo tendem a funcionar melhor para quem possui essas texturas capilares. Por outro lado se você é lisa ou ondulada e  sente que os fios estão muito ressecados e que os shampoos comuns não estão funcionando pra você, pode ser uma boa ideia dar uma olhadinha nos grupos específicos sobre Low Poo e No Poo para lisas e onduladas no Facebook. Lá você poderá encontrar produtos específicos para o seu tipo de cabelo e trocar ideias com outras meninas com o mesmo tipo de cabelo.

Alguns avisos muito importantes:

Essa postagem foi feita a pedido de várias leitoras e visa basicamente expor como funcionam essas rotinas. Existe um período de adaptação para quem começa a seguir essas rotinas. Assim, quem antes usava produtos com muitos silicones e parafinas que maquiavam os fios dando um aspecto saúde e brilho pode se deparar com o estado real dos fios depois de iniciar as técnicas: ressecamento, falta de maciez e brilho. A ideia é que seguindo os novos cuidados, os fios fiquem mais bonitos e mais saudáveis.

O No Poo e o Low Poo são técnicas que têm feito sucesso não só no mundo dos cabelos crespos e cacheados, mas também dos ondulados e lisos. O que não quer dizer que vão funcionar bem para todo mundo. A qualidade dos produtos escolhidos para segir o Low/No Poo e a rotina de cuidados estabelecida interfere muito nesse “resultado final”. Existem muitas pessoas que usam shampoos com sulfato e estão “muito bem, obrigada“, assim como existem outras que não trocam o low poo por nada. As técnicas low poo e não poo não são o único modo de cuidar de cabelos cacheados e crespos, são uma das alternativas.

É muito importante que quem queira seguir uma das rotinas pesquise mais sobre Low Poo e No Poo para decidir qual dessas técnicas é mais interessante para si. Os dois grupos listados abaixo são bem legais para quem interesse numa das técnicas e quer tirar dúvidas e compartilhar experiências. Outro cuidado importante é observar as reações do seu cabelo (está coçando? está caindo? está mais sensível? ou meu cabelo está de fato reagindo bem?). Muitas pessoas possuem alergias que nem sabem! Antes de começar qualquer técnica, não só low poo ou no poo, se pergunte: tenho histórico de dermatites e semelhantes?  Possuo alergia a algum produto ou componente? Na dúvida, procure orientação médica antes de começar qualquer coisa heim! E se um produto/técnica está dando errado, interrompa o uso! Saúde em primeiro lugar!

Referências bibliográficas

Grupo de No/Low Poo

Grupo No e Low Iniciantes

 Leia também:

Melhores finalizadores low poo para cabelos crespos

Melhores máscaras low poo

Produtos baratinhos e liberados pra low poo e no poo

Maressa De Sousa

Maressa, 26 anos, baiana. Cientista Social, mestra em Antropologia. Terapeuta capilar, cabeleireira e trancista. Ama filmes e livros de ficção. Para ela, a transição capilar marcou o início de muitas outras transformações.

Blog Comments

Ótimo post! Me interessei por alguns produtos indicados mas estou querendo começar um cronograma capilar e queria saber em qual fase a máscara da Bioextratus cachos perfeitos se enquadra? E a umectacao de oliva da Lola?

Oi Ana!
Máscara Bioextratus Botica Cachos Perfeitos= hidratação/nutrição
Umectação= nutrição

O condicionador da monange hidrataçao intensiva serve para co wash ?

Oi Vivane, para ser liberado para co-wash ele precisaria ser livre de petrolatos e qualquer silicone. Encontrei aqui na internet uma foto da fórmula e se ela ainda for a mesma, então realmente o condicionador não serve para co-wash.

Abraços!

Sempre estive muito curiosa para saber sobre a técnica low/no poo e com certeza é o melhor texto! Mas eu tenho uma dúvida, em relação aos agentes de limpeza, da tabela, aqueles são os liberados para a técnica low poo ??

Oi, os agentes listados são alguns dos mais utilizados nos shampoos, tem liberados e proibidos. A tabela é só pra ilustrar mesmo, tente focar apenas nos sulfatos proibidos, mais fácil que saber os liberados :)

Abraços!

Responder

Márcia Marques da Silva

Estou começando o low Poo, e gostaria de uma ajuda, a linha da Inoar macadâmia principalmente o leavin (creme de pentear), são liberados para low Poo??
Desde já agradeço muitíssimo!!

Olá…. minha filha é cacheada e tenho dificuldades com cremes para o dia seguinte! Comprei um da linha #tô de cachos, mas gostaria de mais indicações. Você poderia sugerir mais alguns? Vou iniciar o o método no poo.

Oi Kamily, tudo bem? Quantos anos ela tem?

minha filha tem 10 anos , minha esposa ja tentou vários produtos nocabelo dela , mais nada da jeito ,por que fica muito cheio , você poderia indicar algum produto pra baixar esse volume e diciplinar o cabelo dela .

Oi Jonas, mostra pra ela essas dicas para cabelo infantil: http://bit.ly/como-cuidar-cacho-de-crianca

Particularmente, não acredito que os cabelos crespos e cacheados precisam ser “disciplinados”, por outro lado, é possível sim cuidar da saúde dos fios e valorizar suas características naturais :D As dicas que a Mari dá no post acima podem ajudar vocês a passarem pelo processo de lavagem, desembarace e finalização com mais facilidade.

Oi Maressa, tudo bem?

Nossa, esse foi o melhor post de low poo por aqui, ficou bem mais simplificado! Sinceramente quando tive a informação desta técnica aqui no Cacheia fiquei bem desanimada devido a falta de produtos desse segmento, mas agora fiquei mais animada e pensando seriamente em seguir este cuidado.
Um abraço!

Que bom que você achou a linguagem simples Ana! Essa era a ideia mesmo <3
Depois conta pra gente lá no face se você aderiu à técnica e suas impressões :)

Beijos!

achava que co wash era so pra quem fazia no poo… acho que a lista feita pelo grupo do fb ta um pouco desatualizada pois tem mais condicionadores e cremes da monange liberados e tem uma mascara p cabelos secos da probelle que permite ser usada nessa tecnica (creio eu, pois n tem sulfatos, parafina, petrolatos e ainda tem oleo de ricino <3 alias todas as mascaras da probelle tem esse oleo na composição)

Não, low poo também faz co-wash Rai <3 A lista do grupo de Low/No não está totalmente atualizada não, tenho alguns produtos novos aqui que não encontrei na lista. Mas já é uma mão na roda! Quando considerei entrar no low poo minha maior aflição era não encontrar produtos. Acho que aos poucos eles vão ir acrescentando mais coisas. Tem muita novidade chegando (amém o/)

Maressa, gostaria que vc fizesse uma resenha sobre a nova linha da Novex pra cabelos caheados, que está sem sulfatos, eu já comentei várias vezes sobre isso e não sei porque meu comentário não aparece no site. Bjss

Oi Aninha! Tudo bem? O comentário às vezes demora para aparecer porque eles esperam por moderação. Estou numa correria na faculdade e não tive tempo de aprovar todos rs Desculpe a demora.

Você se refere a esses produtos aqui? http://salaobrasil.com.br/wp-content/uploads/2014/11/embelleze-meus-cachos-face.jpg

Excelente post! Só senti falta de algumas dicas de condicionadores liberados para loo pow sem serem co-wash, para serem usados na ‘opção 1- shampoo sem sulfato + condicionador (liberado para low, claro)’, que é a que quero fazer. Eu sempre tenho dúvidas se coloco condicionador após usar a máscara, os cabeleireiros variam, uns indicam usar o condicionador antes da máscara, outros dizem que é após e outros mandam não usar o condicionar quando hidratar o cabelo!

Pode deixar que vou providenciar Ana! Vou atualizar a postagem com mais sugestões de condicionador e outros tipos de produtos liberados: óleos, gel, etc; nos próximos dias :) Quanto ao condicionador é um velho dilema! rs eu uso após.

Abraços!

Concordo com ela, e não entendi direito se os condicionadores e os outros produtos podem ou não ter silicones?
Bjs, adoro o site!

obrigada flor, kisses e mais kisses pra vc

Oi Emilly, já atualizei a postagem com produtos separados seguindo a sugestão da Ana. Primeiro coloquei só os condicionadores liberados e depois separei alguns liberados para low poo além de produtos específicos para co-wash. No low poo você pode usar silicones solúveis e insolúveis, o detalhe é que se você for usar um condicionador como co-wash, ele não pode ter silicones nem petrolatos.

Sim é esse mesmo, inclusive eles criaram uma linha de creme de pentear com embalagem de 1 k e especificamente pra cada tipo de cacho, achei muito interessante, pois cacho não é igual né

Oi Aninha! Desculpe a demora para responder. Eu achei que a composição dessa linha não é tão interessante, cheguei a comprar um potão de creme pra testar, esse roxinho: http://www.embelleze.com/arquivos/banco-de-imagens/categoria-14/cachos-leve-1kg-250px-20150209123140.png Infelizmente não gostei nada do resultado e acabei não resenhando porque não tive uma boa experiência. Os demais produtos ainda não usei mas se tiver a oportunidade de experimentar e gostar trago resenha pra vocês sim :)

Abraços!

Gente, queria saber se o shampoo hidra-max colágeno da Elseve tá liberado para low-poo. Pois na composição não tem nenhum dos sulfatos citados, mas não encontro o produto em nenhuma lista de liberados para low-poo.

Oi Clivya, tudo bem? Não estou encontrando na internet a composição dele. Você pode tirar uma foto e enviar pra gente no inbox do facebook? Aí te falo com mais certeza :)

Abraços!

encontrei a composição no site de uma farmácia que vende. Olha aí:
Composição: AQUA / WATER, CETEARYL ALCOHOL, ELAEIS GUINEENSIS OIL / PALM OIL, BEHENTRIMONIUM CHLORIDE, NIACINAMIDE, SACCHARUM OFFICINARUM EXTRACT / SUGAR CANE EXTRACT, STEARAMIDOPROPYL DIMETHYLAMINE, CAFFEINE, CHLORHEXIDINE DIHYDROCHLORIDE, CAMELLIA SINENSIS EXTRACT / CAMELLIA SINENSIS LEAF EXTRACT, BENZYL ALCOHOL, LINALOOL, 2-OLEAMIDO-1,3-OCTADECANEDIOL, PYRUS MALUS EXTRACT / APPLE FRUIT EXTRACT, PYRIDOXINE HCl, METHYLPARABEN, CITRIC ACID, BUTYLPHENYL METHYLPROPIONAL, CITRUS MEDICA LIMONUM PEEL EXTRACT / LEMON PEEL EXTRACT, GLYCERIN, PARFUM / FRAGRANCE. (Code F.I.L: D41954/1)

Oi Clivya, é liberado :)

Oi Clivya, tudo bem? Eu procurei a fórmula na internet e encontrei “dodecene”, componente proibido para Low poo e No poo. Encontrei também um sulfato, o “Sodium Laureth Sulfate”. Essa fórmula que você me mandou é desse shampoo mesmo? Estou na dúvida sobre uma possível mudança de fórmula.

Tem problema usar shampoo e condicionador low poo mas o finalizador ser proibido? Eu uso o rock amplifier da TIGI e sou apegada nele.. rs.. e agora?

Oi Carol, tudo bem? Usa seu produto até o final e depois você começa a rotina low poo :) Se você usar produtos proibidos que contém petrolatos, seu shampoo sem sulfato provavelmente não vai conseguir limpá-los, então esses componentes podem acumular nos fios.

Amei o post! Já tô indo fazer as compras com a listinha! Rs
Mas não entendi pq a linha da Tigi aparece como liberado na lista para download. Na descrição dos infridientes tem sulfato. Na verdade ainda não entendi como ler o rótulo. Eu pratico várias atividades físicas entre elas a corrida e natacão. Queria uma dica de protetor solar para o cabelo que possa entrar na rotina do low poo.

Oi Tássia, se tem sulfato, então não pode para as rotinas low poo/no poo :) Provavelmente houve alguma mudança na fórmula ou há um erro na lista. Para ler o rótulo é como expliquei lá no comecinho da postagem. Basicamente você precisa procurar pelos componentes proibidos no produto que você deseja checar se é liberado. Se eles não estiverem presentes, então tá tudo bem, pode usar sem problemas. Infelizmente não tenho indicações de protetor solar por enquanto, nunca usei nenhum produto com essa finalidade específica. Fico devendo :(

Abraços!

Oi,
Eu queria saber se é liberado usar o shampoo ou condicionador da Johnson’s Baby Cabelos Claro no Low Poo?
Obrigada!

Liberado Bianca! :D

Bom dia!
O finalizador e a gelatina Botica da Bio Extratus são liberados?
Obrigada!

Oi Magna, tudo bem? São sim mas considerando o valor de investimento nesse tipo de produto, te diria pra dar uma olhada nas resenhas sobre antes de comprar. Não incluí o finalizador na postagem porque vi que algumas meninas não gostaram muito e fiquei com um pouco de receio. De todo modo, é bom destacar que segundo a marca a linha é livre de sulfatos, parabenos, óleos minerais, parafinas, derivados animais, corantes e silicones (a máscara possui silicones solúveis sem build up e todos os outros produtos são totalmente livres de silicones solúveis e insolúveis).

Abraços!

Olá! A linha da Natura cachos envolventes não é toda liberada? Acho que o shampoo não tem sulfato! Bjus e parabéns pelo post.

Oi Sara, tudo bem? O shampoo não é liberado. Uma moça do grupo No e Low Poo Iniciantes enviou essa pergunta para eles no inbox e recebeu a seguinte resposta: “Os shampoos da linha Plant, Ekos e Sou utilizam alguns agentes de limpeza que possuem sulfato em sua composição, entretanto, o teor desse ingrediente é controlado em especificação dentre de limites considerados seguros para seu uso cosmético. […]” O nome do componente proibido é TEA-DODECYLBENZENESULFONATE. Li algumas resenhas que diziam que apesar da presença do sulfato o shampoo é leve e que não resseca. Fica a critério :)

Abraços!

Os condicionadores Crespo Original e Perfeitamente Desarrumado da Tresemmé são liberados pra low. E a máscara rosa da monange também (na verdade, acho que todas as máscaras deles sao, mas só tenho certeza dessas duas).

Só isso mesmo rs
E parabéns por manterem o blog com posts tão bons assim <3

Muito obrigada pelas sugestões Elis! Vou atualizar os produtos indicados aos pouquinhos.

Abraços!

Olá :)
Sabe dizer se o shampoo Perfeitamente Desarrumado da Tresemmé pode ser usado naquela última lavagem com sulfato antes de começar com low poo?

Olá, gostaria de seguir o cronograma capilar e low poo mas ainda estou com algumas dúvidas, sendo elas: no caso do cronograma capilar, no dia de reconstrução,por exemplo, eu tenho que usar todos os produtos (shampoo,máscara, condicionador e umidificador) para reconstrução também ou pode ter outra função e só a máscara deve ser reconstrutora ?
Outra em relação ao cronograma seria: no meu caso eu uso permanente, por isso resolvi seguir o cronograma do blog para cabelo muito danificado, só que ao invés de lavar 3 vezes na semana, queria lavar apenas 2 vezes na semana ,terça-feira e sexta-feira, tem algum problema ?
E no caso do low poo, na verdade gostaria de dicas de produtos que poderei usar, mas que sejam bom, baratos e fáceis de serem encontrados .
Desde já muito obrigada, beijos!

Oi Aline! Tudo bem? Pode usar só a máscara reconstrutora :) Sobre a questão das lavagens e do cronograma, você precisa ter algo em mente: quando for hidratar, nutrir ou reconstruir, é importante abrir a cutícula dos fios utilizando shampoo ou um produto para co-wash capaz de fazê-lo. Nessa mesma postagem tem dicas de produtos para low poo baratos e fáceis de encontrar. Os primeiros produtos de cada quadrinho são aqueles com valor mais acessível.

Abraços!

Que texto bacana! Super bem escrito e fácil de entender. Parabéns!

Muito obrigada Laiane <3

Olá Maressa! Como vai?
Eu estava sempre em busca de informações a respeito de low/no poo, mas nenhum texto foi capaz de prender tanto a minha atenção quanto o seu! Esse post é super bem estruturado e objetivo. Parabéns pelo seu trabalho :D
Uma dúvida que eu tenho Maressa é sobre qual shampoo com sulfato eu devo escolher. Se puder me indicar algum, ficarei agradecida!

Oi Amanda, tudo bem? Obrigada pelo carinho!
Eu não recomendei nenhum produto com sulfato para a “lavagem final” porque acho que é mais interessante olhar em casa se algum dos produtos que a pessoa já tem é liberado. Economia é sempre bom rs Basicamente o shampoo para fazer essa última lavagem não pode ter petrolatos: parafina líquida, óleo mineral, vaselina, isoparafina, dodecano, isododecano e alcano. Se seu shampoo tiver sulfato e não tiver nenhum desses petrolatos tá valendo :)

Abraços!

Boa noite!
Resolvi abandonar o relaxamento do Beleza Natural (e seus produtos) e aderir ao Low Pow! Contudo, fiquei com duas dúvidas:
1ª: quantas vezes preciso utilizar o shampoo por semana? Eu costumo lavar duas vezes por semana e fazer hidratação… Mas com o Low Pow, quantas vezes preciso lavar (meu cabelo é naturalmente seco e possuo as pontas bem ressecadas, devido ao relaxamento)?
2ª: Segundo o cronograma capilar que peguei aqui no blog, temos que realizar hidratação/ nutrição ou reconstrução 3x na semana? Após a quarta semana, eu volto para o procedimento da 1ª semana ou continuo com o da 4ª?
Por favor, me ajudem!
Bjos!

Oi Danielle, tudo bem? Não existe regra sobre frequência de lavagens. Você deve estabelecer uma rotina de lavagens pensando nas demandas do seu cabelo, na sua disponibilidade, no estado dos seus fios, etc. Refizemos a postagem do cronograma capilar essa semana e incluímos várias informações novas sobre esse assunto, dá uma olhada: http://cacheia.com/2013/11/cronograma-capilar-sos-cabelo/

Abraços! :D

[…] é liberado para Low Poo (que é uma longa história, depois eu faço um post falando disso. →Aqui← fala bem direitinho o que é e como faz, mas eu não tive paciência pra fazer […]

Amei a matéria, sua linda
Tenho uma dúvida: O Shampoo da Johnson’s Baby que é o amarelo neutro, é liberado para low poo?

Beijos

Oi Paloma, tudo bem? Até onde eu sei, é sim :)

Ola to amando esse blog agora que quero meus cachos de volta descobri o que low POO essa semana kkk agora sei pq meu cabelo não ficava legal quero começar a técnica já to descartando todos os produtos proibido \o/
Mais tem dois que eu to na duvida o matizador magic color e o leave-in da fyo jequiti
Já faz mais de um ano que não faco mais química mais eles não se definem
Muito bom o blog vocês estaovde parabéns

Oi Rosângela, tudo bem? Não conheço esses produtos. Se quiser, envia pra gente a lista de componentes de cada um que a gente te ajuda a descobrir se são liberados.

Abraços!

Olá, muito bem explicado. Quero fazer a ‘transição’ para o no low poo, mas tenho uma dúvida sobre quando vamos ao salão e eles não usam produtos específicos, pode gerar algum problema ao cabelo? tipo ficar meio revoltado? rs

Oi Kelly, tudo bem? Com produtos que não são específicos vocês quis dizer produtos proibidos? Bom, se você seguir o low poo, se acostumar com shampoos sem sulfato e de repente for num salão e colocarem um shampoo com sulfato, pode sentir o cabelo mais ressecado. Se eles aplicarem um creme de pentear/leave-in com petrolatos, você vai precisar lavar depois com o shampoo com sulfato para voltar à sua rotina low poo normal. É como se repetisse esses passos que indiquei na postagem para começar a rotina. Mas em geral, não precisa de pânico :) Só se os produtos forem muito agressivos para causar uma revolução capilar rs

Abraços!

Olá ..podem porfavor me tirar uma dúvida ? Comprei o less-poo e o co-wash da YAMASTEROL, posso usar os dois juntos como shampoo e condicionador ou seria melhor usar separado ??
bjs obg

Oi Sandra, tudo bem? Você comprou o co-wash rosinha? Se sim, ele é específico para co-wash e tem certo poder de limpeza. Esse co-wash funciona melhor para higienizar o couro cabeludo. Eu acho mais interessante que você utilize o Less Poo com um outro condicionador.

Abraços!

OBRIGADA PELA ATENÇÃO..MAS ENTÃO COMO CONDICIONADOR POSSO USAR ESSES DA LISTA ACIMA (prod. para co-wash liberado para low poo ) EXCETO ESSES ESPECÍFICO PARA CO-WASH ?
ABRAÇOS

Oi Sandra! Tudo bem? Isso mesmo! Mas você pode usar outros condicionadores liberados para low poo também. Existem vários outros, indiquei apenas alguns na postagem para ajudar :) Sua dúvida me ajudou a deixar a postagem um pouco mais clara, já atualizei com sugestões separadinhas. Obrigada!

MENINAS VOCES PODERIAM ME AJUDAR ESSE PRODUTO E LIBERADO PARA LOW POO,QUERO COMEÇAR A TÉCNICA E TO DESCARTANDO OS PRODUTOS QUE EU TENHO EM CASA QUE SAO PROIBIDOS
agua,Walter,ceteary álcool,glycerin,sodiumpca,sodium lactate,arginne,aspaetic acid,PCA,glycine alanine,série,valine,proline,threonine,isoleucine,histidine,phenylalanine,behentrimoninum,methosulfate,stearamidopropyl dimethylamine,bis(13-15alk9xy)pg-amodimethicone cetyl acetate,acetylated,lanolin álcool,citric,acid,polyguaternium-7,sericin,guar,hidroxypropyltrimonium,chloride cetrimonium,chloride,behentrimonium,chlorid,parfum,fragrance, hydroxyethylcellulose,butylene,glycol,polyguaternium-59shea butter cetyl estes bht sodium hydroxid methylchloroisthiazolinone methylisothiazolinone,disodium EDTA,linalool.benzyl salicylate, d limonene,butylphenyl.methylpropional,citronellol,alpha isomethyl.ionone,geraniol,coumari
OBRIGADO

Liberado para Low Poo Rosângela.
Abraços!

Olá meninas, comprei os produtos para começar o low poo. Estou em transição há 8 meses, espero ver resultados. Abraços!!

Oi Regiane! Que bacana! Tomara que dê super certo para o seu cabelo! :D

Abraços!

Responder

Elizabete Salgado da Silva

Olá, Maressa e parabéns a todas do grupo!! É o blog mais completo e idôneo que já visitei. Doei todos os meus produtos que não são permitidos e comecei o low poo há 3 semanas. Depois de começar li aqui no Cacheia que era necessário lavar o cabelo pela última vez com shampoo com sulfato. Pedi um emprestado e lavei. Confesso que ainda estou insegura, pois o shampoo é tão hidratante e também lavei uma única vez sem reaplicar. Você me aconselha a lavar novamente? Meu marido tem um shampoo anti queda que combate a oleosidade e limmmmpa que é uma beleza!! Resseca até a alma. Meu cabelo era oleoso na raiz e ressecava nas pontas antes de começar a técnica. Em tão pouco tempo já está bem menos oleoso. Devo usar essa bomba pela última vez? Muito obrigada. Abraço!!

Oi Elizabete, tudo bem? Agradeço muito pelo carinho! Sobre essa última lavagem, que bom que o shampoo que você usou era hidratante e não ressecou! É muito importante deixar claro que nessa última lavagem não é necessário usar um produto que é antiresíduos. O importante mesmo é realizar uma boa lavagem e massagear bem o couro cabeludo. Se a pessoa sentir necessidade, pode repetir a operação novamente logo após o enxague.

Abraços!

Responder

Elizabete Salgado da Silva

Vou abusar de vocês… Podem me dizer se esse produto é liberado para low poo? Acabei de achar no fundo da gaveta e tá lacrado ainda: Natura Plant, Sérum concentrado de quinoa. Hidratação reparadora. Fluido solar: AGUA, CETEARYL, ALCOHOL, POLYSOLICONE-15, PARFUM, PHENYL TRIMETHICONE, CETRIMONIUM CHLORIDE, BEHENTRIMONIUM CHLORIDE, DIMETHICONE, DISODIUM EDTA, ISOPROPYL ALCOHOL, HIDROLYSED QUINOA, MAGNESIUM NITRATE, BUTYLENE GLICOL, CITRIC ACID, TRIETHANOLAMINE, PHENOXYETHANOL, METHYLCHLOROISOTHIAZOLINONE, MAGNESIUN CHLORIDE, POTASSIUM SORBATE, METHYLISOTHIAZOLINONE, ETHYLHEXYGLYCERIN, HEXYL CINNAMAL, BENZYL SALIYLATE, LANALOOL, COUMARIN, BUTYLPHENYL METHYLPROPIONAL, LIMONENE, CITRONELLOL, GERANIOL. Affffe!!!!…
Obrigada! Abraço! Bete.

Liberado para Low Poo Elizabete :)
Para checar se um produto é liberado, basta conferir no rótulo se algum dos componentes que eu listei nessa postagem está presente. Se estiver, é proibido. Se você não encontrar nenhum deles, é liberado.

Abraços!

Maressa, boa tarde. Primeiro eu quero te parabenizar por suas orientações, você realmente iluminou as minhas ideias com relação aos cachos da minha pequena de 7 anos rsrs. Só tira uma dúvida minha, é melhor que eu use nela produtos da linha Jonhson´s (shampoo e condicionador)? Mas eu posso fazer um teste com os produtos Yamasterol rosinha (Less Pool e co-wash) e amarelinho (Multi com babosa e d-pantenol)?

Oi Viviane, tudo bem? Temos aqui no blog uma postagem só sobre Low Poo para crianças, dá uma olhada: http://cacheia.com/2015/10/lista-de-produtos-para-criancas-liberados-para-low-poo/

Aqui no blog a gente sempre recomenda que as mães usem produtos adequados para a faixa etária da criança. Esses produtos possuem composição muito específica e não vão agredir o cabelo dos pequenos. Como sua filha já está um pouco maior, de repente já possa utilizar alguns produtos leves e liberados para No Poo, como é o caso do Yamasterol amarelinho. Mas não posso te dizer se você pode ou não realizar testes porque não possuo formação médica para falar de um ponto de vista dermatológico. Outra preocupação é com as alergias. Alguns produtos para adultos possuem mais conservantes ou conservantes daqueles usados nos produtos infantis. É importante ter isso em mente também.

Abraços!

Amei esse post, bem completo, simples e esclarecedor!

Salvei nos meus favoritos e estou até compartilhando em minha página no faccebook! Vai ser com ele que vou seguir essas técnicas!

Que bom que te ajudou Ana! :)

Olá, eu comecei a usar o produto da Tresemé Detox Capilar que não contém petrolatos, então ele é liberado pra low pow? Porém o creme de pentear contém parafina líquida, sendo o produto Detox e retirando esses produtos, há problema? Pode fazer algum mal? A marca novex utiliza sulfatos e petrolatos na composição?

Se não contém petrolatos nem sulfatos, é liberado para low poo Maria Clara :) Agora, se você quiser seguir o Low Poo, não pode usar creme com parafina (só se bater vontade ou não tiver opção, aí você usa e depois lava com shampoo com sulfato para recomeçar a rotina). Shampoos sem sulfato não conseguem limpar os petrolatos, então se você usar um produto com parafina vai precisar usar um shampoo com sulfato para lavar o cabelo.

A Novex possui alguns produtos produtos com sulfatos e petrolatos e outros sem.

Abraços!

Olá meninas,

tenho uma filha de 1 ano e 9 meses e estou começando os cuidados com os cachos dela. O cabelo é ressacado, tem cachos, mas precisam de definição. Já troquei os produtos para os permitidos (shampoo e condicionador), reduzi as lavagens, to usando bepantol líquido no dia que não lavo e fiz uma humectação com azeite de oliva.
To tendo dificuldade com relação a hidratação, considerando que as receitas caseiras levam alguma máscara e eu não sei se pode usar no cabelo dela. Kanechom kids, não achei. Comprei yamasterol do amarelo e fiz a mistura do borrifador c soro, uma pouco do creme e glicerina (pode usar?). outra coisa, ela faz natação em piscina ozonizada. O que vcs recomendam antes e após a aula (duas vezes por semana)?

Grata pela atenção.

Oi Gabriela, tudo bem? A Lory Kids e a Bioextratus tem máscaras hidrantes para crianças, talvez você consiga encontrar algo dessas marcas com mais facilidade. Não sei te orientar quanto ao caso da piscina ozonizada. Sei que o cloro pode causar alguns danos aos nossos cabelos, mas no caso da piscina ozonizada, suponho que esses danos sejam um pouco menores. Não sendo especialista no assunto, a única coisa que posso te sugerir é continuar mantendo uma rotina de cuidados, principalmente as hidratações.

Abraços!

Bom dia, adorei as dicas e informações para a técnica do low poo. Estou pensando seriamente em aderir a esses cuidados e tentar passar pela transição para voltar ao crespo. Bjinhos!

http://katitaesmaltesecia.blogspot.com.br/

Boa tarde cacheia! Adorei as dicas. :)
Vou aderir a Low Poo, mas tenho algumas dúvidas ainda.
Os produtos da Granado, de crianças são liberados pra Low Poo?
Pode-se usar reparador ou óleo antioxidante?
Posso continuar colocando a baba da aloe Vera nos meus cachimbos?
Obrigada Pela atenção!
Bjooo

Oi Katia, tudo bem?

Eu não conheço a linha kids da Granado, mas para saber se é liberado dá uma conferida no rótulo e veja se você encontra algum dos componentes proibidos indicados nessa postagem. Você pode usar óleos vegetais no cabelo tranquilamente. Mas o que você chama exatamente de óleo antioxidante? Eu sei das propriedades antioxidantes de alguns óleos vegetais, mas gostaria de saber se é disso mesmo que você está falando. A baba de Aloe Vera que você usa é natural ou industrializada? Se for industrializada é importante checar o rótulo também. Se for natural, pode continuar usando se você gostar :)

Abraços!

Oie!! Parabéns pelos posts informativos, nossa! Estou lendo tudinho e anotando o máximo que posso pra começar essa semana ainda! Não consegui ver se já perguntaram isso nos comentários, mas queria uma ajudinha! Duas, na verdade:
* então eu posso fazer co wash, por exemplo, durante a semana, mas tirar um dia pra usar um shampoo low poo?
* se eu faço tonalizante e o salão não tem os produtos adequados, eu posso levar os meus e pedir pra eles usarem, certo? a higienização é a mesma? o shampoo low poo dá conta, né?
Obrigada pela ajuda e obrigada por disponibilizar esse “guia” completão! Beijinhos!

Oi Renata, tudo bem? Respondendo suas perguntas:

Sim, se você estiver seguindo o Low Poo você pode fazer co-wash durante a semana e usar shampoo sem sulfato uma vez por semana. Teste, se você sentir que o seu cabelo está limpando direitinho está valendo :) Se não funcionar, use mais vezes o shampoo sem sulfato. O shampoo sem sulfato é importante no Low Poo porque os produtos liberados possuem silicones insolúveis. Se eles não forem removidos adequadamente, podem acumular. O co-wash não é capaz de remover silicones insolúveis.

Se usarem no salão um tonalizante/tinta liberada para Low Poo, você pode levar seus próprios produtos (shampoo Low Poo e condicionador) para finalizar. Agora, se a coloração aplicada possuir componentes proibidos para Low Poo como parafina por exemplo, o seu shampoo Low Poo não será eficiente. O mais indicado nesse caso é usar um shampoo com sulfato na próxima lavagem para retirar os resíduos da parafina e depois voltar para a rotina Low Poo normalmente. Abraços!

Poxa, obrigada pela resposta tão atenciosa! Comecei hoje e estou animadíssima, meu cabelo estava precisando de um respiro! Ele é ondulado e os fios são muito grossos, estava há anos extremamente ressecados e nem os produtos caros que me indicavam em salão estavam dando jeito. Estou muito feliz de ter achado o Cacheia, eu precisava desse guia completo pra poder começar!
Vou procurar saber sobre a composição do tonalizante então! Não tem problema usar o shampoo com sulfato nessas vezes? Dá uma pena sair da rotina “limpa”, né?
Muito obrigada mais uma vez!! Beijinhos!

Não tem problema usar o sulfato nesses casos não :) A gente morre de pena mesmo de colocar sulfato quando se acostuma a não usar mas o truque é escolher um shampoo com sulfato, sem petrolatos e que seja mais hidratante. Um exemplo é esse que citei no post: Monange Hidratação Intensiva.

Abraços!

Entendi! Posso tirar mais uma dúvida? Porque quero fazer tudo direitinho =) Então no salão, depois do shampoo com sulfato (acho que eles não vão ter o Monange, vou aproveitar e levar!) eu peço pra eles usarem meu condicionador também? Por exemplo o Multifuncional Yamasterol?
Ai, só mais uma dúvida! Eu usando finalizadores liberados pra low poo e co wash, é ideal lavar o cabelo com os produtos todos os dias? Porque com os outros produtos, tinha dias em que meu cabelo tava limpo e eu só lavava com água. Mas agora não sei se preciso lavar os finalizadores ou se não tem problema.
Desculpa o monte de perguntas, agora acabei! Muito muito obrigada pela atenção em responder, não só a mim mas a todos os comentários! Beijinhos!

Oi Renata! Essa lavagem com shampoo com sulfato para voltar ao low poo não precisa necessariamente ser feita no mesmo dia que você pintou. Se você quiser esperar um pouquinho para os pigmentos se fixarem também é uma boa. Se você quiser usar seu próprio condicionador, pode também. Eu não levaria o Yamasterol, mas isso é um gosto bem pessoal. Acho que pra essa situação especificamente, depois de uma pós-coloração é interessante usar um condicionador mais potente: com mais agentes nutritivos e reconstrutores.

Não existe regra quanto à frequência de lavagens. Faça como se adaptar melhor :) Acho mais interessante lavar todos os dias em casos em que a pessoa sua muito, faz exercícios físicos, etc. A única coisa que você não pode esquecer é que pelo menos uma vez por semana é preciso lavar o cabelo com shampoo para low poo porque os silicones insolúveis permitidos nessa rotina não podem ser removidos pelo co-wash com condicionador.

Abraços!

Bom dia, gostaria de saber indicação de shampoo só com o sulfato para iniciar a técnica, conforme indicado no post. Obrigada.

Oi Flávia tudo bem?

Você já conferiu em que casa se tem algum shampoo que segue as indicações que coloquei no post? Não é necessário comprar um produto só para essa finalidade, a não ser que você realmente não tenha nada que cumpra essa função. Para começar o Low Poo, eu usei o shampoo Hidratação Intensiva da Monange.

Abraços!

Muito obrigadaaaaaaaa!! Tudo entendido! Já recomendei o Cacheia pra amigas e até amigos! =P
Você é um doce!
Muito sucesso!!
Beijinhos!

Adorei o blog! Acabei de conhecer e não vou parar de acompanhar nunca. Post muito esclarecedor.

Muito obrigada pelo post! Tenho uma princesinha de 4 anos e desde q ela nasceu me interesso pelo assunto. O cabelo dela é fininho e ressecado, cacheado. O do pai é crespo e o meu ondulado com cachos soltos nas pontas. Hj decidi pesquisar e quero fazer um cronograma. E finalmente começar o low POO pra mim e pra ela! :)

Que legal Cibele! Espero que dê tudo certo e que seja muito bacana pra vocês :) Só não se esqueça de selecionar pra ela produtos adequados para a idade, tudo bem? Isso é super importante.

Abraços!

Ola adorei o site estou usando o sistema low poo mas estou com dificuldade de hidratar o cabelo estou usando o Bioextratu Banho de Creme ficou um pouco melhor mas o creme de pentear nao consigo nada que fique bom meu cabelo e crespo e fino o que fazer

Oi Glaucia, tudo bem? Nesse post tem indicações de vários produtos para finalizar liberados para Low Poo, quais você já testou? Já tentou algum da To de Cacho Salon Line? E algum da Monange?

Abraços!

Oi meninas….. Amando o blog!… Com 15 dias de low POO meu cabelo já agradeceu muito….. Uma dúvida: o Aussie 3 minutes miracle é liberado para low POO?…..

Oi Lucilene, manda a fórmula pra gente!
Abraços!

Gente ninguém conhece um shampoo de litro nessa regra do low poo não? faço ginástica e moro em uma cidade ultra quente tenho que lavar todo dia. Nem é pela oleosidade em si mas pelo suor.

Oi Marina, tudo bem? A Yamá lançou tanto o co-wash quanto o shampoo low Poo em galão. No momento são os únicos produtos que eu conheço que são vendidos em maior quantidade.

Olá, Cacheia. Eu gostaria de tirar uma dúvida quanto à primeira lavagem quando se resolve iniciar o low poo. Porque fazer uma ultima lavagem com shampoo com sulfato se a ultima que eu fiz era com esses peodutos? Eu tb não entendi o seguinte: a partir desta lavagem, quando eu começo a lavagem com o shampoo para low poo?

Oi Renata, a última lavagem com shampoo com sulfato é para retirar todos os resíduos de petrolatos, algo que o seu shampoo low poo não é capaz de fazer.
A partir dessa lavagem, você já pode começar produtos liberados para a técnica. Na lavagem seguinte você já pode usar seu shampoo Low Poo.

Abraços!

Olá Maressa!

Tenho uma filha de 4 aninhos e ela tem um cabelo muito mais muito ressecado mesmo. Estou tendo muita dificuldade de achar um produto que se adeque ao tipo de cabelo dela. Lendo seu blog pude perceber que alguns produtos que uso nela não estão corretos, no caso de xampu com sulfato, onde pude entender que acaba ressecado mais ainda o cabelinho dela. Ja fiz por tres vezes relaxamento para ver se melhorava e nada. Preciso muito de uma orientação, pois sinto que estou estragando cada vez mais o cabelo dela!
Vê se consegue me ajudar, por favor!

Oi Pamela, tudo bem? Olha, acho que a primeira coisa que gostaria de recomendar, se você me permite, é não fazer relaxamento nem qualquer outro tipo de química mais forte no cabelo dela. Ela é muito novinha ainda, esse tipo de procedimento é mais indicado para crianças acima de 10 anos pelo menos.

Como sua filha tem 4 anos, é indicado usar sempre produtos adequados para a idade dela. Mas fora isso, existem alguns produtos naturais que você pode testar se ela não tiver alergias: óleo de coco, mel, gel de linhaça, abacate, etc. Tente hidratar o cabelo dela uma vez por semana. Reduza também a frequência de lavagens. Cabelo crespo/cacheado não precisa de lavagens diárias. Você pode lavar 2 vezes por semana para diminuir o ressecamento. Outra coisa importante: o shampoo você vai aplicar só na raiz e massagear. Você só vai puxar o shampoo para as pontas na hora de enxaguar. Em seguida aplique o condicionador generosamente só no comprimento e nas pontas, faça aquele movimento de enluvamento, como se fosse uma hidratação. Depois enxague :)

Nos dias em que você não for lavar, você pode apenas umedecer o cabelo dela com uma mistura de água, creme de pentear e um pouquinho de óleo vegetal (óleo de coco 100% extra-virgem por exemplo). Faça essa misturinha dentro de um borrifador já na quantidade ideal para aplicar. A medida são mais ou menos 2 colheres rasas de creme de pentear/leave-in + 300ml de água + 2 gotas de óleo vegetal. Depois de umedecer, você pode dar arrumar os fios usando os dedos e fazer um penteado ou deixar solto :) Outra opção é usar o gel de linhaça, veja a receita aqui: http://cacheia.com/2014/10/ativador-de-cachos-natural-gel-de-linhaca/

Se você for usar o gel de linhaça, deve umedecer os fios apenas com água, aplicar o gel por todo o cabelo e depois pode aplicar um creme mais leve por cima se achar necessário. Mais uma opção de borrifador: soro fisiológico + bepantol líquido. Misture 200 ml de soro fisiológico com uma tampinha de bepantol e borrife no cabelo, depois finalize com cremes de pentear ou leave in, como de costume. (cheque se sua filha é alérgica antes de usar)

Uma vez por semana faça uma boa hidratação no cabelo dela, procure por uma máscara que tem a função não só de hidratação, mas também de nutrição. Produtos com pantenol, aloe vera, óleos e manteigas vegetais. Nesse post aqui tem uma receita de abacate com mel que você pode fazer vez em quando se o cabelo da sua filha gostar: http://cacheia.com/2014/08/10-receitas-para-cabelos-de-dois-ingredientes/

Outra técnica que você pode gostar:
Pré-poo: http://cacheia.com/2014/08/como-reduzir-o-ressecamento-causado-pelo-shampoo-pre-poo/

Espero que essas dicas te ajudem de algum modo ^_^ Abraços!

Olá meninas! Parabéns pelo site! Estou iniciando o low poo e vendo os produtos que tenho aqui, achei a máscara energizante da pantene fusão da natureza. Olhei no rótulo e não achei os componentes proibidos, porém, li muitas meninas dizendo que os produtos da pantene não são bons para low poo. Então fiquei na dúvida de se existe algum outro componente q deveria evitar tb ou se ele é liberado para low poo. Vocês saberiam dizer se ela é liberada? Abraços!

Oi Taissa, tudo bem? Não conheço essa máscara. Se quiser, envie uma foto da composição pra gente no inbox do facebook.

Abraços!

Por que é importante lavar os cabelos com um shampoo com sulfato e sem petrolatos pela última vez antes de começar a usar a técnica do lowpoo?

Porque essa última lavagem vai remover todos os resíduos de petrolatos dos produtos que você usava anteriormente Luana. O shampoo low poo não tira petrolatos ;)

ABraços!

Olá! , posso usar a linha kainechon?, condicionador, creme de hidratação e pentear?,também quero saber caso eu lave o cabelo todo o dia ou um dia sim um dia não, eu uso o shampoo?……dúvida cruel!!!, grata.

Oi Jeane, tudo bem? A linha kids da Kanechom é a única liberada para a técnica, até onde eu sei. A marca anunciou recentemente uma linha Low Poo mas ela ainda não chegou ao mercado. Sobre usar ou não o shampoo, a escolha é sua :) Eu gosto de substituir algumas lavagens com shampoo pelo cowash da Yamá (aquele rosinha claro). Isso pode ser feito, o que não pode é deixar de usar o shampoo pelo menos 1 vez por semana.

Abraços!

Oi Maressa, me interessei pela técnica, tinha mts dúvidas e esse post me esclareceu mt coisas mas eu queria saber mais umas coisinhas. Pra começar a técnica, eu tenho que lavar apenas uma vez meu cabelo com o shampoo com o sulfato e com o condicionador comum ou com um condicionador para low poo tbm? E depois que eu começar eu tenho que seguir uma certa rotina com a máscara ou só continuar lavando como lavava antes mas agora com produtos específicos para low poo?

Oi Juliana, tudo bem? O condicionador usado já deve ser liberado para Low Poo :) Como eu disse no post, nem todo mundo que segue o Low Poo faz cronograma capilar. É você quem vai determinar a rotina capilar que melhor funcionar para o seu cabelo (frequencia de lavagens, produtos utilizados, etc). Na dúvida sobre quando usar cada tipo de máscara, consulte esse post: http://cacheia.com/2014/06/cronograma-capilar-qual-etapa-meu-cabelo-esta-precisando/

Abraços!

Oiii!
Tô com algumas dúvidas com relação aos métodos de no e low poo, pois não sei exatamente qual funciona melhor no meu cabelo e de que modo eu posso intercalar. Eu sei que quem faz no poo, não pode usar produtos low poo, mas o contrário é liberado, certo?
Eu comecei o low há algumas semanas. Até aí tudo bem, experimentei alguns produtos e tô descobrindo o que funciona melhor em meu cabelo. Mas observei que meu cabelo tem pouquíssima necessidade de shampoo, pois é muito seco, então a técnica do co-wash realmente é muito positiva pra mim.
E então eu fiquei pensando se eu poderia manter a seguinte rotina: lavar meu cabelo com shampoo (low poo) uma vez por semana, talvez duas; e lavar nos outros dias com co-wash e, também, lavar apenas com condicionador liberado pra noo po. Pois experimentei essa opção e também funcionou bem.
Mas fiquei pensando se eu não estaria misturando as duas técnicas, visto que, pelo o que eu andei lendo, a lavagem utilizando apenas o condicionador (sem ser co-wash) é utilizada pelo no poo. Eu posso manter essa rotina? Ou é melhor tentar me aventurar no poo de uma vez e abandonar os shampoos?
Tô bem confusa, até porque acho o no poo bem complicado e mais restrito que o low.
Vocês podem me dar uma luz?

Oi Luíza, tudo bem? Você pode seguir essa rotina sim: shampoo 1x por semana e 2x semana co-wash. O importante é não deixar de lavar com o shampoo low poo porque seus fios podem ficar pesados em função dos silicones insolúveis. O No Poo é de fato mais restrito que o Low Poo e os produtos que você vai usar não devem ter sulfatos, petrolatos e silicones insolúveis. Se a maioria dos seus produtos atuais possuem silicones insolúveis, talvez seja o caso de utilizá-los até o final, antes de começar o No Poo. De qualquer modo, a escolha é sua :) Dá uma olhada no nosso manual No Poo também e conheça mais detalhes sobre essa rotina: http://cacheia.com/2015/12/guia-no-poo-o-que-e-como-comecar-e-produtos-liberados/

Abraços!

Sou cacheada desde sempre e sou adepta dos produtos capicilin , queria saber se eles se enquadram na filosofia low poo .

O definidor de cachos Capicilin e o Ativador de Cachos são liberados Giselle :)

Olá!! gostaria de uma ajudinha, quero começar essa tecnica, a minha raiz e super oleosa porem as pontas super secas, vi no mercado um shampoo da phytoervas controle da olesidade, será que esse é liberado? ou tem outro que não seja muito hidratante? desde já obrigada :)

Oi Tainá, tudo bem? Até onde eu sei a linha controle de oleosidade Phytoervas é liberada para Low Poo, mas dá uma conferida no rótulo antes de levar pra casa.

Abraços!

Oi Renata, essa tecnica pode ser usada nos cabelos alisados?

Pode sim, desde que você escolha produtos adequados para a necessidade do seu cabelo, que é quimicamente tratado :)

Abraços!

Oi, a linha da loreal absolut repair (embalagem amarela – shampoo, condicionador, thermo cell repair e o sérum) pode ser usada no low poo?
Bjs

Gabriela

Oi Gabriela, tudo bem? Não conheço essa linha. Se quiser pode mandar a composição pra gente.

Abraços!

Olá
Hoje fui no mercado e comprei o condicionador Elseve Óleo Extraordinário A quando cheguei em casa fui ler a fórmula e tinha parafina líquida e óleo mineral. Te certo isso?

Você deve ter comprado o condicionador errado Heloísa. O condicionador da Elseve liberado é o Nutrição Intensa. O “Condicionador Nutrição” não é liberado e tem parafina :/

Responder

alessandra fernandes turci

Oi! Vocês podem me ajudar? Olhei a composição do morrocanoil de tampa marron e não achei nenhum dos itens “proibidos”… ele é liberado para low poo?
Segue a composição:
Aqua/water – cetearyl alcohol – argania spinosa (argan) kernel oil – glycerin – dimethicone – centrimonium chloride – cetryl alcohol – behentrimonium chloride – isopropyl alcohol – parfum/fragance – dmdm hydahtoin – citric acid – cl 19140 (yellow 5) – linum usitatissimum (linseed) seed extract – cl 15985 (yellow 6) – butylphenyl methylpropional – hydroxyiohexyl 3 – cyclohexene carboxaldehyde – linalool – alpha isomethyl ionone

É liberado sim Alessandra.

Abraços!

Olá, amei o post, super explicadinho… vi que um shampoo da marca Eh! está como liberado, uso outro da mesma marca que também não tem sulfato nem parabenos (linha pós química) sabe me disser que esse também é liberado e porque a mascara e o condicionador não entram na técnica low poo?
obrigada :)

Oi Viviele, provavelmente esse outro da mesma linha também é liberado. Dá uma olhada na composição só por via das dúvidas :) Existem máscaras e condicionadores da linha liberados também, só não incluí no post porque o objetivo era fazer um post mais simples.

Abraços!

Oiiii,

Preciso de um ajudinha rsssss. Eu tenho um oleo de argan da nutryti que a composição é: ciclopentasiloxano/dimeticone, parfum, argan iaspinosa kernel oil. Ele é liberado?
Outra coisa, você me indica algum shampoo, condicionador e leavi-in baratos? E tem algum especial pra praia?

Bjs

Oi Gabriela, tudo bem? Se a composição for só isso aí, então é liberado para Low Poo e proibido para No Poo :)
Sobre a recomendação de produtos, posso te dizer que cada cabelo é um universo inteiro e de acordo com suas condições pode reagir de maneira diferente aos produtos. Sendo assim, acho complicado indicador algo pra você especificamente porque não conheço seu tipo de cabelo, quais são as necessidades, etc. Nesse mesmo post tem várias indicações de shampoo e condicionador e a maior parte é de produtos bem acessíveis. Eu coloquei inclusive mais ou menos na ordem de valores. Os que aparecem primeiro em geral são os mais baratos.

Abraços!

Outra coisa, não lavei meus cabelos com shampoo proibido para low poo antes de começar o processo. Tem problema? Tem duas semanas que comecei o processo e estou simplesmente em love total!!
Bjs

Oi Gabriela, essa última lavagem com shampoo com sulfato é muito importante para retirar os resíduos de petrolatos. Minha recomendação é fazer essa lavagem e retornar à sua rotina Low Poo normal.

Abraços!

Queridas, primeiro parabéns pelo trabalho aqui neste blog, muito bom! Depois de penar com mil cremes e nada resolver meu cabelo ressecado li e reli esse post mil vezes e iniciei o low poo há uma semana, estou gostando muito do resultado nos cachos bem definidos e já diminuiu muito o ressecamento. Comprei o shampoo e o condicionador da Eh! Não tinha para cabelo cacheado então comprei o shampoo para dar volume (meu cabelo é cacheado, mas muito fino) e condicionador para cabelo com química (uso shampoo tonalizante todo mês). Mas agora acabo de descobrir que o creme para pentear que comprei (marca Pluii) tem TEA-dodecylbenzesulfatone, ou seja um sulfato! Como não uso para lavar, mas como finalizador tem problema? Deu tão bem no cabelo, ficou super cacheado e brilhoso, mas agora fiquei na dúvida de usar o creme com sulfato. Tb notei que estou com um pouco de caspa e já li que pode ser temporário, até adaptação, teria uma receitinha caseira para tratar isso? Não estou fazendo co-wash, só usando o shampoo e o condicionador liberados, e esse creme que descobri agora tem sulfato. Obrigada!

Oi Wal, tudo bem? O TEA-dodecylbenzesulfatone realmente é um componente proibido para Low Poo, mas seguir utilizando ou não o produto fica a seu critério. É preciso considerar se por conter o sulfato, o produto vai deixar seus fios mais ressecados. Quem segue a técnica à risca não vai utilizar um finalizador com sulfato, mas considero que isso é uma questão subjetiva. Acho que depois que a gente se adapta à técnica, consegue transitar melhor por ela.

A caspa pode ser resultado do acúmulo de produtos para finalização, por isso cheque a quantidade de produto que você tem utilizado e certifique-se de não aplicar esses produtos muito próximos da raiz. Lave o cabelo pelo menos 2 vezes por semana, se possível com shampoo transparente. Se sua caspa for causada por outros problemas, o ideal é buscar orientação de uma dermatologista para encontrar um produto realmente específico. Até então não testei nenhuma receita caseira que considero eficiente para a caspa, por isso não me sinto a vontade para te indicar algo.

Abraços!

todos os produtos da Kanechom e Casulão são liberados

Não Karine, existem vários produtos da Kanechom proibidos para Low e No Poo. Mas a boa notícia é que eles lançaram recentemente uma linha nova para Low Poo. Em breve deve estar por aí! :)

Bom dia, meninas! Dicas ótimas, obrigada!
Mas ainda fico um tanto perdida quanto as composições.
Você poderia me dizer se o shampoo e o condicionador da linha Natura Plant Hidratação Reparadora é liberado?
Muito, muito Obrigada!
Abs.

Oi Bruna, tudo bem? Não sei dizer :/

Olá… quero começar o Low, mas uso progressiva, isso interfere, prejudica, posso continuar com a progressiva?

Oi Marianni, tudo bem? A maioria das progressivas possuem ingredientes proibidos para as técnicas Low Poo e No Poo. Se você seguir o Low Poo e fizer progressiva precisará lavar o cabelo com shampoo com sulfato antes de reiniciar a técnica. Não sei te dizer o quanto isso pode interferir na saúde dos fios ou na durabilidade da progressiva, o ideal é realmente buscar orientação profissional. Abraços!

Oie Maressa,
Quanto tempo demora para o cabelo adaptar a tecnica now poo?
Pois comecei a fazer e ele esta ressecado, tem um periodo de adaptação?
Quanto tempo em media demora?
Meu cabelo é mais ondulado na raiz e cacheado nas pontas.

Oi Elissa, tudo bem? Até onde eu sei, não existe um período exato de adaptação. Cada pessoa se adapta de um modo sabe? Se seu cabelo está mais ressecado, capriche nas hidratações e nutrições: óleos e manteigas vegetais, extratos naturais, etc, mantendo uma rotina de cuidados. Veja mais informações aqui: http://cacheia.com/2013/11/cronograma-capilar-sos-cabelo/

Abraços!

Olá, Maressa.

Gostaria de saber se os produtos da Pantene são liberados pela Low poo.
Abraço!

Oi Gabriela, tudo bem? Não conheço todos os produtos da linha e não sei te dizer se todos são liberados. Infelizmente é necessário checar o rótulo antes de levar para casa porque já vi alguns produtos que são proibidos dessa marca. Mas entre os produtos liberados para Low Poo, está uma máscara de hidratação listada aqui mesmo, nesse Guia :D

Abraços!

Olá Cacheia, tudo bom?

Conheço o blog a pouco tempo e ele vem me inspirando a cuidar melhor dos meus cachos e a aprender a usa-los de uma forma melhor, vocês são ótimas, tem uma linguagem facil e são super atenciosas, por favor sempre continuem!! <3

Pretendo começar a técnica do low poo e quero uma dica de shampoo com sulfato e sem petrolatos para ser o adeus dos sulfatos, por favor me indiquem ao menos um!

E tenho uma dúvida, foi algo que eu acho que eu mesma deduzi, os produtos liberados para noo poo tambem são liberados para low poo, o contrario que não, certo?

Desde já agradeço
Beeeeeijos <3

É isso mesmo Sabrina, quem segue o Low Poo pode usar produtos liberados para No Poo. Os produtos liberados para No Poo são liberados para Low Poo também :)

Oii, preciso de uma ajuda…
Eu tenho o kit completo do “crece pelo” e gostaria de saber se algum dos produtos da linha podem ser usados para o Low Poo.

Oi Andressa, tudo bem? Não conheço essa linha, não sei te dizer :( Veja nesse post quais são os itens proibidos e cheque o rótulo com atenção :)

Abraços!

Olá, Boa Noite, gostaria de saber se eu posso utilizar produtos da técnica No Poo, mesmo realizando a técnica Low poo. Beijos

Pode Elisa! Todos os produtos liberados para No Poo são liberados para Low Poo :) Só não pode o contrário: quem segue No Poo não usa produtos liberados só para Low Poo.

Gostei muito do post! Comprei a linha completa da bio extratus low poo, mais a dúvida é : quero iniciar a técnica, então eu lavo com o shampoo com sulfato e em seguida uso o que? O condicionador co wash, outro tipo de condicionador liberado ou a hidratação?? Outra dúvida: quando eu começar a usar o shampoo sem sulfato da linha bio extratus posso usar o condicionador da linha ou tem q ser outro dicionador?? Ou posso, apenas, ficar usando o shampoo e a hidratação?! Estou perdida com essa linha. Não sei por onde começar.

Oi Ilka, depois de lavar com o shampoo com sulfato você já pode utilizar um condicionador liberado para o Low Poo, enxaguar e finalizar com um creme/leave-in liberados. Segundo a Bioextratus, esse condicionador da linha Botica pode ser utilizado tanto para co-wash quanto com a função de condicionador normal, então a princípio você pode sim, utilizá-lo como condicionador. Eu particularmente prefiro usar um condicionador específico, sem ser o co-wash. Veja as recomendações de uso da marca sobre essa linha neste link ou no rótulo dos seus produtos: http://bioextratus.com.br/sublinhas/botica-cachos/ Abraços!

Abraços!

Olá, esse condicionador da elseve, o óleo extraordinário, tem mineral oil.

Oi Karinne, tudo bem? O Condicionador Elseve Nutrição Intensiva é liberado para Low Poo e No Poo e não possui mineral oil. Por outro lado, o “Condicionador Nutrição”, muito parecido com esse e também da mesma marca possui óleo mineral. Abraços!

Oi, tudo bem?
Eu comecei o tratamento low poo faz umas duas semanas (seguindo o cronograma certinho), mas percebi que meu cabelo alisou nesse processo. Está mais macio, mas perdeu o volume e uns cachinhos que tinha. Queria saber se é normal isso acontecer no começo. E, se sim, quanto tempo leva pra adquirir forma.
Ah e mais uma dúvida… Como poderia diminuir a oleosidade para lavar menos vezes durante a semana?
Muito obrigada!

Oi Camila, tudo bem? Não é normal alisar, a não ser que você tenha usado produtos especificamente para essa função. Em geral os cremes, condicionadores, shampoos, etc; liberados para Low Poo são apenas para manutenção diária. Algumas hidratações podem deixar o cabelo mais macio e reduzir o volume, como é o caso da hidratação de maizena. Mas se você sentir que seu cabelo está perdendo os cachos, talvez possa haver um problema nos produtos utilizados ou a técnica simplesmente não funcionou tão bem no seu cabelo. Muitas pessoas acabam não se adaptando à técnica. Tente investir mais em produtos ativadores de cacho e capriche na finalização, tá bom? Sobre a questão da oleosidade infelizmente não posso te orientar, o ideal é buscar auxílio profissional.

Abraços!

Muito bom o texto, bem simples de entender.
Estou começando no low poo e vou testar os produtos indicados.
O problema é encontrar esses produtos aqui em Belém, tenho tido muita dificuldade.
Se vocês tiverem dicas sites pra comprar esses produtos, seria tbm muito legal, ajudaria almas que nem eu q não consegue encontrar esses produtos.

Oi Hugo, tudo bem? Tem o Meu Cabelo Natural e a Casanostra Cosméticos, são sites que possuem sessões especializadas nas técnicas e geralmente estão com um precinho bem bom. No final da página do Cacheia você encontra informações sobre o cupons de desconto na Casanostra, caso opte por essa loja. Abraços!

Oi Maressa,
Os silicones insolúveis são permitidos para Low Poo e são proibidos apenas para no poo, é isso?
Outra dúvida… Se eu continuar utilizando silicones insolúveis, já li que é preciso utilizar “anfóteros” para retirar. Se eu utilizar um shampoo com cocoamidopropil betaina já é suficiente para limpar os cabelos dos silicones insolúveis?
Obrigada

Oi Adriana, tudo bem? É isso mesmo. Quem segue Low Poo pode usar silicones insolúveis e solúveis. Quem segue no No Poo à risca utiliza apenas silicones solúveis em água. Quem segue o Low Poo, utiliza shampoos liberados para a técnica que possuem o anfótero na fórmula (Cocamidopropyl Betaine), isso é suficiente para realizar uma boa limpeza.

Abraços!

[…] Guia Low Poo: o que é, como começar e produtos liberados, Maressa de Souza no Cacheia! […]

Ola, tudo bem??? Quero iniciar o Low poo, porém estou um pouco confusa, tipico de mim kkkkk… Me interessei quando comprei o creme multifuncional da Salon o Multy, li sobre o co wash no verso dele e fiz algumas vezes meu cabelo já melhorou muito. Hoje comprei o shampoo e condicionador da Monange hidratação itensiva, mesmo vendo a composiçao e comparando com as listas fiquei em duvida se pode ou não usar para Low poo. Outra duvida e ultima rsrsrs… Quantas vezes na semana lava com shampoo e com o co wash? Obrigada e Parabens pelo site estou adorando minha transição.

Oi Agatha, tudo bem? Esse shampoo da Monange não é Low Poo :( Não conheço a composição do condicionador. O número de vezes que você vai lavar, depende de como se adaptar melhor e das necessidades da sua rotina. O ideal é lavar o cabelo com shampoo Low Poo pelo menos uma vez por semana. Abraços!

Oi Maressa,

Queria saber se 0 condicionador da Linha Botica, da Bioextratus, de algas marinhas e oliva é liberado para low poo.

Oi Flávia, tudo bem? Procurei a composição no site da marca mas não encontrei :( Se você tiver manda pra gente. Abraços!

[…] ainda não está disponível em todas as regiões do país e comprei pelo sate é liberado para Low poo e No […]

[…] técnicas e ter cabelos cada vez mais bonitos e saudáveis. Eu recomendo demais ler o post do blog Cacheia, que é um dos melhores que vi sobre o assunto. Além das meninas terem anos luz à frente do tema, […]

O creme de pentear Natura Sou não é liberado. Ele (e a linha toda) tem tea-dodecylbenzenesulfonate na composição ):

Que pena Vitor :( Eu vou dar uma nova olhada na lista e atualizar as imagens dessa postagem assim que possível. Abraços!

Bom dia Maressa!
Parabéns pelo post, de mtos que li por aí foi o primeiro a ser apresentado de forma tão direta e simplificada! Eu estou há algum tempo querendo começar o Low Poo mas como mtas meninas, tinha mtas duvidas a respeito.
Me animei mto mais agora que te encontrei! Hehehe
Tenho cabelos cacheados mas durante algum tempo fiz progressiva e ele nunca mais voltou ao que era. Travei uma batalha pelo retorno dos meus cachos e apesar de estar sofrendo um bocado, estou mto focada :)
Comprei a linha Curls Divine da Lola por indicação e fiquei surpresa ao saber que era liberada pra Loo. Decidi começar com td mas ainda To esperando chegar o kit hehehe
A minha dúvida principal é a seguinte: li em vários lugares que para o cabelo cacheado não é indicado ser lavado todos os dias. Acontece que eu faço academia 4 vezes por semana (seg a quinta) e fica impossível não lavar por causa do suor :(
Eu passo silicone antes de ir e volto e lavo normal. Meu cabelo tem ficado mto ressecado e indefinido, não To nem um pouco feliz. No meu caso, eu posso substituir a lavagem com shampoo pelo co-wash? É ok usar várias vezes por semana? Igual no meu caso fazê-lo durante a semana dps da academia?
Dps pela redação de ENEM, me empolguei!
Estarei ansiosamente esperando a sua resposta hehehe
Beijo

Oi Erika, tudo bem? Realmente existe uma recomendação para lavar o cabelo menos vezes por semana no caso dos cabelos cacheados e crespos para diminuir o ressecamento causado pelo shampoo. Mas é compreensível que em alguns casos existe uma necessidade de lavar com mais frequência: quem faz natação, esportes, academia, etc. No caso de quem segue o Low Poo, o co-wash pode sim ser uma opção. Mas olha só: você não deve substituir todas as lavagens pelo co-wash, mas pode substituir algumas delas. Se você se adaptar bem ao co-wash pode fazer esquemas do tipo: lavar o cabelo 2 vezes por semana com shampoo (uma vez no final de semana e uma vez entre a segunda e a quinta) e 3 vezes com co-wash. Enfim, é só um exemplo. Você realmente precisa testar pra ver se seu cabelo vai reagir bem a uma nova rotina. Eu costumo lavar meu cabelo 2 vezes por semana com shampoo e 1 vez com cowash, funciona bem :)

Que produto para co-wash você pretende usar? Se esse silicone que você está usando antes de ir para a academia for solúvel em água, você consegue lavar com mais facilidade. Se for insolúvel, é recomendável utilizar um produto para cowash com o Cocamidopropyl Betaine na fórmula, um componente de limpeza que consegue remover o acúmulo de silicones solúveis e insolúveis.

Abraços!

Olá Maressa tudo bom?
Primeiramente tenho que agradecer a vc e a todas as meninas que fazem parte do cacheia por estar sempre dando dicas maravilhosas pra nós. Acompanho vcs desde que nem sabia que estava na transição e hj já estou a 10 meses com o cabelo natural e foram vcs que me motivaram a fazer o bc.
Bom tenho o cabelo 3ab que é fino e muito ressecado to cansada de usar produtos proibidos que inicialmente faz meu cabelo ficar lindo e depois de um tempo eu fico com a sensação de que não ta limpando o meu couro cabeludo e deixa ele mais ressecado.
Quero iniciar o low mas a última linha que eu to usando e ta chegando ao fim é a da tresemmé crespo original que contém sulfato e pretolato. Posso começar a técnica assim que acabar ou tenho que usar shampoo com sulfato e sem pretolato primeiro?

Tem que fazer uma última lavagem com shampoo com sulfato e sem petrolatos primeiro sim Jéssica :)

Abraços!

[…] Guia Completo do No/Low Poo […]

[…] técnicas e ter cabelos cada vez mais bonitos e saudáveis. Eu recomendo demais ler o post do blog Cacheia, que é um dos melhores que vi sobre o assunto. Além das meninas terem anos luz à frente do tema, […]

Olá, não sigo a técnica de Low poo, mas faço co-wash algumas vezes… Há algum problema nisso? E ah, outra perguntinha, posso usar alguns produtos liberados pra low e no poo? Comprei um vidro do gel para day after da salon line e pelo o que eu vi ele é liberado para os dois… Esses produtos são restritos para quem segue as técnicas? Abraço

Oi Natália, tudo bem? o co-wash pra quem não segue a técnica não surte tanto efeito. Se ele for só um condicionador sem silicones, não vai conseguir limpar os petrolatos presentes nos produtos proibidos. Se o produto co-wash possuir um surfactante mais leve, ele vai remover os resíduos de silicones insolúveis e em alguns casos dar uma certa refrescância. Mas de todo modo, mesmo produtos para co-wash com cocamidopropyl betaine não limpam petrolatos até onde eu sei. Então o co-wash no caso de quem não segue as técnicas pode ajudar só a dar uma refrescada no couro cabeludo, retirar superficialmente a poeira, etc. Não é uma limpeza eficiente e por isso é importante usar shampoo.

Por outro lado, você pode usar cremes, máscaras, óleos, condicionadores, etc; liberados para Low poo e/ou No Poo tranquilamente se quiser, mesmo sem seguir a técnica :)

Abraços!

Olá cacheiras, amei o poste pois sempre tive medo de começar o low poo, tenho cabelo cacheado e bem estragado com as luzes da vida, mesmo usando produtos caros e fazendo tratamento nada resolvia. A 4 dias comecei a fazer low poo e ja vejo meus cachinhos voltando e com brilho mas ainda nao consigo identificar os produtos por isso gostaria de saber se o shampoo dove baby, shampoo ox para loiros, mascara whey yenzah são low poo e são boas??

Oi Milene, tudo bem? Nunca usei nenhum dos produtos que você listou, por isso desconheço a composição. Tenta checar no rótulo dos produtos se eles possuem sulfatos fortes e/ou petrolatos com auxílio dessas tabelinhas que coloquei na postagem. Se possuírem, não são liberados. Se não, são liberados para Low Poo. Como recebo muitas mensagens aqui no blog e ando numa correria, não posso procurar na internet pelas composições dos produtos que vocês mencionam :( Se for o caso, envia pra gente a composição que eu tento olhar.

Abraços!

[…] ➳ Manual Low Poo […]

Oi Maressa, Tudo bem?

Não conhecia a técnica Low poo, achei muito interessante.
Gostaria de saber se é possível usa-la em cabelos oleosos, finos e com luzes.
Tenho muito problema com meu cabelo, a dermatologista falou que é por stress, tenho caspa e queda, e de um tempo para cá nem as luzes estão controlando a oleosidade. Abraços!!

Oi Giovana, tudo bem?

Se seu cabelo é oleoso, você vai precisar escolher muito bem os produtos para seguir a técnica e talvez o co-wash não seja tão legal. Uma opção é utilizar shampoos transparentes, que geralmente funcionam bem para cabelos oleosos. Se você está em tratamento para a combater a queda, consulte sua dermatologista para saber se pode haver algum problema.

Abraços!

Maravilhoso o post! Minhas meninas são cacheadas e precisava de mais informações sobre low. Vocês me salvaram! Parabéns!

Genteee me ajudem
A linha Botica Henna da Bio extratus serve para Low poo ???

Vish, não conheço a composição Hanna :/

bom dia !!!!

Estou perdida, me ajudem rsrsrs.
Eu tenho um pouco de luzes ainda nos cabelos, mas não pretendo refazê-las, e tenho progressiva. Como faço academia todos os dias fico desesperada com meus cabelos sujos pois não lavo todo dia! Mas descobri aqui o co-wash e já comprei meu yamasterol, usei hoje de manhã e adorei ! Mas agora também gostaria de saber se posso ou devo partir para a técnica low poo… Se o fato de ter química no cabelo não vai “desandar” o efeito dos produtos …. Também ainda não consegui me decidir quanto ao que comprar para o meu caso para o low poo.

Mas a minha preocupação mesmo é minha filha, mandei um e-mail para vocês e estou aguardando ansiosa pela resposta! Espero que leiam e me dêem uma luz !!! minha dificuldade maior é DESEMBARAÇAR os cabelos dela no chuveiro, meu Deus, que missão impossível… Li aqui que vocês recomendam as linhas infantis, mas já testei várias e nenhuma dá o condicionamento necessário pós shampoo e a lavagem dos cabelos se tornou uma tortura lá em casa (ela tem 5 anos). Por favor, respondam meu e-mail e me ajudem nessa missão !!!1 rsrsrs…. Quanto a mim, se puderem tb me dar uma luz para iniciar, eu agradeço ! (além do co-wash que já iniciei).
Este site é maravilhoso, não consigo sair dele rsrsrs… fico clicando nos links e lendo tudo rsrs…

Oi Vivian! Tudo bem? Sobre seguir ou não a técnica, a decisão é bem pessoal, vou deixar ela com você rs

Temos uma postagem com dicas para cuidar dos cabelos das crianças que talvez possa te ajudar: http://cacheia.com/2015/06/8-dicas-para-voce-aprender-a-cuidar-do-cabelo-cacheado-do-sua-filhao/

Abraços!

Olá! Gostei muito das dicas.
Eu uso shampoo de cetoconazol uma vez por mês, isso danificará o processo do low poo?

Oi Gilmar, seria um tratamento para queda de cabelo/caspa? Se sim, consulte um dermatologista para saber em que medida isso pode ser ou não benéfico, se você pode usar mais de um tipo de shampoo nesse caso, etc.

Abraços!

Amei o post! Estou querendo começar com a técnica, mas estou com uma duvida: meu cabelo tem luzes e pelo menos uma vez por mês tem que matiza-lo tem algum problema?

Oi Thaís, existem alguns matizadores liberados para a técnica que você pode usar sem problemas. Em último caso, se você usar um produto proibido, pode lavar com shampoo com um dos sulfatos listados e depois voltar para sua rotina low poo normal.

Abraços!

Oi! Muito top esse post, parabéns!! Eu tentei fazer co-wash usando o Yamasterol rosinha (indicado pela Raysa), mas não deu muito certo para mim, achei que o cabelo, apesar de sedoso, ficou muito denso e pesado, sem movimento, como se estivesse grudando. Além disso, tava com aspecto de sujinho, mesmo eu tendo lavado umas 4 vezes, rsrs. Eu li que o shampoo Johnsons amarelo para crianças é liberado para low poo, porque meu cabelo simplesmente não aguenta co-wash, eu posso usar o Johnsons? Ou vocês recomendam somente os que listaram acima? Meu cabelo e pele são bem oleosos.. Ontem eu lavei com o Johnsons e usei o Yamasterol rosa só como condicionador, sem aplicar na raiz, mas não sei se estou fazendo certo, apesar de que achei que o cabelo ficou muito macio, sedoso e com mais movimento. Meninas, não consigo não usar shampoo toda vez que lavo o cabelo, é necessidade, se não eu acho que não está limpo, então pra mim só pode ser low poo mesmo.. Eu pergunto sobre o Johnsons porque eu vi que na lista de vocês os shampoos são mais voltados para cabelos cacheados, então fiquei na dúvida.. Agradeço se puderem tirar minhas dúvidas!! Um beijo e sucesso com esse blog incrível.

Oi Maria, tudo bem? Não acho legal usar shampoo de criança no caso dos adultos. Cada produto possui uma formulação bem específica. Você pode ler mais sobre o assunto aqui: http://bit.ly/phdoscabelos

Abraços!

Olá, tudo bem? Adorei seu site, minha bebê vai nascer esse mês e terá os cabelos cacheados, você poderia indicar uma linha para cabelos cacheados infantil.
Beijos e obrigada!
Fabi

Oi Fabi, tudo bem? Para uma criança tão pequena, o ideal é realmente buscar a orientação de uma dermatologista para escolher os produtos mais adequados. Abraços!

Bom dia, Maressa, tudo bem? Eu descobri uma linha de produtos da waii com shampoos que eram 0% de parabenos, petrolatos, sulfatos, triclosan e óleo mineral, porém infelizmente eles não fabricam mais. Será que tem de alguma forma manipular do mesmo jeito numa farmácia? Muito obrigada desde já! Beijos.

Oi Ana, tudo bem? Acho que não :( Porque não basta saber os componentes, é preciso saber a quantidade ideal de cada um deles. Além disso, suponho que essas fórmulas sejam patenteadas pela marca.

Abraços!

Responder

Daniela Dantas Carvalho

Olá, adorei o Post, apesar de ainda estar um pouco confusa com tanta informação e por ser nova nesse assunto. Você poderia me dizer se seria correto (lavo apenas 2x na semana): uma lavagem na semana com o Shampoo Divine Curls Inoar + o Condicionador Divine Curls Inoar; e a outra lavagem com o condicionador Co Wash da Yamá?

Oi Daniela, tudo bem? Se você lava duas vezes por semana, talvez fosse mais interessante lavar uma vez com o shampoo e outra vez com o condicionador. O que acha?

Responder

Daniela Dantas Carvalho

Mais uma perguntinha! Eu fiz progressiva a vida inteira e agora estou no processo de tirá-la do meu cabelo (não faço química a mais de 10 meses e corto regularmente para ir renovando o cabelo). Estou muito interessada nesta técnica, será que pelo fato deu ter progressiva ainda no cabelo não seria aconselhável?

Não tem problema Daniela :)

Oi meninas desse blog maravilhoso!! Então, infelizmente co-wash não deu certo para mim e eu precisei voltar a usar um shampoo junto com condicionador. Eu usei o Yamasterol rosa e quando eu estava lavando só com ele, não sentia que meus cabelos estavam ficando limpos como também sentia que o cabelo ficava muito pesado e denso, meio “grudado” e sem movimento. O resultado não foi legal.. Li em alguns lugares inclusive no post de vocês de low poo para crianças que o Johnsons é liberado para low poo, então queria saber se tem algum problema eu usar ele, já que não sou nenem rsrs e tenho o cabelo muito muito oleoso. Eu venho gostando bastante do resultado, mas espero estar fazendo a combinação certa de johnsons amarelo + yamasterol rosa. O cabelo está meeeeega sedoso e macio, eu to amando! Queria saber de vocês que são mega entendidas do assunto qual outro shampoo low poo que eu poderia usar, porque sei que é bom alternar.. sei que vocês colocaram a lista ali em cima rsrs, mas meu cabelo é um pouquinho especial, beeeem oleoso!! E tem que dar muita espuma se não eu acho que ta sujo!! Kkkkkk. Obrigada meninas, parabéns pelo blog.

Oi Maria, tudo bem? Os produtos para crianças não são muito legais para adultos não. Não indico. Veja informações sobre isso nesse post: http://bit.ly/phdoscabelos

Recomendar produtos individualmente é bem complicado porque o que funciona pra mim pode não funcionar bem pra você. Mas eu recomendaria o uso de shampoos transparentes já que seu cabelo é mais oleoso. Tem alguns que já resenhamos aqui no blog como o novo da linha Tô de Cacho da Salon Line e o Low Poo da Kanechom por exemplo.

Abraços!

Olá, primeiramente queria lhe dar Parabénns por esse blog maravilhoso e por esta publicação também. Mas tenho uma dúvida, meu cabelo está muito ressecado de um mês pra cá, e sempre uso a linha da Seda Cachos Comportados e gostaria de saber se ele é indicado pra Técnica Low Poo pois quero aderir a ela . Desde já mt obrigada, abraços !

Oi Águida, tudo bem? Pelo que eu me lembro a nova composição do Seda Cachos é proibida. Não tenho certeza, seria necessário checar a fórmula. Abraços!

Primeiro queria parabenizar pelo post. O mais explicativo que encontrei. Nota 10!
Preciso de uma orientação. To querendo começar o low poo e to com duvida numa máscara. Ela tem o componente: Behentrimonium methosulfate. Com esse componente a máscara pode ser usada no low poo?
Muito obrigada

Pode Laura :)

[…] ¹ Pré Poo: para quem faz low poo (quem tiver curiosidade, dá uma olhadinha nesse blog MARAVILHOSO), o pré poo seria ‘blindar’ o cabelo antes de usar o shampoo, para assim […]

Nossa, que texto maravilhoso.
Vi varios videos no youtube, li diversos artigos e não consegua compreender nada!
Enfim uma boa resenha e muito bem elaborada, parabéns!

OI! Estou estudando sobre Low Poo e o seu blog foi uma das leituras. Meu cabelo é ondulado. Eu atualmente lavo meus cabelos 3x a 4x por semana. Não uso condicionador, pois eles sempre deixaram meu cabelo pesado. Uso o shampoo e depois creme para pentear (sem enxague). Quero iniciar a tecnica de low poo e pelo que estou entendendo a frequencia das lavagens diminuirá, isso? Lavar sempre com shampoo low poo e as vezes posso usar a tecnica co-wash, isso? Mas sempre q usar o shampoo preciso necessariamente usar condicionador? ou posso continuar usando shampoo+creme de pentear? queria ter certeza de como fazer tudo rsrsrs obrigada

Oi Kezia, tudo bem? Lave com a frequência que julgar mais adequada pra você :) Sobre a questão de usar ou não condicionador, por favor, veja esse post: http://bit.ly/phdoscabelos Abraços!

Ola,
Eu comprei o condicionador indicado para low poo ELSEVE OLEO Extraordinário…mas quando eu li a composição tem PARAFINA LIQUIDA/PARAFFINUM LIQUIDUM. E agora? eu ainda posso usar ?

Oi Maria, tudo bem? Se tem parafina, não pode usar caso você esteja seguindo Low Poo ou No Poo. A Elseve tem dois condicionadores muito parecidos: o condicionador nutrição e o condicionador nutrição intensa. O condicionador nutrição intensa é No Poo. O condicionador nutrição é proibido porque tem parafina.

Abraços!

[…] conhecer: Guia Low Poo (Shampoo sem sulfato) / Guia No Poo (Não usa […]

Responder

Schaiane Pereira dos Anjos

Olá, tenho cabelos ondulados e gostaria de começar a utilizar a técnica e estou em dúvida quanto à utilização dos produtos. Para lavagem pode usar shampoo low poo + Condicionador low poo? Ou precisa ser somente um dos dois low poo?

Abraços

Schaiane Pereira dos Anjos

Oi, tudo bem? Para seguir a técnica todos os produtos que você utilizar precisam ser liberados para Low Poo.

Abraços!

[…] Manual do Low-Poo do Cacheia; […]

Foi o texto mais completo que li sobre o assunto, amei. Parabéns!!!!

Oi
Eu uso minoxidil 5% e cetoconozol, gostaria de saber se o shampoo da low poo retira todo esses produtos.
Obrigada.

Não sei dizer Sabrina, infelizmente não conheço esse produto/componente.

Maressa querida, concordo plenamente com Aline Lima! Você está de parabéns! De todas as pesquisas que realizei, a sua fonte foi a mais completa, clara e objetiva! Além de muito coerente e confiável! Você me deixou completamente com vontade de começar a seguir a técnica low poo. Só não sei o que farei com todos os produtos que acabei de comprar! Esperar terminar todos vai demorar muuuito! kkkkk.
Bjão querida! Fica com Deus!

Muito obrigada Cristine! Você pode usar os produtos até o fim ou pode trocar/doar/vender para alguém.

Abraços!

BOA TARDE …
TENHO CABELO LISO E COM LUZES,
PODERIA ME INDICAR QUAL A MELHOR TÉCNICA :
ELE TBM É BEM POUQUINHO!!

Oi Nani! Testa as duas e vê qual se adepta melhor ao seu cabelo :)

[…] explicando o surgimento das técnicas e sobre os componentes prejudiciais.Guia Low Poo e Guia No poo falando sobre o que é, rotina de cuidados e produtos liberados para usar.Video da […]

Oi meninas !!!
então tenho uma fliha com o cabelos cacheados e ele vive constantemente ressecados. Li e re-li o post, mas ainda estou meio perdida… começei agora a me informar melhor pra ela ter os cachos mais bonitos… é recomendado pra idade dela 5 anos?
uso constantemente creme pra pentear, pra abaixar os frizz, pois durante a semana ela tem que ir pra escola com cabelos presos (por conta dos piolhos). Queria uma luz rs Que produtos usar, quantas vezes lavar o cabelo dela por semana, se posso passar creme pra pentear todo dia, por onde eu começo???
aaah e fica a dica fazer um post pra cacheados infantis, normalmente é dificil encontrar…
beijoos e obrigado!!!

Oi Thais! Tudo bem?

Temos um post da Mari aqui no blog com várias dicas para cuidar do cabelo das crianças que talvez possa te ajudar, dá uma olhadinha:
http://cacheia.com/2015/06/8-dicas-para-voce-aprender-a-cuidar-do-cabelo-cacheado-do-sua-filhao/

Você pode usar produtos liberados para a técnica como cremes, hidratações, etc; desde que eles sejam produtos feitos para crianças, de acordo com a idade dela. Qualquer dúvida, consulte uma dermatologista. É super importante se informar direitinho já que ela ainda é bem pequenininha e exige cuidados diferentes que o cuidado reservado ao cabelo dos adultos :) Abraços!

Boa tarde!
Estou com uma dúvida. Posso utilizar óleo de ricino na técnica Low poo? Obg

Pode Daiane! :) Abraços!

Oi, meu cabelo é liso embora esteja querendo enrolar, é oleoso mas ressecado nas pontas, o que devo fazer?

Oi Ana, não tenho muita propriedade para falar sobre os cabelos lisos, mas vou te sugerir a leitura dessas dicas para evitar o ressecamento, lá tem dicas para as pontas secas: http://cacheia.com/2016/05/cabelos-ressecados/

Abraços!

Olá, alguém sabe me dizer se eu posso entrar para o low pow, faço progressiva a cada 5 meses….obrigada

Pode sim!

silicones solúveis em água podem estar presentes na composição dos condicionadores de quem faz co-wash?

Oi Alana, tudo bem? O ideal é que os produtos para co-wash não possuam nenhum tipo de silicone.

Abraços!

Olá, tudo bem? Uso o shampoo e condicionador hidratante da linha Moroccanoil, o shampoo não possui sulfatos nem parabenos, então é liberado pra low poo? Já o condicionador possui silicones, tem algum problema?

Oi Lídia! Infelizmente tem que analisar a composição completa. Pelo que eu li aqui, só a máscara da Moroccanoil é liberada :(

Olá, a linha de Tutano da Bioextratus cuja máscara de hidratação consta como liberada para low poo possui Methylparaben e propylparaben na fórmula. Mesmo assim é liberada para low poo?

Oi Clarissa, tudo bem? Esses produtos são parabenos. Parabenos não são proibidos para low poo, mas algumas pessoas evitam em função da possibilidade de causar alergias. Aqui nesse mesmo texto do Guia Low Poo falei sobre o assunto, dá uma lida :)

Abraços!

Muitíssimo obrigada!

[…] nos últimos anos têm se usado muito os métodos low poo, No poo e Co wash. As meninas do blog Cacheia explicam direitinho o que é, como aplicar esta técnica e os produtos considerados […]

[…] a leitura desse post do blog Cacheia, super completinho sobre o assunto, com vários links interessantes e imagens de produtos […]

olá ,boa noite! Gostaria de saber se antes de iniciar a técnica tem que usar pela última vez um shampoo com sulfato e sem petrolato, se a resposta for sim, tenho o detox da haskel, brilho intenso da pantene e o anticaspa da head shoulders de amendoas. Será que posso utilizar alguns desses?

Oi Naiara, tudo bem?

Sim, é necessário fazer uma boa lavagem com shampoo que possui sulfato antes de iniciar a técnica. Não conheço a composição dos produtos que você mencionou, se quiser envia pra gente ou dá uma olhada no rótulo com auxílio das indicações que coloquei nessa postagem, é bem tranquilo, basta ter o sulfato e não ter petrolatos. Abraços!

Parabéns pela matéria! Muitíssimo bem escrita, e esclarecedora. Só consegui realmente entender do que se tratava low poo quando li aqui. Abraços

[…] Manual Cacheia! […]

[…] sobre isso aqui, aqui e […]

[…] e a Karina, dona do blog, tem os cabelos cacheadinhos, sabe muito sobre cuidado com eles; e, Cacheia! – que também tem várias dicas. Os grupos no face também são legais, inclusive, sempre […]

Parabéns pela matéria. Conheci esse blog hoje. Dia 16/3/16. Amei. Gostaria de saber se tens algumas dicas de creme ativador de cachos que tire volume. Meu cabelo está passando pela transição. Tem um palmo ainda meio liso.

Oi Eni, já usei os redutores de volume da Capicilin. Veja a resenha aqui: http://cacheia.com/2015/10/gel-redutor-de-volume-salon-line-x-gel-redutor-de-volume-capicilin/

Abraços!

“Comece lavando os cabelos com um shampoo com sulfato e sem petrolatos (pela última vez \o/).”
Então, minha dúvida é: O Shampoo Fortificante Cachos Poderosos da Garnier Fructis, seria indicado pra isso? Pra essa última lavagem?
Eu conferi a composição e me pareceu OK, mas sempre bom perguntar e se certificar né?! K Pra ter certeza. rs
Obrigado! ;D

Oi Bruno, tudo bem? Envia a composição pra gente :) Abraços!

Oi meninas, tudo bem ?
Então eu faço o método low poo/ no poo ja alguns meses, pra mim é complicado e cada vez que eu leio sobre o assunto eu fico com uma duvidazinha se estou fazendo certo, quero dizer de imediato que o blog de vocês ajudaram muito mas ainda to na dúvida.
Vejam bem:
Eu uso a linha da saloon line #todecachos, o shampoo e o condicionador, e uso também o condicionar monange e o creme multifuncional yamasterol de vez em quando.
Vou explicar a ordem:
1. Quando vou lavar para aplicar alguma máscara de hidratação ou nutri: Lavo o cabelo com o shampoo da saloon line, depois de seca um pouco penteio e aplico uma mascara liberada pra low poo, e em seguida depois de passar o tempo eu tiro e passo o condicionador monage pra “selar”. Já usei o yamasterol amarelinho uma vez pq tava sem monange.
2. Durante a semana de dois em dois dias mais ou menos: Uso só o condicionador da saloon line, fazendo o co-wash. (to querendo experimentar o co-wash da yamaterol)
3. As vezes umas duas vezes no mês, eu uso o shampoo e o condicionados da saloon line juntos como uma lavagem “normal”
Estou fazendo certo ?

Oi Stela, após lavar com o shampoo você pode apertar os cabelos de baixo para cima para retirar todo o excesso de água, em seguida aplicar a máscara e deixar agir. Em seguida enxague e pode finalizar normalmente com seu creme :)

Não deixe de usar shampoo pelo menos uma vez por semana, o co-wash apenas com condicionador comum no Low Poo pode deixar seus cabelos mais pesados ou oleosos.

Abraços!

Boa noite, posso usar essa técnica com esses produtos na filha de 5 anos??? O cabelo dela não se define e é muito crespo , ressecado e armado ???

Oi Sany, tudo bem? Você pode usar produtos liberados para Low Poo nela desde que sejam produtos específicos para crianças. Qualquer dúvida, consulte um dermatologista :) Confira também nossas dicas para cuidar bem do cabelo dos pequenos: http://cacheia.com/2015/06/8-dicas-para-voce-aprender-a-cuidar-do-cabelo-cacheado-do-sua-filhao/

Abraços!

Olá, estou gostando dos produtos que eu comprei pra minha filhota, mas ainda estou perdida nesse no poo, ah te agradeço muitíssimo pela ajuda, pois os produtos que eu tinha em casa para criança tive que dispensar pois tinha petrolato e parafina, os cabelo dela está melhor, mas gostaria que vc me desse mais dicas para eu cuidar mais, como eu uso esse no poo no cabelo dela!!! Ah como eu te sigo, vc tem Facebook!!! Grata

Oi Sany! Tudo bem? No último comentário você havia perguntado sobre o Low Poo, mas agora mencionou o No Poo. Você decidiu trocar a técnica?
Temos dicas gerais sobre o cuidado com o cabelo das crianças aqui: http://bit.ly/como-cuidar-cacho-de-crianca

Oi eu estava procurando como começar low poo para cabelos lisos oleosos que nao precisasse daquele cronograma super detalhado pois realmente nao tenho tempo com duas crianças pequenas em casa… entao so para confirmar posso fazer a rotina “normal” de lavar só que com produtos low poo?

Pode sim Fabiola, para estar numa rotina Low Poo você não precisa seguir um cronograma capilar super detalhado, basta manter os cuidados normais. Seguir o cronograma é uma opção para quem está sentindo que os cabelos precisam de alguns cuidados a mais em função de danos diários ou externos.

Abraços!

Oi….
Quero começar a técnica de no poo… Sou portuguesa e aqui não temos a variedade de produtos que vocês tem. Será que você me pode ajudar para ver se posso usar os produtos que já tenho?
Ainda me confundo com tantos nomes.
abraços ;)

ei Joana, tudo bem?
Existe um grupo no facebook que chama “No/Low Poo Europa”.
https://www.facebook.com/groups/nolowpooeuropa/

Talvez te ajude!
Beijo

Olá, o shampoo e condicionador da Aussie podem ser usados para low poo?

Oi Hagar, envia a composição pra gente :)

Oii!
Gostaria de uma ajudinha, hoje comprei a máscara Ultra Hidratante da Pantene, olhei todos os componentes, achei que era liberada e trouxe pra casa. Mas não a encontro em lista NENHUMA de liberados, pesquisei pesquisei e parece que todos os componentes são liberados. Mas queria ter ctz!
Segue a composição:

– Aqua
– Stearyl Alcohol
– Bis-Aminopropyl Dimethicone
– Behentrimonium methosulfate
– Cetyl Alcohol
– Benzyl Alcohol
– Parfum, Disodium EDTA
– Butyphenyl, Mehtylpropional
– Linalool
– Panthenol
– Panthenyl Ethyl Ether
– Methylchloroisothiazolinone
– Methylisothiazolinone.

Muito obrigada! Beijos

Também não encontrei nada proibido para Low Poo :)

Meninas, tô começando com o low poo e juro, juro mesmo que li tudo o que vocês explicaram. Entendi, inclusive. rs Mas eis que paira sobre mim uma dúvida… Comprei recentemente uma máscara da Bioextratus: A Detox. Pelo que vi no rótulo (https://3.bp.blogspot.com/-H0b218ZUNkU/VsqS5c9aShI/AAAAAAAAuEc/ewK75WKsRj8/s1600/detox-bio-extratus-mascara-formula.jpg) ela é liberada pra low poo pois, aparentemente, só tem Dimethicone dos itens indesejáveis. A questão é se devo utilizá-la como H ou N, já que ela se diz hidratante mas também tem um monte de nutrientes… Obrigada por dividirem o conhecimento!

Oi Patrícia, tudo bem?

Máscaras costumam ter ingredientes diversos mesmo, muitas tem ingredientes que costumamos associar às etapas de hidratação, nutrição e reconstrução num mesmo potinho. O que pode ajudar a determinar para o que cada máscara serve é a ordem em que aparece os componentes. Os que aparecem primeiro estão em maior quantidade no produto. Nessa máscara, temos maior presença de ingredientes para hidratação e nutrição. Talvez funcione melhor para a fase de hidratação, mas como nunca testei a máscara não posso te dizer com toda certeza.

Abraços!

Boa noite, podem me indicar um xampu anti caspas liberado para low poo? Obrigada

Oi Mariana, tudo bem?

Só uma dermatologista pode te indicar um produto realmente eficiente :(

[…] http://cacheia.com/2015/12/manual-low-poo/  (aqui vocês também encontram alguns exemplos de produtos liberados) […]

[…] entender as vantagens do low poo é preciso saber o que esses elementos causam no cabelo. Segundo o blog Cacheia, os sulfatos são utilizados para realizar uma limpeza profunda dos fios e podem causar […]

Cacheia posso usar o Morte Súbita da Lola como nutrição e como reconstrução?

Oi Maine, esse produto se encaixa melhor na fase de reconstrução.

Abraços!

Olá, Maressa! Amei o conteúdo do seu post! INCRÍVEL! Parabéns! Estava procurando algumas dicas de como renovar meu cabelo (que está super danificado por conta da progressiva, que abandonei há quase 7 meses!) e fiquei encantada com o site e os grupos do Facebook! Estou apenas com duas dúvidas:
– Depois de fazer o Low Poo, poso finalizar com secador e/ou chapinha?
– Quero começar o Low Poo o quanto antes. Verifiquei que o meu shampoo atual contém petrolato e o que minha irmã usa contém apenas sulfato. Posso usar o dela amanhã, por exemplo, e na próxima lavagem iniciar com um shampoo liberado? Uma lavagem profunda apenas já é o suficiente para retirar os anos de petrolato ?
Obrigada! Beijos! ;)

Oi Vanessa, pode usar secador/difusor/chapinha desde que utilize protetor térmico e tome aquele cuidado de dar um intervalo entre esses procedimentos. Veja dicas aqui: http://bit.ly/pranchanatransiçao

Sobre o shampoo da sua irmã, pode sim :)

Oi, bom dia!! Vcs nao possuem resenhas sobre os produtos da DEva?

Oi Hagar, ainda não :(

[…] post do blog Cacheia tem todo um guia sobre os produtos low poo e no poo, com detalhes técnicos, […]

Olha eu tenho 12 anos e queria saber se é muito cedo para começar o low poo e também se varia de cacho pra cacho pois meu cabelo começa a cachear mais abaixo da orelha !
Amei o post e vou começar logo para tentar salvar e melhorar meu cabelo
bjs

Oi Carolina, tudo bem?

Que legal ver sua preocupação com os cachos tão cedo! Bem, penso que você deve conversar com seus pais/responsáveis sobre o assunto para escolher com cuidado os produtos e ver como vai ficar essa rotina de cuidados. Às vezes depender financeiramente de alguém pode influenciar em quais produtos você vai ter acesso. Sobre a questão do tamanho/curvatura do cacho, não tem nada que impeça a princípio. Mas você precisa prestar atenção se seu couro cabeludo é mais oleoso. Se for, será preciso tomar cuidado na escolha do shampoo para não deixar os cabelos ainda mais oleosos.

Abraços!

Olá…Não sabia que tinha que lavar a ultima vez com sulfato e já comecei a técnica low poo a mais de uma semana tem algum problema?

Oi Marcela, você pode fazer a lavagem com shampoo que contém sulfato e depois retornar ao low poo :)

Abraços!

[…] com pouco ou sem shampoo com preços bem mais em conta e, segundo dizem, resultados maravilhosos. Aqui você encontra mais informações sobre low poo e os produtos liberados e aqui mais informações […]

como posso conciliar a tecnica com o uso de oleo de coco 1x por semana ou a cada 15 dias? Alguém já fez? É que o oleo de coco é muito bom para os meus fios.

Pode continuar usando o óleo de côco normalmente Fernanda :) Desde que ele seja 100% vegetal não tem problema nenhum continuar suas umectações.

[…] corte, iniciei o tratamento com produtos sem sulfatos e parabenos (sou agora adepta do método low poo), fui tentar conferir se seria possível mudar a cor e manter o tratamento. Encontrei canal de […]

[…] de lavagem como a low-poo e no-poo auxiliam a retomar o equilíbrio da produção de sebo, que com o tempo vai se ajustando a […]

Olá, sou inciante nesse método e optei por começar com Low Pow, por ser menos radical e também pq o meu cabelo é levemente oleoso. Estou com certas dúvidas quanto aos produtos, pois o meu cabelo é tipo 2b/2c porém muito volumoso, e reparei que a maioria dos produtos é para cabelos crespos. Estou querendo comprar a linha da Deva para dar início e gostaria de saber qual seria os produtos mais recomendados para o meu tipo de cabelo, já que tem tantos finalizadores!! Outra dúvida é quanto a Shampoo antirresíduos, eu posso usar? No momento eu uso uma vez por semana, antes de fazer hidratação/nutrição/ reconstrução.

Oi Natália, tudo bem? Tem um post para as onduladas aqui no blog, dá uma olhada: http://bit.ly/finalizaçaoonduladas

Os shampoos antiresíduos são interessantes para quem precisa fazer uma limpeza profunda dos fios. Os cabeleireiros geralmente utilizam esse produto antes de algum processo químico mais importante, para remover resíduos e também para “abrir” a cutícula do fio e facilitar a ação de um determinado produto. Muitas mulheres recorrem ao shampoo antiresíduos após usar e abusar de sprays, mousses e outros produtos utilizados para fixar aquele penteado caprichado, por exemplo.

Mas é bom tomar bastante cuidado: o shampoo antiresíduos não devem ser usado com frequência porque possui uma capacidade de limpeza muito significativa e pode, a médio ou longo prazo, deixar os fios ressecados. O ideal é usar apenas uma vez por mês se seu cabelo é normal e você sentir essa necessidade. Quem sofre com oleosidade excessiva pode usar a cada 15 dias. Eu, Maressa, particularmente não gosto de usar o antiresíduos porque meus fios são crespos e um pouco secos.

Abraços!

Olá tudo bem? Meu cabelo não é cacheado e é oleoso. posso fazer?

Oi Júlia, tudo bem? Se seu cabelo é oleoso, você vai precisar escolher muito bem os produtos caso decida seguir a técnica, isto é, produtos adequados para o seu tipo de cabelo. Uma opção é utilizar shampoos transparentes, que geralmente funcionam bem para cabelos oleosos. Talvez você também precise adaptar a frequência de lavagens, porque geralmente quem tem o cabelo oleoso precisa lavar o cabelo um pouco mais.

Abraços!

Responder

Amanda Oliveira de Miranda

Bom dia,

Em relação aos shampoos mostrado nas fotos os condicionadores respectivos , da mesma linha são liberados também?
Por exemplo posso usar o shampoo da Phitoervas, que aparece na foto e o condicionador respectivo tbm?
A mesma pergunta faço em relação aos condicionadores.

Grata pela atenção.
Vcs me ajudam muito !!!!
bjus

Oi Amanda, tudo bem? Não posso te garantir que todos os condicionadores são liberados. Quase sempre são sim, mas como eu enfatizei no post é preciso conferir o rótulo antes de levar pra casa de qualquer modo, essas fórmulas podem mudar, pode haver algum erro no lote, etc.

Abraços!

Adorei o post, quero começar a fazer low poo e as informações foram muito úteis.
Agora, uma coisa que não encontrei nas pesquisas é com relação a protetor térmico. Eu quero comprar um e fiquei na dúvida, posso seguir a mesma lista de ingredientes proibidos do shampoo pro protetor?

Oi Fabrise, tudo bem? Sim, é preciso evitar essa lista de petrolatos indicados no post em outros produtos como cremes, protetores térmicos, óleos, máscaras, etc. Abraços!

[…] gente adora mudar a cor dos cabelos mas para quem já segue ou pretende começar atécnica low poo bate a dúvida: existem produtos para colorir liberados? Recebemos várias mensagens de pessoas que […]

Oii, muito lindo o blog de vcs, me deliciando cm as receitas caseiras rs
A minha duvida é a seguinte, como eu tenho uma mascara daquelas de 1kl cheinha (ela n é liberada para low poo, oq no caso eu fasso), eu queria saber se posso usa-la e na proxima lavagem eu usaria um shampoo com sulfato, e depois voltar pra minha rotina de low poo… Eu li aqui no site que é possível fazer isso com tonalizantes que n são liberados, eu como eu usaria a mascara uma vez por mês, me surgiu a duvida…

Oi Julia, tudo bem? Se você fizer da forma que explicou pode sim :)

olá! obrigada pelos posts sempre tão úteis!
queria pedir uma ajuda, porque moro na frança e é beeem mais difícil encontrar produtos liberados pra no e low poo aqui… principalmente mousse!
mas eu achei esse aqui e queria saber se é liberado pra low poo:

Water (Aqua, Eau) Polyquaternium-11, Hydrolyzed Vegetable Protein PG-Propyl. Silanetriol, Trimerthysilowxyanmodimethicone, Panthenol, Tocopheryl Acetate, Phytantriol, Mauritian Flexuosa Fruuit Oil, PEG-12 Dimethicome Sodium Lauroyl Oat Amino Acids, Oleth- 20 Glycerin Centrimoniym Chloride, PEG-75 Lanolin, C11-15 Pareth -7 C12-16 Pareth-9 Trideceth-12 DMDM Hydantoin, Alpha Isomethyl Ionone, Benzyl Salicylate, Hexyl Cinnamal, Limoene, Linalool, Fragrance (Parfum).,

podem me ajudar? obrigada demais e beijos!

Olá!
Muito bom o post! Comecei a fazer low poo depois de ver o blog de vocês! Meu cabelo ficou mais bonito e definido! Infelizmente hoje me venderam uma máscara com petrolatos, mesmo eu falando que tinha aderido ao low poo e eu não percebi, comprei e usei, só depois que fui ler os componentes e vi! Me senti tão desrespeitada! Mas vou voltar à usar os produtos certos para continuar definindo mais e mais meus cachos e mostrando a beleza desse nosso cabelo!
Parabéns pelo blog! Beijos

Oi Bela! Tudo bem? Sobre a máscara você pode tentar trocar se não tiver aberto já que de algum modo você foi induzida ao erro. Mas se não conseguir, tenta trocar com alguém que não siga a técnica.

Obrigada pelo carinho!

Abraços

Eu venho fazendo no-poo mas meu couro cabeludo esta com muita coceira e caindo entao estou pensando em começar o low .gostaria de saber se o shampoo natura sou hidratação protetora para cabelos secos ou ressecados é liberar para low.o seu post foi o que melhor explicou a técnica.

Oi Lara, tudo bem? Se está coçando e caindo então é um sinal de alerta heim! Talvez você não tenha se adaptado bem à técnica ou aos produtos que você escolheu. Fique de olho e qualquer coisa busque uma dermatologista, ok?

Eu acho que esse shampoo não é liberado, não me lembro de ter visto nenhum shampoo da Natura em listas de liberados. Manda a composição pra gente ter certeza.

Beijos!

Boa noite. Uso a técnica LOW POO, as vezes fica difícil sem ajuda estou querendo comprar o shampoo KB2 protein plus da LANZA por favor, vc pode me ajudar? não conseguir as substancia.

Oi Ana, tudo bem? Não conheço esse produto. Você tem a fórmula pra mandar pra gente?

Beijos!

Olá, eu adorei o post, mas ainda estou com dúvidas e não sei por onde começar ;(
Na verdade o meu cabelo ele era bem ondulado, com o passar dos anos ele foi mudando e foi ficando
liso em cima e ondulado nas pontas, e agora ele está bem liso, e além disso sempre foi muito oleoso, e isso é meio de família, além de que descobri uma seborreia, então sempre tive que lavar os cabelos todos os dias. A dermato passou um Shampoo para isso, mas ainda não comecei o uso. Queria saber se os Shampoo’s que uso (Seda/ Elseve) poderia estar contribuindo para tudo isso, e se seria indicado eu começar a fazer o low/no poo. Preciso de uma luzz!! hahah Agradeço muito, beijos ;)

Oi Beatriz, tudo bem?

Se esses shampoos comuns contribuíram para a seborreia só sua dermatologista pode dizer :( Mas é realmente bom ficar atenta a isso e consultá-la novamente quanto a essa possibilidade de fazer low poo. Provavelmente esse shampoo específico que ela indicou para tratar o problema é proibido porque tem sulfato forte, certo? Se sim, consulte-a para saber se você pode revezar sem problemas e quais componentes presentes nos cosméticos devem ser evitados para evitar que o excesso de oleosidade volte.

Abraços!

Olá, quero começar a fazer a técnica low poo, queria saber se posso continuar fazendo a umectação com óleo de coco ou azeite ou se não é recomendado para a técnica.
Brigada pelo post, é sensacional

Oi Maria! Pode fazer sim :)

Beijos!

Ola!
Estou começando a tecnica do Loo Pow e queria saber sobre dicas de mascara de hidratação da Lola.
Estou na dúvida se o morte súbita é para hidratação ou nutrição. Você indica algum da Lola para hidratação em específico? Obrigada!! bjs

Oi Mariana, tudo bem? Eu uso a Morte Súbita como reconstrução. Não testei nenhuma hidratação da Lola ainda, para hidratação prefiro comprar coisas mais baratinhas.

Abraços!

Oi! Eu estou começando com a técnica de low poo recentemente, mas na hora da hidratação ainda acho que seria melhor usar um shampoo com sulfato, pra ter certeza de que o cabelo aceita a hidratação bem mesmo, isso é só coisa da minha cabeça ou eu posso fazer mesmo? Caso sim, eu to a procura de um shampoo com sulfato e sem petrolato e silicone pra usar, tem algum pra indicar?
E obrigadaaaa por todo esse guia, me ajudou a deixar tudo esclarecido sobre a técnica e abrangiu uma lista de produtos que eu posso procurar!!! (:xx

Oi Beatriz, não há necessidade de usar shampoo com sulfato toda vez que você fizer uma hidratação se você está seguindo o low poo. Mas se julgar que é importante, você pode usar uma vez por semana ou a cada 15 dias por exemplo. Eu uso shampoo com sulfato raramente, 1 vez por mês no máximo. Não me lembro de muitos nomes agora, só do shampoo da linha Cronopower da Haskell, que é transparente e limpa bem.

Abraços!

[…]                 Cacheia. […]

Oi!!! Sou nova no blog e achei super explicativo o postou de vocês. Quero começar o low poo e já assisti vários vídeos, o ruim é que cada uma diz uma coisa, daí fico bem confusa.
Então para quem vai fazer low poo somente o que não é liberado são os produtos com sulfato e petrolatos?

Abraços.

Para o low poo são “proibidos” os sulfatos fortes e os derivados de petróleo, já na técnica no poo os silicones insolúveis também entram na lista dos “proibidos”.

[…] Texto mais explicativo aqui […]

Oi! O guia de vcs me ajudou muito!!! Mas eu ainda não comecei a técnica, e logo no início do guia diz que antes de começar o low poo tem de lavar o cabelo com um shampoo com sulfato mas sem petrolatos, e o que uso atualmente tem petrolato, vcs tem algum pra indicar só com sulfato e sem petrolato? É tipo aqueles shampoos pra criança?
Obrigada <3

Oi Beatriz, tudo bem? Como eu disse no post, eu usei um shampoo da Monange, o Hidratação Intensiva. Abraços!

Olá , muito bom o post! Adorei! Tava precisando ler um texto bem explicado, ainda fico perdida com a técnica . Comecei o low poo tem um pouco mais de um mês , porém não iniciei na forma correta que é a primeira lavagem com shampoo com sulfato. Agora fiquei na dúvida , continuo seguindo a técnica normalmente ou seria melhor recomeçar na forma correta? obrigada

Oi Laís, a lavagem usando shampoo com sulfato antes da técnica é muito importante. Você pode fazê-la e retomar a técnica normalmente.

Abraços!

Olá muito bom o post! Amei, tava precisando ler um texto muito bem explicado sobre o low poo . Eu iniciei a técnica um pouco mais de um mês, mas não foi da maneira correta com o shampoo com sulfato na primeira lavagem, gostaria de saber se o ideal seria recomeçar da forma correta ou continuo assim mesmo?
Aproveitando, outra pergunta: estou na transição vai fazer 4 meses, é aconselhável tonalizar os fios nessa fase ? se sim, tem alguma marca de tonalizante liberado para low poo? Muito obrigada

Oi Laís, existem alguns tonalizantes liberados sim. Veja esse post: http://bit.ly/2ciFBm3

Abraços!

Oi Maressa!
Você tem alguma sugestão de shampoo pra usar antes de começar o low poo?
Um de fórmula com sulfatos e sem petrolatos…
Desde já, obrigada!

Oi Sarah, não precisa ser nada especial, qualquer shampoo com sulfato e sem petrolatos serve :) Eu usei um da Monange bem baratinho.

Perguntinha bem boba, mas que me deixou um pouco em dúvida: as toalhas que uso pra secar o cabelo no caso posso lavar com sabão em pó mesmo antes de começar a técnica?

Oi Bianca, pode sim, tranquilo. Essa recomendação de higienizar os instrumentos é importante mas a gente não precisa entrar tanto na neura não rs

Olá.
Já tenho meses na técnica low poo e meu cabelo está muito ressecado.. então minha tia me recomendou um óleo (OliHair, da Vita Capili) e tem petrolatos.. prejudicaria meu cabelo continuar com shampoo, máscara, condicionador e creme de pentear aceitos para a técnica low poo e usar ao mesmo tempo esse óleo?

Oi Raquel, os produtos com derivados de petróleo são proibidos para quem segue low poo. Por outro lado, quem saiu da técnica por algum motivo (como falta de produtos liberados, curiosidade em relação a um produto, etc) pode fazer uma nova lavagem usando shampoo com sulfato e retornar à técnica low poo novamente.

[…] site da Mari Moreno e no Cacheia.com tem uma lista completa com o nomes de todas as substâncias proibidas e dos produtos que são […]

[…] site da Mari Moreno e no Cacheia.com tem uma lista completa com o nomes de todas as substâncias proibidas e dos produtos que são […]

Oi, tudo bem?
Quem usa a técnica Low Pooo, pode usar o creme ‘desmaia cabelo’?
E quantos aos óleos naturais, posso fazer umectação noturna e lavar no ‘low poo’?
Obg!

Oi, tudo bem?

Várias marcas usam o termo “desmaia cabelo”, a qual especificamente você se refere? Os óleos vegetais, desde que livres de derivados de petróleo, podem ser usados normalmente na umectação. Dicas para retirar umectação aqui: http://bit.ly/2pUfQxN

Todos os produtos que uso são liberados para Low Poo. Comecei há uma semana. Está me dando muita coceira e queimação no couro cabeludo. Além de dor de cabeça. Pra eu saber se é a técnica Low Poo que esta me fazendo mal, eu posso deixar de usar apenas o shampoo e trocar por um normal? Ou preciso deixar de usar todos os produtos? Estou pensando numa forma de economizar também. Acabei de comprar eles. :(

Oi Lia, tudo bem? Coceira, queimação e dor de cabeça não é algo normal. Procure orientação médica para saber se você está com alergia a algum componente, produto, etc.

Abraços!

[…] Resumidamente, as técnicas Low Poo e No Poo consistem em não utilizar produtos para os cabelos que contenham sulfatos fortes (por se acreditar que são agressivos aos fios), derivados de petróleo e silicones insolúveis em água (por se acreditar que eles não tratam os fios profundamente, e sim criam uma película que “camufla” o problema). Na técnica No Poo, simplesmente não se utiliza shampoo e a limpeza é feita com condicionadores próprios (o chamado Co-Wash). Já na técnica Low Poo, pode-se usar shampoo, mas eles devem ser livres de sulfatos fortes. Não vou me estender muito nesse assunto porque já existem diversas fontes na internet que tratam desse assunto de maneira mais aprofundada (como aqui e aqui). […]

[…] janeiro do ano passado, resolvi testar a técnica low poo, com a linha Curly Wurly da Lola Cosmetics. Cheguei a comprar também um kit low/no poo de shampoo, […]

Olá, comecei a técnica Low Poo a alguns dias. Minha dúvida é que, como faço exercício todos os dias tenho que lavar o cabelo todos os dias, menos final de semana, será que intercalar o low poo com no poo de segunda a sexta é uma boa opção.
Agradeço.

Oi Karol, tudo bem? Você pode intercalar as lavagens com shampoo e um bom condicionador co-wash, só não pode substituir todas as lavagens do shampoo pelo co-wash.

Abraços!

Olá, estava procurando sobre Low Poo e achei seu site, adorei o post! Também sou cacheada, estou interessada em tentar a técnica num futuro próximo e também penso em descolorir o cabelo para pintar com tintas fantasia, sei que várias tintas liberadas existem no mercado, queria saber sobre descolorações, existem produtos de descoloração liberados pra low poo no mercado? E se não tiverem é só fazer como tá falando no texto né, “recomeçar” o processo de low poo? Obrigada desde já pela atenção!

Oi Tatiane, geralmente os itens “proibidos” mais recorrentes são as tinturas e os tonalizantes mesmo. E é como você mencionou mesmo, se não encontrar tudo liberado não tem problema, basta fazer uma boa lavagem com shampoo com sulfato e retomar a técnica normalmente.

Abraços!

Olá,
Primeiro de tudo, gostaria de dizer que super curto o Cacheia! Você fazem um trabalho incrível aqui e espero que continuem com ele, porque não se trata só de estética, mas de muito empoderamento e informação.
Segunda, queria um Help de vocês. Eu estou praticando Low e No Poo faz dois meses e antes de aderir as técnicas eu já tinha um óleo, que amoo, da Natura Plant. Ele se chama Óleo de Tratamento Reconstrutor, além de ter um cheiro maravilhoso ele dá um efeito super bacana no meu crespo. Maaaas, eu já pesquisei a internet de cabo a rabo e não consigo ter a certeza absoluta se ele é liberado para Low Poo. Heeelp, Cacheia!
Segue a sua composição:
CYCLOPENTASILOXANE, DIMETHICONOL, OCTYLDODECANOL, CARYA ILLINOENSIS SEED OIL, MACADAMIA TERNIFOLIA SEED OIL, SESAMUN INDICUM SEED OIL, PARFUM, CI 26100, LIMONENE, BUTYLPHENYL METHYLPROPIONAL, HEXYL CINNAMAL, LINALOOL, COUMARIN, CITRONELLOL, CITRAL.

Aguardo ansiosamente a resposta.

Beijão.

Liberado :)

Nossa!! era minha dúvida também!! já pesquisei horrores e não achava nada!! Esse óleo é MARAVILHOSOOO!

Meninas me ajudem!!!
Alguém sabe me informar se o modelador de cachos da LOWELL EFFECTS CURLS é liberado para Low Poo??

Meu cabelo é crespo e o aliso, como faço para ficar com o cabelo que nem o da Maju.

Boa noite gostaria que você mim ajudasse fazer um cronograma certinho de como usar esses produtos. É também com um sampoo e condicionado pra minha filha ela tem 7 anos e o cabelo dela não é liso e nem cacheado acho que é ondulado . Obrigada

Oi Telma, tudo bem?

Post de cronograma aqui: http://bit.ly/cronograma-capilar

Em relação ao cabelo infantil, veja algumas dicas aqui: http://bit.ly/como-cuidar-cacho-de-crianca

Abraços!

oi tudo bem?
sabe me informar se o leaven e a mascara da amend amarula são liberada para low poo?

Oi Silvana, envia a composição :D

Por favor quero pedir a voces orientações de produtos, como shampoo, condicionador, mascaras capilar, creme de pentear, cremes hidratantes, etc, uma linha completa para crianças de 7/8 anos, q tem cabelo cacheado, ressecado, muito fino, embaraça muito facil, e tem muito cabelo e é em um tamanho médio/longo. Por favor me ajudem, tenho certa urgencia, pois esta muito danificado!!!
Aguardo uma resposta e muito obrg

Oi Joselice, tudo bem? Cada cabelo possui necessidades e características específicas, por isso aqui no Cacheia nós não recomendamos nada direcionado, apenas trazemos nossa experiência de uso de alguns produtos. O ideal é ir testando e aos poucos descobrir quais produtos se adaptam melhor ao cabelo da sua filha. Marcas como Yenzah, Novex, BioExtratus já contam com linhas interessantes para cabelo infantil.

Sempre que possível, opte por produtos na linha infantil para evitar problemas como as reações alérgicas. Nesse post reuni alguns cuidados básicos para evitar o ressecamento dos fios: http://bit.ly/xoressecamento

Aqui estão algumas dicas da Mari para cuidar bem do cabelo das crianças: http://bit.ly/como-cuidar-cacho-de-crianca

Abraços!

Comecei a usar os produtos da linha Salon OPUS, mas conhcendo agora o low- poo vi que o shampoo que estava usando era cheio de sulfatos e petrolatos. Mas olhei direito na mascara que uso “Salon OPUS treatment- Hidratação Mágica” e o condicionador ” Salon OPUS- S.O.S BOMBA Whey protein nutrição ” E os dois não contém sulfatos e nem petrolatos, posso estar enganado. São confiáveis os produtos dessa marca para o low poo?

Oi Diego, tudo bem? Nunca usei nada dessa marca, mas se você checou direitinho o rótulo e não identificou “proibidos” tá tudo ok :)

Olá!

Maressa, quero agradecer por esse post, que me ajudou muito quando decidi a adotar o low-poo. A internet está cheia de informação sobre o assunto que eu fiquei meio perdida e os seus esclarecimentos foram valiosos para mim!

Meu cabelo é liso, fino e oleoso (tenho ascendência oriental). Comecei a lavar o cabelo com o método low-poo e a hidratar seguindo um cronograma capilar há mais ou menos um mês e não vou mentir, não vi nenhuma mudança drástica (e não era para ter mesmo pelo pouco tempo de low-poo e porque meu cabelo está saudável, não tem química). Mas sinto ele um pouco menos oleoso e um pouco mais soltinho na raiz, o que já é muito bem vindo.

Estou usando o xampu e condicionador Volumão e o xampu Rapunzel, da Lola: o Volumão, não compraria de novo, achei que o xampu não faz espuma e não dá volume algum aos meus cabelos finos e lisos, o condicionador é bem “meh”, já o xampu Rapunzel foi uma grata surpresa, ensaboa super bem e dá um voluminho bom na raiz.

Enfim, gosto da ideia do low-poo em si, de ser um método menos agressivo e tenho percebido um resultado positivo.

Um abraço!

Gente… O caso dos parabenos é somente para aqueles que são alérgicos aos parabenos, para os resto da população não tem nada a ver… Eu sou alérgica à abaxi e não vou detonar o abacaxi pra todo mundo e sair mundo a fora dizendo pra ninguém comer mais abacaxi porque dá aftas e dói bastante… Alergia vai de pessoa para pessoa, o caso do Lauril a Anvisa já liberou e desmistificou, foram feitos testes inclusive em laboratório francês em Paris. E uma coisa, usei shampoo Elsèvee e agora meu cabelo está mais oleoso e não dura a limpeza, no dia seguinte já tá ensebado, agora voltei a usar o shampoo Seda que meu cabelo fica limpinho e só preciso lavar a cada dois dias, mas, não está voltando ao normal ainda… Alguém sabe me dizer se demora muito pra voltar ao normal… Obrigada…

[…] o seu cabelo estiver acostumado com muita química é mais indicado que você faça o processo de low poo e depois vá tirando o shampoo industrializado aos poucos. Meu cabelo no início ficou parecendo […]

[…] o seu cabelo estiver acostumado com muita química é mais indicado que você faça o processo de low poo e depois vá tirando o shampoo industrializado aos poucos. Meu cabelo no início ficou parecendo […]

[…] seu cabelo estiver acostumado com muita química, o mais indicado é que você faça o processo de low poo e depois vá tirando o shampoo industrializado aos poucos. Meu cabelo no início ficou parecendo […]

[…] Blog Cacheia! também tem um guia excelente sobre a […]

Querida, simplesmente me apaixonei pela técnica e pelo seu site! Estou comprando os produtos e descobri como sai barato só estudando os rótulos DE TRÁS! rsrs! Ao fazer minhas comprinhas vi que o L’Oreal Óleo Extraordinário (ou algo assim) que você coloca como liberado na sua lista ilustrativa na verdade possui Parafinum liquidum (condicionador). Ansiosa pra começar meu tratamento!!
Obrigada!!!

[…] Clicando aqui, você poderá conferir uma lista de shampoos e condicionadores que utilizam menos componentes agressivos para os seus cabelos. […]

[…] seria o equivalente a “pouco” e “poo” quer dizer “shampoo” (como falado acima), então, Low Poo significa “pouco shampoo”, que a intenção é justo diminuir o uso do shampoo e utilizar mais […]

Ola!!! Comecei o método curly Girl há um mês (optei pelo no-poo), mas nunca fiz essa ultima lavagem (para tirar resíduo) com um shampoo com sulfato como vocês indicam no artigo. Fui direto pro no-poo. Isso é um problema? Tenho que começar tudo de novo?

Oi Tell, tudo bem? Eu acho que seria interessante fazer essa lavagem e depois voltar para a sua rotina no poo normalmente :)

[…] bonitas apenas no dia da lavagem, não vou me estender no que é o LOW POO, sugiro que leia esse post das meninas do […]

Olá, primeiro parabéns pelo site Cacheia! E obrigada pelas dicas.
Minha dúvida é sobre a máscara da linha Crece Pelo da Boé – essa linha tem muita variação de fórmulas – queria saber se todas são Low Poo/No Poo. E também a máscara Desmaia Cabelo da Forever Lizz, se é No Poo/Low Poo. É que não encontro esses produtos em lojas físicas na minha cidade, terei que comprar pela Internet, e não tem como conferir a fórmula pelo site de compras. Muito Obrigada!

[…] low poo há um ano e nove meses e recomendo para todos. Leiam sobre low poo com as meninas do site Cacheia, que falam muito bem sobre essa técnica e vale mesmo para quem tem o cabelo liso, ondulado pra […]

Leave a Comment