Fitocosméticos e saúde capilar: entrevista com Paula Breder

  • Home
  • low/no poo
  • Fitocosméticos e saúde capilar: entrevista com Paula Breder

Que o mercado de cosméticos para cabelos crespos e cacheados cresceu e muito a gente não tem dúvidas, mas será que temos feito boas escolhas? Todos os dias muitas de nós usamos uma quantidade significativa de cosméticos para o cabelo, a pele, as unhas, etc. Aliás, a rotina de muitas cacheadas e crespas é marcada por tratamentos diversos: uma umectação daqui, um reconstrução dali, hidratação, óleo pra finalizar, pré-shampoo e por aí vai.

O problema é que nem sempre a gente sabe exatamente o que está colocando em contato com nosso corpo. Os rótulos prometem muito, as letras são miúdas, os termos são bem técnicos e a gente acaba confiando no marketing. Na prática, às vezes os resultados esperados não chegam e começa um ciclo vicioso de sucessivas compras e nenhum resultado significativo.

Como comenta Paula Breder, cabeleireira e fitoterapeuta,

“nunca se ouviu [falar] tanto em assumir a textura, em valorizar o natural. Há um discurso lindo e valioso que envolve todo esse processo, mas por outro lado também o uso abusivo de cosméticos tem adoecido o cabelo. Às vezes tenho a impressão que há um tipo de ostentação em adquirir produtos capilares destinado ao cacheado/crespo. Há uma busca desenfreada pelo “produto perfeito” e uma insatisfação crescente. É preciso parar para o autoconhecimento. “

Na contramão, a marca desenvolvida por Paula Breder deixou de lado itens como derivados de petróleo, silicones, lauril sulfato de sódio, corantes, conservantes  agressivos e fragrâncias artificiais. Esse “movimento” tem tudo a ver com uma busca por caminhos alternativos para produção e o consumo que respeitam as pessoas e o meio ambiente e que prezam por matérias-primas ricas em componentes vegetais e biodegradáveis. Paula Breder classifica seus produtos como  “fitocosméticos”.

O que são fitocosméticos?

Os fitocosméticos são um segmento de produtos baseados em extratos, manteigas e óleos de origem vegetal. Eles buscam aprimorar não só a aparência superficial dos fios mas funcionam como uma terapia para tratar os cabelos profundamente. 

Para Paula Breder, “a beleza é consequência da saúde capilar”. Nesse sentido, o caminho para ter um cabelo crespo ou cacheado bonito passa por cuidados adequados e escolhas mais saudáveis para nossos cabelos e nosso corpo como um todo. Fica aí o puxão de orelha para quem está focadíssima na “definição capilar perfeita” e esquece de olhar para as reais necessidades dos fios.

Segundo ela, muitos “cosméticos de gôndola” (aqueles convencionais) agem como uma “maquiagem” para os fios. Por outro lado, seus fitocosméticos “realizam uma regeneração na fibra capilar”. Para Paula, a proposta  de seus produtos é “curar o fio através de ativos naturais”.

A trajetória de Paula Breder

paula breder, trajetória da criadora de fitoscométicos para cabelos naturais, crespos, cacheados, ondulados.Antes de se apaixonar de vez pelos fitocosméticos, Paula passou por muitos desafios em sua trajetória com o cabelo natural. Ela já fez alisamento e só redescobriu os fios naturais aos 33 anos, como conta:

“Tudo começou, aos 9 anos de idade, quando fui brincar com crianças da minha idade e um garoto não me deixou participar, já que não havia negros ali e ninguém gostava de pretos. Fui pra casa e a partir daquela data comecei a odiar minha cor de pele. Me escondia atrás dos postes quando saía na rua e “esqueci” como se lia e escrevia. Fui “desalfabetizada”. Minha mãe procurou um profissional, pedi pra ela raspar minha cabeça, porque não gostava do meu cabelo. O psicólogo recomendou minha mãe atender meu pedido, uma vez que eu precisava ir pra escola. Aos 9 anos, meu primeiro BC, contudo, meu cabelo não havia nenhuma química. Quando meu cabelo começou a crescer, comecei a alisar meu cabelo. Cresci com uma insegurança enorme quanto à minha imagem. Disfarçava bem através de uma personalidade descontraída. Mas não me aceitava. Então, aos 33 anos resolvi me conhecer. O auto-conhecimento me levou a me aceitar, me amar e influenciar outras pessoas, uma vez que era cabeleireira. Morava no interior do Maranhão, onde o acesso a óleos, manteigas e azeites era bem comum. Comecei a estudar o poder das plantas nos fios. E o encantamento foi crescendo…”

Cuidados sem excesso: fitocosméticos Paula Breder

Depois de muitas pesquisas, Paula Breder já desenvolveu 18 produtos. Segundo ela,  10 deles já estão no mercado e 8 estão em produção. O mais interessante é que esses fitocosméticos tem uma técnica própria de uso. Geralmente a recomendação é que a aplicação seja feita em menor quantidade, associada a muita água.

Sua marca é adepta da máxima “menos é mais”. A linha Cliente Paula Breder é composta por três produtos: Shampoo Fortalecedor, Máscara SOS 4 e Leve in SOS 4. Todos eles com uma grande concentração de ativos naturais, por isso são tratamentos intensos e na medida certa para cuidar dos fios diariamente.

Fitocosméticos Paula Breder: leavein SOS 4, Máscara SOS 4, Shampoo Fortalecedor

Fitocosméticos Paula Breder

É possível que um salão ofereça tratamentos mais naturais?

Quem usa o cabelo ondulado, cacheado ou crespo já sabe que encontrar um espaço que respeite e compreenda a textura natural ainda é um grande desafio. Quem é profissional e está buscando produtos livres de sulfatos, petrolatos, silicones e fragrâncias sintéticas também já deve ter percebido que encontrar produtos para salão com esse perfil às vezes não é tarefa fácil.

Diante dessa constatação, a impressão que se tem é que estamos num beco sem saída, mas há alternativas muito legais sendo pensadas.  Exemplo disso é que além da linha de cuidados em casa, Paula Breder possui produtos de uso profissional. Outro ponto muito legal é que ela criou um espaço voltado para o diagnóstico e tratamento de cabelos naturais.

Espaço Maison Paula Breder oferece o chamado “tratamento Naturalista”, que segundo a fitoterapeuta envolve “alquimia exata, modo de uso e conhecimento da própria estrutura capilar”. Paula conta que uma etapa primordial no atendimento é a avaliação do histórico capilar e a estrutura dos fios. “Nesse momento nós diagnosticamos o fio e ouvimos a cliente. Consertamos seus hábitos e mostramos o que é necessário para tratar o fio” conta ela.

Eu não sei vocês, mas achei a história da Paula maravilhosa. A pesquisa contínua e um olhar cuidadoso sobre cabelos naturalmente ondulados, cacheados ou crespos por quem realmente ama e busca aprender cada vez mais sobre o assunto só tende a render bons frutos. Quem sabe daqui há alguns anos a gente não veja mais salões naturalistas espalhados pelo Brasil inteiro? Já imaginou se a produção de cosméticos se tornar cada vez mais amiga do meio ambiente e da nossa da saúde? Acho que já avançamos bastante e há muito pra descobrir!

Para conhecer mais de perto os fitocosméticos Paula Breder, fique de olho aqui no Cacheia. Vamos testar tudinho e mostrar pra vocês em breve todos os detalhes, características, composição e resultados. E se você quer mergulhar ainda mais no debate sobre meio ambiente, saúde e cuidados com o cabelo natural, dá uma olhadinha nessa reportagem aqui.

Até a próxima! :)

Maressa De Sousa

Maressa, 26 anos, baiana. Cientista Social, mestra em Antropologia. Terapeuta capilar, cabeleireira e trancista. Ama filmes e livros de ficção. Para ela, a transição capilar marcou o início de muitas outras transformações.

Blog Comments

COMO POSSO COMPRAR OS TEUS PRODUTOS

Leave a Comment