Gel de linhaça: como fazer, receitas de borrifador e dicas de uso

  • Home
  • Finalização
  • Gel de linhaça: como fazer, receitas de borrifador e dicas de uso
sementes de linhaça

Gel de linhaça no cabelo? É isso mesmo! A linhaça é uma sementinha utilizada frequentemente na alimentação, mas além do uso culinário muitas cacheadas e crespas descobriram que ela  também pode funcionar como um ativador de cachos natural excelente. É que a as sementes do linho formam um gel bem leve, capaz de incentivar a formação de cachos e conferir mais brilho aos cabelos. Para a fazer o gel de linhaça é possível usar a variedade de semente marrom ou dourada, sendo a que a primeira é mais barata. A linhaça pode ser encontrada em grandes mercados, feiras, lojas de produtos naturais, supermercados, dentre outros. A receita é muito simples, confira só!

Gel de linhaça para cabelo: como fazer

Ingredientes:

2 colheres de linhaça

1 copo grande de água

Como fazer: Coloque a água para ferver e acrescente as duas colheres de linhaça. Mexa e observe. Quando a mistura adquirir a consistência viscosa de gel, desligue o fogo. Use uma peneira ou um pano limpo para coar o gel. Se tiver peneira, coe o gel ainda quente num recipiente separado (com bastante cuidado para não se queimar). Se não tiver peneirinha em casa, coe o gel quando estiver frio utilizando um tecido fino e devidamente limpo. (veja o vídeo no fim desse post)

Gel de linhaça: como conservar?

A receita dessa postagem é suficiente para uma aplicação. Se seu cabelo for muito longo é só aumentar a quantidade de água e linhaça. Vale lembrar que por ser uma receita caseira, o gel de linhaça não possui aqueles conservantes tão utilizados pela indústria. Por isso mesmo o ideal é fazer apenas a quantidade exata para aplicação para evitar problemas como desperdício e a proliferação de organismos indesejados em função do armazenamento inadequado.

Eu sei que tem aquele truque de guardar num potinho de vidro fechado e conservar na geladeira, mas como costumam dizer, “o seguro morreu de velho”. Então, atualmente prefiro fazer em pequena quantidade e não guardar nadinha.

Resultado usando só gel de linhaça:

gel de linhaça no cabelo: resultado em cabelo crespo

Receitas de borrifador com gel de linhaça

Sabe aquelas receitas de borrifador para revitalizar os cachos no dia seguinte (day after)? Pois é! O gel de linhaça pode ser um belo aliado das nossas misturinhas. Confira essa sugestão <3

Leave-in ativador de cachos levíssimo:

Ingredientes:

Gel de linhaça (faça receita usando um copo de água conforme indicado acima)

1 colher de óleo de aloe vera (caso não tenha, utilize outro óleo como óleo de abacate, óleo de semente de uva, etc)

1 tampa de d-pantenol

50ml de água filtrada ou soro fisiológico

Como fazer: Coloque todos os ingredientes no borrifador aos poucos, começando pelo gel, acrescentando o óleo vegetal e por fim o d-pantenol e a água filtrada ou soro fisiológico. Balance o borrifador para misturar todos os ingredientes e pronto, só aplicar fazendo aquela fitagem belíssima :)

Gel de linhaça com leave-in

Gel de linhaça resseca o cabelo? Dicas para passar longe do aspecto ressecado

Muita gente não morre de amores pelo efeito dos produtos em gel: é que normalmente eles deixam os fios mais rígidos ao toque e com cachos mais “finos”.  Para passar longe desse aspecto ressecado, um truque que costumo fazer é aplicar uma camada de leave-in seguida de uma camada de gel. Dosando a quantidade aplicada, o cabelo fica bem macio e com aquele aspecto bem cuidado que a gente ama.

Mas vale lembrar: nunca misture sua receita caseira de gel de linhaça dentro da embalagem do seu creme de pentear ou leave-in, para não prejudicar as condições normais de conservação e as propriedades do produto. Faça a mistura num recipiente separado e na proporção certa para aplicação ou simplesmente aplique duas camadas: uma de leave-in, outra de gel.

Aliás, o uso de um pouquinho de leave-in na hora da aplicação também ajuda a evitar a temida “falsa caspa”: aquelas casquinhas brancas que costumam aparecer no comprimento dos fios quando aplicamos produtos em gel.

Quer saber mais? Confira esse vídeo sobre o assunto:

Maressa De Sousa

Maressa, 26 anos, baiana. Cientista Social, mestra em Antropologia. Terapeuta capilar, cabeleireira e trancista. Ama filmes e livros de ficção. Para ela, a transição capilar marcou o início de muitas outras transformações.

Blog Comments

Pode usar a linhaça dourada moída

Depois de aplicar o gel, devo lavar o cabelo?

Oi Juelma, tudo bem? Não é necessário lavar, ele é usado como um gel comum para finalizar cabelos cacheados e crespos.

Abraços

aaamei a receita! sempre soube do gel de linhaça mas nunca me interessei muito. Agora q conheço a finalização creogel vou tentar com o de linhaça pois quero aderir ao low poo

Que bom :) Ficamos felizes!

Gostaria de saber se antes de passa o gel de linhaça posso passa creme de pentear?

Sim, claro :)

Olá queria saber se fuciona no cabelo que esta de progresiva , eu quero muito meu cachos de volta.

Olá meninas! Gostaria de saber qual dos dois tipos de linhaça é a opção mais nutritiva e com mais propriedades para os fios. Também, gostaria de saber se há diferença de aroma entre elas.
Muito obrigada, amo o blog Cacheia!

Funciona em cabelo ondulado ou cachos mais abertos?

Funciona sim, Carollyna!

Ola chamo-me celia,tenho
36 anos e casada, eu nao tenho cabelo crespo,mas gostaria de experimentar as receitas,posso cachear tambem?

Leave a Comment