Em busca do ruivo perfeito – Manutenção e cuidados

Cabelo crespo e vermelho pode? PODE SIM! Dá pra ter o ruivo perfeito.

A Raysa falou disso no post Como harmonizar a cor de cabelo com o tom de pele.

Esse é o segundo post que falo sobre o vermelho que uso no meu cabelo. O primeiro, foi mais sobre tons e marcas de tintas que é o Cacheia que é red-power . E como muuuuuuuuuuuuuta gente ainda tem dúvidas sobre o assunto, resolvi falar sobre  manutenção e cuidados com meu cabelo. Vamos lá?

Se eu pintar o meu cabelo, vai estragar?

Isso depende muito do cuidado que você tem com ele, e do cuidado que vai ter após a coloração. Cada cabelo reage de uma forme diferente, então, é importante você saber como seu cabelo se comporta com determinados produtos, e está sempre atenta à necessidade diária dele. O meu cabelo por exemplo, tem reagido muito melhor às hidratações, mas não tem ficado muito feliz com as nutrições. O que significa que preciso repor água! Esse tipo de coisa, só dá pra saber se você estiver sempre atenta à ele.

Pode acontecer dos cachos abrirem um pouco e o cabelo ficar ressecado logo após a tintura, mas com bastante cuidado, ele volta ao normal rapidinho.

Pintar o cabelo, é um processo químico, e para que não afete a estrutura do seu cabelo, ele precisa estar bem preparado para receber a química e também para repor o que precisar após o uso da mesma.

Dicas:

  1. Quando você pinta seu cabelo, ele perde muita massa, então é importante fazer uma reconstrução antes e outra logo depois de pintar.
  2. Abuse de umectações após a tintura, pois elas ajudam a selar o fio, e devolvem a definição mais rápido.
  3. Faça a Reconstrução ácida com vinagre de maçã logo após a tintura, pois ela também ajuda a selar os fios, além de repor massa, também fixa o pigmento vermelho no cabelo.

cabelo_cacheado_vermelhoÉ verdade que o vermelho desbota muito rápido?

Infelizmente, essa é a dura realidade que temos que suportar. É claro, que vai depender muito da tintura que você vai utilizar, dos cuidados que vai ter e da forma que vai aplicar. Mas na minha opinião, a tintura vermelha desbota mais rápido do que eu gostaria. As vezes, fica até com um tom legal depois de 1 ou 2 lavadas, mas aos poucos vai ficando opaco, sem brilho e extremamente alaranjado. Por isso, quem já aderiu ao vermelhinho ou está louca pra pintar as madeixas dessa cor, precisa ter alguns cuidados especiais e usar produtos específicos para manter o vermelho sempre “bombástico”.

Máscaras Tonalizantes

As máscaras tonalizantes são uma salvação e tanto pra quem quer manter o vermelho sem precisar tonalizar com frequência ou pintar todo mês. Apesar de não ser permanentes e tão fortes quanto os tonalizantes, elas são muito eficientes e podem surpreender.

  • Intensive Red – Ekosméticos

Manutenção_vermelhos_cacheia

Por muito tempo essa máscaras da Ekos quebrou um galhão pra mim. Eu utilizo o vermelho desde quando tinha o cabelo liso. E como a chapinha fazia o meu cabelo desbotar muito mais rápido, eu não conseguia viver sem tonaliza-lo frequentemente. O problema, é que meu cabelo ficava muito ressecado e com as pontas horríveis. Então, passei a usar o Intensive. Em dezembro, quando decapei meu cabelo para mudar o tom, a raiz ficou com uma diferença imensa. O que me salvou e amenizou o estrago foi ela! OBS: Ela fica mais bonita nos tons mais fechadinhos de vermelho.

  • Mask Revit – Dicolore

04

Essa eu conheci a pouco tempo e fiquei apaixonada! Para os vermelhos tem duas opções de cores: “Avermelhados” e “Vermelho Amora”. Eu testei o Vermelho amora e gostei bastante do resultado. Principalmente porque ela tem uma ação hidratante que deixou meu cachos super soltos e brilhantes e o pigmento dela é perfeito!

  • Moulin Rouge – Lola Cosméticos

03

Sem dúvidas essa máscara é o sonho de consumo de muitas ruivinhas. Falo isso porque era o meu! Quase morri do coração quando ganhei de presente do meu marido.

 

Resultado do banho de brilho no meu cabelo.

Resultado do banho de brilho no meu cabelo.

Banho de Brilho (no caso do vermelho, Banho de sangue)

O Banho de brilho é ideal para revitalizar a cor e dar brilho no cabelo sem resseca-lo ou danifica-lo.

Em todo esse tempo que pinto o meu cabelo de vermelho (cerca de 3 anos), eu só fiz o banho de brilho 2 vezes. Uma delas, foi para escurecer mais o tom, porque queria mudar um pouco sem sair do vermelho. Mas para manutenção da cor, o ideal é utilizar o mesmo tom que você usa no seu cabelo.

Você vai precisar de:

– 1/3 da bisnaga da tintura ou tonalizante que você usa no seu cabelo

– 2 colheres (sopa) de emulsão reveladora

– 2 colheres (sopa) de máscara hidratante de cor branca

Como fazer:

Misture tudo em um recipiente e após lavar os cabelos com shampoo, passe em todo comprimento massageando (use luvas). Deixe agir por 20 a 30 minutos, enxague bastante e utilize seu condicionador de costume.

OBS: O ideal é fazer o Banho de brilho no máximo 1 vez por mês.

Tonalizantes

Primeira vez que tonalizei o cabelo - Tonalizante 6.66 (Louro escuro vermelho intenso)

Primeira vez que tonalizei o cabelo – Tonalizante 6.66 (Louro escuro vermelho intenso)

Algumas pessoas tem dúvidas sobre a diferença entre Tonalizantes e Tinturas permanentes. O Tonalizante é uma tintura semipermanente, que maquia os fios, enquanto a tintura, é permanente e age na parte interna dos fios. As tinturas geralmente contém amônia, e podem clarear os fios naturais sem precisar descolorir. Já os tonalizantes, são mais fraquinhos e vai saindo ao lavarmos o cabelo. A vantagem, é que eles não agridem tanto quanto as tinturas permanentes.

Se seu cabelo é natural ou escuro e você pretende mudar para o vermelho, o tonalizante não vai pegar! Logo quando comecei a pintar o meu cabelo, não queria algo tão radical, por isso fiz luzes e tonalizei por cima. A parte que estava com luzes ficou vermelhinha, mas a parte que estava com a cor natural, ficou apenas com um reflexo avermelhado.

Como manutenção da cor, os tonalizantes são uma ótima opção, principalmente pra quem dá um intervalo bem grande entre uma tintura e outra. Porém, se você não descolore seu cabelo, o tonalizante não vai modificar muito a raiz, apenas o comprimento já tingido.

Linha de manutenção para cabelos vermelhos

Como eu citei no outro post, eu não utilizava nenhuma linha específica para manutenção diária da minha cor. Mas com o passar do tempo, fui percebendo essa necessidade. Agora, eu uso produtos específicos para cabelos vermelhos diariamente e nos dias de cumprir alguma etapa do Cronograma Capilar , utilizo o produto específico para a etapa.

  • Linha Super Star – Lola Cosméticos

Manutenção_vermelhos_cacheia

Essa linha é um amor! É exclusiva para cabelos vermelhos, super suave e pigmentada. Além disso, é liberada para Low e No poo. A linha contém shampoo, condicionador e creme de pentear (que eu só utilizo quando lavo o cabelo).

  • Shampoo Protect Color – Vult

02

Apesar de usar alguns produtos liberados para Low e No poo, eu não sigo a técnica, por isso, as vezes utilizo shampoo com sulfato para retirar os resíduos do cabelo. Eu gosto bastante desse da Vult, porque é bem em conta e não deixa o meu cabelo ressecado.

 

Esses são os produtos e técnicas que venho utilizando para manutenção do meu vermelhinho! Espero que possa ajudar as ruivinhas de plantão, inclusive as de farmácia como eu! Beijoo grande! :*

 

Ster Nascimento

Ster Nascimento, 22 anos. Gosto do meu cabelo cacheado, do meu descontrole sem pé nem cabeça, do meu 8 ou 80 e da minha zarreza perceptível. As vezes sou um amor de pessoa.







comments

Comentários

Ster amo cabelo vermelho! Também já tingi dessa cor na época que fazia escova, porém hoje não pinto mais justamente por esses probleminhas: ressecamento, desbotamento e blábláblá… Mas, um dia volto a ser ruiva! Lindo demais!!!
http://dibobis.blogspot.com.br/

Aii Carol, eu uso vermelho a quase 4 anos, amo demais! rs Mas o desbotamento é um ór mesmo! Ressecamento nem tanto. Obrigada pela visitinha! um beijo :*

[…] E como manter o vermelho lindo por 3 a 4 longos meses? Calma meninas! Sem pânico. Existem várias opções. Saiba mais no post “Em busca do ruivo perfeito – Manutenção e cuidados“. […]

Cabelão lindo :D

Oii Ana, obrigada! <3

posso fazer umectação com óleo de rícino toda semana com o cabelo red?
estava tentando dar um up no crescimento mas acabei de pintar e surgiu a dúvida.

Pode sim Fran. Não tem problema nenhum! ^^

Oi, tudo bom? Bem, eu to passando pelo processo de transição (bem árduo) e gostaria de saber se há algum problema em pintar o cabelo (de ruivo, óbvio) enquanto passo por esse momento. Claro que o trabalho vai ser duplo, mas dá pra fazer sem piorar?

Obg. Seu cabelo é lindo *-*

Oi Paula, eu não recomendo usar química durante a transição. Mas depende muito do estado do seu cabelo. Eu pintava, mesmo quando estava em transição. Mas como você disse, o cuidado tem que ser dobrado. Lembre-se de se certificar se as químicas da tintura são compatíveis com a química que você usava no seu cabelo. E invista pesado no cronograma capilar! ^^

Gostaria de saber o preço desses produtos.

Olá Grazi, tudo bem? As máscaras da Ekos e da Dicolore, depende muitoda região ou dos representantes, mas ficam em torno de 50 a 60,00. O Moulin Rouge, custa cerca de 110,00 e o shampoo Vult, custa cerca de 20,00! :)

Meninas,
Eu adoro a onda de garotas alternativas e cabelos coloridos, desde pequena falava pra minha mãe que teria cabelo rosa, mudei um pouquinho a opinião e tô momentaneamente cobiçando umas mechas azuis, mas, como toda pessoa de cabelo cacheado, eu ouvi muuuita coisa durante esses 18 aninhos, e até hoje eu tô só no querendo. Eu vi um post no tumblr, no entanto, que deu uma ressuscitada na minha vontade e coragem, sobre uma mãe estadunidense que pintou o cabelo da filha de roxo… ok era liso, mas criança não pode pintar por causa da agressividade, mas ela comentou que usou tintura vegana livre de crueldade que não agredia o cabelo – além de ser temporária, no caso. Mesmo assim, minha mãe tem muita coisa a dizer sobre isso e acho que é capaz de fazer macumba pra que caso eu pinte, meu cabelo nunca mais seja o mesmo, e cá estou novamente a um passo de ficar no querendo de novo. O que vocês acham? Mesmo sendo tintura vegana, eu corro o risco de perder um pouco da naturalidade dos cachos? E vou ter que penar um pouquinho e ficar reconstruindo e hidratando e consertando o tempo todo?

Olá Lou, tudo bem? Existem várias maneiras e diversos produtos para colorir o cabelo. Alguns mais agressores que outros. A questão do cabelo azul, é que dependendo da cor do seu cabelo, talvez você tenha que descolori-lo para conseguir chegar no tom desejado. Mas tirar a naturalidade do seu cabelo, no caso seria perder os cachos? Porque isso depende muito do seu cuidado com ele. Dá uma olhadinha nesse post aqui: http://cacheia.com/2014/04/cachos-coloridos-sim-ou-claro/ . Eu não diria que vai ter que “penar”, como falei no post, a gente já tem que ter esse cuidado com nosso cabelo diariamente. Principalmente, se ele tiver que sofrer algum processo químico.

Ster, é verdade que se passar chapinha o vermelho desbota?

Oi grazi, o calor excessivo desbota qualquer tintura, e o vermelho você sabe né… qualquer coisa ele tá desbotando! rs

[…] Em busca do ruivo perfeito – manutenção e cuidados […]

[…] relacionadas a cor, nuances e processo de coloração. Sobre isso, já falei nos posts Em busca do ruivo perfeito e Cacheia que é red […]

Oiii Ster! Tudo bom ? Gostaria de saber se a postagem vale para todos os tipos de vermelho. Estou super animada pra dar uma mudada, porem tenho receio de danificar meus bebes… Recentemente comprei uma tinta Vermelho Borgonha e gostaria de saber se os produtos citados acima servem pra qualquer tom de vermelho!
Obg e Bjinhos liinda

COMPREI A MASCARA MOULIN ROUGE DA LOLA COMESTICS E COMO VCS DISSERAM É UM ESPETACULO O CABELO QUE É VERMELHO VAI DESBOTANDO E COM A MASCARA FICA UM BRILHO E UMA COR LINDAAA. OBRIGADA VCS ME AJUDAM MUITO NESTA FASE DE TRANSIÇAO E DOS CACHOS COLORIDOS :)

Que legal :) Ficamos felizes!


Deixe um comentário

error: Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não deve ser copiado ou reproduzido sem permissão prévia e sem atribuição dos créditos. Blog Cacheia 2013-2016.