Big Chop

Finalizando o cabelo depois do big chop

FAQ: Como finalizar o cabelo após o Big Chop

Acabei de fazer o Big Chop e meu cabelo não define, o que eu faço?

Essa é uma das perguntas mais frequentes aqui no Cacheia. A verdade é que fazer o Big Chop não significa automaticamente ter os cabelos definidos. Antes de dar algumas dicas relacionadas à pergunta gostaria de reforçar a importância das discussões que temos feito aqui no blog sobre a busca maluca por definição. Ponto número um: nem todos os tipos de cabelo “definem”, no sentido de criar cachos em espiral definidos e espaçados. Existem vários tipos de fios e cada um deles possui características bem específicas e merece cuidado especial.

Se você tem o cabelo 4C, vai perceber que seus fios são um pouco mais finos, que eles podem apresentar mais volume e que formam cachinhos bem pequenos ou ondulações em formato de “Z”. Deixa eu te dizer uma coisa moça: teu 4C é lindo! A definição que cada tipo de estrutura de cacho consegue é diferente e seu cabelo vai ficar maravilhoso com ou sem cachos. Não deixe que a busca excessiva por definição te impeça de descobrir seu própria beleza.

Depois de fazer o big chop, o mais interessante é tentar conhecer um pouco mais sobre o seu tipo de fio: como ele é e quais produtos funcionam melhor. Paciência e cuidado são essenciais! Para saber um pouco mais sobre transição capilar e hierarquização de texturas, confira o post da Ster: O cabelo tipo 4 e a hierarquização capilar.

finalizando o cabelo depois do big chop

Se seus cabelos formam cachos mas ainda sim você está enfrentando dificuldade para defini-los, existem algumas técnicas que podem te ajudar. A mais famosa de todas é a fitagem. Na postagem da Ana tem tudo explicadinho, corre lá: Fitagem: como e porque fazer. Se você não possui paciência ou tempo para fazer a fitagem tal como é recomendada (dividindo o cabelo por partes e penteando mecha por mecha), uma maneira simples de definir os cachos é desembaraçar os cachos no banho com ajuda do condicionador, enxaguar e finalizar o cabelo usando apenas as mãos. Nesse caso você pode aplicar um creme de pentear/leave-in pelo cabelo e pentear os fios com os dedos rapidamente. Abandonar o pente comum e usar as mãos para arrumar os fios diminui a quebra e ajuda na definição. 

Uma outra opção é o “dedoliss”, que nada mais é do que fazer cachinhos com os dedos. Para garantir um resultado mais natural você pode abrir alguns desses cachinhos quando eles estiverem secos e soltar a raiz usando as mãos ou um pente garfo. Quando eu estava com com o cabelo beeem curtinho, tinha a maior paciência e fazia cachinhos com os dedos nas partes onde meu cabelo ainda não estava definido. Depois de fazer o BC ainda restaram várias partes com resíduo de química ainda alisadas, então o dedoliss ajudou muito, assim como a fitagem e as texturizações. Meu cabelo ficava assim quando fazia o dedoliss:

finalizando o cabelo depois do big chop

Os ativadores de cacho também podem ser valiosos para definir os cachos depois do big chop. Um ótimo ativador de cachos 100% natural é o gel de linhaça. Saiba como fazer no post da Giovanna: Ativador natural de cachos: gel de linhaça.  Gosto muito do gel de linhaça porque a linhaça tem um valor bem acessível (comprei meu pacotinho por R$ 2,60) e rende muito. Gel de linhaça + creme de pentear faz maravilhas. No mercado é possível encontrar alguns produtos industrializados como o Definidor de cachos Capicilin, meu atual favorito para essa função. Para as onduladas, sugiro a leitura do post da Ray: Como deixar o cabelo ondulado mais definido.

Por último e não menos importante: depois do grande corte os fios podem parecer ressecados, porosos, sem muita definição e um pouco mais frizados. Costumamos chamar esse “fenômeno” de scab hair. Mas óh: sem pânico! Essa fase é passageira! Com alguns cuidados básicos os fios crescem saudáveis e lindos. Vai lá no nosso post sobre cronograma capilar e saiba mais sobre o assunto.

Qual é o melhor produto para finalizar cabelo cacheado/crespo?

Ai meninas, eu bem que queria ter uma resposta pra isso, mas não tenho. Recomendar produtos é muito complicado porque cada cabelo possui necessidades diferentes e reage de modo diferente aos produtos utilizados. Vou listar pra vocês alguns produtos e combinações que eu gosto de usar para finalizar o cabelo e alguns produtos que as leitoras indicaram como favoritos lá no facebook. Se nenhum deles funcionar pra você, continue tentando! Você não vai descobrir logo de cara um produto que funcione 100% nos seus fios. Procure aproveitar ao máximo as características e potencialidades de cada produto e acima de tudo: conheça o seu próprio cabelo.

produtos finalizar o cabelo depois do big chop - finalizando o cabelo depois do big chop

cremes de pentear para cabelos cacheados e crespos para finalizar o cabelo depois do big chop

produtos para finalizar o cabelo depois do big chop - finalizando o cabelo depois do big chop

Fiz o BC e meu cabelo está sem volume, socorro!

O modo como você finaliza faz toda diferença no volume. Evite usar creme de pentear/leave-in muito próximo do couro cabeludo. Deixe sua raiz respirar livre leve e solta! Se seu cabelo pesa com facilidade, dê preferência ao uso de produtos mais leves. Preste bastante atenção na quantidade de produto aplicada: o excesso de creme pode diminuir bastante o seu volume além de ser prejudicial para os fios.

Com os cabelos já finalizados e secos, use as mãos para apertar e amassar levemente os fios. Isso criará um efeito bem natural e vai deixar os fios mais soltos. Em seguida utilize um pente garfo para levantar a raiz e dar mais volume aos fios. Para finalizar você pode usar uma pomada ou um pouquinho de óleo reparador de pontas. Alguns meses depois do BC meu cabelo cresceu um pouquinho e já formava um black power lindo! Esse é o resultado dele garfado:

finalizando o cabelo depois do big chop

Existem alguns produtos específicos para aumentar o volume. Postamos recentemente a resenha da Gelatina Vai ter Volume Sim! da linha TodeCacho, não deixe de conferir. As dicas da Mari também podem ajudar:

5 dicas pra dar volume à raiz

Fiz meu BC e meu cabelo está muito volumoso. O que eu faço?

Eu amo volume, mas sei que algumas meninas não gostam. A boa notícia é que existem vários produtos indicados para reduzir o volume. O mais famoso é o gel redutor de volume Capicilin, o laranjinha e a novidade recente é o gel redutor de volume Salon Line, ambos muito bons e com preços acessíveis. A resenha comparativa já saiu: Gel redutor de volume Salon Line x Gel redutor de volume Capicilin

Outra novidade que acabou de chegar é uma gelatina da Capicilin bem consistente: a G Gelatina – redutor natural de cachos. A gelatina realmente ajuda a diminuir o volume e definir os cachos mas infelizmente é proibida para No/Low Poo.

A Raysa ensinou uma receitinha caseira de borrifador que ajuda na redução de volume, confira:

O que tem no borrifador: receitas e dicas para cabelos cacheados

No seu dia-a-dia, invista nos produtos em gel. Eles ajudam a definir e fixar os cachos. Não se esqueça de dar uma amassadinha leve no cabelo depois que o produto secar para “quebrar” o gel e deixar os fios soltos e bonitos heim? :)

Existe alguma maneira de diminuir o frizz depois do BC?

Se você é cacheada/crespa, precisa ter em mente uma coisa muito importante: ter frizz é totalmente normal. Tente conviver com ele da melhor maneira possível :) Para evitar o excesso de frizz você pode tomar alguns cuidados básicos começando do banho: não esfregue a toalha no cabelo. Esse movimento de fricção cria atrito e gera muito frizz. Na hora de secar o cabelo use uma camisa de algodão ou uma toalha de microfibra. Tente enxaguar os fios usando água fria sempre que puder. Dispense pentes e escovas de plástico no momento de desembaraçar os fios e prefira usar as mãos ou um pente de madeira.

Outro ponto importante: depois de finalizar o cabelo com seu creme de pentear/mousse/leave-in/gel, espere os fios secarem completamente para tocar e dar volume. Tocar com muita frequência durante o processo de secagem incentiva o aparecimento de fios arrepiados. Depois que os fios estiverem secos, se você sentir necessidade, pode usar um pouquinho de óleo para diminuir o frizz e dar mais brilho para os cachinhos. Na postagem 13 produtos para cabelos cacheados e crespos eu recomendei dois óleos que me ajudam bastante. Meu favorito atualmente é o Óleo Cachos Poderosos Fructis. A aplicação é simples: coloque uma pequena quantidade de óleo na palma das mãos, espalhe e aplique nos fios apertando levemente.

Saiba outras dicas valiosas para diminuir o frizz nos posts:

6 dicas para detonar o frizz

Como acabar com o frizz: guia definitivo

Não estou conseguindo ter um bom day after, o que eu faço?

Eu sei exatamente o que vocês estão sentindo: uma das primeiras dificuldades que tive depois de fazer o big chop foi ter um bom day after. A primeira coisa que me ajudou muito foi usar uma fronha de cetim. O cetim é um tecido bem leve ( e com um toque delicioso!) que cria menos atrito em contato com os cabelos. Quando comprei na minha cidade dois anos atrás dois metros me custaram R$ 5,00. Com esse tecido consegui confeccionar uma capa para travesseiro e uma touquinha. Senti que com a touca de cetim meus cachos foram conservados mas o volume diminuiu. Já com a fronha de cetim meus cachos permaneceram lá e o volume no dia seguinte é maravilhoso!

Outra dica valiosa: meu cabelo é crespo e bem fino, por essa razão ele se desfaz com mais facilidade. Para ter um bom day after, eu costumo finalizar os fios com um creme mais consistente. Um produto mais consistente ajuda na fixação dos cachos. Faz toda diferença!

Se você costuma despertar com os fios amassados e com muito frizz, pode usar o borrifador para reavivar os cachos. 300 ml de água misturadas com um pouco de leave-in (mais ou menos 3 colheres rasas) foram uma boa misturinha para borrifar nos fios. Uma coisa é certa: o borrifador é nosso melhor amigo. Na postagem da Ray tem várias receitas ótimas para testar:

O que tem no borrifador? Receitas e dicas para cabelos cacheados

Testei recentemente um produto específico para day after: o gel Como se fosse a primeira vez da linha To de Cacho. A resenha dele já está aqui no blog. Minha opinião: é uma ótima opção para garantir um bom day after! O modo de uso é bem simples: deposite uma pequena quantidade na ponta dos dedos ou num recipiente separado. Aplique nos fios que estão mais amassados ou com muito frizz. Pronto!

Veja no post da Mari mais algumas dicas para day after:

Day after: dicas para manter os cachos lindos no dia seguinte

Fiz o big chop e ainda tenho duas texturas

Se você fez o big chop e ainda está com duas texturas, provavelmente ainda restam resquícios da sua última química nos fios. Não se preocupe, logo logo você se livra dela. Enquanto isso, capriche nas dicas para ganhar mais definição que coloquei nesse post. Você pode também experimentar uma texturização.

Algumas vezes a presença de duas ou mais texturas pode ser uma característica natural do seu cabelo. Confira no post Duas texturas depois da transição capilar mais informações sobre o assunto.

Outra possível explicação para duas texturas que não está relacionada aos resíduos de química é o fator hormonal: já vi vários relatos de mulheres que ficaram grávidas e notaram uma mudança significativa no formato dos cachos, por exemplo. Se esse é o caso, nós não podemos ajudar muito. É muito importante buscar orientação médica. Saúde em primeiro lugar!

Mudanças na alimentação também interferem bastante no modo como seus cachinhos estão crescendo. Saiba mais em: Cronograma alimentar: aprenda a nutrir seus cabelos de dentro pra fora. 

You may also like