Dicas

Como usar chás no cabelo – Tutorial completo

Tutoriais de hidratações naturais para o cabelo
(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

Oi amorecos, tudo bem com vocês? Depois do sucesso do post sobre borrifadores, eu decidi criar um post específico sobre chás e cabelos, com informações sobre hidratações, finalizações, clareamento, queda, etc: Como usar chás no cabelo?

Como já devem ter percebido, eu sou uma chácholic: sou viciada em chás! Eu tomo o tempo inteiro, inclusive nesse calor de matar! Alguns chás são ótimos para a saúde, então resolvi testar os benefícios também para o cabelo. É uma maneira barata, eficaz e natural de tratar os fios; e o melhor, você pode unir o útil ao agradável e também beber os chás que comprar para os seus fios! Amores, lembrem-se que não tem problema nenhum se vocês usarem chás industrializados.

Então, bora aprender?

 

1. Hidratação com Chá Verde

Faça um chá verde (100ml +/-) bastante concentrado e misture com sua máscara de hidratação preferida. Acrescente bepantol ou glicerina e massageie o couro cabeludo. A cafeína do chá verde acelera o crescimento dos fios, e os resultados são cabelos soltinhos  e hidratados. Lembre-se de acrescentar no cronograma no dia da hidratação e de utilizar uma máscara mais consistente.

 

2. Como diminuir a queda de cabelo?

Várias plantas e ervas naturais reduzem a queda de cabelo e aceleram o crescimento dos fios, como bétula, jaborandi, alho ou cebola.

2.1. Bétula e Jaborandi

Os chás de bétula e jaborandi são feitos a partir das folhas trituradas das ervas. Coloque duas colheres (sobremesa) das ervas para 250 ml de água fervente e deixe em infusão por 10 minutos. Depois disso, coe e passe no couro cabeludo com auxílio de um borrifador, ou de algum pote de tônico velho que esteja guardado no armário, como o de alho, massageando sempre. O indicado é que você passe os chás uma vez por dia, durante um a dois meses. Também é indicado que você beba a mistura.

2.2. Alho e Cebola

Ferva os pedaços de meia cebola pequena, ou dois dentes de alho, durante 8 minutos. Depois coe, e passe no couro cabeludo, como recomendado acima. Deixe agir por vinte minutos e enxague com água abundante. É recomendável que você faça o co-wash para limpar o chá. Se você fora uma pessoa corajosa, pode adoçar os chás e tomar!

3. Como tratar a caspa?

Você pode tratar a caspa com chás concentrados de alecrim ou carqueja. Passe-os apenas no couro cabeludo, até 2x por semana, massageando sempre. Deixe agir por duas horas e lave em seguida.

4. Como tratar a porosidade?

Meu cabelo é terrivelmente poroso! Não existem fios com cutículas mais abertas que as minhas! Such a drama queen. (exceto aqueles martirizados por químicas, coitadinhos). Acho que é genético, ou seja, é da própria constituição dos fios. E isso acarreta uma quantidade enorme de frizz e de pontinhas mastigadas. Por isso, sempre que eu  consigo arrumar um tempinho, faço algum tratamento rápido que trate a porosidade.

Um dos melhores tratamentos é o chá de mel e limão. Pra fazer é muito simples: ferva em 250 ml de água, durante dois minutos, um limão pequeno cortado em 8 partes, com a casca mesmo. Depois de ferver por dois minutos, deixe o chá em infusão por mais 5 minutos. Coe, misture o mel e passe nos fios ainda morno. Se você acha que essa receita não é suficiente para o comprimento do seu cabelo, pode dobrar a quantidade. Deixe agir por 2 a 6 horas e lave o cabelo em seguida, normalmente. Cuidado com o limão porque pode queimar a pele no sol! 

Os resultados no meu cabelo depois de lavar o chá:

 ——————————————–

Alterando a cor dos fios

1.  Como clarear os fios?

Todo mundo já ouviu falar sobre clareamento com chá de camomila, né? O que ninguém sabe é que esse cházinho lindo pode clarear até meio tom! Lindo demais, né? Antes de hennar, eu tentei clarear os fios com camomila pra diminuir danos da tinta, então fiz o chá e passei nos fios durante duas semanas, misturado com chá de canela, e realmente meus fios clarearam um pouquinho (especialmente na parte com luzes). Mas se você tem tinta, desista! A camomila não clareia pigmentos de tinta.

Pra fazer o chá você vai precisar de: 250ml de água filtrada e 2 colheres (sobremesa) das flores secas OU três papelotes de chá industrializados. Deixe em infusão em água fervente por 10 minutos, coe, aguarde esfriar e passe em todos os fios. Pode ficar o dia inteiro com a camomila no cabelo. Eu misturava também com chá de canela, que a Anoca já ensinou AQUI, porque aumentava a definição e dava um “up” no clareamento também. Lembre-se sempre de pegar sol para ajudar no processo. O engraçado é que deu até pra ver diferença entre a raiz nova que crescia o restante que eu clareei com a camomila! Haha

 

2. Como avermelhar os fios?

Eu encontrei essa dica em um grupo de ruivas acobreadas do facebook: chá de hibisco para avermelhar. Olha que coisa, linda, pessoal!

Eu descobri isso quando hennei os fios. Pra quem não sabe, existe uma tintura “natural” que se chama henna. Mas a henna só pigmenta na cor cobre, então algumas meninas misturam chá de hibisco na receita para avermelhar os fios. E olha, dizem que funciona, hein? Mas lembre-se que o hibisco só “deposita” um pouco do pigmento do cabelo, então quanto mais claro o cabelo, mais vermelhinho ele vai ficar. Além disso, os pigmentos vermelhos acabam saindo com as lavagens, então é legal passar de novo.

Modo de preparo: Faça um chá de 250 ml de hibisco bastante concentrado, passe nos fios limpos e deixe agir por 2 a 4 horas. Se quiser, pode fazer esse “banho de hibisco” duas vezes por semana. O cheirinho é ótimo, dá pra beber o chá também (que é naturalmente mais docinho) e é fácil de achar!


Finalizando com chás

1. Como finalizar?

Essa é minha parte preferida do uso de chás! Você pode utilizar os chás para umedecer os cabelos antes de passar cremes, geis, óleos e mousses finalizadores. Eu já expliquei de forma bem completa sobre como utilizar borrifador no cabelo.

 


Eu espero que vocês tenham gostado do post, lindes! Deu pra perceber porque eu amo tanto chás, né? É um tutorial bem completinho de todas as formas que eu conheço que você pode usá-los nos cabelos. Se você tiver qualquer dúvida, pode me mandar que terei um enorme prazer em responder! <3

 

Beijocas encaracoladas,

(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

Você também pode gostar: