Como usar chás no cabelo – Tutorial completo

  • Home
  • Dicas
  • Como usar chás no cabelo – Tutorial completo
Tutoriais de hidratações naturais para o cabelo

Oi amorecos, tudo bem com vocês? Depois do sucesso do post sobre borrifadores, eu decidi criar um post específico sobre chás e cabelos, com informações sobre hidratações, finalizações, clareamento, queda, etc: Como usar chás no cabelo?

Como já devem ter percebido, eu sou uma chácholic: sou viciada em chás! Eu tomo o tempo inteiro, inclusive nesse calor de matar! Alguns chás são ótimos para a saúde, então resolvi testar os benefícios também para o cabelo. É uma maneira barata, eficaz e natural de tratar os fios; e o melhor, você pode unir o útil ao agradável e também beber os chás que comprar para os seus fios! Amores, lembrem-se que não tem problema nenhum se vocês usarem chás industrializados.

Então, bora aprender?

 

1. Hidratação com Chá Verde

Faça um chá verde (100ml +/-) bastante concentrado e misture com sua máscara de hidratação preferida. Acrescente bepantol ou glicerina e massageie o couro cabeludo. A cafeína do chá verde acelera o crescimento dos fios, e os resultados são cabelos soltinhos  e hidratados. Lembre-se de acrescentar no cronograma no dia da hidratação e de utilizar uma máscara mais consistente.

 

2. Como diminuir a queda de cabelo?

Várias plantas e ervas naturais reduzem a queda de cabelo e aceleram o crescimento dos fios, como bétula, jaborandi, alho ou cebola.

2.1. Bétula e Jaborandi

Os chás de bétula e jaborandi são feitos a partir das folhas trituradas das ervas. Coloque duas colheres (sobremesa) das ervas para 250 ml de água fervente e deixe em infusão por 10 minutos. Depois disso, coe e passe no couro cabeludo com auxílio de um borrifador, ou de algum pote de tônico velho que esteja guardado no armário, como o de alho, massageando sempre. O indicado é que você passe os chás uma vez por dia, durante um a dois meses. Também é indicado que você beba a mistura.

2.2. Alho e Cebola

Ferva os pedaços de meia cebola pequena, ou dois dentes de alho, durante 8 minutos. Depois coe, e passe no couro cabeludo, como recomendado acima. Deixe agir por vinte minutos e enxague com água abundante. É recomendável que você faça o co-wash para limpar o chá. Se você fora uma pessoa corajosa, pode adoçar os chás e tomar!

3. Como tratar a caspa?

Você pode tratar a caspa com chás concentrados de alecrim ou carqueja. Passe-os apenas no couro cabeludo, até 2x por semana, massageando sempre. Deixe agir por duas horas e lave em seguida.

4. Como tratar a porosidade?

Meu cabelo é terrivelmente poroso! Não existem fios com cutículas mais abertas que as minhas! Such a drama queen. (exceto aqueles martirizados por químicas, coitadinhos). Acho que é genético, ou seja, é da própria constituição dos fios. E isso acarreta uma quantidade enorme de frizz e de pontinhas mastigadas. Por isso, sempre que eu  consigo arrumar um tempinho, faço algum tratamento rápido que trate a porosidade.

Um dos melhores tratamentos é o chá de mel e limão. Pra fazer é muito simples: ferva em 250 ml de água, durante dois minutos, um limão pequeno cortado em 8 partes, com a casca mesmo. Depois de ferver por dois minutos, deixe o chá em infusão por mais 5 minutos. Coe, misture o mel e passe nos fios ainda morno. Se você acha que essa receita não é suficiente para o comprimento do seu cabelo, pode dobrar a quantidade. Deixe agir por 2 a 6 horas e lave o cabelo em seguida, normalmente. Cuidado com o limão porque pode queimar a pele no sol! 

Os resultados no meu cabelo depois de lavar o chá:

 ——————————————–

Alterando a cor dos fios

1.  Como clarear os fios?

Todo mundo já ouviu falar sobre clareamento com chá de camomila, né? O que ninguém sabe é que esse cházinho lindo pode clarear até meio tom! Lindo demais, né? Antes de hennar, eu tentei clarear os fios com camomila pra diminuir danos da tinta, então fiz o chá e passei nos fios durante duas semanas, misturado com chá de canela, e realmente meus fios clarearam um pouquinho (especialmente na parte com luzes). Mas se você tem tinta, desista! A camomila não clareia pigmentos de tinta.

Pra fazer o chá você vai precisar de: 250ml de água filtrada e 2 colheres (sobremesa) das flores secas OU três papelotes de chá industrializados. Deixe em infusão em água fervente por 10 minutos, coe, aguarde esfriar e passe em todos os fios. Pode ficar o dia inteiro com a camomila no cabelo. Eu misturava também com chá de canela, que a Anoca já ensinou AQUI, porque aumentava a definição e dava um “up” no clareamento também. Lembre-se sempre de pegar sol para ajudar no processo. O engraçado é que deu até pra ver diferença entre a raiz nova que crescia o restante que eu clareei com a camomila! Haha

 

2. Como avermelhar os fios?

Eu encontrei essa dica em um grupo de ruivas acobreadas do facebook: chá de hibisco para avermelhar. Olha que coisa, linda, pessoal!

Eu descobri isso quando hennei os fios. Pra quem não sabe, existe uma tintura “natural” que se chama henna. Mas a henna só pigmenta na cor cobre, então algumas meninas misturam chá de hibisco na receita para avermelhar os fios. E olha, dizem que funciona, hein? Mas lembre-se que o hibisco só “deposita” um pouco do pigmento do cabelo, então quanto mais claro o cabelo, mais vermelhinho ele vai ficar. Além disso, os pigmentos vermelhos acabam saindo com as lavagens, então é legal passar de novo.

Modo de preparo: Faça um chá de 250 ml de hibisco bastante concentrado, passe nos fios limpos e deixe agir por 2 a 4 horas. Se quiser, pode fazer esse “banho de hibisco” duas vezes por semana. O cheirinho é ótimo, dá pra beber o chá também (que é naturalmente mais docinho) e é fácil de achar!


Finalizando com chás

1. Como finalizar?

Essa é minha parte preferida do uso de chás! Você pode utilizar os chás para umedecer os cabelos antes de passar cremes, geis, óleos e mousses finalizadores. Eu já expliquei de forma bem completa sobre como utilizar borrifador no cabelo.

 


Eu espero que vocês tenham gostado do post, lindes! Deu pra perceber porque eu amo tanto chás, né? É um tutorial bem completinho de todas as formas que eu conheço que você pode usá-los nos cabelos. Se você tiver qualquer dúvida, pode me mandar que terei um enorme prazer em responder! <3

 

Beijocas encaracoladas,

Raysa França

Raysa, 27 anos, vegana, belo-horizontina e mineira de coração. Cientista Social, mestranda, apaixonada com pessoas, animais, viagens, desenhos animados, culinária e cabelos.

Blog Comments

Amei o post! ><
Gostaria de saber se, no caso dos chás naturais, eu posso apenas acrescentar o conteúdo do chá (não sei se é pó ou folha, rs) ao invés de colocá-lo na água.

Oi, você tem que colocá-lo na água quente/fervente, pois é assim que ele libera as propriedades! Bjocas

Oi gente! Só queria dizer que tem mais ou menos umas 2 semanas que descobri o site de vocês e to amando! Pegando várias diquinhas pra tratamento (ainda sou meio perdida, mas quase certeza que sou uma cacheada 2c – 3a no máximo) porque as pontas do meu cabelo são mais secas que vassoura de piaçava! E to adorando essas receitas caseiras, inclusive considerando comprar um borrifador asap!

Enfim, só queria parabenizar pelo site gracinha e cheio de conteúdo interessante e fácil de ler/entender! Vocês facilitam e muito a vida de “novas” cacheadas que nem eu! Que assumi os cachos já tem dois anos, mas só agora criei vergonha na cara pra cuidar!
É isso, beijos!

Oi, Alessandra! Que legal!
Ficamos muito felizes que goste do blog e das dicas :)

Se tiver alguma dúvida, pode contar com a gente!

Beijo!

Olá Cacheia!
Em relação a hidratação com o Chá verde, eu posso usar só o chá com a minha hidratação ou eu tenho que usar obrigatoriamente o Bepantol ? Beijão !

Olá Tamires, tudo bem?

É melhor usar com o bepantol, ou com outro agente hidratante, tipo a glicerina OU aloe vera! Beijocas

Tem que colocar a glicerina toda é ?

Não não!
Coloca só um pouquinho, meia colher de sobremesa já dá conta!
beijocas

Oi,tudo bem?
Gostaria de saber se no caso do chá de camomila depois que usa ele no cabelo tem q lavar?
Obrigada,bjs

Você pode deixar agir algum tempo no sol, ou até uns dois dias, sem problemas!

beijocas

Qual a receita pra fazer o chá concentrado de carqueja? E.com.folhas de hortelã? ? Obrigada :)

Marina, duas colheres de sopa p/ meio litro de água quente. Mas aqui, os benefícios do chá de carqueja são melhores se vc bebe o chá!
Beijocas :D

Olá
Não foi especificado a quantidade de mel que vai nesse chá pra tratar porosidade, é mel à gosto? rs Vai no olho mesmo ou tem que ter uma textura específica?

Até uma colher de sobremesa é um bom número.. Beijocas

Oi ! Estava pensando em clarear as pontas dos meus cachos e depois tingi-las com um tom acobreado, porém, estava com muito medo de danificar meu cabelo. Sou dona dos cachos 4A mais rebeldes do planeta, mas desde que comecei a usar as dicas do Cacheia,minha vida ficou mais fácil que é uma beleza kkkk Então vamos às dúvidas: 1- posso fazer o tratamento com o chá de camomila e depois com o de ibisco sem sobrecarregar meu cabelo ?; 2- se sim, quanto tempo devo usar cada chá ?
Estou muito determinada com a ideia de acobrear meus cachos kkkk Obrigada (

Oi ju!
Pode fazer o tratamento sim! Só que vai demorar um pouquinho para clarear e avermelhar, mas vai dar certo sim!
Você pode usar o chá de camomila por uns dois meses, e em seguida o de hibisco! Eles vão dar reflexos, mas não é como tinta, tá bem?
Beijcoas

Oi ! Estava pensando em clarear as pontas dos meus cachos e depois tingi-las com um tom acobreado, porém, estava com muito medo de danificar meu cabelo. Sou dona dos cachos 4A mais rebeldes do planeta, mas desde que comecei a usar as dicas do Cacheia,minha vida ficou mais fácil que é uma beleza kkkk Então vamos às dúvidas: 1- posso fazer o tratamento com o chá de camomila e depois com o de ibisco sem sobrecarregar meu cabelo ?; 2- se sim, quanto tempo devo usar cada chá ?
Estou muito determinada com a ideia de acobrear meus cachos kkkk Obrigada (:

Então, eu queria muito testar alguma receita com chá e, depois de ler esse post, estava querendo fazer o de chá e limão, pois meu cabelo é poroso. Mas hoje eu descobri que tinha um teste que indicava o nível de porosidade do cabelo e resolvi fazer, mas o resultado deu alta porosidade na franja (cutículas abertas) e baixa porosidade na região do meio (cutículas fechadas)!! Vocês tem alguma dica do que eu tenho que fazer nesse meu cabelo complicado? Beijocas.
PS: meu cabelo é do tio 3b

ops, tipo* haha

Olha Karol, o melhor seria evitar colocar muito limão nessa parte do meio. Concentra os tratamentos para porosidade nessa parte da cabeça em que as cutículas são mais abertas, sabe?
Beijocas

Ah sim, vou tentar fazer isso então. Obrigada <3

[…] Leia nosso post Como usar chás no cabelo – Tutorial completo […]

Oi.. Sobre o clareamento VC menciona camomila e canela. Coloca tudo junto? E a canela, pode ser a do mercado mesmo? E canela em po ou pau?
Obg! :*

Separado! A canela pode ser em pó :)

Oi Ana, amei as dicas, acho que quanto mais produtos naturais a gente conseguir usar pra dar uma folginha aos cabelos melhor! :)
Me libertei das tinturas há mais de 4 anos e há uns dois uso shampoo de camomila (uma vez por semana porque ele resseca os fios) e faço lavagens com o chá, dá super certo.
Sobres os chás, só recomendo um pouco de cuidado com a canela, ela tá na lista dos alimentos que mais pode causar alergia, e as vezes a pessoa só descobre depois que usa, o que foi o meu caso (rsrsrs) passei a tarde inteira com o couro cabeludo irritado quando testei uma receita caseira de hidratação/clareamento que usava ela em pó.

Oi Luh Almeida!
Mto obrigada pela dica! Hahaha
Vou editar o post com a informação da canela!

Beijocas

olá eu amo as receitas desse site, super praticas *–*
mas gostaria de saber se o cabelo tem que tá lavado, ou ele pode está “sujo”? bjss

Oi Patrícia!
Para fazer as hidratações, os fios devem estar limpos!
Para clarear ou finalizar, não precisa não

Beijocas

Oi, adorei as dicas! Queria saber se o efeito clareador do chá de camomila vai embora com as lavagens! Ah, tambem queria saber se interfere no processo finalizar o cabelo com leave-in, etc ^_^ Obg pela ajuda!

Isis, não vai não! É claramento permanente. Mas é legal pegar um solzinho com o chá de camomila pra ele clarear mais.

Deixa um pouquinho no cabelo e no sol e aplica o leave in depois que é melhor. Mas não interfere tanto, porque como eu não tinha tempo, tinha que aplicá-los juntos sempre e clareou bastante!

Beijocas

Olá… Eu adorei as dicas, queria muito tirar uma dúvida. Sobre a do hibisco, vc põe ele no cabelo estando sexo ou úmido? E tem que lavar depois?
Desde já agradeço.
Bjos.

Desculpa foi o corretor. .. No cabelo SECO*

kkkkkkkkkkk

Estando sexo kkkkkkkkkk Esse corretor apronta cada uma, né? =P
Você pode passar logo após o banho, antes do creme de pentear!

Beijocas

[…] A receita é muito simples e como aumentar a definição do cabelo ondulado! […]

Posso misturar chá de camomila pra clarear e de hortelã pra dar brilho? Ou melhor usar separados? Beijos, tô adorando esse site! Passei horas lendo ontem e hoje hahaha <3'

Oi, mana! É melhor usar separados.
hahaha Ai que legal, seja sempre bem vinda <3
Beijocas

Oi Raysa, queria saber se os chás de betula e jaborandi pode deixar na geladeira ou tem que fazer todo dia pra passar?

Ei Dani!
Pode deixar na geladeira por até uma semana!
beijo

ei Dani, pode deixar na geladeira. beijo

quero fazer o de alho e cebola tem que lavar o cabelo apos usar o cha? o cabelo nao vai fica com aroma de alho e cebola?

Deixe agir por vinte minutos e enxague com água abundante! Um beijo

RAYSA tô amando isso aquiiiii! Cada receita maravilhosa. Deixa eu perguntar. Faço a técnica Noo Pow Loo pow posso usar essas receitas desse chá no meu borrifador? Como finalização?

hahaha Olá! Já respondi o seu antes, mas amei o elogio, então vou responder de novo pra agradecer hihi.. beijo

Faço a técnica Loo Pow Noo Pow posso usar esses chás no borrifador?

pode sim, Debs!
Um beijo

Oi Linda!
Eu gostaria de saber se ao aplicar o chá de camomila no cabelo, o efeito clareador vai ser permanente ou se eu parar de passar o chá o meu cabelo voltará a cor normal?
Beijos!
Amei seu site!

Oi Julia! É temporário sim :)

ei Julia, tudo bem?
É permanente na parte que for aplicada. Não afeta a raiz, então o cabelo cresce da cor que era.
beijo
obrigada <3

Da pra usar ele no day after?

Sim :)

Oi!!! Amei o post, mas sobre a hidratação com chá verde, mesmo misturando com a máscara de tratamento pode aplicar no couro cabeludo? Não tem que ser do comprimento para as pontas não? Beijos.

Você não estará aplicando o creme direto na raiz, então não tem problema ;)

Meu cabelo é loiro, mas tem uns tons cobres nele, utilizando o chá de hibisco em média quanto tempo ele começa a dar resultado?

Olá faço conograma capilar lavo meus cabelo de segunda, quarta e sexta queria usar o chá preto pra escurecer meu cabelo, como poderia incluir ele no meu C.C será que vc pode me ajudar,haa poço fazer o último enxague com chá preto depois de qualquer etapa do conograma?? Obrigada bjs

Oi! Meu cabelo é loiro mas estão aparecendo cabelos grisalhos consigo disfarçar com o chá de camomila?

Olá, meninas, boa tarde!
Para fazer a do chá com limão e mel, o cabelo precisa estar limpo? Ele entra em algum lugar no cronograma capilar como reconstrução, hidratação ou nutrição?
Adorei muito as dias :3
<3

[…] cacheia e eu sem […]

Leave a Comment