Resenhas

Resenha: Como usar o gel Redutor de Volume Capicilin

Penteado simples de cabelo para transição capilar

redutor de volume capicilin relaxante naturalOlá garotinhos e garotinhas, tudo bem com vocês? Hoje vou falar sobre um produto que meu cabelo amou, e que principalmente cumpre o que o fabricante promete. O gel redutor de volume Capicilin faz parte da linha Relaxante Natural (não possui componentes que causam desestruturação do fio), e é vendido em embalagens de 300ml.

1. O que diz o fabricante?

Indicação: Cabelos armados, volumosos e com frizz.

Princípios Ativos: Óleo de abacate, óleo de macadâmia e proteínas hidrolisadas. Possui filtro solar.

Ação: Controla, domina e disciplina os cabelos instantaneamente, eliminando o frizz e evitando que os fios se armem com o passar do dia. Hidratação intensa: suaviza a textura seca e áspera (efeito palha) e devolve o brilho natural dos cabelos.

Preço: Comprei em Belo Horizonte por 8 reais, mas uma pesquisa na internet mostrou que ele pode ser achado por uma faixa de preço que vai de R$6,00 a R$10,00, dependendo da cidade e da loja.

2. Qual é a composição?

Analisar a composição de um produto é muito importante para entender se há realmente quantidade significativa dos princípios ativos, e se há componentes que vão tratar o cabelo e não apenas maquiá-lo.

composição-gel-redutor-de-volume-capicilin Aqua, Propylene Glycol, PEG-14M, Hydroxypropyltrimonium Chloride, DEA PG-Propyl PEG/PPG-18/21 Dimethicone, Parfum, PEG 40 Castor Oil, Phenoxyethanol, Disodium EDTA, Methylisothiazolinone, Methylchloroisothiazolinone, Macadamia Ternifolia Seed Oil, Hydrolyzed Wheat Protein, Hydrolyzed Keratin, Persea Gratissima Oil, Citric Acid, Ethylnexyl, Methoxycinnamate, Linalool, Hexyl Cinnamal, Butylphenyl, Methylpropional, D-Limonene, Citronellol, Coumarin, Geraniol, CI 19140, CI 16255.

Os ingredientes em maior quantidade são aqueles listados em primeiro lugar na fórmula, logo água, propylene glycol e PEG-14M são os ingredientes mais abundantes do gel. Mas qual a ação destes compostos nos cabelos?

Aqua (Água): Potencializa o efeito dos princípios ativos, e varia sua quantidade entre 40% a 90% da composição de um cosmético. Produtos mais leves, como o yamasterol, possuem mais água em sua constituição.
Propylene Glycol: É um álcool solúvel em água. Responsável por manter a umidade nos fios, classificado como agente hidratante.
Hydroxypropyltrimonium Chloride: Condiciona o cabelo e previne a estática (vulgo frizz).
Dimethicone: Silicone artificial insolúvel em água, é um agente condicionante que pode acumular nos fios impedindo que outros ativos penetrem.
PEG 40 Castor Oil: Óleo de Mamona, ou rícino, nutre os fios do cabelo.

Os ingredientes a seguir aparecem por último na fórmula, então conclui-se que a participação no gel é pequena :(

Macadamia Ternifolia Seed Oil: Óleo de Macadâmia.
Hydrolyzed Wheat Protein e Hydrolyzed Keratin: Queratina hidrolisada e proteína hidrolisada do trigo, responsáveis pela reconstrução dos fios.
Citric Acid: Controla o PH da fórmula e promove fechamento das cutículas do fio, proporcionando brilho ao cabelo.

Podemos perceber que a composição é OK, e é liberada para a técnica low poo, o que é um ponto positivo para a marca. Já o dimethicone é um silicone que poderia ser dispensado da fórmula. :/

3. Quais as características do gel?

características-do-gel-redutor-de-volume-relaxante-natural-capicilin
A consistência leve é um diferencial

O gel é bem levinho e tem uma textura viscosa. Escorre das mãos com facilidade. É transparente-alaranjado e possui odor agradável e suave. O cheiro fica pouco tempo no cabelo, e o gel não deixa os fios duros. O efeito molhado some após uma ou três horas com o produto no cabelo, dependendo da quantidade que for aplicada.

 

4. Como aplicar?

Descubra a quantidade de gel que seu cabelo mais gosta. O excesso do produto, ao contrário de cremes de pentear, não deixa o cabelo pesado ou com aspecto de sujo. Basicamente, existem duas maneiras principais de aplicar o produto nos fios:

4.1. Separando em mechas
Aplique nos cabelos limpos o relaxante natural mecha a mecha, dividindo em fitas, como se estivesse fazendo uma hidratação. Aplicar da raiz as pontas, com abundancia. Essa técnica diminui drasticamente o volume dos fios e pode te ajudar a garantir um bom day after.

4.2. Amassando os fios
Aplique o gel no cabelo amassando sempre para estimular a formação de ondas e cachos. Essa técnica reduz o volume apenas parcialmente, mas, em contrapartida, ajuda na definição. É a maneira que eu uso, pois estou na transição capilar com cabelo 80% liso. 

5. Pode misturar o gel com cremes de pentear?

Sim! Não há problema nenhum. Inclusive eu prefiro a ação do gel combinada com leave in, óleos e protetores de pontas. Você pode passar até condicionador, já que o gel possui filtro solar, impedindo que seu cabelo “frite” no sol.

5.1. Método LOC

O método LOC consiste na aplicação de líquido + óleo + creme. O líquido pode ser água, ou água com glicerina, bepantol, aloe vera, e até chás. O óleo deve ser vegetal, e o creme de pentear pode ser qualquer um. Após a aplicação de todas as etapas, finalize com o gel o resultado será infinitamente melhor: mais definição, menos volume e menos frizz.

5.1. Método Cregel

Este método foi criado por mim e é o mais eficiente para o meu cabelo. Depois de lavado, eu amasso os cachos com creme de pentear ou condicionador (eu gosto muito do garnier fructis brilho vitaminado para esta técnica). Aguarde dez minutos e passe o gel. O resultado é incrível para o meu cabelo, e é um método recomendado para quem tem cabelos oleosos e/ou pratica a técnica no poo.

6. Resultados

O resultado é muito positivo independente da técnica empregada; O meu conselho é: auto-conhecimento! Saibam o que o cabelo de vocês gosta mais e testem diferentes técnicas; Além disso, diferenciem o objetivo: mais volume, ou menos, mais definição etc. O produto não resseca o cabelo, um baita diferencial já que é difícil encontrar géis que realmente hidratem. Não percebi diferença quase nenhuma na diminuição do frizz. Quando utilizado isolado, não apresenta tanto resultado tanto quanto combinado a cremes, óleos etc. A diminuição do volume depende da forma que o gel for aplicado, em mechas ou amassando. Enfim, é um gel excelente considerando o custo benefício e os efeitos no cabelo.

cabelo-sem-finalizaçãodepois-gel-redutor-de-volume-capicilincabelo-finalizao-metodo-cregel-relaxante-natural

7. Nota final

cabelo-finalizado-metodo-cregel-capicilin
Nesta foto meu cabelo foi finalizado com o método cregel após um dia no clube

 

– Custo Benefício: (10/10)
– Fórmula/Composição: (7,0/10)
– Ação Hidratante (8/10)
– Ação isolada (7/10)
– Ação combinada (8,5/10)
– Definição de cachos (9/10)
– Redução de Volume (9/10)
– Redução de Frizz (6/10)
 Nota final: (8/10)

E vocês, já testaram o gel? O que acharam dos efeitos? Já utilizaram algum finalizador e obtiveram melhores resultados? Compartilhem com a gente! Qualquer dúvida estarei a disposição para respondê-los.

Beijos,

(Agradecimentos à anvisa e ao naturallycurly por informações relacionadas aos ingredientes da fórmula.)

 

You may also like