Cronograma Capilar

Cronograma alimentar para cabelos: fios incríveis e saudáveis!

Cronograma Alimentar: aprenda a nutrir os cabelos de dentro para fora

Todo mundo conhece a expressão “você é o que você come”. Mas isso não significa necessariamente que você vai ficar com cara de alface se comer esse vegetal. Na verdade, a expressão diz sobre o impacto que os alimentos têm na nossa saúde e também aparência.  O nosso corpo tira dos alimentos toda a energia necessária para realizar o metabolismo que nos mantém vivos, como também vitaminas, sais minerais, gorduras e proteínas, que são fundamentais para o funcionamento adequado do organismo.  É sabido que o cabelo funciona como um espelho da nossa nutrição.  Normalmente, os primeiros sinais da falta de nutrientes aparecem na pele, unhas e cabelos.  Por isso, vou mostrar pra vocês nesse cronograma alimentar os alimentos que não podem faltar para que você tenha fios lindos. De quebra, essas comidinhas vão deixar a pele, as unhas lindas e a saúde muy hermosas. Só vejo vantagens.


Composição Química Capilar

Qual a composição química do fio de cabelo?Primeiramente, vamos entender qual é a composição dos nossos cabelinhos. É importante saber o que forma nossas lindas molinhas pra saber exatamente o que nós vamos comer no nosso cronograma alimentar.

 

  1.  Como dá pra perceber na tabelinha acima, aproximadamente 80% do cabelo é constituído de queratina e aminoácidos, ou seja, proteínas. A OMS recomenda que um indivíduo normal consuma 1g de proteína para cada quilo corporal. Por exemplo, se eu peso 60 kg, devo ingerir 60g de proteína.
  2. 12% do cabelo consistem em água. É muita coisa, não é? Se o seu cabelo está ressecado, pode saber: está faltando água. A resposta é simples: beba bastante água. Eu sou dessas pessoas que odeiam água, acho o gosto horrível.  Por isso eu tomo muitos chás sem açúcar ou adoçante, e água com bastante limão e até gengibre. Uma pessoa adulta deve beber 25ml de água por quilo corporal. Por exemplo, se você pesa 70 kg, deve beber 1,8 litros, em média. (É importante frisar que os fios são recobertos por cutículas que podem se abrir ou fechar, e o cabelo pode perder ou ganhar água a a partir de processos físicos e químicos. No entanto,  a maior parte da água que compõe os fios vem de dentro, ou seja, do que você bebe).
  3. Os lipídios (gorduras) compõem aproximadamente 5% dos fios. O cabelo tem uma camada de sebo que é essencial para manter a hidratação e os nutrientes dentro do fio. Nos cabelos cacheados esse sebo tem dificuldades de alcançar as pontas dos fios. Umectações capilares ajudarão a manter o óleo necessário que seu cabelo precisa.
  4. Outros elementos, como zinco, cálcio, ferro, cobre e iodo, magnésio e silício fazem parte dos 3% restantes. Mas não subestimem esses elementos. Normalmente, a ausência deles se faz notar; Se eles estiverem em falta no seu organismo, eles podem prejudicar seriamente o desenvolvimento dos seus fios, já que eles fazem parte dos processos de crescimento e nascimento do fio, bem como da saúde do couro, que é fundamental para um cabelo  bonito.

Composição química dos fios de cabelo

Mas onde podemos encontrar essas substâncias importantes para os cabelos?

Agora que nós já vimos os nutrientes que temos que ingerir, vamos descobrir em quais alimentos nós podemos encontrá-los.

  • Para combater o envelhecimento: Frutas cítricas ricas em vitamina C, como o limão, a laranja e a tangerina; Morangos; Chocolate amargo; Cacau; nozes; manga; mamão;
  • Para o crescimento e vitalidade: Brócolis; lentilha; repolho; feijões; cereais integrais (arroz, aveia); folhas verde-escuras, como espinafre e couve;
  • Para dar brilho: cenoura, abóbora; frutos do mar;
  • Para prevenir a queda e dar força estrutural: ovo; carne magra; leite; soja; iogurte desnatado; gelatina sem sabor (dê preferência para a gelatina natural batida com frutas; aquelas já doces são cheias de flavorizantes, aditivos e açúcar que irão causar o efeito contrário, prejudicando sua saúde; fora que a quantidade de colágeno delas é mínima); mocotó.
  •  Para a reposição de ácidos graxos: chia; azeite de oliva; abacate.

 

Como inserir esses ingredientes na rotina: cronograma alimentar

Ora, é muito fácil meninas. Vocês não precisam consumir esses alimentos todos os dias, apenas varie em sua rotina. Eu montei um cronograma alimentar especialmente para isso. Particularmente, acredito mais no cronograma alimentar do que no capilar, já que a verdadeira mudança vem de dentro. Eu diria que é bem mais inteligente garantir que o cabelo nasça saudável em sua estrutura e somente depois proteger contra os danos do ambiente. Não se esqueçam de beber bastante água!

Cronograma Alimentar: nutrição dos cabelos de dentro para foraQuando se escolhe sabiamente os alimentos, além dos benefícios estéticos, fortalecemos nossa imunidade, combatemos o envelhecimento, controlamos o colesterol, entre muitas vantagens. Além do cronograma alimentar, é muito importante ter em mente que você precisa consumir, no mínimo, 2 litros de água por dia.

Espero que tenham gostado do post. Qualquer dúvida estarei disponível para respondê-los.

Mil beijos.


Observações: É importante frisar que não sou nutricionista e não estou indicando uma dieta, apenas alimentos que podem ser incluídos na alimentação com o objetivo de melhorar nossa pele, unhas e cabelo. Procure sempre um profissional da saúde caso você tenha problemas com a alimentação e dieta.

Créditos de algumas das informações:

 

You may also like