Dicas

Como lavar cabelos cacheados e crespos

como lavar cabelo cacheado e crespo corretamente - chuveiro
(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

Para muita gente pode parecer estranho se deparar com um post que ensina a lavar o cabelo, mas pra quem usou o cabelo alisado durante muito tempo, a descoberta desses cuidados pode fazer uma grande diferença. Na hora de lavar os cabelos cacheados e crespos alguns passos simples podem contribuir para reduzir o ressecamento causado pelo shampoo e deixar os fios ainda mais hidratados. Confira!

Pré-poo: uma opção para preparar os fios

O pré-poo é um truque muito utilizado pelas americanas para proteger o cabelo antes da lavagem com shampoo. A ideia é realizar um mini tratamento com duração de cerca de 5 minutos. Essa fase é opcional, que fique claro :) O pré-poo é indicado principalmente para quem está com os fios ressecados e/ou para quem costuma usar shampoos que contém sulfatos fortes na composição. Esses shampoos possuem uma boa capacidade de limpezas, por outro lado, podem contribuir para o ressecamento dos fios cacheados e crespos. Saiba mais sobre como escolher o shampoo certo para o seu cabelo nesse post aqui. E para conferir dicas de pré-poo, corre lá no post da post da Ray: “Como fazer o pré-poo: protegendo o cabelo do ressecamento do shampoo” 

Aplicando o shampoo

Antes de falar sobre a lavagem em si, vamos tratar de um detalhe essencial: a temperatura da água. Na hora de lavar os cabelos, evite utilizar água quente. O ideal é que lavar os cabelos com água fria ou morna. A água quente pode prejudicar a saúde dos fios e incentivar a oleosidade excessiva no couro cabeludo.

O shampoo é um aliado para higienizar os fios e na hora de aplicar é importante tomar alguns cuidados. Coloque na palma da mão o equivalente à medida de 1 moeda. Não se preocupe com o comprimento e as pontas, o produto vai escorrer naturalmente para essas regiões conforme você realiza o enxague. 

Depois de distribuir o shampoo no couro cabeludo, massageie bem. Massagear o couro cabeludo ajuda na limpeza, além de incentivar a circulação sanguínea nessa região. Você pode fazer movimentos circulares ou paralelos, desde que mantenham uma pressão firme (sem exageros, claro). Mas atenção: a ideia é fazer esse movimento com a ponta dos dedos. Não utilize as unhas, elas podem provocar descamação e ferir o couro cabeludo.

Caso seja necessário, repita esse processo antes de avançar para a próxima etapa.

Hora de tratar!

Se você quiser realizar algum tratamento capilar com máscaras ou receitas caseiras, esse é o momento! Coloque num recipiente separado a máscara que vai utilizar. É interessante estabelecer uma medida para evitar o desperdício. Por exemplo: se seu cabelo é curto, você pode utilizar entre uma e duas colheres de máscara.

Após retirar o excesso de água do cabelo, aplique uma quantidade generosa de máscara no comprimento e nas pontas. Evite aplicar a máscara na raiz. Feito isso, faça um movimento de “enluvamento“, isto é, massageie os fios de cima para baixo, distribuindo bem o produto. Esse movimento ritmado auxilia na absorção dos produtos e ajuda a “alinhar” a fibra capilar.

Deixe a máscara agir conforme o tempo indicado no rótulo e enxague.

Condicionador

Muita gente torce o nariz para o condicionador, mas ele é super importante para selar as cutículas e trazer mais maciez para os fios. Para o condicionador vale a mesma dica da máscara: aplique somente no comprimento e nas pontas. Aqui também vale aquele mesmo movimento de enluvamento para facilitar a aplicação.

Algumas mulheres costumam desembaraçar os cabelos durante a aplicação do condicionador. Você pode aproveitar a maleabilidade proporcionada pelo condicionador para desembaraçar levemente fios, utilizando os dedos mesmo.

Após deixar o condicionador agir, enxague o produto completamente. Feito isso, use uma toalha de microfibra ou camisa de algodão para envolver os cabelos. Nunca esfregue a toalha contra os fios: aperte gentilmente a toalha para que a água seja absorvida naturalmente. Por fim, basta finalizar como de costume.

Leituras sugeridas

Quer aprender mais sobre os cuidados diários com seu cabelo natural? Confira mais posts aqui no blog!

PH: saiba o que é e o que ele diz sobre seus cabelos 

Como pentear cabelos crespos e cacheados 

Guia contra o ressecamento de cabelos cacheados e crespos 

Como escolher o shampoo certo para seu cabelo parte 1

Como escolher o shampoo certo para seu cabelo parte 2

Atualizado em: 10/01/2016 

(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

Você também pode gostar: