Dicas

7 Dicas rápidas para não ressecar os fios durante a lavagem

5 de agosto de 2015

Oi, menines!

Hoje o post é pá pum ti dun tis :) (desculpa, são quase meia noite e eu já fico meio besta rs) e é para explicar uma dúvida que sempre rola por aqui:

Como não ressecar os fios com o shampoo?

7-dicas-rapidas-para-nao-ressecar-os-fios-durante-a-lavagem

1- Você pode seguir o low poo e abrir mão do sulfato e de outros componentes que fazem mal para os nossos cabelos crespos/cacheados/ondulados.

Guia Low Poo
Perguntas frequentes sobre a técnica low/no poo

Descomplicando o low poo

Vilões capilares: conheça os 3 componentes que não podemos usar!

2- Você pode fazer um pré-poo (ou pré-lavagem) para preparar o cabelo para a guerra contra o sulfato.

A Raysa fez um post lindo de viver sobre isso aqui: Como proteger o cabelo do ressecamento causado pelo shampoo (pré-poo)

Maaaaas, Mari, eu não sigo low poo ou não tenho tempo para fazer o pré-poo, tem solução?

Respondo: tem! Se liga nas próximas dicas:

3- Misture água no seu shampoo

Isso vai fazer com que ele fique mais “fraquinho” e não deixe o cabelo tão ressecado.

4- Aplique o shampoo na parte debaixo do cabelo, perto do pescoço, e depois vá subindo

Isso porquê a parte de cima é que a mais resseca por pegar sol, chuva, água quente, vento, shampoo… Então, dê uma trégua para essa parte do cabelo. Ah, e evite a água quente sempre (por mais difícil que isso seja).

5- Foque o shampoo no couro cabeludo

Lave bem o couro cabeludo, massageando-o sem usar as unhas, e deixe o shampoo escorrer pelo comprimento. Lave o comprimento com delicadeza (não precisa friccionar). Assim, você não tira a hidratação natural do fio, já que é tão difícil levar a oleosidade do couro cabeludo até as pontas dos nossos cachos.

6- Hidrate sempre que possível

Cabelo crespo/cacheado/ondulado respira hidratação! Sempre que puder, reponha a água das suas madeixas (nem que for uma hidratação rapidinha no banho).

#DicaBônus 7- Quando sair do banho não utilize toalha para secar os fios e não esfregue-os. Prefira tecidos 100% algodão (como camisetas velhas) e amasse o cabelo para tirar a umidade.

É isso :)

Beijos de luz <3

 

Recomendados para você

23 Comentários

  • Reply Ster Nascimento 6 de agosto de 2015 at 00:37

    Ai essas dicas… tem salvado vidas (leia-se cabelos)!

    • Reply Mariana 6 de agosto de 2015 at 12:28

      Amém! E que consigamos cada vez ajudar mais gente e mais gente e mais gente <3

  • Reply Beatriz Fernandes 6 de agosto de 2015 at 11:25

    Olá, eu queria tira uma duvida eu estou transição capilar estou tentando recuperar meus cachos e eu queria saber ser eu desce beleza natural vai ajuda a eu recuperar meus cachos mais rápido ??

    • Reply Mariana 6 de agosto de 2015 at 12:23

      Oi, Beatriz!
      Não vai ajudar, não, pelo contrário. Beleza Natural também é química e fará com os seus cachos fiquem ainda mais distantes :(
      Sugiro que você leia o nosso passo-a-passo para assumir o cabelo crespo: http://cacheia.com/2015/01/passo-a-passo-para-quem-quer-assumir-o-cabelo-crespo/

      A transição capilar é um momento que exige muita paciência, mas aproveite esse tempo para se conhecer melhor, conhecer seu cabelo e amá-lo como ele é!

      Se precisar de ajuda, conte com o Cacheia!

      Um beijo

      • Reply Beatriz 6 de agosto de 2015 at 18:51

        Muito obrigado

        • Reply Mariana 6 de agosto de 2015 at 22:49

          De nada :)

  • Reply MILENA 11 de agosto de 2015 at 10:06

    Oi meninas! Uma dúvida: Coloco água no frasco do shampoo(deixando lá por dias) ou somente na hora de usar?
    Adoro o blog :) bjs

    • Reply Raysa França 11 de agosto de 2015 at 13:30

      Somente na hora de usar, Milena!!
      Beijocas <3

      • Reply MILENA 27 de agosto de 2015 at 13:56

        Obrigada por responder flor! :)

  • Reply Ariadne Luz 11 de agosto de 2015 at 10:23

    Eu uso a técnica de lavar da raiz para as pontas e só lavo na água fria….no tanque….rsrrs..vou experimentar secar com a camiseta de algodão e também estou pensando em usar produtos no ou low pool.

    Abraços e adoro o blog.

    • Reply Raysa França 11 de agosto de 2015 at 13:30

      Ariadne no taaaaaaaanque?? QUE CORAGEM!! Nesse frio eu não aguento não! hahahhaa
      Beijocas

  • Reply Sara 13 de agosto de 2015 at 17:32

    Oii, então, eu tô sofrendo MUITO com a raiz do meu cabelo. O meu cabelo é cacheado do tipo 3a ou 3b (tá nesse meio termo) mas a raiz dele é muito crespa e muito alto, eu não consigo domar a raiz. Teve uma época que eu fiz franja porque não aceitava o meu cabelo, e acabei passando aquela progressiva que se faz em casa, tive paciência e a franja cresceu o suficiente para que eu pudesse cortar, mas algumas partes ficaram muito ressecadas e com um textura muito diferente da textura do cabelo em si. Já a raiz do resto do cabelo (sem contar a parte da franja) está muito ressecado, quando eu saio do banho ela fica muito alta (parece que seca muito mais rápido) e eu não sei mais o que fazer. Já fiz várias umectações e misturo água ao shampoo para não ficar forte mas não adianta. Você acha que eu deveria tentar um creme de reconstrução na raiz ?

    • Reply Mariana 17 de agosto de 2015 at 10:04

      Oi, Sara!
      Você tem alguma quimica no cabelo ou ele está 100% natural? Porque se o comprimento estiver com quimica e a raiz não, realmente vai dar essa diferença.
      Preciso entender melhor para te ajudar!
      Beijos!

  • Reply Juliane 24 de agosto de 2015 at 15:36

    Gente, eu queria uma ajuda. O meu couro cabeludo é oleoso, porem o resto do cabelo é muito, mas muito ressecado, aquele crespo, cheio de frizz e seco, como palha. Os cremes de pentear contem óleos, e mesmo passando-o somente no comprimento do cabelo, causa espinhas no meu rosto. Duas cabeleireiras afirmaram que tenho a raiz oleosa, porem cabelos secos, e nisto o suor do couro, desce para a pele causando as espinhas. Queria sugestão, ajuda.. qualquer coisa para poder usar os cachos.
    Agradeço desde já.

    • Reply Mariana 24 de agosto de 2015 at 17:10

      Oi, Juliane!
      Primeiro, acho importante vc procurar um dermatologista e conversar com ele sobre isso.
      Algo que pode te ajudar com a aparência dos fios é o cronograma capilar. Vc conhece? A Ster explica nesse post aqui http://cacheia.com/2013/11/cronograma-capilar-sos-cabelo/

      Espero que te ajude!
      Bjs

  • Reply Andreza Priscila 29 de agosto de 2015 at 19:19

    Mari realmente esses cuidados são muito importantes, tenho feito pré poo sempre e com óleos vehetais. Li o post que tem vários tipos de pré poo e tenho seguido alguns.
    Vcs são demais!!!
    Pré poo eh vida!!!

    • Reply Mariana 9 de setembro de 2015 at 17:28

      Oi, Andreza!
      Com certeza! Que bom que está dando certo e que você esteja gostando do blog, ficamos muito felizes =)

      Um beijo!

  • Reply Danielle 5 de fevereiro de 2016 at 20:43

    Mari meu cabelo está em transição e tem acontecido algo que não sei se é normal, os cacho se formam desde a raiz mas apenas em alguns locais como a frente do cabelo(próximo a testa), nas laterais e na nuca mas no meio da cabeça o cabelo está sem forma nenhuma. Eu trabalho numa indústria e fico de cabelo preso quando estou trabalhando, pode ser isso? Se sim tem alguma técnica pra quem precisa prender o cabelo por muito tempo não prejudicar os cachos com isso? ME AJUDEEE
    Beijos, o site é ótimo!!

    • Reply Mariana 21 de fevereiro de 2016 at 22:00

      Oi, Danielle!
      Pode ser isso sim. O meu cabelo pelo menos, quando eu prendo, sempre perde a definição e é normal o cabelo ficar meio estranho durante a transição porque o cabelo com química interfere na aparência do natural.
      Eu só tive real noção do meu cabelo quando fiz o BC. Meu conselho é para não se preocupar muito com isso e ir cortando. Quando você tiver com ele 100% natural e saber como seu cabelo realmente é, você conseguirá lidar melhor com ele. E aí na hora de prender, prefira grampos ou elásticos que não marquem para não amassar o cabelo ;)

      Qualquer coisa, estou por aqui!
      Bjs!

  • Reply Cláudia Gregório 26 de fevereiro de 2016 at 14:14

    Mariana, boa tarde!
    Estou em fase de transição, cortei, mas não tão curto rsrsrsrsrs. Estou contente com os cachinhos nascendo, porém tenho um milhão de dúvidas rsrsrsrs, achei o seu blog show, e já sanou meio milhão delas, mas não sei ao certo a quantidade de creme para pentear, pois convenhamos que uma moeda de creme é nada…coloco umas dez, uma para cada parte do cabelo que reparto. E gostaria de saber se posso misturar low poo e no poo, pois está difícil de achar tudo no pow e barato. Me ajuda por favor

    • Reply Raysa França 27 de agosto de 2016 at 14:05

      ei Cláudia, vc pode misturar sim, desde que faça lavagem com sulfatos leves ou anfótero, tá?
      Beijo

  • Reply Beatriz Monteiro 15 de abril de 2016 at 00:15

    Ola querida, apos ler seu post fiquei com uma duvida. Sigo o Low po a 5 meses e a 2 semanas faço pré poo, pode fazer? ou no caso pré po é so para quem usa sulfatos? obg <3

    • Reply Mariana 28 de agosto de 2016 at 04:01

      Oi, Beatriz! Tudo bem?
      Pode fazer sim! O pré-poo é ótimo para todo mundo. É só usar óleos vegetais puros que tá tudo certo.

      Bjs!

    Deixe um comentário!

    error: Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não deve ser copiado ou reproduzido sem permissão prévia e sem atribuição dos créditos. Blog Cacheia 2013-2016.