Dicas

Como cuidar do cabelo cacheado no inverno

como cuidar do cabelo crespo e cacheado em dias frios

Olá olá, leitores lindes! Como estão vocês? Depois de um longo período morrendo de saudades, e sem conseguir escrever para o blog por questões de: tempo, voltei para conversar sobre nossos caracóis e o inverno. Finalmente está chegando aquela época linda do ano que nós tiramos as roupas de frio do armário, morremos de vontade de esticar o sono mais um pouquinho, e podemos comer um monte de pipoca assistindo filme debaixo das cobertas! Apesar de ser tão delícia, é importante saber como cuidar do cabelo crespo e cacheado em dias frios.

O frio e o inverno pode ser uma época linda para nós, mas nem tanto para os nossos cabelos! Ao pesquisar sobre o assunto, achei muito material nas gringas. Porém, ao contrário do inverno úmido nórdico, o inverno brasileiro é bem diferente, caracterizado especialmente pelo clima seco. Este clima, os banhos quentes e as mudanças na rotina ressecam os fios e os “deixam sem vida”. Por isso, se você quiser, pode tomar alguns cuidados para diminuir os impactos de um clima que é tão lindo.

Como cuidar dos cachos no inverno - Como cuidar do cabelo crespo e cacheado em dias frios


Faça o pré poo

O pré poo é uma etapa pré shampoo, muito famosa nas gringas, porém não muito habitual por aqui. Basicamente, essa técnica consiste na preparação rápida do seu hair para o processo de lavagem, que costuma ser agressivo. No inverno, o processo resseca ainda mais os fios, pois a água do chuveiro está mais quente, tornando o pré poo ainda mais necessário.

Você pode utilizar óleos e cremes hidrantes baratos para fazer o pré poo. Eu já expliquei como fazer o pré poo de forma bem detalhada e completa.


Capriche no condicionador

aplicando-condicionador-no-cabelo

Não tenha medo de encher o cabelo com mais no condicionador durante inverno, afinal é necessário: o tempo está mais seco, e a água que sai do chuveiro mais quente. Depois de lavar o cabelo com shampoo, aplique o condicionador generosamente.


Se possível, lave os cabelos na parte da tarde

A água quente é uma das principais vilãs dos nossos caracóis. Por isso, no inverno, evite lavar os fios na parte da manhã, quando tá mais frio porque tendemos a tomar banhos mais quentes. O ideal é fazê-lo de tarde, se possível, quando o sol fica mais forte e lavamos os fios com a água mais fria. É bem difícil fazê-lo, com trabalho, faculdade e tantas demandas durante o dia, porém o cabelo agradece! Se for possível lavar o cabelo 1x por semana na parte da tarde, já é uma boa ajuda.


Sele as pontinhas do seu cabelo com óleo

Ao finalizá-lo com creme de pentear, ou com o produto de sua preferência, sele as pontinhas do seu cabelo com gotinhas de óleos vegetais, diminuindo drasticamente a chance de quebras. O azeite de oliva é uma dica ótima! Você pode tentar também o óleo de rícino, óleo de uva ou abacate, e o tão querido óleo de coco, indicado por sua densidade.


Considere utilizar a técnica low/no poo no inverno

Se você não segue a técnica low/no poo normalmente, pode considerar utilizá-la apenas no inverno. Para quem não sabe, essa técnica é responsável por reduzir ou eliminar os danos dos shampoos nos fios pois corta sulfatos fortes e retira parafinas, petrolatos e alguns silicones insolúveis.


Como cuidar do cabelo crespo e cacheado em dias frios com cronograma capilar

Se você assim como eu não gosta muito do cronograma capilar pode deixar para fazê-lo apenas no inverno para proteger os cabelos. O Cronograma capilar consiste em uma rotina que organiza hidratações (reposição de água), nutrição (reposição de óleos) e reconstrução (reposição de proteínas) nos dias da sua semana. A Mari já escreveu um post explicando sobre como fazer um cronograma personalizado e a Ster já ensinou sobre cronogramas gerais.


Evite sair de casa com os cabelos úmidos

Para quem não tem difusor, ou secador, como eu, fica mais difícil sair de casa sempre com os fios secos. Além disso, eu gosto sempre de lavar os cabelos na parte da manhã, antes de ir para a faculdade. No entanto, além de demorar uma eternidade para secar, fazendo com que absorva todas as partículas de sujeira e poeira do rua, você ainda pode pegar gripes e resfriados com muito mais facilidade. Já reparou como a gente sente muito mais frio quando sai com o cabelinho molhado?

como cuidar do cabelo crespo e cacheado em dias frios
Cabelo úmido no frio: a boca roxa não deixa mentir o frio que passei :(

Veja mais dicas:


 

You may also like