Aprenda a usar óleos vegetais no cabelo

  • Home
  • Dicas
  • Aprenda a usar óleos vegetais no cabelo

Vocês já estão cansadas de saber que nossas jubas crespas e cacheadas são naturalmente ressecadas, e usar óleos vegetais, ajudam a repor lipídeos e a oleosidade natural dos fios. Mas não é só isso, os óleos vegetais também ajudam no crescimento capilar e a selar as cutículas da nossa cabeleira.

Aprenda algumas maneiras de utiliza-los no cabelo:

  • Umectação

Essa é uma das formas mais utilizadas, e uma das mais eficientes. A umectação é basicamente um “banho de óleo”, onde você aplica o óleo puro em todo cabelo e deixar agir por um bom tempo (pode até deixar a noite toda). A mari já explicou tudinho no post Umectação capilar: o que é, como fazer e benefícios para o cabelo.

  • Nutrição

Outra maneira bastante eficiente de utilizar óleos vegetais, é adicionar uma pequena quantidade na máscara de hidratação para potencializa-la. Você pode fazer esse procedimento na etapa Nutrição do seu Cronograma Capilar.

  • Reparador de pontas

Sabe aquelas pontas duplas e quebradiças que deixam nosso cabelo parecendo uma palha? Antes de pensar em corta-las, experimente fazer um tratamento intensivo com óleos vegetais. Você pode esquentar o óleo de sua preferência, e passar ainda morno diretamente nas pontas do cabelo. Deixe agir por no mínimo 30 minutos e lave o cabelo normalmente em seguida. Faça esse procedimento semanalmente.

  • No borrifador

Eu já falei sobre LOC no post Técnica LOC: Líquido + Óleo + Creme. Você pode fazer essa técnica diariamente. Mas outra forma de usar óleos no borrifador, é misturando Soro Fisiológico e o óleo vegetal de sua preferência e usar como umidificador de cachos.

  • Pré poo (pré shampoo)

A Ray explicou sobre pré poo no post Como proteger o cabelo do ressecamento causado pelo shampoo. Para utilizar óleos vegetais nessa técnica, é só aplicar seu óleo de preferência puro em todo cabelo, 30 minutos antes de lava-lo.

  • No couro cabeludo

Aplique o óleo vegetal de sua preferência diretamente no couro cabeludo e massageie por cerca de 5 a 10 minutos. Essa técnica estimula o crescimento capilar e ajuda a combater a queda.

Mas qual óleo devo utilizar?

O ideal é usar qualquer óleo de origem vegetal que seja 100% natural. Ou seja, livre de outras substâncias, como parabenos ou óleos minerais. Mas alguns óleos vegetais, são famosos por conter propriedades importantes para a manutenção do cabelo. Por exemplo:

    •  Óleo de Coco

Apesar de alguns óleos não penetrarem nos fios, e umectar apenas a parte externa, esse tipo de óleo consegue alcançar as camadas mais profundas do cabelo. Deixando-o mais resistente e evitando a quebra dos fios. Além disso, ele cuida do ressecamento e sela as cutículas, deixando nossas madeixas mais brilhosas e maciass.

    • Óleo de Rícino

Muito famosos por acelerar o crescimento dos pelos. Não só os capilares, mas também os da sobrancelha. A Cristiane do blog Cabelo Divino já falou sobre isso aqui no Cacheia: Nutrição com Óleo de Rícino.

Como ela mesmo citou no post, ele possui propriedades benéficas para o couro cabeludo e estimula o crescimento capilar. O óleo de rícino também é uma ótima opção para acabar com a queda.

    • Óleo de Oliva

O Azeite de Oliva possui propriedades que atuam diretamente na restauração capilar. É ideal para recuperar cabelos quebradiços e acabar com as pontas duplas. Sem contar que ele é super em conta e pode ser achado em qualquer supermercado.

    • Óleo de Ojon

O óleo de Ojon contém uma grande concentração de lipídeos, o que ajuda no controle do frizz e do volume excessivo. É uma ótima opção para quem está em transição, já que ele ajuda a recuperar os danos causados pela ação da química, chapinha e secador.

    • Óleo de Amêndoas doce

É rico em Vitamina E e um ótimo aliado para controle do volume excessivo e ressecamento dos fios. Eu sou apaixonada por ele, porque deixa meu cabelo com um brilho incrível. O Óleo de Amêndoas, também é muito eficiente no cuidado com a pele e pode até ser usado como demaquilante. (Ensinei uma receitinha no meu blog pessoal: DIY – Demaquilante caseiro)

Além desses, existem muitos outros óleos: de Argan, de Semente de Uva, de abacate, de Macadâmia, de Pracaxi, de Karitê e etc.

E você, utiliza algum outro óleo vegetal no cabelo? Conhece outras maneiras de usa-los? Conta pra gente!

Beijooo :*

 

Ster Nascimento

Ster Nascimento, 22 anos. Gosto do meu cabelo cacheado, do meu descontrole sem pé nem cabeça, do meu 8 ou 80 e da minha zarreza perceptível. As vezes sou um amor de pessoa.







comments

Comentários

Ainda não busquei na lupa, mas óleo de girassol (principalmente para as que fazem descolorações) é muito amor. Pelo li por ai e usando em umectação, ele ajuda com relação a selar cuticula. Se alguém por ai do blog experimentar, por favor façam resenha. Ah e se não tiver sobre oleo de canola, postem tb, se possível :)

Oi Phê, com certeza já vou dar um jeitinho de pesquisar e testar! Obrigada :)

Responder

Caroline Marins Leite Maia

Amei!!! Tirou minhas dívidas

Aii, que bom que gostou! <3

Olá Ster! Vc poderia me indicar alguma marca de tintura para o cabelo que não estrague os cachos? Pois estou pensando em pintar meu cabelo de vermelho tbém, mas estou em dúvida em qual marca usar. ;)

Ooi Grazi, tudo bem? Toda tintura acaba quebrando um pouquinho os fios!
O ideal é você ter cuidado com o cronograma capilar.
Também rola de usar alguns tonalizantes, tipo os da Surya com henna.

Beijocas

Azeite no cabelo… #asmãepira! Eu passo o azeite e deixo a noite todinha, só tiro no dia seguinte.. Fica MARA!

Adorei post! Qualquer desses óleos pode ser misturado à mascara?

Que bom que gostou Cíntia! Pode sim :)

onde eu posso comprar esses oleos naturais? nas farmácias e perfumarias todos os que eu vejo são misturados com parafina líquida e afins :/

Oi Lizzie! Procura em alguma farmácia homeopática :D

Vejo muitas meninas no Youtube fazendo umectação com óleo de soja. Você aprova?

Oi Rai, nunca testei. Mas se for 100% vegetal, não vejo problema algum. Beijo :*

Geralmente é facilmente encontrado em lojas de produtos naturais, é só pedir o óleo vegetal que preferir. Se não tiver em sua cidade pode encontrar na net.

Depois que conheci alguns óleos vegetais e não abro mão! Principalmente na técnica L.O.C. que eh a minha técnica preferida.
Óleo vegetal eh vida!!!!

Haahha óleo vegetal é só amor!
cabelinhos naturais amam/adoram!
melhor que qualquer petrolato

beijocas

[…] de Rícino: como fazer e benefícios Como seguir o cronograma capilar com apenas 3 produtos? Aprenda a usar óleos vegetais no cabelo 7 Dicas rápidas para não ressecar os fios durante a lavagem Como usar vinagre no cabelo: […]

Amei seu post, quase toda semana eu entro no seu site pra ler suas dicas maravilhosas, estão me ajudando muito !

Muito obrigada Vani, pelo comentário e por vir ao blog!
Beijocas <3

Adoro;

uso todas essas técnicas, meu cabelo fica maravilhoso.

bjoooo

Ariadne, nossa, que bom! hahahah meu cabelo também gosta =P
beijocas

[…] da maioria dos óleos vegetais, ele consegue atuar no interior dos fios. Como expliquei no post Aprenda a usar óleos vegetais no cabelo, também lá no […]

[…] bastante do efeito do óleo quando misturado no finalizador, ou como selador de pontinhas. A Ster já ensinou todas as formas de utilizar óleos vegetais, e dá super certo com o óleo para cabelos Las Barbas também! E pasmem: não é o modo de […]

Meninas, podem passar dicas dos melhores lugares para comprar esses óleos?

Olá Jana, você encontra em loja de produtos naturais, supermercados e algumas farmácias. Lembre-se de observar se são 100% vegetais.

Não sei onde vc mora, mas em casa de produtos naturais vc encontra.

Olá, adorei o post! Vim trazer a minha experiência, depois de uma vida inteira usando uma série de produtos químicos para alisar os cabelos, já não conseguia o efeito desejado, meu cabelo estava sempre fraco, com muita queda e quebra, tinha perdido todo o volume e o comprimento… foi quando descobri o poder recuperador dos óleos vegetais! Estou há 9 meses livre da química usando um mix de óleos vegetais da Oleoterapia Brasil que eu super recomendo!

Olá Daniela, óleos vegetais são mesmo surpreendentes! :)

Amei o post! Estou na fase de transição. Graças a Deus o meu cabelo tem o crescimento bom, porém estava muito fraco e caindo muito.
Tenho a sorte de ter uma vizinha que faz óleo de coco baratíssimo. Óleo de coco é vida, bom para tudo (pele, cabelo, remédio para gripe, uma infinidade de coisas).
Já dei o meu “banho de óleo” no cabelo e percebo que o milagre é instantâneo.

Verdade Jussara, é muito bom! Quero ma vizinhas dessas! *—*

Oi Ster!!! amo óleooos amooo… Atualmente tenho me dividido entre óleo de Macadâmia e óleo de semente de uva! ambos ótimos para hidratação dos cabelos e regeneração da pele.
Outra coisa que tenho usado e não vi se tem alguma matéria sobre no blog… as manteigas!
Estou usando a manteiga de karite e a de manteiga de cacau também como umectações e achei maravilhoso

Oi, Grazi!
É verdade! As manteigas são maravilhosas e precisamos de um post sobre elas aqui no blog. Vamos providenciar.

Obrigada pelo comentário!
Bjs

Uso o óleo de coco, deixo somente três hrs, pq se passa disso n gosto do resultado depois, fica pesado. Mas agora só deixo três hrs msm, os cachos ficam soltinhos, um brilho lindo e hiper macio. Alguém perguntou onde comprar, fácil encontrar em casa de produtos naturais. Costumo fazer hidratação td sábado, e o óleo de coco de 15 em 15 dias.
Adorei esse site.

Legal, Karen!
Obrigada por compartilhar suas dicas conosco :)

Bjs

Oi Mariana tudo bem?
Gostaria de saber se a marca Look Prime é boa para botox? pois uso sempre a marca bio pro e estou com duvida

beijinho

Oi, Maria!
Não conheço essa marca, mas posso dar uma pesquisada. Qual o nome do produto específico que você usa?

Beijos!

gente tenho uma dúvida, pra fazer a nutrição, eu faço mesmo esquema de hidratação e reconstrução então? shampoo> nutrição> condicionador?

Isso!


Deixe um comentário

error: Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não deve ser copiado ou reproduzido sem permissão prévia e sem atribuição dos créditos. Blog Cacheia 2013-2016.