Como cuidar do cabelo cacheado no inverno

  • Home
  • Dicas
  • Como cuidar do cabelo cacheado no inverno
como cuidar do cabelo crespo e cacheado em dias frios

Olá olá, leitores lindes! Como estão vocês? Depois de um longo período morrendo de saudades, e sem conseguir escrever para o blog por questões de: tempo, voltei para conversar sobre nossos caracóis e o inverno. Finalmente está chegando aquela época linda do ano que nós tiramos as roupas de frio do armário, morremos de vontade de esticar o sono mais um pouquinho, e podemos comer um monte de pipoca assistindo filme debaixo das cobertas! Apesar de ser tão delícia, é importante saber como cuidar do cabelo crespo e cacheado em dias frios.

O frio e o inverno pode ser uma época linda para nós, mas nem tanto para os nossos cabelos! Ao pesquisar sobre o assunto, achei muito material nas gringas. Porém, ao contrário do inverno úmido nórdico, o inverno brasileiro é bem diferente, caracterizado especialmente pelo clima seco. Este clima, os banhos quentes e as mudanças na rotina ressecam os fios e os “deixam sem vida”. Por isso, se você quiser, pode tomar alguns cuidados para diminuir os impactos de um clima que é tão lindo.

Como cuidar dos cachos no inverno - Como cuidar do cabelo crespo e cacheado em dias frios


Faça o pré poo

O pré poo é uma etapa pré shampoo, muito famosa nas gringas, porém não muito habitual por aqui. Basicamente, essa técnica consiste na preparação rápida do seu hair para o processo de lavagem, que costuma ser agressivo. No inverno, o processo resseca ainda mais os fios, pois a água do chuveiro está mais quente, tornando o pré poo ainda mais necessário.

Você pode utilizar óleos e cremes hidrantes baratos para fazer o pré poo. Eu já expliquei como fazer o pré poo de forma bem detalhada e completa.


Capriche no condicionador

aplicando-condicionador-no-cabelo

Não tenha medo de encher o cabelo com mais no condicionador durante inverno, afinal é necessário: o tempo está mais seco, e a água que sai do chuveiro mais quente. Depois de lavar o cabelo com shampoo, aplique o condicionador generosamente.


Se possível, lave os cabelos na parte da tarde

A água quente é uma das principais vilãs dos nossos caracóis. Por isso, no inverno, evite lavar os fios na parte da manhã, quando tá mais frio porque tendemos a tomar banhos mais quentes. O ideal é fazê-lo de tarde, se possível, quando o sol fica mais forte e lavamos os fios com a água mais fria. É bem difícil fazê-lo, com trabalho, faculdade e tantas demandas durante o dia, porém o cabelo agradece! Se for possível lavar o cabelo 1x por semana na parte da tarde, já é uma boa ajuda.


Sele as pontinhas do seu cabelo com óleo

Ao finalizá-lo com creme de pentear, ou com o produto de sua preferência, sele as pontinhas do seu cabelo com gotinhas de óleos vegetais, diminuindo drasticamente a chance de quebras. O azeite de oliva é uma dica ótima! Você pode tentar também o óleo de rícino, óleo de uva ou abacate, e o tão querido óleo de coco, indicado por sua densidade.


Considere utilizar a técnica low/no poo no inverno

Se você não segue a técnica low/no poo normalmente, pode considerar utilizá-la apenas no inverno. Para quem não sabe, essa técnica é responsável por reduzir ou eliminar os danos dos shampoos nos fios pois corta sulfatos fortes e retira parafinas, petrolatos e alguns silicones insolúveis.


Como cuidar do cabelo crespo e cacheado em dias frios com cronograma capilar

Se você assim como eu não gosta muito do cronograma capilar pode deixar para fazê-lo apenas no inverno para proteger os cabelos. O Cronograma capilar consiste em uma rotina que organiza hidratações (reposição de água), nutrição (reposição de óleos) e reconstrução (reposição de proteínas) nos dias da sua semana. A Mari já escreveu um post explicando sobre como fazer um cronograma personalizado e a Ster já ensinou sobre cronogramas gerais.


Evite sair de casa com os cabelos úmidos

Para quem não tem difusor, ou secador, como eu, fica mais difícil sair de casa sempre com os fios secos. Além disso, eu gosto sempre de lavar os cabelos na parte da manhã, antes de ir para a faculdade. No entanto, além de demorar uma eternidade para secar, fazendo com que absorva todas as partículas de sujeira e poeira do rua, você ainda pode pegar gripes e resfriados com muito mais facilidade. Já reparou como a gente sente muito mais frio quando sai com o cabelinho molhado?

como cuidar do cabelo crespo e cacheado em dias frios

Cabelo úmido no frio: a boca roxa não deixa mentir o frio que passei :(

Veja mais dicas:


 

Raysa França

Raysa, 21 anos, vegana, belo-horizontina e mineira de coração. Estudante de ciências sociais, apaixonada com pessoas, animais, viagens, desenhos animados, culinária e cabelos.







comments

Comentários

Quando está muito frio, gosto de deixar o aquecedor esquentando o banheiro por uns 5 minutos antes de ir tomar banho (e ele fica ligado até eu me vestir). Assim o banho dura menos e não deixo a água tão quente.

Jennifer, uau, esta é uma dica ótima também! Bjocas

O inverno é minha estação preferida… amo muito! Ótimas dicas Rayza!!!
http://dibobis.blogspot.com.br/

Oi Carol, o inverno é realmente lindo! Beijocas

Iniciei hoje a minha rotina de co-wash com Yamasterol. Moro em Curitiba e aqui o frio judia muito, então optei por lavar na parte da tarde. Deixei o enxague pro final do banho, usei a duchinha com água na temperatura ambiente pois água quente nessa época é bem fácil desenvolver caspa, no couro cabeludo fiz fricçao leve pra eliminar qualquer resíduo.

Muito legal suas dicas, Rodrigo!
Amo sua cidade :)

Um beijo!

Meninas, boa tarde! Primeira vez que comento, apesar de acompanhar vcs à mais de um mês, mais ou menos.
Antes de tudo, obrigada pelas dicas! Já testei algumas e não me decepcionei com nenhuma. Incrível! (Aliás, COMOOO pude viver tanto tempo com os cabelos cacheados sem fazer a umectação. COMO???? Obg por compartilhar isso). Na finalização com o azeite, o cabelo não vai ficar com o cheiro? Sei lá. Me bateu essa dúvida. Um grande abraço e excelente final de semana pra vocês. :)

Olá Ly, gatinha! <3
Nossa, que coisa lindja! É porque aqui a gente só posta dicas que nós testamos! Nada de falar coisa sem saber, né? Hahahaha
Umectação é a coisa mais amor que existe no mundo!
Eu coloco só uma ou duas gotinhas de azeite ou óleo de amendoas na palma das mãos, e não fica com cheiro não! E todo mundo fala que meu cheiro é bom, então =P ahhaha

Beijocas

Beijocas

Meu cabelo é meio doido, ama inverno como eu, e olha que aqui no RS faz frio!!!! No inverno ele fica bem mais fácil de cuidar. O único problema é que as hidratações, nutrição e etc tem que ser rápidas pra não congelar e se resfriar, nem pensar em ficar 15,20,30 minutos com qualquer coisa no cabelo kkkk

Lidi, meu cabelo não liga muito pro inverno também não, na verdade o que ele odeia mesmo é chuva :o
Noooossa, aí é bem frio mesmo então, né???

Beijocas

Muito frio Raysa, mas eu amo <3. Mas nos cabelos tem que ser tudo rapidinho pra não congelar, hehehe. Bjs

Simmm! Frio é amor!

Hahaha

Bom dia Meninas,
Descobri o blog de vocês a pouco mais de uma semana e estou completamente APAIXONADA, são dicas valiosas, principalmente pra quem está na transição, o que é o meu caso, não aliso o cabelo desde dezembro de 2014 está bem difícil lidar com as duas texturas, mas ainda não estou preparada para o BC, então vou seguindo as dicas de vocês. Moro em Porto Alegre gostaria de saber se vocês sabem onde encontro yamasterol e , kanechom aqui? Muito obrigada pelas dicas, vocês são MARAVILHOSASSSSS! Bjusssss.

Bom dia, Patrícia! <3
Eita, que coisa lindjaaaa!!!

É bem difícil, mas você pode ter certeza que passa rapidão e vale muito a pena!
Então, eu não conheço lojas físicas em POA, mas eu sei que a Lojas Rede tem entrega virtual de Yamasterol.
Pelo site da Kanechom, parece que vende em um lugar chamado "Mercadinho Medeiros" e "Drogaria Atrativa"

Beijos!

Obrigada! :)

Oi Patrícia, se ainda ajudar, tem na Comprobel da Rua Riachuelo. Compro o grande lá por 13,00 (muito barato!)

Olá, meninas! Tudo bem? Eu gostaria de fazer uma perguntinha pra vocês…
Tenho o cabelo cacheado, mas minhas raízes são lisas e isso dificulta que meu cabelo fique com aquele ar cheio lindo, sabe?! Eu já usei química no meu cabelo uma vez e não consigo me lembrar se minhas raízes são lisas por isso.
Vocês tem alguma dica para me dar? Conversei com uma menina lá da escola hoje e ela disse para mim fazer relaxamento no Beleza Natural, porém estou com medo, já que muitas dizem que há química nesse tal relaxamento.
O que recomendam?
Beijos, gatas sz

Olá Stefanie, tudo bem?
Então, muito provavelmente tua raiz lisa é de nascença mesmo, sabe? Se fosse pela química anterior, suas pontas estariam lisas e não a raiz.
Quanto ao volume, você pode tentar aumentá-lo amassando os cachos e colocando mousse. Mas olha, não fica muito obcecada com isso não! Todo cabelo é lindo naturalmente.
Quanto ao BN, nós não recomendamos! É química de relaxamento, vc cria dependência desse tipo de tratamento. Deixa natural que é mais bonito!

Beijocas

Olá meninas do Cacheia, gostaria de agradecer a dedicação e sinceridade que vcs passam pelo blog. Estou buscando forças para superar minha transição nessa postagens de dicas e depoimentos e graças aos deuses encontrei vcs, pois já estava a ponto de marcar um alisamento e agora estou animada com a ideia do corte big chip, valeu mesmo meninas…

Olá Flávia, que isso, não tem que agradecer por nada! :DD
Que bom que vc ficou animada, espero que você nos conte quando fizer o BC, tá?

Beijocas

Adorei a dica de selar as pontinhas com óleo vegetal… haja paciência pra cuidar do cabelo nessa estação hahah
Bjs

Meu Mundinho de Sofia

Haaaja! rs

Obrigada pelo comentário!
Bjs

E quando o inverno da sua cidade não tem frio, é só chuva com calor rs?
Meu cabelo odeia chuva, umidade e vento; os cachos se desfazem, fica tudo ressecado e embaraçado. Vc acha que pra época é melhor investir mais em nutrição ou hidratação?

Beijos :)

Oi, Esther!
Difícil, hein? Nenhum cabelo gosta de chuva. Você sabe qual é o tipo do seu cacho?
O meu, que é 3a, se dá melhor com nutrição, segura mais os cachos. Mas uma hidratação sempre vai bem, nunca podemos só fazer nutrição ou reconstrução, tem que ir mesclando.

Bjs

3 alguma coisa kkkk, acho que 3C. Eu tô tentando alternar hidratação e nutrição, e pesando um pouco mais no creme e condicionador. Às vezes funciona.

Hahahah Eu peso mais no creme e ajuda mto! Bjos

Aqui em Poa o problema é a umidade em excesso, mas comecei a usar o Capicilin e está ajudando bastante, vou experimentar o óleo também! Obrigada pela dica!

De nada, Cris :)

Moro no interior de SP próximo do litoral e aqui não é taaao frio assim e por isso faça frio ou calor eu lavo o meu cabelo no tanque…rsrsrsrsrs….mesmo porque eu os meus cabelos detestamos o inverno….rs!

um abraço

Isso é coragem! hahaha
Muito bom Ariadne! Nosso cabelo adora água fria :)

Beijos1

[…] (Aloe Vera)! 7 dicas para cuidar do couro cabeludo no inverno Como secar cabelo cacheado/crespo Como cuidar do cabelo crespo e cacheado em dias frios 8 dicas para você aprender a cuidar do cabelo cacheado do sua filha(o) Autoestima infantil: […]

Bom dia!!!
Meu cabelo é cacheado só quando fica seco
quando Está molhado não parece cacheado
queria saber se vc tem alguma dica pra mim

Ps:Comecei a acompanhar agora estão não sei se já falaram isso aqui
– beijocas

Olá Debora!
Mas é assim mesmo, acho que o poder do cabelo com cachos está nele seco mesmo!
beijocas

Oi gente, que ótimo post! Amo o site de vocês!
Mas assim, pelo que li o que prejudica mesmo é a água quente.. E se continuar tomado banhos frios, tem muita diferença pros cachinhos?
Beijos

Oi letícia, que bom que gostou! O problema é que o inverno costuma também ser muito seco. Mas se você conseguir tomar banhos frios, ajuda demais sim
beijocas

Responder

Marluce da silva santos

Bom dia, adotei a matéria sofro muito pra cuidar dos meus cabelos no inverno já que nas outras estações gosto de lavar no tanque. Mas com essas dicas vai ficar mais fácil.Bjs.

lavar cabelo no tanque é uma delícia mesmo! e é ótimo porque a água gelada é boa pros fios.. e ainda refresca do calorão. beijocas

Estou tentando usar o difusor, porque adquiri o secador recentemente devido ao frio.. mas quando uso mesmo numa temperatura e velocidade menor o meu cabelo por ser cacheado mas bem fino fica todo desmantelado, daí tenho que voltar a umedecê-lo com o creme de pentear ou geo…como fazer para secar e manter os cachos definidos? Me ajudem….

ei Kaka, infelizmente eu não consigo te responder porque nunca usei difusor.
Mas a Ana fez um post sobre fitagem, e ela usa difusor após a técnica.
Dá uma olhadinha, talvez te ajude: http://bit.ly/fitagem-como-fazer

Beijo


Deixe um comentário

error: Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não deve ser copiado ou reproduzido sem permissão prévia e sem atribuição dos créditos. Blog Cacheia 2013-2016.