Quem passa pela transição capilar em algum momento vai se deparar com um desafio bem próprio dessa fase: as duas texturas. Conforme o cabelo natural vai crescendo, as partes alisadas parecem ainda mais fininhas e espigadas e a raiz cresce poderosa e volumosa, contrastando com o comprimento. Essa diferença de texturas pode incomodar bastante porque dificulta a finalização. E aí você que antes escovava e fica “de boas” fica se perguntando o que fazer para arrumar os cabelos durante a transição. Aqui no blog você vai encontrar várias dicas de penteados e texturizações para disfarçar a diferença de texturas se ela te incomodar. Vou deixar todos os links bonitinhos no final dessa postagem mas antes de qualquer coisa vale lembrar:
Como o próprio nome já sugere a transição capilar é um período transitório, é uma fase que vai passar! Não se desespere, vai dar tudo certo. A transição pode durar mais ou menos tempo dependendo de você. Se você quiser esperar o cabelo crescer até certa altura para depois cortar tudo bem. Se quiser cortar bem curtinho, tudo bem também. Independente de qualquer coisa lembre-se que é só uma fase e respire fundo!
Saiba também que assim como você, outras mulheres também estão passando pela transição e enfrentando dificuldades e medos semelhantes. Participar de grupos de cacheadas e crespas em transição pode ajudar bastante a trocar experiências e tornar essa caminhada menos solitária. Procure conversar também com pessoas que te apoiam na decisão de voltar ao cabelo natural, isso vai te ajudar a manter-se forte e enfrentar de cabeça erguida todas as críticas que provavelmente você vai escutar durante a transição. Sim, a gente sabe que às vezes membros da nossa família podem dizer coisas que vão nos machucar. Pode também ser um amigo, uma colega de trabalho ou até seu namorado. A transição capilar não é um percurso fácil para muitas de nós por motivos diferentes. Mas acredite, é possível vencê-la. Não desista! Você pode ver histórias de mais mulheres que também estão passando pela transição capilar nessa postagem aqui. Se precisa desabafar pode conte também com o Cacheia é só chamar no inbox do Facebook. Se precisar de inspirações confira aqui 29 antes e depois da transição capilar que vão te animar!
No período de transição você vai ter que aprender a cuidar do seu tipo de cabelo, testar métodos de finalização e novos cuidados até encontrar a melhor maneira de cuidar dos seus fios. Não tem método milagroso e nem fórmula mágica. Cada cabelo se comporta de maneira diferente e possui necessidades diferentes por isso exercite a curiosidade e leia bastante! A transição capilar é uma fase para se redescobrir e aprender <3
Tenha em mente que a transição capilar não acontece da noite para o dia. Se seu cabelo sofreu com danos de alisamentos, relaxamentos, progressivas, chapinhas, etc; ele não vai se recuperar magicamente, concorda? Você vai precisar cuidar bem dos seus fios para que eles se recuperem e possam crescer saudáveis. Através de cuidados e um bom corte você vai conseguir chegar ao seu cabelo natural.
Fuja da armadilha do cabelo perfeito! Não busque um “cabelo perfeitamente definido”. Não acredite na ideia de que seu cabelo precisa ser “domado”. Cabelos cacheados e crespos têm frizz e têm volume e precisam de alguns cuidados como qualquer outro cabelo. Paciência é palavra-chave na transição. Às vezes tentar queimar etapas recorrendo a métodos que prometem levar do liso aos “cachos perfeitos/cachos dos sonhos” através de processos químicos pode causar muita frustração. Pense bem, se você decidir que esses métodos são mais interessantes para você tudo bem. Faça o que vai te fazer se sentir bem! Mas se quiser voltar ao cabelo natural com calma e um passinho de cada vez siga as dicas do Guia definitivo da Transição Capilar aqui do blog. Confira também alguns links que podem te ajudar com as duas texturas:
1- Como lidar com as duas texturas do cabelo durante a transição capilar
2- Duas texturas – SOS Transição
3- Texturização – SOS Transição
4- Como sobreviver à transição capilar
5- As melhores texturizações para o tipo 4
Leia também:
Transição capilar: saia do conto de fadas
Síndromes da transição capilar
Cronograma capilar – SOS Cabelo
Guia contra o ressecamento de cabelos cacheados e crespos
Como aumentar o crescimento dos cabelos de forma segura
Relacionamento amoroso e transição capilar: um capítulo a parte
Blog Comments
Carol
11 de julho de 2016 at 08:57
Oi LINDA adoro suas postagens!
queria saber quanto tempo vc tem d transição (contando desde o último alisamento até agora)
obrigado desde já!
vcs todas são ótimas!
Maressa De Sousa
11 de julho de 2016 at 19:18
Oi Carol, tudo bem? Eu entrei em transição em 2013 bem no início do ano. Fiz o big chop em junho de 2013. Desde então cortei o cabelo mais algumas vezes mas de cabelo natural mesmo tenho 3 anos já :)
Abraços!
Marina Menezes
12 de julho de 2016 at 22:17
Adoro os posts de vocês sobre transição, mesmo nunca tendo passado por uma. De todos os blogs sobre cachos que leio, o de vocês é o mais realista. Geralmente o que eu vejo é exatamente essa coisa da ilusão dos cachos perfeitos. Mas ainda assim acho bacana a iniciativa de incentivar as pessoas a voltar ao natural, e principalmente apoiar quem decidiu isso. Eu não tive transição, mas também tive um processo de aceitar meu cabelo e aprender a cuidar dele, e nunca teria conseguido sem o apoio de outras pessoas, parece pouco mas é fundamental pra quem tá passando por algo assim :)
Beijocas!
Gabriela
15 de julho de 2016 at 20:28
Gente amei, quero muito voltar aos cachos. Cansei de chapinha e secador,..
Tamara Melo
21 de julho de 2016 at 20:22
Transição capilar é realmente um período bem complicado. Mas, como você colocou no texto: ela passa!
Digo isso com o alívio de quem já terminou este conturbado ciclo.
E este blog foi muito importante para mim durante a minha caminhada.
Meu muito obrigada a todas vocês!
Maressa De Sousa
21 de julho de 2016 at 20:51
Obrigada pelo carinho Tamara! <3
Viviane Basttos
23 de agosto de 2016 at 13:59
Oi meninas!! entrei no processo de transição já algumas vezes, mais não conseguir. Agora voltei novamente! Gostei das dicas e do apoio.
Neide
8 de setembro de 2016 at 00:40
Olá, tudo bem! Adoro o blog e as dicas maravilhosa que vocês passam. Estou em transição e gostaria de pintar meu cabelo, mas não sei se posso usar qualquer coloração, eu gostaria de umas dicas de tintura que não danifique meu cabelo e nem o processo transitório. Obrigada!
Neide Amãncio
8 de setembro de 2016 at 11:28
Olá! Adoro o blog, é maravilhoso! Estou em transição e gostaria de pintar o cabelo, queria sugestões de tinturas sem química, será que poderiam me indicar alguma boa que não prejudique minha transição?
Maressa De Sousa
14 de junho de 2017 at 20:51
Oi Neide, infelizmente não existem tinturas sem química, apenas algumas mais “suaves” que as demais como os tonalizantes sem amônia. Acredito que eles são a melhor opção para quem deseja reduzir os danos causados pela mudança de cor dos cabelos. Dicas aqui: http://bit.ly/preposcoloraçao
Abraços!
Michelly Santos Silva
5 de dezembro de 2016 at 16:06
Ooi meninas, meus cachos são 3b, tenho medo de fazer a transição, medo de que ele não volte a ser como antes…
Maressa De Sousa
14 de dezembro de 2016 at 19:02
Oi Michelly, geralmente volta sim viu! É só ter paciência :)
Algumas meninas observam mudanças: cachos um pouco mais abertos ou cachos mais fechados, cabelo mais crespo ou menos crespo. Mas muitas dessas mudanças resultam de processos naturais: envelhecimento, mudança nos hormônios, alimentação, etc. Mas independente disso, voltar ao cabelo natural é possível sim ^_^
Abraços!
Ciça
13 de dezembro de 2016 at 21:41
Também gostei muito, pois, essa é uma fase que as mulheres ficam muito sensíveis.
Talita de Sousa
7 de janeiro de 2017 at 22:22
Olá! A primeira química que fiz nos cabelos foi aos 9-10 anos. (Fiz relaxamento) Gostaria de saber se posso fazer a transição capilar sem problemas e se meu cabelo voltará a ficar cacheado.
Ana Catarina
8 de janeiro de 2017 at 15:33
Vai sim, Talita! :)
Geruza
27 de janeiro de 2017 at 15:54
Oi meninas!
Amei o blog desde o primeiro dia porque inicie meu processo de transição não tem uma semana e as dicas que vocês colocam aqui me ajudam bastante.
Aff, é tão complicado iniciar porque meu cabelo está muito ressecado, já troquei de creme para pentear duas vezes. Ficar ressecado é normal?
faço a textuarização por meio de enrroladinhos, acho massa e faz os cachinhos, mas erro quando vou colocar o creme na finalização, fica sem formula.
Posso colocar alguma coisa antes de fazer os enrroladinhos? E para arrumar preciso desmanchá-los?
Beijos meninas, vocês arrasam!!!
Mariana
12 de janeiro de 2018 at 10:53
Oi, Geruza!
É normal sim o cabelo ficar ressecado durante a transição, por isso a importância do cronograma capilar.
Você pode passar um pouco de creme antes ou óleo e depois da texturização gel, para segurar mais. Mas, enquanto vc estiver em transição, não irá fixar tão bem.
Bjs