Hoje é dia de hidratar e eu listei 5 errinhos básicos que cometemos e acabam prejudicando o resultado de uma boa hidratação.
Antes de mais nada, esse é o primeiro de uma série de 3 posts que se originaram desse post aqui: Cronograma Capilar: qual etapa meu cabelo está precisando? Então, já deu para perceber que os próximos serão sobre como nutrir e como reconstruir o cabelo corretamente, né? Ah, e não deixem de ler o primeiro ;)
Como a dica de hoje cedo no Facebook já adiantou, “A hidratação é o primeiro passo para a reparação capilar. Ela mantém a umidade do cabelo e o o prepara para absorver outros nutrientes.” Além disso, a hidratação é a etapa mais básica do cronograma e a que sempre precisamos fazer antes de nutrir ou reconstruir.
Isso porque o cabelo precisa reter água primeiro para depois selarmos o fio (nutrição) ou para aguentar a reconstrução sem quebrar os fios (que repõe queratina). É como quando fazemos um bolo e untamos a forma antes de colocar a massa para ela não grudar e destruir todo nosso trabalho.
Comparações feitas e importância da hidratação entendida. Vamos aos erros!
1- Lave o cabelo antes de hidratá-lo
Quando lavamos o cabelo, abrimos a cutícula do fio. Ou seja, é nesse momento que o cabelo está apto para receber a hidratação.
2- Primeiro a máscara ou o condicionador?
É bem simples: lavamos o cabelo, a cutícula abre; passamos condicionador, a cutícula fecha. Sendo assim, se você passar o condicionador antes da máscara, o fio não irá absorver a hidratação tanto quanto deveria.
Aplique a máscara, enxague bem e depois passe um pouco de condicionador, caso ache necessário, para selar os fios.
3- Quantidade de máscara
Não importa o tamanho do seu cabelo, você não precisa gastar o pote inteiro para fazer uma hidratação. Pegue um pouco do creme e aplique numa mecha, enluve e quando terminar tire o excesso e use na próxima mecha.
4- Aplicação
Não adianta nada pegar metade da máscara e jogar no cabelo. O ideal é separar o cabelo por mechas, como dito anteriormente, e enluvá-las no comprimento do cabelo, massageando-as bem. Algumas pessoas fazem esse movimento mais de 80 vezes (por mecha) para que o cabelo absorva melhor o creme, mas eu, sinceramente, não tenho essa paciência toda. Uma boa dica é observar se o atrito da mão com o cabelo deixou sua mão quente, pois esse calor gerado pela mão potencializa o resultado.
Dica: Na hora de aplicar, não pegue o creme com as mãos. Use uma espátula (dessas de cabeleireiro) ou uma colher para não “azedar” (ou seja, ser contaminado por bactérias ou perder seu pH) a máscara que permanecerá no pote.
5- Tempo
Fique com a máscara pelo tempo recomendado pela marca, quando fizer hidratações rápidas, ou fique 30 minutos com ela e touca. Esse tempo é o essencial para o cabelo absorver o que precisa e quando passamos desse tempo estamos excedendo as necessidades do nosso cabelo. Aquele papo de jogar a máscara no cabelo, ir arrumar a casa e ficar 6 horinhas com a máscara no cabelo, nem pensar!
Fontes
Aprendi essas dicas ao longo da vida com cabeleireiros, dicas de amigas, grupos no Facebook e blogs. Como algumas informações aqui são mais específicas, procurei fontes para fundamentar o que eu aprendi e compartilhei aqui com vocês. São elas:
Blog Comments
Larissa Konze
25 de junho de 2014 at 19:04
Ótimas dicas Mari, adorei o post!
Mariana Boaretto
26 de junho de 2014 at 21:24
Eba! Obrigada, Lari :)
Nina Tavares
26 de junho de 2014 at 19:21
Oi Mariana!
Encontrei o Cacheia meio que por acaso na semana passada e desde então o site tem virado quase uma Bíblia para os meus cabelos. Sempre tive o cabelo cacheado (com muito orgulho!) mas às vezes tenho dificuldades para conseguir tratá-lo da maneira certa. Por isso adorei o Cronograma Capilar e quero começar a fazer, mas não sei muito bem como separa que tipo de creme compro para cada fase. Será que vc poderia dar exemplos de marcas para casa fase?
Bjs
Mariana Boaretto
26 de junho de 2014 at 21:38
Oi, Nina!
Que bom! Fico muito feliz em ler isso :)
Claro que posso. Vamos lá!
Hidtração: são os mais fáceis de encontrar e identificar. Procure por ingridientes como: panthenol, aloe vera, chocolate, mel, glicerina, geleia real e vitaminas. Atualmente tenho um Skala que uso para receitas caseiras e um Natura Sou que fica no banho.
Nutrição: máscaras com proteinas e óleos (geralmente vem escrito que são máscaras nutritivas). Você pode pegar uma máscara de hidratação e acrescentar óleos (azeite extra virgem, ricino, óleo de amêndoas, óleo de coco…) Ou pode fazer umectações, que é a aplicação do óleo puro no cabelo antes da lavagem (explico como fazer aqui: http://cacheia.com/2013/12/umectacao-capilar-o-que-e-como-fazer-e-os-beneficios-para-o-cabelo/ ) Atualmente tenho duas máscaras queridissímas <3 A Oro Argan da Bioderm (ainda não fiz resenha, mas tenho uma sobre o shampoo aqui: http://cacheia.com/2014/02/shampoo-creme-sem-sulfato-oro-argan-da-bioderm/ ) e uma da Natura Ekos de castanha que comecei a usar recentemente e tem operado milagres em nutrições rápidas :)
Reconstrução: você pode utilizar a queratina pura ou máscaras que tenham: queratina (Seus aminoácicos, Cisteina, serina , prolina, argilina) e colágeno. Recentemente, comprei um creme da Novex reconttutor e fiz no banho mesmo. Amei o resultado, mas ainda vou testar mais um pouco antes de fazer resenha. Temos uma receita caseira aqui: http://cacheia.com/2014/06/reconstrucao-com-gelatina/ e em breve teremos de reconstruçao ácida com vinagre.
Espero ter te ajudado! Qualquer dúvida estou por aqui!
Um beijo!
Reconstrução:
Nina Tavares
29 de junho de 2014 at 23:50
Oi Mariana!
Obrigada por responder, ajudou demais!!!
Já comecei com o cronograma e hoje fiz umectação com óleo de amêndoas e amei! Meu cabelo ficou ótimo.
B-jussss!
Mariana Boaretto
30 de junho de 2014 at 17:46
Oi, Nina! Fico feliz!
Qualquer dúvida, estou por aqui :)
Beijos!
Eleni
27 de junho de 2014 at 19:09
oi, meninas, passei pra agradecer! uma vez postei aqui meu desespero na transição e vocês, amigas virtuais, me ajudaram a me manter firme. E graças a esse apoio eu consegui seguir em frente e ter paciência pra entender meu cabelo e realmente não precisa ser coisa cara pra funcionar. A verdadeira saga é descobrir qual o seu cabelo vai ‘querer’. Comigo foi o óleo de mandioca+vitamina E da Haskell. Misturo com os cremes de hidratação, pois funcionou melhor do que sozinho. O cabelo se definiu, enfim, está renascendo das cinzas, ou melhor do ‘formol! kkkk
Valeu, mulheres!!!!:D
Larissa Konze
27 de junho de 2014 at 21:13
Eleni ficamos muito feliz em saber que ajudamos mais uma cacheada a se manter firme. Volte sempre que precisar, beijos!
5 dicas para dar volume à raiz | Cacheia!
9 de setembro de 2014 at 14:25
[…] (SP), ambos exclusivos para os nossos cabelos poderosos <3, continuação dos posts com dicas de como hidratar, nutrir e reconstruir os fios corretamente e post sobre um produto da Dr. Miracles para ajudar no […]
Passo-a-passo para quem quer assumir o cabelo crespo | Cacheia!
14 de janeiro de 2015 at 17:02
[…] Sugestões de leitura: Cronograma Capilar – SOS Cabelo , Cronograma Capilar: qual etapa meu cabelo está precisando? , Como hidratar o cabelo corretamente? […]
Ulisses
21 de março de 2015 at 22:04
E antes de uma nutrição,precisa abrir a cutícula também?A do café por exemplo,eu fiquei em dúvida,pq antes da umectação não precisa abrir a cutícula e como a umectação é uma nutrição,essa dúvida não sai da minha cabeça.
Mariana
23 de março de 2015 at 16:10
Oi, Ulisses!
Então, eu sempre lavo o cabelo antes de nutrir e reconstruir. Só não faço isso antes de uma umectação, pois óleo puro não penetra o fio, ele “encapa”. Na teoria, a única etapa do cronograma capilar que realmente penetra o fio é a hidratação, o óleo não nutri, sela, e a queratina não reconstrói.
Mesmo assim, meu conselho para quando fazemos uma nutrição com máscara + algum ingrediente ou só máscara, é lavar o cabelo primeiro e depois seguir a etapa, mas não tenho nenhuma base científica para te dizer se é o certo ou não.
Espero ter te ajudado :)
Bjs
Fran
3 de junho de 2015 at 14:51
Legal … :D
Mariana
3 de junho de 2015 at 15:33
:)
8 dicas para você aprender a cuidar do cabelo cacheado do sua filha(o) | Cacheia!
17 de junho de 2015 at 13:32
[…] Como o cabelo cacheado/crespo é mais ressecado, precisamos hidratá-lo mais frequentemente. A frequência irá depender da necessidade do cabelo e isso você só vai perceber com o tempo, mas se você fizer uma vez por semana será ótimo. Sugiro que leia também: Como hidratar o cabelo corretamente […]
Patricia
25 de junho de 2015 at 13:54
Legal. ótima dica
Larissa Fernanda
17 de julho de 2015 at 18:02
Adorei as dicas! Algumas eu já sabia, outras não… Tá tudo muito bem explicado, arrasou! :D
Eu costumo usar máscaras de potes mais grandes e evito colocar a mão dentro dele, como foi recomendado. Um dia pensei em usar outra embalagem menor e mais prática pra usar a máscara: eu reutilizei uma embalagem de creme de pentear – daquela que é só puxar para cima para abrir -, depois de lavá-la INÚMERAS vezes antes de colocar a máscara. >_<
O que não coube eu deixei no pote mesmo, conforme vou usando, vou repondo na outra.
Daí fiquei na dúvida: Será que tem algum problema nisso? Pode alterar alguma coisa na máscara?
Mariana
21 de julho de 2015 at 15:42
Oi, Larissa!
Que bom que gostou! Fico feliz :)
Eu acho que não tem problema, não, mas não tenho conhecimento sobre esse assunto. Inclusive, achei uma ótima ideia, assim não ficamos pegando no creme! Tem dado certo para você?
Bjs!
Larissa Fernanda
25 de julho de 2015 at 19:55
Então, Mariana, não tive nenhum problema até hoje, tem dado certo sim! :) Que bom que gostou da ideia, pois ela facilita bastante a vida na hora da hidratação!
Tomara que dê certo para todo mundo! :D
Obrigada por responder :)
Bjs!
Mariana
28 de julho de 2015 at 16:28
Oi, Larissa!
Não só gostei da ideia como já testei lá em casa. rs
Peguei um leave-in da L’Occitane que acabou recentemente (fiz resenha dele aqui: http://cacheia.com/2015/07/resenha-linha-mandacaru-cachos-hidratados-loccitane-au-bresil/ ) e coloquei uma máscara baratinha da Skala que eu tenho em casa e misturei com glicerina. Muito prático, amei!
Beeijos!
Jéssica
19 de setembro de 2015 at 10:08
Olá! Achei o post muito informativo, mas ainda tenho uma dúvida. O meu cabelo está em transição e quero que os fios novos cresçam saudáveis. As máscaras para hidratar podem atingir os fios desde a raiz ou não?
Mariana
23 de setembro de 2015 at 00:36
Com certeza, Jessica!
E é super importante cuidar do novo cabelo que está nascendo ;)
Um beijo!
Paula
27 de abril de 2016 at 10:36
Tenho uma filha de 6 anos e o seu cabelo e bastante cacheado e ainda não consegui deixa- los perfeitos, já usei todos produtos de criança e sempre fica seco principalmente na frente e ela tbm acaba amarrando o cabelo…..não sei mais o q fazer
Mariana
28 de agosto de 2016 at 03:55
Oi, Paula! Tudo bem?
Fiz um post sobre isso: http://cacheia.com/2015/06/8-dicas-para-voce-aprender-a-cuidar-do-cabelo-cacheado-do-sua-filhao/
Dá uma olhadinha!
Bjs
sulamita
19 de julho de 2016 at 13:34
gostaria muito de dicas de shampoo para melhorar o cabelinho de minha filha ele e muito cacheado e seco na parte mas alta do cabelo . ela só tem dois anos e muitos cachinhos
Mariana
28 de agosto de 2016 at 04:27
Oi, Sulamita! Tudo bem?
Tem uma lista de produtos para crianças aqui: http://cacheia.com/2015/10/lista-de-produtos-para-criancas-liberados-para-low-poo/
E sugiro que você leia também esse post: http://cacheia.com/2015/06/8-dicas-para-voce-aprender-a-cuidar-do-cabelo-cacheado-do-sua-filhao/
beijos!
Rebeca
22 de abril de 2018 at 09:28
Alisei meu cabelo quase 5 anos atrás e sofri corte químico, quem tinha cachos lindos e longos ficou com uma palha na cabeça TD quebrada e feia q dóia só de olhar, depois disso não usei mais química no cabelo (sério, nenhuma) mas ainda alisava com a chapinha, alguns meses atrás meu namorado descobriu q meu cabelo é cacheado e começou pegar no meu pé ❤ foi a melhor coisa q me aconteceu, tô sem usar chapinha faz 6 meses, meu cabelo não cai, não quebra, tá crescendo rapidamente e cada dia q passa fica mais cacheado… Tô sempre lendo as dicas aqui no blog, depois de tanto tempo com cabelo alisado eu não sabia como cuidar dos cachos, e vcs tão sendo minha salvação adoro vcs
Mariana
6 de junho de 2018 at 12:09
Uau, Rebeca!
Quanto amor no seu comentário! Ficamos extremamente felizes!
Um beijo!
Janaina
26 de agosto de 2019 at 10:56
Olá mim chamo Janaina tenho uma bebezinha de 1.05meses ela tem o cabelo crespo . Ela chora muito quando vou pentear e o cabelo dela esta muito seco e en embaraçado. Vc pode mim dar uma ajuda
Maressa De Sousa
29 de agosto de 2019 at 15:46
Oi Janaina, tudo bem? Nesse caso é legal usar produtos específicos para crianças. Aqui no blog tem dicas da Mari, que também é mamãe e deu dicas de produtos:
1- Finalizadores: https://cacheia.com/2018/05/5-finalizadores-para-cabelo-infantil-crespo-e-cacheado/
2- Dicas para escolher produtos capilares para crianças: https://cacheia.com/2017/09/alguns-cuidados-ao-escolher-produtos-capilares-para-criancas/
Laura
8 de março de 2021 at 08:38
Eu amei essas dicas, eu vou experimentar fazer no meu! Tomara que dê certo!