Receitas caseiras

10 receitas caseiras para cabelos cacheados com apenas dois ingredientes!

Todo mundo sabe que dinheiro não nasce em mato, não é? Às vezes eu vejo máscaras de tratamento caras, e cremes de pentear e me pergunto: será que vale a pena gastar uma fortuna com o cabelo? Se você concorda comigo, esse é o post certo pra você! Você não precisa de um cronograma capilar caro, ou cosméticos gringos para fazer seu cabelo brilhar! Essas receitas caseiras para cabelos cacheados são acessíveis e baratas e vão trazer resultados lindos para o seu cabelo natural. (Não sabe o que é cronograma capilar? Clica aqui para descobrir!)

Criei esse post com ingredientes acessíveis, e a maioria deles estão disponíveis na sua cozinha! Maravilha, não é? Então, minhas amoras, arregace as mangas e mãos à obra! Bora aprender várias dicas de receitas caseiras para cabelos cacheados e crespos.

(Todas as receitas são liberadas para no/low poo! Algumas das receitas são inclusive veganas)


1. Azeite de Oliva e Açúcar Mascavo

Receitas caseiras para cabelos cacheados e crespos

Essa é uma receita de esfoliação do couro cabeludo. Na verdade, é muito simples: misture 2 colheres de sobremesa de azeite com 1 colher de açúcar mascavo. Reserve. Aplique no couro cabeludo com os fios úmidos (não precisa lavar) e massageie o couro cabeludo por 15 a 20 minutos com a mistura. Lave  depois com shampoo ou co-washLimpe bem: É importante que você não deixe qualquer resquício de açúcar ou óleo no couro cabeludo. Você pode substituir o azeite de oliva por óleo de coco também.

E olha só a vantagem: além da esfoliação, você ainda nutre seu couro cabeludo! Faça, no máximo, uma vez a cada 15 dias.

  • Etapa do cronograma capilar: Nutrição;
  • Benefícios: renovação das células do couro cabeludo, redução da oleosidade excessiva, melhora da circulação sanguínea, aumento do crescimento capilar;
  • Frequência: no máximo uma vez a cada 15 dias;

 

2. Abacate e Mel

Receita caseira para cachos - Abacate com mel

Essa receita caseira é excelente aliada no combate à porosidade! (Dica amiga: tudo que tem mel é bom pra esse fator). O abacate possui muitos óleos, então você deve colocar o fruto na categoria de nutrição no cronograma capilar. É uma hidratação boa pra quem gosta de ver o cabelo purpurinado de tanto brilho :))

Misture 4 colheres de abacate bem amassado com 1 colher de mel. Se tiver cabelos longos, você pode fazer mais hidratação mantendo a proporção de quatro colheres de abacate para uma de mel. Deixe agir por vinte minutos a meia hora. Enxague com bastante água até que tenha certeza que não há mais nada da receita no cabelo. Passe o condicionador, deixe agir, e enxague normalmente.

  • Etapa do cronograma capilar: Nutrição;
  • Benefícios: redução da porosidade, redução do frizz, aumento do brilho no cabelo;
  • Frequência: no máximo uma vez por semana;

3. Água e Amido de Milho

Hidratação de maisena para cabelos cacheados - Como fazer

Essa é uma versão simplificada da nossa querida hidratação de maisena. Sabe quando você não tem nenhuma máscara de hidratação, mas percebe que seu cabelinho está i-m-p-l-o-r-a-n-d-o por algum tratamento? A boa notícia é que não precisa chorar, nem arranhar as paredes!

É só fazer o mingau de maisena na proporção de 1 1/2 xícara de água para 2 colheres (sopa) de amido de milho do jeitinho que eu já ensinei. Lave com shampoo ou condicioador e deixe a hidratação agir no cabelinho por 20 min a uma hora. Depois do tempo de ação, enxague com bastante água e aplique o condicionador normalmente.

  • Etapa do cronograma capilar: Hidratação;
  • Benefícios: redução do volume; aumento da definição; aumenta temporariamente espessura capilar;
  • Frequência: no máximo uma vez por semana;

4. Creme de Leite com Leite de Coco

Hidratação caseira de leite de coco e creme de leite para cabelos crespos

Mais uma receitinha powerful para nutrição! Super nutrição, ATIVAR! (Não sei porque pensei nisso, haha) O diferencial: essa hidratação reduz o frizz e deixa o cabelo bem macio. Sério. Vira cetim. Dica amiga: deixe o creme de leite e o leite de coco por 24h na geladeira antes de fazer a hidratação, para eles ficarem mais “durinhos”.

Misture 3 colheres de sopa de creme de leite integral, daqueles bem grossinhos, com 1 colher de leite de coco. Misture bem e aplique nos fios úmidos e limpos. Deixe agir por 20 minutos.

  • Etapa do cronograma capilar: Nutrição;
  • Benefícios: redução do volume, cabelos mais macios, redução do frizz, aumento do brilho no cabelo;
  • Frequência: no máximo duas vezes por semana, se o seu cabelo estiver precisando muito de nutrição;

5. Soro Fisiológico com Bepantol

Como fazer hidratação com bepantol e soro

Essa receitinha mágica é hidratante power, que vai te auxiliar com os borrifadores no day after. Misture 200 ml de soro fisiológico com uma tampinha de bepantol (dica da amiga pobre: você também pode comprar o genérico na farmácia ou mandar manipular, bem mais barato! Em Belo Horizonte, a Ludmila Cioffi faz, muito mais barato, e além de vegano, você compra de uma mina!). Depois finalize com cremes de pentear ou leave in, como de costume. Você pode deixar essa receita de borrifador na geladeira para usar durante a semana.

  • Etapa do cronograma capilar: Hidratação;
  • Benefícios: fios macios e hidratados; ótimo para day after.
  • Frequência: pode fazer até 4x na semana.

6. Leite com Condicionador

Leite com condicionador - Receita caseira

Outra receitinha de hidratação ótima para porosidade. Assim como a de creme de leite, eu amo essa receitinha! É puro amor! O leite funciona como uma espécie de “selante das cutículas”. É só misturar 1 copo de leite de 200 ml com 2 colheres do seu condicionador preferido. Existem boatos de que leite alisa o cabelo, então, deixe no máximo, por 20 minutos. Se você for vegan, pode substituir o leite de vaca pelo leite de coco, sem maiores prejuízos.

  • Etapa do cronograma capilar: Hidratação/Reconstrução;
  • Benefícios: combate a porosidade, redutora de volume;
  • Frequência: pode fazer até 2x no mês;

 

7. Creme de Hidratação com Chocolate em Pó

Hidratação fácil de chocolate para cabelos crespos e cacheados

O cacau hidrata, reduz o frizz e deixa os cabelos brilhando. Já ensinei a fazer uma hidratação de chocolate que é mara! Como eu adorei o efeito do cacau, vou ensinar a vocês uma segunda receita. Sou linda, eu sei. Anota as instruções: Misture uma colher de chocolate em pó ou cacau natural com duas colheres de máscara de hidratação. Aplique nos fios úmidos e limpos e deixe agir por vinte minutos. Depois disso, enxague com água abundante e passe condicionador normalmente.

Mas por quê cacau em pó, ou o chocolate? Porque toddy, nescau (e genéricos) são muito cheios de açúcar. Açúcar demais, cacau de menos. Mas, se você tiver somente eles em casa, está tudo bem substitui-los. Quem não tem gato, caça com cão. (Eu inverti a frase arbitrariamente porque gato são bichos poderosos, poderosíssimos, poderosérrimos!)

  • Etapa do cronograma capilar: Hidratação;
  • Benefícios: hidratação, reduz drástica do frizz, cabelos brilhosos, redução da porosidade;
  • Frequência: pode fazer até 1x por semana.

8. Banana com Mel

hidratacao-banana-com-mel-para-cabelos

Eu tentei essa receita duas vezes: a primeira, foi uma caca porque a banana tava muito verde. Não amassei direito e meu cabelo ficou cheio de pedacinhos da fruta. Quase chorei no banho.  Depois de me recuperar do trauma, resolvi tentar de novo, e amei o resultado, mas detestei o cheiro (não gosto de cheiro de banana!). Apesar disso, é uma hidratação ótima para amaciar os fios e deixá-los brilhosos. As instruções são mais moles que mamão com açúcar! Amasse uma banana bem madura com um garfo, ou no liquidificador, e misture 1 colher de sobremesa de mel. E importante amassar a banana bem. Inclusive, se for possível, passe no processador ou no liquidificador. Aplique a mistura nos fios limpos e úmidos. Deixe agir por 20 minutos e enxague muito bem, retirando o excesso de hidratação com o auxílio de um condicionador.

  • Etapa do cronograma capilar: Hidratação;
  • Benefícios: hidratação, redução da porosidade, cabelos macios, fios brilhosos;
  • Frequência: pode fazer até 1x por semana

9. Cenoura e Beterraba

cenoura-beterraba-hidratacao

Normalmente, as hidratações caseiras para cabelos cacheados são pastosas! Ao contrário, essa é uma hidratação líquida que eu adoro! Ela não deixa o cabelo muito macio, mas a hidratação e o brilho são notórios e os cachinhos ficam super definidos! Até mais que muitas marcas cheias de silicone, viu gente?

É só bater no liquidificador meia cenoura (crua), com meia beterraba (também crua) e 1/2 copo de água filtrada. Bata bastante. Coe e coloque em um borrifador. Depois é só colocar no cabelo inteiro, com abundância. Aguardar entre 20 minutos a duas horas, enxaguar e selar com condicionador. Fácil e delícia. Pode fazer mais quantidade e tomar o suco porque é gostoso e nutritivo. Nham nham.

  • Etapa do cronograma capilar: hidratação
  • Benefícios: hidratação, definição dos cachos
  • Frequência: pode fazer até 2x por semana

10. Gelatina com Creme de Pentear

Geltina com creme de pentear

Quem postou essa receitinha linda foi a Ster! Você só vai precisar da gelatina (sem sabor) e de um creme de pentear da sua preferência. No post que a Ster escreveu, ela explica direitinho como fazer o gel de duas formas. Mas cuidado: como a gelatina é reconstrutora, não vá exagerar, hein?

Dica de leitora: Para veganos e vegetarianos, utilizar ágar-ágar.

  • Etapa do cronograma capilar: reconstrução
  • Benefícios: redução do volume, maior definição dos cachos;
  • Frequência: pode usar até 2x por semana; após o término da receita, fazer pausa de no mínimo um mês da gelatina;

Dicas extras para receitas caseiras para cabelos cacheados e crespos

Não use receitas com mel e açúcar em excesso porque são ingredientes que afinam os fios.


Espero que tenham gostado, minhas amoras! De todas essas receitas caseiras para cabelos cacheados, a única que eu ainda não fiz foi a de gelatina (por motivos de: vegetarianismo). Espero que tenham gostado, qualquer dúvida é só me perguntar.

 

Beijocas encaracoladas,

You may also like