Cabelo denso x cabelo volumoso

Olá Cacheia! Tudo bem com vocês?

O post de hoje é pra falar sobre (uma das) diferenças dos cabelos cacheados. Além do tipo de cacho, temos o cabelo com volume, sem volume, denso (com fios finos ou fios grossos) e pouco denso. Falaremos sobre cada um deles abaixo.

01. Denso

cabelo denso

Densidade é associada à quantidade de fios no cabelo.

Densidade é associada à quantidade de fios que você tem. O cabelo denso tem muitos fios, sendo finos ou não. Consequentemente pode gerar frizz e volume, mas não são todos. Como identificar se meu cabelo é denso? Quando você amarra o cabelo, consegue segurar ele todo na mão ou tem dificuldade? Se você tiver dificuldade, é porque seu cabelo é denso. Dicas: Esse tipo de cabelo exige cuidado dobrado, principalmente com o volumão (e isso também significa o dobro de produtos). Cortes muito curtos não cairão bem, evite gominhas (prendedores de cabelo, sei que essa palavra muda de região pra região, hahaha) de elástico, essas marcam e quebram os fios, além de arrebentarem fácil.

02. Pouco denso

Cabelos pouco densos são finos, mais conhecidos como “ralos”.

Cabelo cacheado pouco denso é raro (creio eu), sim, mas não quer dizer que não exista. Geralmente são cachos do tipo 2, ou em cabelos cumpridos. mas existem casos em outros tipos também. Percebam na foto, como a menina consegue pegar quase o cabelo inteiro com uma mão. E mesmo assim, se soltar, pode dar volume. Dicas: Evite usar escova e ficar prendendo o cabelo demais. Cortes curtos e repicados são ideais pra dar um “up” nos cachos. Evite leave-in na raiz e use bastante difusor. Evite texturizações.

03 . Volumoso

Volume não é associado à grande quantidade de fios, e sim com o formato do cacho e frizz.

Já o volume é associado ao black, e não à quantidade de fios. Também pode ser associado ao frizz, que é uma consequência do cabelo muito volumoso. Dicas: essas são relativas. Se você quer um black, o ideal é você cortar o cabelo arredondado e curto. Se não, você pode manter um corte médio (nos ombros) e repicado. Temos várias dicas pros dois tipos, aqui (curtos e médios) e aqui (longos). Ao contrário do que muitas meninas do projeto rapunzel acreditam, quanto mais o cabelo cresce, a tendência é pesar e este perder o volume. Claro que isso depende de diversos fatores, inclusive do tipo de cacho, mas é quase que uma regra.
– Modos de lidar com o volume: aceitando-o. Apenas hahaha sofro com ele e todas que peço ajuda me dizem isso. Então, se alguém aí tiver alguma ideia, pode mandar bala ;)

04. Pouco volume

Cachos do tipo 2 tem tendência a ser menos volumosos que os do tipo 3 ou 4.

Observem nessa foto, como ela tem muito cabelo. Apesar de os fios serem finos, percebe-se que são muitos.  Podemos afirmar então que, apesar de pouco volume, é um cabelo denso. Isso acontece em cachos mais abertos, do tipo 2. A definição é um problema, mas já o volume já ajuda bastante. E engana-se quem acha que esse tipo não sofre com o frizz: muito pelo contrário. Dicas: gel. Usem e abusem de gel. Mas nas pontas, pra dar definição. Sempre amasse os cachos, NUNCA desembarace-os após já estiverem secos. Durma de abacaxi ou com uma toca pra facilitar o day after.

Espero que tenha ficado claro a diferença pra vocês! Densidade tem a ver com quantidade de fios e volume.. Bom, tem a ver com aquela baguncinha que seu cabelo fica hahaha

Até a próxima meninas!

 

Ana Catarina

Ana Catarina, 25, mineira de em Belo Horizonte, MG. Coordenadora de marketing e fundadora do Cacheia :)

Blog Comments

Não sabia que tinha essa diferença o.o
Achei muito legal a explicação! Descobri que tenho um cabelo volumoso!
Muito bom o post ;)

[…] Cabelo sem volume é sinônimo de cabelo bonito por acaso? Cabelo cacheado, crespo, encaracolado, volumoso ou muito denso, podem, sim, ser bonitos. Mas você precisa enxergar isso […]

Qual acessórios vc conhecem para cabelos densos,estou em tradição e esse e o meu tipo de cabelo,gosto muito do blogg de vcs esta sempre atualizado,bjs

Oi Camila! Você pode usar presilhas, flores prendendo a lateral, turbantes… Acho que qualquer acessório (exceto arcos e tiaras) ficam perfeitos em cabelos densos ;)
Beijos!

Em transição desculpe kkkk

Hoje é meu primeiro dia aqui no blog e estou amandooo. Já passei por 95% da fase transição, já fiz o BC (nem sabia que tinha um nome pra isso, apenas fiquei de saco cheio da metade lisa e metade cacheada e cortei um cabelo que batia na cintura, na altura do pescoço sem dó nem piedade!). Só não corto as pontas lisas q restaram de vez pq tenho um casamento pra ir e preciso do cabelo mais comprido possível pra poder fazer uma graça. Dica pra quem tá nessa fase: Eu sempre tive cabelo comprido e a moa do salão não queria cortar. Até que eu virei pra ela e disse: Cabelo cresce, gente! Adorei o resultado, apesar de estranhar no início. E outra, não vejo a hora de ter o cabelo comprido de novo mas o BC serviu pra me fazer experimentar vários comprimentos de cabelo caso eu queira cortá-los um dia de novo. ;)
Agora uma ajuda!
Ainda fiquei na dúvida se meu cabelo é denso ou volumoso. Tenho muito cabelo, os fios são grossos e ÀS VEZES tenho dificuldade de segurá-lo todo com uma mão e, qualquer movimento em falso, cochilada no ônibus ou vento, pode estragar qualquer finalização. :( Deixei o link do meu perfil no Facebook. As fotos do perfil mostram mais ou menos como é a juba aqui. Se puderem dar uma olhada e me ajudar vou ficar muito feliz! <3

Existe algum corte pra cabelo denso ou volumoso que fique bonito

Camadas!! Nunca falha!

Gosto muito do blog de vcs bjs

[…] dicas pra gente gastar (um pouco) menos. Lembrando que essas dicas dependem de 4 fatores: – A densidade do seu cabelo (quantidade de fios, finos ou grossos); – O volume do seu cabelo (frizz também conta); – O […]

[…] maioria (percebam, não disse todas) do tipo 3 é, além de volumoso, denso, o que complica ainda mais tratar dos cachos. Sofremos com o ressecamento natural dos fios, o que […]

Ana ñ reclame do seu volume,pq pra mim,cacheado bonito é cacheado com volume!!! bastante,pena que a maioria dos cremes pra pentear,vem escrito REDUTOR DE VOLUME,affffff os fabricantes de cosméticos deveriam rever esse conceito!! Queria eu que meu cabelo tivesse mais volume,estou sempre pesquisando pra ver se encontro produtos pra aumentar o volume.

Oi Sônia! Já aprendi a gostar do volumão hahahaha daremos umas dicas para ter volumão sim, pode deixar! :)

Então, estou na duvida de qual tipo meu cabelo é… os cachos são fechados e tenho pouco volume/cabelo. Por isso, fico na dúvida de quais produtos utilizar e quais hidratações fazer !
Socorro !!!

Oi Vitoria! Leia nosso post: http://cacheia.com/2014/02/tipos-de-cacho-como-identificar-o-seu-dicas/ talvez te ajude!

Beijos!

Primeiro dia aqui no blog. To amando, muitas dicas e todas ótimas que estão me ajudando muito. A um ano atrás eu alisei meu cabelo, daí logo depois eu me arrependi, então esperei ele crescer e depois cortei a parte lisa, só que ele nunca foi aqueeeele cabelo cacheado, mais estou fazendo o posso pra cachear ele mais. Aah e obrigada pelas dicas !

Oi Sara! Confere algumas das receitas que temos aqui pra definição capilar! http://cacheia.com/2014/02/definicao-capilar-receitas-caseiras/

Beijos!

Olá! Estou passado pela transição (cabelos que não sabe se alisa ou cacheia rs) mas ele é pouco denso e muito volumoso, então nesse caso é melhor nem tentar texturizações e usar creme no cabelo de uma só vez, apertando no fim?

Oi Thalia! Pra você que tem cabelo muito volumoso, invista na hidratação de maisena http://cacheia.com/2013/12/maisena-nos-cabelos-pode/ e também em texturizações! Beijos!

Quando tu diz que cortes curtos em cabelos densos não caem bem é porque deixam eles pesados/sem movimento? É que eu tenho o cabelo denso e adoro cabelo curto ://

Oi Mirella! Depende muito né, cada caso é um caso. É que cabelo denso geralmente é difícil de cuidar dele curto e ele tem tendência a ficar sempre armado! Mas não é uma regra :) Beijos!

Hmm entendo, e o corte de cabelo em “V”, é um bom corte pra cabelo cacheado?

Não é muito bom, Mirella.
Corre o risco dele ficar quadrado!

Olá Cacheia! Acredito que meu cabelo seja pouco denso, e sei que ele é bem fino.
Fui olhar algumas fotos de quando meu cabelo era cacheado (antes de começar alisar) e ele não tinha praticamente nenhum volume, os cachos eram bem definidos, acho que porque eu entupia de creme de pentear e penteava, os cachos só formavam abaixo da orelha.
Hoje detesto está com meu cabelo molhado, e quando seca faço de tudo para da volume nele, mas o volume não dura muito tempo, tenho que da uma bagunçada pra fica com volume.
Minha preocupação é que quando cresça ele não fique com volume, o que mais quero é ter aquele cabelo com volumão.

Oi Jhessica! Bom, o volume vai depender do corte que você fizer, mas nada muito milagroso. Se seu cabelo é fino e pouco denso é difícil de manter mesmo. Evite fazer texturizações e fitagens e tente finalizar os fios com o cabelo todo pra frente. Beijos!

Bom dia!

Ótima matéria, meu cabelo é ralo, você poderia dar mais dicas.

Desde já mui obrigada!

Oi Eliane! Vamos tratar desse assunto num próximo post. Você tem problemas quanto ao volume? Definição?

Oi! Amei as dicas do seu blog. Estou em transição e meu cabelo é pouco denso, ta sendo uma luta mas to conseguindo, com paciência eu chego lá! tudo de bom pra ti!! :)

Força na transição, Flavia! Beijos <3

[…] o seu cacho não ficará definidinho natural como quando você o texturiza. Se seu cabelo é pouco denso, ele pode ficar sem volume nenhum. O excesso de produtos também pode levar à […]

Meu cabelo é 3C, pouco denso e pouco volume. Conseguir volume dá trabalho, hehehehe

Oi Lidi! Já tentou o pente de garfo? :P

Lidi, tamo junta! hahahaha
O meu é meio 3b, meio 3c… Mas faço de tudo pra deixá-lo volumosão. E olha que é curto, então nem dá pra dizer que pesa… Vou procurar esse pente de garfo que a Ana falou pra dar um up na raiz.

O meu cabelo é bem denso mas com pouco volume. Usei ele preso durante anos porque penteava seco ahahahahha Ficava horrível, como você deve imaginar. Adoro quando vejo fotos de cacheadas com volumão, mas o meu não fica assim de jeito nenhum. Mas estou satisfeita com ele, gosto do jeito como é :D

Olá não sei bem o meu tipo de cabelo(mesmo olhando no post)…estou passando por uma transição capilar e tá bem no início (3 meses)pude notar que tenho muito volume pois a raiz esta bem alta e que é fino dificil de aparecer os cachos,sei que é do tipo 3 mas não consigo identificar qual!!! Me ajudem

Meu cabelo é 3A/3B, denso e volumoso, corte curto e em camadas, mas mesmo assim ele arma no day after….tenho que usar muitos produtos nele e mesmo assim não consigo um day after decente…hoje fiz umectacao e fui usar o método UCPE….gastei quase todo o CO-Wash da embalagem de 400ml!! Como lidar??

Leave a Comment