Cuidados com os cachos no verão!

Dezembro e janeiro, férias!! Férias muitas vezes sinônimo de praia e piscina pra algumas. O problema é: como manter o cabelo bonito e hidratado com o sol forte, vento e água do mar/piscina? Damos algumas dicas!

Antes de ir à praia/piscina: evite cremes consistentes demais!

Infelizmente não adianta arrumar o cabelo bonitinho se daqui a pouco você estará mergulhando! Desperdício de tempo e de produtos. Procure acordar, utilizar um borrifador (3 partes d’água para 1 de creme) para acalmar o frizz e fazer um coque.

Durante o dia de sol/vento: solte-os!

Reclamar do volume e do frizz vai te cansar, colega! Aceita ele assim que é mais bonito. Após nadar, tome uma ducha fria, solte o cabelo e passe um leave-in ralinho e com protetor solar para cuidar dos cachos. Pode ser o nosso querido e amado Yamasterol (amarelo). Evite prendê-los enquanto estiverem úmidos, isso pode marcá-los e quebrá-los ainda mais.

– Mas Ana, por que ralinho?
Diferente dos consistentes, você não sente ele soltando na água quando vai nadar novamente (nem aquelas bolhinhas que se formam quando você lava o cabelo). É ideal caso você esteja nadando em piscinas.

Veja também: Por que o Yamasterol é tão querido?

Término do dia: limpar, hidratar e nutrir

Não que seja uma regra, mas pelo menos durante sua viagem ou dia de praia/piscina, é aconselhável que você evite o uso de shampoos com sulfatos muito fortes. Se optar por uma lavagem com esses produtos, utilize um óleo antes para diminuir o efeito de ressecamento (chamamos isso de pré-poo)

Depois, utilize uma boa máscara de nutrição ou hidratação, um condicionador de sua preferência e finalize os cachos.

Ah, dois avisos bobos mas muito importantes:

– não durma com o cabelo molhado! Em hipótese alguma. Além de ter um day after horrível, pode mofar seu travesseiro e/ou seu couro cabeludo.

– Evite ao máximo usar secador, mesmo que seja com o difusor e evite também banhos quentes. Lembre-se que seu cabelo já está sujeito ao calor o dia inteiro.

Após a viagem: invista em receitas caseiras

Mesmo com todos os cuidados, seu cabelo ainda estará um pouco frágil, então, força! Tem uma receitinha ótima pra vocês recuperarem os cachos de vez. Pegue um pouco da sua máscara favorita, acrescente duas colheres (sopa) de azeite extra-virgem + uma colherzinha de bepantol + duas colheres (sopa) de leite de coco. Misture e passe nos cabelos, mecha por mecha (como se estivesse fazendo fitagem). Deixe no cabelo por 15 minutos e enxágue.

Alimente-se bem

Coma coisas mais leves e saudáveis como frutas, sucos, legumes e verduras. Evite frituras, alimentos açucarados e gordurosos. Não fará somente bem para o seu corpo, mas também para os seus cachos. Quanto mais saudável você estiver, mais forças eles terão para resistir ao verão! Temos aqui umas dicas de alimentos que fortalecem os cabelos.

Não se esqueçam do protetor solar e boas férias!!

Edit 14/07/2015: Confira também as dicas da Raysa Como cuidar dos cabelos crespos e cacheados na praia

Edit 10/12/2018: Confira também Como cuidar dos cachos depois da piscina?

Foto: http://www.flickr.com/photos/whimsicaljane/

Ana Catarina

Ana Catarina, 25, mineira de em Belo Horizonte, MG. Coordenadora de marketing e fundadora do Cacheia :)

Blog Comments

Aaaaaaaaaah, adorei as dicas! Haha Vale para a transição também, né?? Ficou topíssimo o post ^^

[…] Além do que ele é ótimo para quando você for pra praia/pisicina, como explicamos aqui em cuidados com os cachos no verão. […]

Alguma sugestão de leave ins ralinhos? Obrigada!

Olá Ana! Quais os cremes ou leav -in no poo que possuem protetor solar? Acho que o Yamasterol não tem :/

Oi Mara! Alguns da capicilin tem, yenzah também e o yamasterol tem filtro solar sim! :) confere na embalagem quando for comprar

Ah tá, obrigada! :)

Só o shampoo sem sulfato é suficiente para remover o cloro do cabelo? Tenho essa dúvida :/ sempre depois da piscina usei sulfto por medo, mas queria saber se é realmente necessário

Responder

Flavianne de Souza Ramos de Brito

Para quem pratica o no poo tem algum cuidado extra, devido ao cloro/sal ou apenas realizar a lavagem normal?

Leave a Comment