Como cuidar do cabelo crespo e cacheado na praia

  • Home
  • Dicas
  • Como cuidar do cabelo crespo e cacheado na praia

Quando as férias e os feriados chegam, a gente logo se anima pra tomar muito banho de piscina, cachoeira e mar. Principalmente nós, mineirinhos e mineirinhas que moram a uma distância considerável do oceano, (não temos mar, mas temos bar), aproveitamos os dias de descanso para correr para qualquer lugar que tenha água mergulhável. E como se não bastasse todos os sais e cloro das águas, ainda ficamos mais expostas ao sol do que normalmente, ressecando nossas molinhas. Aqui nesse post, eu vou apresentar um monte de dicas fáceis e práticas pra vocês! Afinal, estamos de férias e não queremos perder muito tempo com o cabelo, né? Então vamos aprender a como cuidar do cabelo crespo e cacheado na praia?

como cuidar de cabelos cacheados e crespos no veráo

 

Enxague os cabelos com água doce após banhos de mar ou piscina

Essa regra é de ouro: Sempre lave os cabelos com água corrente abundante após nada em mar, ou piscina. A água do mar é cheia de sais que ressecam os fios, e a piscina tem aquele maldito cloro que também deixa os nossos fios mais secos. Por isso que é essencial enxaguar os fios muito bem com água. Porém, nada de shampoo todos os dias!discutimos aqui no blog algumas vezes sobre como os shampoos são grandes responsáveis pelo ressecamento dos nossos fios, mesmo aqueles com quantidade reduzida de sulfatos mais fracos. O ideal é que você faça esses enxagues diários adotando a técnica do co-wash, ou seja: lavagem com condicionador.


 Gotinhas de óleo vegetal podem fazer milagres

como cuidar do cabelo crespo e cacheado na praia

Desde que eu substitui o protetor de pontas por gotinhas de óleo vegetal, os meus fios agradeceram muito! Todas as vezes que você for sair de casa, do seu hotel ou apartamento, coloque algumas gotinhas de qualquer óleo vegetal na mão, esfregue bem até que sua mão fique morna, e aplique nas pontas do seu cabelo. O óleo vai proteger os seus fios contra quebra e ressecamento.

Dicas de óleos vegetais práticos de se encontrar: óleo de amêndoas puro e óleo de rícino (mamona).


Fazer ou não fazer cronograma capilar: eis a questão

como cuidar do cabelo crespo e cacheado na praiaO cronograma capilar é aquela velha técnica que divide as hidratações, nutrições e reconstruções por dia da semana. Fazer o cronograma capilar nas férias é uma decisão tua, porém a minha opinião é de que é altamente desnecessário. Quando estamos viajando, queremos descansar da nossa rotina, e relaxar, sem preocupações! Não adianta ficar se estressando demais por cabelo. Quando viajo, eu levo apenas uma boa máscara de hidratação ou nutrição, e a utilizo quando acho que o cabelo tá pedindo muito socorro mesmo!

Eu gosto de ficar tranquila e gosto de me dar a liberdade de não estressar com o meu cabelo o tempo inteiro! No entanto, isso é bem pessoal, e a decisão é sempre tua!

 


 

Como cuidar do cabelo crespo e cacheado na praia com borrifadores

Dizem que os diamantes são os melhores amigos das garotas, mas eu acho mesmo que quem é amigo de verdade são os borrifadores. Eu sou apaixonada com borrifadores! Eu sempre falo deles porque são muito práticos: uma verdadeira mão na roda. Eu já fiz um post completíssimo com várias receitas bapho de borrifadores. Quando se trata de viagens, o que eu faço: eu levo um borrifador (vazio!), um óleo de amêndoas puro e um potinho de glicerina vegetal. Então eu faço uma misturinha no borrifador de água + algumas gotinhas de óleo + glicerina! Depois de misturar, passo no cabelo antes do creme de pentear e do gel! Ou então utilizo quando o hair vai ficando muito rebelde ao passar do dia. É sucesso! Você também pode usar o borrifador pra fazer uma misturinha mais leve de creme de pentear e água que será aplicada no cabelo antes de banhos de mar ou piscina.


Antes de sair, nunca esqueça de utilizar creme de pentear

Sempre utilize cremes de pentear antes de sair da sua acomodação, antes de tomar banhos de piscina ou mar. Dê preferência para cremes levinhos, e não utilize uma enorme quantidade para não ficar na piscina. Se for o caso, misture em um borrifador na proporção de uma parte de creme para uma parte de água. E lembre-se de utilizar produtos que contenham protetor solar, hein moçada? Muito cuidado para não fritarmos nosso cabelinho no sol.


O que eu levo na mala para o meu cabelo?

Bom, depois de tudo, eis aqui o que eu costumo levar para minhas viagens (kit sos cabelo para férias! haha)

  • Uma boa máscara de hidratação ou nutrição
  • Um creme de pentear levinho (costuma ser o yamasterol)
  • Algum gel (normalmente da capicilin ou da kanechom)
  • Um potinho de óleo de amêndoas puro (sem petrolatos). Pode ser o óleo vegetal de sua preferência
  • Potinho de glicerina vegetal
  • Borrifador vazio

Não é muita coisa, e ajuda a manter minhas molinhas fofas, e sem estresse, por vários dias!


É isso! Espero que tenham gostado das dicas. Espero que aproveitem bastante esses momentos de relaxamento!

Beijocas

 

Raysa França

Raysa, 21 anos, vegana, belo-horizontina e mineira de coração. Estudante de ciências sociais, apaixonada com pessoas, animais, viagens, desenhos animados, culinária e cabelos.







comments

Comentários

ótimas dicas! Quando tu diz óleo de amêndoas puro, o que quer dizer?

Oi Patrícia!
Eu quero dizer óleo de amêndoas sem parafina líquida, nem petrolatos e nem óleo mineral.
Esses óleos de farmácia para pele são danados pra ter esses componentes, porém é bem fácil e barato achar sem também.
Beijocas

Obrigada, vou procurar óleo de amêndoas puro, bjussss.

Raysa, que show de dicas!!!!
Nossa vcs advinharam foi?
Vou a praia amanhã rsrs e já seguirei as dicas.
Me sinto super feliz com meus cachos e parte dessa alegria devo a vcs, e
a esse blog MARAVILHOSO que me inspira!
Obrigada por tudo!!!!

Andreza, ahahahah Eu descobri com minha bola de cristal =P

Nós que agradecemos, lindja! Fico muito muito feliz com seu comentário!
Beijocas

Nossa que visual deslumbrante rsrs. Adorei as dicas, e principalmente sobre óleos vegetais protegerem nossos amados cabelithos. A manteiga de cupuaçu é excelente como protetor solar, tanto para pele como os cabelos.Bjs

Ooi Camila, tudo bem?
Hahahaha Fico feliz que gostou do post, gata! Então, eu não sabia disso!! Que coisa lindjaaaaaaaaa
Vou procurar JÁAAAAAAAAAAAAAAAAA

Beijos

Corrigindo, é a manteiga de karité. Bjss

Ah, então não é cupuaçu?
Vou dar uma pesquisada e edito o post!
Beijos

Ooi. Em um outro post eu li que a glicerina deve ser usada em dias úmidos, pois ela puxa a umidade. Então, seria certo utilizar a glicerina no borrifador mesmo em lugares abafados, como a praia por exemplo?

Oi Mari, perto da praia não é abafado, costuma ser bem úmido por conta da brisa do mar. Você pode usar essa misturinha com glicerina no chuveiro também pra “puxar mais” hidratação.
Beijocas

[…] Edit 14/07/2015: Confira também as dicas da Raysa Como cuidar dos cabelos crespos e cacheados na praia […]

Já ouvi falar que óleo no cabelo e sol frita os fios…

Oi Dani, não frita não!
Você vai passar apenas algumas gotinhas nas pontas, tá?
E bastante leave in com protetor solar!

Beijocas

Ray eu comprei um protetor solar (para cabelos) da Amend!
Amei o cheiro!!!

É esmo???? E vc notu algma diferença?????? Vc tá usando sempre??

Oi, tudo bom?

Tenho uma dúvida, a glicerina serve pra puxar a umidade do cabelo certo? Então se usar pra ir a praia, com o tempo seco, ela não terá o efeito contrário?

Olá Michele, a praia é bastante úmida, devido à maresia.
No entanto, vc está correta. Se perceber que o tempo está seco, não use!

Beijocas

Olá, post muito bom e informativo. Me esclareça uma dúvida, vejo muitos dizendo que o leave in com fps é pra ser aplicado várias vezes no dia, sempre que voltar da água, outros dizem que se aplica só uma vez, quando se chega na praia e depois não se aplica mais. Afinal, devo aplicar leave in sempre que voltar de um mergulho de mar, ou apenas uma vez no dia?

Oi Jane, tudo bem?
Eu aplico leave in antes de sair e todas as vezes depois que eu saio do mar! O mar é cheio de sais, tanto que deixa o cabelinho limpinho! Hha Acho que ocerto é passar depois de novo sim!

Beijocas

Ótimo post, gostaria de saber se isso serve para quem tá em transição também?

Simmmm!

[…] (Vi a receita aqui) […]

Oi adorei as dicas queria saber se posso levar shapoo e o meu condicionador que costumo usar e lavar todos os dias o cabelo com shapoo e o condicionador? Vou levar uma mascara de hidratacao ou nutricao quando devo usar? A mascara ? por que nao vou fazer o conograma nesses 15 dias que vou ficar na praia ,a agua+mais o oleo + a glicerina eu devo usar quando? Antes do creme de pentrar pode ser e depois um creme de pentear? Qual creme vcs me endica? Devo lava o cabelo todo dia com shapoo pra tirar o sal da agua? Desdr ja obrigada

Oi Heide, tudo bem? O ideal é que você não lave todos os dias com shampoo e condicionador não. Se puder fazer lavagens só com condicionador (co-wash), é melhor!
Você pode usar essa misturinha para finalizar os fios, ou antes de ir ao mar ou piscina.
Eu uso o yamasterol, ele é um creme mais fininho, e tem protetor solar. Acho ideal. Não precisa não, você pode tirar o sal com água do chuveiro e condicionador.
Beijocas e desculpa a demora pra responder

Oi, adorei as dicas. Moro na Bahia em uma cidade de praia, então toda semana tem banho de mar rrsrsrsrs. No meu salão ensinaram a usar azeite de oliva extra virgem. Posso manter ou o óleo de amêndoas é melhor? Posso misturar com o creme de pentear ou só o óleo vegetal já suficiente?

Pri, eu gosto muito dos dois óleos. É bom você revezar no uso deles!
pode misturar sim, beijocas


Deixe um comentário

error: Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não deve ser copiado ou reproduzido sem permissão prévia e sem atribuição dos créditos. Blog Cacheia 2013-2016.