6 coisas que não te contaram sobre a transição capilar

Cabelo na Transição Capilar

Olá, meus amores! Como vocês estão? Eu andei meio sumidinha do Cacheia, mas estou de volta….. com cabelos bem curtinhos. Vou falar com vocês aqui sobre transição capilar, pois assim como vários de vocês, eu estou passando pelo processo de transição capilar, que consiste no período de abandono das químicas de alisamento até o big chop – o corte de cabelo que retira toda a parte lisa restante. Honestamente, se pudéssemos, nós pularíamos essa fase que é tão difícil, não é? (Atualização 08/2014: fiz o big chop e estou até saudosa da transição. Dá pra entender?)

Pensando nisso, criei um post pra falar sobre 6 coisas que NÃO me contaram na transição e que descobri apenas ao passar pelo processo.

 

1. Você será acompanhada por um desejo insano de cortar as madeixas

Queridas e queridos, quem vos dirige a palavra é uma menina que a vida inteira foi apegada ao comprimento do cabelo. Sempre, sempre, sempre, desde criança, tive fios com um comprimento abaixo do ombro. Cortar  o cabelin era um assunto completamente fora de questão até…. eu entrar na transição! Decidi abandonar as químicas de alisamento, em agosto, e, na mesma época, fui ao salão e cortei os fios na altura do ombro, uma atitude inimaginável para mim até então. Em dezembro, fiz um outro corte que manteve a altura dos fios no ombro, e em março, cansada do jeito que estava, eu cortei bem curtinho. A verdade é que investir em tratamento pra uma parte que não vai se recuperar é bem cansativo: o cabelo liso é um cabelo morto, em parte devido aos alisamentos e em parte porque já não o queremos liso mais. Tem que ir embora! A vontade de cortar é quase instintiva, inclusive para aqueles que se apegam ao comprimento. A transição nos ensina a não ter medo da tesoura.Meu cabelo em transição capilar

 


2.  Você não se sentirá “completa” com o cabelo da transição capilar

Se você entrou em transição capilar, provavelmente não se identificava mais com o cabelo liso. Mas ao mesmo tempo, você ainda não se enxerga com cabelo crespo e cacheado.

Estranho, não é? Mas, como tudo período de mudança, é normal ter muitas dúvidas, inseguranças e a auto estima mais “balançada”. Sei de várias meninas que fazem químicas desde crianças, que era a fase que a personalidade se formava. Eu comecei a alisar com 13 anos, e não lembrava ou não conhecia direito minhas lindas molinhas!

Fazer escova na transição pode ser uma solução legal no início, mas vai chegar um momento que você vai perceber que aquela no espelho não é você! Ao mesmo tempo, o cabelinho com a maldita textura dupla te faz ter vontade de morrer e pedir ajuda pros bombeiros-dos-cabelos-feios. Por isso que eu recomendo a texturização, que vai te ajudar a “construir” uma imagem do cabelo novo, do volume, do frizz e das características dos crespos e cacheados.


 

3. O cacho que aparece na raiz não é o mesmo cacho que aparece após a transição

Isso é um fato. A parte lisa não deixa que os espirais abram e se desenvolvam, e enquanto ela não for embora, o seu cacho não vai aparecer do jeito que ele realmente é! Ainda, já vi alguns relatos de pessoas que demoram a ter definição mesmo após o big chop. Uma provável explicação vem das gringas, falam da existência do scab hair. Este seria o cabelo que aparece logo após a transição, que ainda está se “recuperando” das químicas. É um cabelo novo, vindo de um couro cabeludo que está se recuperando, por isso é mais frágil. Não existe nenhuma pesquisa científica que busque afirmar a existência do scab hair, mas faz muito sentido pra nós ;) Depois do scab hair, é só alegria! Por isso, não desanime!

Atualização (08/2014): Amigues, isso é verdade confirmada pela minha experiência: meu cacho só se revelou depois do corte! Eu achava que tinha um 2C, e descobri que, na verdade, tenho molinhas 2C-3A-3B.

 


 

4. Não importa a quantidade de hidratações que você fizer, seu cabelo não vai transformar

No início, algumas de nós podem esperar que o cabelo sofra uma mudança incrível com o maior volume de tratamentos, hidratações e nutrições. De fato, quando o cronograma capilar é feito de forma adequada, é capaz de reduzir o frizz, manejar o volume, diminuir a porosidade, e até aumentar a definição, mas não conseguirá mudar a estrutura do seu cabelo. Você não vai perder completamente seu volume (que é lindo, tá moça?), o frizz não vai te abandonar, porosidade ainda vai existir… Enfim, as características do seu cabelo permanecerão as mesmas, afinal, tratamento não é capaz de agir como química de transformação.


5. Não existe fórmula milagrosa para o crescimento capilar

Como já vimos no item 1,  a vontade de cortar o cabelo é quase obsessiva. Depois dos períodos em que você se torna uma completa maníaca por tesoura, vem aquela ansiedade, e no segundo seguinte, você deseja um cabelinho longo. Muitas pessoas acabam procurando na internet soluções que acelerem o crescimento dos fios. A mais famosa é o shampoo bomba, feito com monovim (vitamina A). Eu não encorajo o uso do monovim A, tipo, NUNCA! Mas além destes, existem no mercado os tônicos  e os shampoos. Vocês podem tentar todos esses processos, mas tenham em mente que você precisará de três coisas: boa alimentação, paciência e persistência. Não adianta querer forçar, que tal relaxar um pouquinho e curtir o curtinho? :)


6. Frizz: Aceita que dói menos!

Frizz irrita demais. Irrira pra baralho…… Mas só quando você se importa com ele. Os fios arrepiados fazem parte da estrutura dos cabelos cacheados. Alguns têm mais, outros tipos têm menos, como os ondulados. Existem algumas técnicas capazes de reduzi-lo, mas eventualmente, o frizz vai dar as caras. O meu conselho é: faça o que for possível, não esquenta a cabeça demais e aceita que dói menos. Frizz é lindo, frizz eu amarei, frizz eu terei! :-) 


Apesar de todas as dificuldades, eu tenho certeza que elas parecerão minúsculas quando sambarmos lindes e cacheades na cara dos inimigos! Passar pela transição é difícil, mas tenho certeza que vai valer a pena. Meu planejamento é tirar a parte lisa por completo no final do ano, mas, talvez eu tire até antes, quem sabe? Contarei então as 6 coisas que não te contaram APÓS a transição capilar.

Meu cabelo com nove meses de transição.. :-)


Atualização 08/2014: Não aguentei esperar até o final do ano e tirei a parte lisa em Agosto.

Atualização 05/2016: Meu cabelo atualmente:

raysa-franca-cabelo-atual

 

Beijocas encaracoladas,

Raysa França

Raysa, 27 anos, vegana, belo-horizontina e mineira de coração. Cientista Social, mestranda, apaixonada com pessoas, animais, viagens, desenhos animados, culinária e cabelos.

Blog Comments

É um processo longo e dificil mesmo o de transição, mas super vale a pena! Qdo a gente passa essa fase… só alegrias, sorrisos, elogios e redescobertas!

Oiie Raysa td bem?
– Vc poderia mim ajuda!! (:
Eu resolvii voltar aos meus cachos , mais eu num sei cmo eu começo oque eu faço? Oque eu passo no cabelo?
E claro tem vezes que eu tenho muita vontade de passar chapinha pra ir pra escola pq a metade das meninas da minha escola tem o cabelo liso e eu tenho uma amg que tem o cabelo cacheado e eu achei super prft o cabelo dela ..
E resolvir voltar aos meus cachos
Mais eu não sei cmo começar .. a Transição :/
Vc poderia mim dar dicas de cmo eu começo oque eu faço etc… ???
Obrg (:

Oooi Erica, eu tô ótima, e ti?

Claro que posso te ajudar. Sua decisão de voltar aos cachos foi a melhor possível. Você vai enfrentar muitos desafios, mas tenho certeza que vai valer a pena.
Não tenha vergonha, porque ser única é algo que poucas pessoas conseguem. E ter personalidade é um charme!
Aqui nesse link, vc pode ler sobre o que significa a transição capilar: http://bit.ly/transicao-capilar-cacheia
Aqui você aprende a abaixar e disfarçar a raiz do cabelo: http://bit.ly/como-abaixar-raiz
e por último, vc pode aprender texturização neste link: http://bit.ly/texturizacao-cacheia

Espero que ajude linda, qualquer coisa pode perguntar. Bjos

Eu estava pensando em voltar ao cabelo cacheado, mas ao ler a palavra cortar, processo longo e difícil meio que desisti

Amigaaaa, não desiste não, a gente tá aqui pra te apoiarrrr!!!
Cê já leu esse post da Mari: http://bit.ly/manual-cabelocrespo

Força, mulher!

Estou com semanas de transição e meu cabelo cai muito
Queria tirar umas dúvidas:
1-tive meu cabelo cacheado a alguns anos porém fiz bastante quimica e não sei se meu cabelo ao voltar a ser natural vai reconhecer o cabrca cacheado
2-outra coisa quando falo de meu cabelo cacheado ele não era cacheado com o cacho fechado, era bem aberto, mas enfim mesmo meu cabelo natural ser com cachos abertos
Teria como depois do BC eu fecha-lo mais?

Adorei as informações daqui! Estão de parabéns!
Mas…estou passando pela transição, estou há um ano e dois meses sem retocar o relaxamento (usava tioglicolato), pelo que eu lembro, meu cacho até que é bonitinho (tem a raiz lisa e depois começa a cachear de uma vez) , só a parte da frente que é extremamente rebelde, mas meu cabelo todo é muuuuito volumoso. Atualmente, ele está na altura dos ombros, com seis dedos de cabelo meu natural. O que eu faço pra diminuir o volume? Tem algum corte e especial? Algum leave in?? Eu comecei a fazer o relax justamente por causa do volume, pra diminuir, mas depois de dois anos fazendo, começou a pesar no bolso. O que eu faço com esse volume??

Ooi Ju, seja bem vinda! <3
Amiga, tem várias dicas que vc pode usar pra melhorar o aspecto da raiz!
http://bit.ly/como-abaixar-raiz

Quanto ao volume, minha dica é: aceita porque volume é lindo, volume é sucesso, volume é poder!
Beijocas

Gente estou a pouco tempo na transição e meu cabelo estar caindo muito é normal?

O meu também começou a cair demais logo depois de começar a transição, mas n vejo ngm comentando sobre queda na transição

Meninas do cacheia, estou apaixonadaa pelo blog de vocês!! Parabéns pelo trabalho.
Bom meninas, faço progressiva a 4 anos mas sempre tive a vontade de voltar a ter meus cachos, eles eram do tipo 3b, eram lindos porém eu sofria muito pelo fato das pessoas não acharem bonito e toda aquela história que vocês já sabem da ditadura das progressivas .. Então a dois meses eu comecei a tomar a decisão de voltar li, quase todos os posts de vocês já (kkk) estou realmente decidida! Já cortei o cabelo acima um pouco do ombro e estou com mais ou menos três dedos de raiz nova, porém tenho uma duvida, o meu cabelo cresce em média um centímetro por mês, então eu queria saber quanto tempo vocês acham que vai durar toda essa fase de transição, porque eu ouvir falar (de uma fonte não muito segura) que essa transição durava em média 4 ou 5 anos e isso me assutou muito. Obrigada por todas as dicas pretendo seguir todas !!! E vou recomendar o blog pois vocês são muitooo boas nisso que estão fazendo !

Olá Moana! Uau, ficamos muito feliz!! <3
Nossa, se você já cortou tudo, esse é um importante primeiro passo!! *_*
Olha, quanto mais cedo você cortar, menos tempo dura este tormento. Não tem como eu te falar exatamente, porque pode ocorrer quebras e tals! Mas eu diria que a média é de um ano!

4 a 5 não, relaxa! hahaha

Beijocas

[…] }); 6 coisas que não te contaram sobre a transição capilar  » http:// cacheia.com Olá, leitorxs lindxs! Como vocês estão? Eu andei meio […]

Rayssa me ajuda! Nao sei ao certo se estou na transição mas parei de fazer escova inteligente no cabelo ta com uns 4 meses, devido a uma queda de cabelo doida! meu cabelo era enorme mas desde que comecei a inteligente ele vem caindo, agora mais do que nunca. E minha raiz esta crítica,ja que a unica coisa que salvava era a inteligente e está ondulada e bem estranha e nao tem lado ou penteado que eu use que resolva entao vim procurar alguma ajuda sobre essa minha raiz na internet e acabei encontrando esse site maravilhoso. e ouvi falar do big chop. meu cabelo ele esta assim, “raiz bem cacheada, comprimento liso e pontas onduladas/cacheadas” será que tenho que fazer o big chop? ou espero os cabelos novos crescerem? nao me vejo de cabelo curto, nao ficaria nem um pouco bonito devido ao formato do meu rosto. e agora? o que eu faço?

Gabriella, tudo bem??? Primeiramente seja bem vinda ao blog, gatinha! Você está na transição sim, mas não se preocupe pois não é um bicho de sete cabeças, está bem? Se você está tendo problemas com queda, espere até 8 meses sem química e se não melhorar ou observar falhas, consulte o dermatologista ok? Eu tive o mesmo problea, e desde quando eu abandonei as químicas, minha queda diminuiu consideravelmente e meu cabelo está até mais denso.
Sobre a raiz: nessa fase fica gritante mesmo, mas o big chop NÃO É UMA OBRIGAÇÃO SUA. Nem todas as meninas fazem BC, e isso é uma decisão pessoal! A vontade de cortar rola normalmente com o processo, mas faça apenas quando você tiver segura. Vc já ouviu falar em texturizações? Elas cacheiam a parte lisa do seu cabelo. Acho que vale a pena a tentativa. Se não der certo, não se sinta mal em fazer uma escova apenas durante o processo.
Qualquer coisa, pode me procurar no facebook que nós conversamos, está bem?
https://www.facebook.com/raysa.franca.1

Beijinhos

Raíssa tenho 12 anos e entrei na transição faz 3 meses,meu cabelo natural é lindo bem ondulado e eu gostaria de saber alguma forma de fazer ele crescer mais rápido e também saber o shampoo + condicionador e creme de hidratação q vc usa pq meu cabelo é bem parecido com o seu (e o seu é lindoooooooo,é isso desde já agradeço e espero que vc possa me ajudar!

Maria, tudo joia contigo? Que gracinha você! Seja muito bem vinda ao Cacheia e à transição!
Sobre sua pergunta, existem algumas formas, como tônicos, massagens, alimentação… Vou soltar um post hoje explicando tudo direitinho!
Eu estou usando o shampoo phytoervas de coco! É uma delícia e é super suave. Dá pra achar em farmácias baratinho.
O condicionador eu uso da Garnier brilho vitaminado, ou máscara da kanechom mesmo que é bem baratinho.
Creme de hidratação eu uso váaaarios. Eu amo kanechom kids, faço MUITA hidratação de maisena (ja ouviu falar?) e uso também misturinhas do tipo bepantol + glicerina, sabe?
Qualquer dúvida é só me falar, e fica de olho no blog porque hoje vai sair postagem nova sobre crescimento!

Bjocas

ok Raíssa! Amei as dicas e amo seus posts…um beijo pra minha poster preferida(poster = aquela que posta algo em algum blog)

Oi lindaaaa! tudo bem? Preciso desabafar !!!!! ficaria muito feliz se me desse uma help!! rs
Bem minha história é a seguinte, meu cabelo é do tipo 2c ou 3a, ainda nao sei ao certo porque estou no 5º mes da transição. Fazia progressiva há 5 anos , 2 vezes por ano. Comecei a me interessar na transição, pesquisar, participar de grupos e etc e entao descobri o CC e o tônico de alho(♥♥). meu cabelo é cortado em camadas e está na altura do cotovelo quando jogo para trás, e…….. está lindo!! quanto mais eu cuido dele mais a parte lisa está linda hahaha e agoraa eu estou em uma dúvida enoooooorme se volto a progressiva ou não!!!
texturização não funciona pra mim , ja tentei todas , então o que eu faço é: quando lavo o cabelo seco com secador e um pente e depois faço uma touca de grampos… e ele fica baixinho, a raiz não fica lisa, mas fica ótima e depois faço aquela técnica de ondular com a meia amarrada na cabeça e durmo assim.
Bem, o que me incomoda é que não sei se to assumindo os meus cachos, que é o que tanto falam aqui e em todos os lugares, to feliz com o meu cabelo assim, e a minha raiz nem está me incomodando pq to sabendo lidar com ela… enfim, acho que fazendo isso consigo passar pela minha transição tranquila e sem cortar muito( em agosto cortarei na atura dos ombros)
to muito errada na minha transição??? volto ou nao volto pra EP???

Olá Larissa, tudo ótimo e contigo??? Sua história se parece muito com a minha, sabia? A minha dica pra você é: paciência. Não se sinta pressionada por grupos e movimentos a adotar um cabelo que não é o que você quer e está preparada. Bom, apesar disso, eu acredito sempre que transição é um caminho sem volta. E por mais que você faça progressivas, eventualmente você desanimará (SÉRIO), como eu disse no post e vai acabar voltando. Experiência própria. Experiência de muitas meninas que eu acompanhei. Cada mês que passa sem o cabelo liso, é um mês mais perto do cacheado, e cabelo demora pra crescer, viu. Por isso pense bastante nesses dois fatores: 1. Como você se enxerga? 2. Vale a pena desistir e ser só mais um padrão? Cabelo cacheado é pra poucas, garota! Além disso, muitas começam a transição por outros motivos. No meu caso, eu desisti de fazer progressiva por conta de saúde do corpo e saúde do fio, e me descobri em meus cachos.
Com relação à questão da texturização, também não funcionava pra mim. Mas agora que eu cortei, apesar de não ficar perfeito, tem um resultado bemmmmm melhor que antes. Quanto mais longo o cabelo, menores as chances de uma texturização dar certo.
Já experimentou fazer com o cabelo seco + creme? Ajudou muito quando fiz isso com o meu.
E aqui, se o cabelo de transição está lindo e você está curtindo, ÓTIMO. Não esquenta sua cabeça com decisões agora, essa não é a hora. Apenas curta seu cabelinho assim e espera lindos cachos brotarem <3
Vc não tá errada em nada, se o seu cabelo não está sendo um problema, pq se preocupar?

As decisões do futuro estão no futuro. N se preocupe com elas agora.

Beijinhos, qualquer coisa pode me procurar!

Ahh muito obrigada pelas suas palavras!!hahaha quando ta nessa fase meio que a gente se sente pressionada!!! Em agosto tenho uma formatura, entao vou manter o tamanho dele até lá para poder fazer um penteado legal. (com cachos.. que ironia ne ? hahhaha) Sempre tive cabelo longo, entao cortar curto no momento tá fora de cogitação… porém eu sei que uma hora eu vu querer cortar, quando ver meu cabelo natural surgindo, e assim eu farei!Aí vou começar a tentar as texturizaçoes! mas vou dar tempo a tempo….sem pressa.
to muito animada com a ideia de ter meu cabelo de volta! esse final de semana contei para uns parentes e eles me deram a maior força!!
ah, parabéns pelo blog e pelas suas postagens!! aqui é bom pq na maioria dos blogs e grupos se fala muito mais dos cabelos tipo 4 e aqui vi posts para todos os tipos de cabelo!!
bjinhosss, ótima semana p vc!!

Larissa, mil desculpas pela demora pra responder. O tempo passa no meio de tantos comentários e a gente acaba esquecendo! hahaha
Sua formatura tá chegando! hahahah

Como estão os preparativos capilares?

Bjos

olha , eu tenho 11 anos sou muito nova, sim! eu n sei se estou na transição ou não venho dando esses produtos quimicos desde os 8 porque minha mãe ficava me incentivando mais eu n queria , só fazia isso porque para ”ela” facilitava pentear agora que tenho que pentear n sei como fazer meu cabelo esta hidratado e sedoso na raiz mais quando chega perto da orelha esta ressecado e com frizz n sei oque fazer. minha mãe me convenceu a dar acho que foi um produto para acalmar meus cabelos mais pelo oque vi a raiz esta diferente n esta os cachinhos esta meio lisa to com medo de que n posso mais ter os meus cachinhos lindo de volta! #MEDO!

Carol, que bom que vc decidiu abandoná-los, sério
E é super bom ver alguém tão novinha já pesquisando sobre esses assuntos!
Não precisa ter medo não, os cachinhos SEMPRE voltam. Se na raiz está assim,é uma ÓTIMA notícia.

Beijocas

Estou com semanas de transição e meu cabelo cai muito
Queria tirar umas dúvidas:
1-tive meu cabelo cacheado a alguns anos porém fiz bastante quimica e não sei se meu cabelo ao voltar a ser natural vai reconhecer o cabrca cacheado
2-outra coisa quando falo de meu cabelo cacheado ele não era cacheado com o cacho fechado, era bem aberto, mas enfim mesmo meu cabelo natural ser com cachos abertos
Teria como depois do BC eu fecha-lo mais?

Oi, Raysa! Adorei o seu post!!
Há mais de um ano fiz duas reconstruções químicas (essas pra baixar o volume e tal…)no meu cabelo. Uma bem pertinho da outra, acho que dois meses da primeira pra segunda. E Ele acabou alisando. O desejo era só diminuir o volume, mas… Junto com a segunda reconstrução (janeiro de 2013) fiz mechas californianas e balaiagem. Muita química de uma vez só, né?! Não retoquei raiz. Nem da reconstrução, nem das mechas. Fui me tocando da besteira que tinha feito. Todo mundo sempre se admirava dos meus cachos (eram realmente lindos) e da cor natural, (era tão pretinho que parecia tingido). Desde então espero pacientemente ou ansiosamente?! rs… Pela volta do meu cabelo: cachos e cor. O meu cabelo tem um crescimento bom. As mechas californianas já saíram toda. Sendo que o meu cabelo está quase na cintura. Não precisei cortar muito. Só tirando as pontinhas aos poucos. E a balaiagem hoje está como mechas californianas. A parte pintada não está alisada totalmente, mas o cacho fica estranho e algumas mechas ficam lisas. A raiz, que já está enorme, está cacheada. Mas me identifiquei com o item 3 do seu post, pois o cacho está um pouco diferente do que era. Ah, e também fiquei feliz ao saber que: “A parte lisa não deixa o cacho abrir e se desenvolver, e enquanto ela não for embora, o seu cacho não vai aparecer do jeito que ele realmente é.” Pois quando toda a química sair terei meu cabelo de volta!!!
Muito obrigada pelo post. Eu amei as informações. Me acalmei mais e fiquei ainda mais focada. Pois no começo a transição me deixou um pouco confusa, mas agora estou focada no que quero. É tanto que não faço escova desde dezembro do ano passado. Estou usando o cabelo com frizz, cachos as vezes estranhos rs e volumão haha’

Beijos, Luiza.

Luiza, linda, muito obrigada pelos elogios.
Desculpa a demora pra responder, são tantos comentários que as vezes a gente se perde.

Ainda está aí? Hahahaha
Tenho certeza que seu cabelo deveria ser LINDOOO, e vai voltar a ser lindo!
Cuidado com o que os salões chamam de “reconstrução” e “selagem”, que no fim acabam sendo alisantes. –‘
Hahaha

Beijos, Raysa

Em 10 meses de transição meu cabelo já está 99% sem química e toso cacheado, extremamente lindo. Podem ver no meu face depois: Kinha Meneses.
Já pintei, to ruiva. E sinceramente levei a transição numa boa. Não sabia como arrumar. Ele ficava amassado, parecia uma cuia, não dava pra prender. Mas o segredo esta em cortar o cabelo. Acelera o processo e os cachos se desenvolvem mais rápido. Estou amando ser uma cacheada.

Kinha, poxa, meu sonho é ser ruiva. Eu tambem acho que cortar ajuda muuuuuuuuuuito, quanto mais a gente demora pra cortar, mais adia o sofrimento. hahhaha Meu cabelo também tá parecendo uma cuia, é a vida. Vou te procurar no face, tá? Bjocas

Oi Raisa
Aliso o meu cabelo desde os 12 anos ( tenho 20 e nem sei como meu cabelo eh na realidade ).
Tenho muita vontade de voltar aos cachos mas muito medo da transição !
Vc sabe se tem algum site q da dicas de penteados para superar essa fase ?
Obrigada
Adorei seu texto

Camila, seja bem vinda ao blog, amiga!
Não precisa ter medo da transição gata, porque logo passa. Sério.
Sei sim! tenho várias ideias para ti.
Como abaixar e disfarçar a raiz – http://cacheia.com/2014/02/como-abaixar-e-disfarcar-a-raiz-do-cabelo-sem-usar-quimicas/
Acessórios para cabelos cacheados – http://cacheia.com/2014/02/acessorios-para-cabelos-cacheados/
Texturizações – http://cacheia.com/2013/12/texturizacao-s-o-s-transicao/

Boa sorte, querida!
Beijinhos

Olá, Raysa, simplesmente A-D-O-R-E-I o blog!
Estou passando pela transição há mais ou menos 1 ano e 5 meses.
Passava química no cabelo desde os 11 anos, e com uns 13/14 anos recebi o estimulo que precisava para assumir os cachos.
No início, cortei na altura dos ombros, até que tomei coragem e fiz o famoso BC.
Meu cabelo já está quase nos ombros novamente, porém, de um lado está completamente cacheado e do outro, nem tanto.
O que eu faço? Corto novamente ou deixo assim mesmo?
Pode me indicar um bom creme?
Desde já, agradeço!
Grande beijo! <3

Oi querida, que bom que você gostou *-*
Poxa, sua transição tá quase concluída então.
Que pena, né? Você passar química tão nova. Eu comecei com 13 anos.
É normal uma parte do cabelo cachear menos, vc pode me enviar fotos?

Creme de hidratação ou de pentear?

Bjos

[…] TOP 2 – 6 coisas que não te contaram sobre a transição capilar […]

[…] passo, coisas que não te contaram sobre a transição capilar. Você precisa estar ciente de que uma hora ou outra vai precisar cortar o cabelo (não quer dizer […]

Raysa estou a apenas um mes sem quimica e estou com um pouco de medo e nao sei se vou conseguir continuar, meu cabelo natural e beem cacheado, e no momento ele esta na altura da cintura ! Tenho muito dó de corta-lo mais para frente

Oi Camila, tudo bem?
A transição pode parecer assustadora no início, eu também tive muito medo. Um amigo meu me falou “quero ver o que você vai fazer quando virar um fuá”. E eu realmente pensava: O que eu vou fazer quando virar um fuá? No final, sabe o que eu fiz? Eu amei meu fuá. A transição vai te ensinar a amar seus cachinhos do jeito que ele são. E não precisa ter medo gatinha, você não precisa cortar, eu não me senti pressionada a cortar, eu cortei porque eu quis e eu acho que esta é uma vontade de libertação natural da transição. E outra coisa, agora você sabe cuidar das suas molinhas. Então não se preocupe. Boa sorte, querida! Beijos

Obrigada flor *-*

Disponha, linda! Sempre que precisar, nos procure :*

Amei o insentivo… Estou no processo de transição faz 3 meses, está sendo meio difícil, naqueles momentos em que vamos sair pensamos: o que fazer com meu cabelo? e agora? Mas sei que vai dar certo… To persistente!!! Bjos linda e parabéns pelo BLOG <3'

Isso mesmo Vanessa seja persistente, assim como a Raysa e você eu passei pela transição e agora de big shop me sinto muito mais feliz! É importante se focar, pois tudo irá dar certo. Beijos e volte sempre tá?

Obg… Voltarei sempre!!! (Fui fazer as contas, na vdd já faz 4 meses de TRANSIÇÃO… VOU CONSEGUIR) Quando terminar o meu processo, enviarei as fotos do antes e depois para vcs… Bjos lindas!!!

Raysa, qual é o seu tipo de cabelo? Eu estou tendo uma dificuldade bruta em descobrir o meu porque, bom, eu não me lembro dele! Quando eu era criança, meu cabelo era fininho e daí ele cacheava bem, ficava legal, mas aí ele foi engrossando e desengonçando :P aí com 12 anos eu comecei a alisar… Já passei ANOS sem química, mas nunca deixei de texturizar ou escovar (parcial ou totalmente), até que voltei a fazer progressiva. A última parte esticada já saiu, mas o cabelo que eu tenho agora (bem mais curto) tem “progressiva que saiu” = dá pra ver que ondula, pero no mucho. Só que isso no comprimento, já a raíz é muito cacheada! É aquele cabelo bem de lua mesmo, mas a parte da frente é bem indomável :P eu lavei e fiz os passos todos que se lê por aí ontem pela primeira vez e deu bem errado, mas aí entra bem o que vc falou da aceitação, do costume… Mas em ambiente profissional eu preciso ter uma carinha mais ok, daí queria aprender a lidar com os cachos nos days off primeiro, pelo menos até ter um pouco mais de segurança… Em especial pq eu trabalho de touca, tenho que prender o cabelo, bagunça tudo… Ou seja, dificulta mais, aí eu acabo com o cabelo preso, o que destroi os cachos (meu cabelo sempre foi dos que, se cachear direito, não dá pra respirar perto que desmancha tudo, que dirá prender). Por isso tudo, eu queria entender melhor o meu tipo de cabelo e poder cuidar mais dele do jeito certo! Porque, por exemplo, meu cabelo é longe de ser seco, aliás, é oleoso pacas, grosso, brilhoso, cheio (era, pq estou com muita queda devido a problemas hormonais), mas supostamente é cacheado/ondulado, só que se ficar ao natural, arma, perde a forma (de maneiras diferentes pela cabeça hahaha)… E é claro que eu quero mudar isso!!! Conheci seu blog hoje, adorei :)

Ah, perguntei o seu tipo de cabelo pq eu achei parecido com o meu quaaaaaando cacheia, nas partes que cacheia hahahaha

Oi Erika, tudo bem? Então, eu também tive muita dificuldade de descobrir, mas acho que só da pra saber mesmo quando a transição acaba! São muitos fatores e o liso impede de desenvolver. No meu caso era o contrário, quando criança pouquíssima definição e muito volume. No início eu achava que era 2C, mas hoje eu acredito que seja 3A, ou até 3B. (mais pro 3A). É interessante, porque as partes debaixo do cabelo, que são mais protegidas, são quase lisinhas. Acontece isso com vc?
MINHA PARTE DA FRENTE É MUITO DIFÍCIL!!!!!!!!!!!!!!!!! Sério. Tem que ter mto carinho e cuidado. hahhaa
Pelas características do seu cabelo parece 2C, sua raiz é mais lisinha?

Ahhh seja bem vinda ao blog! haha

Bjocas

Pelo o que eu me lembro, meu cabelo é tipo o seu, Raysa. Pela classificação, acho que está entre o 2c e o 3a. Lembro que me deixava braba a falta de definição, em algumas partes formava o cacho e em outras apenas ficava uma coisa amassada, além do volume absurdo. Mas isso era quando eu era adolescente, com 13 anos. Hoje tenho 25 e não sei se será a mesma coisa quando o meu cabelo ficar natural. Hoje em dia, temos tanta novidade no mercado e tanta informação, pode ser que a coisa esteja mais fácil. Estou no período da transição e minha raiz está cacheando já. Mas vivo de escova pq simplesmente não posso vir trabalhar com um cabelo totalmente sem definição, hahaha.
Desculpe o desabafo!
Beijos

Menina, você acabou de descrever meu cabelo! :o E foi justamente nessa idade, com 13 aninhos! haha Depois da transição, eu descobri que tenho uma jubinha 2C – 3A e 3B, resultado da miscigenação! Eta, Brasil maravilhoso =P
Não é mais fácil tecnologicamente, é mais fácil psicologicamente porque aprendemos a aceitar e a lidar com os cachinhos!

Logo logo sua transição acaba e você vai sambar de cachos!

Bjocas

Oi , Meu nome é Giulia e tenho 12 ano conheço seu blog hoje e entrei na transição a 1 semana queria saber se demora muito ? Porque quero MUITO voltar com os meus cachos , começou a pesquisar e veio um PAIXÃO. Enorme com caichos ! A última vez que eu usei química foi dia 17 de março e foi um botox , queria saber se demora muito porque estou loka para ver cachos na parte detras já está começando !!! Agora na raiz eu não sei muito bem pois eu lavo e fica cacheada e quando seca natural volta a ficar meio reta! Ah e só para terminar cabelo preso atrapalha alguma coisa? Obrigada

Oie ‘ meu nome é Izabel ‘ decidi voltar ao meus cachos faz um tempo ‘ estou a 5 meses sem quimica ..mas eu fasso prancha 2 vezes na semana .. É aconselhável fazer prancha pelo menos no final de semana enquanto se passa pelo processo de transição ?

Oi Izabel, tudo bem!? Então, chapinha nunca é boa aos cachos, pois pode acabar danificando o fio e esticando os cachos. O ideal é fugir ao máximo dela, mas se sentir necessidade, faça com pouca frequência, usando um bom protetor térmico, e nunca jamais passe com os fios molhados e úmidos, eles devem estar sempre secos! Também tome cuidado também com a temperatura e nunca fique muito tempo com ela em um lugar do cabelo só.

Você pode evitar a chapinha tentando, texturizar os fios, confere o post:
http://bit.ly/texturização-capilar

Espero ter ajudado, beijos!

Ameei as dicas ! ‘ vou segui las com certeza ..
Vou passar suas dicas pra 2 primas que tbm estão em processo de transição !

Bjoooos <3

Que bom que gostou Izabel! Espero que seja útil para todas..

bjocas

Socorroooo !

To em processo de transição ah um tempo .. Mas meu cabelo ta caindo mt .’ oque posso fazer pra parar ! . to ficando preocupada ja

Amiga, calma!
Tá quebrando (ou seja, partindo no meio) ou caindo com o bulbo capilar (aquele pontinho branco na ponta)?

[…] eu havia falado no 6 coisas que não te contaram sobre a transição, não adianta se estressar por causa do comprimento. Relaxa e curta seu cabelo em todas as fases, e […]

Oii , meu nome é Bianca 10 aninhos , bom meu cabelo e muito cheio e eu dei alisamento 3 vezes e. Meus cachos foram embora , simplismente faz alguns cachinhos em alguns lugares mais mt poucos , quero meus cachos de volta e estou com muita vontade de cortar so. Q eu tenho um medo . O meu medo er se eu cortar meu cabelo curtinho ele vai ficar muito chheio eu acho :( nn sei oq fasso , sera q meu cabelo vai ficar muito cheio e feio ?

Oi Bianca, tudo bem com você? Seja bem vinda ao cacheia! Que bom que você decidiu assumir seu cabelo cacheado, muito gracinha. Seus cachinhos vão voltar, querida, pode ter certeza! quem fala que não volta, está desinformado! Então, você pode ir cortando aos poucos, não precisa ter pressa, é só ter paciência! Volume é lindo, amiga, não precisa se preocupar! Tenho certeza que seu cabelo é LINDO!! Não existe cacheado feio! Se você quiser, pode aprender a abaixar sua raiz que está crescendo aqui: http://bit.ly/como-abaixar-raiz. Se precisar, pode falar comigo, ok? Pode até adicionar no facebook se sentir à vontade! Beijocas, Raysa

meu cabelooo era super cacheado no comprimento da bunda ou maior, cachos perfeitos quando vejo as fotos so falta cair lagrimas , mas achava super feio com volume ital , ficava com aquela invejinha de criança quando via cabelos lisos franjas e etc com 13 anos decidir alisar , alisei e cortei no ombro , e foi virando rotina de td mes alisar meu cabelo e da chapinha todo santo dia sem ter o minimo cuidado , há um mes atras ou dois dei progressiva e ja pintei bastante vezes , ja fui loira , ruiva , morena de todas as cores rs , e meu cabelo esta super estragado , decidir voltar com meus toin toin e vamos la ver no que vai dar , ja usei muitos shampoos e meu cabelo continuava a mesma coisa terrivel , me adiciona no face pra conversamos e para voce me da umas dicas legais Camiila Benevenuto , amei seu blog e voltarei sempre bjs :*

Oi Camiila, querida tudo bem? poxa, eu também ficava mó triste quando via as fotos dos cachos :'( MAS CHORA NÃO PORQUE ELES VOLTAM

me adc no face gata, que eu te dou um monte de dicas!
https://www.facebook.com/raysa.franca.1

bjocas encaracoladas :*

Olà Ray !!
Assim gata, eu dei produto de alisamento no meu cabelo uma vez só, e meu cabelo perdeu toda a vida, esta fraco, se tora por qualquer coisa, e resolvi da um tempo para ele restaurar, quando vi ja estava no 8°mês da transição e o meu cabelo cresceu 2 centimetro por mês..entao decidi deixar os cachos voltarem.Mas vi a parte lisa do meu cabelo e fiquei em duvida, porque meu cabelo ta tao liindo..nao sei comp desfarçar a raiz, texturizaçao no meu cabelo nao pega, meu cabelo ta enorme como eu gosto, e nao quero cortar…nao sei o que fazer com meu cabelo, quando penso que da um trabalhao para arramar meu cabeço cacheado 3b fico com duvida, me ajuda please!

Oi Talita, lindona, tudo bem?
Olha, vou te falar uma coisa: alisamento é permanente! se você fizer e quiser voltar, vai demorar no mínimo uns dois anos (sem corte “radical”), e uma média de 01 ano fazendo BC (big chop).
Agora pensa comigo: será que vale a pena? os cachinhos 3B são LINDOOOOS, moça, não os mate! Tenta dar um corte bom e aos poucos você vai tirando a parte lisa. Rapidinho acaba. Às vezes até me bate saudade da transição, acredita? =P haha
Se você quiser, aqui tem dicas pra raiz: http://bit.ly/como-abaixar-raiz

Espero que ajude! Bjocas encaracoladas :*

Meninas Obrigada pelo trabalho maravilhoso que vocês fazem aqui, estou em fase de transição, decidi voltar aos cachos da pior maneira tive um corte químico e decidi parar de vez com as químicas, por um lado pelo menos a desgraça que aconteceu na minha cabeça está trazendo meus cachinhos de volta rsrsrsr
voces me ajudam demais
obrigada lindas
beijos Tatah
juroqconto.blogspot.com

Oi Talita, lindona! que bom que você gosta do nosso trabalho!

e fico muuuuuuuuuuito felizona que vc tá voltando aos cachos <3 <3
qualquer coisa que precisar, nos chame!

bjocas

raysa querida ameiii de paixão seu blog…estou passando pela fase de transição e é muito complicado,mais concordo que é uma nova fase tenho tido uma auto-estima melhor é tão bom a sua própria aceitação,mais tenho 15 anos e você sabe bem que nessa fase qualquer atitude muito revoltada(como alguns costumam falar)é motivo de ser zoada pelos seus colegas,escuto coisas do tipo “tenho um pente na minha bolsa se vc quiser” e sinceramente é muito constrangedor esses comentários jamais vão me tirar do meu foco de ter meus cachos de volta…mas o que fazer quanto a isso???
Há e repetindo seu blog é maravilhoso,você me inspira querida s2!!!

Mariana, obrigaaaaaada, lindona!!! <3
você é uma fofa... tendo sobrevivido à época de escola, eu posso te dizer: é difícil, viu? e você é bem mais corajosa que eu, já que eu só assumi os cachos em um ambiente muuuito mais liberal, que é a faculdade!
minha dica pra você é: continue persistente!
e encare as zoações com bom humor...

repetindo: muito obrigada! hahaha

bjocas encaracoladas :*

obrigada flor…o blog me deu tantas dicas maravilhosas que cortei boa parte de meus cabelos e mês que vem irei fazer o Bc já que incentivei minha tia a fazer e ela não esperou tempo algum e fez e ficou linda…então acredito que agora é a minha vez…beijos :3

Mariana, poxa, fico muuuuuuuuito feliz! Hahaha CORTA CORTA CORTA! É muito bom ver os cachinhos aparecendo! hehe

Bjocas

Olá, me add no facebook ” Amannda Santana ” estou em fase de transição, me ajuuuda :/ quero conversar cntg se for possível!
E parabéeens pelo site!

Oie, tudo bem? Adiciono simmm…

Obrigada *_*
Bjocas

Oii Rayssa,
Acompanho o cacheia a algum tempo e estou amando!! Eu usava química, desde que me entendo por gente, tenho 16 anos e amo cuidar do meu cabelo, só que quando eu era pequena não era bem assim, chorava e fazia muita pirraça e minha mãe não tinha paciencia para cuidar e acabou optando por relaxamentos. Estou na transição desde setembro do ano passado, só que meu cabelo demorava muito a crescer, então comecei a procurar na internet fórmulas para crescimento capilar até que achei o Monovin A. E sinceramente deu MUUITO certo no meu cabelo, usei sempre um dia sim e outro não, fazendo hidratação duas vezes na semana, meu cabelo cresceu QUATRO centímetros em 1 mês, eu usei durante três meses, e agora parei um mês para depois continuar. Faço penteados e fitagem para disfarçar a raiz, mas é muito irritante ver a raiz muito mais cheada e diferente do resto do cabelo e não tenho coragem ainda para fazer o BC, estou pensando em colocar tranças sintéticas, mas tenho medo de não gostar do resultado ou de quebrar a parte lisa do meu cabelo e ser obrigada a cortá-lo. Preciso de um HELP, BEEEIJINHOOS ! ♥
Me adiciona no Facebook: Roberta Balla

Oie oie Roberta! Tudo bem contigo?
Então, fico muuuuuuuuuuuito feliz que vc esteja na transição! É uma fase bem chatinha mesmo, não tem jeito :((( Bom, não precisa se preocupar com sua raiz, porque como você mesma diz, ela logo logo cresce. Uau, 4 cm em um mês é MUITA coisa. Se as tranças forem feitas certinhas, não tem nenhum problema! =) A Ster explicou aqui: http://bit.ly/trancas-sinteticas como ela fez. Ficou linda!

Outra coisa: já expliquei sobre como abaixar a raiz.. http://bit.ly/como-abaixar-raiz
Vou adicionar sim!!
Espero que dê certo, qualquer úvida, só falar.

Bjocas encaracoladas :*

Eu estou voltando aos cachos, espero que surjam belas molinhas na minha cabeça rs
juroqconto.blogspot.com

Talita, aaai, que lindona! Que bom que está voltando. Vão surgir sim… Bjocas

Você só pode ter lido os meus pensamentos. Estou passando por tudo isso agora. Faz alguns anos que faço progressiva e tem uns 8 meses que resolvi assumir meu cabelo natural, pois já não aguentava mais alisar os cabelos e ficar com as pontas esticadas. Pra piorar eu tenho cabelos brancos e tenho que fazer mechas, e a progressiva acabava amarelando os meus cabelos. Estava com o cabelo grande e recentemente venho cortando mais para tirar a parte lisa. Vai dando um desespero por que mesmo cortando o cabelo fica sem definição. Estou tratando os cabelos direitinho e investindo em bons produtos. Mas o meu cabelo é bem ressecado e como tenho que retocar as mechas por causa dos cabelos brancos, meus cabelos ressecam mais ainda. Estou até pensando em usar tintura no lugar de mechas pra ver se não resseca tanto. Mas tenho receio de ser pior. Enfim, ontem dei uma escova que ficou horrorosa e acabei tirando hoje cedo. Meu cabelo tá sem definição ao ponto de eu pensar que ele não vai mais cachear e que é melhor voltar para a progressiva. Quase alisei de novo. Enfim, lendo o seu blog fiquei contente em saber que você também teve as mesmas dificuldades na transição e que está superando e vai retomar os cachos em breve.

Hahahaha É engraçado, parece que todo mundo passa por quase todos os mesmos perrengues!!! haha
Progressiva só traz coisa ruim, oxi =P Manda esse mal pra longe kkkk Eu também tenho o cabelo uuuuultra ressecado, e bem frizzado, mas é a vida, sabe? Posso fazer nada =P
Algumas tinturas e tonalizantes seriam uma boa opção, hein? Lembro que quando tava no ápice do desespero da transição (aconteceu com 9 meses), eu fiz uma escova e me senti hoooooooooooooorrível… Mas aqui, relaxa que cacho volta, viu?

Fiquei muito feliz com sua participação! Bjocas e boa sorte :*

Agora fiquei com uma dúvida.. Todos os cabelos mudam depois da transição? Tipo, o seu ficou com um volume a mais do que o esperado (e lindo claro! :3)… Quando observo a raiz do meu cabelo, penso que ele é uma mistura de 3b e 3c e, após ler esse post, penso que depois da transição ele possa se transformar em um 4a… Todos têm a tendência de aumentar o volume ou isso acontece de acordo com cada estrutura capilar?
Bjjss :)

Oi Hisabela, tudo bem?
Nem todos os cabelos mudam após a transição, é uma questão de hormônios, da química que você fez, quanto tempo ficou com ela, como cuidou do seu cabelo.. Enfim, um bocado de coisa. Mas seu cabelo pode voltar como antes ou com outro tipo de cacho! Mas nada tão radical. As duas texturas são normais, principalmente nos primeiros meses após o bc. Depois de um tempo o cabelo vai se acostumando. Beijos!

Ah! Agora sim entendi.. Só quero que meu cabelo cresça logo e que meus cachos voltem… Vocês me inspiram demais! <3
Obrigada..
Beijos :3

Vai crescer sim, passa rapidinho! Hhaaha

Bjocas :*

Oi Rayssa! Primeiramente gostaria de te parabenizar pelo blog. Suas postagens estão me ajudando muito a não desistir dos cachos nessa fase difícil que é a transição.
Tenho 18 anos, comecei a alisar meu cabelo com uns 13, e, há uns 8 meses, tomei a decisão de abandonar os relaxamentos e progressivas e assumir meu cabelo natural. Até agora não tive coragem de fazer o big chop, pois sempre tive cabelos médios a longos, e morro de medo de uma mudança radical no comprimento, acho que cortes curtos não combinam com o meu rosto. Por isso estou retirando a parte alisada aos poucos, cada vez que vou ao salão tiro uns 3 dedos. Meu cabelo natural está quase na altura dos ombros na parte mais comprida, mas como o corte é em camadas tem outras partes bem mais curtas.
Uma coisa estranha que tenho observado é que o lado direito do meu cabelo está com a raiz bem mais lisa do que o lado esquerdo e a parte de trás, onde os fios estão bem mais secos e cheios de frizz. Como faz muito tempo que aliso, não consigo me lembrar direito da textura do meu cabelo natural, não sei se ele variava tanto ao longo das regiões. Será que essa parte mais seca é scab hair? Ele pode aparecer em algumas partes e outras não?

Oi Julia, tudo bem? Poxa, fico muito feliz, o objetivo é este mesmo! <3 Eu também comecei com as progressivas com 13 anos e resolvi abandonar com 18 :o

Pode ser da própria estrutura do seu fio mesmo. Meu lado direito é beeem mais ressecado, eu venho tratando com cremes de pentear e hidratações no banho mesmo.

Acho que o scab hair mesmo não é muito grande.. Vc já tá com muita raiz?

Oi, tudo bem ? Espero que sim Rs.
Então, eu estou nessa fase de transição há um ano e me identifiquei com o que você relatou aqui. No início eu já estava louca, eu mesma cortava e cortava meu cabelo, resolvi dar um tempo. Notei que ele praticamente não cresce e isso já tá me deixando desesperada! Como ainda estou cursando o 3° ano, uso a chapinha toda semana (não todo dia, claro) sei que faz um mal pra parte que tá nascendo, mas realmente não consigo outro jeito pra “disfarçar”. Tenho várias dúvidas, mas a maior é: A parte alisada afeta o crescimento dos fios naturais ?
Aguardo a resposta, grata.

Oi oi, eu tô ótima e você?
Pois é, mesmo depois do BC eu saio cortando meu cabelo. Tá todo assimétrico, mas eu gosto mais assim kkkkkkkkkk
Então, a parte alisada não afeta o crescimento, ela só afeta na forma dos cachos mesmo.
O negócio é que a gente sente muito mais crescimento depois que corta, e esquece do cabelo, sabe? É até bem psicológico…
Se você quiser, eu fiz um post falando tudo sobre crescimento!

http://bit.ly/1mL6dYs

Bjocas e boa sorte :*

ooin, tudo bem?
Estou em transição a 3 meses, e o meu cabelo sempre cresceu rápido, minha raiz ja está muito cheia. Meu cabelo enrola totalmente, só que está em 2 texturas e em baixo está muito ralo. Eu ouço muitas coisas tipo “seu cabelo ta horrível, alisa isso” mais eu estou confiante de que vou conseguir meus cachos de volta, tenho que cortar 8 dedos, vou cortando aos pouquinhos pois não tenho coragem de fazer o BC, tem alguma dica pra me dar em relação essas duas texturas?

Oi Mariana, tudo bem? Poxa, não se deixe levar por essas coisas horríveis :(( transição é bem chato, mas eu juro que vale tudo a pena no final!
Tenho várias dicas sim, só conferir nesse link: ! Bjocas e boa sorte :* http://bit.ly/como-abaixar-raiz

Olá Raysa, eu vasculhando a internet achei o Cacheia, e eu estou amando, ele me incentivou muito a não desistir da transição, só que é uma parte bem chatinha. Eu tenho 15 anos, e sempre amei cuidar do meu cabelo, só que meu pai não tinha paciência de pentear o meu cabelo, e quando eu tinha 8 anos mandaram alisar, e desde então não parei, até que, cansei de ser “escrava” da chapinha, gastar rios de dinheiro pra esticar o cabelo, e decidi parar, estou a 8 meses sem colocar nada, só hidratando, mas infelizmente o meu cabelo não cresce tão rápido assim, e a raiz está SUPER, SUPER alta, já passou mil vezes pela cabeça de fazer BC, mas não tenho coragem, por que meu cabelo ‘cresce’ mas parece que não sai do lugar, sabe? Vai se enrolando e incha. Está nascendo novos fios, e fica aqueles fios de cabelo em pé, e me incomoda, estou optando por usar turbantes e tiaras, mas com o rabo de cabelo, por que ele está muito cheio (internamente) pra usar solto, e me incomoda a raiz tão cheia, e o resto do cabelo morto. Comecei a pesquisar sobre a transição há pouco tempo, então não sei quais produtos usar, o que posso fazer pra ajudar o meu cabelo, ele está fraco, com queda, sem brilho… Está de dar dó.

Oi Rayssa, somos quase charás, cê viu? <3 Nomes lindos, né?
Hahaha

Poxa, não desista da transição, quanto mais nova vc fizer, mais tempo de cabelão lindo e cacheado vc terá. E essa fase chata passa, depois é só alegria!
VC já tentou texturizações?
Boa sorte no seu processo, e qualquer dúvida pode me perguntar! Bjocas

Raysa, estou em fase de transição capilar, decidi abandonar a química em Janeiro, desde então faço hidratação, reconstrução, mas faço escova semanalmente. A impressão que tenho é que meu cabelo não está crescendo, a única parte que realmente se mostra com o formato natural é 1cm acima da raíz, o restante está volumoso, a parte que cresceu não se define e se mistura com a parte alisada e nem fica liso, nem cacheado, nem crespo, nem coisa alguma. Durante a transição você manteve o cabelo escovado? Quando não escovo sofro a semana inteira, porque a única coisa que funciona é manter preso, com um coque.

Oi Benícia, tudo bem? Então, no meu caso, só cacheou mesmo quando eu cortei completamente (01 ano após as químicas). Enquanto vc não tirar a parte alisada, a raiz não se desenvolve e os cachinhos não aparecem :(( Infelizmente. Mas você pode tentar tapear com texturização mesmo, e a própria escova.
Eu mantive meu cabelo natural mesmo kkkkkkk (corajosa). PAssa rápido, vc vai ver…

Bjocas e boa sorte, lindona :*

Comecei a transição a cerca de 2 semanas… Como não tenho paciência para esperar crescer, ficar com as pontas lisas e a raiz enrolada, pulei essa parte e fui logo para a parte da tesoura. Passei máquina 1!!!!! Agora é só esperar os cachos voltarem!!!!! =)

Nossa, que mudança radicaaal!!! ADoreeeeeeeeeeeeeeei!!!!

Olá, estou amando o Cacheia!
Meu nome é Larissa sou de BH :D
Estou em transição desde novembro de 2013 sem saber que estava, até achar vocês kkkk Desde 2012 eu falo “essa é minha última progressiva” até a raiz crescer (cresce muito rápido) e eu cansar de ficar fazendo escova e prancha toda vez que lavava. Com 12 anos eu comecei com relaxamento até que descobrimos essa progressiva (estava a quase 5 anos nela), minha mãe aceitava pq eu odiava ser a diferente, irmã e irmão com cabelo liso e eu com aquela juba, que era como eu chamava. Hoje eu olho minhas fotos e vejo que só era falta de cuidados, e me arrependo muito de ter começado esse ciclo vicioso da progressiva, lembro que a cabeleireira da época falou que meu cabelo JAMAIS voltaria e eu amei né. Bom, meu cabelo ta metade/ metade já, to querendo fazer BC, mas como não cuidava muito bem dele vou deixar pro próximo mês e aproveitar esse pra entrar nos cuidados, to lendo muito seus posts, ajudaram bastante. ♥
Tenho alguns produtos em casa, inclusive uma dúvida: TRESemmé Keratin Smooth entra na reconstrução? Bom? Se sim uso somente ele?
E meninas de BH se tiverem uma indicação de salão por aqui ME AVISEM por favor, não dá pra confiar em qualquer um né? Nossa falei demais.
Beijos ♥♥

Oi Larissa, fico feliz que está gostando!
<3
Vc é de BH também? Que legaaaaal!!
Não fique triste, porque ser diferente é mto legal!! <3

Entra na reconstrução,mas tem pouquinha queratina :/ Recomendo que vc compre a queratina líquida, é melhor!
Então, eu tô na mesma, procurando bons salões com bons preços.
Se eu achar, te conto!

Bjocas

ola eu sou a karol tenho 17 anos estou em transição a 8 meses mais ou menos,mas foi só este mês que descobri este nome e que vi q muitas outras garotas passam e passavam pelo mesmo que eu.. descobri que existe a texturização a pouco tempo também.. e descobri o big chop a menos tempo ainda… ja passei pela transição antes… voltei ao natural e depois alisei denovo.. mas agr parece q tudo é diferente,eu to me sentindo frustrada,tentei texturizar meu cabelo mais nunca fiquei tão horivel em minha vida.. pensei em fazer o big chop,mais tenho medo d q algo de errado…eu ja tenho e sempre tive a autoestima baixa e tenho medo d q isso piore… desculpe o desabafo e se der por favor me ajude

Oi Karol, tudo bem?
A transição vai acabar rapidinha, e eu te garanto que logo logo estará linda e sambante na cara do recalque <3
Não precisa ficar pra baixo lindinha, porque tua beleza não depende do cabelo, sabe?

Se vc se sente mal, pode fazer chapinha durante a transição!
Entre em gurpos de cacheadas no fb, veja páginas, twitters, fotos!
Força pra ti!

bjocas

Olá Raysa, tudo bem?
Bom, faço relaxamento e escova nos cabelos desde que me conheço por gente, digamos a mais de 16 anos, e hoje não me vejo mais usando chapinha, escova, alisamentos, porem, não sei como parar. Tenho uma amiga que está fazendo a transição e ela tem inspirado muito. Como eu sei que se eu cortar o cabelo eu não vou conseguir me manter “bem”, estava pensando em colocar trancinhas nagô. Mas, dizem que quando tiram as trancinhas o cabelo quebra e tal. Queria saber se vc sabe se isso é verdade ou não? Pretendo fazer tudo isso até o final desse ano, pra entrar 2015 diferente.
Me ajuda rs

Oi Ediana, tudo bem? Então, seja bem vinda ao maravilhoso universo crespo e cacheado! <3
Eu nunca usei trancinhas nagô, mas pelo o que eu vi, você tem que ter alguns cuidados, do tipo não trançar forte demais pra não "quebrar" a raiz; Outra recomendação é não ficar muito tempo com as tranças e fazer uma pausa pra não dar problemas no couro cabeludo.
Também é legal fazer com alguém capacitado!

Qualquer dúvida, posso pesquisar melhor pra ti!
Bjocas e boa sorte :*

Oi, Raysa!
Então, preciso muito de alguns conselhos. Em 2008 fiz uma escova definitiva, e então continuei retocando a raíz de 3 em 3 meses e usando bastante a chapinha. Eu tinha bastante cabelo e ele era bem cacheado e volumoso, mas com o tempo ficou muito ralo e caiu muito devido a química. No final de 2009 sofri um corte químico em uma parte do cabelo e decidi parar com a química, daí fiquei abusando apenas da chapinha mesmo. Em 2013 percebi que meus cabelos estavam voltando ao normal e decidi usá-los naturalmente. Porém, como dava muuuito trabalho e ficava com o temido frizz, além do que sofri muitas críticas inclusive de familiares, acabei optando por voltar a usar chapinha. No começo desse ano (em março), fiz uma espécie de progressiva (de ”algas marinhas”) que no começo deixou meu cabelo bem lisinho e hidratou bastante, diminuindo até a queda, porém me arrependi, embora ela já tenha saído quase completamente do meu cabelo. Hoje meu cabelo é cacheado e meio ondulado, é difícil definir… Quando uso leave-in fica até (mais ou menos) legal, com cachos. Continua ralo, embora tenha melhorado bastante. Eu uso chapinha sempre que vou sair e me sinto péssima. Agora mesmo eu o lavei, hidratei e estou pensando que terei que passar chapinha pra sair. Tenho MUITA vontade de usar meu cabelo natural, mas infelizmente não tenho coragem/confiança pra isso. Não sei mais o que fazer. Não sei se devo cortar… (Acho que não, eu já cortei mas continuei usando chapinha). Queria muito achar algum produto com o qual eu pudesse manter meu cabelo do jeito que ele é agora, não sei se ele voltará a ser como era antes e nem sei se ele continuará crescendo do jeito atual. Essas incertezas me entristecem e me entristece também profundamente saber que fico usando chapinha pra agradar não sei quem, porque eu me sinto infeliz comigo mesma, porque embora fique bonito, sei que aquele não é o meu cabelo de verdade, é algo totalmente artificial. Quero muito ter liberdade pra usar meus cabelos naturalmente, sem depender de nenhum aparelho ou química. Por favor, me ajude! :(

Oi gatinha, tudo bem?
Então, a primeira coisa que quero te falar é que seus cachos voltam sim, está bem? Não se preocupa, vai voltar com volume e definição BAPHOS! =) Sério! <3
A segunda coisa é que você fez a última progressiva em 2013, e continuou com a chapinha. Infelizmente, não deu tempo dos seus cachos voltarem e ganharem comprimento ainda :/
Ó, pensa bem: eu fiz minha última progressiva há um ano e meio mais ou menos, e meu cabelo só ficou natural com 1 ano de progressiva quando cortei na orelha. IMAGINA!! É muito lento.
Mas isso não significa que vc deve desanimar, pq já percorreu uma parte grande do caminho. Vai ficar linda.
tenta fazer o cronograma capilar e texturizações que vc já acostuma com o visual do cabelo!
Penteados e lenços também são legais.
Vc tem fotos pra eu ver como tá teu cabelo e te ajudar melhor?

de resto: bem vinda ao blog!
Bjocas

Você tem toda razão… Preciso tentar ousar mais usando texturizações e tudo mais, mas é muito difícil abandonar a chapinha :( rs.
Será que a gente poderia se falar pelo Facebook, daí eu te mando fotos do meu cabelo?
Obrigada pelo apoio, de verdade <3

Eu sei que é difícil, mas vai fazer bem para ti e para seu cabelo! E quanto mais cedo vc fizer o big chop, mais sentirá o crescimento e a formação dos cachinhos?
Pode me adicionar sim!
https://www.facebook.com/raysa.franca.1
Beijocas

Oi, Raysa :)
eu lhe chamei lá no Facebook, não sei se vc viu rs. Beijosss <3

obrigada por me responder! ACHEI Q vc nem responderia :( minha estima esta cada vez mais baixa até por que a parte natural do meu cabelo tbm esta caindo e quebrando muito.. nem sei mais o que fazer eu hidrato toda semana mais meu cabelo não esta respondendo a isso.. tem hrs que quero desistir e deixar como esta só pra ver oq acontece.. me preocupo pq vejo umas pessoas que o cabelo nem cresce mais.. tenho medo disso acontecer comigo

Karol, desculpa a demora pra responder, é que são muitos comentários! Nem foi má vontade, querida! :((

Quebra é normal nesse período de transição. Vc já pensou em cortar? O cabelo sempre cresce, só cuidar da alimentação direitinho e não deixar faltar ferro!

Beijocas

Aí meu deusu….você falou tudo sobre o meu cabelo e sobre os meus pensamentos..você é uma espécie de vidente ??? Kkkk brincadeira…mas eu me identifiquei do início ao fim com suas palavras eu to 1 ano sem alisamento , e uma vontade enorme de tirar essa parte alisada mas coragemmm cadê voceeeee??? Um beijo e obrigada

Oi Ana! hahahahahah pois é *_* Nós passamos por coisas mto parecidas? Cortaaa menina, é mto bom cortar! Cortei tudo liso com um ano também!

Bjocas encaralacodas :*

Olá Raysa , meu nome é Nayara , estou gostando muito do cacheada ! .
então queria a sua ajuda , estou a 5 meses sem passar produtos químicos , no entanto ainda não parei de fazer escovas nele , ele esta crescendo bem , mas não esta dando a definição de cacho , ele esta ficando um cacho mais aberto com pouca definição mesmo ! . Você acha ruim essa tentativa de camuflagem ? O que você me sugere ?
Obrigada , Nayara .

Oi Nayara, tudo bem?
Então, a melhor fuga da transição é tesoura mesmo!

Vai tratando a raiz que tá nascendo, você se lembra de como seu cabelo era antes?
Ele muda muito depois da transição!
Aqui eu ensino a “camuflar” a raiz de outros jeitos: http://bit.ly/como-abaixar-raiz

Boa sorte, qualquer coisa pode perguntar! Beijocas

Oie Foofa , Tudo Bem?
Meu Cabelo Era Perfeito ,Mas Quando eu tinha Nove Anos Passei Enê e ele Começou a Cair , Cortei ele na Altura Do Ombro e Alisei ,Comecei a Fazer Definitiva e Progressiva ,, essas coisas, hoje eu tenho 13 e eu fico vendo minhas Fotos e resolvi voltar aos cachos tem quatro meses que eu não faço nada , e ele ta bem estranho.. Ta muito cacheado na raiz e bem liso nas pontas,, me da uma ideia por favor.. Não aguento mais esperar .. Se quiser posso mandar as fotos pelo whatsapp “21 991107906” Bjj :*

Oi Nay, eu tô ótima e ti?

Então, você pode seguir as dicas que eu dei nesse post para a raiz, olha: http://bit.ly/como-abaixar-raiz
Outra dica bem legal é o big chop, ou seja, é cortar logo toda a parte lisa!

Qualquer dúvida, pode me perguntar e boa sorte! Beijocas : *

Oii Ray ,

Bom , eu tenho 13 anos e ja fiz progressiva ( confesso que foi por influencia , pois todas tinham cabelo liso) , mais eu fiz só duas seções , pois achava o produto muito forte e minhas amigas falaram que eu ia me arrepender pois aquilo ia estragar meu cabelo , então eu parei ,.
No começo meu cabelo não estava voltando ao normal , dai eu comecei a fezer tranças , toda semana eu lavava o cabelo , passava creme e penteava com os dedos e fazia tranças “grossas ” , e nisso meu cabelo começou a voltar ao normal , e hoje ele esta quase como antes da progressiva, mais tipo , como meu cabelo ja esta quase normal , vc acha que seria necessario mesmo assim fazer a transção? , .
Meus crespos são tudo pra mim , agora eu vejo que se eu tivesse continuado com a progressiva meu cabelo estaria muito desgostado e eu nunca mais teria meus crespos :3 .
Teu blog ta me ajudando muito esses tempos, sempre que preciso de dicas venho aqui .
Bjus Ray , sua linda <3

Oi, tudo bem?
Se os seus cabelos estão “normais” (sem química) você já passou pela transição. Eles cacheiam sozinhos ou só com tranças?
Você já cortou? Tem quanto tempo a última progressiva?
Fico feliz demais em ajudar!!!

Qualquer coisa, pode perguntar!
Beijocas : *

Oi Raysa,tenho quatro anos que faço escova e chapinha em meus cabelos,a mais ou menos quatro meses minha mãe fez o BC,e achei super corajoso e incrível da parte dela,pois ela alisava ele a 20 anos!
Então comecei a não me ver mais de cabelos lisos,e fiquei com muita vontade de deixar meus cabelos livres novamente..rs
Mas fico impaciente,já cortei meus cabelos,e não cacheiam totalmente,será que voltam a cachear novamente,estou insegura e com medo,não lembro deles cacheados mais,não sei como era e isso me leva a ficar mais insegura ainda,não sei como cuidar deles mais..rs
Me dê uma dica,por favor!

Oi Bianca!
Que legal que sua mãe fez o BC com só 4 meses! Bem corajosa!
Eles voltam a cachear com certeza absoluta, vai cuidando, finalizando direitinho com cremes de pentear!
Você tem fotos de como ele está? Você já tentou utilizar algum gel?

Beijocas

oi Raysa, tdo bem? tem sete meses que não relaxo meus cabelos,mais estou uma pilha sem saber o que fazer,ainda por cima ele é bem ressecado na frente ai eu não sei como lidar,estou querendo cortar,mas estou receosa,morrendo de medo de não gostar,justamente por ele ser de um jeito na frente e por dentro de outro,aparentemente por dentro os cachos são abertos, então tenho medo que ele não fique definido,o que posso fazer??? me ajude por favor, meu noivo ta doido que eu corte ele adora cabelos cacheados rsrsrs…beijos muito obrigada.

Oi Patrícia, tudo bem ctg? Não desista dos seus cachinhos, os meus também são bem ressecados na parte da frente e do topo da cabeça!
Concentre os cuidados e as hidratações nessas partes mais sensíveis, e invista em texturizações.

Não se preocupe querida, seus cachinhos vão aparecer sim! É só ter calma e paciência!
Pq você não dá um corte pra incentivar os cachos a formarem?

Beijocas e boa sorte : *

Bom meu nome è Rafaela eu comecei a da química em meu cabelo a pouco tempo
meu cabelo era super cacheado e longo eu cortei umas 3 vezes e agora na terceira vez
quero q ele volte o cacheado mas ele n volta oq eu faço ?

Oi, Rafaela!
A parte alisada nunca vai voltar a ser cacheada. Então você precisa ir cortando para tirá-la e esperar a raiz ir crescendo. Esse novo cabelo que vai voltar a ser cacheado. Entendeu?

beijos!

Oi Raysa! Acho que consegui uma explicação aqui. Minha revolta vem do meu cabelo não ter definição. Fiz alisamento pela última vez começo de 2009, com toda certeza eu já cortei toda a parte alisada, porém continua como se eu estivesse em transição, as pontas não cacheiam, a raiz atrás está quase crespa (mas sem cachos definidos, só define quando está entupido de sal do mar haha), na frente está ondulado, os cabeleireiros até me perguntam se fiz relaxamento só na frente (não fiz), e as pontas do cabelo inteiro estão lisas. Ou seja, cabelo doido. Já me disseram que alisaram-se as pontas e na frente de tanta escova e chapinha (fiz a transição com escova em vez de usá-los natural e tentar cacheá-los). Gostaria de uma dica de como lidar com meu cabelo :( ele nunca foi cacheado, era mais uma moita muito volumosa, ondulado. Help! Não consigo sair da escova se ele não ficar uniforme, pior que não sei como procurar um profissional, medo de estragarem ainda mais o meu cabelo, oferecendo relaxamento ou algo do tipo.

Oi Tha, tudo bem contigo? Primeiramente mil desculpas pela demora e feliz ano novo /o/
Então, a minha revolta também vem justamente disso! Só que além da falta de definição, o meu cabelito frizza todo e fica super cheio! hahaha Dá pra entender?
Faz cronograma capilar e vai cortando seu cabelo aos poucos.

Também tenta incentivar a formação de cachos com a fitagem e as texturizações. Acho que o jeito é ter paciência mesmo…
Há quanto tempo que está em transição?
Já ouviu falar de scab hair?

Beijocas

Oi gostei muito da materia mas Tenho uma duvida como saber se eu fizer chapinha e escola os meus cachos nao voltam ?

Oi, Daniela!
Sim, seus cachos voltam, porém é bom lembrar que a chapinha danifica os fios, pode não ser uma mudança estrutural, como no caso dos alisamentos, mas deixa os fios ressecados. Se você tiver passando pela transição, o ideal é não usar chapinha nem fazer escova.

Beijos!

[…] 3- 6 coisas que não te contaram sobre a transição  […]

Olá meninas,
Também estou em transição e louca pra fazer o BC mas ainda sem coragem. Faço progressiva desde 2009, 1 vez no ano, portanto ja foram 6 escovas. Decidi parar de vez e estou a 11 meses sem fazer. Meu cabelo natural ja esta quase na altura dos ombro mas na frente ele nao ta cacheando! Tem umas ondas beeem discretas mas estou super preocupada. Será que ele nao vai voltar ao que era antes? Acho que meu cabelo era do tipo 2C… ja nao sei mais :( Aconteceu isso com vocês?

Oi Renata, eu te garanto que quanto mais cedo vc cortar seu cabelo, mais rápido passa o sofrimento!
Ele vai voltar sim, com certeza!
A parte da frente demora mais para cachear, e também tem o scab hair, já ouviu falar?

Beijocas

Ola Rayssa,estou a 12 meses

sem química nenhuma no cabelo,quero dizer que além de deixar o cabelo cachear estou sem pintar todo este tempo,se entrar em meu Facebook você vai ver como era o meu cabelo era ate os meu 20 anos,e como em 2 anos meu cabelo ficou horrível,ele pingava como vela.
As vezes entro em um estagio que chamo de estagio de crise emocional (kkkk),hoje é ate engraçado por que estou sabendo lidar com isto,e encorajo quem esta com esse objetivo,tenha força,foco e fé.

Olá, tudo bem? Nossa, 12 meses é muuuito tempo, dá até pra cortar e fazer um mini bc!
Não consegui abrir seu facebook p/ver suas fotos :(((

Pois é, as vezes a gente nem sabe de onde tira a força pra lidar com esse estágio tão difícil, não é?
AhaHAhahaa

Obg pela participação no blog, bjocas

[…] de leitura: Transição capilar – o que é? , 6 coisas que não te contaram sobre a transição , Como sobreviver a transição capilar, Como abaixar e disfarçar a raiz do cabelo sem usar […]

Ray,td bem ? Não conhecia o processo de transição e o BC até cortar toda a quimica do meu cabelo e começar a busca por produtos que reduzam o volume e o frizz. Estou um pouco confusa…agora meu cabelo possui apenas tintura,essa é a textura definitiva dos cachos ou preciso começar o processo de transição para que ele defina melhor ? Por que o cacho que se forma embaixo não igual o da raiz ? Muuuuuuuuuito obrigada pela ajuda,grande beijo ! ; )

Olá Camila, eu tô ótima e vc?
Então, antes da tintura vc passou por alguma química de alisamento, ou período que fez bastante chapinha? Se a resposta for não, vc não precisa fazer BC e pode ir cuidando dos cachos até que ele defina melhor. Isso dos cachinhos serem diferentes é super normal, embaixo ele fica protegido do sol,vento, poluição e etc.

Beijocas

Olá, tudo bom?
Comecei na transição faz 1 ano e 2 meses, até hoje não tive coragem de cortar meus cabelos, e acredito que ele seja um 3b. A partir de 1 ou 2 meses pra cá comecei a ter muita queda de cabelo. Está sendo algo que me incomoda muito, até mesmo porque estou com 3 falhas enormes no couro cabeludo, 2 na frente e uma atrás. Você sabe me dizer se isso pode ser devido a transição capilar?
Espero por sua resposta. Agradeço desde já!

Ei Sandy!! Eu to otima e vc?
Então, a transição capilar JAMAIS te causaria queda de cabelo, e sim o contrário: as químicas. Se vc está com falhas, recomendo fortemente a consulta com um dermatologista. Beijocas

Estou bem graças a Deus!
Obrigado pela resposta, tentarei ir logo então pois já está começando a ficar cada vez mais aparente :(

Sandy, tente simmm!!Beijocas

O que ajuda na queda é o Shampoo Tio Nacho, o de rótulo verde, na segunda lavada para de cair.

Não conheço!
Obg pela dica, bj

Raysa, bom dia!

Preciso desabafar com quem realmente entende do assunto rsrsrsrs.
Meu cabelo natural é loiro acinzentado, muito fino e quando pesado liso na raiz e cacheado ou ondulado nas pontas. Como o fio é muito delicado e desde meus 10 anos aliso com escova de chocolate, progressiva, ultra condicionada, plastica enfim…meu cabelo começou a cair (ah e eu fazia tinturas tbm).
Devido a queda eu reduzi o intervalo entre um progressiva e outra e mesmo assim comecei a achar um absurdo ter q gastar tanto dinheiro com isso.
Então em Outubro de 2014 tomei a decisão mais radical do momento cortar igual o da Andreia Horta (Maria Clara da novela Imperio) meu cabelo q passava do ombro já.
Desde então não fiz mais nenhuma quimica nem para alisar e nem tingir. Como cortei boa parte da quimica o que ficou esta saindo com as lavagens e o cabelo está cada vez mais ondulado.
O problema é, q está sem peso e na franja fica aquelas ondinhas querendo formar, não sei como cuidar, qual o tipo certo de shampoo para o meu cabelo sendo q meus cachos nao sao tao fechados (atualmente ele fica com aspecto de amassadinho mesmo q eu nao faça nada).
Por isso, comecei entrar numas de nao me achar bonita com esse cabelo, estou super desanimada, me comparo com outras pessoas, fico com vergonha de tirar fotos enfim, sei q o meu cabelo grande vai ficar bonito mas preciso vencer essa fase.

ah! e não aguento mais as pessoas falando q eu estou despenteada, descabelada..isso me deixa mal.

Me ajudeeeeeeeee

Beijo grande e se puder segue meu blog http://salto18.com.br/blog/ no Insta e no face..vai ser um prazer enooooooooorme.

Oi oi, Bia, bom dia! Primeiramente, mil desculpas pela demora para responder teu post!

OI RAYSSA TUDO BEM?
BOM EU ESTOU A 4 MESES SEM FAZER ESCOVA ALISAMENTOS MEUS CACHINHOS JA ESTAO TODOS APARECENDO, SO QUE MEU CABELO E POUCO O QUE EU FACO PARA DAR UM POUCO DE VOLUME,?
QUANDO FAZER O BC?

Olá Reisy, eu tô ótima, e ti?
Então, você pode tentar utilizar alguns borrifadores que aumentam o volume, dicas aqui: http://bit.ly/borrifador
Ou então pode também usar alguns cremes de pentear mais levinhos, sabe?
Sobre a época de fazer o BC, não existe uma época definida; a Mari escreveu sobre isso recentemente! http://bit.ly/pq-fazer-bc
Dá uma olhadinha depois.. Beijocas

Meu cabelo já é muito curtinho , e a transição maior é atrás , não enrola de jeito maneira , da frente dos lados enrola que é uma beleza mais atrás não .
como posso fazer pra deixar ele enrolado ? me ajudem por favor

Ooi Suellen, olha, isso é normal, porque além do cabelo crescer em ritmos diferentes na cabeça inteira, ainda tem o scab hair, já ouviu falar?
Aqui tem o post: http://bit.ly/scab-hair
Daí você pode olhar e descobrir se a solução é com o scab hair! Se não for, estarei prontíssima para te ajudar! haha

Beijocas

Estou a 3 meses em transição, meu cabelo tem mais ou menos 2 dedos de raiz. Já estou ficando louca… Sempre relaxei o cabelo de 3 em 3 meses, tá sendo super dificil, to tentando levar a transição na escova, mas a parte já relaxada do cabelo está muito desidratada, vocês tem alguma dica?

Oi, Samily!
A parte com quimica é sempre mais ressecada, quando passamos a transição com escova, chapinha e afins, ressecamos mais ainda o cabelo alisado e também o novo que está nascendo.

Uma solução para evitar as escovas são as texturizações:http://cacheia.com/2013/12/texturizacao-s-o-s-transicao/
Para hidratar o cabelo, sugiro que você leia sobre cronograma capilar: http://cacheia.com/2013/11/cronograma-capilar-sos-cabelo/

Beijos!

OLÁ , estou passando por esse período de transição , sempre fiz meu cabelo no beleza natural desde muito pequena , mas nunca gostei da forma que meu cabelo ficava , no dia que eu fazia meu cabelo ele sequer ficava com algum tipo de cacho ele ficava sem definição para falar a verdade. Resolvi radicalizar de vez , eu larguei a química de vez , durante essa transição que estou passando já cortei só duas vezes , na primeira ele ficou até o ombro , já na segunda ele ficou até as orelhas , pra falar a verdade ainda não me acostumei com meu cabelo tão curto. Dos de algumas semanas pra cá que estou reparando que minha raiz está crescendo bem cacheada , eu tô adorando , não vejo a hora do meu cabelo ficar cacheado de vez .
Minha mãe não podia ver minha raiz crescer que já queria me levar pro Beleza , agora ela fica falando o tempo todo , Lorena vc não quer fazer esse cabelo não? Ele tá MT feio. Tipo eu quero minha marca de volta , os meus verdadeiros cachos de quando eu era criança
Adorei seu post , o post e bem eu , na verdade toda pessoa que está passando pela transição . A foto da garotinha com a raiz cacheada e o cabelo liso ficou massa/

Oioi Lorena, tudo bem ctg?
Seja bem vinda ao universo incrível do cabelo natural! <3
Obrigada pelo comentário e pela participação! Persista porque logo seu cabelo vai ficar todinho atural e incrível, tá? Tenho certeza quevai passar rapidinho!
Beijocas e boa sorte! <3

Olá Raysa tudo bem? Eu queria saber se o super relaxante da beleza natural é um tipo de química e o que vocês acham em relação em fazer a transição usando o super relaxante. Vocês acham errado? Bjs

Olá Andressa, tudo bem? É química sim, eu não recomendo, te deixa dependente dela e ainda causa tanto dano quanto uma química comum.
Passe natural que é melhor! <3 :D
Beijocas e boa sorte!
Qualquer dúvida é só perguntar, tá?

Oi raysa, será que você poderia me ajudar?
Até ano passado meu cabelo era grande, ai de vez eu resolvi cortar ele na altura dos ombros, mas só q a mulher q cortou meu cabelo acabou cortando errado, ai ficou um pouco mais curto.. Eu acabei cortando e fiz cauterização, antes disso eu não tinha feito nada no cabelo até ano passado. Eu já fiz progressiva sem formol, cristalização e cauterização foi a última. Depois daí eu nunca mais fiz nada no meu cabelo e nem tenho mais vontade de fazer, eu queria deixar ele voltar a enrolar, mas tá difícil =( meo Deus. Ele tá seco, feio, armado e ta começando a enrolar na raiz e na parte de baixo, mas só q ta enrolando bem pouco, minha que q eu faça progressiva ou algo do tipo, mas eu n quero. Eu queria saber se eu usando shampoo ou condicionador pra cabelo enrolado vai adiantar alguma coisa ? Se ajuda em algo eu voltar a usar esses produtos ?

Olá Iris, tudo bem?
Então, claro que eu te ajudo!
Aqui tem um manual com tudo o que vc precisa saber: http://bit.ly/autoestima-crianças
Bjocas e boa sorte! <3

Oi Raysa tudo bem? Estou a um mês em transição. Tenho 17 anos e faço definitiva Deis dos meus 11.. A famosa zap, eu amava meu cabelo liso só que eu sofria bastante quando a raiz aparecia então virei uma dependente da zap. E não estava mais aguentando isso, quero meus cachos de volta ;( , antes de começar a transição resolvi cortar meu cabelo meu curtinho, como meu cabelo era no peito .. Eu cortando ele não teria como voltar a trás.. E eu sempre sofri pois meu sonho era ter o cabelo até a bunda e ele não crescia com a progressiva. Mas meu cabelo natural ele cresce bastante.. Estou em transição só que faço 3 vezes chapinha na semana.. Por que minha raiz já está muito alta, não da pra mim usar sem chapinha pois a raiz e alta e o resto é liso, o único jeito é fazendo chapinha .. Faço chapinha segunda, quarta e sábado.. Queria saber se vai prejudicar meus cachos? Eu não passo chapinha direto, eu seco ele com o secador. Mas tenho medo da chapinha interromper a definição dos meus cachos!!!! Já tentei ficar sem chapinha mais é impossível pois estudo trabalho e vou de noite a igreja, me ajuuuuuuda :(

Oi Camila! Poxa, que coisa boa que você quer seus cachinhos de volta! <3
Então, prejudica um pouco sim :( O ideal é passar sem chapinha, até pra que você perceba qual é teu cabelo natural!
Aqui a gente tem um manual completíssimo com várias dicas: http://bit.ly/manual-cabelocrespo
Bjocas e boa sorte

Oi querida.
Vendo o seu cabelo imagino que se os meus fossem encaracolados como os seus seria tão fácil kkkkkkkkkkkk
Os meus cabelos são tipo 3b,c, cortei joãozinho na sexta, só tem Um dedo e o que sobrou do HENÊ esta todo cheio de frizz, poroso, grosso e definição aqui é só frizz mesmo.
Ta muito feio, pior do que da primeira vez que fiz que ficou um pouquinho maior. ( sai da progressiva e fui para os cachos, por causa do hipotireoidismo ressecou muito dai usei henê erroneamente e deu queda, tava tão bonito) .
Rumo novamente aos cachos. Como todo mundo sabe que sempre mudo de cabelo ninguém questionou reprovando, mas sei q foi por educação, pq reconheço que dessa vez ta feio , da outra nem tanto porque cortei com uma transição um pouco maior do que desta vez, tinha uns 4 dedos, desta vez só tem 1.
Sou uma mulher madura e isso facilita o bic chop e a transição, porque já sabemos o que queremos e somos mais fortes para encarar a reprovação das pessoas não dando sequer confiança delas opinarem. Mas mesmo assim é difícil por nossa vaidade.
Tudo que você relatou acontece com todas né, mas o que mais me identifiquei e ri muito foi o item 1 e 4 , mas o 4 me fez rir muito porque realmente achamos que o cronograma vai mudar tudo. kkkkkkkk ajuda e muito, mas…minha cara.
Bj

Ó, não pensa assim não, Luciana! Todo tipo de cabelo é LINDIMAIS!!! <3
É difícil sim, mas qando passar você vai ver que é só alegria!
Cronograma ajuda mas não muda o cabelo estruturalmente né. pufavô! hahaha
Bjocas e obrigada por participar :*

Olá, Raysa! Parabéns pelo site e muito obrigada pelas valiosas dicas!

Estou em transição há 09 meses e tenho inúmeros problemas com isso. O principal deles é que meu cabelo foi muito estragado pela química e ficou com pouquíssimo volume, então, com a impaciência que Deus me deu, resolvi usar um mega hair cacheado até meus cachos crescerem consideravelmente e eu poder soltá-los. Venho tentando cuidar bastante para que os nós não acabem estragando ainda mais o coitado que já tá tão frágil, mas tenho plena consciência de que dificilmente aguentaria essa fase sem isso…

Oi Karina.. Bom, se você continua cuidando e sabe que seria bem mais difícil sem o megahair, eu super apoio. Mas fica muito atenta pra não estragar mais, tá?
Bjocas e boa sorte! <3

Olá Raysa,

Parabéns pelo post!

Só discordo de que “o frizz não vai te abandonar, porosidade ainda vai existir”. Frizz e porosidade não são necessariamente características inatas de cabelos cacheados.

O frizz é característico de cabelos ressecados e quebradiços. Qualquer cabelo, seja ele liso, ondulado ou cacheado, vai ter frizz se estiver muito ressecado. Os cacheados tendem a ser mais ressecados pq a oleosidade da raiz não chega facilmente às pontas. Mas é uma situação contornável através de hidratação constante. Meu cabelo natural é tipo um 2A com cachos nas pontas e, quando ressecado, fica um pinheiro armado sem forma e virado em frizz. Basta uma hidratação e umectação semanal, e adeus frizz. Dicas: gel de linhaça define e baixa o frizz. Hidratação com yamasterol amarelo + mel, no cabelo da minha mãe, foi um verdadeiro milagre antifrizz (o dela tinha muitooo). Assim como yamasterol + ampola alta moda extra selagem celofany da cor (q nome brega, mas funciona kkkkk).

Já a porosidade é resultado de cutículas abertas, geralmente resultado de químicas (q são alcalinas!!!) e lavagem agressiva. Como resolver: lavagem mais suave (shampoo sem sulfato, ou intercalar shampoo comum com co wash); evitar químicas; usar máscaras ácidas; umectação com óleos vegetais 1x por semana. O cabelo da minha mãe era um dos mais porosos que já vi (isso q é um 2A) e melhorou com lavagem suave + hidratação com máscara ácida e umectação semanal. O cabelo dela era poroso devido às descolorações sem cronograma de manutenção ¬¬

Depois de anos gastando em máscaras caras, confesso q nunca tive resultado tão bom quanto usar produtos mais leves, sem silicones e petrolatos, isso q ainda não faço low poo!! Óleos vegetais, gel de linhaça e extratos adicionados a um creme leve, como yamasterol, tem dado resultados q eu nunca tinha visto com o q usava antes!!

Boa sorte a todas, espero ter contribuído^^

Olha, eu concordo em partes com você. Mas quando eu digo que é uma coisa inata ao cabelo cacheado e crespo, eu digo mais no sentido que nós não temos obrigação de “diminuir” o frizz, ou então controlar e domar os cabelinhos, sabe?
Tá de boa ter frizz, tá de boa não querer domar, tá de boa não querer ficar cuidando dele.
E olha, o cabelo 2A não é um cabelo “”cacheado””, é mais um cabelo ondulado, tem características muito diferentes dos crespos e dos mais cacheados, não dá pra tomar como regra a diferença de textura que rola com seu cabelo :(
Quanto às máscaras caras: concordo 100% com você! Hahahaha

Muito obrigada, contribuiu bastante sim! Bjocas

oi preciso da sua ajuda, estou em fase da transição so que estou com medo de corta as partes lisa do meu cabelo, ñ sei oq fazer tmbm com a raiz do meu cabelo alta e as pontas toda lisa. ñ gosto de cabelos curto, mais a situação ta precária, com td isso estou ficando sem vontade de sair com as amigas, minha alto estima ta la em baixo, choro as vezes por isso rsrs
não sei oq fazer, preciso qu vs me der uma opnião. O qu vs acha? Devo corta meu cabelo ?
Me ajuda Pfv. Meu nome é cleiceane, mais o email é do meu irmão
Desde já Agradecida !

Olá Cleiceane, tudo bem? <3
Olha, cortar o cabelo é um momento libertador, porém se você não estiver preparada para isto, pode ser pior!
Aqui a gente tem um manual que com certeza vai te ajudar! http://bit.ly/manual-cabelocrespo

Beijocas e boa sorte, qualquer dúvida pode nos perguntar sempre! :*

Oi Raysa tudo bem?
Então, faço química no cabelo a anos mas não aguento mais as consequências, meu cabelo fica fraco, quebra, olioso e fora que nunca temos o resultado desejado. Estou cansada de ter que correr e fazer chapinha, não sei exatamente qual meu tipo de cabelo mas seja ele qual for tenho certeza que ficaria mais bonito um natural do que esse liso sem vida, falso. As vezes penso em parar com a química mas o cacheado e o liso nas pontas me irritam e caio na tentação da progressiva, então o que penso fazer é cortar bem curtinho, passar ate a maquininha se necessário pra não correr esse risco. Sera que cortando talvez ele cresce com uns cachos um pouco mais definidos? Acho lindo, mas por causa da textura o cacho da raiz não vence o liso das pontas e fica super armado e a solução adivinha? Prancha. Me ajuda

Olá Jéssi, tudo bem contigo?
Com certeza vai ficar bem mais lindo natural mesmo! :DD
Se você cortar, ele com certeza cresce mais definido!
Ajudo sim florzinha, claro!
Nesse link tem um manual completo que vai te ajudar! http://bit.ly/manual-cabelocrespo

Beijocas

Responder

Andyara Romao Santos Silva

Ola cyntia!
Meu nome é Andyara, fiz progressiva uma vez faz 1 ano e meu cabelo ainda nao esta no tamanho desejado, ele esta acho que 5 dedos cacheado, ele ainda esta na fase de transicao, eu queria se fosse possivel que voce me indicasse alguma forma mais acelerada pra ter meus cachos novamente.
por favor me responda eu estou anciosa a espera dos meus cachos.

meu cabelo ta na altura do pescoco pq resolve cortalo mais tenho muito medo de deixa lo solto pois o frizz fala mais alto e fico com vergonha dos comentarios que possam fala….
Ja tem um ano que fiz selagem mais so fiz uma vez em abril do ano passado depois n fiz mais e agr mais do que nunca eu to tentando cuida lo , o maximo bastante e o frizz continua o que faze ??? …

Olá Raysther, não precisa se preocupar fofa, frizz é normal, a gente aceita o cabelo como ele é!
Você: cuida com carinho e aceita o frizz que vier!

Aqui tem um manual que vai te ajudar com certeza! http://bit.ly/manual-cabelocrespo

Beijocas

Olá Raysa tudo bem? Seu cabelo é lindo, e pela data no post já deve estar totalmente cacheado…descobri sua página agora, justamente quando estou no processo da minha transição…o que acontece é que meu cabelo não é cacheado, acho que posso encaixa-lo como um 2A OU 2C…quando eu era criança ele era bem cacheado…mas com o passar dos anos eu fui cortando e ele foi ficando liso…daí veio a adolescência e ele foi ondulando…fiz uma redutora, já tem quase 4 anos que tenho feito…porém tem um tempo que não quero fazer mais, porém, a transição é penosa pq a raiz fica com uma textura muito diferente do resto do cabelo…mas decidi por ter meus cabelos naturais…o que vem me incomodando bastante é o volume em cima e o zero volume embaixo…meu cabelo tem caído muito e está muito diferente o cabelo que tá crescendo com o cabelo que tem a redutora…isso tem me deixado muito desmotivada. O que acontece é que a maior parte das postagens que leio sobre a transição, são de pessoas que tem o cabelo cacheado, mas o meu não é. Você teria alguma indicação de tratamento ou cuidados de texturização específicos para me ajudar. Abraço :)

Olá Daianne, tudo bem?
Muito obrigada!
Sim sim, ele está completamente cacheado! Eu descobri que meu cabelo tá entre 3A-3B-3C! hHAHAHAH
Que bom que vc decidiu pelo cabelo natural! É muito mais gratificante! Aqui tem um manual que com certeza vai te ajudar: http://bit.ly/manual-cabelocrespo
Esse grupo aqui, Amigas Onduladas, vai te ajudar muito: https://www.facebook.com/groups/570942489603571/?fref=ts
Boa sorte, beijocas

Ola Raysa! Meu nome é Andyara.
Fiz uma vez progressiva ha um ano, e decidi nunca mais fazer, a parte cacheada esta na altura das minhas orelhas,porem acho que ainda esta muito curto pra mim tirar toda a parte alisada,eu tenho uma duvido e gostaria que voce esclarecesce para mim se possivel: como classificar o tipo de cabelo tipo: 2A, 1B, 3c ????? Por favor me responda o mais rapido possivel

Olá Andyara, tudo bem?

Olha, seu cabelo já cresceu bastante. Vc já considerou o BC?
Aqui tem seis motivos para você fazer o BC logo: http://bit.ly/pq-fazer-bc
Hahaha
E aqui ensina a identificar: http://bit.ly/tipos-de-cachos
Beijocas

tudo otimo comigo Raysa gracas a Deus…. entao eu ainda nao pensei no Bc pelo formato do meu rosto,isso acaba me complicando mas ja perdi o medo da tesoura…tchau bjsssss

Andyara, considere o BC com carinho! Essa história de rosto redondo é balela.. Beijocas e boa sorte! haha

Eu realmente gostei das dicas da matéria, apesar de não ter passado por nenhuma transição, sou ansiosa, raspei tudo de uma vez, rsrs. E de tudo que li no blog, eu gostei muito, mas tenho uma ressalva; O cabelo alisado é morto, mas o cabelo cacheado também é. A única parte viva em nossos cabelos são os folículos capilares. Até por isso não acredito em cronograma capitar. Eu cuido do meu cabelo apenas fazendo hidratações e usando óleos vegetais, sigo o low poo e meus cabelos estão ótimos. Acredito bem mais em boa alimentação, do que tentar nutrir e reconstruir matéria morta. A hidratação mantêm a água e claro ajuda o cabelo a parecer bonito e “saudável” especialmente os cabelos sem química. Enfim, parabéns pelo blog.

Oi Dani!

Hahaha Eu adoro atitudes radicais. Elas diminuem muuuuuito o sofrimento.
Hoje eu acho que também rasparia!
Então, eu concordo com você. Porém eu sinto um resultado muito bom tratando a parte “morta” do cabelo. E eu também acredito mais em alimentação! Inclusive já escrevi sobre isso: http://bit.ly/cronograma-alimentar-cacheia

Beijocas

Olá raysa tudo bem? bom eu não entendo muito bem de cabelo … com 11 ou 10 anos fiz minha primeira quimica no caso a inteligente .
agora estou com 12 mas simplismente cansei do cabelo liso porque está feio pelo simples fato de n saber cuidar direito más fiquei com duvidas porque ai vcs falam de cabelo cacheado e o meu é ondulado solto. sofri com corte quimico e agora estou cuidando e fazendo hidrataçoes mas quero voltar aos meus onduladinhos fofos !! vc pode me ajudar ou dar disca pra voltar as ondulados ? bjs te adoro amo o blog

Oi Michelli!
Não tem segredo nenhum, é só cuidar com carinho e deixar o cabelo ser livre!

Oi, posso sim!
O principal é: corte, hidratção e finalização!
Você precisa cortar toda a parte lisa para ele voltar a ondular. Também é legal mantê-lo hidratado, você pode finalizar com cremes de pentear ue aumentam a definição!

Beijocas e boa sorte.
Qualquer dúvida você pode perguntar! :DD

olá flor acabei de conhecer sua pagina e amei!
To em transição a 1 ano e fiz o uso do Monovin, mas por medo parei!
E to pensando em corta, mas tenho medo sabe sou do tipo que se não me sinto bem não saio de casa de jeito nenhu, sinceramente sofri mto bullying e por isso alisei e hoje me arrependo mtoooo,nunca tive o cabelo tão curto!!! Mas não to aguentando mais, pois tá dando muito trabalho queria uma ajuda! tipo corte sei lá! ai socorooooo

ooi Pri!
Que legal! <3
Seja bem vinda!
Já tem um ano? Tipo, já dá pra cortar menina! Cê vai ver o alívio que é! Bullying é muito ruim, mesmo! Também sofri na época da escola, mas a superação é melhor ainda :DD
Esse post da Mari vai com certeza te ajudar! http://bit.ly/big-chop

Beijocas

Boa tarde, Raysa! Tô em transição a nove meses e nesse último sábado (18/07), fiz bc. Mas ainda sim não consegui tirar toda a parte lisa, porque parece que minha “franja” não cresceu conforme o resto do meu cabelo.. Enfim. Eu me identifiquei MUITO com você, e tô de todo meu coração, pasma com a similaridade. Eu mal conheci minhas ondas, e desde que consegui identificar o tipo do meu cabelo, ele se deu como 2C. Será que agora que cortei curto (mesmo com uma pequena parte lisa) ele vai se encaixar em outro tipo de cabelo? E tenho um problema.. Meu cabelo não tem ficado cheio na parte de baixo, mas na raiz mesmo, na mecha da franja e as próximas dela, enchem MUITO, e acabo tendo que prender de alguma forma. Você pode dar uma dica pra que eu consiga deixa-lo mais uniforme? Obrigada!
P.S.: Adorei tudo aqui e sim, uso água morna/quente pra lavar o cabelo. =/

Oi miga, boa tarde! Mil desculpas pela demora para responder!
Então, a parte da franja realmente aparece beeem menos no corte. Eu tive que cortar umas duas vezes pra sair tudo depois!
É normal! E bom, assim como vc, a parte da frente do meu cabelo é beeem diferente, é super rebelde.
Eu faço duas coisas: mais creme de pentear nessa área e dedoliss!
E se não der certo, fico relaxxx!
AHahahaha

Boa sorte! :D Beijocas

Oi, querida já faz uns 6 meses que parei de dar química no meu cabelo , e nao tenho coragem de cortar ele é na cintura, demora muito tempo para voltar os cachos, estou usando babyliss tem algum problema .

Oi Weigna, se o babyliss te ajuda a passar por essa fase difícil, não tem problema! Mas o BC é libertador!
A Mari já escreveu sobre isso aqui: http://bit.ly/big-chop

Beijocas

Oi, Raysa, adorei o post. Ultimamente tenho pensado muito sobre a transição capilar, já que estou considerando raspar o cabelo em apoio a uma pessoa querida passando por uma situação difícil. Sendo assim, pensei em unir o útil ao agradável e trazer minhas molinhas de volta. Eu só queria uma estimativa mesmo, já que não consigo achar ninguém pra me ajudar com isso, a estipular quanto tempo meu cabelo, livre de química e chapinha e completamente raspado, vai demorar pra crescer. Vejo gente me desincentivando, dizendo que só vou ter meus amados cabelos longos de volta depois de anos. Tem como me dar uma ajudinha com essa dúvida? Obrigada!

Eei Julia! seja bem vinda à transição! olhe só.. se você pensar em raspar, dou o maior apoio: não só pela transição, quanto pela capacidade de poder apoiar alguém. Isso é realmente incrível!
O cabelo demora um pouquinho pra crescer mesmo, acho que uma média de dois anos. Mas passa super rápido, e você pode ter certeza que vai acabar adorando o curtinho.
Você já viu esse post da Maressa? http://bit.ly/1gxhZK2

Beijocas

oi Raysa, tudo bem ? Estou passando pela transição, meu cabelo a parte de trás está quase toda natural, a de cima que está com mais ponta com quimica . Acho que meu cabelo ( a parte crespa ) é 4a, mas, será que meus cachos pode encrespar mais ( 4b ou 4c) ou já é essa a definição ?
Ficaria muito grata se me respondesse, Beijoos !

Ooi Carol, eu tô ótima sim e você? Desculpe a demora para responder!
Então, seu cabelo pode encrespar mais ou menos, você só consegue saber mesmo depois que toda a parte lisa vai embora. E tem outra coisa também, existe uma chance grande de ter diferentes tipos de cabelo na cabeça, isso é super comum, aliás, só existe algum que é mais predominante.

Beijocas

Responder

Jaine Gabrielle Santos Souza

olá tenho 12 anos e já fiz alizamento nos meus cabelos .gostaria que meus cachos voltassem ,só que tenho medo de que meu cabelo não fique da forma que era .e não gosto nem um pouco dessa coisa de corta cabelos não queria cortar meu cabelos. naõ sei o que devo fazer !

Ooi Jaine! <3
Olha, isso de que o cabelo não volta, é puro mito! ele pode se modificar por questões hormonais, mas a transição é legal justamente por isso: descobrir como nosso cabelo é!
Você já viu esse post da Mari? http://bit.ly/manual-cabelocrespo
Tenho certeza que vai te ajudar!

BEijocas

Oi raysa ,amei seu blog estou apaixonada estou sem dar nenhum tipo de alisamento desde o ano passado e lendo seu blog só fez mim encorajar mais….
Bom,como disse estou quase 1 ano sem da nada isso se não já fez não mim lembro bem quando parei de dar pq geralmente pra da algum tipo de alisamento é em 3 a cada 3 meses e do nada decide cachear ,bom já está quase no fim do ano eu cortei bem o meu cabelo tipo todos mim chamaram de louca ele está na nuca!!! Porém passo meu processo de transição na chapinha e minhas amigas vem falando q ele quebro bastante e sim eu vejo isso ,porém tenho muita vergonha de corta logo apesar de o comprimento já está bem grandinho não tantoo tipo poxa como cresceu mais um pouquinho ,mais tenho vergonha e bastante eu tenho 14 anos e estou na 8°serie e VC sabe como são as pessoas né mais lá na minha escola várias meninas cortaram o cabelo e fizeram o BC ,tenho uma vontade enorme de fazer mais a minha vergonha é maior e sinceramente eu no sei uq fazer ,alguams de minhas amigas manda eu alisar outras manda eu corta logo de vez já q não vou alisar ,falo a elas q vai ser perca de tempo dps de cortado bem pequeno eu alisar ,queria saber se VC da algo pra o cabelo abaixar tipo beleza natural ?,tou pensando em corta e ir lá uq acha?

Ooi Bruna, tudo bem contigo? Hahaha Que linda, obrigada
Hahaha Pois é, nem sempre a gente lembra da data exata que abandonou os alisamentos, né?
Olha, o ideal não é passar a transição na chapinha não!
As pessoas na escola são más, né? hahaha Mas assim, hoje, refletindo, depois de passar dessa fase meio chatinha, eu teria muito mais força pra enfrentar as pessoas que não tem nada a ver com isso sabe? Isso vai passar, cê vai ver, e você vai ficar feliz de ter se imposto tanto!
Corta sim!
Acho que esse post vai te ajudar: http://bit.ly/manual-cabelocrespo

Beijocas e boa sorte

Olá! Então, vi seu post e estou com duvida. Estou em transição há quase oito meses mas somente três semanas atrás que resolvi largar a chapinha. A questão é que tenho 21 anos e desde os nove alisava os cabelos, e de uns tempos pra cá comecei a entender que é super necessário aceitar o nosso cabelo. Quando usava química, percebi que meu cabelo estava caindo na frente e os fiozinhos que nasciam eram fininhos. Agora que parei de usar chapinha, percebi que as falhas continuam. Gostaria de saber se isso é normal. Eu hidrato ele toda vez que eu lavo, seguindo meu cronograma capilar…
Me ajude!

Ooi Sté, tudo bem contigo gata?
Você tá com falhas no couro cabeludo? Tá dando pra ver que tá ficando “buracos”? Se sim, procure um dermatologista, ok?

Beijocas

Uma 7ª “COISA QUE NÃO CONTARAM” é que a tal chapinha é capaz de destruir todo o esforço de anos sem química. Passei chapinha por três vezes no capelo virgem – depois de fazer o big chop, e ele ‘espichou’ como se fosse uma selagem ou progressiva. Resultado: tive que recomeçar todo o processo de transição. Oh my God!

Maria shauashasush Isso é com certeza importante =P Você gostaria de escrever um parágrafo sobre pra eu editar aqui no post com sua autoria? Beijocas

Parabéns pelo blog e pelas ajudinhas importantíssimas que você da, mas eu tenho umas dúvidazinhas, bom.. Desde pequena tive cabelos lisos, pouco, fino e enrrolados nas pontas, só que quando fui crescendo meu cabelo foi mudando, ficou grosso, e muito volumoso (tipo, cabelo para umas 5 meninas rsrs), então comecei a fazer alisamento, fiz durante 3 anos, depois vi que estava danificando meus cabelos e com conselhos de algumas amigas comecei a fazer selagem, fiz 2 vezes, e a ultima ta com mais ou menos 2 meses, então.. 2 meses sem usar química, primeira dúvida, ja estou na transição?, a selagem não saiu completamente, é claro, mas a raiz já está começando a crescer, e esta bem onduladinha, Raysa sou obrigada a cortar meus cabelos? Posso cortar so quando a raiz ja estiver no tamanho dos ombros? Não gosto de cabelos curtos pelo formato do meu rosto, não fica nada bom, mas pra ter cachos eu posso arriscar, sou louca por cabelos cacheados acho perfeito, e tenho muito medo de esperar e nao funcionar no meu cabelo, porque nao tive cabelos cacheados antes das químicas, so apliquei elas por causa do volume, mas a raiz do meu cabelo é bem ondulada e o comprimento liso quando ja esta no tempo de aplicar uma nova selagem.. Me ajuda! Um beijo.

Oi, Analy! Tudo bem?
Primeiro, pedimos desculpas pela demora. Vamos por partes:

Dúvida 1: Já estou na transição? Sim, você pode contar a transição a partir da sua última quimica
Dúvida 2: Sou obrigada a cortar o cabelo? Para você se livrar da química, você precisará cortar o seu cabelo sim, mas pode fazer isso aos poucos, sem pânico. Só precisa saber que com essa decisão sua transição irá durar mais tempo. E, sim, você pode esperar o tempo que quiser para fazer o primeiro corte.
Dúvida 3: Sobre a textura do seu cabelo, é importante frisar que ele voltará a ser como antes. Pode ser que você não saiba muito bem como ele era pelo jeito que você cuidava antes. Entã, sugiro que você leia dois posts:

http://cacheia.com/2014/02/tipos-de-cacho-como-identificar-o-seu-dicas/
http://cacheia.com/2014/05/10-coisas-que-toda-cacheada-precisa-saber/

Espero ter ajudado!
Beijos!

Oii tudo bem ? Faço progressiva no meu cabelo dês dos 13 anos , dos 15 pra cá tive vontade de voltar com meus cachos mais só esse mês me interessei msm em buscar sobre isso , tem mais ou menos 5 a 6 meses que nn faço progressiva , minha raiz já esta alta e enrolada só a franja que ainda n , estou pensando em cortar meu cabelo um pouco a baixo do ombro , e a melhor escolha para o começo da transição ? Depois que cortar o que faço para disfarçar o volume ? Me ajuda ..

Oi, Beatriz!
O tamanho que você irá cortar depende muito de você. Se você está insegura em relação a isso, te aconselho a ir cortando aos poucos para você ir se adaptando e se sentindo segura.
Na fase da transição, o seu cabelo vai ficar com duas texturas e é um pouco complicado lidar com isso. Aqui temos um passo-a-passo sobre a transição: http://cacheia.com/2015/01/passo-a-passo-para-quem-quer-assumir-o-cabelo-crespo/

Espero que te ajude!
Bjs

Oi meninas!!! Descobri esse blog hoje e achei impressionante como nos entendemos e temos as mesmas impressões.
Eu fiz minha primeira escova vitalize com 13 anos, hoje com 16 anos olho para o espelho e vejo meu cabelo liso na altura dos ombros mas a raiz cacheada já apontando. Só que é muito chato ter que ser dependente do salão para ficar alisando o cabelo, além de ser um gasto mensal.
Então eu decidi que quero meus cachos de volta rs, estou tomando coragem para cortar o problema é que eu só estou com 3 dedos de raiz cacheada que na verdade eu nem sei ele esta nascendo tão ressecado, estou com tanta pena dos meus cachinhos. Então eu vou esperar crescer mais um pouquinho para começar com a tesoura( Ansiosa ).
Um grande beijo meninas, e continuem assim porque esse blog é demais.

Oi, Giulia!
Boa sorte e muita força na sua transição!
Se precisar de ajuda, conte com a gente ;)

Um beijo!

Olá. Cortei meu cabelo dia 26 agora. Ele estava quase na cintura..mas a raiz estava uns 5 dedos ondulada. Meu cabelo antes da quimica era ondulado lindo…e no bumbum. Qiando eu tinha uns 26 anps fiz minha primeira progressiva e no total fiz umas 4,5 vezes. Eu estava cansada de toda vez q eu fosse sair tinha q fazer escova e chapa..e decidi cortar. Fiz 34 anos e a ultima vez q tive cabelo na altura do ombro tinha 17 anos..e desde então sempre tive cabelão. Muitas pessoas elogiaram e outras criticaram. As estava decidida. Confesso q quando vi meu cabelo curto. ..me veio um sentimento de raiva..parece q minha auto estima tinha de 100% caiu para 0%. Estou tentando me acostumar . Esta difícil. .mas vou conseguir. Queria dicas de produtos mais em conta..e será q em uns 3 meses já consigo ao menos prender ele??quando faço um rabo a parte da nuca nao fica presa. Onde posso postar foto ?

Oi, Lucelia!
Entedemos perfeitamente sua dificuldade. É realmente complicado lutar contra padrões de beleza que nos foram impostos e que nós mesmas achamos corretos. Mas fique tranquila, cabelo curto é lindo e transmite muita força e segurança. Mostra que você se basta ;)
Se a parte da nuca não está prendendo direito, você pode prendê-la com um grampinho.

Aqui temos dicas de crescimento capilar: http://cacheia.com/2015/11/como-aumentar-o-crescimento-do-cabelo-de-forma-segura-o-guia-definitivo/

Temos várias dicas de produtos no blog, para todos os tipos de cachos e bolsos ;)

Espero que te ajude!
Bjs

Olá, então não sei se vc ainda ta respondendo mas vamos lá, meu caso e o seguinte. Eu to em transição a 6/7 meses, e eu venho reparando que o meu cabelo não ta crescendo de jeito nenhum, e ele anda caindo muito, eu faço massagem nele uma vez por semana, e eu queria que vc me ajudasse com dicas de shampoos, cremes. Eu fiquei sabendo que shampoo com cebola ajuda muito vc sabe me disser se ajuda mesmo ? Bjs
Tenho 15 anos e sou do Rj

Oi, Karen!
Sempre respondemos todos os comentários, as vezes demora porque são realmente muitos, mas sempre respondemos :)
Aqui temos um guia com todas as dicas sobre crescimento capilar: http://cacheia.com/2015/11/como-aumentar-o-crescimento-do-cabelo-de-forma-segura-o-guia-definitivo/

Espero que te ajude!
Um beijo!

Olá meninas! Acompanho sempre o site, mas é a primeira vez que escrevo. O trabalho de vocês é ótimo. Gostaria de pedir uma dica. Tenho um cabelo 3A ou 3B (tenho ondas bem marcadas e cachos mais largos….depende a parte do cabelo) e estou em transição há 10 meses. Antes fazia progressiva. Estou contente com a transicao, meu cabelo tem respondido bem. Mas na parte de tras (superior) ele não se define, fica com aspecto bem seco, principalmente no dia seguinte. O que fazer para aiudar esta parte definir? As vezes no dia seguinte o cabelo esta todo bonito e só esta mecha não. Se borrifo agua com creme e amasso ele fica igual ou mais volumoso…rs.

Oi, Letícia!
Que bom que você gosta do blog, fique a vontade para pedir ajuda sempre que precisar :)
É normal a parte de cima do cabelo ser a mais danificada. Isso porque é a que mais pega sol, vento, água quente, shampoo… enfim. São fatores que influenciam bastante no aspecto dessa parte do cabelo, como você está na transição, a situação tende a piorar um pouco.

Meu conselho é que você tente lavar o cabelo com água morna ou fria, não coloque shampoo diretamente nessa parte do cabelo ou misture com água para ficar mais fraquinho. Além disso, é bacana seguir uma rotina de cuidados com o cabelo. Não precisa seguir o cronograma capilar completo http://cacheia.com/2013/11/cronograma-capilar-sos-cabelo/ mas fazer algumas etapas de vez em quando sempre cai bem ;)

Espero que eu tenha conseguido te ajudar e peço desculpas pela demora.
Precisando, estamos por aqui!
Beijos!

OIE Raysa,td bem cntg ?…Entao, meu cabelo natural eh totalmente ondulado,mas…eu estou no periodo de transiçao a 2 meses,passei por muitos processos quimicos,fiz selagens,relaxamentos e alisamentos,sem contar que eu ja tingie demais as madeixas,bom…cm ja disse eu estou na transiçao fas 2 meses e a raiz esta um pouco cacheada,cortei os cabelos para voltar mais rapido,mas o resto do comprimento do cabelo continua lisa,isso esta me preocupando e tou com muito medo de quando a raiz crescer mais e ficar uma bagunça(rsrs),ja pensei em alisar novamente,mas eu estou me controlando rsrs,ate pelo fato de ter pessoas que me apoiam muito nessa decisao,mas como sempre tem aquelas qee nos deixam pra baixo….Enfim,me ajuda por favor Raysa…
Beijokasssssss…

Oi, Narah! Tudo bem?
Enquanto você não cortar toda a parte com química é normal seu cabelo ficar com mais de uma textura mesmo. Depois que você cortar tudo ele vai tomar a forma do seu cabelo natural, ondulado.

Aqui temos um passo-a-passo que irá te ajudar: http://cacheia.com/2015/01/passo-a-passo-para-quem-quer-assumir-o-cabelo-crespo/

Espero que te ajude!
Beijos

ACABEI DE VER SEU POST E CONFESSO QUE AMO O BLOG, ESTOU EM TRANSIÇÃO Á 1 ANO E 4 MESES. COMECEI FAZER SELAGEM EU TINHA UNS 12 ANOS POR QUE CORTEI MEU CABELO PRA FAZER UMA FRANJA E ELE FICOU RESSECADO NA FRENTE, FEIO E NÃO CRESCIA, PASSEI TEMPO FAZENDO E TEVE UMA HORA DE CANSEI RESOLVI ENTÃO PASSAR PELA TRANSIÇÃO MEU CABELO COMEÇOU A ENROLAR E EU FUI CORTANDO A QUÍMICA SÓ QUE PERCEBI QUE A FRANJA NÃO CRESCIA, NÃO ENROLAVA E FICAVA RESSECADA E ESTÁ ASSIM ATÉ HOJE, NÃO SEI O QUE FAÇO E PRECISO DE AJUDA.

ei andressa, tudo bem contigo?
preocupa não que logo essa fase passa <3
dá uma olhadinha no post sobre scab hair: http://bit.ly/scab-hair
beijinho

Oi rayssa tudo bem? Podes me ajudar?bom desde de quando lembro meu cabelo sempre foi horrível. Era uma coisa tão indomável e chata q eu alisava com tioglicolato anos e anos comecei alisar cedo…. Raiz lisinha p mim era tudo….. Com o passar dos anos ainda c uns 22 anos comecou aparecer fios brancos… Então veio a necessidade de fazer mechas…mudei o alisamento por progressiva e até então sempre bonita e loira. Rs só minha última progressiva foi em outubro. Meu cabelo sempre cresce a raiz do cão aparece mas sempre precisava cortar porq as pontas n aguentavam. Essa dependência de progressiva me estressa quando meus fios crescem parece q tudo fica feio… Chegou tempos em q nem c dois meses de química eu já queria fazer raiz de novo. Raiz feia parece q todo o cabelo fica feio. Já tenho 4 dedos de raiz e vou te contar to assustada vejo muito enrolado… E depois q cortar vai piorar eles vão enrolar mais ainda? Ah vou morrer sempre odiei n poder malhar me exercitar e desde q me entendo por gente foi por causa do cabelo e agora to numa luta aq to escovando bem escovadinho o cabelo p disfarçar a raiz mas sempre fica inchado to evitando o max q posso a chapa e quando caminho ou algo vira um fua sua e como lavar? Como? Secar todo dia? Parar de me exercitar por causa desse cabelo? Aí aí viu. E n adianta tentei deixar natural fazendo dedo liso lá e a parte q fica bonita é a parte esticada pela química, fiz dedo coquinhos meus braços doeram tentei dormir doeu de mais n tenho tempo p ficar c aquilo na cabeça e meus cachos da noite Pro dia se vão. minha raiz? Vira um trem esfuazado emaranhado bagunçado fico c vergonha..já vi as pessoas olhando. N sei que tipo de cabelo eu tenho mas tem uns três 4 dedos natural e Vi dando 3 voltinhas sabe cacheado messsmo quero saber q cabelo é. Pode me adicionar no face por favor? Gle santos montes claros MG. N sei se quero ser cacheada só quero 1 textura de cabelo só. Q da pra secar sem ficar alto a raiz ou ralo nas pontad quero q fique cheio por completo entao…ou quem sabe arriscar a deixar natural. Pode me ajudar por favor.

Oi frôzinha, tudo ótimo e você? Me desculpe pela demora para responder!
Dá uma olhadinha nesse post aqui sobre duas texturas na transição capilar: http://bit.ly/duas-texturas-transição
Serenidade no coração que vai passar logo logo essa fase!

beijocas <3

olá meninas,eu tbm estou nesse momento de transiçao capilar,e desde 13 anos eu alisava e pranchava,ai resolvi mudar o visual e pintei o cabelo de loiro,e tipo eu era escrava da chapinha e entao fiz a inteligente.minha nossa gente fui ficando praticamente sem cabelo,tava ficando pouco,e quando enrolava um fio eu ficava louca,mais agora eu resolvi de vez voltar meus cachos e ta dificil p mim,e lendo a história de vcs me dar uma força sabe!! e hj tipo meu cabelo esta ganhando um volume rasoavel,mais ta ficando estranho. eu tõ ficando doida ja rsrsrr! eu hidrato e parece q fia mais ressecado do q antes! ah e tbm tõ ficando feiiiiaaa aff. e se eu ficar mais feia ainda eu morro kkkk! bjoss

Oie Rose, que bom que vc decidiu voltar ao cabelo natural! <3 aposto que não tá feia nada! beijocas e obrigada por compartilhar sua experiência com a gente!

Então meu caso é que, eu fazia BOTOX e nisso eu fazia muita prancha com até mesmo o cabelo molhado e ele queimava saia aquela fumaça e “eu não sabia oque eu estava fazendo”, passava prancha todo dia. Minha raiz é lisa mais agora por conta dessas coisas que eu fiz ficou crespa. Vim aqui te pedir uma ajuda, você sabe oque eu devo fazer para meu cabelo ficar como ele era? Obg

Nossa, ai que dor pelo seu cabelinho queimado!!
Sei sim, dá uma olhadinha nesses dois posts:
– Passo-a-passo para quem quer assumir o cabelo crespo: http://bit.ly/manual-cabelocrespo e
– Transição capilar: o guia definitivo – http://bit.ly/guia-transição

Ola meninas,
Comecei minha transição ha 4 meses e tenho o cabelo grande alisado…..estou com muita dificuldade em arrumar meu cabelo pois não estou preparada para cortar…. eu amo cabelo longo e as poucas vezes que usei meu cabelo curto quase morri.
Me ajudem!!! Não quero desistir.
Obrigada

Keline, serenidade e paciência no coração!
Dá uma olhadinha nesse post: http://bit.ly/medo-bc
beijocas

ola!minha historia com meu cabelo é muito complicada,principalmente pq sou uma pessoa indecisa!ele era lindo cachos bem molinhas,mais a raiz sempre foi lisinha !antigamente nunca tinho ido atras de videos nem de blogs pra cabelp cacheado,acabei fazendo a besteira de alisar!depois de ano fazendo prosedimentos quimicos decidi parar e voltar aos cachos ! nap demorou muito e els logo voltaram estava crescendo ficando otimo ! Depois conhce uma moca que mudou minha cabeca me fazendo pensar que cachos nao combinava comigo !acabei alisando novamente so q dessa vez foi pior :/pq foi definitiva !fiz uma vez depois passei o resto do ano fazendo inteligente ! Agora fazem 4meses que estou em transicao,cortei o cabelo curtinho e cada dia uma batalha um choro mas vou conceguir dinovo e melhor ! Se Deus quiser ! beijao !^^

ei Ingrid! Todas boas histórias sobre cabelos são complicadas, né? haha
você consegue sim, vai voltar e ficar mais lindo ainda e vc vai amar ainda mais seu cabelo natural!

Obg por compartilhar.. beijinho

Oi Raysa, tudo bem?
Tenho 16 anos e sempre tive um cabelo bem volumoso, ele nunca foi cacheado, uns cachos ou outros mas sempre com muito volume. Em 2011 não estava mais suportando o meu cabelo e fiz a escova definitiva para ver se resolvia. Resolveu. Desde o ano passado estou sem paciência nenhuma para ficar renovando a escova e decidi que não quero mais. Sempre tive cabelos longos, por ter muito volume e agora, nesse processo de transição, eu estou louca para cortar e tirar o que resta. De primeira, pensei em cortar até os ombros. Em cima dessa decisão está o meu medo de cortar e virar uma vassoura! Queria muito sua ajuda e algum corte para um cabelo liso e volumoso. Obrigada

ei Marcelle, eu estou ótima e você?
Então, eu não conheço muitos cortes para cabelos lisos, mas de antemão eu já te adianto que repicar e fazer camadas é o melhor jeito de estimular a formação de ondas, se vc quiser entrar em transição.

beijo

Que transformação! Eu estou há 7 meses sem química, porém faz 2 meses que fiz meu segundo BC pq nem os tratamentos estavam eliminando o scab hair. Seus cachos estão lindos e a cor também!!!!! Obrigada pela atualização, bjos!

Ei Danu!
Pois é… enorme a diferença, né?
Obrigada pelo comentário!
beijo

Olá, meu nome é Andressa, tenho 18 anos. Passo química em meus cabelos a muitos anos e não sabia mais como realmente eram meus cabelos, a vontade de ver novamente meus cachos foram aumentando quando por fim decidir passar pelo processo de transição.
No início foi um pouco difícil, mas ao ver meus cachos nascendo e se formando me deu forças para continuar, no entanto a tesoura me chamava rsrs e com 4 dedos de raiz cortei tudooo, fiquei sim com uma cara de menino estiloso rs, mas nada que uns brinquinhos e uma maquiagem não resolva kkkk
Percebi que ficar passar a prancha na parte cacheada iria danificar meu cabelo novinho.
Os comentários positivos e negativos vão vir, mas não pense nos comentários, não escute, deixe falar, apenas aproveite esse momento de mudanças extremas, pra quando eles crescerem e ficarem poderosos você olhar para o espelho e dizer ” Valeu apena “

ei Andressa, tudo bem?
quando a gente entra em transição realmente não sabe o que vai vir depois!
exatamente! sempre vale a pena no final!
beijocas

Óla…Boa Tarde! comecei a Transição Capilar a pouco mais de um Ano, é difícil e complicado mas não Impossível; Tenho orgulho de ter chegado até aqui, pensei em Alisar várias vezes mas resisti.
O meu cabelo está cacheando aos poucos, tem dias que ele fica super desobediente e teimoso, “Mas”… tem dia que fico orgulhosa deles por estarem lindos. ” SE FOSSE FÁCIL NÃO TERIA GRAÇA ”…
Outra processo que é muito difícil…encontrar o Creme de Pentear que se de com a Transição, indico pra vocês e foi com muta dificuldade que por um acaso usei o Ativador de Cachos da ”Kellan”… é simplesmente maravilhoso!

ei Nilza, boa tarde tudo bem?
não desiste não, você já ficou um ano! Por que não corta nada?
dá uma olhadinha nesse post da Mari, talvez dê a coragem que você precisa: http://bit.ly/pq-fazer-bc
obrigada pela dica do ativador de cachos!

beijocas

Olá boa tarde Cacheadas lindas! :)

Estou firme enfrentando a transição, meu cabelo esta com aproximadamente quatro dedos e meio de raiz sem química \o/, porém muito quebradiço e sem vida :(.
A quebra ocorre a um dedo da raiz, procuro cuidar ao máximo possível porém a quebra e queda não cessam. É normal? Será que pode ser do uso do secador? Saberiam me indicar um tratamento ou produto que eu possa estar usando?

Muito obrigada e aguardo a ajuda de vocês :*

Ei Patrícia, tudo bem com você?
Infelizmente quebra é um fenômeno comum na transição.

Dá uma olhadinha nesse post, sobre scab hair: http://bit.ly/scab-hair.
Talvez te ajude!

Beijo

Oi meninas!
Venho compartilhar minhas angústias e pedir ajuda!! Tem quase dois anos que parei com a química, mas o cabelo, que antes era bem cacheado, tipo 3c, agora tem um volume incontrolável e não cachoeira nem na marra! Ainda​ tenho algumas pontas da transição…Cortei varias vezes mas as pontas persistem. Usei química durante uns 6 anos.
Queria meus cachos de volta mas não creio que vou conseguir…

Oi, Nadja!
Tem que tirar toda a química e caprichar nos cuidados, tanto no cronograma capilar quanto na finalização. Além de um bom corte para dar o volume certo para o cabelo.

Bjs

Oi meninas, tudo bom?
Bom, estou em uma situação complicada. Tenho 15 anos e faço selagem desde os 12/13 anos, porque eu penteava meus cachos ao invés de modelá-los, e achava horrível ficarem comparando meu cabelo com uma bucha ou uma vassoura, no fim, eu ficava presa a um único penteado: trança.
Recentemente, meu cabelo começou a cair muito, ele estava na cintura, mas meu desespero foi tanto que decidi cortar.
Fui a cabeleleira e pedi para que cortasse até os ombros e fizesse uma HIDRATAÇÃO.
Acontece que ela fez selagem novamente com a desculpa de que “meu cabelo iria ficar muito cheio”. Pode acreditar que ela fez isso por cima da minha vontade. Mas uma coisa é certa: voltar lá, nunca mais!
Fiquei decepcionada…Tinha voltado a estaca zero.
Agora, o que faço? Eu sou muito vaidosa e meu cabelo é o que mais me aflige no dia a dia. Quero meus cachinhos, mas não sei se tenho coragem…

Ola Raysa, tudo bem?
Estou passando pelo processo, e já fazem dois anos que não faço a progressiva… após meu cabelo crescer até o ombro, finalmente o cortei, e cortei toda a parte lisa, e ficando assim as minhas pontas cacheadas, mas mesmo que as minhas pontas cacheadas estejam lá, e eu pensava que já tinha me livrado das pares lisas, a minha franja e algumas outras partes continuam lisa, e não entendo o Por que minhas pontas são cacheadas e só essa parte do lado que parecia ter crescido com todo o resto, continua lisa, sem falar que tenho quebrados na parte da frente que nunca crescem… estava pensando em raspar todo o cabelo, você que isso poderia ajudar a fazer clm que todo meu cabelo cresça cacheado e uniforme ?

Ola meu nome é Graziele tenho 17 anos e faço alisamento desde os 9 anos ,mas de uns tempos para cá tô pensando em assumir o meu cabelo natural q e crespo,mas tenho medo pq tipo as aulas tao chegando e tenho medo q as pessoas mexam comigo falem mal do meu cabelo etc.Oq vc acha ?? É em relação ao corte meu cabelo é mt ruim pra crescer oq faço ??Vc pode me indicar alguns produtos pra minha transição??

Oi, Graziele! Tudo bem?

Com a sua idade, a transição é uma decisão difícil mesmo. É sim muito possível que as pessoas tirem sarro e você precisa estar emocionalmente preparada para não se abalar com isso.
Antes de qualquer coisa, sugiro que você leia muito sobre o assunto, veja inspiração de outras meninas que estão passando ou já passaram pela transição para você ver que não é nenhum bicho de 7 cabeças.

Alguns posts para vc ler:

http://cacheia.com/2014/06/bc-aceitacao-x-aprovacao/
http://cacheia.com/2015/10/transicao-capilar-guia-definitivo/
http://cacheia.com/2014/03/o-cabelo-cacheado-e-o-patinho-feio-da-nossa-sociedade/

Um beijo e FORÇA! Vc consegue!

ola, tudo bem ?, eu tenho 14 anos e decidi q queria passar pela transição, eu queria tirar uma dúvida, antes da progressiva meu cabelo ela liso na raiz e tinha uns cachos lindos nas pontas, mas infelizmente eu cortei meu cabelo curtinho e por conta do volume passei progressiva. Agora na transição minha raiz está crespa, eu queria saber se ele vai voltar a ser oq era ou não

Oi, Alexia! Tudo bem?
Olha só, nosso cabelo passa por diversas mudanças hormonais no decorrer dos anos, então pode ser que seu cabelo mude sim. Mas um corte nunca é responsável por essa mudança. Além disso, nós nunca sabemos a real textura do cabelo enquanto a parte debaixo está com química. Então, se você quer mesmo voltar ao seu cabelo natural, sugiro que vá cortando as pontas e deixando a raiz crescer para pelo menos ver como o seu cabelo realmente é :)

Beijos!

Olá, eu sei que a maior parte das pessoas aqui é mulher e, bem, eu não sou. Mas talvez vocês possam me ajudar, eu comecei a deixar o cabelo crescer a alguns anos e sempre alisei, desde o inicio. Agora eu tô lutando contra a vontade de alisar, ele arma muito facilmente e eu acabo prendendo ele sempre quando na verdade gosto mais de soltar, eu penso que isso de ele ficar muito volumoso na parte de baixo e eu ficar com o cabelo no aspecto de um triângulo seja porque ainda tem uma parte que é lisa, procede? Além disso tô super recioso de cortar porque, como comecei a ter cabelo grande depois de mais velho, sou muito apegado ao comprimento. Também tô aprendendo a lidar com o fato de que vou ter frizz pra sempre agora…

Leave a Comment