Transição capilar não é sobre ter cabelo cacheado longo

Transição capilar cabelo crespo - Maressa de Sousa Cacheia

Se você está em transição capilar a gente precisa te avisar que a etapa final da transição nem sempre é um cabelo cacheado definidíssimo e longo. Esses cabelões maravilhosos que a gente vê por aí nas páginas e grupos são inspirações? São sim. Mas se apegar na ideia de que a sua transição só será bem sucedida quando você chegar naquele ponto e tiver aquele cabelo pode te trazer muita frustração. Como dizem os mineiros, “prestenção” nessas verdades:

Cada cabelo, uma sentença!

transição capilar cabelo crespo natural Existem diferentes texturas de cabelo: lisos, ondulados, cacheados e crespos. Para cuidar bem do seu cabelo é importante saber mais sobre a sua própria textura capilar para entender as necessidades dos seus fios. Já recebi muitas mensagens de meninas onduladas e crespas que não estão se sentindo bem porque não conseguem deixar os “cachos definidos”. 

Moça, se seu cabelo é ondulado explore toda a maravilhosidade das suas ondas. Se seu cabelo é crespo, explore toda a maravilhosidade do seu crespo. Existem possibilidades pra deixar os fios mais definidos? Sim, existem! Mas não se apegue a elas a ponto de se sentir mal com o cabelo natural que você tanto lutou para conquistar.

Nos últimos tempos surgiram muitos produtos para quem tem cabelo natural e principalmente para quem tem cabelo cacheado. É muuuita linha pra cacho, propaganda e informação nova. Isso é ótimo para as cacheadas que agora estão se vendo nesses produtos e que tem mil opções para cuidar bem das madeixas. Mas se seus fios não são cacheados, busque por produtos específicos e experimente outras possibilidades. A transição capilar não é sobre ter cabelo cacheado: é sobre ter o cabelo natural seja ele ondulado, cacheado ou crespo.

A saga continua …

Às vezes mesmo na etapa final da transição ainda restam umas pontas alisadas ou o cabelo ainda não está tão bacana porque você não encontrou os produtos certos, a finalização mais adequada ou não fez um corte que valoriza seus fios. Então tenha paciência, continue testando. Parte da transição capilar é também sobre aprender a cuidar do próprio cabelo. Tire um tempo pra você, se cuide e cuide da sua saúde que vai dar tudo certo.

Experiência pessoal: quando eu fiz o big chop/grande corte, ainda restaram muitas pontas alisadas que eu só retirei no segundo corte, um mês depois. Após me livrar de todas as pontinhas alisadas os cuidados com meu cabelo ficaram bem mais tranquilos, mas posso dizer que rolou sim um período de adaptação que durou pelo menos 3 meses. Separei essas fotos que mostram exatamente isso: na primeira foto depois do big chop a parte da frente ainda não tinha a textura crespa natural; na próxima foto eu havia feito meu segundo corte e os cachinhos apareceram. Considero que essa segunda foto marca o fim da minha transição capilar. Na foto três, tirada semanas demais, meu cabelo já estava bem maior e fácil de cuidar; a quarta foto é atual :) Desde então já cortei meu cabelo várias outras vezes. Em julho de 2017 completarei 4 anos de cabelo natural.

transição capilar etapas de crescimento cabelo crespo

Minha transição.

Eu corto, tu cortas, ela corta

Para passar pela transição tem que cortar em algum momento sim! Não dá pra acordar com o cabelão no pé do dia pra noite. Às vezes a etapa final da transição é um cabelo médio no caso de quem quis esperar crescer, um joãozinho ou até uma carequinha raspada. E tudo bem. E isso não quer dizer que só vai estar bonito quando seu cabelo estiver num comprimento “x”.

Quem disse que precisa ter cabelo longo pra se sentir bem? E quem disse que esperar os fios crescerem é sinal de fraqueza?

Tanto uma coisa quanto outra envolve lá suas vantagens: esperar crescer até que você se sinta preparada ou cortar rapidamente. Então bora fazer um esforço e respeitar a escolha das outras pessoas sempre!

transição capilar cabelo ondulado

Lindo todo dia! #SQN

Nem o cabelão mais lindo, da blogueira mais famosa, está maravilhoso todos os dias. Nosso cabelo não é isolado do restante do nosso corpo, então nossos hábitos influenciam bastante na saúde dos fios. Além disso, nosso cabelo não se mantém exatamente igual por toda a vida. Os hormônios, a alimentação e a rotina fazem com que os fios pareçam diferentes.

Mesmo num curto prazo de tempo os fios se comportam diferente também. Os produtos utilizados, o excesso de calor, o cloro das piscinas, a água do mar, a descoloração e tantas outras coisas podem afetar os fios. Então óh! Desencana! Se cuida, cuida do cabelon mas não pira! Aproveite os amigos, a família e a vida porque ela passa rápido :)

Sugestões de leitura:

Para entender as texturas capilares 

Como finalizar cabelos ondulados

“Criar cachos em cabelo crespo? Um debate sobre padrões. 

Cortes para cabelo cacheado/crespo curtos

Cortes para cabelos ondulados curtos


Foto 1: Maressa de Sousa, blogueira no Cacheia.

Foto 2: Maria Augusta, estudante de Publicidade e Propaganda, atualmente morando em São Borja-RS.

Maressa De Sousa

Maressa, 26 anos, baiana. Cientista Social, mestra em Antropologia. Terapeuta capilar, cabeleireira e trancista. Ama filmes e livros de ficção. Para ela, a transição capilar marcou o início de muitas outras transformações.

Blog Comments

Oi Maressa! Oi galera do Cacheia! Então, há uns cinco anos, logo após entrar na faculdade, sair da adolescência e do terror dos cabelos etc, eu decidi parar com a química. Alisava desde os 12 ou algo assim e não aguentava mais, achava um saco e queria parar. Também estava achando o cabelo liso e reto muito sem graça. Após um ano e meio? Dois? Por aí, meu cabelo voltou a ficar completamente natural e eu o conheci de verdade, mas tinha e tenho 0 ideias de como cuidar, o que usar, o que fazer, principalmente porque a raíz dele é lisa, ela não ondula, mas o resto do cabelo é 2c, com as ondinhas bem claras. Só que minha franja, por exemplo, não fica nem cá, nem lá e acabo prendendo ou muito raramente, escovando ou usando a chapinha. Mas é raro, porque preguiça. Então eu to um pouco perdida de como cuidar, ele anda bastante ressecado, eu estava usando a técnica low poo com os produtos da bioextratus, mas além de caro, não estava dando muito certo. No momento, penso em mudar para a tôdecacho, que é bem mais em conta e acho que tem mais gama de finalizadores que atualmente eu nem uso, mas penso em começar a usar. To aqui fazendo um #textão, mil perdões, mas é porque eu realmente não vi nenhum relato de cabelo parecido com o meu e o que fazer. Devo tentar definir e texturizar a parte de cima pra ficar ondulado? Que produtos eu uso? To pensando também em começar um cronograma capilar, mas queria saber por qual caminho eu começo. Vejo muito sobre cacheado em cima, liso em baixo, mas já saí da transição e o meu é o completo oposto, o que fazer??? Enfim. Eu adoro o blog, vocês são todas fantásticas e são grandes inspirações! Continuem com o trabalho maravilhoso. Desculpa perturbar, mas espero que possam me ajudar ;; Um beijão!

Oi Stefany, tudo bem? Tem um post aqui no blog sobre finalização depois do big chop, talvez possa te ajudar: http://bit.ly/finalizandodepoisdobc
Veja também nosso post específico de finalização para cabelos ondulados com indicação de produtos: http://bit.ly/finalizaçaoonduladas

Abraço!

Eu gosto do Cacheia (único blog sobre cachos que eu acompanho) justamente por isso! Vocês tem uma visão maravilhosa da coisa toda <3 Meu cabelo é cacheado e parece que, justamente por ser cacheado, não posso cortar! Eu vou cortar o meu cabelo e as pessoas ficam "ué, mas tu vai cortar seu cabelo? Tão lindo, vai perder todos os cachinhos" e blá blá blá. Às vezes até a pessoa que vai cortar fala isso. É como se eu tivesse que deixar o cabelo crescer eternamente só porque é cacheado. Eu gosto dele curto ué, e é só cabelo, cresce de novo.

Tem umas pessoas que, acho que por causa de todo o preconceito que ainda existe com cabelo crespo/cacheado, fica tentando "compensar" a coisa, e tudo o que você vai fazer com seu cabelo elas ficam "faz isso não, tão bonito". Se vai prender "prende não, tão bonito", se vai cortar "corta não, tão bonito", se ele tá todo bagunçado, sujo e feio "tá nada não, tá bonito" (pasmem! cabelo cacheado também suja, bagunça, embaraça e às vezes fica feio). Eu sei que tem gente que gosta e fica babando no cabelo alheio (eu sou uma), mas às vezes eu tenho a impressão que as pessoas acham que se não reforçar o quanto seu cabelo é bonito, você vai começar a achar ele feio e alisar ele (conheço algumas pessoas em particular que fazem muito isso, e alisam o cabelo, me pergunto se elas realmente acreditam no que estão dizendo).

Voltando ao post, tem umas imagens sobre transição que eu particularmente não gosto, porque sempre mostram a pessoa triste com o cabelo com duas texturas, triste quando fez o BC, e triste quando o cabelo tá num tamanho médio, aí quando o cabelo tá grandão, a pessoa fica feliz. Uai gente, a pessoa não pode ficar feliz com o cabelo curto não? E se ela quiser deixar joãozinho mesmo? Cabelo curto é bonito também, tanto quanto longo. A ideia não é se libertar dessas ideias de "cabelo perfeito"? Então vamos nos libertar de *toda* ideia de cabelo perfeito.

Excelente post Maressa!

Nossa Marina, já ouvi várias dessas frase também! Principalmente sobre cortar. As pessoas estão se apegando mais ao meu cabelo do que eu haha
Muito obrigada pelo carinho <3

Beijos!

Oi gente me chamo joelma e estou querendo aderir ou melhor voltar a ter meu cabelo natural e isso é muito díficil pela questão da transição, comprei todos os produtos pra tratar mais ainda não iniciei o processo. espero aqui ter uma força a mais pra encarar esse novo que não tenho duvidas que vai me valorizar ainda mais.

Oi Joelma! Bem-vinda ao Cacheia <3 se tiver alguma dúvida nesse percurso manda pra gente nos comentários. Para começar, tem um guia de transição capilar aqui no blog que pode ser útil: http://bit.ly/guiatransição

Abraços!

Olá Cacheia! Estou em transição. Saindo do cabelo alisado para o cabelo natural. Eu fazia relaxamento desde os 8 anos de idade e quando comecei a fazer estágio em 2006 alisei os cabelos. Eu não lembro como é a textura do meu cabelo, mas estou gostando de estar na fase da “transição”, porque estou cuidando bem dele. Como nunca tinha cuidado antes. Já consigo perceber que neu cabelo gosta mais dos dias de hidratação do que de nutrição, que ele odeia o sol do verão do Rio de Janeiro… em fim, estou levando essa fase da maneira mais tranquila possível, sem me ligar na opinião dos outros. Até porque se fosse assim, eu já teria voltado a alisar. E depois de falar tanto, quero agradecer por esse blog maravilhoso. Vocês me inspiram a continuar a caminhada!
Um Abração e Sucesso!!

Oi Lys! Falou e disse! Se a gente ligar muito para a opinião alheia acaba desistindo porque pra levantar o nosso astral tem pouca gente viu? Tudo de bom na sua transição, continue contando com a gente <3 Ah, e quando fizer o big chop manda foto no inbox do Facebook, queremos ver!

Abraços!

Oi meninas! Queria dizer que amo esse blog justamente pela forma como vocês nos ajuda não só com os cabelos,mas com a nossa auto estima,sempre nos incentivando o a nós aceitarmos da forma que somos

Oi Aldenize! Ficamos muito felizes com seu comentário! É bom saber que nossa mensagem está chegando nas pessoas de forma positiva <3

Abraços!

Oi meninas primeiro queria dizer que estou amando o blog de vocês, bom estou em transição a 6 seis meses mais confesso que já tive meu momento depressão fiquei com medo do meu cabelo não crescer mais :/ meu cabelo tá bastante ressecado mais vocês estão me ajudando muito a me aceitar como eu sou e a me sentir lindo com meu cabelo Natural ,
MT obrigada por esse blog Maravilhoso

Mt obrigado

Obrigada pelo carinho Luana <3

Sobre o ressecamento, confira esse post: http://bit.ly/xoressecamento

Olá,
Estou amando essa página e lendo tudo o que posso. Não aliso meu cabelo há três anos e de quimica só tem tintura. Náo sei se estou em transição ou não, mas parei de usar chapinha direto. Fui a uma cabeleireira que me disseram que sabia cortar cabelos do meu tipo e ela simplesmente não quis cortar e só aparou as pontas. Fiquei extremamente desapontada, pois queria usá-los ao natural com um corte bom. Meus cabelos são tipo 2b na raiz e 2c no comprimento. Náo entendo o motivo de não querer cortar curto. Sempre tive esse problema, por isso eu optava pelo alisamento. Acho que deixar os cabelos ao natural é a parte “mais fácil” e o mais difícil mesmo é achar um cabeleireiro que queira cortar nosso tipo de cabelo. Pelo menos pra mim está sendo a parte mais estressante. Bom, pelo menos vou seguir lendo as dicas do site pra fazer a minha parte. Bjos.

Olá meninas! Então eu gostaria de saber como passar de uma transição cacheada para outra, pois minha mãe insiste em me levar em um determinado salão para cachear o cabelo. Porém recentemente conversei com ela e decidimos que não vamos mais fazer isso, o cabelo dela é crespo, porém contém alguns cachos. O meu não me lembro bem pois com uns 6/7 anos fiz relaxamento somente na raiz, e desde então venho fazendo químicas. Porém tenho medo e trocar de produtos, tanto para o dia a dia, como para dar força e volume no meu cabelo, pois não sei exatamente a textura do meu, e tenho medo também do produto não ser adequado para meu cabelo e acabar o estragando. Não me importo se meu cabelo vai ficar cacheado ou black mesmo, somente quero ele o mais natural possível. Vocês poderiam me ajudar com a indicação de produtos?

Gente. Estou passando por um momento muito difícil. Transição!
Nao sei ms o que fazer, ja pensei em voltar a alisar, ja pensei em cortar..ja pensei tanta coisa e nao faço nada..rs.. Eu nao sei identificar meu cabelo . Eu aliso desde os 11 anos e de uns tempos pra cá resolvi querer ele natural.. MS eu não lembro como era o meu cabelo antes. Nao sei que tipo de produto usar.. E pior ele ta feio, pontas ressecadas, ainda mais com a raiz enorme sabe aquela coisa feia enrolado na raiz e lisa as pontas .. Me ajudem..o que eu faço ???

Oi, Alessandra!
Isso tudo é normal durante a transição.
Vá cortando as pontas na medida que você se sinta confortável. Siga o cronograma capilar para cuidar dos fios. Por enquanto não precisa se preocupar em utilizar produtos para cabelo cacheado. E faça texturizações para diminuir a diferença entre as texturas.

Bjs!

olá, estou em transição há mais de 5 meses, e ele só cacheia na parte de baixo do cabelo, por cima é liso. não sei oque fazer :(

Oi Maria, é assim mesmo! Algumas regiões podem demorar um pouco mais para crescerem com a textura natural. Aguarde mais um pouquinho :)

Abraços!

Oi Maressa amo suas resenhas e vi que você é de Salvador, teria alguma sugestão de salão que saiba trabalhar com cabelos crespos para corte?

Ei Danielle! Tudo bem? Eu sou baiana mas tô morando em Minas Gerais tem um tempo já. Tem uma lista de salões indicados pelas leitoras aqui no blog que talvez possa ajudar: http://cacheia.com/2015/08/saloes-para-cabelos-crespos-e-cacheados-indicacao-das-leitoras/

Abraços!

Oi, decidi deixa meu cabelo natural, sempre alisei o cabelo, mais sempre tiver quedas por cabelos cacheados/crespos. Eu tenho o cabelo muito curto e passei alisante nele a poucos meses, entao tem muitas partes lisas, mas ainda tenho medo de tiras as partes lisas.
To perdida no meio de tudo isso, nao sei oque fazer, que produtos comprar, qual o proximo passo, nao tenho ninguem pra me aconselhar… Socorroo!! Rs…

Oi Tata, não precisa cortar agora, só quanto se sentir preparada :)

Aqui no blog tem um guia completinho pra quem está passando pela transição capilar, confira aqui: http://bit.ly/guiatransição

Comentário:Oii Maressa eu me chamo Mary amei o seu cabelo o meu está curtinho pois correu de tanta química e estou assumindo meu cabelo natural.

Sou negrinha também

O meu cabelo encolhe muito e as vezes parece que estou sempre cortando quando na verdade está crescendo.
Não sei o que eu faço para não encolher assim tanto. Me ajuda??

Oi Mary, tudo bem? Nosso tipo de cabelo costuma encolher bastante mesmo, é normal :) Eu costumo fazer um coque frouxo depois que meu cabelo já está finalizado e seco. Aí espero uns minutos e solto ele novamente. Os cachos esticam um pouquinho e ficam menos encolhidos. Nesse post falei sobre outras opções para fator encolhimento: http://cacheia.com/2017/06/banding-metodo-para-reduzir-o-encolhimento-de-cabelos-crespos/

Abraços!

Oi estou tentando passar pela transição, já faz 4 meses que não aliso o cabelo. As pessoas falam que estou assumindo os cachos, mas na verdade eu não tenho cabelo cacheado eu afirmo que não tenho cachos meu cabelo é Crespo sem cachos. Elas reafirmam que meu cabelo é cacheado como de todo mundo. As pessoas não aceitam o cabelo crespo a maioria das pessoas em minha cidade passam produtos (química) para tentar cachear o cabelo, entrando novamente na ditadura da beleza negra de chachos.

Maressa! Muito obrigada pelo seu texto! Como eu amei, amei e amei!
Estou passando pela transição, mas ainda não sabia nada, só estava deixando meus cabelos crescerem e ainda usava secador muitas vezes… ontem tentei fazer o BC e não consegui porque a parte da frente ainda não está muito definida, ainda alisada, talvez pelo uso do secador, não sei. O cabelo ia ficar muito curtinho, fiquei com medo e decidi esperar mais um pouquinho, mas me senti um pouco “fraca” por não querer cortar naquele momento… ainda ouvi do cabeleireiro que tem no máximo 7 meses que eu estou em transição, mesmo depois de ter falado pra ele que já tem mais de um ano… fiquei super desmotivada…
Mas ler a sua postagem foi muito legal! Ver as fotos da sua transição…
e também Achei o guia da transição aqui nas respostas e só queria agradecer imensamente pela ajuda. Ler o blog me motivou e as informações são muito úteis para ajudar.
Então muito obrigada e parabéns pelo blog!!

Que maravilhoso Julianna! Agradeço muito pelas palavras e desejo tudo de bom nessa fase de transição. Força porque vale muito a pena!

Abraços,
Maressa

Leave a Comment