Cortes

Corte em cabelos cacheados e crespos

27 de setembro de 2015

A Mariana fez uma entrevista super legal com a Sabrinah Giampá, da Garagem dos Cachos falando sobre cortes para cabelos cacheados, ondulados e crespos. Vou dar continuidade ao assunto acrescentando mais umas coisinhas daqui e dali de acordo com as dúvidas que vocês estão deixando lá no inbox do Facebook. Preciso lembrar também que a Raysa fez duas postagens incríveis com sugestões de cortes curtos, médios e longos. Vale a pena dar uma olhadinha e se inspirar! Então, bora conferir dicas de corte em cabelos cacheados e crespos?

Alerta vermelho para o fator encolhimento!

Já estamos carecas (ou cabeludas?) de saber que os cabelos cacheados e crespos costumam escolher bastante. Meu tipo de textura capilar é o 4A, então encolhe que é uma beleza! Existem outras texturas que encolhem um pouco menos, como é o caso dos fios ondulados do tipo 2 e dos cachos maiores do tipo 3.  Sabendo disso, é importante considerar o tamanho dos fios molhados e o comprimento depois de secos para ter certeza que o corte escolhido é adequado e vai realmente vai ficar do jeitinho que você queria.

Mais camadas, por favor

cabelao

Tem gente que morre de medo do chamado “efeito pirâmide”. O efeito pirâmide aparece quando os fios ficam todos do mesmo tamanho, com aspecto reto e sem corte. Para driblar o problema muitas as donas de fios cacheados e crespos buscam por cortes desconectados, em degradê ou assimétricos. Um bom corte em camadas tem o poder de destacar os cachos. Quem procura dar mais volume aos cabelos pode investir nesse tipo de corte. As camadas são super democráticas e ficam ótimas em cabelos cacheados e crespos.

Às vezes recebemos aqui no Cacheia dúvidas de meninas que tem cabelos longos e que perceberam que os fios perderam parte do volume depois que cresceram. Isso pode acontecer com os fios já que eles “pesam” conforme vão ganhando comprimento. Uma solução para quem quer continuar tendo cabelão é tirar apenas nas pontinhas, repicando os fios e criando mais volume. Nesse caso, a base continua grande e o comprimento ganha mais movimento.

Quem tem cabelos mais longos pode optar ainda por um corte mais curto na frente e comprido atrás. Essa variação do corte em “V” garante um caimento super bonito.

A praticidade dos curtinhos

Quem tem a vida corrida e faz mil coisas ao mesmo tempo encontra no curtinho muita versatilidade e praticidade. O chanel desconectado tem ganhado a preferência de muitas mulheres. Outra opção incrível é deixar a nuca de fora e os fios da frente um pouco mais compridos. Esse tipo de corte é conhecido como chanel de bico ou chanel invertido.

nunca de fora

Além do corte clássico e redondinho que forma o black power, quem tem cabelo crespo pode optar também por dar mais volume à parte superior e deixar a base mais curtinha. Usei essa opção durante um bom tempo. Acho que essa opção de corte é ótima para quem pretende fazer o big chop mais curto.

Corte em cabelos cacheados e crespos

Quem quiser fazer um corte ainda menor pode deixar os fios ainda mais curtos na base e nas laterais e manter a parte superior maior. A atriz Lupita Nyong’o, dona de fios do tipo 4C, já desfilou por aí com esse tipo de corte.

Ainda precisa de mais inspiração? Fiz uma postagem aqui no blog com a participação de várias leitoras reunindo opções de corte para cabelos curtos.

Vai de franja!

Corte em cabelos cacheados e crespos

Tem muita marca, blog e revista por aí recomendando que os fios cacheados e crespos cortados em franja sejam alisados ou escovados. Mas cá entre nós: isso é uma grande bobagem. Já passou da hora das palavras “domar” e “controlar” desaparecerem desses editoriais.

O único detalhe importante a ser lembrado é que quem quiser adotar a franja precisa dedicar especial atenção para o comprimento desejado dos fios depois de secos.

Minha franja por exemplo, foi cortada um pouco abaixo do queixo para que, quando estiver seca, bata mais ou menos na altura da sobrancelha. Quem tem medo de arriscar, pode optar por uma franja lateral. Não tem erro!

É sempre bom lembrar …

  • Cortes precisam de manutenção. O intervalo de tempo varia, geralmente esses ajustes são feitos a cada três meses.
  • Prefira cortar os fios a seco, isso garante um resultado bem natural. Vale destacar aqui que fios molhados tem aspecto bem diferente dos fios secos. Conceder uma atenção especial para cada mecha, cacho a cacho, é uma ótima maneira de chegar no resultado desejado junto com o(a) cabeleireiro(a).

Fonte imagens:

Pinterest

Ouidad – Short curls style 

Short Hair Don’t care

Recomendados para você

43 Comentários

  • Reply Kym 27 de setembro de 2015 at 18:54

    Achei o máximo a postagem. Tem o estilo do corte que quer fazer no meu cabelo, o chanel de bico! Muito lindo em cabelos cacheados.
    Parabéns Maressa!

    • Reply Maressa De Sousa 28 de setembro de 2015 at 14:51

      Obrigada Kym <3 Vai ficar lindo com chanel de bico!

  • Reply Marianna 29 de setembro de 2015 at 08:50

    Oi meninas! Entao, eu tenho o cabelo cacheado 3B, e tenho medo de cortar em camadas e ele ficar com muito volume. Queria fazer um corte legal, mas que nao de tanto volume assim. Alguma dica??
    Obrigada! Beijos

    • Reply Maressa De Sousa 1 de outubro de 2015 at 18:22

      Oi Marianna, tudo bem?

      Se você não gosta de volume, um repicado leve nas pontas é suficiente pra dar movimento aos fios sem acrescentar tanto volume.

      Abraços!

  • Reply elaine 3 de outubro de 2015 at 01:33

    Adoreiii…vou fazer um corte desse…quanto mais volume mais cachos …lindos

    • Reply Maressa De Sousa 9 de outubro de 2015 at 19:04

      Oi elaine, tudo bem?

      Quando cortar mostra pra gente o resultado <3

      Beijos!

  • Reply Roberta 14 de outubro de 2015 at 16:18

    Amei o post, esse blog é incrível!
    Tenho o cabelo 2B e estou atrás de um corte que me ajude a definir um pouco mais meus cachos que sofreram com o fato de eu pintar o cabelo. Estava pretendendo cortar mesmo em camadas e em V, mas não entendi a parte que disse mais curto na frente e longo atrás. Poderia me explicar como seria isso?
    Como eu já disse, esse blog é incrível, já aprendi várias coisas por aqui. Obrigada por tudo o que fazem, meninas <3

  • Reply Paula Oliveira 15 de outubro de 2015 at 21:39

    Meu cabelo era grande, resolvi fazer um corte repicado em camadas pra ficar mais solto. Estou arrasada, sai do salão com o cabelo nos ombros… N tenho idéia doq fazer com meu cabelo tão curto agora, fora o volume que criou. :'(

    • Reply Maressa De Sousa 21 de outubro de 2015 at 20:06

      Que pena Paula! :(

      O corte com muitas camadas não é tão interessante pra quem não gosta de volume porque justamente o que ele faz é criar mais volume, mais camadinhas. Ele pode acrescentar um volume mais leve se o repicado for feito bem pouco, nas pontas. Quanto ao comprimento, você acha que houve algum erro do profissional? Pergunto isso porque até onde eu entendo, é possível fazer cortes em camadas sem tirar no comprimento, cortando de cima para baixo. No momento de pedir um corte é importante conversar bastante com o profissional sobre o tamanho final pretendido pra evitar esse tipo de problema. Mas olha só, não fica triste não! Cabelo cresce muito rápido! Aproveita seu curtinho, que também é ótimo. Eu particularmente AMO volume, mas se o volume estiver te incomodando, usa algum gel redutor de volume combinado com creme de pentear que vai ser sucesso :)

      Abraços!

  • Reply GRACIELE ROGERO 29 de dezembro de 2015 at 17:32

    Quero muito cortar meu cabelo.. mas estou com medo, já tenho quase 4 meses de transição… meu cabelo já está acima do ombro… não estou gostando dessas duas texturas… mas tds pessoas que peço opinião.. ninguém me ajuda… sempre me põem pra baixar.. já até pensei em alisar novamente.. mas isso decidir que não.. então me ajude por favor.

    • Reply Maressa De Sousa 30 de dezembro de 2015 at 12:56

      Oi Graciele, tudo bem? Como podemos te ajudar? Você está pensando em fazer um corte para tirar as partes lisas ou quer ajuda para disfarçar as duas texturas?

  • Reply MARIELE 8 de fevereiro de 2016 at 09:56

    Bom Dia… Estou em um dilema com meu cabelo! Hoje uso Mega Hair, mas estou tirando aos poucos porque quero assumir ele natural, porém ele esta metade natural e outra metade com química, e meu cabelo
    é muito crespo! Ele está na altura dos ombros, mas por sem muito crespo fica bem curto! tenho medo de não me acostumar com ele curto demais, pois sempre gostei de cabelo cacheado mas longos, por isso uso Mega! O que eu faço!? Preciso de ajuda!!!

    • Reply Maressa De Sousa 28 de março de 2016 at 13:08

      Oi Mariele, tudo bem? Se você acha que não vai se sentir bem com o cabelo mais curto, estabeleça uma rotina de cuidados com seus fios e espere até que eles alcancem um bom tamanho pra cortar toda parte lisa. Até lá você pode tirar só as pontinhas, a cada 3 ou 4 meses.

      Abraços!

  • Reply Lucas 15 de abril de 2016 at 20:27

    Meninxsss, adorei o site de vcs!Agora será que podiam fazer um post desse para meninos? Tenho cabelo cacheado/ crespo e adoro mudar o visual de vez em quando, mas não acho pouquíssimos cortes masculinos para cabelos crespos e cacheados.
    Obrigaduu, bjs! <3 <3

    • Reply Maressa De Sousa 7 de maio de 2016 at 21:30

      Oi Lucas! Tudo bem? Muito obrigada pela sugestão, vamos tentar providenciar um post sobre o assunto ^_^

      Abraços!

  • Reply Carla 25 de abril de 2016 at 21:27

    Maressa,na foto do post qual era o teu tipo de corte?

    • Reply Maressa De Sousa 7 de maio de 2016 at 21:15

      Oi Carla, tudo bem? Eu só uso meu cabelo repicado na verdade. Repico o cabelo inteirinho pra ficar volumoso e cheio de camadas <3

  • Reply Thaís 19 de junho de 2016 at 11:47

    Oi, tudo bem?? Eu tenho muitas dúvidas em relação aos cortes pq eu acabei a transição no começo do ano e desde de então não refiz o corte nenhuma vez, quais são problemas se não cortar de 3 em 3 meses, tipo, a diferença é mt grande? Pq eu n estou muito feliz com meu cabelo agora, e eu tenho esperança de q fique milagrosamente melhor quando eu fizer um corte, pq tá um volume muito ruim, e bom sei lá. Meio depresseativo… Bjs e obrigada!

    • Reply Maressa De Sousa 21 de agosto de 2016 at 01:57

      Oi, a dica de cortar a cada 3 meses é uma dica geral, mas se você não quiser fazê-lo, não se sinta pressionada :) Como nosso cabelo é um tecido morto, que vai sofrendo com agressões externas ao longo do tempo, é interessante cortar um pouco pra retirar possíveis pontas ressecadas/duplas, devolver movimento para os fios, etc. Abraços!

  • Reply Thaís 21 de junho de 2016 at 17:53

    Oi, tudo bem? Eu esse ano fiz o bc, e ultimamente meu cabelo anda muito sem vida, eu n sei mais oq fazer pra dar uma melhorada, ele anda muito sem forma, pouco definido, meio armado com frizz. Oq vc acha q poderia melhorar o aspecto? N sei se é muito relevante nesse caso, mas faz tempo que n corto, inclusive vou cortar esses dias… Beijos e obrigada!

  • Reply Camila 17 de julho de 2016 at 20:40

    Amo tanto esse blog!

    • Reply Maressa De Sousa 17 de julho de 2016 at 21:56

      Obrigada pelo carinho Camila! <3

  • Reply Natacha 11 de agosto de 2016 at 11:42

    Maressa, você é baiana de salvador?
    Se sim, tem alguma sugestão de profissional para eu cortar o cabelo aqui? Resolvi voltar a usar meus cachos e cortei há uns meses atrás, tem pouca ponta com química mas ainda tem. Agora abusei um pouco e quero mudar o corte. Uso esse chanel de bico com a nuca bem curta (mas já está bem maior). Preciso de um bom cabelereiro em corte de cacheada, porque o que conheço é um pouco conservador em cortes… Rs

  • Reply Gabriel 17 de agosto de 2016 at 22:35

    Sou Homem, Tenho cabelo cacheados 3B loiros naturais, gostaria de deixar mais ou menos o estilo do cabelo do David Luiz jogador de futebol, mas não tão grande que nem o dele, qual corte vocês me recomendam mulherada?

  • Reply Manuele 26 de agosto de 2016 at 06:13

    Olá Mary,*- eu to passando por uma situação meio desagradável…eu tenho um cabelo longo cacheado do tipo 3b e queria muito cortar meu cabelo Chanel..”- mais as pessoas estão dizendo q ele n vai cachear e vai ficar muito inchado…pq minha raiz é meio lisa e meu cabelo é bem volumoso…”_ queria saber se posso cortar meu Chanel de bico sem medo(meu medo n é volume …eu amo volume..meu medo é n definir e ficar feio)..^~^ bjs…aaah e sou nova..kkkk

    • Reply Maressa De Sousa 26 de agosto de 2016 at 21:09

      Oi Manuele, tudo bem? Se seu cabelo é naturalmente cacheado, um simples corte de cabelo não vai tirar os cachos. O que pode acontecer é o corte ficar reto demais e tirar o volume ou deixar um volume estranho, do tipo formato pirâmide. Se você procurar uma boa profissional e investir no chanel de bico com algumas pequenas camadas vai ficar bonito e destacar os cachos. A definição dos cachos fica por conta de uma boa finalização também, capricha no ativador de cachos e penteia com as mãos que fica lindo!

      Abraços!

  • Reply Bruna 4 de setembro de 2016 at 15:12

    Meu cabelo é volumoso, fino e muito só que as vezes não tem definição nos cachos, pois ele é 3a/3b… Qual é o melhor corte? Pois queria ter um volumo com definição e atualmente ele está em corte em U

    • Reply Maressa De Sousa 21 de setembro de 2016 at 11:08

      Oi Bruna, tudo bem?

      O corte em camadas é uma boa opção para quem deseja mais volume. Um bom corte ajuda na definição dos cachos, mas existem outros truques no modo de finalização que também podem ajudar. Confira essas dicas: http://bit.ly/1RFYom1

      Abraços!

  • Reply Beatriz 20 de setembro de 2016 at 16:04

    Oi MARESSA!
    Não entendi uma coisa, lendo os comentarios vocês diz que para quem procura um cabelo com pouco volume deve corta-lo repicado. E em outro vc diz que corta seu repicado pois gosta de muito volume. Não entendi, estou querendo cortar o meu, mais não quero volume e que não mexa tanto com o comprimento do meu cabelo, pois meu cabelo já é um pouco curto e demora muito a crescer. E ai o repicado é para quê para dar volume, ou retirar? Tem alguma dica de corte pro meu?
    Abraços!!

  • Reply Danúbia Santos 24 de novembro de 2016 at 15:46

    Oiii.. Meu cabelo acredito q seja um 3A mas ele é muito, muito mesmo.. E eu estou pensando em desfiar pra ver se crio mais volume, mas nn quero perder o tamanho pois ele está abaixo dos ombros.. O que faço??

    • Reply Maressa De Sousa 14 de dezembro de 2016 at 19:09

      Oi Danúbia, tudo bem? Se o cabelo já é muito fino desfiar pode não ser uma boa :( Faz umas camadinhas e mantém a base reta pra não perder comprimento.

      Beijos!

  • Reply Fernanda 28 de novembro de 2016 at 21:43

    Muito bom esse post, a arte ficou foda!!!
    Obrigada pelas dicas, o blog está cada vez melhor.
    Parabéns meninas =)

    • Reply Maressa De Sousa 29 de novembro de 2016 at 16:48

      Muito obrigada Fernanda! ^_^

  • Reply Letícia 30 de novembro de 2016 at 09:40

    Meninas, obrigada por toda edicação, vcs são fucking fodas, really haha
    Tôem transição faz 1 ano e 2 meses, só cortei meu cabelo uma vez e nem foi mto.
    Meu cabelo varia entre o 2A e 2B, porém não define de jeito nenhum. Acredito que o fator pontas com quimica influenciam mto nisso. Marquei pra cortar meu cabelo no próximo dia 10, afinal, já fazem 9 meses que não corto o cabelo.
    Além de querer mto minhas ondinhas definidas, to no projeto rapunzel, ou seja, quero definição e cabelos longos.
    Vocês conseguem me indicar um corte legal? Meu cabelo está um palmo abaixo do ombro.

    Valeu girls <3

  • Reply Bianca Mesquita 29 de dezembro de 2016 at 22:02

    Boa noite tenho o cabelo cacheado e ele é um pouco armado fiz um corte degradê fiz a escolha certa ou da próxima vez faço um outro tipo de corte

    • Reply Maressa De Sousa 1 de janeiro de 2017 at 19:04

      Oi Bianca! Tudo bem? Depende de como você gosta. Isto é, se sua intenção era trazer mais volume, distribuir o volume ou tirar o volume. Um degradê costuma distribuir o volume. Você gostou do resultado final?

      Abraços!

    Deixe um comentário!

    error: Este conteúdo é protegido por direitos autorais e não deve ser copiado ou reproduzido sem permissão prévia e sem atribuição dos créditos. Blog Cacheia 2013-2016.