Transição capilar – antes e depois!

transição_antes_e_depois

Ando recebendo muitos e-mails e mensagens de meninas que estão aderindo à transição capilar. É um pouco difícil de entender e saber o que fazer de primeira, mas o Cacheia ta aqui pra ajudar todas vocês! Esse é um post pra ajudar a guiar um pouco vocês e também pra servir de inspiração.

Transição capilar – o que é?

É meio óbvio pra algumas pessoas, mas não pra todas: para assumir os cachos, você precisa abrir mão da química.
Então o primeiro passo é largar a progressiva/relaxamento/definitiva, qualquer que seja a química que você esteja fazendo. Lembrando que beleza natural TAMBÉM É QUÍMICA!

Segundo passo, coisas que não te contaram sobre a transição capilar. Você precisa estar ciente de que uma hora ou outra vai precisar cortar o cabelo (não quer dizer que tenha que raspar, nem que cortar joãozinho, mas é o único jeito de remover a química definitivamente).

Terceiro passo, paciência. Cabelo cresce, minha gente! E você ainda pode fazer uma boa ação doando seu cabelo quimicado para instituições como a Rapunzel Solidária, que recolhe cabelos e doa para pessoas com câncer.

A minha transição foi um tanto quanto confusa, eu tinha 15 anos de idade e foi justo quando comecei a namorar que desisti de fazer progressiva. Meu cabelo estava fraco, seco, caindo muito, cheio de pontas duplas, quebradiço e super volumoso (mesmo liso). Comecei a tratar dele e a lavá-lo com mais frequência. Até o momento eu não pretendia voltar aos cachos, eu só não queria estragar meu cabelo mais ainda. Parei de fazer chapinha e só o usava preso.

transição_antes_e_depois

Transição: Antes e Depois.

Sofri muito, admito, auto estima baixa principalmente. Mas acho que toda cacheada que já passou pela transição entende isso. É um ponto essencial da vida de cada uma. É uma forma de valorizarmos nós mesmas, nossa batalha, vencer o preconceito. Na minha opinião, é disso que se trata a transição. Não é algo pra ficar “na moda”. Já me falaram “mas você voltou aos cachos só porque ta todo mundo usando”. Acho que foi a coisa mais sem noção que já me disseram. Não ficaria 1 ano e meio usando o cabelo preso, gastando com cremes e chorando de tristeza pra simplesmente ficar “na moda”. Entendo quem faz isso, mas simplesmente não entra na minha cabeça.

Demorei um pouco a me acostumar com o volume, com o frizz, com todas as características do meu cabelinho natural que a tanto tempo tinha cismado em sumir. Mas é só costume. Libertar os cachos: a melhor coisa do mundo é você lavá-lo, deixá-lo secar sem passar nada e andar pela casa com ele natural. É um ótimo jeito de conhecê-lo.

Repetindo, meninas, queridos leitores, mulheres, cacheadas de todo o Brasil/mundo: Ter cachos é uma questão de auto-aceitação. É uma luta contra o racismo que está, infelizmente, dentro de nós. Luta contra o preconceito de todos para provar que você é capaz, você merece ter o cabelo assim e SIM, VOCÊ PODE. E isso NUNCA, nunca vai sair de moda.

Having curly hair is a self acceptance. Is a fight against the racism that is unfortunately inside of us. Fight against the preconception of everyone; to prove that you’re able to, you deserve have curly hair and YES, YOU CAN. And that never, NEVER goes old fashioned.

Ana Catarina

Ana Catarina, 25, mineira de em Belo Horizonte, MG. Coordenadora de marketing e fundadora do Cacheia :)

Blog Comments

É tão bom ver a mudanças das pessoas, eu mesmo já fiz meu bc e nao vejo a hora de querer meu cabelão cacheado <3

Seu cabelo é ma-ra-vi-lho-so. Qual foi a técnica de transição capilar que você adotou?

Nossa, amei seu blog, comecei o processo de transição a uns 4 meses e me encontro na fase crítica, com auto-estima comprometida, mas sei que é passageiro e espero encontrar novas dicas no seu blog. bjs

Oi Amanda! Força na transição! Beijos!

Estou também aderindo meus cachos ta difícil mas vou conseguir.

Estou também aderindo a transição capilar.

Oiiee, estou nesse dilema.. meu cabelo estava uma desordem.. metade “Afrohair” pq usava bigudinho, Metade Beleza Natural e Metade Natural.. Estou a 7 meses sem química e as pontas estavam baixas e a raiz gigante.. resolvi meter a tesoura.. em um momento de baixa auto estima.. sentei na frente do espelho e pedi pra minha Irmã cortar todas as partes lisas do cabelo.. resultado.. meu cabelo q já era curto(acima do ombro, tava com o corte chanel) ta mais curto ainda.. e agora só fica pra frente.. kkkkkkk, estou vivendo na base da bandana, lenços e etc.. e pensando loucamente em voltar pro beleza.. até ele ficar mais longo um pouco pra eu voltar a fazer a transição.. :/

Thamara, você voltar pro Beleza só vai atrasar mais ainda sua transição! Pense bem!

Oi eu tenho 15 anos e tenho medo de deixar o meu cabelo voltar pois ele é crespo e muito cheio o que eu faço ?

Oi Deysiane!

Você precisa conhecer seu cabelo e gostar dele como ele é! Damos várias dicas aqui, você pode começar por aqui: http://cacheia.com/2013/12/transicao-capilar-o-que-e/
Beijos!

oi gatissima linda cachudinha, queria a ajuda de você pra minha transição quais produtos comprar

Oi Morgana! Já respondi o seu e-mail :)

Eu quero fazer a transição capilar mas to com mendo de ñ ficar cacheodo fica como era volumuso e pouquinhos cachos

Oi Alice! Só esperando nascer mesmo pra saber como vai ficar :(

[…] Durante as minhas pesquisas achei alguns relatos bem interessantes de algumas meninas que encararam o desafio da transição capilar, caso queira dar uma olhada veja um exemplo clicando aqui.  […]

[…] sobre um grande problema da transição: as duas texturas. Já falei sobre a minha transição no Transição capilar – antes e depois!, e sobre as duas texturas no Como sobreviver à Transição […]

estou a 6 meses em transição e não vejo a hora de ficar livre para sempre dessa quimica maldita. voce é uma inspiração para todas nós, cabelo lindo lindo lindo.

Força na transição, Manuella! E muito obrigada <3

Estou na transição á 6 meses e minha meta é cortar-lo no dia 31/12 onde eu posso começar um ano novo e uma nova vida. E eu também amarro muito meu cabelo por que meu cabelo já tem 6cm de comprimento dos meus cachos, mas ainda fica aquele volume em cima e em baixo aqueles macarrões escorridos, e sempre busco inspirações. *-*

Oi Gisele! Corta antes, pra você ir se acostumando e passar o ano novo confiante e maravilhosa <3 (e claro, manda foto pra gente!)

Ola , estou a 13 meses em transição , porém ha 7 meses fiz uma besteira ,alisei a minha franja e uma parte da frente do meu cabelo, agora percebo que a frente esta demorando muito a crescer . Estou fazendo escova para conseguir passar por essa fase. Será que a escova esta fazendo mal para meu cabelo?

Oi, Simone!
O calor da escova/secador resseca um pouco os fios, mas se eles estão com quimica, você terá que cortar de qualquer forma. Uma boa ideia é ir seguindo o cronograma capilar durante a transição para ficar com os fios mais saudáveis.
Aqui a Ster explica: http://cacheia.com/2013/11/cronograma-capilar-sos-cabelo/

Bjs

Oi Ana vi que você se reside em Belo Horizonte, e estou passando pela transição e gostaria de alguma sugestão sua de algum salão especializado em cachos em Belo Horizonte.

Olá. Estou em transição, mas a vezes faço escova, nunca chapinha, só escova. Sigo o cronograma e meu cabelo está saudável. Meu medo é de isso alterar a estrutura do meu cabelo. Pode acontecer? Obrigada, bjus

Oi Cecília! Não pode, mas pode dificultar seu cabelo cachear de novo :( toma cuidado viu?

Eiiii
me conta! Pq vc afirma que Beleza Natural é quimica?
Eu uso e meu cabelo adora. Na composição só vejo produtos de tratamento
bjs

Juliana, os tratamentos do beleza natural são relaxantes, relaxamento é química. A composição dos produtos é lotada de parafina e outros componentes que agridem nosso cabelo. Dá uma lida no post da Ray: http://cacheia.com/2014/08/critica-salao-beleza-natural-belo-horizonte/
Beijos

Leave a Comment