
Me mudei para a Finlândia esse ano, e fiquei muito encantada quando ganhei um presente de boas vindas muito carinhoso: um pé de babosa! Quando era pequena, as minhas tias e a minha avó hidratavam meu cabelo com babosa que vinha da horta. O Brasil tem sol e muita terra boa, então é muito comum, até em centros urbanos, ter hortinhas e plantinhas. É muita sorte! No Cacheia, sempre ensinamos as mágicas receitas caseiras para cuidar do cabelo, porque acreditamos muito nos conhecimentos tradicionais e naturais de auto-cuidado. E sabem o que? A famosa aloe vera, componente hidratante dos cosméticos, vem da babosa. Eu não tenho mais a babosa da vovó, mas estou torcendo pro verão chegar, e meu pé crescer bem lindo para eu hidratar o cabelo. Babosa faz muito bem para o cabelo crespo e cacheado, e aqui damos várias dicas de receitas básicas. No artigo de hoje, você vai aprender tudo sobre hidratações com babosa para cabelo cacheado e crespo.
Então, neste post, ensinarei várias formas incríveis de fazer a hidratação com babosa. Neste post, falarei sobre hidratação de babosa para cachos e crespo:
- Hidratação com babosa: funciona mesmo?
- Receita básica de hidratação básica com babosa
- Dica de hidratação com babosa e maizena para os cachos
- Hidratação com babosa para cachos e crespos loiros
- Receita caseira de Hidratação com babosa e azeite
- Cuidados com o uso da babosa
Hidratação com babosa para cachos: funciona mesmo?
Você já viu propaganda de cosmético para pele e cabelo com um tal de componente chamado aloe vera? Aloe vera é um ingrediente de muitos produtos que tem a função de devolver água para o cabelo e pele, ou seja, é hidratante. A aloe vera vem da babosa, então nada mais natural que usar a plantinha para conseguir a aloe vera. Apesar de ser adicionada artificialmente, também trazem benefícios e resultados se você faz em casa. Sabe o que é melhor? É tudo vegano (significa que não tem componente de origem animal, mais sustentável e melhor também para os bichinhos). E você ainda diminui a quantidade de industralizados que têm em casa. PONTO PARA NÓS!
Ainda tem mais: a babosa não tem só aloe vera, mas também um montão de vitaminas. Para os cachos e crespo, a hidratação com babosa é boa para:
- Deixar o couro cabeludo mais limpinho
- Hidratar a fibra capilar
- A babosa também tem aminoácios, então, quando usada, atua no fortalecimento dos fios
- Diminuição da porosidade, deixando o crespo e cacheado mais brilhoso
- Auxilia no crescimento saudável dos fios, já que fortalece as pontas e evita quebra
- Por fim, restaura a vitalidade e previne ressecamento
Benefícios de usar a babosa no cabelo
- Gera menos lixo
- Menos consumo de produtos industrializados
- Solução natural e barata para o cabelo
- Ainda, é 100% indicada para cabelos crespos e cacheados
Passo-a-passo: como retirar o gel da planta
Antes de aprender as receitas, eu vou ensinar o passo-a-passo para retirar o gel da babosa.
Você vai precisar de:
- Folhas de babosa
- Colher ou garfo
- Liquidificador ou batedeira (não é obrigatório, mas ajuda bastante)
Primeiro, retire os espinhos e com uma faca afiada abra a folha da babosa. Com espátula, garfo ou colher, retire todo o gel. Após isso, é recomendado bater em liquidificador ou batedeira com um pouquinho de água filtrada, mas se não tiver, pode fazer do jeito antigo, e colocar os braços para exercitar. #SAIDAJAULAMONSTRÃO
Atenção: Não é possível reutilizar, por isso faça o mínimo possível de cada vez.
Nós já ensinamos aqui no blog como retirar a babosa para fazer a hidratação.
Lá tem imagens e tá tudo muito bem explicadinho.
Receita caseira básica de hidratação com babosa
Existem várias versões da receita de hidratação com babosa. Se o seus cachos ou crespo estão indo bem e saudáveis (amém?) e você quer fazer uma hidratação mais básica, de manutenção, essa é a receita caseira recomendada para você.
Primeiramente, para fazer a hidratação de babosa para cabelo cacheado e crespo na versão mais básica, recomendamos usar o gel de 1 a três folhas de babosa, dependendo do tamanho do seu cabelinho. E então, você faz uma mistura com um creme que você tem em casa, e tcharã, está pronta pro ataque!
Modo de preparo
- Em primeiro lugar, se você tem o cabelo bem pequeno, separe 1 colher de sopa de creme. Se o seu cabelo é grande, reserve 4 a 5 colheres de sopa de creme de hidratação. Pode usar aquela máscara velha que está há tempos no armário, não tem necessidade de comprar nada novo.
- Em segundo lugar, misture com o gel de babosa que você fez seguindo as instruçôes anteriores. Lembre de fazer apenas o suficiente para o seu tamanho de cabelo, evitando desperdício.
- Higienize os cabelos com shampoo ou co-wash.
- Aplique a mistura nos fios ainda úmidos, e deixe agir por 15 minutos.
- Finalmente, enxague com água abundante, e finalize com condicionador, como normalmente.
Hidratação com babosa e maizena
A maizena é um dos nossos ingredientes preferidos e já contamos sobre aqui no blog. A coisa boa é que você pode misturar com a maizena. Já contamos aqui que a maizena é um ingrediente legal para quem quer dar mais definição aos cachinhos, e quer diminuir o volume. Também é um ótimo método para igualar o cabelo alisado e o natural durante a transição capilar.
Nesse sentido, a babosa para cabelo cacheado e crespo com maizena é recomendada para quem quer mais poder de hidratação.
Ingredientes:
- 1/2 xícara de água filtrada
- 1 colher (sopa) de amido de milho (a famosa maizena)
- 2 colheres (sopa) de creme de hidratação (pega a máscara que você não usa há séculos, pede um tantinho emprestada pra vizinha, nada de comprar novo)
- Gel de 1 folha de babosa
Modo de fazer
- Primeiramente, importante citar que o amido de milho, ou maizena, deve ser misturado na água fria.
- Após misturar amido e água, leve a mistura para fogo baixo, sempre mexendo para que não empolete, até que vire um mingau com textura firme, mas não muito grossa. Nem líquido, nem muito grosso.
- Depois, aguarde que a mistura esfrie, ou fique pelo menos morna.
- Misture no creme de hidratação e no gel de babosa. Atenção: se você tem um cabelo grande aumente as quantidades da receita.
- Lave o cabelo com shampoo ou co-wash.
- Coloque nos fios ainda molhados e deixe agir por 20 minutos.
- Por fim, retire a hidratação no chuveiro enxaguando apenas com água, e coloque condicionador como faz normalmente.
Hidratação com babosa para cabelos ressecados
Cabelos cacheados e crespos não são naturalmente mais ressecados, ao contrário do que muita gente divulga por aí. Apesar disso, a oleosidade natural do couro cabeludo alcança as pontas com mais dificuldade, devido a curvatura natural dos fios. Para lidar com esse desafio, temos uma receita mais reforçada de hidratação com babosa. Essa dica de babosa para cabelo cacheado e crespo é pra você que está sofrendo com o ressecamento, e que está vendo que o cabelinho está sofrendo com algum evento, como descoloração ou piscina, por exemplo.
Ingredientes:
- Gel de babosa (conforme explicamos lá em cima como fazer!)
- 3 ou 4 colheres (sopa) de creme de hidratação bem cheias
- 1 colher (sobremesa) de bepantol (agente hidratante)
- 1 colher (chá) de azeite bem cheia
- Se você quer fazer uma reconstrução (só se precisar!) pode também colocar uma colher pequena de queratina líquida
Modo de fazer:
- Misture todos os ingredientes muito bem em uma vasilha, e
- Higienize os cabelos com shampoo ou co-wash.
- Aplique gentilmente a mistura em todo o comprimento do cabelo. Se eles estão muito ressecados, coloque mais quantidade nas pontas.
- Deixe que aja por 20 minutos. Enxague bem no chuveiro, retirando toda a hidratação, mas sem shampoo, apenas com água.
- Por fim, condicione e finalize como você faz normalmente.
Cuidados da babosa para cabelos loiros e descoloridos
A babosa também pode ser utilizada para quem tem cachinhos e cabelo crespo loiros, e até tingidos. O modo de usar é igual aos outros métodos, mas você precisa ter cuidadoe, e não usar mais que uma vez a cada 15 dias. Senão corre risco de manchar a cabelereira.
Nutrição de babosa com azeite
Se você faz o cronograma capilar, a hidratação com babosa e azeite pode se encaixar no dia de fazer nutrição. Isso significa que além de hidratar, essa receita caseira vai também ajudar a repor os óleos dos fios. Também recomendamos essa receita para quem está com os cabelos ressecados, ou que passou por alguma química, como tintura, recentemente.
Ingredientes:
- Gel de babosa (quantidade de folhas depende do tamanho do seu cabelo)
- Entre 2 a 4 colheres (sopa) de creme de hidratação, cheias, dependendo do tamanho do seu hair
- 1 colher (sobremesa), não muito cheia, de azeite de oliva.
- Atenção: se você fez química no cabelo ou está muito ressecado, utilize uma colher de sopa. Se seu cabelo é oleoso, ou já está com a hidratação bacana, utilize apenas uma colher de chá.
Modo de preparo:
- Misture muito bem todos os ingredientes da receita.
- Lave muito bem os cabelos com shampoo ou com co-wash.
- Aplique a hidratação com bastante abundância em todo o comprimento do seu cabelito, e deixe agir por 20 minutos com um touca plástica.
- Enxague com água abundante, mas sem shampoo, hein? Tem que deixar a hidratação no cabelo.
- Finalmente, passe o condicionador e deixe agir.
Atenção: você pode substituir o azeite de oliva dessa receita por óleo de rícino ou óleo de coco. O óleo de rícino é vendido em farmácias como laxante, e em cosméticos é um ingrediente chamado também de castor oil. Mas não precisa ter medo porque é laxante, pode usar tranquilo no cabelo! No entanto, é importante ter cuidado para não ingerir, e se você estiver grávida, é recomendado que não use óleo de rícino em receitas caseiras.
Hidratação de babosa com leite de coco
Enfim, chegamos a nossa última dica de hidratação de babosa para cabelo cacheado e crespo! Eu sou muito empolgada com leite de coco para cachinhos e para cabelo natural, é um dos meus ingredientes preferidos para receitas caseiras. Já falei antes sobre esse ingrediente. O leite de coco é rico em gorduras, e cabelo crespo e cacheado gostam de gordura (Quem não gosta, não é?)
Para fazer essa receita, misture o gel de babosa com creme de hidratação e duas colheres de sopa de leite de coco. Em segundo lugar, passe nos fios limpos e úmidos, deixe agir por 20 minutos e enxague apenas com água. Por fim, condicione normalmente.
Se você tem o cabelo mais longo, aumente a quantidade de ingredientes da sua receita caseira.
Cuidados do uso da babosa
Atenção, pessoal: a babosa não deve ser ingerida sem supervisão médica, sob o risco de causar problemas intestinais, desconforto abdominal e lesões renais. Babosa, e aloe vera tem um milhão de benefícios para o cabelo, também para pele e até para a saúde, mas não faça nada do sua cabeça sem pensar #alok. Fique sempre atento a qualquer reação alérgica, e sem casos de alergia, suspenda o uso da babosa imediatamente.
Um beijo grande para todo mundo,