Fios embaraçados incomodam e muito! Nessa postagem você vai conhecer alguns das principais causas para esse problema e descobrir dicas para amenizar o problema.
3 causas e 3 soluções para cabelos embaraçados
Permanecer muitos dias sem pentear
Como já comentamos aqui no blog, todos nós perdemos certa quantidade de fios de cabelo diariamente. Esse valor é variável, mas especialistas costumam apontar uma média de 100 fios. Nos cabelos lisos esses fios que vão se soltando podem sair com mais facilidade. Já no caso de cabelos cacheados e crespos, principalmente os mais densos, é comum que esses fios fiquem ali embolados entre os outros cachinhos. E aí a gente passa vários dias sem desembaraçar os cabelos só aproveitando o day after e quando chega a hora de lavar vem o susto: fios embaraçados em várias regiões.
Outro detalhe é que muitas cacheadas e crespas possuem fios mais finos. Nesse sentido, é comum encontrar reclamações de mulheres que percebem que os cachos se desfazem com facilidade já no dia de finalização ou no day after (dia seguinte), como se estivessem “esfarelando”. Tudo isso pode contribuir para fios mais embaraçados.
Solução: Nesse caso, a recomendação mais óbvia e importante é evitar ficar muitos dias sem lavar e desembaraçar os cabelos. Na hora do banho, procure por condicionadores mais emolientes para deixar as madeixas mais macias e fáceis de pentear. Desembarace os fios suavemente usando as mãos e/ou um pente de dentes largos. Comece sempre das pontas e aos poucos vá subindo. Na imagem ao lado destaquei alguns exemplos de bons condicionadores, mas fique a vontade para escolher o que atende melhor ao seu cabelo e ao seu bolso!
Dormir com o cabelo solto
Na hora de dormir o que a gente quer mesmo é estar confortável certo? Por isso mesmo muita gente não costuma prender os cabelos antes do merecido descanso. Acontece que com o movimento de fricção entre os cachos e o travesseiro, os fios tendem a formar mais frizz e embolar bastante.
Solução: Antes de dormir, prenda os cabelos com um elástico ou xuxinha bem no topo da cabeça fazendo o famoso coque abacaxi. Para garantir mais conforto, não provocar a quebra dos fios nem deixar os cachos esticados, essa amarração não pode ficar muito apertada. Outra opção bacana é fazer tranças folgadas antes de dormir e desfazê-las no dia seguinte. Se o coque abacaxi ou a trança não funcionarem pra você, outra ideia é usar a fronha de cetim no travesseiro ou dormir com uma touca de cetim.
Porosidade alta
Quem costuma colorir os cabelos ou submete os fios a outros processos químicos como relaxamentos, permanentes, etc; deve ficar de olho na porosidade dos fios. É que esse tipo de transformação pode deixar os fios enfraquecidos e com mais dificuldade para absorver tratamentos. Cabelos muito porosos têm dificuldade para reter a umidade e por isso possuem uma aparência ressecada, toque áspero e podem ser mais difíceis de desembaraçar.
Solução: Invista em uma rotina de cuidados alternando tratamentos de hidratação e nutrição semanalmente para devolver a maciez e o brilho aos cachinhos. Pelo menos uma vez por mês aplique também uma máscara de reconstrução bacana para auxiliar no fortalecimento dos fios.
Para quem curte receitinhas caseiras, aqui no blog tem várias que podem ajudar a deixar os fios mais macios como é o caso da hidratação de maizena e mel. Corre lá!
IMPORTANTE: Essas são algumas das explicações mais comuns para os fios embaraçados. No entanto, vale alertar que algumas alterações na aparência dos cabelos também podem estar relacionadas à saúde. Por isso mesmo, se necessário, consulte um profissional para uma avaliação precisa.
Outras sugestões de leitura:
5 dicas para diminuir os nós de fada
Guia contra o ressecamento de cabelos cacheados e crespos
Cronograma capilar: o que é, como fazer
Foto de capa: Pietra Schwarzler on Unsplash
Blog Comments
Rafaella
7 de dezembro de 2017 at 09:03
Olá meninas,bom dia
bom gostaria que vocês me dessem um conselho. Estou em transição a 4 meses, meu cabelo já se encontra 75% cacheado e sigo o cronograma capilar,porém meu cabelo continua quebrando muito e não sei mais o que fazer. Vocês tem alguma dica ou conselho?? Desde já agradeço… beijos
Ana Catarina
17 de janeiro de 2018 at 12:37
Oi Rafaella! É normal no período de transição. Assim que você cortá-lo esse problema irá diminuir. De resto, se você já está seguindo o cronograma, não tem muito o que fazer além de esperar :/
Regina
28 de dezembro de 2020 at 20:45
Cabelo resecado
Marcio Marques Pereira
26 de setembro de 2021 at 02:05
Bom dia