Quem é que não gosta de renovar o visual de vez em quando, não é verdade?
Aqui no blog já falamos sobre a importância de preparar os fios para a aplicação da tintura ou descoloração. Mas tem um outro detalhe que também merece atenção de quem usa o cabelo colorido: a finalização.
Confira nessa postagem várias dicas para finalizar os cachos pós-coloração e aprenda a proteger os fios!
Quais são os efeitos da coloração e da descoloração nos cabelos?
No mercado é possível encontrar diferentes produtos para mudar a cor dos cabelos. Os tonalizantes sem amônia são tidos como menos agressivos para a saúde dos fios.
As colorações permanentes com amônia, embora durem bastante, podem deixar os cabelos com pouca maciez e brilho.
A descoloração destrói o pigmento natural para deixar os cabelos mais claros. O problema é que além desses pigmentos, o processo pode gerar um enfraquecimento da fibra capilar ao oxidar os aminoácidos presentes na estrutura dos fios.
Por isso mesmo, o excesso de descoloração pode deixar os cabelos fragilizados e propensos à quebra. Além disso, o desembarace de cabelos coloridos e/ou descoloridos pode ser mais complicado.
Dicas para finalizar cabelos cacheados e crespos pós-coloração
Evite outros danos
Se seu cabelo está danificado, evite a exposição dos fios a temperaturas muito altas de secadores, difusores, chapinhas, etc. Isso significa que no dia de finalização, o ideal é deixar os fios secarem naturalmente. Caso não seja possível, utilize um protetor térmico.
Outros “traumas” também devem ser evitados como a realização de processos de relaxamento, permanente, progressivas, etc; sem o respeito de um intervalo de tempo adequado entre as “químicas”.
Não deixe os fios sem desembaraçar
Considerando que os fios quimicamente tratados podem embaraçar com mais facilidade, evite permanecer vários dias seguidos sem desembaraçar os cabelos.
Vale lembrar também que os cabelos cacheados e crespos não devem ser penteados a seco para evitar a quebra.
Atenção na lavagem
Acredite, na hora de lavar, alguns detalhes podem fazer toda diferença!
- Opte pela temperatura fria da água
- Fuja dos shampoos antirresíduos ou com pH muito alto (isso evitará o processo de desbotamento da cor)
- Desembarace os cabelos com muito cuidado e paciência. Divida o cabelo por partes com o auxílio de prendedores e penteie os fios com os dedos.
- O movimento de “enluvamento” (aplicar o produto deslizando as mãos do comprimento em direção às pontas) pode facilitar a distribuição do finalizador.
- Amasse o cabelo de baixo para cima usando as mãos para incentivar a formação dos cachos.
- Evite finalizações que puxem demais os fios, causando atrito excessivo. Evite também prender os fios ainda úmidos.
Escolha produtos adequados
Cabelos danificados por processos de coloração e descoloração pedem produtos específicos. Na hora de cuidar dos fios, opte por produtos compostos por ingredientes como queratina, proteínas hidrolisadas, colágeno, etc. Mais do que finalizar e estilizar as madeixas, busque por um produto que trate os fios e auxilie na recuperação de uma aparência saudável.
O Yamasterol Proteína Hidrolisada é uma opção acessível para quem quer proteger e garantir a hidratação dos fios. O produto é liberado para as técnicas low poo e no poo e ajuda a devolver a luminosidade perdida nos processos de coloração ou descoloração. Por ser multiuso, pode ser utilizado como um leave-in que deixa os fios leves e cheios de maciez e também vai bem nos banhos de creme, no pré-shampoo, nas receitas caseiras e muito mais!
E se você coloriu e/ou descoloriu o cabelo recentemente e está com dificuldades para definir os fios, confira no vídeo uma sugestão de finalização para incentivar a formação de cachos usando o Yamasterol Proteína Hidrolisada.
Leia também:
Cuidados pré e pós coloração para cabelos cacheados e crespos
Manual de coloração e descoloração
5 coisas que você precisa saber sobre queda de cabelo
Referências bibliográficas:
Análise dos princípios ativos do protecoloco destinado à reestruturação capilar.
Coloração sintética capilar: uma abordagem sobre conceitos, classificações e suas funções.
Foto de capa por Atikh Bana em Unsplash
Blog Comments
Natali Loure
10 de março de 2017 at 14:39
Nossa eu adoraria ter cabelos cacheados naturalmente, são tão lindos né , adorei as dicas! ♡
http://www.nataliloure.com.br