Manual de coloração e descoloração – Cabelos crespos/cacheados I

  • Home
  • Colorações
  • Manual de coloração e descoloração – Cabelos crespos/cacheados I
coloração-e-descoloração

Muita gente vive me perguntando sobre como consigo manter o cabelo ruivo sem danificar os cachos. Recebo também várias perguntas relacionadas a cor, nuances e processo de coloração. Sobre isso, já falei nos posts Em busca do ruivo perfeito e Cacheia que é red power.

Leia também: Legalmente ruiva e cacheada da Ana

Hoje eu vou além do vermelho. Reuni as principais perguntas de quem quer mudar a cor da juba e fiz esse manual de coloração e descoloração para cabelos crespos e cacheados.  Nessa primeira parte, vou falar sobre os processos e produtos para obter a cor desejada e em outros posts,  sobre manutenção e cuidados, cores fantasia e loiro platinado (aguardem!).

 

1- Como escolher a cor?

Existe uma variedade imensa de cores que você pode utilizar no cabelo. A Raysa já explicou isso direitinho no post Como harmonizar a cor do cabelo com o tom de pele. Então, antes de qualquer coisa, você deve pensar na mudança que quer fazer. Você pode optar por clarear ou escurecer a cor natural do seu cabelo ou pode também mudar  a cor do seu cabelo que já é tingido.

Para saber qual o “tom” quer atingir, precisa conhecer um pouquinho sobre cores bases e nuances. E para entender isso melhor, vou explicar resumidamente aquelas numerações que vemos nas caixinhas das tinturas (e dão um nó na nossa cabeça!).

cores-e-nuances

  • Cores ou Tons (também chamadas de Cores Bases) –  São representadas pelo primeiro número e organizadas em ordem crescente do 1 ao 10 (do Preto Profundo ao Loiro claríssimo).
  • Nuances ou Reflexos – São os números que vem depois do ponto (.) e representam o reflexo que são combinados com a cor base. Geralmente esses reflexos são mais visíveis à luz do sol.

cores e nuancesColoração cabelos cacheados

2- Vou precisar descolorir?

 

manual de coloração e descoloração cabelos crespos e cacheados

Isso depende muito. Se seu cabelo for mais escuro do que a cor base desejada, você vai precisar clareá-lo. Mas nem sempre precisa ser com descoloração. Quado o cabelo for virgem, você pode usar uma tintura com o tom mais claro (para clarear cerca de 2 a 3 tons). Já os cabelos tingidos, não podem ser clareados com outro tinta (realmente não funciona!). Nesse caso, dependendo do estado do cabelo, existe a opção de descolorir, fazer luzes/mechas (eu fiz isso na primeira vez que pintei de vermelho) ou utilizar produtos para ajudar na remoção da tintura.

  • Descolorindo: 

Em primeiro lugar, você precisa ter a plena certeza que seu cabelo não está fragilizado ou possui alguma química incompatível com a descoloração. Faça sempre o teste de mecha, para observar a reação do seu cabelo ao produto. Se você não possui nenhuma experiência ou aptidão (isso é muito sério!), procure um profissional que possa pelo menos te auxiliar no processo.

É importante também, sempre utilizar produtos de qualidade e que você já confie (é interessante pedir opinião de um profissional). Para o processo você vai precisar de:

1- Pó descolorante – Opte pelo pó que vai agir mais rápido no cabelo, pois o processo deve durar no máximo 30 minutos. Quanto mais tempo o produto fica no cabelo, mais a probabilidade de estragar os fios. Eu já utilizei esses pós de farmácia mais baratinhos, falei até sobre ele num vídeo lá no meu canal, mas confesso que a diferença é muito grande (até porque só utilizei ele para diminuir cerca de 2 tons). Para descolorações mais radicais, vale a pena investir num produto que não vai danificar o seu cabelo e vai dar o resultado que você espera.

Pós-descolorantes

2- Água oxigenada (oxidante) – Podem ser encontradas em  10, 20, 30 ou 40 volumes. Quanto maior o volume, mais aberto o tom fica (isso também serve para colorações). É preciso levar em consideração, que quanto maior o volume, também maior a chance de danificar o cabelo. Sempre avalie se seu cabelo está saudável o suficiente para utilizar oxigenadas com volumes mais altos.

água-oxigenada

  • DekapColor

dekapcolor

O DekapColor não descolore o cabelo. Mas é uma ótima opção para quem quer facilitar a remoção da tinta sem agredir tanto com a descoloração. Ele retira os pigmentos dos fios e dependendo da cor base que você quer atingir,  não precisa descolorir depois.

O que diz o fabricante: “O DekapColor foi o primeiro produto no Brasil a trazer para você o conceito de “Limpeza de Coloração”. Sua função não é descolorir os cabelos, mas sim remover (por meio de uma limpeza profunda) os pigmentos artificiais deixados pelas colorações aplicadas. Assim você recupera a saúde dos fios, e deixa seu cabelo pronto para uma nova coloração com muito mais brilho e intensidade.”

 

3- Tintura ou tonalizante?

 

Existe uma grande diferença entre Tonalizantes e Tinturas permanentes. O Tonalizante é uma tintura semipermanente, que maquia os fios, enquanto a tintura é permanente e age na parte interna dos mesmos. As tinturas geralmente contém amônia e podem clarear os fios naturais até 3 tons sem precisar descolorir. Já os tonalizantes, são mais fracos e duram menos tempo no cabelo. A vantagem, é que eles não agridem tanto quanto as tinturas permanentes.

Se seu cabelo tem uma cor escura e você pretende uma cor base mais clara, o tonalizante não vai funcionar (dependendo da cor que você quer, nem mesmo a tintura permanente funciona)! É importante também lembrar que “tintura não clareia tintura”, você pode precisar descolorir como falei acima.

4- Qual a melhor tintura?

 

Como falei do pó descolorante, as vezes é melhor investir um pouco mais num produto que vai dar um resultado melhor. Eu prefiro as tinturas profissionais (nem todas valem a pena), porque duram mais tempo no cabelo e dificilmente você vai ter surpresas com a cor se seguir certinho as instruções. Mas existem muitas “tinturas de farmácia” que dão um ótimo resultado e são mais fáceis de encontrar.

Quanto ao preço, dependendo da tintura, nem faz tanta diferença! Eu já comprei tinturas profissionais apenas R$ 3,00 a R$ 4,00 mais caras que algumas tinturas de farmácia. A questão é o investimento na água oxigenada, pois as profissionais vem apenas com a bisnaguinha da tinta. Cabe a você avaliar o custo X benefício.  Algumas que eu já testei:

tinturas cabelo

5- Pintar o cabelo com henna Funciona?

 

A henna é um pó obtido de uma planta. Quando completamente natural, possui uma cor avermelhada, acobreada ou alaranjada. Depende do tom do seu cabelo. Existem marcas que oferecem hennas de outras cores, mas são usados pigmentos artificiais.

O processo de coloração com a henna, diferente da tintura, não age dentro da cutícula. O pigmento é depositado sobre os fios, por isso não agride e vai desbotando a cada lavagem.

A vantagem é que por ser natural, não danifica o cabelo. Mas dependo do tom que você quer atingir, pode precisar descolorir ou usar uma tintura para clarear. A Raysa usa henna, e eu sou completamente apaixonada pelo ruivinho dela (vou tentar convence-la a fazer um post mais detalhado sobre isso)!

pintar o cabelo com henna

Cabelo da lindona Raysa França, tingido com henna. Antes ela utilizou uma tinta para clarear o tom do cabelo.

6- Se eu pintar o meu cabelo, vai estragar meus cachos/crespo?

 

Depende do cuidado que você vai ter antes, durante e após a coloração. Cada cabelo reage de uma forme diferente, então, é importante saber como seu cabelo reage a determinados produtos. Você também deve estar atenta à necessidade diária dele. Pode acontecer dos cachos abrirem um pouco, do cabelo ficar ressecado ou até um desastre total.

Por isso, é essencial fazer o teste de mecha sempre que for pintar ou descolorir os fios. Mesmo que você já esteja habituada a usar o produto, é importante saber o tom que seu cabelo vai ficar após o uso do mesmo. (Se eu tivesse seguido esse conselho, não tava com duas cores no cabelo!)

OBS: Coloração e descoloração são processos químicos, para que não afete a estrutura do seu fio ou te surpreenda com resultados espantosos, você deve estar bem segura e atenta para seguir direitinho as instruções ou buscar a ajuda de um profissional. Na maioria das vezes, quem ousa fazer em casa, acaba aprendendo depois de algumas tentativas frustradas (dica de uma “profissa” em arte capilar caseira).

No mais, é só intensificar a rotina de cuidados, preparar o seu cabelo para receber a química e repor o que ele perde. Mas isso é história para a segunda parte do post, que vai sair em breve!

—————————————-

Espero que tenham aprendido um pouco com o post. Eu não sou expert no assunto, mas tentei passar um pouquinho do que aprendi nas minhas tentativas de obter a cor ideal.

Um beijão :*

Leia também continuação desse post:

Cuidados pré-coloração e pós-coloração para cabelos crespos e cacheados

Ster Nascimento

Ster Nascimento, 22 anos. Gosto do meu cabelo cacheado, do meu descontrole sem pé nem cabeça, do meu 8 ou 80 e da minha zarreza perceptível. As vezes sou um amor de pessoa.

Blog Comments

Ah por favor tenta convencer a Raysa, a nos ensinar a fazer essa cor linda que esta no cabelo dela! Sou gamada em ruivo, já usei o cabelo assim quase da mesma cor que o seu, mas agora quero usar um ruivinho mais natural.. Amei o post sobre tintas, esclareceu muito as coisas para mim com relação aos tons.. Obrigada!

Vamos falar com ela, Gessika :))

Pensa numa coisa que eu estou louca pra fazer e estava morrendo de medo… Haha
Nunca tive problemas quanto a cortar o cabelo, mas colorir e descolorir…

Eu também morria de medo de descolorir Josi! É um processo que dá um tiquinho de trabalho porque a gente tem que cuidar para manter a cor, mas fica lindo se for feito do modo certo <3

Oi,ster estou com medo de pinta o meu e der errado ou nao ficar legal.nao conheço nenhum profissional da área do cacho/crespo aqui em recife,pode ser qualquer profissional a me orienta nessa jornada.beijos adorei o post

Oi, Eline! Tudo bem?
A Ana fez um post com dicas de salões dadas pelas nossas leitoras, veja se te ajuda: http://cacheia.com/2015/08/saloes-para-cabelos-crespos-e-cacheados-indicacao-das-leitoras/

Beijos!

Oi Ster, tenho vontade de fazer luzes, mas só daqui uns 2 anos, pois meu cabelo está muito curto agora, pensei em tonalizar na cor Violine por enquanto, será que demora muito pra sair a cor mesmo sendo tonalizante?

Tonalizante vai desbotando Patrícia, não dura muito!

Gostei muito das suas dicas. Eu pinto meu cabelo para cobrir os fios brancos e sempre uso a cor castanho escuro ou preto natural se não encontro o castanho tenho muito medo de colorir de outra cor. Vou ficar aguardando a 2 parte do post. Quanto a coloração eu uso Natucor da em belle e.

Muito legal, Any :)

Olá!!! Adorei o post, muito bem construído e com ótimas dicas.
Parabéns!! Beijos

Oi Ster linda, acho seu tom show, ruivaça poderosa. Ainda não tive coragem de tingir o meu com o mesmo tom do seu, mas adoro os tons avermelhados fechados. Muito boa a sua iniciativa de esclarecer esses pontos pra gente, pois muitas dúvidas surgem e vou acompanhar os posts com certeza, bjsss

Legal, Aniele!
Ficamos muito felizes que tenha gostado!

Um beijo!

Meu cabelo não costuma ressecar com tinta, mas os cachos ficam bem menos marcados e eu não gosto. Koleston no meu cabelo é “relaxante colorido” rs É normal,?

Oi Gabriela! Só esse fato de reduzir a definição já é um fator de ressecamento haha É normal sim, mas aos poucos com hidratações e reconstruções ele volta ao normal!

Olá,
Meu cabelo é naturalmente castanho escuro, mas tenho muita vontade de ter um cabelo cor chocolate com algumas discretas mechas em castanho claro.
Nunca pintei radicalmente meu cabelo, somente fiz banho de brilho com castanho médio e castanho escuro em julho e outubro, respectivamente. O penúltimo relaxamento (hairlife com amônia) em 30/07 e último relaxamento (hairlife sem amônia) em 10/10, então parei e considero que entrei em transição dia 02/12 que foi quando parei de usar chapinha e já iniciei o low poo. Antes de ontem, cortei o cabelo quase que pela metade (altura do peito > clavícula), mas não considero um big chop. Considero que meu cabelo já está bem mais forte e não tem mais pontas ressecadas, mas também né… Haha. E quanto ao último banho de brilho, ainda dá pra perceber o cabelo mais escuro (sem aquele aspecto de queimado, sabe?).
Por fimm, gostaria de saber se teria que descolorir, pintá-lo e/ou se um tonalizante seria o suficiente (desconsiderando as mechas mais claras neste caso); se posso fazer em casa; e se seria melhor deixar para algumas semanas anteriores ao próximo corte (uns 3 meses), para não correr risco de ressecar as pontas do meu recente corte e do próximo, além de ir aguardando o desbotando do resto do tonalizante.

Bom, obrigada por toda a ajuda e a força que me deram para começar, pouco antes de entrar na transição já achava que eu ficaria horrível e com a auto estima lá embaixo, mas não, estou amando meu cabelo, ele está — o que eu chamo de — uma “tragédia legal” haha. Muito obrigada!

ooooi quero platina as pontas do meu cabelo e depois pintar de azul , poso platinar e pintar de azul no mesmo dia ? posso usar que produtos me ajuda ? só tenho 16 anos e minha mãe acha que eu não sei oque comprar e tals. e meu cabelo é tipo 3 c pra 4a :/

Oi Thays! Meio arriscado isso aí, viu? Nosso cabelo é muito seco, se você fizer isso corre o risco de perder todos os cachos :(

tenho muitos cabelos brancos, e sempre pinto com tonalizante devido a progressiva de aminoácido, recentemente aderi a técnica low po estou substituindo meus produtos. gostaria de saber qual a tintura disponível para essa técnica que cubra os fios brancos?

Eu tenho o cabelo preto profundo, tenho q pintar de castanho ou seja os 3 tons acima, e depois posso pintar de acaju ou vermelho violino ?

Oi Hilária! Acho que pra esse tom pegar você teria que descolorir mesmo

Adorei as dicas e irei fazer tudinho pois meu cabelo ta vermelho, mas ainda não atingiu a cor desejada por mim!

só um adendo….
nao sei se alguem comentou isso, mas…não uso henna, mas participo de grupos no face da glera q usa e 10 entre 110 moçoilas garantem q ela nao desbota… mas oxida… muda um pouco o tom(pelo q entendi ele mais escurece (este ponto aí quem usa explica)

Oie! Estou incentivado minha mãe a começar a técnica do low! Ela descolore o cabelo, então não sei dizer quais produtos são liberados para a técnica, como pó desodorante, água oxigenada e a tinta/tonalizante! Vcs podem me informar, se é que existe? Obrigada! S2

Boa Tarde!
Parabéns pelo conteúdo.
Adriana Lobão.

Obrigada, Adriana!

Meninas, eu sei que o post eh bem velho e eu li ele antes de pintar o cabelo. Acontece que eu fui num salao aqui de onde eu to morando, na Australia, e a moca nao fez muito parecido nao rs. Ela passou uma oxigenada 20, justamente pra nao estragar muito o cabelo, mas ai demorou muuuuuuuuuuuuito pra descolorir (fiz ombre hair azul, mas meu cabelo eh muuuuito preto, ai teve que descolorir mesmo). Enfim, agora to achando que meu cabelo nao vai cachear mais :( Na verdade acabei de lavar e to fazendo hidratacao intensa agora pra ver se melhora.

Enfim (mesmo agr rs), queria saber se meu cabelo nao estiver cacheando como antes, oq eu faco? Me concentro na hidratacao, nutricao ou reconstrucao?
ps: meu cabelo tava bem saudavel antes do processo, sempre segui o cronograma direitinho. E ele era virgem tambem
Desculpa o textao rs. Adoro o blog. Beijos

Oi, meu cabelo é castanho escuro.. Eu já pintei várias vezes com tonalizante, as duas ultimas vezes foi com 645. A cor pega mais na raiz do cabelo mas eu gosto do resultado, mas dura pouquíssimo tempo :( queria ficar ruivona mesmo rs, preciso descolorir??

Estou adorando as matérias!!! Estou em transição e as dicas tem sido muito importantes pra ter meus cachimbos de volta de forma saudável!!! Vocês têm alguma indicação de shampoo desamarelador liberado para low por?
Bjs!

Queria Pintar meu cabelo de preto, mas e o medo de estragar os cachos? (meu cabelo é 3c).

Veja nossa parte II desse guia Taisa, temos várias dicas para pré e pós descoloração: http://cacheia.com/2016/01/cuidados-pre-coloracao-e-pos-coloracao-para-cabelos-cacheados-e-crespos/ Abraços!

Responder

JESSICA AUGUSTA TORRES Alves

Olá.
Tenho os cabelos cacheados e totalmente virgens, (apos a transição capilar..usava progressiva)…
Então, ha em média 3 anos , estou sem nenhuma química e estou querendo descolorir algumas mechas e pintar de rosa…mas tenho muito medo de danificar os fios, eles são bem pretinhos e naturais… Me ajudem…..

Oi, tira minha dúvida, por favor!!! Eu uso química só na raiz do cabelo (só pra baixar a raiz mesmo) estou 4 meses sem passar nada, se eu pintar o cabelo com tinta normal(sem ser tonalizante), e depois de 2 meses usar química, meu cabelo pode cair? Obg desde já!

Se seu cabelo estiver muito danificado, pode cair um pouco sim Dandara. Siga o cronograma capilar e ele ficará forte para receber uma coloração/tonalização :)

Me ajudem aqui rapidão!
Eu quero escurecer meu cabelo, eles está com as pontinhas queimadas do sol, eu não vou precisar descolorir né? Eu sei que algumas tintas já vem com descolorante e eu confesso que MORRO de medo de descolorir o cabelo e ele ficar com aspecto de seco ou parecendo um chiclete. Ps.: Meu cabelo está natural só queimado do sol mesmo.

Não precisa descolorir não Mayara, só passar a tinta mesmo :)

Aliás, henna desbota ou não?????? Porque o grupo mais famoso se chama “henna, amor que não desbota”

olá!
estou prestes a descolorir e tonalizar meus cachos e tenho uma dúvida:
estou já há um mês dentro de um cronograma capilar (ainda não fiz a reconstrução) e queria saber se seria recomendado fazer algum dos procedimentos imediatamente após tonalizar. qual seria o mais indicado?

ola boa tarde
primeiramente amei o site.
mas gostaria de fazer uma pergunta
eu uso rastafári mas agora quero usar os meus cabelos naturais ele tem cachos mas não são definidos e u queria definila
a um produto que defina sem danifica-los.
bjs e boa tarde.

Leave a Comment