Oi amorecos, tudo bem com vocês? Depois do sucesso do post sobre borrifadores, eu decidi criar um post específico sobre chás e cabelos, com informações sobre hidratações, finalizações, clareamento, queda, etc: Como usar chás no cabelo?
Como já devem ter percebido, eu sou uma chácholic: sou viciada em chás! Eu tomo o tempo inteiro, inclusive nesse calor de matar! Alguns chás são ótimos para a saúde, então resolvi testar os benefícios também para o cabelo. É uma maneira barata, eficaz e natural de tratar os fios; e o melhor, você pode unir o útil ao agradável e também beber os chás que comprar para os seus fios! Amores, lembrem-se que não tem problema nenhum se vocês usarem chás industrializados.
Então, bora aprender?
1. Hidratação com Chá Verde
Faça um chá verde (100ml +/-) bastante concentrado e misture com sua máscara de hidratação preferida. Acrescente bepantol ou glicerina e massageie o couro cabeludo. A cafeína do chá verde acelera o crescimento dos fios, e os resultados são cabelos soltinhos e hidratados. Lembre-se de acrescentar no cronograma no dia da hidratação e de utilizar uma máscara mais consistente.
2. Como diminuir a queda de cabelo?
Várias plantas e ervas naturais reduzem a queda de cabelo e aceleram o crescimento dos fios, como bétula, jaborandi, alho ou cebola.
2.1. Bétula e Jaborandi
Os chás de bétula e jaborandi são feitos a partir das folhas trituradas das ervas. Coloque duas colheres (sobremesa) das ervas para 250 ml de água fervente e deixe em infusão por 10 minutos. Depois disso, coe e passe no couro cabeludo com auxílio de um borrifador, ou de algum pote de tônico velho que esteja guardado no armário, como o de alho, massageando sempre. O indicado é que você passe os chás uma vez por dia, durante um a dois meses. Também é indicado que você beba a mistura.
2.2. Alho e Cebola
Ferva os pedaços de meia cebola pequena, ou dois dentes de alho, durante 8 minutos. Depois coe, e passe no couro cabeludo, como recomendado acima. Deixe agir por vinte minutos e enxague com água abundante. É recomendável que você faça o co-wash para limpar o chá. Se você fora uma pessoa corajosa, pode adoçar os chás e tomar!
3. Como tratar a caspa?
Você pode tratar a caspa com chás concentrados de alecrim ou carqueja. Passe-os apenas no couro cabeludo, até 2x por semana, massageando sempre. Deixe agir por duas horas e lave em seguida.
4. Como tratar a porosidade?
Meu cabelo é terrivelmente poroso! Não existem fios com cutículas mais abertas que as minhas! Such a drama queen. (exceto aqueles martirizados por químicas, coitadinhos). Acho que é genético, ou seja, é da própria constituição dos fios. E isso acarreta uma quantidade enorme de frizz e de pontinhas mastigadas. Por isso, sempre que eu consigo arrumar um tempinho, faço algum tratamento rápido que trate a porosidade.
Um dos melhores tratamentos é o chá de mel e limão. Pra fazer é muito simples: ferva em 250 ml de água, durante dois minutos, um limão pequeno cortado em 8 partes, com a casca mesmo. Depois de ferver por dois minutos, deixe o chá em infusão por mais 5 minutos. Coe, misture o mel e passe nos fios ainda morno. Se você acha que essa receita não é suficiente para o comprimento do seu cabelo, pode dobrar a quantidade. Deixe agir por 2 a 6 horas e lave o cabelo em seguida, normalmente. Cuidado com o limão porque pode queimar a pele no sol!
Os resultados no meu cabelo depois de lavar o chá:
——————————————–
Alterando a cor dos fios
1. Como clarear os fios?
Todo mundo já ouviu falar sobre clareamento com chá de camomila, né? O que ninguém sabe é que esse cházinho lindo pode clarear até meio tom! Lindo demais, né? Antes de hennar, eu tentei clarear os fios com camomila pra diminuir danos da tinta, então fiz o chá e passei nos fios durante duas semanas, misturado com chá de canela, e realmente meus fios clarearam um pouquinho (especialmente na parte com luzes). Mas se você tem tinta, desista! A camomila não clareia pigmentos de tinta.
Pra fazer o chá você vai precisar de: 250ml de água filtrada e 2 colheres (sobremesa) das flores secas OU três papelotes de chá industrializados. Deixe em infusão em água fervente por 10 minutos, coe, aguarde esfriar e passe em todos os fios. Pode ficar o dia inteiro com a camomila no cabelo. Eu misturava também com chá de canela, que a Anoca já ensinou AQUI, porque aumentava a definição e dava um “up” no clareamento também. Lembre-se sempre de pegar sol para ajudar no processo. O engraçado é que deu até pra ver diferença entre a raiz nova que crescia o restante que eu clareei com a camomila! Haha
2. Como avermelhar os fios?
Eu encontrei essa dica em um grupo de ruivas acobreadas do facebook: chá de hibisco para avermelhar. Olha que coisa, linda, pessoal!
Eu descobri isso quando hennei os fios. Pra quem não sabe, existe uma tintura “natural” que se chama henna. Mas a henna só pigmenta na cor cobre, então algumas meninas misturam chá de hibisco na receita para avermelhar os fios. E olha, dizem que funciona, hein? Mas lembre-se que o hibisco só “deposita” um pouco do pigmento do cabelo, então quanto mais claro o cabelo, mais vermelhinho ele vai ficar. Além disso, os pigmentos vermelhos acabam saindo com as lavagens, então é legal passar de novo.
Modo de preparo: Faça um chá de 250 ml de hibisco bastante concentrado, passe nos fios limpos e deixe agir por 2 a 4 horas. Se quiser, pode fazer esse “banho de hibisco” duas vezes por semana. O cheirinho é ótimo, dá pra beber o chá também (que é naturalmente mais docinho) e é fácil de achar!
Finalizando com chás
1. Como finalizar?
Essa é minha parte preferida do uso de chás! Você pode utilizar os chás para umedecer os cabelos antes de passar cremes, geis, óleos e mousses finalizadores. Eu já expliquei de forma bem completa sobre como utilizar borrifador no cabelo.
Eu espero que vocês tenham gostado do post, lindes! Deu pra perceber porque eu amo tanto chás, né? É um tutorial bem completinho de todas as formas que eu conheço que você pode usá-los nos cabelos. Se você tiver qualquer dúvida, pode me mandar que terei um enorme prazer em responder! <3
Beijocas encaracoladas,
Blog Comments
Késia
21 de outubro de 2014 at 10:21
Amei o post! ><
Gostaria de saber se, no caso dos chás naturais, eu posso apenas acrescentar o conteúdo do chá (não sei se é pó ou folha, rs) ao invés de colocá-lo na água.
Raysa França
31 de outubro de 2014 at 11:48
Oi, você tem que colocá-lo na água quente/fervente, pois é assim que ele libera as propriedades! Bjocas
Alessandra Rocha
28 de novembro de 2014 at 00:34
Oi gente! Só queria dizer que tem mais ou menos umas 2 semanas que descobri o site de vocês e to amando! Pegando várias diquinhas pra tratamento (ainda sou meio perdida, mas quase certeza que sou uma cacheada 2c – 3a no máximo) porque as pontas do meu cabelo são mais secas que vassoura de piaçava! E to adorando essas receitas caseiras, inclusive considerando comprar um borrifador asap!
Enfim, só queria parabenizar pelo site gracinha e cheio de conteúdo interessante e fácil de ler/entender! Vocês facilitam e muito a vida de “novas” cacheadas que nem eu! Que assumi os cachos já tem dois anos, mas só agora criei vergonha na cara pra cuidar!
É isso, beijos!
Mariana
2 de janeiro de 2015 at 09:18
Oi, Alessandra! Que legal!
Ficamos muito felizes que goste do blog e das dicas :)
Se tiver alguma dúvida, pode contar com a gente!
Beijo!
Tamires Mendes
18 de dezembro de 2014 at 17:52
Olá Cacheia!
Em relação a hidratação com o Chá verde, eu posso usar só o chá com a minha hidratação ou eu tenho que usar obrigatoriamente o Bepantol ? Beijão !
Raysa França
5 de janeiro de 2015 at 21:32
Olá Tamires, tudo bem?
É melhor usar com o bepantol, ou com outro agente hidratante, tipo a glicerina OU aloe vera! Beijocas
Viviane
28 de abril de 2016 at 12:05
Tem que colocar a glicerina toda é ?
Raysa França
19 de agosto de 2016 at 23:30
Não não!
Coloca só um pouquinho, meia colher de sobremesa já dá conta!
beijocas
Vitória
4 de janeiro de 2015 at 17:15
Oi,tudo bem?
Gostaria de saber se no caso do chá de camomila depois que usa ele no cabelo tem q lavar?
Obrigada,bjs
Raysa França
12 de janeiro de 2015 at 14:44
Você pode deixar agir algum tempo no sol, ou até uns dois dias, sem problemas!
beijocas
Marina Reis Piva
28 de janeiro de 2015 at 12:04
Qual a receita pra fazer o chá concentrado de carqueja? E.com.folhas de hortelã? ? Obrigada :)
Raysa França
3 de fevereiro de 2015 at 20:25
Marina, duas colheres de sopa p/ meio litro de água quente. Mas aqui, os benefícios do chá de carqueja são melhores se vc bebe o chá!
Beijocas :D
Joseilton
25 de fevereiro de 2015 at 13:06
Olá
Não foi especificado a quantidade de mel que vai nesse chá pra tratar porosidade, é mel à gosto? rs Vai no olho mesmo ou tem que ter uma textura específica?
Raysa França
26 de fevereiro de 2015 at 09:52
Até uma colher de sobremesa é um bom número.. Beijocas
Juliana Bernardo
3 de março de 2015 at 01:05
Oi ! Estava pensando em clarear as pontas dos meus cachos e depois tingi-las com um tom acobreado, porém, estava com muito medo de danificar meu cabelo. Sou dona dos cachos 4A mais rebeldes do planeta, mas desde que comecei a usar as dicas do Cacheia,minha vida ficou mais fácil que é uma beleza kkkk Então vamos às dúvidas: 1- posso fazer o tratamento com o chá de camomila e depois com o de ibisco sem sobrecarregar meu cabelo ?; 2- se sim, quanto tempo devo usar cada chá ?
Estou muito determinada com a ideia de acobrear meus cachos kkkk Obrigada (
Raysa França
19 de março de 2015 at 09:23
Oi ju!
Pode fazer o tratamento sim! Só que vai demorar um pouquinho para clarear e avermelhar, mas vai dar certo sim!
Você pode usar o chá de camomila por uns dois meses, e em seguida o de hibisco! Eles vão dar reflexos, mas não é como tinta, tá bem?
Beijcoas
Juliana Bernardo
3 de março de 2015 at 01:06
Oi ! Estava pensando em clarear as pontas dos meus cachos e depois tingi-las com um tom acobreado, porém, estava com muito medo de danificar meu cabelo. Sou dona dos cachos 4A mais rebeldes do planeta, mas desde que comecei a usar as dicas do Cacheia,minha vida ficou mais fácil que é uma beleza kkkk Então vamos às dúvidas: 1- posso fazer o tratamento com o chá de camomila e depois com o de ibisco sem sobrecarregar meu cabelo ?; 2- se sim, quanto tempo devo usar cada chá ?
Estou muito determinada com a ideia de acobrear meus cachos kkkk Obrigada (:
Karol Louzada
15 de março de 2015 at 17:36
Então, eu queria muito testar alguma receita com chá e, depois de ler esse post, estava querendo fazer o de chá e limão, pois meu cabelo é poroso. Mas hoje eu descobri que tinha um teste que indicava o nível de porosidade do cabelo e resolvi fazer, mas o resultado deu alta porosidade na franja (cutículas abertas) e baixa porosidade na região do meio (cutículas fechadas)!! Vocês tem alguma dica do que eu tenho que fazer nesse meu cabelo complicado? Beijocas.
PS: meu cabelo é do tio 3b
Karol Louzada
15 de março de 2015 at 17:37
ops, tipo* haha
Raysa França
19 de março de 2015 at 11:54
Olha Karol, o melhor seria evitar colocar muito limão nessa parte do meio. Concentra os tratamentos para porosidade nessa parte da cabeça em que as cutículas são mais abertas, sabe?
Beijocas
Karol Louzada
23 de março de 2015 at 21:38
Ah sim, vou tentar fazer isso então. Obrigada <3
Ingredientes estranhos que realmente funcionam pra cabelos | Cacheia!
16 de março de 2015 at 19:05
[…] Leia nosso post Como usar chás no cabelo – Tutorial completo […]
Patrícia Mota
27 de maio de 2015 at 11:16
Oi.. Sobre o clareamento VC menciona camomila e canela. Coloca tudo junto? E a canela, pode ser a do mercado mesmo? E canela em po ou pau?
Obg! :*
Ana
27 de maio de 2015 at 15:02
Separado! A canela pode ser em pó :)
Luh Almeida
6 de junho de 2015 at 09:04
Oi Ana, amei as dicas, acho que quanto mais produtos naturais a gente conseguir usar pra dar uma folginha aos cabelos melhor! :)
Me libertei das tinturas há mais de 4 anos e há uns dois uso shampoo de camomila (uma vez por semana porque ele resseca os fios) e faço lavagens com o chá, dá super certo.
Sobres os chás, só recomendo um pouco de cuidado com a canela, ela tá na lista dos alimentos que mais pode causar alergia, e as vezes a pessoa só descobre depois que usa, o que foi o meu caso (rsrsrs) passei a tarde inteira com o couro cabeludo irritado quando testei uma receita caseira de hidratação/clareamento que usava ela em pó.
Raysa França
6 de junho de 2015 at 10:38
Oi Luh Almeida!
Mto obrigada pela dica! Hahaha
Vou editar o post com a informação da canela!
Beijocas
patricia lobo
22 de junho de 2015 at 14:37
olá eu amo as receitas desse site, super praticas *–*
mas gostaria de saber se o cabelo tem que tá lavado, ou ele pode está “sujo”? bjss
Raysa França
25 de junho de 2015 at 20:00
Oi Patrícia!
Para fazer as hidratações, os fios devem estar limpos!
Para clarear ou finalizar, não precisa não
Beijocas
Isis Martins
22 de junho de 2015 at 21:26
Oi, adorei as dicas! Queria saber se o efeito clareador do chá de camomila vai embora com as lavagens! Ah, tambem queria saber se interfere no processo finalizar o cabelo com leave-in, etc ^_^ Obg pela ajuda!
Raysa França
25 de junho de 2015 at 20:01
Isis, não vai não! É claramento permanente. Mas é legal pegar um solzinho com o chá de camomila pra ele clarear mais.
Deixa um pouquinho no cabelo e no sol e aplica o leave in depois que é melhor. Mas não interfere tanto, porque como eu não tinha tempo, tinha que aplicá-los juntos sempre e clareou bastante!
Beijocas
Bianca
4 de agosto de 2015 at 19:27
Olá… Eu adorei as dicas, queria muito tirar uma dúvida. Sobre a do hibisco, vc põe ele no cabelo estando sexo ou úmido? E tem que lavar depois?
Desde já agradeço.
Bjos.
Bianca
4 de agosto de 2015 at 19:31
Desculpa foi o corretor. .. No cabelo SECO*
Raysa França
6 de agosto de 2015 at 00:31
kkkkkkkkkkk
Raysa França
6 de agosto de 2015 at 00:30
Estando sexo kkkkkkkkkk Esse corretor apronta cada uma, né? =P
Você pode passar logo após o banho, antes do creme de pentear!
Beijocas
Como deixar o cabelo ondulado mais definido (tipo 2) | Cacheia!
14 de outubro de 2015 at 06:57
[…] A receita é muito simples e como aumentar a definição do cabelo ondulado! […]
Franciele
22 de abril de 2016 at 22:36
Posso misturar chá de camomila pra clarear e de hortelã pra dar brilho? Ou melhor usar separados? Beijos, tô adorando esse site! Passei horas lendo ontem e hoje hahaha <3'
Raysa França
25 de abril de 2016 at 22:46
Oi, mana! É melhor usar separados.
hahaha Ai que legal, seja sempre bem vinda <3
Beijocas
Danielle
7 de outubro de 2016 at 15:24
Oi Raysa, queria saber se os chás de betula e jaborandi pode deixar na geladeira ou tem que fazer todo dia pra passar?
Raysa França
30 de novembro de 2016 at 15:23
Ei Dani!
Pode deixar na geladeira por até uma semana!
beijo
Raysa França
30 de novembro de 2016 at 15:24
ei Dani, pode deixar na geladeira. beijo
cristiane
15 de outubro de 2016 at 14:11
quero fazer o de alho e cebola tem que lavar o cabelo apos usar o cha? o cabelo nao vai fica com aroma de alho e cebola?
Raysa França
30 de novembro de 2016 at 15:25
Deixe agir por vinte minutos e enxague com água abundante! Um beijo
Débora
20 de outubro de 2016 at 10:05
RAYSA tô amando isso aquiiiii! Cada receita maravilhosa. Deixa eu perguntar. Faço a técnica Noo Pow Loo pow posso usar essas receitas desse chá no meu borrifador? Como finalização?
Raysa França
30 de novembro de 2016 at 15:23
hahaha Olá! Já respondi o seu antes, mas amei o elogio, então vou responder de novo pra agradecer hihi.. beijo
Débora
20 de outubro de 2016 at 10:16
Faço a técnica Loo Pow Noo Pow posso usar esses chás no borrifador?
Raysa França
30 de novembro de 2016 at 15:23
pode sim, Debs!
Um beijo
Julia Santos
27 de novembro de 2016 at 11:03
Oi Linda!
Eu gostaria de saber se ao aplicar o chá de camomila no cabelo, o efeito clareador vai ser permanente ou se eu parar de passar o chá o meu cabelo voltará a cor normal?
Beijos!
Amei seu site!
Ana Catarina
27 de novembro de 2016 at 16:45
Oi Julia! É temporário sim :)
Raysa França
27 de novembro de 2016 at 16:50
ei Julia, tudo bem?
É permanente na parte que for aplicada. Não afeta a raiz, então o cabelo cresce da cor que era.
beijo
obrigada <3
Giovanna Santana
16 de janeiro de 2017 at 15:15
Da pra usar ele no day after?
Mariana
27 de janeiro de 2017 at 16:27
Sim :)
Marina
31 de março de 2017 at 19:52
Oi!!! Amei o post, mas sobre a hidratação com chá verde, mesmo misturando com a máscara de tratamento pode aplicar no couro cabeludo? Não tem que ser do comprimento para as pontas não? Beijos.
Mariana
20 de janeiro de 2018 at 02:01
Você não estará aplicando o creme direto na raiz, então não tem problema ;)
Priscila Nerich
15 de julho de 2017 at 07:43
Meu cabelo é loiro, mas tem uns tons cobres nele, utilizando o chá de hibisco em média quanto tempo ele começa a dar resultado?
Susana
24 de fevereiro de 2018 at 22:11
Olá faço conograma capilar lavo meus cabelo de segunda, quarta e sexta queria usar o chá preto pra escurecer meu cabelo, como poderia incluir ele no meu C.C será que vc pode me ajudar,haa poço fazer o último enxague com chá preto depois de qualquer etapa do conograma?? Obrigada bjs
Teresinha
31 de julho de 2018 at 16:31
Oi! Meu cabelo é loiro mas estão aparecendo cabelos grisalhos consigo disfarçar com o chá de camomila?
Jessica
8 de agosto de 2018 at 15:50
Olá, meninas, boa tarde!
Para fazer a do chá com limão e mel, o cabelo precisa estar limpo? Ele entra em algum lugar no cronograma capilar como reconstrução, hidratação ou nutrição?
Adorei muito as dias :3
<3
E ai Marry | Já pensou em usar chá pra cuidar do cabelo?
12 de janeiro de 2019 at 09:07
[…] cacheia e eu sem […]