5 maneiras de evitar a caspa

Todo mundo já deve ter tido caspa pelo menos uma vez na vida (se você nunca teve, vem cá me contar seu segredo milagroso!). Neste post iremos explicar as principais causas da caspa e como diminui-la e até mesmo preveni-la.

O que é caspa?

Doença de pele que ataca o couro cabeludo, em casos mais graves pode se tratar de Dermatite Seborreica, ao invés de caspa, também pode surgir em regiões como as sobrancelhas, em casos menores. Provoca coceira, vermelhidão e descamação do local afetado, geralmente atinge pessoas de baixa imunidade e que possuem pele oleosa. Acredita-se que existe relação com o fungo Malassezia globosa. “Diferente do que muitos pensam, a caspa não tem nada a ver com falta de higiene. É somente o excesso de oleosidade no couro cabeludo. E, sim, tem cura!”

O pode causar?

Clima seco, ou mudanças bruscas de temperaturas podem interferir na oleosidade dos fios;
– Lavar o cabelo em água quente;
Stress pode ser um fator causador da doença. Se você está passando por uma fase estressante procure se acalmar!;
Alterações hormonais também podem ser causadores da doença. Caso acredite que esta seja a causa da sua caspa, procure uma dermatologista;
– Produtos capilares;
Químicas capilares, são grande causadoras de caspa por aumentarem a oleosidade do couro cabeludo. “Quando eu fazia progressiva/relaxamento e usei produtos da Dove para cabelos com progressiva, tive caspas gigantes, eram quadradas de aproximadamente 3 cm.” – Lari Foi uma situação horrível e muito constrangedora, então vale relembrar: fuja de químicas capilares.

Como evitar a caspa?

01. Evite banhos quentes.

A água quente interfere na oleosidade do couro cabeludo, causando caspa. Além disso, ela ainda pode causar frizz. Portanto, nada de água quente, só fria ou morna!

02. Use os produtos certos para o seu cabelo.

Se seu cabelo é oleoso, use produtos próprios para cabelos oleosos. O mesmo vale para cabelos secos, quebradiços, com pontas duplas etc. As indicações na embalagem não são de enfeite! Cada produto é feito com os ingredientes pensados para combater cada problema.

03. Argiloterapia nele!

Já falamos aqui no Cacheia sobre a argiloterapia e seus benefícios. Vale a pena dar uma espiadinha no blog. É uma técnica bem fácil de fazer em casa e que acaba com a caspa em minutos!

04. Seguir a técnica low/no poo.

O que é low/no poo?

As parafinas usadas nos produtos são grandes causadoras da caspa. Às vezes os pontinhos brancos que você vê na raiz não são nem caspa, mas a própria parafina se soltando do cabelo. De qualquer forma, é melhor evitar que remediar, certo?

05. Deixe a raiz respirar.

Evite ao máximo usar produtos na raiz do cabelo. O único produto que você deve passar na raiz é o shampoo. O resto somente no comprimento e nas pontas! Dá uma olhada em como lavar seu cabelo corretamente.

Curiosidades sobre a caspa:

– Quando se tem pouca caspa e ela não é frequente, não é considerada uma doença;
– Não é indício de falta de higiene, deixar de lavar o cabelo é que é;
– Lavar o cabelo todos os dias não diminui a caspa, pelo contrário, pode até aumentar;
– Pode ser reflexo da sua saúde e do seu emocional;
– Não é transmissível;
– Pode ser alergia a algum produto;
– Não é a mesma coisa que dermatite seborreica;
– Pode se tornar grave caso seja frequente, consulte seu dermatologista.

Fontes e informações bases:
ABC MED

Yahoo respostas

Ana Catarina

Ana Catarina, 25, mineira de em Belo Horizonte, MG. Coordenadora de marketing e fundadora do Cacheia :)

Blog Comments

[…] por produtos e químicas capilares e água quente, como a Ana e a Lari já explicaram no post “5 maneiras de evitar a caspa”. Dizer que caspa é falta de higiene, então, é propagar um mito! Aliás, a caspa pode surgir […]

Tenho uma dúvida referente ao º 5 = deixa a raiz respirar.
Evite ao máximo usar produtos na raiz do cabelo. O único produto que você deve passar na raiz é o shampoo. O resto somente no comprimento e nas pontas! Mas e o co-wash?

Aline, os condicionadores utilizados no co-wash não possuem parafina nem nada que obstrui os poros do couro cabeludo, por isso pode ser utilizado tranquilamente!

[…] cabelo. Você pode substituir por vinagre de maçã, que também sela os fios da cutícula e ainda ajuda no combate a caspa. Jogue fora qualquer finalizador ou mascara que tiver muitos produtos químicos ou óleos […]

[…] Leia Também: 5 maneiras de evitar a caspa […]

tem alguma receita que ajude amenizar a caspa?

Suas dicas são muito boas, a pouco tempo descobri que tenho dermatite seborreica e problemas hormonais e agora tenho que seguir novos hábitos para cuidar do meu cabelo, e as dicas do cacheia é que estão me salvando, valeu mesmo.

Consulte sempre uma dermatologista também, Evelyn <3

Estou com um grave problema está descendo pra sobrancelha é ouvido

Consulte uma dermatologista!

Tive problemas com caspas durante muitos anos até descobrir a técnica low/no poo, na verdade eu sou adepta ao low poo apenas, mas deixei de ter caspas, posso ficar até dias sem lavar o cabelo, deixar cair creme de pentear na cabeça, que não tenho mais caspas.

Que legal, Ana! Obrigada por compartilhar!

Leave a Comment