Ando recebendo muitos e-mails e mensagens de meninas que estão aderindo à transição capilar. É um pouco difícil de entender e saber o que fazer de primeira, mas o Cacheia ta aqui pra ajudar todas vocês! Esse é um post pra ajudar a guiar um pouco vocês e também pra servir de inspiração.
É meio óbvio pra algumas pessoas, mas não pra todas: para assumir os cachos, você precisa abrir mão da química.
Então o primeiro passo é largar a progressiva/relaxamento/definitiva, qualquer que seja a química que você esteja fazendo. Lembrando que beleza natural TAMBÉM É QUÍMICA!
Segundo passo, coisas que não te contaram sobre a transição capilar. Você precisa estar ciente de que uma hora ou outra vai precisar cortar o cabelo (não quer dizer que tenha que raspar, nem que cortar joãozinho, mas é o único jeito de remover a química definitivamente).
Terceiro passo, paciência. Cabelo cresce, minha gente! E você ainda pode fazer uma boa ação doando seu cabelo quimicado para instituições como a Rapunzel Solidária, que recolhe cabelos e doa para pessoas com câncer.
A minha transição foi um tanto quanto confusa, eu tinha 15 anos de idade e foi justo quando comecei a namorar que desisti de fazer progressiva. Meu cabelo estava fraco, seco, caindo muito, cheio de pontas duplas, quebradiço e super volumoso (mesmo liso). Comecei a tratar dele e a lavá-lo com mais frequência. Até o momento eu não pretendia voltar aos cachos, eu só não queria estragar meu cabelo mais ainda. Parei de fazer chapinha e só o usava preso.
Sofri muito, admito, auto estima baixa principalmente. Mas acho que toda cacheada que já passou pela transição entende isso. É um ponto essencial da vida de cada uma. É uma forma de valorizarmos nós mesmas, nossa batalha, vencer o preconceito. Na minha opinião, é disso que se trata a transição. Não é algo pra ficar “na moda”. Já me falaram “mas você voltou aos cachos só porque ta todo mundo usando”. Acho que foi a coisa mais sem noção que já me disseram. Não ficaria 1 ano e meio usando o cabelo preso, gastando com cremes e chorando de tristeza pra simplesmente ficar “na moda”. Entendo quem faz isso, mas simplesmente não entra na minha cabeça.
Demorei um pouco a me acostumar com o volume, com o frizz, com todas as características do meu cabelinho natural que a tanto tempo tinha cismado em sumir. Mas é só costume. Libertar os cachos: a melhor coisa do mundo é você lavá-lo, deixá-lo secar sem passar nada e andar pela casa com ele natural. É um ótimo jeito de conhecê-lo.
Repetindo, meninas, queridos leitores, mulheres, cacheadas de todo o Brasil/mundo: Ter cachos é uma questão de auto-aceitação. É uma luta contra o racismo que está, infelizmente, dentro de nós. Luta contra o preconceito de todos para provar que você é capaz, você merece ter o cabelo assim e SIM, VOCÊ PODE. E isso NUNCA, nunca vai sair de moda.
Having curly hair is a self acceptance. Is a fight against the racism that is unfortunately inside of us. Fight against the preconception of everyone; to prove that you’re able to, you deserve have curly hair and YES, YOU CAN. And that never, NEVER goes old fashioned.
Blog Comments
Gizele Nascimento
9 de junho de 2014 at 17:54
É tão bom ver a mudanças das pessoas, eu mesmo já fiz meu bc e nao vejo a hora de querer meu cabelão cacheado <3
Lais Lubrani
24 de junho de 2014 at 12:35
Seu cabelo é ma-ra-vi-lho-so. Qual foi a técnica de transição capilar que você adotou?
Amanda
21 de julho de 2014 at 10:38
Nossa, amei seu blog, comecei o processo de transição a uns 4 meses e me encontro na fase crítica, com auto-estima comprometida, mas sei que é passageiro e espero encontrar novas dicas no seu blog. bjs
Ana
21 de julho de 2014 at 12:23
Oi Amanda! Força na transição! Beijos!
leia
3 de agosto de 2014 at 15:08
Estou também aderindo meus cachos ta difícil mas vou conseguir.
leia
3 de agosto de 2014 at 15:13
Estou também aderindo a transição capilar.
Thamara Figueiredp
5 de janeiro de 2015 at 12:52
Oiiee, estou nesse dilema.. meu cabelo estava uma desordem.. metade “Afrohair” pq usava bigudinho, Metade Beleza Natural e Metade Natural.. Estou a 7 meses sem química e as pontas estavam baixas e a raiz gigante.. resolvi meter a tesoura.. em um momento de baixa auto estima.. sentei na frente do espelho e pedi pra minha Irmã cortar todas as partes lisas do cabelo.. resultado.. meu cabelo q já era curto(acima do ombro, tava com o corte chanel) ta mais curto ainda.. e agora só fica pra frente.. kkkkkkk, estou vivendo na base da bandana, lenços e etc.. e pensando loucamente em voltar pro beleza.. até ele ficar mais longo um pouco pra eu voltar a fazer a transição.. :/
Ana
5 de janeiro de 2015 at 20:17
Thamara, você voltar pro Beleza só vai atrasar mais ainda sua transição! Pense bem!
Deysiane
22 de janeiro de 2015 at 12:20
Oi eu tenho 15 anos e tenho medo de deixar o meu cabelo voltar pois ele é crespo e muito cheio o que eu faço ?
Ana
27 de janeiro de 2015 at 12:13
Oi Deysiane!
Você precisa conhecer seu cabelo e gostar dele como ele é! Damos várias dicas aqui, você pode começar por aqui: http://cacheia.com/2013/12/transicao-capilar-o-que-e/
Beijos!
morgana
14 de abril de 2015 at 15:42
oi gatissima linda cachudinha, queria a ajuda de você pra minha transição quais produtos comprar
Ana
14 de abril de 2015 at 18:02
Oi Morgana! Já respondi o seu e-mail :)
Alice Moraes
4 de junho de 2015 at 16:24
Eu quero fazer a transição capilar mas to com mendo de ñ ficar cacheodo fica como era volumuso e pouquinhos cachos
Ana
5 de junho de 2015 at 12:09
Oi Alice! Só esperando nascer mesmo pra saber como vai ficar :(
Transição capilar: meu corte de cabelo novo - Meu Pecado Predileto Meu Pecado Predileto
8 de fevereiro de 2015 at 13:53
[…] Durante as minhas pesquisas achei alguns relatos bem interessantes de algumas meninas que encararam o desafio da transição capilar, caso queira dar uma olhada veja um exemplo clicando aqui. […]
Duas texturas – SOS Transição | Cacheia!
18 de março de 2015 at 15:13
[…] sobre um grande problema da transição: as duas texturas. Já falei sobre a minha transição no Transição capilar – antes e depois!, e sobre as duas texturas no Como sobreviver à Transição […]
manuella prado
7 de junho de 2015 at 16:50
estou a 6 meses em transição e não vejo a hora de ficar livre para sempre dessa quimica maldita. voce é uma inspiração para todas nós, cabelo lindo lindo lindo.
Ana
7 de junho de 2015 at 17:27
Força na transição, Manuella! E muito obrigada <3
Gisele Moura
20 de julho de 2015 at 14:27
Estou na transição á 6 meses e minha meta é cortar-lo no dia 31/12 onde eu posso começar um ano novo e uma nova vida. E eu também amarro muito meu cabelo por que meu cabelo já tem 6cm de comprimento dos meus cachos, mas ainda fica aquele volume em cima e em baixo aqueles macarrões escorridos, e sempre busco inspirações. *-*
Ana
22 de julho de 2015 at 10:33
Oi Gisele! Corta antes, pra você ir se acostumando e passar o ano novo confiante e maravilhosa <3 (e claro, manda foto pra gente!)
SIMONE
5 de agosto de 2015 at 16:37
Ola , estou a 13 meses em transição , porém ha 7 meses fiz uma besteira ,alisei a minha franja e uma parte da frente do meu cabelo, agora percebo que a frente esta demorando muito a crescer . Estou fazendo escova para conseguir passar por essa fase. Será que a escova esta fazendo mal para meu cabelo?
Mariana
23 de agosto de 2015 at 22:59
Oi, Simone!
O calor da escova/secador resseca um pouco os fios, mas se eles estão com quimica, você terá que cortar de qualquer forma. Uma boa ideia é ir seguindo o cronograma capilar durante a transição para ficar com os fios mais saudáveis.
Aqui a Ster explica: http://cacheia.com/2013/11/cronograma-capilar-sos-cabelo/
Bjs
Bianca Miranda
11 de outubro de 2015 at 17:07
Oi Ana vi que você se reside em Belo Horizonte, e estou passando pela transição e gostaria de alguma sugestão sua de algum salão especializado em cachos em Belo Horizonte.
Ana Catarina
11 de outubro de 2015 at 17:32
Oi Bianca. Já falamos sobre salões aqui: http://cacheia.com/2015/08/saloes-para-cabelos-crespos-e-cacheados-indicacao-das-leitoras/
Beijo!
Cecília
23 de novembro de 2015 at 14:43
Olá. Estou em transição, mas a vezes faço escova, nunca chapinha, só escova. Sigo o cronograma e meu cabelo está saudável. Meu medo é de isso alterar a estrutura do meu cabelo. Pode acontecer? Obrigada, bjus
Ana Catarina
25 de novembro de 2015 at 16:42
Oi Cecília! Não pode, mas pode dificultar seu cabelo cachear de novo :( toma cuidado viu?
JULIANA
26 de novembro de 2015 at 12:30
Eiiii
me conta! Pq vc afirma que Beleza Natural é quimica?
Eu uso e meu cabelo adora. Na composição só vejo produtos de tratamento
bjs
Ana Catarina
29 de novembro de 2015 at 19:36
Juliana, os tratamentos do beleza natural são relaxantes, relaxamento é química. A composição dos produtos é lotada de parafina e outros componentes que agridem nosso cabelo. Dá uma lida no post da Ray: http://cacheia.com/2014/08/critica-salao-beleza-natural-belo-horizonte/
Beijos