A hidratação com abacate é uma das minhas preferidas! Os resultados são fios macios e nutridos. É super fácil de fazer e fica com um cheiro delicioso. Além disso, é super fácil de passar no cabelinho. Essa receita é ótima para quem quer ficar com o cabelo maravilhoso sem gastar muito. No cronograma capilar, a hidratação de abacate se encaixa na fase da nutrição.
Benefícios da hidratação com abacate
O abacate é uma fruta recheada de lipídios, isto é: gorduras boas! Quase 70% das gorduras são monoinsaturadas. Ainda, o abacate possui vitaminas do complexo B, vitamina A, vitamina C, vitamina E, manganês, fósforo, cobre, potássio e zinco. Ainda, possui antioxidantes que previnem o envelhecimento. A hidratação com abacate é ideal para fazer após colorações ou químicas fortes. Além de fazer a hidratação no cabelo, nós recomendamos também a ingestão do abacate. Você pode usar a polpa como substituta da manteiga em pães e torradas, pode usar como base para mousse de chocolate ou pode até fazer guacamole. (Cacheia também é saúde!) A boa alimentação é um fator muito importante para a saúde dos fios.
Efeitos do abacate no cabelo:
- Proporciona brilho, maciez e nutrição aos fios.
- Deixa os cabelos mais fortes.
- Combate pontas quebradiças.
Ingredientes
- 4 colheres de sopa bem cheias de polpa de abacate maduro
- 1/2 colher de sobremesa de qualquer óleo 100% vegetal (pode ser óleo de amêndoas, azeite de oliva, óleo de rícino, etc).
- 3 colheres (sopa) de creme/máscara de hidratação – pode ser qualquer uma que você tiver em casa!
- 1 colher sobremesa de glicerina vegetal (opcional)
Modo de Preparo
- Amasse bem o abacate com o auxílio de um garfo ou amassador de batatas. É importante que não fique com muitos pedaços grandes. Quanto mais amassado, melhor. Use um abacate bem maduro. Se estiver começando a ficar com pontos pretos, não tem problema.
- Coloque o abacate amassado em uma vasilha.
- Acrescente o óleo vegetal e misture bem. Eu costumo usar o azeite de oliva.
- Misture a máscara de hidratação. Você pode usar qualquer uma. Se você quiser uma hidratação vegana, eu já dei dicas de cosméticos veganos para cabelos. Se você é praticante das técnicas low ou no poo, utilize máscaras liberadas.
- Se você quiser deixar a sua receita ainda mais hidratante, pode acrescentar glicerina vegetal. Eu gosto muito de usar esse ingrediente. Mas se você não tiver em casa, não tem problema se não usar.
- Aplique a mistura nos fios limpos e úmidos.
- Se você fizer a hidratação com glicerina, é preciso conferir se a umidade relativa do ar está acima de 75%. A glicerina funciona “puxando água” do meio. Se o ambiente estiver muito seco, ela vai puxar água do seu cabelo, o que vai causar ressecamento. Se você mora no Brasil, pode conferir a umidade relativa do ar no climatempo. Se você tiver dificuldades de encontrar, é só digitar no google umidade relativa + nome da sua cidade ou clima + nome da sua cidade!
- Se umidade relativa não estiver acima de 75%, não tem problema: enrole uma toalha bem molhada na cabeça após aplicação da hidratação com abacate, ou borrife água em uma touquinha e coloque na cabeça, que nem fiz nessa foto:
- Deixe agir no cabelo por 20 minutos. Após o tempo de pausa, enxague a hidratação em água abundante do chuveiro. Passe o condicionador nos fios normalmente.
Textura da hidratação:
Resultados
Eu amo os resultados dessa hidratação com abacate no meu cabelo! Nessa foto, eu fiz após uma coloração. Deixou meus fios super levinhos e soltinhos, sem pesar muito. O cabelo ficou definido, macio e hidratado. Recomendo muito :)
Blog Comments
Bianca de Oliveira
6 de fevereiro de 2017 at 09:59
Meu cabelo é oleoso, principalmente na raiz. É recomendado fazer hidratação com abacate?
Ana Catarina
20 de fevereiro de 2017 at 14:50
Claro, Bianca! Só evitar passar muito na raiz :)
Jaqueline lima
13 de março de 2017 at 15:43
Amei
Jocimara Vitor alves
17 de abril de 2017 at 13:54
Eu uso o kit da beleza natural de hidratação mas mesmo assim o meu cabelo fica muito ressecados.
Bianca Araujo
25 de maio de 2017 at 14:32
Vou Tentar se funcionar eu falo!
Talita
25 de junho de 2017 at 17:19
É possível guardar o que sobrou? Se é quanto tempo pode ficar armazenado??
Maressa De Sousa
25 de junho de 2017 at 21:06
Oi Talita, não acho interessante guardar porque se trata de uma mistura natural que não possui nenhum conservante que ajuda a evitar a proliferação de fungos. Quando faço esse tipo de receita uso a quantidade exata para aplicação e se realmente sobrar eu passo no cabelo da minha mãe rs
Abraços!
Simone Anjos
14 de julho de 2017 at 15:33
Depois da hidratação de abacate, podemos finalizar os cabelos com o método creogel?
Natalia altenrath
6 de setembro de 2017 at 11:25
Se nao tiver glicerina
Mariana
11 de janeiro de 2018 at 09:26
Pode tirá-lo da receita se não tiver ou substituir por outro produto hidratante, como b pantenol, por exemplo.
Roseane Neri dos Santos
24 de março de 2018 at 18:55
Vou fazer a hidratação de abacate espero gostar tbm dos resultados como todos que eu vir
Bruna
22 de outubro de 2018 at 14:28
Posso usar óleo de gergelim?
Joaquim
4 de março de 2019 at 15:04
Além de o abacate ser uma ótima opção de alimento é muito bom saber que o abacate contém o necessário para os cabelos. Como os homens atualmente estão a procura de melhorar a aparência e os cabelos, é muito bom saber que temos produtos naturais para isso. Ótimo artigo!
Raysa França
21 de agosto de 2019 at 22:25
obrigada, Joaquim. volte sempre
Compartilhe Saúde
22 de julho de 2019 at 14:20
O mais impressionante é que podemos usar um produto natural e puro como o abacate, mas muitas vezes optamos por comprar algo químico que tem em sua fórmula como composto principal o “abacate”.
Raysa França
21 de agosto de 2019 at 21:06
vc tem toda razão. industriais sempre trazem praticidade, mas eu amo as soluções naturebas <3