Muitas meninas nos perguntam como acelerar o crescimento do cabelo. Apesar de já termos escrito algumas coisas aqui no blog, achei que seria interessante reunir todas as informações, criando um guia definitivo e completo sobre como aumentar o crescimento do cabelo, com todos os métodos que realmente funcionam e que não apresentam risco para a saúde de vocês.
Eu já escrevi antes sobre Monovim A e sobre o shampoo de cebola, e como não são métodos seguros e de eficácia comprovada, não vou postá-los aqui. Mas não desanimem, existem outras formas que são também eficientes, menos famosas porém até mais fáceis! :))
Derrubando mitos: cabelos crespos e cacheados crescem?
Sim, menines! Os nossos cabelinhos naturais crescem como todo cabelo, desde os ondulados, até os crespos 4C. O que acontece é que devido ao fator encolhimento, que é responsável por formar nossos lindos caracois, o crescimento acaba não aparecendo tanto.
Se você quiser avaliar o quanto as suas madeixas cresceram, você pode escovar o cabelo de vez em quando. Importante dizer que fatores hormonais, como gravidez e menopausa, ou fatores nutricionais, podem alterar o crescimento, de modo a reduzi-lo. Se houver algum problema relacionado ao couro cabeludo ou à queda, procure um médico dermatologista ou um especialista tricologista.
Como aumentar o crescimento do cabelo com massagens capilares
Gurias e guris: foquem nas massagens pra dar um up no crescimento! Sério mesmo. Meu cabelo esticou muitão quando eu investi em massagens quase diárias. As massagens deixam a sua pele do couro mais irrigada de sangue, além de propiciarem momentos de descanso e relaxamento.
Você pode fazer as massagens durante o banho, enquanto passa shampoo e condicionadores, ou então pode fazer durante a umectação. No post de umectação da Mari, ela colocou um vídeo com uma massagem super relaxante!
Uma dica interessante é fazer a massagem com o óleo de rícino (óleo de mamona) morninho, que tem propriedades conhecidas por aumentarem o crescimento do cabelo e fortificarem os fios. A umectação não pode ser feita mais do que 2x por semana, dependendo do tipo de cabelo, mas as massagens sem óleos podem ser feitas quantas vezes você quiser no dia!
Uso de tônicos
Os tônicos são aplicados diretamente na raiz, no couro cabeludo com abundância, durante a noite, ou durante o dia por algumas horas, dependendo dos tônicos. Podem prometer a fortificação do bulbo capilar, a limpeza, crescimento capilar, hidratação do couro cabeludo e a diminuição da caspa e da oleosidade. Você pode escolher o tônico tendo em vista os benefícios que procura. Já resenhamos aqui o tônico de alho gota dourada.
Alguns tônicos que existem no mercado:
Alimentação correta: cronograma alimentar
Talvez o item mais importante de todos, que não deve ser marginalizado: não suprimam o poder de uma alimentação consciente! Eu já falei dicas preciosas que auxiliam no crescimento saudável do cabelo. Especialistas em tricologia, a ciência dos fios capilares, reiteram todo o tempo a importância inestimável da alimentação. Algumas dicas de alimentos que são bons para o cabelo:
- Vegetais verde-escuros (como couve e espinafre), arroz, feijões, leguminosas (lentilha, ervilha, grão de bico), castanhas, salmão, laranjas e frutas cítricas, ovos, cenoura e abóbora moranga.
E bebam muita água! Sem água não tem cabelo, hein gente?
Cronograma Capilar
Não adianta nada fazer o cabelo crescer na raiz, se ele quebra nas pontinhas! Se você passou por alguma descoloração, ou química forte, você pode estar passando por quebras que impedem que você veja o real crescimento do fio.
E mesmo se você não estiver, manter uma rotina de cuidados talvez possa ser interessante para que você consiga perceber crescimento.
A Mari já deu dicas lindíssimas sobre como cuidar dos fios com o cronograma capilar.
Pantogar e pill food
O pantogar e o pill food são suplementos que podem acelerar o crescimento do cabelo. Vocês leram certinho, meus amores! PODE aumentar o crescimento, o que não significa necessariamente que seu cabelo vai crescer mais rápido por causa disso. O que acontece é que se você estiver com a alimentação legal e os nutrientes balanceados no seu organismo, talvez vai desperdiçar um dinheiro precioso em suplemento porque ele não vai fazer tanta diferença. Particularmente, eu sou da opinião de que o velho arroz e feijão fazem melhor pela gente do que suplementos.
“Ele (o pantogar) não deve ser tomado sem orientação médica, pois, geralmente, esta não é a única causa para a perda dos cabelos e, portanto, a sua ingestão pode não apresentar nenhum resultado.”
É um medicamento, por isso o pantogar, ou o pill food, não devem ser tomados sem orientação médica.
Dicas extras:
- Evite usar bonés, chapéus e abafadores do couro cabeludo com muita frequência, especialmente se o cabelo estiver molhado.
- Deixe de fumar se você é tabagista. Uma das muitas coisas que são afetadas pelo cigarro é o comprimento e a saúde dos seus fios.
- Já escrevemos um post sobre o shampoo de cafeína, caso queira conferir.
- Você pode tentar usar chá de jaborandi no couro cabeludo para aumentar o crescimento.
- O exercício físico também auxilia no crescimento dos fios, uma vez que contribui no relaxamento da mente e do corpo.
Ainda não encontrei respostas satisfatórias para alguns métodos, que estão “na geladeira” aguardando pesquisas e testes para serem publicados aqui. São eles: Andrea, método da inversão, imecap hair, haar intern e adeforte. Lembrem-se que são bem-vindxs para mandar os resultados de vocês, e também para sugerir pesquisas de novos métodos que queiram ver por aqui. Este guia estará em constante atualização.
O cabelo vai crescer mais rápido se o seu corpo estiver em equilíbrio nutricional, e se o seu couro cabeludo, folículos e fios capilares estiverem saudáveis. Aí sim você verá o crescimento máximo que seu cabelo é capaz de ter!
Espero que tenham gostado do post, e qualquer dúvida, é só perguntar,
Fontes:
- http://www.hairscientists.org/human-hair/nutrition-and-hair-health
- http://pt.wikihow.com/Acelerar-o-Crescimento-do-Cabelo
- http://www.top10homeremedies.com/how-to/make-hair-grow-faster.html
- http://www.cosmopolitan.com/style-beauty/beauty/advice/a36065/tricks-for-growing-your-hair-really-really-long/
- http://www.tricosalus.com.br/blog/pantogar-por-que-e-recomendado-por-tantos-dermatologistas/
- http://www.tricosalus.com.br/blog/pantogar-por-que-e-recomendado-por-tantos-dermatologistas/
Blog Comments
Carol Costa
6 de novembro de 2015 at 10:23
Obrigada pelas dicas Raysa! Muito interessante como a alimentação reflete visivelmente em nosso corpo. Notei ultimamente que comer gelatina realmente fortalece minhas unhas, quanto ao cabelo vou investir nos alimentos que você indicou. Abraços,
http://dibobis.blogspot.com.br/
Mariana
29 de dezembro de 2015 at 23:09
Legal, Carol!
Obrigada pelo seu comentário!
Bjs!
Vitoria Silva
6 de novembro de 2015 at 14:54
Vitoria, 19 anos de Brumadinho
A 6 meses fiz o BC to amando, a parte da frente de tanto eu usar faixa qnd lavo os cabelos e na finalização ele n qer ficar para o lado. Oq faco?
Mariana
29 de dezembro de 2015 at 23:11
Oi, Vitória!
Não indicado colocar nada no cabelo enquanto ele estiver molhado. Não faz bem e não deixa o cabelo secar direito.
O jeito é parar de usar a faixa e tentar apostar na finalização para ajudar o cabelo a ficar do jeito que você quer.
Beijos!
júllia Thaynná Xavier
6 de novembro de 2015 at 15:21
Uso o óleo de rícino (mamona) e o tônico de alho gota dourada. aplico na raiz e faço massagem por alguns minutos e deixo agir por algum tempo. Fazem dois meses que uso e já vejo resultado. Super indico. Bjs
Mariana
29 de dezembro de 2015 at 23:09
Que legal, Júllia!
Obrigada por compartilhar sua opinião com a gente!
Beijos!
Camila Lima
6 de novembro de 2015 at 16:49
Eu ja usei alguns desses produtos e são maras mesmo, meus cachos super amou
Bjos
Lorrany
7 de novembro de 2015 at 12:58
Pessoal, muito bom esse post assim como tantos outros que sempre leio aqui e me ajudam muito. Obrigado, pelo trabalho de vocês. Que Deus continue abençoando a vida de cada pessoa que faz parte deste blog a fim de que mais e mais pessoas possam ter acesso e cuidar bem de seus cabelos e se sentirem bem consigo mesmas. Parabéns, Blog Cacheia!
Mariana
29 de dezembro de 2015 at 23:19
Poxa, Loreeny! Que recado lindo!
Muito obrigada <3
Beijos!
Lorrany
7 de novembro de 2015 at 12:59
Usei uma vez o tônico de jaborandi da Capicilin e achei que funcionou mesmo aliado as massagens. Vou comprar de novo e continuar utilizando.
Alice Santana
10 de novembro de 2015 at 21:42
Meninas, socorro!
Completei um ano de transição e estou muito feliz, doida pra cortar, ainda mais porque minha formatura é daqui um mês. O problema é que, no meio e na parte de trás, a parte nova já está do jeitinho que era (3c/4a), mas na frente está bem menos enrolado, meio ondulado! Não quero ter que ir de chapinha pra formatura, nem com ele meio a meio :( Mas não é possível que metade do meu cabelo tenha crescido como scab hair durante um ano! O que será que está acontecendo?
Devo cortar mesmo com o risco dele continuar desigual até a formatura?
Se eu cortar agora, em um mês a parte menos enrolada pode ficar igual a outra ou ao menos parecida?
Por favor, respondam logo, meninas! Estou muito confusa e ansiosa. Beijos!
Raysa França
25 de abril de 2016 at 19:24
Ooi menina!! calma, respiraaaaaaaa!!! A parte da frente é super demorada pra crescer mesmo!!!
Eu acho que você pode cortar sim!!!
No pior dos cenários, é só fazer babyliss ou texturização
beijocas e boa sorte :*
Larissa
14 de novembro de 2015 at 00:42
Meninas, a Lola lançou um kit que promete ajudar o crescimento capilar: Rapunzel, que contém shampoo, tônico e spray condicionante. O shampoo é permitido pra low poo! Vale a pena conferir! :*
Andreza Priscila
14 de novembro de 2015 at 18:06
Adorei o post principalmente porque agora tenho total certeza de estar no caminho certo. Fiz uso de métodos não seguros ( monovin A, shampoo de cebola…). E hoje faço massagens com rícino e com tônicos da Capicilin e confesso me surpreendiiiii demais!!!!!
Amodoro este blog!!!!
Super beijo!!!
Juliana
18 de novembro de 2015 at 21:33
Ainda acho que estou na transição, pois tem um ano que cortei curto o cabelo, mas como tava na transição a base de escova e prancha, o que tava sem química acabou ficando mais liso com a prancha. Digo isso, pq depois desse tempo, o que cabelo que cresceu é diferente de quando eu cortei. Mas algo me incomoda demais. meu cabelo parece ser uma mistura de 3b ou 3c em cima, não consigo definir, mas numa linha de orelha a orelha em direção à nuca ele parece ser um 4a. Não define muito e se formam molinhas bem pequenas. Eu que já tenho uns 30% de branco já vinha fazendo luzes quando era lisa, fico na dúvida se começo a pintar ao invés de fazer luzes. Fato que esse cabelo curto, pois o bicho enrola, tá afetando minha feminilidade. Ahhh, se ele fosse mais aberto já seria um chanel. Soma-se a isso não saber aonde cortar, não tem salão que saiba mexer com esse cabelo. Até vi a sugestão do salão Alecrim em BH. Pois bem , nessa parte de baixo o cabelo fica muito crespo e não define. No todo o cabelo tá redondão, me faz lembrar reginaldo rossi (por causa do redondo e das luzes). Exageros à parte, tô quase cedendo a uma química nesta parte da nuca. Não tô à vontade com o cabelo curto. Eu e minha prima chegamos à conclusão que meu cabelo do jeito que tá, tá parecendo aquelas mulheres mais velhas de cabelo crespo que cortam o cabelo por causa da idade. Eu que fiz meus 40 anos recentemente e isso já é uma mudança não tão fácil, a todo momento sou chamada de senhora, na rua, no trabalho. Gente, de boa, meu cabelo tá fazendo eu parecer mais velha pelo cumprimento e pelo tom.
Raysa França
25 de abril de 2016 at 19:33
Ei Ju, tudo bem?
Obrigada por compartilhar tua experiencia com a gnt. E quanto aos cachinhos, cachinho enrolado é a coisa mais linda desse mundo!!
E não ceda às químicas, investe em cronograma capilar e boas finalizações com óleos e geis.
por que você não pinta ao invés de fazer só luzes?
beijo
Moara
2 de janeiro de 2016 at 17:08
Boa tarde, gostaria de indicação de produtos para crescimento utilizados no loo poo e que não resseque os cabelos, pois o meu cabelo é cacheado e seco. Estou amando o poste beijos!
Raysa França
25 de abril de 2016 at 20:12
Oi moara, o tônico de alho é liberado para low e no poo. Existem tônicos da capicilin também. E vc pode fazer massagens no couro cabeludo com óleo de rícino. beijocas
Maga
5 de novembro de 2016 at 20:33
Olhaaa que tudo essa receita, será que dá certo??
https://youtu.be/YE0Fl6l_f_Y
Raysa França
5 de dezembro de 2016 at 19:28
vish, nunca testei Maga :0
Katy
29 de dezembro de 2016 at 15:53
Meninaaaaa, amei seu post… várias dicas riquíssimas. Eu escrevi um também, tenho cabelo cacheado e o crescimento demora a aparecer, mesmo assim deu um resultado incrível em um ano. Vê lá… bjuuuuu http://docecomomel.com/crescimento-capilar/
Raysa França
29 de dezembro de 2016 at 20:00
que bom que gostou! beijo <3
luciene
6 de janeiro de 2017 at 23:25
Como não encontrei vcs antes. Apaixonada pelo blog. Meninas eu fiquei um pouco assim porque achei que deixar de fazer o alisamento progressiva e começar a fazer o cacheamento tirando as pontas lizaz também fosse transição
Ana Catarina
8 de janeiro de 2017 at 15:35
Sim, Luciene! Isso também é transição sim :)
Mary
18 de agosto de 2017 at 16:43
Olá Cacheia!!
Daqui é a Mary, Eu queria saber se o tônico é obrigatório ou posso fazer apenas as massagens? (O meu cabelo é do tipo 4b)
Cris
7 de outubro de 2017 at 01:11
Eu sempre usei o haar intern, uso manipulado pois sai mais em conta, peguei a receita com as vitaminas e as doses delas do original, e ele passou uma receita pra eu mandar manipular. O resultado tem sido satisfatório, tipo em três meses já dá pra ficar menos desesperada com o corte mal feito, além de dar ‘força’ aos cabelos para crescer, auxilia no caso de queda. Eu sempre recorri a ele quando a tesoura da cabeleleira me maltrata, meu cabelo é liso e cheio, já foi mais, agora está menos volumoso, mas ainda cheio, uso também produtos bem naturais, nada de inventar tipo, ‘monovin A’, prefiro não arriscar, e apesar da sofrência, esperar a burrada do corte mal feito passar… Gostei das dicas, obgda!
Aldeli
31 de maio de 2018 at 10:50
Tônico de alho ele cresce muitoo mas resseca muito o cabelo, tônico da bio extratus ótimo cresce muiito tambem e hidrata! Óleo de rícino e óleo de coco sao perfeito cresce melhor ainda e hidrata muiiitoo!bjos
Rafa
23 de agosto de 2018 at 22:26
Pode se usar o tônico de alho e o óleo de rícino ao mesmo tempo sem prejudicar o cabelo? Se sim, tenho que fazer pausas com que frequência. Obrigada, bjuu!!
Iracelma Morais
24 de dezembro de 2018 at 17:10
O meu cabelo demora muito para crescer o que faço,e é muito vário por favor preciso da vossa ajuda
Raysa França
21 de agosto de 2019 at 22:19
olá iracelma. o cabelo normal cresce 2cm por mês, o que é pouquinho. não se preocupe. se estiver mesmo muito lento, ou se estiver com falhas no courso cabeludo, procure ajuda médica. um bj